Joguei mais aqui e confesso que não joguei o anterior apesar de tê-lo e querer jogar, mas sem coragem até então. Encarei pelo Game Pass para tentar validar o serviço.
Passado as questões do game como level design simples demais (e feio, Jesus - isso não é jogo para promover o XOne, quiçá o XOne X), voice acting terrível e a falta de capricho (ações como abrir portas requerem um posicionamento e reposicionamento chato beira o ridículo; animações simples como a de procurar coisas - que na real nem animação tem), o game tem uma proposta que adoro e que me fideliza em muitos jogos: sobrevivência. E não sobreviver lutando contra zumbis apenas, mas sim em buscar suprimentos para você e seu grupo, elaborar seu plano de busca, etc.
Sobreviver.
Aqui é entendível a ausência de história e explica o coop. Jogos como FC5 também falham no coop, não dá para julgar um jogo de menor porte.
O jogo parece conseguir ser genial apesar de haver alguns no mercado com a mesma proposta mas estilos diferentes (This War of Mine). Todos evidentemente conseguem me chamar a atenção e SoD, mesmo com essa cara de indie barato, conseguiu o mesmo.
Como não joguei o anterior não posso opinar muito, mas o sistema de coletas me lembrou o This War of Mine. Só não sei se este se inspirou no primeiro SoD. Enfim, tá lá, ele é divertido, interessante e te motiva. Mas é um looping infinito como em jogos semelhantes. Eu sinceramente não ligo, gosto até. Mas uma hora vai cansar.
Não queria ressaltar os pontos negativos do jogo de modo que ofusque o que gosto e elogiei no paragrafo anterior (ainda mais para evitar a leitura seletiva de alguns do fórum), mas há coisas que não podem ser negadas tamanha a falta de capricho (e isso é ruim para a Microsoft).
Coldre para arma?
Não existe até então. Não explorei para comprovar se haverá em algum momento. Ela flutua em você tal como armas brancas.
Esse sistema de busca é interessante; subir no alto e buscar por algo. Mas... mirando?
Vou imaginar que posso coletar algum binóculos depois, sei lá. Ou a olho nu, mas mirando? Caramba.
São detalhes, tal como um coleguinha disse certa vez que a água do Horizon: Zero Dawn é ruim (o que de fato é). Mas SoD em alguns minutos nos presenteiam com uma quantidade absurda de desleixos.
Vou continuar jogando, esse sistema simples de coleta > busca > coleta eu sempre gostei.