[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Não testei cabeado não, o intuito de partir pros roteadores mesh foi justamente não ter que cabear os pontos. Acredito que a instabilidade se deva sim pelo backhaul ser via Wi-Fi, cabear os pontos seria o mundo perfeito.

Eu tinha antes um Archer C9 e um D-Link velho-de-guerra cabeados entre si, cada um fornecendo uma rede Wi-Fi independente. Me atendia bem.

Meu Deco é V3.

Concordo com a sua frustração. Infelizmente o Deco M5, para quem quer utilizar a ligação entre eles sem-fio, tem a limitação de ter somente uma banda, logo a velocidade cai bastante. Sobre a instabilidade, vale verificar se os Decos não estão tão longe uns dos outros, caso contrário, a distância entre eles podem gerar uma série de problemas.
 
Concordo com a sua frustração. Infelizmente o Deco M5, para quem quer utilizar a ligação entre eles sem-fio, tem a limitação de ter somente uma banda, logo a velocidade cai bastante. Sobre a instabilidade, vale verificar se os Decos não estão tão longe uns dos outros, caso contrário, a distância entre eles podem gerar uma série de problemas.
A distância não é grande, coloquei os Decos mesh em ambientes onde a intensidade do sinal Wi-Fi ainda é boa (com pelo menos RSSI -65 dBm). To ligado que não dá pra colocar os Decos mesh no limite do alcance Wi-Fi..

Comprei 2 unidades do Huawei WS5800 (roteador tri-band) pra fazer testes aqui em casa, estou esperando chegar. Pelo que li, dá pra dedicar uma banda só pro backhaul, em teoria terá um desempenho superior aos Decos e ao AX1800. Vamos ver...
 
Só passando aqui pra dizer que estou BEM frustrado com o desempenho do mesh testados tanto nos Xiaomi AX1800 como nos Decos M5.

Pra mim é tolerável a perda de velocidade pelo backhaul ser via Wi-Fi mas o grande problema pra mim foi a INSTABILIDADE. Sofri demais com perdas abruptas de velocidades (do tipo, você nem conseguir carregar um feed do Instagram ou baixar uma imagem do WhatsApp). Diria que a cada 15min dava esses "apagões" de velocidade. A intensidade do sinal Wi-Fi, por outro lado, sempre ótima.

Ressalto como o fundo do poço a minha experiência com o DECO... é frustrante você pagar tão caro num equipamento e ter um desempenho tão ruim. Simplesmente o equipamento não conseguia operar numa velocidade decente, em determinados momentos, não dava nem pra navegar, nem no Wi-Fi e nem no meu PC cabeado.
A distância não é grande, coloquei os Decos mesh em ambientes onde a intensidade do sinal Wi-Fi ainda é boa (com pelo menos RSSI -65 dBm). To ligado que não dá pra colocar os Decos mesh no limite do alcance Wi-Fi..

Comprei 2 unidades do Huawei WS5800 (roteador tri-band) pra fazer testes aqui em casa, estou esperando chegar. Pelo que li, dá pra dedicar uma banda só pro backhaul, em teoria terá um desempenho superior aos Decos e ao AX1800. Vamos ver...
Só pra ter uma ideia, qual é o tamanho total da área que você precisa cobrir? Múltiplos pavimentos ou uma grande área horizontal?

Não sei se serve de parâmetro mas consegui cobrir um sobrado triplex de pouco mais de 200m² com um único AP Unifi que, mesmo sendo caro, ainda deve ser mais em conta que alguns kit Deco.

Tenho 5Ghz com velocidade plena na casa toda e o RSSI não fica baixo em nenhum ponto, o rádio 2.4 está ativado para dispositivos mais antigos mas ajustado para metade da potência, é mais que suficiente para cobrir toda a área interna, boa parte da área externa (garagem, quintal, etc.) e ele comuta automaticamente os dispositivos entre as redes conforme a necessidade.

Inicialmente a ideia era colocar um AP por andar pra "garantir" mas um equipamento sozinho instalado no teto do pavimento intermediário resolveu e há anos não me incomodo com Wi-Fi.

Eu tinha antes um Archer C9 e um D-Link velho-de-guerra cabeados entre si, cada um fornecendo uma rede Wi-Fi independente. Me atendia bem.
Em seu lugar eu provavelmente teria mantido dessa forma.
 
A distância não é grande, coloquei os Decos mesh em ambientes onde a intensidade do sinal Wi-Fi ainda é boa (com pelo menos RSSI -65 dBm). To ligado que não dá pra colocar os Decos mesh no limite do alcance Wi-Fi..

Comprei 2 unidades do Huawei WS5800 (roteador tri-band) pra fazer testes aqui em casa, estou esperando chegar. Pelo que li, dá pra dedicar uma banda só pro backhaul, em teoria terá um desempenho superior aos Decos e ao AX1800. Vamos ver...

Legal, depois vê um parecer sobre esse roteadores da Huawei. Quase comprei esse kit mas tinha acabado de adquirido os M5.
 
Se puderam me tirem uma dúvida por favor, tenho dois aparelhos mesh da Tenda, é possivel usar com um roteador RT-AC68U da Asus ?
 
Só pra ter uma ideia, qual é o tamanho total da área que você precisa cobrir? Múltiplos pavimentos ou uma grande área horizontal?

Não sei se serve de parâmetro mas consegui cobrir um sobrado triplex de pouco mais de 200m² com um único AP Unifi que, mesmo sendo caro, ainda deve ser mais em conta que alguns kit Deco.

Tenho 5Ghz com velocidade plena na casa toda e o RSSI não fica baixo em nenhum ponto, o rádio 2.4 está ativado para dispositivos mais antigos mas ajustado para metade da potência, é mais que suficiente para cobrir toda a área interna, boa parte da área externa (garagem, quintal, etc.) e ele comuta automaticamente os dispositivos entre as redes conforme a necessidade.

Inicialmente a ideia era colocar um AP por andar pra "garantir" mas um equipamento sozinho instalado no teto do pavimento intermediário resolveu e há anos não me incomodo com Wi-Fi.


Em seu lugar eu provavelmente teria mantido dessa forma.
Meu ape não é tão grande, é pavimento único com cerca de 150m², todas as paredes de tijolos e alvenaria (prédio antigo). Meu objetivo era ter uma cobertura Wi-Fi, em 5ghz se possível, da suíte até a cozinha.

Eu coloquei ar condicionado recentemente em casa. Durante a obra, os caras cortaram os cabos de rede que tavam passados. Eu, na ingenuidade, falei que nem precisava recabear, ia apostar na solução mesh imaginando que ela minimamente fosse estável.

Concordo que uma solução Unifi Ubiquiti, ou até mesmo Cisco/Aruba, com controladora wireless integrada no ponto de acesso (ou quem sabe, um appliance dedicado rs), seria sensacional mas achei que as soluções domésticas iam dar conta...

Por ora, estou com o Deco até que a Xiaomi lance um release decente do software deles. Oremos até lá.
 
Boa noite!
Comprei recentemente o kit Deco M5 com 3 dispositivos.
Minha internet fibra é da Vivo e ao instalar o Deco eu desativei as duas redes WiFis no modem, bem como alterei para o modo Bright.
Felizmente toda a área do imóvel está coberta com ótimo sinal e, via celular (S20+), pegando os 300mb contratados.
Porém, o meu notebook que está ao lado do Deco principal está pegando apenas metade da velocidade (entre 130/140mb).
Alguém tem alguma sugestão do que pode ser?
 
Boa noite!
Comprei recentemente o kit Deco M5 com 3 dispositivos.
Minha internet fibra é da Vivo e ao instalar o Deco eu desativei as duas redes WiFis no modem, bem como alterei para o modo Bright.
Felizmente toda a área do imóvel está coberta com ótimo sinal e, via celular (S20+), pegando os 300mb contratados.
Porém, o meu notebook que está ao lado do Deco principal está pegando apenas metade da velocidade (entre 130/140mb).
Alguém tem alguma sugestão do que pode ser?
A placa de rede wifi do notebook pode não ser tão boa ... Já verificou se no cabo ele pega os 300?
 
A placa de rede wifi do notebook pode não ser tão boa ... Já verificou se no cabo ele pega os 300?

Sim, no cabo ela pega os 300mb.

A placa é uma Qualcomm QCA9377 e as configurações do fabricante são:
Wi-Fi Standards: 802.11ac Wave 2, 802.11a/b/g, 802.11n
Wi-Fi Spectral Bands: 2.4GHz, 5GHz
Peak Speed: 433 Mbps
 
Sim, no cabo ela pega os 300mb.

A placa é uma Qualcomm QCA9377 e as configurações do fabricante são:
Wi-Fi Standards: 802.11ac Wave 2, 802.11a/b/g, 802.11n
Wi-Fi Spectral Bands: 2.4GHz, 5GHz
Peak Speed: 433 Mbps
Veja pelo app do Deco se ele está conectado no Deco mais próximo. Os Decos estão ligados via cabo?
 
Veja pelo app do Deco se ele está conectado no Deco mais próximo. Os Decos estão ligados via cabo?

Sim, está conectado no Deco "escritório", que é onde o notebook está.

Dois Decos via cabo e um não (escritório é o principal no piso de baixo, conectado ao da sala no piso de cima via cabo - e um na churrasqueira sem cabo). Em nenhum deles pega mais de 150mb no notebook.
 
Sim, está conectado no Deco "escritório", que é onde o notebook está.

Dois Decos via cabo e um não (escritório é o principal no piso de baixo, conectado ao da sala no piso de cima via cabo - e um na churrasqueira sem cabo). Em nenhum deles pega mais de 150mb no notebook.
Confere se ta conectando na banda de 5ghz
 
Tenho atualmente um roteador com openwrt que já me atende bem na questão de rede e configurações, porém o wifi é sofrível. Tava vendo a possibilidade de pegar alguns Twibi da intelbras (1 giga e 2 fast) para usar somente como AP mesh. Essa ideia funcionaria?

No caso, seria o giga conectado no roteador em modo bridge, e os mesh em outros pontos do apartamento. É fácil de realizar essa configuração pelo app disponível?
 
Confere se ta conectando na banda de 5ghz

Consegui resolver, em tese :D
Alterei a configuração da placa wireless para conectar "preferencialmente" na rede 5Ghz. Por padrão estava "sem preferência".
E agora ela está conectando na 5Ghz e pegando os 300mb.
Só não sei como vai funcionar quando eu sair para uma rede 2.4Ghz... Mas por enquanto está solucionado.
 
Tenho atualmente um roteador com openwrt que já me atende bem na questão de rede e configurações, porém o wifi é sofrível. Tava vendo a possibilidade de pegar alguns Twibi da intelbras (1 giga e 2 fast) para usar somente como AP mesh. Essa ideia funcionaria?

No caso, seria o giga conectado no roteador em modo bridge, e os mesh em outros pontos do apartamento. É fácil de realizar essa configuração pelo app disponível?
Cara, acho que um ax1800 ou um AP ac lr da ubiquiti já pode suprir sua necessidade por muitos anos
 
Cara, acho que um ax1800 ou um AP ac lr da ubiquiti já pode suprir sua necessidade por muitos anos
Eu me mudo com uma certa frequência, então queria investir logo numa rede mesh onde eu não precisasse me preocupar com a área do lugar.

Eu cogitei a ideia do AP da ubiquiti, mas não tem AP que faça milagre com 3~4 paredes no caminho kkkkk
 
Eu me mudo com uma certa frequência, então queria investir logo numa rede mesh onde eu não precisasse me preocupar com a área do lugar.

Eu cogitei a ideia do AP da ubiquiti, mas não tem AP que faça milagre com 3~4 paredes no caminho kkkkk
Aqui eu uso o Deco m5, e depois de muito tempo consegui fazer funcionar direito. Mas não acho que valha os 1500
 
Aqui eu uso o Deco m5, e depois de muito tempo consegui fazer funcionar direito. Mas não acho que valha os 1500
Então, eu tinha focado no twibi pq conseguiria pegar 2x fast com as milhas do cartão, só precisaria pagar por 1 giga, o peso no bolso não ia ser tanto assim.
 
Meus twibis ta meio burro com a opçao fast roaming ligada. Tenho 3 twibis (2 Gigas e 1 Fast) coloquei 1 Giga como o gateway, 1 Fast no andar de cima ( em cima do Giga ) e o outro giga coloquei no quarto mais distante.

Só que as minhas cameras ficam conectatas no gida que fica embaixo (gateway) ao invés de conectar nos twibis próximos. Pq isso acontece?
 
Meus twibis ta meio burro com a opçao fast roaming ligada. Tenho 3 twibis (2 Gigas e 1 Fast) coloquei 1 Giga como o gateway, 1 Fast no andar de cima ( em cima do Giga ) e o outro giga coloquei no quarto mais distante.

Só que as minhas cameras ficam conectatas no gida que fica embaixo (gateway) ao invés de conectar nos twibis próximos. Pq isso acontece?

Acontece pq é Twibi.
 
Meus twibis ta meio burro com a opçao fast roaming ligada. Tenho 3 twibis (2 Gigas e 1 Fast) coloquei 1 Giga como o gateway, 1 Fast no andar de cima ( em cima do Giga ) e o outro giga coloquei no quarto mais distante.

Só que as minhas cameras ficam conectatas no gida que fica embaixo (gateway) ao invés de conectar nos twibis próximos. Pq isso acontece?
Na real, twibi só vai mandar um sinal pro dispositivo Wi-Fi fazer roaming para o ponto de acesso mais próximo. Quem decide ou não se o roaming vai acontecer é o próprio dispositivo Wi-Fi (a câmera, no caso).

Tem que ver se a câmera é compatível com o roaming (802.11k/v/r), ou seja, se ela consegue "interpretar" esse sinal vindo do Twibi.
 
Tenho uma internet com router AONT / GPON estando desabilitado seu WI-FI
Nele conectei um MW6 Tenda (mesh que está de router/dhcp) e dele sai um switch tenda s105 com 4 saídas.
Um dos cabos vai para um quarto onde tem outro MW6 - tranquilo até aqui.
Mas outro dos cabos vai até o 2o andar onde coloquei outro TENDA MW6 e deste sai outro S105 (switch) para distribuir sinal para smartTV e computador via cabo.
Mas esse último mW6 só alcança velocidades de 2 a 3 MB no WI-Fi....apesar do computador no cabo tá pegando 15-30 MB dependendo do horário sem problemas

Que estou fazendo de errado?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo