[Tópico Dedicado] - Steam Deck - O Videogame portátil da Valve

-Wi-Fi desconecta com frequência, não reconecta automaticamente (não é um problema da Wi-Fi, router, etc)
vai em configurações e habilita o modo de desenvolvedor. Nessa nova seção de desenvolvedor existe uma opção pra desligar o gerenciamento de energia do Wi-Fi.
-No modo desktop, após fechar a Steam (tenho que fazer isso várias vezes para gerenciar os jogos, visto que o HD fica desmontando automaticamente), o trackpad e o analógico deixam de funcionar como mouse. Só funciona como mouse quando o Steam está aberto. Mas okay, isso tem explicação, digamos que é o Steam que fornece essa funcionalidade. O trackpad também para de funcionar quando o HD é desmontado. Volta a funcionar após uns 30 segundos.
Não é defeito. O Steam precisa estar aberto porque é ele que faz a comunicação dos controles com o SO. Pra usar teclado e mouse não precisa do steam.
-Ao mover um jogo, exemplo Red Dead Redemption 2, do micro SD para o HD externo, conectado via adaptador USB-C Ugreen de qualidade, a cópia dá erro, e o HD é desmontado do Linux, sendo que não há mais nada em aberto, somente o Steam. Isso ocorre também com games menores, de 1, 3, 5, 10 GB.

-Percebi que as vezes que o HD externo é desmontado, a Wi-Fi desconecta da rede.
Eu realmente não recomendo uso de HD externo. É lento e muito menos prático que usar o Warpinator.
-Download de shaders com frequência. Basicamente toda vez que alterno entre os 2 cartões de memória que tenho, ou somente quando reinicio o Deck, a Steam faz download de shaders… Isso ocorre muito. Tenho receio de ficar sem poder jogar caso vá para algum local que não tenha internet.
Existe um modo totalmente offline, então basta acessar ele e desligar o Wi-Fi pra evitar que jogos fiquem com atualizações pendentes impedindo a inicialização. Também é possível desabilitar as atualizações automáticas.

Muito obrigado @-Johannes- já vou seguir as dicas.

Só mais uma coisa, essa é a tela do meu Deck, acho que tem muito vazamento de luz. O Deck de vocês também tem vazamento de luz tal como o meu? Não entendo muito de tela mas pelo que li é normal para painel IPS.

IMG-2470.jpg

Ah, mais duas coisas que lembrei:
Ao jogar RDR2 conectado ao adatpador USB-C Ugreen 4K (adaptador de qualidade), o som as vezes bugou 2 vezes no mínimo, tive que reiniciar o Deck uma vez, na outra recuperou sozinho.

E também a tela ficava piscando/oscilando, sem qualquer motivo. Ambos problemas que presenciei, sempre rodando em 1080p (resolução que configurei nas configurações do Deck), monitor 4K 60 fps, e Deck configurado para 10W de consumo + 30 FPS fixos.

Mas enfim, já fiz tudo que queria no RDR2 e não vou mais jogá-lo por ora. Penso que ele é muito pesado, talvez por isso dei umas bugadas...

Alguem que tenha yakuza 0 no deck conseguiu instalar a tradução? Consigo rodar o instalador da tradução mas ela nao aplica. Ja tentei mover o jogo para o ssd tbm e nao funciona
só atualizando caso alguem se interesse em saber, apliquei a tradução no PC e copiei a pasta toda do jogo para o deck e pronto, funfou

Muito obrigado @-Johannes- já vou seguir as dicas.

Só mais uma coisa, essa é a tela do meu Deck, acho que tem muito vazamento de luz. O Deck de vocês também tem vazamento de luz tal como o meu? Não entendo muito de tela mas pelo que li é normal para painel IPS.

IMG-2470.jpg

Ah, mais duas coisas que lembrei:
Ao jogar RDR2 conectado ao adatpador USB-C Ugreen 4K (adaptador de qualidade), o som as vezes bugou 2 vezes no mínimo, tive que reiniciar o Deck uma vez, na outra recuperou sozinho.

E também a tela ficava piscando/oscilando, sem qualquer motivo. Ambos problemas que presenciei, sempre rodando em 1080p (resolução que configurei nas configurações do Deck), monitor 4K 60 fps, e Deck configurado para 10W de consumo + 30 FPS fixos.

Mas enfim, já fiz tudo que queria no RDR2 e não vou mais jogá-lo por ora. Penso que ele é muito pesado, talvez por isso dei umas bugadas...
Parece um pouco acima do normal o vazamento. No segundo que comprei não tem vazamento perceptível.

RDR2 é muito pesado pra rodar em 1080p no SD.

Só quero vir aqui fazer mais um testemunho Deckiano: tirei hj um tempo e resolvi instalar e configurar o Yuzu. Após alguns downloads e execuções do ROM Manager, fiz o Arceus rodar lindamente no Deck :megusta:
Só mesmo Pokémon pra me fazer largar o crack (=Stardew Valley)

Parece um pouco acima do normal o vazamento. No segundo que comprei não tem vazamento perceptível.

RDR2 é muito pesado pra rodar em 1080p no SD.
A resolução do Deck em suas configurações estava em 1920x1080, mas o game sempre em 1280x720 ou 1270x800, ou seja, HD. Rodou RDR2 super bem. Tirando as bugadas com o som e o vídeo, mas senão me engano foram antes de eu baixar a resolução do Deck de 4K para 1080p.
Enfim, vou enviar o Deck para RMA hoje. Já estou sentindo falta dele. Na sequência já comprarei a versão 512.

A resolução do Deck em suas configurações estava em 1920x1080, mas o game sempre em 1280x720 ou 1270x800, ou seja, HD. Rodou RDR2 super bem. Tirando as bugadas com o som e o vídeo, mas senão me engano foram antes de eu baixar a resolução do Deck de 4K para 1080p.
Enfim, vou enviar o Deck para RMA hoje. Já estou sentindo falta dele. Na sequência já comprarei a versão 512.
Vc mora fora do Brasil?
No meu ainda não vi nenhum problema.

Antes de atualizar pra preview as vezes ficava uma interrogação no wi-fi e a steam não funcionava, mais isso era problema da steam e não do wi-fi.

RMA por causa do vazamento de luz? A Valve aceitou?

Só quero vir aqui fazer mais um testemunho Deckiano: tirei hj um tempo e resolvi instalar e configurar o Yuzu. Após alguns downloads e execuções do ROM Manager, fiz o Arceus rodar lindamente no Deck :megusta:
Só mesmo Pokémon pra me fazer largar o crack (=Stardew Valley)
arceus usa o giroscopio? to perguntando porque comecei mario odyssey e tem uns comando de jogar o chapeu dele para cima, e para o lado, mas não achei uma forma de fazer isso

arceus usa o giroscopio? to perguntando porque comecei mario odyssey e tem uns comando de jogar o chapeu dele para cima, e para o lado, mas não achei uma forma de fazer isso
Apertando o botão não vai?
Pq até no Switch não precisa fazer movimentos

Apertando o botão não vai?
Pq até no Switch não precisa fazer movimentos
ele joga o chapeu normal, mas aqi tem o esquema do chapeu dar uma andada para o lado, que aparece aqui que eh balançando o controle, mas não vai com nenhum botão, e acho que vi um video dele jogando o chapeu para o alto tambem, mas não sei como fazer isso

ele joga o chapeu normal, mas aqi tem o esquema do chapeu dar uma andada para o lado, que aparece aqui que eh balançando o controle, mas não vai com nenhum botão, e acho que vi um video dele jogando o chapeu para o alto tambem, mas não sei como fazer isso
Joguei no Switch, mas n lembro
O que eu lembro era que NUNCA usava esses controles de movimento pq odeio

Joguei no Switch, mas n lembro
O que eu lembro era que NUNCA usava esses controles de movimento pq odeio
saquei, o negocio é se precisar desse comando em algum momento do jogo e não conseguir fazer. até o momento tá tranquilo, to na quarta fase e até o momento tá tranquilo

Ate onde eu fui e o que vi das settings in-game, não usa giroscopio.
Uma coisa que eu ainda não encontrei como mapear no Deck eh o botão "-" do Switch. Mas outra hora eu cuido disso. Por enqto, vou caçar uns Wurmple 🪱

Uma coisa que não gosto no SD é a textura na laetral dos analógicos. É bastante áspera à pele. Vou ter que comprar um daqueles protetores, embora eu não goste, sem falar que eles vão diminuir a sensibilidade do touch em cima das alavancas, mas é o jeito.

Uma coisa que não gosto no SD é a textura na laetral dos analógicos. É bastante áspera à pele. Vou ter que comprar um daqueles protetores, embora eu não goste, sem falar que eles vão diminuir a sensibilidade do touch em cima das alavancas, mas é o jeito.
eu uso os protetores desde que peguei o SD, nem sei como é sem ele pra falar a verdade, mas não me incomodou em nada com eles.

quanto ao motion control do emulador de switch consegui fazer funcionar já, não curto muito tambem, mas o problema é quando tem alguma parte que precisa usar pra passar

Só pra avisar a quem possa interessar, dei uma olhada na conta americana da Steam e o Steam Deck 64gb está aparecendo novamente como disponível em estoque.
KVJ5JOK.png

Quando comprei o meu dizia também entrega estimada em 1-2 semanas, mas enviaram em uns 2 dias e a entrega na Zip4Me foi realizada uns 5 dias depois do envio.

Users who are viewing this thread

Voltar