Hoje chegou o cooler Thermalright que pegue na Pichau.. Achei até que ia tomar os canos deles..kkkk, porque era a ultima peça e o rastreio deles estava meio bugado, no site estava indicando uma coisa( em seleção) e no rastreio da transportadora estava dizendo outra e o status do site da transportada estava correto( todos os passos até o momento da entrega) Eu usei a Jlog mesmo. Até o final de semana eu faço os testes com ele. Eu vou aproveitar para testar comparando com os outros coolers que tenho aqui. Eu também tenho umas fans que tem mais rotação e pretendo usar elas no spseudo comparativo.
Edit : 03/10/2024
Eu fiz os testes nessa quarta feira. Os testes foram feito com a placa fora do gabinete, e a única ventilação era a do próprio fan do cooler. A temperatura ambiente era de aproximadamente 31°C em todos os testes. Eu também fiz os testes com o cooler que estava no FX ( O Dex de torre de 4 heatpipes e com fan genérica de 120mm de 1800RPM PWM ) .. Também testei ambos os cooler com uma fan genérica de 2000 RPM PWM e não sei quantos CFM kkkk. O teste foi feito com a placa mãe usando as configurações do processador e das memórias padrões na bios, e os testes eu fiz usando o Cinebench R23 e repeti ele 2 vezes( vou postar imagem só do segundo resultado) e para medir as temperaturas eu usei o Hwinfo64 porque ele registra as temperaturas de forma bem detalhadas.
Não fiz print do teste de stress com o prime95 porque já adianto que o Thermalright ficou nos 90°C limitado pela bios.
A pasta termica que eu usei foi a GD900 de 2021 do Aliexpress.
Eu não testei de novo com o cooler da Aigo/Iwongou com fan de 90mm que eu citei nos posts anteiores porque o Dex foi melhor que eles, inclusive as bases e a parte de baixo das bases do AIGO ICE400SE, do Dex e do Iwongou são bem parecidas em termos de peso, de diametros dos heatpipes e dos espaçamentos dos heatpipes. A única diferença significativa entre eles está no comprimento dos heatpipes e a largura horizontais das aletas, que no Dex é de +- 120mm e no demais é de 90mm e que são propricionais ao tamanho da fan.
Imagens do Cooler do Dex para quem tiver curiosidade e eu acredito que outros modelos de coolers similares devam ter o desempenho similar, por causa da base que não tem tanto alumínio e os heatpipes são um pouco espaçados conforme da para ver nas fotos.
* Obs * : Muito cuidado com esse sistema que prende o cooler no suporte da placa mãe, nos AM3, AM4. Nesse tamanho de dissipador , ele é muito difícil de soltar a trava e existe uma enorme chance do processasor sair junto com o cooler assim que destravar um lado dele, e assim que soltar a trava ele vai quer levantar por causa da pressão da trava do outro lado e essa pressão é forte o suficiente para arrancar o processador do socket, digo isso porque o FX veio junto quando fui tirar ele o pior é que não da para dar a trocida lateral basica antes de puxar esse cooler. Da proxima vez eu vou desparafuzar o suporte da placa em vez de soltar a trava do cooler, dessa forma o cooler vai perder a pressão e vai dar para dar a torcida sem correr o risco de levantar ele do socket. Da ultima vez que eu tirei esse cooler, ele não saiu com o processador colado..
Imagem da Frente;
Imagem de trás;
Imagem da parte de baixo ;
Teste do Dex com Fan original dele de 1800 rpm;
Teste do DeX com a fan generica Pwm de 2000 rpm
-------------------------------------------------
Agora é sobre a cereja do bolo.... O Thermalright Assassin X 120 R SE .
Visualmente eu achei ele muito bonito e bem acabado. A base dele é bem gorssinha e pesadinha se comparado com os outros , ela é um bloco de alumínio e os heatpipes são bem juntinhos... Uma pena que eu esqueci de tirar uma foto dela antes de montar o cooler na placa, mas eu vou colocar uma imagem que achei na internet para mostrar a base. Eu acredito que essa base mais maçuda, com os heatpipe mais juntinhos é que realmente fez a diferença entre ele e o Dex.
A fan dele é ARGB, mas o RGB é controlado por um cabo a parte, ou seja no meu caso eu não tive como ligar o RGB porque a minha placa não tem o conector. Isso é bom porque quem não gosta do RGB, basta deixar esse cabo ele desligado. O cabo da fan em si é um cabo de 4 pinos pwm normal.
Sobre o sistema de fixação, eu curti esse sistema de fixação nos sockets AM4 porque ele é facil pra por , para tirar, e o cooler não sai pulando ao soltar as travas, dessa forma os riscos de arrancar o processador do socket são minimizados e o cooler depois de solto , da para dar uma torcidinha lateral de leve para fazer ele soltar do processador. O ruim é que toda vez que for trocar a pasta termica, tem que tirar a fan primeiro e isso pode ser meio chatinho depois que tudo estiver montado dentro do gabinete.
Imagem da frente montado a minha placa
Imagem da parte de tras, pegando o sistema de fixação
Imagem da base, caçada na internet..kkkkk
Teste com a fan original( a fan não chegou nem a 1500rpm direito e não era problema da curva de fan porque ela estava cetada para atingir 100% depois dos 80°C
Teste com a fan generica de 2000 rpm pwm
Nesse dia eu fiz um teste secreto usando uma fan de 120mm e de 2000RPM da Corsair pertencente ao cooler A70 gigntesco, mas eu não quiz deixar ele no Thermalright porque ele não é PWM e porque eu uso esse cooler da Corsair no PC da assinatura ( quem estiver vendo do celular vai ter se virar para ver qual é..kkk). Nem ia postar, mas como já tinha feito o teste a título de curiosidade, eu vou deixar o resultado com ela também. Eu queria muito montar esse cooler no AM4 , mas no AM4 não tem como montar ele deixando a fan virada pro fundo do gabinete . Isso mostra que esse cooler thermalright pode dar uma melhorada se colocar uma fan com um pouco mais de CFM que a original.
A diferença de eficiencia entre os coolers do Dex que já tinha e do Thermalright não foram tão gritantes, mas de qualquer forma eu ia acabar comprando um outro cooler só por causa do sistema de fixação. O AK400 e o AG400 da deepcool usam o sistema de fixação muito similar ao desse Thermalright , e agora eu fiquei curioso sobre aquele cooler da Pichau ( Pichau Darkstar P1) que tem uma base grossa e muito similar ao do Thermalright, com os heatpipes todos juntinhos. Tanto o AG400 quanto o Ak400 possuiem os 2 heatpipes centrais bem juntinhos.
Era pra ter sido um mero relato de teste e acabou saindo pseudo review..kkk