[Tópico Dedicado] - Steam Deck - O Videogame portátil da Valve

Problema maior disso aí é o preço
Steam deck tem 3 versões $399, $529 e $649.

GPD Win vai custar $799 e $1199

Preço, falta de suporte, falta de peças de reposição, falta de touchpads...

Esses portáteis chineses hoje viraram ainda mais nicho com a entrada da Valve no mercado. Vão precisar de uma reformulação profunda pra ter alguma atratividade.

Alguém usa cartão de memória no Steam Deck ao invés de SSD? Como fica?

Estava pensando em usar o do meu Switch no meu SD de 64GB.

Uso os dois. Não tem como perceber diferença em tempo de carregamento entre micro SD e SSD. O problema do SSD com 64gb é que ele vai lotar rapidamente com cache de shaders.
Então é inviável usar um SD de 64GB com os jogos no cartão de memória por causa desse lance dos shaders? Vou ter que comprar um SSD maior de qualquer jeito?

Não teria um meio desses shaders ficarem armazenados no micro SD?

Última edição:
Então é inviável usar um SD de 64GB com os jogos no cartão de memória por causa desse lance dos shaders? Vou ter que comprar um SSD maior de qualquer jeito?

Não teria um meio desses shaders ficarem armazenados no micro SD?
Inviável não é, mas vai precisar instalar menos jogos no SD e ficar limpando o cache.

Eu recomendo sim comprar um SSD de pelo menos 256GB. A instalação não é complicada tendo as ferramentas certas pra isso. Tem bastante tutoriais no YouTube. Só precisa de um pen drive ou SSD externo pra criar um disco de instalação do Steam OS. O processo todo é bem tranquilo, mas pesquisar antes é essencial pra não fazer bobagem.

Postei mais pra trás link de vendedor de ssd no Ali. Tem no ml também.

Problema maior disso aí é o preço
Steam deck tem 3 versões $399, $529 e $649.

GPD Win vai custar $799 e $1199
Se não me engano a versão menor do GPDW4 é 1TB tb, fora ser mais potente, acho que justifica a diferença de valor.

Inviável não é, mas vai precisar instalar menos jogos no SD e ficar limpando o cache.

Eu recomendo sim comprar um SSD de pelo menos 256GB. A instalação não é complicada tendo as ferramentas certas pra isso. Tem bastante tutoriais no YouTube. Só precisa de um pen drive ou SSD externo pra criar um disco de instalação do Steam OS. O processo todo é bem tranquilo, mas pesquisar antes é essencial pra não fazer bobagem.

É, não compensa. Melhor instalar um SSD mesmo.

Consegue me indicar um de 512GB que funcione no SD?

Hoje fiz a troca por um ssd 512, pedi 1tb no Aliexpress mas extraviou, aí achei um no ml a pronta entrega por 299 sem juros não perdi a oportunidade de 512gb adata.

A instalação foi super fácil, porém a imagem do steam os bugou diversas vezes, após algumas tentativas deu certo, agora estou configurando novamente, aqui ficou só 463gb disponíveis dos 512, o normal não seria 476? Estou contando o espaço bruto mesmo, descontando o sistema steam tem 458gb livres, isso com sistema pelado tá certo?

Vou usando para ver, se achar necessário troco para 1tb.

Preço bom, acabou ou ainda tem pra vender?

Era usado então só uma unidade, mas pelo teste que fiz no diskinfo tem pouco tempo de uso.

Só fiquei na dúvida nesse espaço livre. A velocidade é boa, 2400 Mb read e 1800 write.

• Curtir
Reações: T3A
Hoje fiz a troca por um ssd 512, pedi 1tb no Aliexpress mas extraviou, aí achei um no ml a pronta entrega por 299 sem juros não perdi a oportunidade de 512gb adata.

A instalação foi super fácil, porém a imagem do steam os bugou diversas vezes, após algumas tentativas deu certo, agora estou configurando novamente, aqui ficou só 463gb disponíveis dos 512, o normal não seria 476? Estou contando o espaço bruto mesmo, descontando o sistema steam tem 458gb livres, isso com sistema pelado tá certo?

Vou usando para ver, se achar necessário troco para 1tb.
depende o win faz 3 partições separadas e pode variar um pouco de um pro outro

Galera, alguém mais tendo problemas com jogos de outras contas, compartilhados através do Family Share, não aparecendo no Deck?

Já confirmei nas configurações e o Deck ("steamdeck") aparece listado entre as máquinas compartilhadas. No entanto, nenhum jogo aparece na biblioteca, e estão disponíveis somente para compra na loja, quando logado na conta principal (não tentei fazer login com outras contas).

Uma coisa que eu fiz sobre o cache de shaders foi "transferir" ele para o MicroSD. Dessa maneira, os 64GB internos ficam somente com os apps/games instalados e nao fica o tempo todo aumentando o espaco utilizado. Eu nao senti nenhuma queda de desempenho, mas tambem eu soh jogo games leves no SD.

Aqui esta o link com as instrucoes sobre como fazer isso:

Uma coisa que eu fiz sobre o cache de shaders foi "transferir" ele para o MicroSD. Dessa maneira, os 64GB internos ficam somente com os apps/games instalados e nao fica o tempo todo aumentando o espaco utilizado. Eu nao senti nenhuma queda de desempenho, mas tambem eu soh jogo games leves no SD.

Aqui esta o link com as instrucoes sobre como fazer isso:

Valeu, cara.

Eu andei lendo por aí e parece que esse procedimento afeta o desempenho em jogos mais pesados. Vi muita gente relatando queda de frames após fazer isso.

Acho que a melhor alternativa é comprar um SSD mesmo pra não limitar o uso do aparelho.

Valeu, cara.

Eu andei lendo por aí e parece que esse procedimento afeta o desempenho em jogos mais pesados. Vi muita gente relatando queda de frames após fazer isso.

Acho que a melhor alternativa é comprar um SSD mesmo pra não limitar o uso do aparelho.
Eu comprei esse aqui no Ali durante Black Friday: https://pt.aliexpress.com/item/1005004873375947.html

Teve um outro user que tambem comprou com ele. Soh queria falar para aquele User que apos 2 semanas de espera, meu pedido finalmente foi embalado e postado em Hong Kong. Agora eh esperar o que o Correios vai dizer disso.

É isso mesmo que vc falou. Eu escolhi a compra assistida e paguei essa taxa de 20 dol. Tô sem saco de usar VPN, criar outra conta Steam, cartão americano etc..

Depois posto aqui se eles realmente farão a compra lá no site da Steam.
Atualizando: Acabei de receber o e-mail da Zip4me confirmando a compra do Steam Deck na modalidade de compra assistida. A entrega tá prevista pra 28/12 no sistema deles.

Galera, alguém mais tendo problemas com jogos de outras contas, compartilhados através do Family Share, não aparecendo no Deck?

Já confirmei nas configurações e o Deck ("steamdeck") aparece listado entre as máquinas compartilhadas. No entanto, nenhum jogo aparece na biblioteca, e estão disponíveis somente para compra na loja, quando logado na conta principal (não tentei fazer login com outras contas).

Tentei logar com as outras contas no Deck, uma a uma, depois de ler no Reddit que isso resolveu o problema de alguns - não foi o meu caso, continuo sem ver os jogos compartilhados através do Family Share, mesmo depois de habilitar a "máquina" manualmente com cada uma das contas. :(

rgysfvoc056a1.png

Não fala isso, o meu tá parado em São Paulo desde o dia 8 😢

Sabe como declararam e qual foi o valor declarado?
Calma, espero que passe tudo certinho.
O meu declarei 89 dólares + frete (159 total) como "Handheld game". Passou certinho.

Vocês acham bom micro sd 1tb por 520 reais? No Aliexpress com vendedor com boa reputação, iria ficar com ssd de 512 e microsd de 1tb e não se preocupar mais com espaço.

Impressionante como esse cache ou shader acumula, toda vez que vejo o armazenamento ele vai baixando, mesmo sem instalar mais nada kkkk.

Alguem aqui tem ou já tentou dual boot? Queria testar alguns games no Windows.

Users who are viewing this thread

Voltar