• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

SimPos

Active Member
Registrado
O caviar das redes Wi-Fi, rede Mesh permite dois ou mais wireless trabalhem em conjunto formando uma única rede (diferentemente de apenas nomear SSID iguais), ele permite você ir de um ambiente para o outro sem que seu dispositivo móvel precise ficar recalculando a demanda dbi e se reconectar no Wi-Fi mais próximo.

Na teoria é mais ou menos isso, mas como cada brinquedo deste é caríssimo, principalmente pra funcionar bem precisam ser compatíveis de um AP ao outro, nunca pude ver na prática se é tão estável assim.

Dito isso, quem aí utiliza ou utilizou pra dizer se o negócio compensa mesmo ou a coisa é bonita no começo mas depois vai zicando?
 
Dito isso, quem aí utiliza ou utilizou pra dizer se o negócio compensa mesmo ou a coisa é bonita no começo mas depois vai zicando?


Bom, venho usando três unidades Deco M5 cobrindo um apartamento de 300m2, vem me atendendo bem, roaming fluido, suportando o trafego intenso (e coloca intenso nisso) sem gargalos... Venho de uma soluçao Ubiquiti ( Edgerouter + 3 AP NanoHD), ou seja, venho de uma estrutura Wifi robusta, e o M5 não passa vergonha se comparado a solução Ubiquiti... pra quem quer se livrar dos cabos a Mesh é a melhor opção, sem sombra de duvidas... Estou gostando tanto desse tipo de solução que já estou pensando em investir em equipamentos mais robustos (Zyxel Mutlty X)... Mesh é um investimento sem erros.

ySzeQrR.jpg


QHDfWZY.jpg


Tudo meio improvisado, pois o apartamento irá entrar em reforma... esse foi uns dos motivos que me fez investir numa Mesh, pois terei que mexer nos cabos dos AP Unifi e com isso ficaria sem Wifi no apartamento, com uma Mesh não tenho esse problema, pois posso colocar as unidades em qualquer local.
 
Você utiliza quantos? Tem em casa ou na empresa?

tenho o pacote normal, dois repetidores e o central. uso na minha residencia do interior. cobre uma área de quase 50 metros de comprimento e 12 metros de largura. com paredes grossas de tijolos maciços.
 
Bom, venho usando três unidades Deco M5 cobrindo um apartamento de 300m2, vem me atendendo bem, roaming fluido, suportando o trafego intenso (e coloca intenso nisso) sem gargalos... Venho de uma soluçao Ubiquiti ( Edgerouter + 3 AP NanoHD), ou seja, venho de uma estrutura Wifi robusta, e o M5 não passa vergonha se comparado a solução Ubiquiti... pra quem quer se livrar dos cabos a Mesh é a melhor opção, sem sombra de duvidas... Estou gostando tanto desse tipo de solução que já estou pensando em investir em equipamentos mais robustos (Zyxel Mutlty X)... Mesh é um investimento sem erros.

ySzeQrR.jpg


QHDfWZY.jpg


Tudo meio improvisado, pois o apartamento irá entrar em reforma... esse foi uns dos motivos que me fez investir numa Mesh, pois terei que mexer nos cabos dos AP Unifi e com isso ficaria sem Wifi no apartamento, com uma Mesh não tenho esse problema, pois posso colocar as unidades em qualquer local.
E como fica a questão da perda da transmissão via wifi entre as unidades DECO M5? Há perda da velocidade, como ocorre entre repetidores?
 
E como fica a questão da perda da transmissão via wifi entre as unidades DECO M5? Há perda da velocidade, como ocorre entre repetidores?

Até próximo aos 500Mb/s não há perda de performance na velocidade, as velocidades serão entregues integralmente em qualquer unidade.... A banda do 5GHz é compartilhada entre as unidades e os dispositivos, na prática fica um pouco mais de 400Mb/s pra conexão entre as unidades e um pouco mais de 400Mb/s pra conexão dos dispositivos... O M5 faz uma ótima gerência dessas velocidades.
 
Até próximo aos 500Mb/s não há perda de performance na velocidade, as velocidades serão entregues integralmente em qualquer unidade.... A banda do 5GHz é compartilhada entre as unidades e os dispositivos, na prática fica um pouco mais de 400Mb/s pra conexão entre as unidades e um pouco mais de 400Mb/s pra conexão dos dispositivos... O M5 faz uma ótima gerência dessas velocidades.

Muito bom, vendo as fotos esqueci que tem o privilégio de estarem pareadas via Wi-Fi, seria PTP eu acho.
Mas não entendi você tem um plano de 500Mbps ou de 400Mbps?
 
Mas não entendi você tem um plano de 500Mbps ou de 400Mbps?

Essas são velocidades de transferências, aferir essas velocidades fazendo transferência de arquivo entre um PC e um Notebook... Ou seja, se a pessoa tiver conexão de até uns 450Mb/s vai receber essa velocidade sem perdas em qualquer uma das unidades... Essas taxas de transferências são mais que suficientes pra uma usuário comum.
 
Essas são velocidades de transferências, aferir essas velocidades fazendo transferência de arquivo entre um PC e um Notebook... Ou seja, se a pessoa tiver conexão de até uns 450Mb/s vai receber essa velocidade sem perdas em qualquer uma das unidades... Essas taxas de transferências são mais que suficientes pra uma usuário comum.

Entendi, um plano a essa velocidade também é raro, só vai ter que se adequar quando chegar gigabit.
 
Tenho uma solução Deco M5 há um ano, estou muito satisfeito, tenho uma casa de 240m² e tenho sinal em toda a área, o ponto negativo é que o Chromecast não funciona com essa solução.
 
Encomendei hoje o Deco M5, deve chegar na semana que vem. Obrigado a todos pelos comentários que foram de grande valia para a compra. Em breve posto minhas impressões e se atendeu pra minha residência.
 
Encomendei hoje o Deco M5, deve chegar na semana que vem. Obrigado a todos pelos comentários que foram de grande valia para a compra. Em breve posto minhas impressões e se atendeu pra minha residência.

Aguardamos, tira uns prints de speed test também.
 
Aguardamos, tira uns prints de speed test também.

Bom galera, chegou ontem meu kit com 3 unidades do Deco M5, na correria só instalei rapidamente e reposicionei-os pela casa;
Configuração feita toda pelo aplicativo da TP-LINK, bastante simples e intuitivo feito para qualquer um instalar.
A principio aumentou a cobertura do sinal mas ainda assim existem pontos cegos, talvez tenha que mudar o posicionamento deles para tentar melhorar o sinal... Lembrando que minha casa possui 12x28m com dois pisos, o primeiro piso com poucas paredes sendo sala aberta, cozinha e área de lazer; já o segundo piso com muitas paredes e 5 quartos. Tudo em alvenaria (suspeito que tenha adamantium também).
Medindo a velocidade estando ao lado de cada DECO:
Deco Principal: Velocidade máxima ( 300 de down e 150 de up),
Deco 2: 100 mb de down e 120 de up
Deco 3: 60 de down e up.

Detalhe: Todas as medições foram feitas direto no aplicativo da Speed Test e não no aplicativo da Tp Link e pelo que percebi medindo pelo aplicativo do Deco ele faz a medição da velocidade diretamente no módulo principal e não da conexão do dispositivo que estou conectado a rede.

Vou fazer mais testes com calma e depois eu posto os resultados com prints e imagens. Qualquer dúvida fiquem a disposição para perguntar e vamos trocando conhecimento :D
Valeu!
 
Detalhe: Todas as medições foram feitas direto no aplicativo da Speed Test e não no aplicativo da Tp Link e pelo que percebi medindo pelo aplicativo do Deco ele faz a medição da velocidade diretamente no módulo principal e não da conexão do dispositivo que estou conectado a rede.
Show! Se puder faz uns testes com iperf pra ter uma ideia mais real da velocidade da rede sem depender da internet.

De repente à partir de um equipamento cabeado e/ou conectados em Decos diferentes :)
 
Bom galera, chegou ontem meu kit com 3 unidades do Deco M5, na correria só instalei rapidamente e reposicionei-os pela casa;
Configuração feita toda pelo aplicativo da TP-LINK, bastante simples e intuitivo feito para qualquer um instalar.
A principio aumentou a cobertura do sinal mas ainda assim existem pontos cegos, talvez tenha que mudar o posicionamento deles para tentar melhorar o sinal... Lembrando que minha casa possui 12x28m com dois pisos, o primeiro piso com poucas paredes sendo sala aberta, cozinha e área de lazer; já o segundo piso com muitas paredes e 5 quartos. Tudo em alvenaria (suspeito que tenha adamantium também).
Medindo a velocidade estando ao lado de cada DECO:
Deco Principal: Velocidade máxima ( 300 de down e 150 de up),
Deco 2: 100 mb de down e 120 de up
Deco 3: 60 de down e up.

Detalhe: Todas as medições foram feitas direto no aplicativo da Speed Test e não no aplicativo da Tp Link e pelo que percebi medindo pelo aplicativo do Deco ele faz a medição da velocidade diretamente no módulo principal e não da conexão do dispositivo que estou conectado a rede.

Vou fazer mais testes com calma e depois eu posto os resultados com prints e imagens. Qualquer dúvida fiquem a disposição para perguntar e vamos trocando conhecimento :D
Valeu!

Essas oscilações de velocidades entre as unidades são por conta do posicionamento delas, acredito que terás que reposicionar novamente pra obter resultados melhores e estáveis... Fazendo um Site Survey da pra deixar redondo.

Em relação ao teste pelo aplicativo do Deco, eles são feitos através da unidade em que o dispositivo tá conectado, e isso fácil de constatar, pelo webpage do Deco é possível verificar o uso do processador no momento do teste... O que pude constatar é que quando o teste é feito no aplicativo do Deco o gerenciamento é mais eficiente do que em outros testes... Por conta do gerenciamento a banda é liberada com demanda... Com o uso você vai perceber esse gerenciamento.

Agora é só curtir.
 
Essas oscilações de velocidades entre as unidades são por conta do posicionamento delas, acredito que terás que reposicionar novamente pra obter resultados melhores e estáveis... Fazendo um Site Survey da pra deixar redondo.

Em relação ao teste pelo aplicativo do Deco, eles são feitos através da unidade em que o dispositivo tá conectado, e isso fácil de constatar, pelo webpage do Deco é possível verificar o uso do processador no momento do teste... O que pude constatar é que quando o teste é feito no aplicativo do Deco o gerenciamento é mais eficiente do que em outros testes... Por conta do gerenciamento a banda é liberada com demanda... Com o uso você vai perceber esse gerenciamento.

Agora é só curtir.

Aqui o aplicativo do Deco que estou utilizando é no IOS, não sei se tem alguma diferença, mas todos os testes que eu fiz no medidor de velocidade do DECO deu os 300 mb, mesmo eu estando com o sinal baixo e longe das unidade.
Não sabia dessa webpage do Deco, quando chegar em casa vou acessar, obrigado!
 
Aqui o aplicativo do Deco que estou utilizando é no IOS, não sei se tem alguma diferença, mas todos os testes que eu fiz no medidor de velocidade do DECO deu os 300 mb, mesmo eu estando com o sinal baixo e longe das unidade

Pelo aplicativo do Deco sempre vai atingir a taxa máxima do teu link de Internet ( dentro das limitações do tipo de backhaul usado, com cabo ou sem fio), é como eu disse, no aplicativo do Deco há um gerenciamento mais eficiente... Em outros teste parece que há um QoSinho... aqui por exemplo, nos testes com o Speed Test nao consigo passar dos 200Mb/s, mesmo estando conectado a unidade principal... Logo que instalei os Deco's conseguia atingir os 300Mb/s no SpeedTest, mas com tempo essas velocidades em testes foram diminuindo, parece que com o tempo os Deco's vão aprendendo a gerenciar o teu uso... agora em testes de transferências de arquivos na rede vai no talo, em backhaul sem fio por exemplo consegui atingir 500Mb/s em qualquer unidade.

Deixando tudo redondinho acredito que você terá uma boa experiencia com o Deco.
 
Tenho uma solução Deco M5 há um ano, estou muito satisfeito, tenho uma casa de 240m² e tenho sinal em toda a área, o ponto negativo é que o Chromecast não funciona com essa solução.

Ele não funciona com Chromecast? Não entendi, poderia explicar?
 
Tenho uma solução Deco M5 há um ano, estou muito satisfeito, tenho uma casa de 240m² e tenho sinal em toda a área, o ponto negativo é que o Chromecast não funciona com essa solução.

Também não entendi a questão do chromecast...
 
Bom, venho usando três unidades Deco M5 cobrindo um apartamento de 300m2, vem me atendendo bem, roaming fluido, suportando o trafego intenso (e coloca intenso nisso) sem gargalos... Venho de uma soluçao Ubiquiti ( Edgerouter + 3 AP NanoHD), ou seja, venho de uma estrutura Wifi robusta, e o M5 não passa vergonha se comparado a solução Ubiquiti... pra quem quer se livrar dos cabos a Mesh é a melhor opção, sem sombra de duvidas... Estou gostando tanto desse tipo de solução que já estou pensando em investir em equipamentos mais robustos (Zyxel Mutlty X)... Mesh é um investimento sem erros.

ySzeQrR.jpg


QHDfWZY.jpg


Tudo meio improvisado, pois o apartamento irá entrar em reforma... esse foi uns dos motivos que me fez investir numa Mesh, pois terei que mexer nos cabos dos AP Unifi e com isso ficaria sem Wifi no apartamento, com uma Mesh não tenho esse problema, pois posso colocar as unidades em qualquer local.
E que o você achava do desempenho da solução Edgerouter + 3 AP NanoHD? Estava pensando em substituir o meu roteador Asus RT-AC68U por uma solução da Ubiquiti porém fico pensando na questão de transição de um AP para outro via wifi seria tão bom quanto a transição entre roteadores MESH.
 
Uso 3 Deco M5 aqui em casa. 2 deles ligados via cabo.

Uma coisa que percebi é que mesmo sendo a rede mesh, o gerenciamento de roaming ainda não é 100%.

Tenho um deco no escritório e outro na sala de TV. Os dois estão ligados via cabo e entre esses 2 cômodos ainda existe a copa.
O Xbox fica na sala exatamente ao lado de um deco, ligado via wifi, porém sempre conecta no deco do escritório
 
Uso 3 Deco M5 aqui em casa. 2 deles ligados via cabo.

Uma coisa que percebi é que mesmo sendo a rede mesh, o gerenciamento de roaming ainda não é 100%.

Tenho um deco no escritório e outro na sala de TV. Os dois estão ligados via cabo e entre esses 2 cômodos ainda existe a copa.
O Xbox fica na sala exatamente ao lado de um deco, ligado via wifi, porém sempre conecta no deco do escritório

O que é exatamente "a copa"?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo