![www.cnnbrasil.com.br](https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2022/02/2022-02-04T202432Z_1_LYNXMPEI130WX_RTROPTP_4_RUSSIA-TELEGRAM-COURT.jpg?w=1001)
Alexandre de Moraes determina bloqueio do Telegram no Brasil | CNN Brasil
Ministro atendeu a um pedido da Polícia Federal; em caso de descumprimento da decisão, foi estabelecida multa diária de R$ 100 mil
![www.cnnbrasil.com.br](https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/themes/master-theme/assets/favicon/favicon-32x32.png)
Resumindo, mandaram as empresas provedoras de internet no Brasil implementarem barreiras ao acesso ao aplicativo. O problema é que já existe, há muito tempo, uma forma bastante simples de contornar esses obstáculos: o famoso VPN.
A justiça brasileira arca o ônus de aplicar uma medida questionável (colocando o poder de interferência do estado acima da liberdade de expressão e preservação da intimidade), e não conseguir atingir seu objetivo.
Não me entendam errado: eu não venho aqui defender grupos extremistas. Só dizer que, com esse ataque, a tendência é que se radicalizem ainda mais. Além disso, não causa nenhum prejuízo a esses grupos, pq eles podem, simplesmente usar um VPN e ter acesso irrestrito ao conteúdo bloqueado. Ou ainda, migrar para outro aplicativo com as mesmas características. Em outras palavras, não estou criticando (nem defendendo) a moralidade da decisão, apenas sua aplicabilidade prática.
Isso me lembra o caso do thepiratebay, que, quando atacado, simplesmente pulverizou a comunidade em vários outros sites de torrent (1337x, RARBG, limetorrents, rutracker, etc), o que dificulta o combate a esse tipo de conteúdo.