• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline


  • Após análise foi decidido criar uma nova seção dentro do "OFERTAS".

    Tópicos de lojas estrangeiras que enviem produtos para o Brasil deverão ser criados na subseção "Produtos Importados".

[Terabyte] Scythe Fuma 2 - R$ 389,00

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Pessoal, uma questão aí pra vocês: tenho um Ryzen 5 3600 stock e estou usando um Thermalright Ultra 120 extreme com um fan Panaflo (antigasso, eu sei...rsrsrs). Minhas temps em full chegam a quase 85 graus no teste de estresse do OCCT small (já chequei contato, usei Thermalgrizzly Kryonaut, Conductonaut, a temp fica sempre nessa faixa). Estou namorando esse FUMA 2 a um tempo, mas fiquei na dúvida se existe algum water cooler de 120 mm nessa mesma faixa de preço e que tenho desempenho superior (meu gabinete não tem espaço pra AIO de 240mm). O que me sugerem, acham que terei temperaturas menores? Achei estranho isso, já que esse cooler Thermalright, apesar de antigo, é bem grande e segurava um Core 2 Quad q6600 B3 com um TDP acima de 100W em over. Como pode não segurar um Ryzen com TDP máximo de 85w? Estou com medo de gastar uma grana nesse FUMA e não mudar nada....
Ja pensou em lapidar um undervolt pra ele?
Notei que os ryzen 3000 em stock trabalham com vcore muito alto fazendo esquentar desnecessariamente, em undervolt ganhei desempenho e diminui temperatura com meu antigo 3700x e agora com meu 3900x.
 
Ja pensou em lapidar um undervolt pra ele?
Notei que os ryzen 3000 em stock trabalham com vcore muito alto fazendo esquentar desnecessariamente, em undervolt ganhei desempenho e diminui temperatura com meu antigo 3700x e agora com meu 3900x.
Tem como falar como foram as diferenças de temperatura e clock, antes e depois, e se possiveis as configs usadas, pois estou pensando em pegar um 3700x ou um 3900x, com um Fuma 2!!!
 
Uso o flex sim na esquerda, flex normal no meio e akasa viper na direita. A direção do ar nos 3 fans é da direita para a esquerda
 
Chegou meu Fuma 2... silencioso ele é mas, frio é outra história...

O Corsair A500 mantinha 5 graus mais frio o processador a 1800 rpm, é claro que o fuma a full speed....

Mesma pasta térmica, tudo igual, eu sinceramente não recomendo ele para um processador como o 5800x.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

EDIT: Como não posso editar... Vou dar tempo a pasta térmica e ao conjunto para não sair cuspindo na internet sem fazer o teste exatamente igual. Ele vai virar a noite e algum tempo fazendo o que faz sempre e vou tirar melhores conclusões. Não levem o comentário como regra, deixa eu testar com mais calma.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: AZ!
Chegou meu Fuma 2... silencioso ele é mas, frio é outra história...

O Corsair A500 mantinha 5 graus mais frio o processador a 1800 rpm, é claro que o fuma a full speed....

Mesma pasta térmica, tudo igual, eu sinceramente não recomendo ele para um processador como o 5800x.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

EDIT: Como não posso editar... Vou dar tempo a pasta térmica e ao conjunto para não sair cuspindo na internet sem fazer o teste exatamente igual. Ele vai virar a noite e algum tempo fazendo o que faz sempre e vou tirar melhores conclusões. Não levem o comentário como regra, deixa eu testar com mais calma.
Não acho que valia a pena vc trocar o a500 pelo fuma 2, o ideal era um noctua nhd15 ou um watercooler.
 
Troquei os coolers por dois https://www.terabyteshop.com.br/pro...one-air-blazer-120r-argb-120mm-sst-ab120r-arg

No meu teste sintético de amador feito na mesa e num quarto com temperatura ambiente na faixa de 20 graus:

Redução de 8~10 graus nos cores em stress (Cinebench R20, 210w+ no HWINFO64) com fans em 100%.

CPU 10850K em stock, voltagem em auto.

Obviamente é mais barulhento, mas pro meu gosto não achei tão absurdo. Pro uso cotidiano e jogos eu deixo as fans em 60% e fica bem silencioso.

Se for pra uso intenso de CPU é melhor pegar o NH D15. A performance vai ser melhor e o ruído menor.
 
Chegou meu Fuma 2... silencioso ele é mas, frio é outra história...

O Corsair A500 mantinha 5 graus mais frio o processador a 1800 rpm, é claro que o fuma a full speed....

Mesma pasta térmica, tudo igual, eu sinceramente não recomendo ele para um processador como o 5800x.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

EDIT: Como não posso editar... Vou dar tempo a pasta térmica e ao conjunto para não sair cuspindo na internet sem fazer o teste exatamente igual. Ele vai virar a noite e algum tempo fazendo o que faz sempre e vou tirar melhores conclusões. Não levem o comentário como regra, deixa eu testar com mais calma.

Mas o A500 além de maior e mais caro, tem o nível de ruído equiparado a um jato decolando, são duas propostas completamente diferentes, o Fuma 2 em qualquer lugar que você pesquisar verá que a proposta dele é bom desempenho e excelente nível de ruído, se não era isso que vc buscava, comprou o produto errado.
 
Não acho que valia a pena vc trocar o a500 pelo fuma 2, o ideal era um noctua nhd15 ou um watercooler.
Engraçado que quando perguntei o A500 era uma bosta, ai depois de comprado todo mundo diz que o Fuma 2 não é pra isso kkk

Já tive WC Corsair h115i, tô procurando silencio e algo que não dê throttling.
Mas o A500 além de maior e mais caro, tem o nível de ruído equiparado a um jato decolando, são duas propostas completamente diferentes, o Fuma 2 em qualquer lugar que você pesquisar verá que a proposta dele é bom desempenho e excelente nível de ruído, se não era isso que vc buscava, comprou o produto errado.
O a500 custou 399 e quando postado aqui todos disseram ser uma bosta. Uma pena que as pessoas hoje dão os comentários pela experiência dos outros. De qualquer forma estou a procura de baixo ruído e algo que não dê throttling, inclusive já tive o Corsair H115i e estou realmente procurando silêncio mas, tá difícil, pelo custo dos Coolers é melhor mudar de processador.
 
Engraçado que quando perguntei o A500 era uma bosta, ai depois de comprado todo mundo diz que o Fuma 2 não é pra isso kkk

Já tive WC Corsair h115i, tô procurando silencio e algo que não dê throttling.

O a500 custou 399 e quando postado aqui todos disseram ser uma bosta. Uma pena que as pessoas hoje dão os comentários pela experiência dos outros. De qualquer forma estou a procura de baixo ruído e algo que não dê throttling, inclusive já tive o Corsair H115i e estou realmente procurando silêncio mas, tá difícil, pelo custo dos Coolers é melhor mudar de processador.

É melhor vc investir em A12x25 ou em P12, ficar trocando o metal sendo que o seu problema está no plástico não vai ajudar.
 
É melhor vc investir em A12x25 ou em P12, ficar trocando o metal sendo que o seu problema está no plástico não vai ajudar.
Falar a verdade... o problema é o processador, já olhei o 5900x e o fuma 2 suporta tranquilamente a quase 20 graus a menos... Vou pensar o que fazer.
 
O Fuma 2 dentre todos os coolers, tem uma especificidade, eles conduzem uma quantidade de ar, e pressão com as fansprojetadas, e os processadores tem uma eficiência para certo uso. Tipo, o Fuma 2, para um processador x, é equivalente até certo grau de temperatura. Já esse mesmo processador x com um over mais alto por ex, ele n vai ter a mesma eficiência quando ultrapassado o limite dele de condução, sacou? É o caso da comparação do Fuma 2 com o famoso da Noctua, se vc vai ter um over mais agressivo, o da Noctua vai ser melhor, já para um patamar q o fuma suporta, o da noctua tbm suporta, porem n vai mostrar tanta eficiencia a mais, mesmo q por logica ele esteja ali conduzindo mais ar, e isso principalmente com o sistema PWM, q faz uma diferença, e o tipo de fan tbm vai fazer. O Fuma tem a vantagem de ser silencioso, pequeno e com ótima eficiencia pelo praço, q para muitos é quase a junção ideal.
 
Cansei de trocar de cooler, troquei o processador, aguardar chegar o 5900x.
 
só pra deixar minha experiência aqui: instalei ontem o FUMA 2 aqui no Ryzen 5 3600 no lugar do Thermalright Ultra 120. O cooler é muito bonito, bem embalado e dá pra ver que é de qualidade. O barulho aqui melhorou muito, mas eu usava uma Panaflo 120x35mm no thermalright, então piorar era bem diícil. Agora com relação às temperaturas, confesso que fiquei decepcionado. Vou testar por mais uns dias pra pasta térmica curar e tal, mas por enquanto, não mudou quase nada. No teste de estresse OCCT small ainda tá batendo na casa dos 82 graus, até uns 2 graus mais alto que o Thermalright. Então, por enquanto, o conselho que eu deixo é: se vc já tem um dissipador grande, mesmo que for mais antigo, só vale à pena pegar o FUMA 2 pelo barulho, que realmente é bem baixo. Sinceramente no meu caso teria sido mais negócio comprar dois fans silenciosos e colocar no thermalright que o resultado teria sido o mesmo, ou até melhor. Esses reviews espalhados pela internet dão a impressão que esses coolers novos são muito mais eficientes que os antigos, e isso simplesmente não é verdade.
 
só pra deixar minha experiência aqui: instalei ontem o FUMA 2 aqui no Ryzen 5 3600 no lugar do Thermalright Ultra 120. O cooler é muito bonito, bem embalado e dá pra ver que é de qualidade. O barulho aqui melhorou muito, mas eu usava uma Panaflo 120x35mm no thermalright, então piorar era bem diícil. Agora com relação às temperaturas, confesso que fiquei decepcionado. Vou testar por mais uns dias pra pasta térmica curar e tal, mas por enquanto, não mudou quase nada. No teste de estresse OCCT small ainda tá batendo na casa dos 82 graus, até uns 2 graus mais alto que o Thermalright. Então, por enquanto, o conselho que eu deixo é: se vc já tem um dissipador grande, mesmo que for mais antigo, só vale à pena pegar o FUMA 2 pelo barulho, que realmente é bem baixo. Sinceramente no meu caso teria sido mais negócio comprar dois fans silenciosos e colocar no thermalright que o resultado teria sido o mesmo, ou até melhor. Esses reviews espalhados pela internet dão a impressão que esses coolers novos são muito mais eficientes que os antigos, e isso simplesmente não é verdade.
Ta muito alta a temperatura desse teu 3600, qual tensão vc está usando nele? Aqui em dias quentes (30 graus ambiente) pega 70 graus no máximo em full load. No meu caso eu uso um gammaxx 400 v2 com uma xpg vento pro no lugar da fan padrão. A tensão do 3600 aq é 1.15v a 4.2ghz.
 
Ta muito alta a temperatura desse teu 3600, qual tensão vc está usando nele? Aqui em dias quentes (30 graus ambiente) pega 70 graus no máximo em full load. No meu caso eu uso um gammaxx 400 v2 com uma xpg vento pro no lugar da fan padrão. A tensão do 3600 aq é 1.15v a 4.2ghz.
Se eu fizer downclock a 3,9 Ghz e undervolt a 1,25v ele chega no máximo a 75 graus estável (como uso no dia a dia) , mas se eu baixar essa voltagem, mesmo que seja pra 1,2v, já dá tela azul. Acho que dei azar com esse chip, pq nunca que o meu faz 4,2 ghz com 1,15v. Acho que nem chega a dar boot. Na BIOS tá tudo no auto, PBO desligado.
 
Se eu fizer downclock a 3,9 Ghz e undervolt a 1,25v ele chega no máximo a 75 graus estável (como uso no dia a dia) , mas se eu baixar essa voltagem, mesmo que seja pra 1,2v, já dá tela azul. Acho que dei azar com esse chip, pq nunca que o meu faz 4,2 ghz com 1,15v. Acho que nem chega a dar boot. Na BIOS tá tudo no auto, PBO desligado.
O seu 3600 é um das primeiras levas? (2019 e inicio de 2020) pq se for é normal, parece q os mais recentes que estão mais "binados".
 
Se eu fizer downclock a 3,9 Ghz e undervolt a 1,25v ele chega no máximo a 75 graus estável (como uso no dia a dia) , mas se eu baixar essa voltagem, mesmo que seja pra 1,2v, já dá tela azul. Acho que dei azar com esse chip, pq nunca que o meu faz 4,2 ghz com 1,15v. Acho que nem chega a dar boot. Na BIOS tá tudo no auto, PBO desligado.
Po mas 0,05v é uma diferença bem grande para processador pra "pular" de uma para outra, tenta ir abaixando de 0,01 pelo -
 
Po mas 0,05v é uma diferença bem grande para processador pra "pular" de uma para outra, tenta ir abaixando de 0,01 pelo -
Sim, eu fiz bastante teste com esse processador já, pra vc ter uma noção, mesmo eu setando ele a 1,35v e 4,2 Ghz, ele só consegue bootar e já dá tela azul em qualquer teste de estresse. O que eu consegui fazer pra não esquentar tanto é setar a 1,25v rodando a 3,9 Ghz.
O seu 3600 é um das primeiras levas? (2019 e inicio de 2020) pq se for é normal, parece q os mais recentes que estão mais "binados".
É sim, comprei logo que foi lançado..Isso explicaria muita coisa...
 
Instalei o meu ontem, aproveitei e ja fiz o transplante das peças pro gabinete novo que comprei.

Saindo do stock cooler do ryzen 5 3600 e ao mesmo tempo indo pra um gabinete itx, é bizarro o tamanho do cooler perto de uma mobo itx.

A preguiça de ajeitar os cabos foi muito grande, primeira vez montando um itx e ja tava puto, outro dia melhoro isso.

As temps com o stock cooler ficavam por volta de 88~89 rodando o cinebench, com o fuma chega no maximo 71, levando em conta que alem do cpu cooler troquei o gabinete.
 
Instalei o meu ontem, aproveitei e ja fiz o transplante das peças pro gabinete novo que comprei.

Saindo do stock cooler do ryzen 5 3600 e ao mesmo tempo indo pra um gabinete itx, é bizarro o tamanho do cooler perto de uma mobo itx.

A preguiça de ajeitar os cabos foi muito grande, primeira vez montando um itx e ja tava puto, outro dia melhoro isso.

As temps com o stock cooler ficavam por volta de 88~89 rodando o cinebench, com o fuma chega no maximo 71, levando em conta que alem do cpu cooler troquei o gabinete.

Seria legal testar os dois com o mesmo gabinete, mas visto o trabalho q vc teve, n sei se vc vai querer fazer isso kkkkkkkkk
Ficou show!!!
 
Seria legal testar os dois com o mesmo gabinete, mas visto o trabalho q vc teve, n sei se vc vai querer fazer isso kkkkkkkkk
Ficou show!!!
Essa placa mãe vai morrer nesse gabinete agora lol.

Ah e esqueci de falar uma coisa tambem, não to usando o fan slim que vem nele, to usando o slim na parte de baixo do gabinete e um kaze normal no cooler.
Resumindo, 2 fan normal no fuma e o slim do fuma como intake na parte de baixo.

Agora tenho um kaze 120mm normal sobrando por que essa maldita placa de video é muito gorda e só consigo usar fan slim em baixo dela.
 
Vendo essas temperaturas, eu não acho o FUMA 2 tudo isso não...
O meu 3600 aqui com 1.1v/4,15ghz não passa dos 57 graus em stress intenso, no meu Akasa Venom Medusa + Gelid Extreme... uma galera disse que o Fuma 2 poderia/é superior, mas eu acho que não é não

Tava até pensando em trocar por conta do tamanho, esse Medusa é enorme, 2 fans de 140mm, mas desisti
 
Tem como falar como foram as diferenças de temperatura e clock, antes e depois, e se possiveis as configs usadas, pois estou pensando em pegar um 3700x ou um 3900x, com um Fuma 2!!!
Desculpa a demora.

Estou usando o padrão negative 2 da Biostar (não é possível setar um vcore manual nessa bios =/)

Baixou na casa de uns 10 graus comparado ao 212x (batia 74 graus com o 212 e agora bate 64 graus com o fuma2)

212x conseguia 3.9ghz em todos os núcleos
fuma 2 beira os 4.1ghz em todos os núcleos

(lembrando que trocando o cooler coloquei também a pasta térmica thermal grizzly kryounaut extreme, antes usava a mastergel maker nano)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vendo essas temperaturas, eu não acho o FUMA 2 tudo isso não...
O meu 3600 aqui com 1.1v/4,15ghz não passa dos 57 graus em stress intenso, no meu Akasa Venom Medusa + Gelid Extreme... uma galera disse que o Fuma 2 poderia/é superior, mas eu acho que não é não

Tava até pensando em trocar por conta do tamanho, esse Medusa é enorme, 2 fans de 140mm, mas desisti
Eu era doido por um cooler desses, nem sabia que é compativel com o Am4

O medusa tem mais heatpipe, dissipador maior e se usado com as fans originais (Akasa venom) creio que da uma surra no Fuma2.


Uso 5 Akasa Venom de 120mm no meu gabinete, fans maravilhosas
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo