[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Não.. O Giga+ tem praticamente a mesma potencia de 867mW (~29dBm) do AX3000 em 5GHz..
O WS8100 tem menos de 1/4 da potencia, chegando a 200mW (23dBm) em 5GHz.

15 metros com 4 paredes não é possível manter os 300mbps apenas no Wifi em nenhum equipamento..

Fazendo umas contas rápidas:
- cada parede reduz 10dBm de sinal. 4 paredes, 40dBm
- 10 metros reduzem mais 20dBm (20Log(d))
- 5.2GHz já parte com 47dBm de perda na emissão de sinal.
Somando tudo, teríamos uma perda de 107dBm.

A força de recepção do Twibi nessas condições seria 29-107=-78dBm, o que é considerado fraco.
Se usar um WS8100 de 23dBm ficaria 23-107=-84dBm, ainda pior.

Effect-of-RSSI-drop-on-WiFi-connection-A-connection-is-established-when-RSSI-is-40.ppm

A solução para espalhar grandes velocidades é cabear os pontos. não tem muita mágica..
@tecpix Amigo, onde consigo consultar estes dados de potência de um AX3 Pro Chinês que dizem ter muitooo mais cobertura ?
Confesso que fiquei espantado com o Twibi Giga ter maior alcance.
Queria uma opinião: Tenho 3 AX3 Pro sendo 2 BR e um Chinês.... mas não conseguir fazer Mesh devido ao Bendito Chinês.... pensei em pegar o WS8100 pra tentar finalmente fazer Mesh cabeada com 3 aparelhos sendo principal Escritorio parte superior, 2 nó na sala e outro no quarto q só preciso porque tenho 2 paredes grossa e banheiro com espelho grande antes de chegar no quarto. Vi outros fóruns onde cita o AX3000, mas teria q começar td de novo e importar agora está punk porq estão taxando tudo... Uma vez q tenho a Opção de cabear.. qual melhor opção indica ? Procuro usar td cabeado.... por isso na época não fui a favor de pegar um Twibi Giga.. em questão de Tecnologia e afins... oq acha ? WS8100 seria uma boa opção ? vira e mexe encontro 2 torres por 700 já no BR.

Seus clientes Wifi hoje conseguem 600mbps no seu roteador atual? Pergunto isso pois é difícil atingir essa velocidade hoje em dia, com spectro saturado, numa conexão 2x2 de 80MHz.
Por isso, eu não recomendo pegar um sistema Wifi 5 (antigo Wifi AC) para velocidades acima de 500mbps..
Para essas velocidades é melhor procurar algo Wifi 6 que permite velocidades máximas teóricas de 1200mbps, enquanto o Wifi 5 só 866mbps, além do Wifi 6 tratar melhor os ruídos e interferências causados por outros Wifi próximos.

Mas se mesmo assim vc quiser esse sistema M4, para se obter pelo menos uns 500mbps vc deve obrigatoriamente ligar os pontos por cabo. 600mbps eu acho mais dificil pelo spectro (canais) já usado de Wifi próximos.

Não, o máximo é uns 450mbps próximo do roteador e uns 120mbs no andar de baixo.

Qual o máximo de mbps que o Deco S7 em 5GHz consegue atingir?

Não vou utilizar cabo de um deco para outro.

É, fudeu. Só sobrou os Deco mesmo.
Chutei o balde e comprei um kit com 2 Deco X50 no lugar do Giga+, especificamente pela funcionalidade de VPN Server.

Já vai fazer uma semana mas pqp, falar que esses 2 produtos tem a mesma funcionalidade é um desserviço. O app da Tp-Link dá de mil a zero no da Intelbras. Uma função básica de reiniciar o sistema não existe no do Twibi. O da tp-link você consegue fazer uma rede para dispositivos IoT e outra rede para visitantes. TRÊS SSID no mesmo equipamento. Tudo é configurável.

Na interface web tem a informação de CPU e memória do roteador!!!! Nem sei porque ou pra quê, mas é OUTRA experiência. Foi caro, mas estou impressionado.

