• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Monitor ASUS VG27AQL1A - 27'' QHD 170Hz G-Sync IPS HDR 10-bit

Olá pessoal,

Ainda estou analisando o que vou fazer com o meu monitor em relação ao vazamento de luz. O vazamento do lado inferior direito é o que mais me incomoda.

Tirei algumas fotos se alguém puder dar uma olhada agradeço.

Tenho até terça-feira da próxima semana para decidir o que fazer.

Obs. As fotos aumentam o vazamento, pessoalmente é um pouco menos.

Foto 1 - Assistindo filme:

QJhqOmP.jpg

Foto 2 - Jogando Ori:

8yp2oKL.jpg

Foto 3 - Tela preta com a luz do quarto ligada:

cvopzr6.jpg

Foto 4 - Tela preta com a luz do quarto apagada:

YxN9915.jpg


Na real as fotos aumentam e muuuuuuuuuuuuuuuito o vazamento, na realidade não é tudo isso. Mas realmente o da direita inferior está bem mais acentuado que o restante. É o que o amigo acima falou, o meu M27Q que comprei e devolvi, tinha pouquíssimo, vou ver se acho a foto e posto aqui. O problema do meu é que tinha uma marca no meio da tela
 
Olá pessoal,

Ainda estou analisando o que vou fazer com o meu monitor em relação ao vazamento de luz. O vazamento do lado inferior direito é o que mais me incomoda.

Tirei algumas fotos se alguém puder dar uma olhada agradeço.

Tenho até terça-feira da próxima semana para decidir o que fazer.

Obs. As fotos aumentam o vazamento, pessoalmente é um pouco menos.

Foto 1 - Assistindo filme:

QJhqOmP.jpg

Foto 2 - Jogando Ori:

8yp2oKL.jpg

Foto 3 - Tela preta com a luz do quarto ligada:

cvopzr6.jpg

Foto 4 - Tela preta com a luz do quarto apagada:

YxN9915.jpg
Infelizmente é uma característica do IPS, até os monitores mais premium têm, alguns mais aberrantes outros menos.

Só com VA você teria isso de forma "aceitável" mas, não teria a mesma uniformidade no quesito cores.

Eu já utilizo as duas tecnologias há algum tempo e gosto das duas, aprendi a conviver com essas colaterais das tecnologias.

Se você utiliza em lugar mais iluminado, ficaria com o monitor.

O Ozone que eu tinha pego tinha BLB, mas devolvi porque o FREESYNC não funcionava.
https://ibb.co/dj6q4Sq
 
Última edição:
Olá pessoal,

Ainda estou analisando o que vou fazer com o meu monitor em relação ao vazamento de luz. O vazamento do lado inferior direito é o que mais me incomoda.

Tirei algumas fotos se alguém puder dar uma olhada agradeço.

Tenho até terça-feira da próxima semana para decidir o que fazer.

Obs. As fotos aumentam o vazamento, pessoalmente é um pouco menos.

Foto 1 - Assistindo filme:

QJhqOmP.jpg

Foto 2 - Jogando Ori:

8yp2oKL.jpg

Foto 3 - Tela preta com a luz do quarto ligada:

cvopzr6.jpg

Foto 4 - Tela preta com a luz do quarto apagada:

YxN9915.jpg

Olha, eu joguei Ori inteirinho aqui e definitivamente sequer lembrei ou notei qualquer tipo de vazamento na minha tela. Não é o Asus, é o Ozone, mas os painéis são bem parecidos. Parece realmente que tá no limiar do aceitável também. Já vi vazamentos bem menores, mas já vi piores também.

OFF-topic por um momento: testou Ori com HDR? O que achou?

Voltando:

Aí existem dois problemas: você pode devolver e o próximo que pegar pode ser pior tanto em vazamento quanto pixels mortos, e por outro lado ficar com alguma coisa que te incomoda. Eu por exemplo já comprei uma TV de 60" plasma que a primeira vez chegou um pixel morto e devolvi, a segunda chegou quebrada e troquei e só na terceira veio perfeita. Você acha que vale a pena o trabalho? Como monitor é algo que vamos ficar anos com ele, pra mim pessoalmente na questão da TV valeu, ela está funcionando perfeita desde então já faz 5 anos e tem uma imagem excepcional. Quanto a meus monitores, dei sorte, zero pixels mortos e vazamento bem controlado nos três. Agora precisa ver o quão disposto você está a ir em frente com essas trocas - que pode ser mais de uma tranquilamente.

PS: normalmente vazamento tem a vez com a moldura que aperta a tela, tenta apertar bem de leve a moldura em volta da tela e veja se melhora ou piora.

Vou colocar duas imagens abaixo para você usar como base de comparação e avaliar, vai ser uma decisão muito pessoal. Na foto do monitor preto, normalmente as camaras super-expõe mesmo, na foto abaixo está simulando perfeitamente o que se vê a olho nu mesmo (não confundir vazamento com o glow que varia conforme o ângulo de visão). O único vazamento nas faixas pretas levemente perceptível é no canto inferior direito e centro superior do Dell, veja se identifica. Eles nunca me incomodaram ou lembrei deles durante o uso - e eu trabalho com imagem, o Dell foi meu monitor principal durante vários anos, e foi uma tela excepcional. Presto muita atenção nisso. Espero que essas infos ajudem a decidir:

Uuj527n.jpeg


VsX05tD.png
 
Última edição:
A kabum mandou hoje o e-mail informando que será estornado a compra.
Aguardar cair na conta e esperar as próximas promoções do VG27AQL1A ou M27Q
 
Na real as fotos aumentam e muuuuuuuuuuuuuuuito o vazamento, na realidade não é tudo isso. Mas realmente o da direita inferior está bem mais acentuado que o restante. É o que o amigo acima falou, o meu M27Q que comprei e devolvi, tinha pouquíssimo, vou ver se acho a foto e posto aqui. O problema do meu é que tinha uma marca no meio da tela

Sim, só esse da direita está me incomodando. Ele deixa o tom de preto mais claro que as demais áreas da tela, inclusive em jogos escuros.

Ativando o local dimming melhora um pouco mas continua perceptível.

Se fosse igual as outras bordas estaria perfeito.

Olha, eu joguei Ori inteirinho aqui e definitivamente sequer lembrei ou notei qualquer tipo de vazamento na minha tela. Não é o Asus, é o Ozone, mas os painéis são bem parecidos. Parece realmente que tá no limiar do aceitável também. Já vi vazamentos bem menores, mas já vi piores também.

OFF-topic por um momento: testou Ori com HDR? O que achou?

Voltando:

Aí existem dois problemas: você pode devolver e o próximo que pegar pode ser pior tanto em vazamento quanto pixels mortos, e por outro lado ficar com alguma coisa que te incomoda. Eu por exemplo já comprei uma TV de 60" plasma que a primeira vez chegou um pixel morto e devolvi, a segunda chegou quebrada e troquei e só na terceira veio perfeita. Você acha que vale a pena o trabalho? Como monitor é algo que vamos ficar anos com ele, pra mim pessoalmente na questão da TV valeu, ela está funcionando perfeita desde então já faz 5 anos e tem uma imagem excepcional. Quanto a meus monitores, dei sorte, zero pixels mortos e vazamento bem controlado nos três. Agora precisa ver o quão disposto você está a ir em frente com essas trocas - que pode ser mais de uma tranquilamente.

PS: normalmente vazamento tem a vez com a moldura que aperta a tela, tenta apertar bem de leve a moldura em volta da tela e veja se melhora ou piora.

Vou colocar duas imagens abaixo para você usar como base de comparação e avaliar, vai ser uma decisão muito pessoal. Na foto do monitor preto, normalmente as camaras super-expõe mesmo, na foto abaixo está simulando perfeitamente o que se vê a olho nu mesmo (não confundir vazamento com o glow que varia conforme o ângulo de visão). O único vazamento nas faixas pretas levemente perceptível é no canto inferior direito e centro superior do Dell, veja se identifica. Eles nunca me incomodaram ou lembrei deles durante o uso - e eu trabalho com imagem, o Dell foi meu monitor principal durante vários anos, e foi uma tela excepcional. Presto muita atenção nisso. Espero que essas infos ajudem a decidir:

Uuj527n.jpeg


VsX05tD.png

Joguei Ori com o HDR ativado e achei a qualidade incrível, fica muito bom mesmo.

O monitor em geral é ótimo, a única ressalva é esse vazamento mais perceptível na direita.

Muito obrigado por mandar as imagens, realmente o vazamento da minha unidade é mais severo.

Vou pensar até domingo, estou bem indeciso mesmo.
 
Olá pessoal. Comprei o monitor do tópico na Kabum e essa foi a minha experiência: chegou perfeitamente lacrado, tanto a caixa quanto o conteúdo dela, sem nenhum sinal de abertura. A caixa veio um tanto suja mas era de se esperar considerando o caminhão da transportadora (estava meio feio por dentro). Fisicamente o monitor veio perfeito, não apresentou nenhum detalhe externo.

Testando ele aqui, fui premiado com um pixel problemático, me parece que ele está parcialmente queimado, pois não exibe o verde e o azul é quase ausente, imagens abaixo. (não adicionei o azul pois a câmera do celular não estava conseguindo destacar a diferença, mas em geral ele fica um azul levemente mais claro).

