Cara você que saiu do 4k para 2k, sentiu muito a queda na qualidade de imagem?
Ficou igual?
Piorou pouco?
elhorou?
piora um pouco, como tem bastante pixel na tela em 4K, vai ser muito comum você passar a ver serrilhados onde não enxergava pela falta de pixel do 1440p em relação a 4KL. (Filtro de AA ajuda, mas não minimiza 100% o problema).
Você também que a nitidez cai e
tudo fica mais "borrado".
Vamos dizer da seguinte forma, tenho bastante sensibilidade ocular e auditiva. (Qualquer mudança mínima já noto diferenças, então uma mesma pessoa que veio de 4K pode ter uma opinião diferente, mas enfim, leve isso em consideração na minha).
Piora um pouco, como tem bastante pixel na tela em 4K, vai ser muito comum você passar a ver serrilhados onde não enxergava pela falta de pixel de 1440p em relação a 4K. (Filtro de AA ajuda, mas não minimiza 100% o problema).
A definição é ainda muito boa (Bem superior a 1080p que é praticamente descartável para quem se acostumou em 4K).
Aqui uso 1440p + RIS em 100% no Driver da AMD. (Tenho VGA AMD - RIS ajuda a aumentar a nitidez e consome 2/3fps). Você pode usar o VividPixel do próprio monitor que ajuda bastante tbm, mas em alguns jogos dá uma sensação de pixelização - tem que regular bem.
Nessa condição, sinto quase nula a perda de nitidez para 4K e reduz praticamente a "zero" a sensação de embassado.
Ficam alguns serrilhados que são inevitáveis, mas é algo totalmente aceitável e não dá uma sensação de downgrade forte. (Fica algo leve e sutil).
Se você ficasse lado a lado comparando, com certeza notaria a diferença mesmo com isso, mas como reduz bastante e você praticamente passa a jogar apenas em 1440p, você se acostuma e acha até legal.
* Tudo que falei só é bem perceptível para quem tem olho treinado em 4K, a experiência para os demais tendem a ser de uma imagem impecável.
Em compensação, a fluidez que os HZ a mais trazem é uma experiência única e sem voltas. (Junto do Freesync-Gsync é o combo perfeito do desempenho e qualidade).
Em particular, vim de uma tela 4K VA mediana para esse Painel IPS - A sensação de ganho de qualidade em cores foi absurda, e praticamente não senti tanto a perda do preto. (10 bits fica ainda melhor, mas vc fica limitado a 120hz). No fim, perdi em resolução, mas senti que ganhei uma tela com qualidade melhor e de maior desempenho.
Folego para a VGA é outro ponto que merece destaque - O ganho de desempenho é grande. (de 4K para 1440p).
Assim, sinto falta do 4K que é realmente único, mas 1440p é uma resolução boa e mais leve e todo o resto da minha experiência foi superior.
Meu próximo pulo é 4K em 144hz quando os preços forem viáveis tanto em monitor como em VGA. (É o ponto perfeito).
O HDR é algo interessante - em alguns jogos você sente que a implementação é melhor ou pior, e os 400/450nits da tela ajudam a entregar uma experiência até ok (Ainda falta profundidade das cores que só é possível ter ao máximo em SDR nessa tela), mas no fim, achei a experiência ruim por um motivo simples - você não consegue calibrar o monitor em HDR. Ou você escolhe o perfil jogo, ou cinema - e esses perfis tem uma calibração própria ruim que prejudica o máximo de qualidade que poderia usar em HDR e ainda estoura alguns pontos das cores.
No fim fica aquela sensação de "Meh" porque depois que vc usa SDR calibrado, fica difícil usar HDR com perfil forçado de calibração, mesmo a tela tendo potencial em HDR tendo potencial de tirar algo legal.
No fim, acho que usaria facilmente o HDR em alguns apps bem implementado se pudesse calibrar como o SDR;
É um HDR ok, nada descartável, nada sensacional; mas foi um dos HDR mais usável que já experimentei, e como esperava algo bem ruim... me surpreendi positivamente um pouco.
O ELMB SYNC é algo que merece destaque pra mim - ele praticamente remove o blur gerado pelo IPS a troca de um pouco de brilho do monitor (Que já é muito satisfatório), e você ainda tem o plus de poder usar junto a freesync no range de 120/170hz; que dá um pouco de imput lag, mas uma sincronia de imagem perfeita.
Aqui, quando jogo competitivo; sinto que faz muita diferença - ele tbm reduz o tempo de resposta da tela que já é baixo, mas você só nota a diferença com o tempo e uso habitual quando se compara o ELMB-Sync Off ou On.
Imput Lags sem aprofundamentos:
5/6ms com monitor em 170hz + Freesync/Gysnc
3ms com monitor em 170hz sem Freesync/Gysnc
3.5ms com monitor em 170hz + Freesync/Gysnc e ELMB SYNC. (Pra mim é a melhor opção).
Melhorei muito meu desempenho em jogos competitivos - Ex: Praticamente dobrei meu rendimento no Warzone, por exemplo - Se matava 4, agora mato 8/10, se matava 8, agora mato 14/16. Pra deixar bem claro, o monitor com certeza ajuda, mas tbm já tinha essa capacidade... então o monitor apenas "destravou" alguns empecilhos que me limitavam. (Não tem milagre - tem gente compra uma tela dessa e não joga bem, e aí não adianta criar expectativa tbm).
Em jogos Off, coloca 120hz com Freesync/Gsync e 10Bits com ELMB OFF e a qualidade fica muito boa, em cores o gradiente fica incrível - sinto que perdi um tanto em definição que não me incomoda tanto, mas ganhei muito na qualidade de cores e ao mesmo tempo tenho fluidez.
No fim, a sensação é de algo muito satisfatório, mesmo que tenha perdido um pouco em resolução.