• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tópico Dedicado] - Steam Deck - O Videogame portátil da Valve

aMKNR31_700bwp.webp
Hahahahahaha

Gabe Boy foi genial!!
 
aposto com voces que a primeira coisa que a galera vai fazer aqui quando tiver esse aparelho é instalar o windows em dual boot e instalar emuladores kkkk
 
Muita gente falando em emulador, mas vocês já viram o tanto de jogo retro que tem no steam? Tirando os jogos da Nintendo as minhas franquias favoritas estão todas lá.
 
Qual o uso real de portáteis? no transporte público lotado de gente? na própria casa por preguiça? na rua? meio estranho.
 
Muita gente falando em emulador, mas vocês já viram o tanto de jogo retro que tem no steam? Tirando os jogos da Nintendo as minhas franquias favoritas estão todas lá.
Da pra fazer os dois, não tem problema.
 
Qual é a resolução da tela?

Achei a GPU fraca com apenas 1,6TF. Se a tela tiver 720p acho que dá conta com reduções no preset, mas se for 1080p só aguenta jogos bem mais leves.

O processador também tem apenas 4 núcleos, não sei se aguenta os emuladores mais pesados como CEMU, YUZU e RPCS3.

Seria muito interessante se tivesse um hardware próximo ao XSS, mas não chega nem perto.

Outra coisa que não gostei foi vir com Linux. Windows é a plataforma principal de jogos. Muitos jogos nem rodam em Linux. Espero que seja fácil a mudança para Windows.

Também não vai vir com o dock para ligar na TV ou monitor, transformando-o em PC. Terá que comprar por fora.

Por outro lado, a proposta é bem interessante se for bem executada. A valve tem a chance de se redimir depois do fracasso das Steam Machines.
E você ia pagar o Windows embutido? nada é de graça.
 
Cara, esse console tem tudo pra fazer sucesso. É basicamente um-todos-os-consoles-em-um portátil, vai ter games da steam, epic, emuladores, torrent, provavelmente até o gamepass. Na boa, só flopa se a Valve fizer muita besteira.
 
Qual o uso real de portáteis? no transporte público lotado de gente? na própria casa por preguiça? na rua? meio estranho.
Existem pessoas que trabalham viajando, já ouviu falar? Outras possuem alguma casa de descanso (sítio, casa de praia, etc.) para fins de semana e feriado.
Sem falar em outras inúmeras situações pessoais específicas.
 
E você ia pagar o Windows embutido? nada é de graça.

Uma licença Windows OEM não é tão cara, já vi sendo vendida a $15,00.

O que não entendo é o Steam insistir em Linux, uma plataforma que não é compatível com milhares de jogos no Steam.

Dos 10 games mais jogados no Steam, 4 não são compatíveis com o Linux: https://adrenaline.com.br/noticias/...l-com-destiny-apex-legends-ou-pubg-no-momento

Agora para mim isso não é um grande problema se o Steam Deck for compatível com o Windows (algo que já foi confirmado!). Basta comprar uma licença OEM baratinha, instalar e GG!
 
Existem pessoas que trabalham viajando, já ouviu falar? Outras possuem alguma casa de descanso (sítio, casa de praia, etc.) para fins de semana e feriado.
Sem falar em outras inúmeras situações pessoais específicas.
Sim, já ouvi falar, mas de longe essa quantidade de pessoas NÃO é igual a quantidade de portáteis vendidos. Fica de boa aí cara, não perguntei com arrogância.
Uma licença Windows OEM não é tão cara, já vi sendo vendida a $15,00.

O que não entendo é o Steam insistir em Linux, uma plataforma que não é compatível com milhares de jogos no Steam.

Dos 10 games mais jogados no Steam, 4 não são compatíveis com o Linux: https://adrenaline.com.br/noticias/...l-com-destiny-apex-legends-ou-pubg-no-momento

Agora para mim isso não é um grande problema se o Steam Deck for compatível com o Windows (algo que já foi confirmado!). Basta comprar uma licença OEM baratinha, instalar e GG!
E a MS ia cobrar só R$ 15,00 para instalar Windows em cada Steam Deck?
 
Sim, já ouvi falar, mas de longe essa quantidade de pessoas NÃO é igual a quantidade de portáteis vendidos. Fica de boa aí cara, não perguntei com arrogância.

E a MS ia cobrar só R$ 15,00 para instalar Windows em cada Steam Deck?
Na época do Windows 8 a Microsoft deixava de graça Windows em dispositivos com tela até 7" , eu acho que dá tranquilo para usar a mesma regra.
 
E a MS ia cobrar só R$ 15,00 para instalar Windows em cada Steam Deck?

Falei 15 dólares, não reais.

Já comprei licenças OEM de Windows 10 nesse faixa de preço.

Não acho que a Microsoft iria boicotar o Steam Deck. Primeiro porque aparentam ter uma relação bem amistosa, segundo porque existem leis aplicáveis ao tema. A empresa não pode simplesmente se negar a vender seu produto a quem quiser ou colocar preços mais caros arbitrariamente.

 
Uma licença Windows OEM não é tão cara, já vi sendo vendida a $15,00.

O que não entendo é o Steam insistir em Linux, uma plataforma que não é compatível com milhares de jogos no Steam.

Dos 10 games mais jogados no Steam, 4 não são compatíveis com o Linux: https://adrenaline.com.br/noticias/...l-com-destiny-apex-legends-ou-pubg-no-momento

Agora para mim isso não é um grande problema se o Steam Deck for compatível com o Windows (algo que já foi confirmado!). Basta comprar uma licença OEM baratinha, instalar e GG!

A Valve insiste em Linux por ser uma plataforma que eles podem ter controle total, diferentemente do Windows, a qual tem como dona a Microsoft, uma forte concorrente da Valve.

Microsoft da era Steve Ballmer representava uma ameaça sim a autonomia da Valve/Steam, com um histórico de sabotagens e políticas anti competitivas, então é totalmente compreensível que o Gabel Newell busque maior independência ou pelo menos um "Plano B".


E de fato o Windows 8 foi uma bela porcaria, assim como foi o Xbox One no seu começo de vida, a Microsoft estava totalmente perdida e desalinhada com o mercado.

Com o Satya Nadella a Microsoft tem uma postura totalmente diferente, mas a Valve já fez os seus investimentos (Steam OS/Proton), então faz sentido seguir adiante.


Pra fins de curiosidade, segue a lista dos jogos que rodam no Steam OS/Linux via Proton.

 
Não faz o menor sentido um hardware fechado vir com Windows sem customização nenhuma para o Steam Deck.

Ainda estão usando NTFS no windows, sistema de arquivos de mais de 20 anos que foi feito para HD, onde ninguém imaginava te iriam existir SSD.

Bota Windows no portátil para vir cheio de lixo, tipo Bing, IIS, anti vírus, Edge, "Windows update" compulsória que reboita o SD sem tua autorização.

Interface 3D para consumir a GPU em segundo plano enquanto tu joga.

O Steam OS pode ter um kernal copilado exclusivamente para o Hardware do portatil, tirando toda a tralha de compatibilidade e deixando somente suporte para a APU e os outros dispositivos de hardware do SD e nada mais.
 
Não faz o menor sentido um hardware fechado vir com Windows sem customização nenhuma para o Steam Deck.

Ainda estão usando NTFS no windows, sistema de arquivos de mais de 20 anos que foi feito para HD, onde ninguém imaginava te iriam existir SSD.

Bota Windows no portátil para vir cheio de lixo, tipo Bing, IIS, anti vírus, Edge, "Windows update" compulsória que reboita o SD sem tua autorização.

Interface 3D para consumir a GPU em segundo plano enquanto tu joga.

O Steam OS pode ter um kernal copilado exclusivamente para o Hardware do portatil, tirando toda a tralha de compatibilidade e deixando somente suporte para a APU e os outros dispositivos de hardware do SD e nada mais.

Concordo com vc, mas tem apenas um problema: Vários jogos, programas e Plataformas/Lojas de Jogos não tem suporte a Linux!

Windows ainda é a plataforma principal para jogos no PC.
Mas quem sabe, se o Steam Deck se popularizar, se esse quadro pode mudar no futuro?!?! :wololo:
 
O que não entendo é o Steam insistir em Linux, uma plataforma que não é compatível com milhares de jogos no Steam.

Não tem opção aí pra manter o preço baixo. Uma licença do Windows OEM não custa barato. As que você citou são piratas e podem ser suspensas a qualquer momento se a MS quiser.
 
Eu gostei bastante do approach da Valve em colocar o Steam OS no Steam Deck, isso permitiu reduzir custos e personalizar a experiência de acordo com o hardware e suas necessidades, isso tudo sem bloquear a instalação de Windows ou outras distros Linux caso o usuário tenha interesse.

Pelo que vi aqui a maioria dos jogos já funcionam relativamente bem via Proton, o problema é com os jogos com anti-cheat, mas parece que isso já está sendo trabalhado.
 
a dúvida que eu tenho é, será que usando ele como um "pc" plugando monitor , teclado e mouse, e deixando ele carregando e usando ao mesmo tempo, vai esquentar demasiadamente?

Uma coisa interessante também é que vai ser bem interessante se der para fazer um overclock na RAM dele, já que como é uma APU a performance tá diretamente atrelada na banda da memória ( que nele é LPDDR5), e também memória não é algo que puxa tantos W mesmo overclockada, então não deve impactar tanto na temperatura, a dúvida mesmo é o quanto vai esquentar usando e carregando ele ao mesmo tempo.
 
a dúvida que eu tenho é, será que usando ele como um "pc" plugando monitor , teclado e mouse, e deixando ele carregando e usando ao mesmo tempo, vai esquentar demasiadamente?

Uma coisa interessante também é que vai ser bem interessante se der para fazer um overclock na RAM dele, já que como é uma APU a performance tá diretamente atrelada na banda da memória ( que nele é LPDDR5), e também memória não é algo que puxa tantos W mesmo overclockada, então não deve impactar tanto na temperatura, a dúvida mesmo é o quanto vai esquentar usando e carregando ele ao mesmo tempo.

Pelo que foi mostrado ele tem cooler ativo então deve ser suficiente pra usar como PC e não esquentar, até porque ele tem TDP bem baixo.
 
Se roda jogo de pc, é pc e não console. E tenho dito.

Zoeiras a parte, o unico problema que vejo é: quando vc tem um console de uma geração, todos os jogos lançados rodam bem nesse console. Ja no pc os desenvolvedores literalmente cagam pra isso, então é mais fácil ficar obsoleto. Se for um hardware q nao seja capaz de rodar mto bem os jogos de agora, vai ficar obsoleto mto rapido, sem aguentar rodar jogos novos.
 
Aparelho bem fodinha!!!
E confirmado pela própria Valve:
É um pc de bolso
Quase 2tf
Se quiser tirar todo o OS e instalar Windows pode.
Pode usar adaptador de terceiros no lugar da base oficial.

Estou achando ele muito legal mesmo esse portátil
 
Aparelho bem fodinha!!!
E confirmado pela própria Valve:
É um pc de bolso
Quase 2tf
Se quiser tirar todo o OS e instalar Windows pode.
Pode usar adaptador de terceiros no lugar da base oficial.

e se for fazer a conta "TF x arquitetura", da mais ou menos 2.4TF comparando com um PS4 GCN.

da para dizer que o steam deck é mais forte que um console da geração passada em alguns aspectos... com certeza é mais forte que um xbox one.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo