Nenhum conflito de informações. O e-mail é para identificar e potencialmente recuperar A CONTA, não a key \ licençaUé, uma vez abri um ticket no Steam perguntando exatamente sobre isso. Se caso eu pegar uma key de amigo ou de lugares públicos e alguém tentar recuperar essa key dizendo ser dela. Mesmo se este amigo tiver como provar que ganhou em alguma promoção ou comprou em algum site paralelo.
Me responderam que, quando a key é ativada ela se atrela a conta e portanto ela é sua.
Ou seja, esse assunto é bem complicado e complexo. E, mesmo que você peça ao Steam deletar determinado jogo (exemplo de uma dessas keys) eles não aceitam, eles dizem que esta atrelado a sua conta e não pode mais tirar. Mas, para ferrar eles podem né? Meio confuso isso e falta esclarecimentos por parte deles referente a isso.
Vejo isso aplicável no caso de vc ter comprado uma Orange Box por exemplo lá nos anos 2000 e Kuat, era tudo novo, inclusive vc que resolveu criar uma conta sem dar muita importância pq queria só jogar logo. Zerou, desinstalou e esqueceu do jogo junto com a conta. Agora, anos depois, vc encontra a caixa daquela Orange Box e levado pelo tapa de nostalgia quer reinstalar. Coloca a key na sua conta atual e leva o aviso de key duplicada, segue as instruções da tela pra recuperar e então recebe uma mensagem naquele seu e-mail do BOL que nem lembrava existir mais e por acaso estava redirecionando mensagens para seu e-mail atual, e com isso recupera acesso à conta antiga, coloca no family share com a atual e vive feliz para sempre com acesso à sua Orange Box original
Podia ter simplificado o exemplo? Podia, mas não quis