Chutei o balde e comprei um kit com 2 Deco X50 no lugar do Giga+, especificamente pela funcionalidade de VPN Server.

Já vai fazer uma semana mas pqp, falar que esses 2 produtos tem a mesma funcionalidade é um desserviço. O app da Tp-Link dá de mil a zero no da Intelbras. Uma função básica de reiniciar o sistema não existe no do Twibi. O da tp-link você consegue fazer uma rede para dispositivos IoT e outra rede para visitantes. TRÊS SSID no mesmo equipamento. Tudo é configurável.

Na interface web tem a informação de CPU e memória do roteador!!!! Nem sei porque ou pra quê, mas é OUTRA experiência. Foi caro, mas estou impressionado.

Qto vc tem de Internet contratada? E qto vc está atingindo no segundo deco? Eles estão conectados via cabo?

Assisti a esse vídeo do X60 e no minuto 16 fiquei decepcionado com a velocidade atingida.

O que o cara fez com esse X60? Os decos NÃO ESTÀO CONECTADOS POR CABO?

Mesmo o X60 sendo Wi-Fi 6 ele terá essa limitação se os Decos não for conectados por cabos?

Será que vc poderia fazer um teste com o seus X50's conectados por cabo e sem cabo e postar os resultados para mim? por favor.

Não, o máximo é uns 450mbps próximo do roteador e uns 120mbs no andar de baixo.

Qual o máximo de mbps que o Deco S7 em 5GHz consegue atingir?

Não vou utilizar cabo de um deco para outro.
Pense no seguinte: Se chega apenas 120mbps no andar de baixo, como vc quer obter 600mbps sem utilizar cabo nesse mesmo andar?

O S7 é MiMo 3x3 a 80MHz, o que significa que ele pode transmitir 3 streams de 433mbps, totalizando 1299mbps máximos teóricos combinados.
Mas não conheço nenhum cliente (laptop ou celular) que conecte a 3 streams simultâneas. Normalmente se usa duas streams simultaneas, que é a configuração do Deco M4.
Mas em ambos os casos, se os pontos estiverem ligados por Wifi, metade da velocidade será usada para se comunicar com a base e a outra metade para prover Wifi aos clientes.
Soma-se a isso o fato de que a velocidade real é ~80% da velocidade teórica, uma stream de 433mbps deve chegar aos ~350mbps de velocidade real.

@tecpix Amigo, onde consigo consultar estes dados de potência de um AX3 Pro Chinês que dizem ter muitooo mais cobertura ?
Eu faço por aproximação de valores amplificadores e testes de velocidade.. esses valores são próximos aos encontrados no AX3600/6000 que segundo o OpenWRT, transmitem a 30dBm (1000mW).

Se vale a pena um 8100 Global ou BR, depende do seu uso. Ele não é um roteador ruim, só tem pouca potencia. Se a ideia é prover internet no mesmo ambiente, excelente.
A dificuldade vai ser passar por paredes..

Em outras palavras, vc precisou usar 3 roteadores para obter uma internet satisfatória nos pontos necessários. Talvez se usasse um roteador chines, apenas 2 roteadores fossem necessários.

Pense no seguinte: Se chega apenas 120mbps no andar de baixo, como vc quer obter 600mbps sem utilizar cabo nesse mesmo andar?

O S7 é MiMo 3x3 a 80MHz, o que significa que ele pode transmitir 3 streams de 433mbps, totalizando 1299mbps máximos teóricos combinados.
Mas não conheço nenhum cliente (laptop ou celular) que conecte a 3 streams simultâneas. Normalmente se usa duas streams simultaneas, que é a configuração do Deco M4.
Mas em ambos os casos, se os pontos estiverem ligados por Wifi, metade da velocidade será usada para se comunicar com a base e a outra metade para prover Wifi aos clientes.
Soma-se a isso o fato de que a velocidade real é ~80% da velocidade teórica, uma stream de 433mbps deve chegar aos ~350mbps de velocidade real.

Eu faço por aproximação de valores amplificadores e testes de velocidade.. esses valores são próximos aos encontrados no AX3600/6000 que segundo o OpenWRT, transmitem a 30dBm (1000mW).

Se vale a pena um 8100 Global ou BR, depende do seu uso. Ele não é um roteador ruim, só tem pouca potencia. Se a ideia é prover internet no mesmo ambiente, excelente.

Em outras palavras, vc precisou usar 3 roteadores para obter uma internet satisfatória nos pontos necessários. Talvez se usasse um roteador chines, apenas 2 roteadores fossem necessários.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Poderia olhar esse vídeo à partir dos 16 minutos?

Pensei em comprar um X50/60, mas depois desse vídeo fiquei desanimado.

O Twibi nada mais é que roteadores da Tenda... inclusive usam o app modificado da Tenda... e te falar... o app da Tenda é terrível! hahahaha... os caras não atualizam... quando atualiza zoa tudo... vira e mexe perde conexão com a rede e tem q resetar tudo pra poder mexer... é uma desgraça mesmo! Mas pra uso simples é bom... eu levei os meus pra chácara dos meus pais... entrou fibra lá agora mas o roteador original deles é péssimo! Dai coloquei um MW6 que consegue jogar mais velocidade como principal e to agora com 2 MW3 nas pontas... por incrível que pareça o MW3 tem mais potencia que o MW6 hahaha... mas ele tem uma limitação que é a porta que não é gigabit... mas pra wifi funciona bem... porém do lado dele consigo só 200mb cravados hehehe... pra algo antigo ta é ótimo! No MW6 já pega os 430mb da fibra de boa... mas vai distanciando vai perdendo...

Só pra comparação o MW3 é o Twibi Fast e quase ctz que o MW6 é o Twigi Giga (pode ser o MW5 tbm)

Agora falando em marcas eu sempre gostei da TP-Link... os melhores roteadores que eu tive em casa foram deles... e com ctz os piores foram DLink hahahaha

Hoje uso os AX3000 da Xiaomi, ele até tem mais coisas que os antigos Tenda mas eu achei que teria mais configs e stats viu... mas ta ok... ta servindo bem hehehehe

Qto vc tem de Internet contratada? E qto vc está atingindo no segundo deco? Eles estão conectados via cabo?

Assisti a esse vídeo do X60 e no minuto 16 fiquei decepcionado com a velocidade atingida.

O que o cara fez com esse X60? Os decos NÃO ESTÀO CONECTADOS POR CABO?

Mesmo o X60 sendo Wi-Fi 6 ele terá essa limitação se os Decos não for conectados por cabos?

Será que vc poderia fazer um teste com o seus X50's conectados por cabo e sem cabo e postar os resultados para mim? por favor.

Contratado aqui é 500/500. Estão conectados com cabo, mas tem um "dumb" switch no meio.

Testei num cômodo adjacente, cerca de 5 metros do X50. Entre os 2 tem 15-20m, mas com duas paredes de bloco de concreto

Contratado aqui é 500/500. Estão conectados com cabo, mas tem um "dumb" switch no meio.

Testei num cômodo adjacente, cerca de 5 metros do X50. Entre os 2 tem 15-20m, mas com duas paredes de bloco de concreto

Muito obrigado!

Com 480mW de potência um M4 em cada canto da casa devem ser suficientes para pegar sinal onde eu preciso (forte nas TVs e o suficiente para mexer em redes sociais no antigone no resto da casa).
O sinal na casa toda ficou muito satisfatório, porém o meu quarto simplesmente não recebe um sinal decente, apesar de ser do lado do quarto onde está uma das torres Deco. Então eu queria saber o que acham desse EX220 no meu quarto, para complementar o mesh.

Pensei nele por ser relativamente barato, AX1800 e ser preto (sim, ser preto é bastante relevante, inclusive o principal fator para eu cogitar ele).

Podem sugerir outras opções da TP-LINK também, desde que nessa faixa de valor, abaixo dos R$ 300.

O sinal na casa toda ficou muito satisfatório, porém o meu quarto simplesmente não recebe um sinal decente, apesar de ser do lado do quarto onde está uma das torres Deco. Então eu queria saber o que acham desse EX220 no meu quarto, para complementar o mesh.

Pensei nele por ser relativamente barato, AX1800 e ser preto (sim, ser preto é bastante relevante, inclusive o principal fator para eu cogitar ele).

Podem sugerir outras opções da TP-LINK também, desde que nessa faixa de valor, abaixo dos R$ 300.
A TP-Link usa 4 tecnologias de Mesh diferentes: OneMesh, EasyMesh, Deco e Omada.
NEnhum desses sistemas é compatível com o outro.
Mesh Deco só funciona com Mesh Deco.
O EX220 funciona com EasyMesh, que não é compatível com os Decos

@tecpix Mas vc acha q com um orçamento de 800 consigo algo melhor q 2 torres do 8100 da Huawei... lembrando q importar está difícil pois estão taxando td.... Fiquei bem interessado nos AX3000 mas aqui ta bem caro... achei uns AX1800 usados e vi em alguns post q ele seria melhor q o AX3000 por ser usado, seria mais interessante o AX3000 mesmo ?

Minha experiência com minha rede interna doméstica.
Assinei por um tempo o engodo Claro NET. Preço absurdo pra uma rede que se diz fibra, mas na real é coaxial pra dentro do teu apartamento.
Assinei, há mais de 4 anos, 120 Mbps, com promessa de receber o dobro. Haha. Se cheguei a conseguir 80% dos 120 Mbps teria sido milagre.
Saí da Claro e assinei um provedor local, 100% fibra, 1 Gbps, sem franquia.
Comecei então a luta por uma solução para espalhar a internet nos quase 100m2 do apê.
Repetidores: bomba!
Meu filho reclamando da velocidade.

Em agosto de 2021 comprei o Huawei WS5800 com 3 torres, por um 2080 reais. Paraíso na Terra!!!
O roteador fica na cozinha, numa extremidade do apê. Com a rede mesh, a internet chega potente na outra extremidade, no banheiro da suíte, com sinal excelente.

Hoje comprei uma quarta torre, WS5800, para dar um boost em um quarto que estou usando como escritório.

Não tenho nenhuma reclamação sobre o equipamento, só elogios.

Vi que saiu modelo novo, talvez eu compre para instalar na casa dos meus pais.

O roteador fica na cozinha, numa extremidade do apê. Com a rede mesh, a internet chega potente na outra extremidade, no banheiro da suíte, com sinal excelente.
Só para não confundir a cabeça do pessoal, do 1gbps que vc tem de plano, qual a velocidade que vc recebe nos extremos da casa?
Por que o sinal vai ser sim excelente por estar próximo ao satélite Mesh, mas não significa que você terá a mesma velocidade do mesmo sinal no ponto principal ligado por cabo.

Só para não confundir a cabeça do pessoal, do 1gbps que vc tem de plano, qual a velocidade que vc recebe nos extremos da casa?
Por que o sinal vai ser sim excelente por estar próximo ao satélite Mesh, mas não significa que você terá a mesma velocidade do mesmo sinal no ponto principal ligado por cabo.
Consigo fazer download a uns 80MB/s, i.e. 640Mbps, no extremo do apê.

Consigo fazer download a uns 80MB/s, i.e. 640Mbps, no extremo do apê.
Excelente.. E suponho que os pontos estejam ligados por Wifi, correto?
Pois se for, realmente, pelo que vi, é um sistema Mesh com dois links de 866mbps de 5Ghz em Wifi 5: Um para se comunicar com a Base e outro para se servir Wifi aos clientes.
Essa é a vantagem do sistem Tri-band. Se fosse Dual, como a linha Deco M4 e M5, sua velocidade ficaria limitada à metade do que vc tem hoje.
Seu teste de velocidade também mostra que os pontos foram instalados de forma correta, evitando barreiras e pegando quase 100% da banda do ponto principal

Pois se for, realmente, pelo que vi, é um sistema Mesh com dois links de 866mbps de 5Ghz em Wifi 5: Um para se comunicar com a Base e outro para se servir Wifi aos clientes.
Essa é a vantagem do sistem Tri-band. Se fosse Dual, como a linha Deco M4 e M5, sua velocidade ficaria limitada à metade do que vc tem hoje.
Seu teste de velocidade também mostra que os pontos foram instalados de forma correta, evitando barreiras e pegando quase 100% da banda do ponto principal
@tecpix
Vi q o WS8100 não é Triband ? em questão de alcance ele é melhor q o WS58000 ? Vi pouco conteudo sobre estes pontos, oq achei é uma vatangem do WS8100 é o Wifi6, mas q por outro lado ele não é bom para aparelhos mais antigos q necessitam de Wifi 4 ou 5

Última edição:

Existe algum aparelho que eu consiga atingir acima de 300mbps sem fios?

Fiquei desanimado com o X50 e X60, mesmo sendo Wi-fi 6, um link de 800MB ficou limitado em 350 de download:

Fiquei desanimado com o X50 e X60, mesmo sendo Wi-fi 6, um link de 800MB ficou limitado em 350 de download:

Eu pego os 300mb da vivo com o AX3000 com 3 Torres no sem fio… mas não sei quanto a mais de 300 conseguiria

@tecpix
Sabe dizer se o WS8100 também é Triband ? em questão de alcance ele é melhor q o WS58000 ? Vi pouco conteudo sobre estes pontos, oq achei é uma vatangem do WS8100 é o Wifi6, mas q por outro lado ele não é bom para aparelhos mais antigos q necessitam de Wifi 4 ou 5
Parece que não.. não encontrei nenhum outro sistema Mesh Tri-Band da Huawei que não seja o WS5800: http://en.techinfodepot.shoutwiki.com/wiki/Huawei
Sobre alcance desses sistemas, não encontrei as potencias no FCCID.
Sobre Wifi5 com Wifi6, eu usei por um bom tempo clientes Wifi5 em roteador Wifi 6 e não vi nada que desabone essa mistura..

acontece o que eu comentei na postagem anterior: Por Wifi, metade da capacidade do ponto Mesh é usado pra se comunicar e a outra metade vai servir Wifi.
Num sistema AX, a velocidade máxima teórica é de 1200mbps, o que no mundo real deve ficar em torno de 950mbps..

Faça um teste e desligue o ponto mesh secundário e faça um speedtest no ponto primário. Teoricamente, esse ponto primário sem ninguém conectado deve te fornecer a velocidade próxima dos 800mbps (se eu cliente for capaz de atingir essas velocidades)

Depois vá andando próximo ao ponto secundário e veja onde a velocidade começa a cair.. O segundo ponto deveria ficar um pouco antes dessa região.
Veja se consegue instalar seu segundo ponto nesse lugar e faça um teste de velocidade desse ponto.. teoricamente vc deve chegar em algo acima dos 400mbps.

Tenho dois AX3 PRO versão chinesa, e tenho alguns problemas...
Tenho um cenário aonde recebo a internet da Vivo em um modem como bridge jogando para um Firewall PFSense que faz tambem o papel de DHCP, um piHole como DNS setado tambem como default no pfSense e no DHCP. Desse FW saio para um Switch e dele para um AX3 PRO da Hauwei, e neste AX3 um cabo indo até o outro AX3 (tentei fazer conectando ao direto pelo Switch, mas não consegui que os dois se enxergassem...) Mas o problema aqui é, para minha rede funcionar corretamente, eu precisaria deixar o AX3 no modo AP, pois não quero que ele faça nada além de distribuir a rede via WiFi... Porem, quando faço isso, o principal funciona corretamente, mas o secundário perde a comunicação, seja com cabo conectado na rede, ou mesmo com cabo conectado direto no AX3 principal... Se deixar o principal no modo DHCP ao invés do AP ele funciona normalmente, mas precisa ficar com DHCP ativo ele entregando os ips na rede wifi, e com isso acabo criando uma nova rede, o que gera um problema de comunicação com alguns dos meus outros dispositivos da rede cabeada principal aqui de casa...

RESOLVIDO!
Consegui fazer os dois funcionarem em MESH, mesmo com o principal estando em modo AP.
Acho que eu vacilei quando configurei o primeiro, tenho que subir como DHCP e depois alterar para modo AP, quando aplico a alteração, ele teoricamente reinicia e volta, com isso já fui direto configurar o segundo como mesh, e quebrei a cabeça, mas ele não reconhecia o primeiro para fechar mesh, pedia para configurar uma nova rede. Sem querer, acabei reiniciando o principal do modo raiz (tirei cabo de alimentação e coloquei novamente), quando ligou, fui configurar o seguindo aparelho, e funcionou!!! 🤡 Não precisei fazer nada, pegou todas configs da rede mesh.

*Com modo AP, perde-se algumas funcionalidades, como por exemplo rede de convidados, o roteador fica bem "limitado", porem para o meu caso, atende perfeitamente, quero mesmo que ele só propague minha rede via Wi-Fi.

Última edição:
Tenho dois AX3 PRO versão chinesa, e tenho alguns problemas...
Tenho um cenário aonde recebo a internet da Vivo em um modem como bridge jogando para um Firewall PFSense que faz tambem o papel de DHCP, um piHole como DNS setado tambem como default no pfSense e no DHCP. Desse FW saio para um Switch e dele para um AX3 PRO da Hauwei, e neste AX3 um cabo indo até o outro AX3 (tentei fazer conectando ao direto pelo Switch, mas não consegui que os dois se enxergassem...) Mas o problema aqui é, para minha rede funcionar corretamente, eu precisaria deixar o AX3 no modo AP, pois não quero que ele faça nada além de distribuir a rede via WiFi... Porem, quando faço isso, o principal funciona corretamente, mas o secundário perde a comunicação, seja com cabo conectado na rede, ou mesmo com cabo conectado direto no AX3 principal... Se deixar o principal no modo DHCP ao invés do AP ele funciona normalmente, mas precisa ficar com DHCP ativo ele entregando os ips na rede wifi, e com isso acabo criando uma nova rede, o que gera um problema de comunicação com alguns dos meus outros dispositivos da rede cabeada principal aqui de casa...
Esses Huawei possuem hoje a capacidade de fechar Mesh em modo AP? Tudo está no último nível?
Pergunto isso pois os Xiaomi AX1800/5/6 só conseguiram essa funcionalidade com update de firmware alguns meses após o lançamento..

Esses Huawei possuem hoje a capacidade de fechar Mesh em modo AP? Tudo está no último nível?
Pergunto isso pois os Xiaomi AX1800/5/6 só conseguiram essa funcionalidade com update de firmware alguns meses após o lançamento..
Sim, ambos estão na ultima versão de firmware.
Quanto aos Huawei terem capacidade de fechar mesh em modo AP, não sei confirmar, e não achei nada sobre...
Se alguem tiver indicação de algum equipamento bom que funcione nesse cenário.... Estou pensando já em partir para um TP-Link Omada EAP-610.

Sim, ambos estão na ultima versão de firmware.
Quanto aos Huawei terem capacidade de fechar mesh em modo AP, não sei confirmar, e não achei nada sobre...
Se alguem tiver indicação de algum equipamento bom que funcione nesse cenário.... Estou pensando já em partir para um TP-Link Omada EAP-610.
Vc tentou reservar o segundo AX3 e parear novamente via botão H ? em tese ele deveria se atuar no movo repetidor do primeiro AX3 q está em modo AP.... só não sei se funcionaria cabeado....

Users who are viewing this thread

Voltar