Branco:

9e9WmBI.jpeg


Verde:

t5bbWEZ.jpeg

Quanto a vazamento, meu monitores anteriores são LCD antigos, então não tenho muito ideia do que seria um vazamento "aceitável" para IPS (e nem o quanto isso é minha câmera horrenda do celular).

B7xcbb4.jpeg


Sinceramente, eu usei ele aqui por dois dias e raramente notei o pixel, já que ele se destaca somente em uma tela totalmente branca e precisa olhar diretamente pra ele p/ notar. Estou pensando se devolvo ou não. Do restante, achei o monitor ótimo na minha opinião.
 
Olá pessoal. Comprei o monitor do tópico na Kabum e essa foi a minha experiência: chegou perfeitamente lacrado, tanto a caixa quanto o conteúdo dela, sem nenhum sinal de abertura. A caixa veio um tanto suja mas era de se esperar considerando o caminhão da transportadora (estava meio feio por dentro). Fisicamente o monitor veio perfeito, não apresentou nenhum detalhe externo.

Testando ele aqui, fui premiado com um pixel problemático, me parece que ele está parcialmente queimado, pois não exibe o verde e o azul é quase ausente, imagens abaixo. (não adicionei o azul pois a câmera do celular não estava conseguindo destacar a diferença, mas em geral ele fica um azul levemente mais claro).

Branco:

9e9WmBI.jpeg


Verde:

t5bbWEZ.jpeg

Quanto a vazamento, meu monitores anteriores são LCD antigos, então não tenho muito ideia do que seria um vazamento "aceitável" para IPS (e nem o quanto isso é minha câmera horrenda do celular).

B7xcbb4.jpeg


Sinceramente, eu usei ele aqui por dois dias e raramente notei o pixel, já que ele se destaca somente em uma tela totalmente branca e precisa olhar diretamente pra ele p/ notar. Estou pensando se devolvo ou não. Do restante, achei o monitor ótimo na minha opinião.
Eu trocaria,pagar por um produto e vir com defeito pra mim não tem como,se você ficar com com o monitor e quiser vender daqui uns anos esse deadpixel vai desvalorizar muito o monitor. E caso apareça outros deadpixels é no mínimo uns 2 meses sem monitor até a garantia resolver tudo.
 
Pessoal, em imagens coloridas, o monitor fica perfeito, não importa o angulo.
Já se eu pegar um video escuro, quanto maior o angulo, mais cinza brilhante fica o preto. Somente bem na frente fica descente.

É normal de painel IPS? Ou pode ser muito vazamento de luz?
 
Pessoal, em imagens coloridas, o monitor fica perfeito, não importa o angulo.
Já se eu pegar um video escuro, quanto maior o angulo, mais cinza brilhante fica o preto. Somente bem na frente fica descente.

É normal de painel IPS? Ou pode ser muito vazamento de luz?
É normal, o nome desse efeito é ips glow. É muito comum com hdr ligado ou brilho no máximo. Desliga o hdr ou reduz o brilho que some ou diminui.
 
Pessoal, em imagens coloridas, o monitor fica perfeito, não importa o angulo.
Já se eu pegar um video escuro, quanto maior o angulo, mais cinza brilhante fica o preto. Somente bem na frente fica descente.

É normal de painel IPS? Ou pode ser muito vazamento de luz?


Esse é o IPS Glow:




O vazamento de luz não depende do ângulo de visão.
 
Pessoal, em imagens coloridas, o monitor fica perfeito, não importa o angulo.
Já se eu pegar um video escuro, quanto maior o angulo, mais cinza brilhante fica o preto. Somente bem na frente fica descente.

É normal de painel IPS? Ou pode ser muito vazamento de luz?

Isso é IPS glow. Vazamento de luz são os pontos mais claros que surgem em imagens escuras ou pretas.

Na foto da minha unidade que postei aqui no tópico tem como ver o vazamento.
 
Esse é o IPS Glow:




O vazamento de luz não depende do ângulo de visão.

É isso mesmo. Não tem nenhum feixe de luz, somente esse problema com o angulo de visão.
Eu diminiu o brilho e coloquei o monitor mais longe e deu uma melhorada.
Como não assisto filmes no monitor, e esse foi o unico problema que encontrei, vou ficar com ele mesmo. Pelo que vi não tem muito como fugir disso em paineis IPS.
Durante o dia eu nem tinha notado, só notei agora a noite.
 
Opa, vlw. No caso, não é necessário nenhum adaptador para encaixar ele? Se não for muito incômodo, poderia mostrar como ficou a parte de trás com ele? Obrigado.
Segue aí meu consagrado.

20210709-094909.jpg
 
Segue aí meu consagrado.

20210709-094909.jpg
Opa, muito obrigado. Meu monitor acabou de chegar, estou achando ele incrível até o momento, vou comprar esse suporte para ter mais mobilidade. Á propósito, você usa algum perfil ICC? Eu baixei um aqui, mas na hora que clico para instalar o perfil, não sinto nenhuma mudança, tem algum lugar que eu devo colocar ele? Obrigado.
 
Opa, muito obrigado. Meu monitor acabou de chegar, estou achando ele incrível até o momento, vou comprar esse suporte para ter mais mobilidade. Á propósito, você usa algum perfil ICC? Eu baixei um aqui, mas na hora que clico para instalar o perfil, não sinto nenhuma mudança, tem algum lugar que eu devo colocar ele? Obrigado.
O ICC postei aqui no TPC.

Sinceramente, parece que não muda nada, mas não custa usar e calibrar conforme está escrito nele rsrs.
 
Recebi meu monitor hoje. Dessa vez veio sem dead pixel

Essa unidade tbm tem um pouco de vazamento de luz no lado inferior direito, com base nos relatos aqui do tópico acredito que o vazamento seja inevitável

Estou gostando bastante do monitor, os 10 bits fazem diferença. Notei maior diversidade nas cores comparadas com as do meu antigo monitor

Em relação ao HDR achei bom, mas eu não sou parâmetro já que esse é o meu primeiro contato com HDR. Ele só ativa em 4K né?

Estou usando o monitor no Xbox Series X, alguém teria sugestões de calibração manual já que não tenho como usar o ICC em console?
Cara se vai usar o Series X porque não parte para um monitor 4k com hdr? tem opções de 27" a 31,5".
 
Galera, estou com o monitor aqui, mas sei lá. Antes eu tinha um monitor 1080p, via vídeos no face e no youtube normal, porém, agora sinto que com este fica um pouco embaçado, uma perda na qualidade, tentei calibrar com perfil ICC e ir mexendo mas não notei diferença, monitor veio perfeito, sem dead pixel e com muito pouco vazamento de luz, será que tem algum problema nele? Outra coisa que reparei, no menu dele aparece oque é mostrado pela net, modelo VG27AQL1A, porém, no meu está VG27A1A, procurei na net e só vi uma pessoa dizendo que a diferença era só o suporte do monitor, isso procede mesmo? Obrigado.
 
Galera, estou com o monitor aqui, mas sei lá. Antes eu tinha um monitor 1080p, via vídeos no face e no youtube normal, porém, agora sinto que com este fica um pouco embaçado, uma perda na qualidade, tentei calibrar com perfil ICC e ir mexendo mas não notei diferença, monitor veio perfeito, sem dead pixel e com muito pouco vazamento de luz, será que tem algum problema nele? Outra coisa que reparei, no menu dele aparece oque é mostrado pela net, modelo VG27AQL1A, porém, no meu está VG27A1A, procurei na net e só vi uma pessoa dizendo que a diferença era só o suporte do monitor, isso procede mesmo? Obrigado.

Mas veio escrito qual modelo na caixa?

Não notei imagem embaçada e nem perda de qualidade no meu. Só vou devolver porque o vazamento de luz da minha unidade está me incomodando.
 
Mas veio escrito qual modelo na caixa?

Não notei imagem embaçada e nem perda de qualidade no meu. Só vou devolver porque o vazamento de luz da minha unidade está me incomodando.
Na caixa está os 2. Tem uma etiqueta pregada nela, uma escrita grande em negrito está: VG27AQL1A. Ai embaixo, nas letras menores está escrito, Model No: VG27A1A. Dentro do Windows, quando vou ver as configurações avançadas de tela, aparece VG27AQL1A, mas quando abro o menu do monitor, para mexer nas configurações, ai está VG27A1A, sendo que eu vi vídeos onde das pessoas estavam VG27AQL1A.

Fico preocupado se devo abrir um arrependimento por conta disso, eu realmente achei que a diferença fosse incrivelmente absurda comparado ao meu antigo monitor.
 
Na caixa está os 2. Tem uma etiqueta pregada nela, uma escrita grande em negrito está: VG27AQL1A. Ai embaixo, nas letras menores está escrito, Model No: VG27A1A. Dentro do Windows, quando vou ver as configurações avançadas de tela, aparece VG27AQL1A, mas quando abro o menu do monitor, para mexer nas configurações, ai está VG27A1A, sendo que eu vi vídeos onde das pessoas estavam VG27AQL1A.
Atrás do monitor tem uma etiqueta com o modelo e número de série!
 
Comprei o monitor e chegou para mim na sexta, quando instalei ele não tinha nenhum stuck pixel, no sábado apareceu pra mim, to tentando reanimar o pixel de tudo que é jeito, ele diminuiu de tamanho mas ainda não saiu, é melhor mandar de volta para Kabum ou esperar sumir? É uma coisa bem pequena mas estou com medo de piorar no futuro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo