Pois é, estava eu sem fazer nada e enjoado de WoW e dos outros jogos que tenho aqui e resolvi instalar de novo este jogo e começar do zero.
Mas antes de fazer isso, resolvi dar uma bisbilhotada na Wiki e procurar algo sobre o RushEngine.ini para ver se conseguia dar uma melhorada no visual do jogo e diminuir o texture pop-in. Sabe quando você dava um load e os personagens e terreno apareciam sem textura e só depois de uns 2-3 segundos tudo se "montava"?
Eis então que lá estava a resposta:
- Find your RushEngine.ini file. It's normally in My Documents\My Games\The last remnant\RushGame\Config.
- Create a backup copy of this file before you begin working. Copy file, paste file.
- Open RushEngine.ini. Inside, search for [SystemSettings].
- Under [SystemSettings],
Change Trilinear=FALSE to Trilinear=TRUE
Change bEnableHighPolyChars=FALSE to bEnableHighPolyChars=TRUE
Change ParticleLODBias=0 to ParticleLODBias=-1
Change MaxAnisotropy=4 to MaxAnisotropy=16
- Under[TextureStreaming],
Change PoolSize=82 to PoolSize=158
Change DropMipLevelsLimit=8 to DropMipLevelsLimit=16
Change StopIncreasingLimit=6 to StopIncreasingLimit=12
Change StopStreamingLimit=4 to StopStreamingLimit=7
Change MinFudgeFactor=1 to MinFudgeFactor=0.5
Change FudgeFactorIncreaseRateOfChange=0.7 to FudgeFactorIncreaseRateOfChange=0.5
Change FudgeFactorDecreaseRateOfChange=-0.6 to FudgeFactorDecreaseRateOfChange=-0.4
Change MinTimeToGuaranteeMinMipCount=2 to MinTimeToGuaranteeMinMipCount=0
Change MaxTimeToGuaranteeMinMipCount=12 to MaxTimeToGuaranteeMinMipCount=0
Change MaxTextureMipCount=13 to MaxTextureMipCount=11
- Launch The Last Remnant, and make sure that everything is working correctly.
- If problems arise, restore your backup copy of RushEngine.ini.
Pois é. As opções que fazem a maior diferença são bEnableHighPolyChars=TRUE, que vai montar na tela personagens com mais polígonos, e o MaxAnisotropy=16, que vai levar o filtro anisotrópico para 16x ao invés de 4. As outras opções são usadas para diminuir o texture pop-in.
Não sei quanto a ATi, mas no nVidia Control Panel existe um perfil para o The Last Remnant, e é possível habilitar AA para o jogo, coisa que não era possível com os drivers anteriores que eu usava quando jogava o The Last Remnant (eu só troco de driver se por acaso o novo implicar em melhora de performance nos jogos que eu tenho).
Aliando o AA com as dicas do RushEngine.ini, nem parece o mesmo jogo. O impacto no meu modesto sistema foi de incríveis 4-5 FPS, ficando em 60FPS na maior parte do tempo e caindo para 45-50 em batalhas. Em cidades grandes, oscila entre 35-40FPS. Para um jogo que fica limitado em 50 ou 60 FPS, dependendo da escolha feita no menu do jogo, o impacto é praticamente nulo comparado com a beleza que ficam os gráficos.
Alterar armas dos NPCs
Outra coisa muito legal que eu descobri foi como alterar as armas dos outros personagens sem que ocorra erro de perder a arma e o melhor, o próprio NPC faz upgrade sozinho da arma
Primeiramente, mude em RushEngine.ini a entrada
bExSettingUseAllMemberEquip=FALSE para
bExSettingUseAllMemberEquip=TRUE
Funciona assim:
- Digamos que o personagem X use um machado de 1 mão, e você quer que ele use um machado de 2 mãos (GreatAxe)
- Compre 2 GreatAxe. Pegue um deles e faça 2-3 upgrades nessa arma, e deixe-a no seu inventário
- Pegue o GreatAxe normal e dê ela ao personagem X
- Vá fazer algumas batalhas. Lute algumas, vença, saia para o mapa, volte a lutar, saia e assim por diante. Depois de fazer algumas batalhas, o personagem X vai notar que você carrega uma arma melhor do que a que ele possui e vai pedir a arma a você. Entregue-a.
Pronto. Feito isso, você simplesmente "forçou" o jogo a tratar um novo Upgrade Path nas armas desse personagem. Se você notar, inclusive a lista de ingredientes para o upgrade da arma mudou, refletindo o upgrade para a nova arma que você deu a ele.