[TÓPICO DEDICADO] Monitor ASUS VG27AQL1A - 27'' QHD 170Hz G-Sync IPS HDR 10-bit

Tu tá de sacanagem querer comparar o HDR desse monitor que nem é tão focado nisso (certificação apenas HDR400 que muita gente diz que é um HDR "faz de conta") com uma TV OLED (que em teoria tem o nível mais absurdo de HDR possível).
não tipo, é como eu falei com meu outro monitor esse é mil vezes superior, o negócio é que eu precisava de refência pra avaliar kkk...

Mas uma coisa que tem me encomodado é que pelo que vi aqui no fórum cada monitor vem com vamentos de luz diferente, e o meu eu to achando meio demais, o meu ta basicamente igual a rtings mostra do video do local dimming, está muito notável...

Por exemplo, eu estava testando no Horizon zero dawn (HDR ligado), o HDR em si eu achei bom pra caramba, o negócio do red dead é que é um caso a parte, é muito mal implementado...
Mas então ai tava na caverna, não tão escura, com algumas luzes e velas, e ai o HUD do game tava ocasionando um vazamento que quase chegava no centro, sabe dava pra notar que a luz naquele ponto tava mais forte... isso eu achei meio estranho
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vamos nos informar um pouquinho melhor antes de sair exagerando por aí? Segue um relato de comparação HDR Oled x HDR 400 IPS: https://forum.adrenaline.com.br/threads/guia-de-escolha-de-monitores.450694/page-847#post-1075462123

@Nokard Vongurd seta o brilho do seu monitor pra perto do máximo e testa o HDR nesse vídeo aqui (tem que ser pelo Chrome e aparecer a etiqueta vermelha de HDR no icone de qualidade para saber se funcionou):



Veja se vê uma diferença grande em relação ao conteúdo normal. Infelizmente alguns jogos devem ter configuração de HDR compatíveis apenas com poucas TVs, na maioria piora ou não funciona mesmo. Se tiver, testa com o jogo Ori and the will of the wisps, nesse jogo o HDR literalmente explode na tela, fica sensacional. Espero que a implementação do HDR melhore com o passar das gerações de jogos.

eu tinha visto esse video e vários outros e sim o HDR400 do monitor se mostrou excelente, é beeeem forte, muito bom.

Em geral eu adorei o monitor (eu fico meio assim por causa do preço neh, a gente tem que exigir bastante por um preço desses), mas o que sobrou que me incomodou é só o que relatei no ultimo comentário agora.
 
eu tinha visto esse video e vários outros e sim o HDR400 do monitor se mostrou excelente, é beeeem forte, muito bom.

Boa, se o vídeo ficou bom é sinal que o problema não é a diferença entre HDR400 / HDR1000 como o amigo lá em cima quis dar a entender. Infelizmente o problema está na implementação de alguns conteúdos mesmo, tem jogo que não se preocupou em compatibilizar o HDR entre todos os dispositivos. Espero que passem a tomar mais cuidado nesse campo nos próximos lançamentos, inclusive no próximo windows.
 
Fui instalar o suporte da ELG F80n que chegou e deixei cair um parafuso dentro pela entrada do suporte original :haha:

Quem disse que sai aquela porra? Ainda bem que era o parafuso errado. Vai ficar lá aquela porra.

Uma coisa que eu notei, to apanhando pra jogar Warzone no monitor, ainda não achei um setup ok. Não sei se é por eu estar jogando em Full HD, notei que de longe fica mais "serrilhado", não enxergo tão bem quanto no de 24 full hd. Agora, o shadow boost pra jogo de FPS, ainda mais pro Warzone que tem um monte de lugar escuro, é um ABSURDO, da muita diferença.
 
Vamos nos informar um pouquinho melhor antes de sair exagerando por aí? Segue um relato de comparação HDR Oled x HDR 400 IPS: https://forum.adrenaline.com.br/threads/guia-de-escolha-de-monitores.450694/page-847#post-1075462123

@Nokard Vongurd seta o brilho do seu monitor pra perto do máximo e testa o HDR nesse vídeo aqui (tem que ser pelo Chrome e aparecer a etiqueta vermelha de HDR no icone de qualidade para saber se funcionou):



Veja se vê uma diferença grande em relação ao conteúdo normal. Infelizmente alguns jogos devem ter configuração de HDR compatíveis apenas com poucas TVs, na maioria piora ou não funciona mesmo. Se tiver, testa com o jogo Ori and the will of the wisps, nesse jogo o HDR literalmente explode na tela, fica sensacional. Espero que a implementação do HDR melhore com o passar das gerações de jogos.

Sobre o HDR, realmente, alguns jogos parece que não implementaram direito.

Aqui eu tenho alguns com HDR, e ao meu ver os melhores são os que ativam o HDR do monitor sem precisar ativar no windows.

Testei Mass Effect LE (ativa sozinho), No Man Sky (ativa sozinho), esses ficam muito bons com HDR.
 
Vi que tem um modelo preto dele no meio também, qual diferença? só os condutores banhados a ouro?
Abraços
Eu tenho o modelo preto com prata, alias a qualidade da Ugreen e top.

Ja a diferença não sei te dizer.
 
Sobre o HDR, realmente, alguns jogos parece que não implementaram direito.

Aqui eu tenho alguns com HDR, e ao meu ver os melhores são os que ativam o HDR do monitor sem precisar ativar no windows.

Testei Mass Effect LE (ativa sozinho), No Man Sky (ativa sozinho), esses ficam muito bons com HDR.

Putz, sério que No Mans Sky ativa sozinho? Por isso que eu achei estranho, eu ativei no windows e ative no game, ficou uma merda hahahahah
 
Putz, sério que No Mans Sky ativa sozinho? Por isso que eu achei estranho, eu ativei no windows e ative no game, ficou uma merda hahahahah
Sim, só ativar nas opções do jogo, deixo em HDR 400.
 
Desde o primeiro dia de uso desse monitor acontece uma coisa muito estranha.
Após ligar o computador, em algum momento o monitor fica preto por uns 2 segundos e depois volta ao normal. Porém isso só ocorre 1 vez a cada vez que ligo o computador, após um tempinho com ele ligado.
Isso não me atrapalha em nada, por ser só uma vez a cada "ligada" de computador, porém alguém faz alguma ideia do que pode ser isso? É meio chato.
Valeu!!
Obs: Estou usando o cabo displayport que veio com ele e ligando na placa de vídeo
Aconteceu isso no meu hoje. Apagou, depois o windows fez aquele barulho quando conecta algum dispositivo novo na máquina (usb, vídeo, etc) e a imagem voltou.
Percebi que foi depois que passei mais tempo usando em 170hz (overclock). O monitor avisa que pode ocorrer anomalias quando tá com o overclock habilitado, então acredito que seja isso.
Quando usava em 144hz n acontecia.
 
Eae pessoal! O meu chegou hoje, e é lindo demais. Imagem nota 10. Sai de um LG 24GL600F, e a diferença é absurda.

Painel veio 100%, mas o que me incomodou é o som. É isso mesmo? esse negócio extremamente baixo, agudo, sem nenhum grave? Parece até que tá tapado as saidas de som.
 
Eae pessoal! O meu chegou hoje, e é lindo demais. Imagem nota 10. Sai de um LG 24GL600F, e a diferença é absurda.

Painel veio 100%, mas o que me incomodou é o som. É isso mesmo? esse negócio extremamente baixo, agudo, sem nenhum grave? Parece até que tá tapado as saidas de som.
É assim mesmo, esse som do monitor é só pra quebrar um galho.
 
Vamos nos informar um pouquinho melhor antes de sair exagerando por aí? Segue um relato de comparação HDR Oled x HDR 400 IPS: https://forum.adrenaline.com.br/threads/guia-de-escolha-de-monitores.450694/page-847#post-1075462123

@Nokard Vongurd seta o brilho do seu monitor pra perto do máximo e testa o HDR nesse vídeo aqui (tem que ser pelo Chrome e aparecer a etiqueta vermelha de HDR no icone de qualidade para saber se funcionou):



Veja se vê uma diferença grande em relação ao conteúdo normal. Infelizmente alguns jogos devem ter configuração de HDR compatíveis apenas com poucas TVs, na maioria piora ou não funciona mesmo. Se tiver, testa com o jogo Ori and the will of the wisps, nesse jogo o HDR literalmente explode na tela, fica sensacional. Espero que a implementação do HDR melhore com o passar das gerações de jogos.

Você manda eu me informar melhor e posta uma comparação que vc fez no olho entre uma tela de celular e um monitor?

Fala sério.
Quer falar de comparação séria e diferença entre os HDR pelo menos joga uma coisa tipo isso:


E aí você leva em conta que OLED apaga os pixels individualmente gerando contraste infinito e vc tem uma base de onde fica o HDR de um OLED vs HDR400.
 
Você manda eu me informar melhor e posta uma comparação que vc fez no olho entre uma tela de celular e um monitor?

Fala sério.
Quer falar de comparação séria e diferença entre os HDR pelo menos joga uma coisa tipo isso:


E aí você leva em conta que OLED apaga os pixels individualmente gerando contraste infinito e vc tem uma base de onde fica o HDR de um OLED vs HDR400.

Nota-se que você não entende muito bem nem português, nem de matemática.

Quando você descobrir que um painel oled com um 1 nit de brilho máximo + um pixel morto tambem tem em teoria "contraste infinito" talvez você dê menos bola para esse termo teórico.

Ademais, ninguém disse que o HDR400 é igual ou melhor que o HDR de uma OLED.
 
Última edição:
Nota-se que você não entende muito bem nem português, nem de matemática.

Quando você descobrir que um painel oled com um 1 nit de brilho máximo + um pixel morto tambem tem em teoria "contraste infinito" talvez você dê menos bola para esse termo teórico.

Ademais, ninguém disse que o HDR400 é igual ou melhor que o HDR de uma OLED.
Foi mero exemplo para explicitar a diferença, mas é fato conhecido e notório que telas OLED possuem um HDR absurdamente top, isso é fato inconteste nos dias atuais.

E ao contrário do que você aponta, o colega lá disse sim que no teste de olhômetro dele o HDR400 e o HDR do OLED do celular dele "nem tinha tanta diferença assim", enquanto outro colega forista estava comentando justamente que quando passou da TV OLED dele para um monitor HDR400 percebeu muita diferença no HDR, e eu expliquei justamente isso, que não dá pra comparar uma TV OLED moderna com um monitor HDR400 pq estão MUITO distantes.
 
Fala pessoal, beleza? Preciso de uma ajuda/sugestão de monitores similares ou se vale a pena trocar pelo Acer proposto

Comprei o Asus quando tava R$2699. Ontem recebi um e-mail da kabum dizendo não possuir mais unidades em estoque e me oferecendo duas opções pra troca:
1- MSI MAG270VC2, 27´ Full HD, 165Hz - 1 x 1999.90 (valor no boleto/pix) - receberia crédito de uns 600 reais
2- Acer Predator 27´ XB271HU - UM.HX1AA.004, 2K WQHD, IPS, 144hz até 165HZ, G-SYNC, ULMB, DP1.2 - 1 x 4299.90 (valor no boleto/pix) - teria um "ganho" de 1700 reais

Comparando no rtings, o VG27AQL1A é superior ao XB271HU em tudo que importa

Eu jogo FPS e alguns casuais AAA, também trabalho no computador, consumo conteúdo, etc. Por isso queria um bom tempo de resposta bem como qualidade (10bit, hdr) e o acer não tem hdr, mesmo que de entrada como o Asus. Outra coisa que me pegou foi a garantia, 1 ano vs 3 do Asus

Sendo assim eu não queria fazer a troca pelo XB271HU...
O outro monitor proposto, Full HD, eu nem vi direito, FHD só se for um 240hz pela fluidez, tipo o XL2546, mas to querendo mesmo é migrar pra 1440p também pela área útil de trabalho

E agora, essa troca pelo Acer, vale a pena??? O valor dele em dólar é maior que o Asus. Acer $499 vs $419 do asus (era 479 até mês passado), o que me faz pensar que eu possa estar errando em não aceitar a troca, ou que o rtings mediu algum modelo antigo, pois os xb271 vêm desde 2015 e que realmente o Acer possa ser melhor, enfim...

Posso propor outros monitores também pra kabum, supondo os 4299.90 que eles tão dispostos a trocar pau a pau do Acer, apesar de achar esse caminho mais improvável, afinal eu sinto que eles não me ofereceriam o top da faixa dos 4300, no pau a pau...
Eu vi o Gigabyte FI27Q, que à vista sai 4250, e parece ser similar ao Asus com DP1.2, HDR entry level e notas iguais/muito próximas no rtings, pensei em perguntar como ficaria pra adquirir esse, se poderia ser no pau a pau por ser similar ao Asus ou se eu teria que adicionar uma quantia em dinheiro

Ou até se vale a pena pedir o reembolso e partir pros monitores de 3300-3700 como o Dell S2721DGF ou um G7 por talvez não ter nada tão bom quanto o Asus nessa faixa dos 2700-3000

Enfim, foi mal o textão mas desde já agradeço sugestões, afinal to meio perdido, o Asus tinha encaixado demais no orçamento e características
 
Fala pessoal, beleza? Preciso de uma ajuda/sugestão de monitores similares ou se vale a pena trocar pelo Acer proposto

Comprei o Asus quando tava R$2699. Ontem recebi um e-mail da kabum dizendo não possuir mais unidades em estoque e me oferecendo duas opções pra troca:
1- MSI MAG270VC2, 27´ Full HD, 165Hz - 1 x 1999.90 (valor no boleto/pix) - receberia crédito de uns 600 reais
2- Acer Predator 27´ XB271HU - UM.HX1AA.004, 2K WQHD, IPS, 144hz até 165HZ, G-SYNC, ULMB, DP1.2 - 1 x 4299.90 (valor no boleto/pix) - teria um "ganho" de 1700 reais

Comparando no rtings, o VG27AQL1A é superior ao XB271HU em tudo que importa

Eu jogo FPS e alguns casuais AAA, também trabalho no computador, consumo conteúdo, etc. Por isso queria um bom tempo de resposta bem como qualidade (10bit, hdr) e o acer não tem hdr, mesmo que de entrada como o Asus. Outra coisa que me pegou foi a garantia, 1 ano vs 3 do Asus

Sendo assim eu não queria fazer a troca pelo XB271HU...
O outro monitor proposto, Full HD, eu nem vi direito, FHD só se for um 240hz pela fluidez, tipo o XL2546, mas to querendo mesmo é migrar pra 1440p também pela área útil de trabalho

E agora, essa troca pelo Acer, vale a pena??? O valor dele em dólar é maior que o Asus. Acer $499 vs $419 do asus (era 479 até mês passado), o que me faz pensar que eu possa estar errando em não aceitar a troca, ou que o rtings mediu algum modelo antigo, pois os xb271 vêm desde 2015 e que realmente o Acer possa ser melhor, enfim...

Posso propor outros monitores também pra kabum, supondo os 4299.90 que eles tão dispostos a trocar pau a pau do Acer, apesar de achar esse caminho mais improvável, afinal eu sinto que eles não me ofereceriam o top da faixa dos 4300, no pau a pau...
Eu vi o Gigabyte FI27Q, que à vista sai 4250, e parece ser similar ao Asus com DP1.2, HDR entry level e notas iguais/muito próximas no rtings, pensei em perguntar como ficaria pra adquirir esse, se poderia ser no pau a pau por ser similar ao Asus ou se eu teria que adicionar uma quantia em dinheiro

Ou até se vale a pena pedir o reembolso e partir pros monitores de 3300-3700 como o Dell S2721DGF ou um G7 por talvez não ter nada tão bom quanto o Asus nessa faixa dos 2700-3000

Enfim, foi mal o textão mas desde já agradeço sugestões, afinal to meio perdido, o Asus tinha encaixado demais no orçamento e características
Eu tentaria a proposta no Gigabyte FI27Q antes de tudo.

Você havia comprado um monitor IPS, JAMAIS eu aceitaria um VA no lugar, a menos que fosse, talvez, o Odyssey G7 (que nem deveriam considerar VA, é uma categoria única de painel até o momento).

Se não rolar o Gigabyte, o que você precisa saber sobre o Acer é que ele é um monitor antigo, e não teve o preço atualizado (baixado) muito com o passar dos anos. Pra ter ideia, o XB271HU foi lançado em 2015, tem reviews dele no Youtube de 2016 (acredito que havia outros mas devem ter atualizado). Ele é do tipo de monitor G-Sync que tem o módulo de hardware G-Sync embutido (e por isso é tão caro), é duma época em que HDR ainda não era essa função disseminada, sequer existia a certificação VESA HDR400/600/1000/1400.

Já o Asus que vc comprou é um monitor que lançaram ano passado, painel mais moderno, tecnologias novas, já é da geração compatível com G-Sync/FreeSync, tem ELMB-Sync, HDR, local dimming, etc.

Sinceramente, EU não pegaria o Acer no lugar do Asus, esse preço superior dele é desfigurado da realidade. Se não rolar o Gigabyte, eu pegaria a grana de volta e partiria pro Dell S271DGF.
 
Eu tentaria a proposta no Gigabyte FI27Q antes de tudo.

Você havia comprado um monitor IPS, JAMAIS eu aceitaria um VA no lugar, a menos que fosse, talvez, o Odyssey G7 (que nem deveriam considerar VA, é uma categoria única de painel até o momento).

Se não rolar o Gigabyte, o que você precisa saber sobre o Acer é que ele é um monitor antigo, e não teve o preço atualizado (baixado) muito com o passar dos anos. Pra ter ideia, o XB271HU foi lançado em 2015, tem reviews dele no Youtube de 2016 (acredito que havia outros mas devem ter atualizado). Ele é do tipo de monitor G-Sync que tem o módulo de hardware G-Sync embutido (e por isso é tão caro), é duma época em que HDR ainda não era essa função disseminada, sequer existia a certificação VESA HDR400/600/1000/1400.

Já o Asus que vc comprou é um monitor que lançaram ano passado, painel mais moderno, tecnologias novas, já é da geração compatível com G-Sync/FreeSync, tem ELMB-Sync, HDR, local dimming, etc.

Sinceramente, EU não pegaria o Acer no lugar do Asus, esse preço superior dele é desfigurado da realidade. Se não rolar o Gigabyte, eu pegaria a grana de volta e partiria pro Dell S271DGF.
A kabum retornou, disse que não pode trocar pelo FI27Q e me ofereceu de novo o MAG270, mas também colocou o DSP27 Ozone, que é legal e tals, mas é quase o preço que eu paguei no Asus (2573 com frete), então não tem como comparar...

Eu nem tinha reparado que o MAG270 era VA. Ghost/smearing em VA não dá, vejo muita devolução, inclusive da linha ROG...só esses da linha do G7 salvam, como vc disse

Bom, descartada então a troca pelo Acer...módulo g-sync, verdade, dá uma encarecida boa, mas já podiam ter baixado o preço. Fui pesquisar mais e é difícil mesmo encontrar coisa nova, nem no site da Acer eua/eu/hk ele te mostra, parece que foi substituído pelo XB273. A kabum parece q tá só tentando empurrar, dizendo: vc vai ter um "ganho" de 1700 reais, mas quando você propõe o FI27Q, que é 50 reais mais barato, eles não aceitam...

Estou sem pressa, posso esperar outra boa oportunidade aparecer
Problema seria só se eu pedir o estorno e semana que vem o Asus voltar pro estoque a R$ 3150...hahahha

Valeu pela resposta, Sparcow! Tmj
 
Galera o meu chegou hoje e posso dizer que achei muito bom! Eu saí de um ultrawide LG de 29 IPS e achava ele bem bacana, mas é perceptível que esse painel exibe mais cores que o da LG q eu tinha. Eu uso ele pelo HDMI pq meu notebook não tem saída DP. Mesmo assim consegui ativar 144hz e outras coisas desse monitor. Acho que o HDR n tem como.

Eu comprei Openbox e o único defeito era a caixa que tava amassada.....................
 
Fiz o pedido de devolução do monitor por outro do mesmo modelo e acabei recebendo o reembolso do valor pago porque não tem mais estoque do monitor.

O pior é que demorou 3 semanas para eles receberem o meu monitor no RMA ( duas para a coleta na minha casa e mais uma para chegar no RMA ). Ele teria chegado antes de terminar o estoque se não tivesse demorado tanto assim.

Alguém sabe de algum outro modelo de monitor que seja semelhante a esse da Asus?
 
Fiz o pedido de devolução do monitor por outro do mesmo modelo e acabei recebendo o reembolso do valor pago porque não tem mais estoque do monitor.

O pior é que demorou 3 semanas para eles receberem o meu monitor no RMA ( duas para a coleta na minha casa e mais uma para chegar no RMA ). Ele teria chegado antes de terminar o estoque se não tivesse demorado tanto assim.

Alguém sabe de algum outro modelo de monitor que seja semelhante a esse da Asus?

Bom dia!
Quando chegou pra Kabum o monitor, demorou quanto tempo pra eles retornarem com a resposta? Mandei o meu pra lá no RMA e chegou na sexta...
 
Bom dia!
Quando chegou pra Kabum o monitor, demorou quanto tempo pra eles retornarem com a resposta? Mandei o meu pra lá no RMA e chegou na sexta...

Retornaram em 1 dia e fizeram o reembolso em 4 dias.

Qual problema tinha o seu?
 
Retornaram em 1 dia e fizeram o reembolso em 4 dias.

Qual problema tinha o seu?

Stuck Pixel... Chegou lá na sexta feira dia 18.

Espero que tenha alguma resposta até amanhã!
 
Você solicitou reembolso ou envio de outra unidade?

Eu queria outra unidade mas atualmente está sem estoque

Solicitei o envio de outra unidade mas não é o Asus, peguei o concorrente dele, o Ozone DSP27, que tem quase as mesmas specs (IPS 27' 1440P 144HZ).
 
Será que vão repor o estoque dele na Kabum?

Lembro que ele ficou vários meses sem estoque, espero que dessa vez não demore tanto.
 
Comprar um monitor decente no Brasil tá sendo um parto. Nunca tem em estoque e demorar pra repor, e quando volta vem com preço cada vez maior.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo