• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] Sugestões de Air cooler para rayzen 7 5700x

Renan Kargwanski

New Member
Registrado
Bom dia.
Preciso de sugestões e dicas de Air cooler para refrigerar um rayzen 7 5700x, estou pensando em pegar um deepcool ag400. Acham que da conta? Ou precisa de algo melhor?
 
AG400 ou AG400 PLUS (2 fans push pull) - baixa ~2 graus relativo ao AG400 ou AG500 (dissipador maior, 5 heatpipes) performance similar ao AG400 PLUS, preços ~R$ 130,00 a 180,00
 
AG 400 (1 fan) num Ryzen 5700X rodando o Cinebench R23 em temperatura ambiente de 30 graus.

Temperatura média ficou em 68 graus.



Outro teste, manteve na mesma faixa.
 
AG 400 (1 fan) num Ryzen 5700X rodando o Cinebench R23 em temperatura ambiente de 30 graus.

Temperatura média ficou em 68 graus.



Outro teste, manteve na mesma faixa.

claro, limitaram ele pra 78w, o normal do 5700x na prática devia ser o mesmo do 5800x se vc quiser que ele renda o que pode que é 105w já que ele é um 5800x mal binado, e aí é mais de 80 graus

particularmente não gosto dessa idéia de pegar um cooler insuficiente e capar o processador pra funcionar nele, prefiro pegar um cooler mais que suficiente e botar ele pra render o que pode ou até um pouco além
 
Última edição:
claro, limitaram ele pra 78w, o normal do 5700x na prática devia ser o mesmo do 5800x se vc quiser que ele renda o que pode que é 105w já que ele é um 5800x mal binado, e aí é mais de 80 graus

particularmente não gosto dessa idéia de pegar um cooler insuficiente e capar o processador pra funcionar nele, prefiro pegar um cooler mais que suficiente e botar ele pra render o que pode ou até um pouco além
Pior que o stock do 5700x é 76w~ TDP mesmo então é tranquilinho refrigerar, o 5800x é 142w e realmente é um forno, só que ele quase dobra o consumo (e aumenta uns 25-30c) pra ganhar uns 15% de multi-core só e no single-core é praticamente igual, vai de cada um mas eu acho mais interessante rodar esses 2 em específicos na faixa de 95-110w que as temps ficam super controladas em qualquer AC 120mm e fica com quase todo o desempenho multi-core na prática, se a pessoa usa pra jogos aí meio que tanto faz já que os CPUs de 76w (5600/5600x/5700x) entregam praticamente o mesmo desempenho que os de 142w (5800x/5900x/5950x)
 
Pior que o stock do 5700x é 76w~ TDP mesmo então é tranquilinho refrigerar, o 5800x é 142w e realmente é um forno, só que ele quase dobra o consumo (e aumenta uns 25-30c) pra ganhar uns 15% de multi-core só e no single-core é praticamente igual, vai de cada um mas eu acho mais interessante rodar esses 2 em específicos na faixa de 95-110w que as temps ficam super controladas em qualquer AC 120mm e fica com quase todo o desempenho multi-core na prática, se a pessoa usa pra jogos aí meio que tanto faz já que os CPUs de 76w (5600/5600x/5700x) entregam praticamente o mesmo desempenho que os de 142w (5800x/5900x/5950x)
não é 105w pro 5800x? enfim, o 5700x é o 5800x mal binado mesmo, realmente a diferença é pequena mas, eu particularmente não gosto muito de perder algo pra ficar mais frio ainda mais se a culpa for pq pus um cooler subdimensionado, tenho um 5900x e qualquer redução dos 125w dele eu já perco algo, claro que em jogo nem sempre, pq só tem perda em jogo bem cpu bound, mas em bench, produtividade é sempre mesmo, mesmo se tirar 20w já perde
 
não é 105w pro 5800x? enfim, o 5700x é o 5800x mal binado mesmo, realmente a diferença é pequena mas, eu particularmente não gosto muito de perder algo pra ficar mais frio ainda mais se a culpa for pq pus um cooler subdimensionado, tenho um 5900x e qualquer redução dos 125w dele eu já perco algo, claro que em jogo nem sempre, pq só tem perda em jogo bem cpu bound, mas em bench, produtividade é sempre mesmo, mesmo se tirar 20w já perde
Opa usei a nomenclatura errada kkkkkk, quis dizer que o PPT é de 76w e 142w que é uma diferença gigante pra pouquíssima diferença de desempenho que tem, vai do cenário de cada um mas já vi muita gente aqui que comprou o 5800x na época que não tinha o 5700x ainda e se incomodava com as temps, aí ao invés de gastar >800 reais em WC como muitos fizeram acho que é mais interessante manter o cooler atual e sacrificar uns tiquinho de desempenho (só em multi-core geralmente), já que se é pra gastar tanto em cooler as vezes é melhor subir um tier de CPU logo já que um 5900x capado um pouquinho vai render mais que um 5800x no talo

Isso é pensando mais em quem usa multi-core de fato (ou jogos tipo BF2042 que parece ferver o CPU) e no povo que superdimensiona muito desnecessariamente o cooler as vezes, mas dar uma limitada as vezes ajuda a dar uma compensada mesmo que temporariamente em gabinete vagabundo ou temp ambiente muito alta, ou simplesmente manter o cooler atual da pessoa que as vezes tá com preguiça de trocar ou sem grana na hora

Aqui quando testei o 5800x stock ele ficava nos 81-82c com 31c ambiente fazendo encode, reduzi ele pra 95w + CO e baixou 20-25c de média e perdi uns 3% de desempenho multi-core e 0% single-core/jogos, aí achei válido apesar que 81-82c ainda tava seguro e a temp ambiente costuma ser mais baixa, teria margem pra subir um pouco ainda e continuar frio mas na prática a diferença de desempenho é tão mínima que tanto faz pra mim, ia subir 5-10c pra ganhar algo imperceptível na prática aí mantive como estava já kkkk, mas como quase tudo é sempre bom a pessoa testar por conta e tirar as conclusões se vale a pena pra ela ou não
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo