[TÓPICO OFICIAL] Alienware M16 BR Series

Pessoal, vou relatar pra vocês o que estou passando com o suporte da Dell.

Achei muito ruim, e olha que o meu é o tal do premium. Você praticamente tem que ficar interagindo com os caras por horas, fazendo testes, abrindo a máquina e etc... E eles ficam dificultando a solução, fazendo tudo pra o trabalho ficar com você.
Relatei o problema do coil whine, um travamento esquisito que ocorreu duas vezes e o vídeo do meu monitor que ficou piscando hoje.
Passamos (eu trabalhando pra eles) horas fazendo testes, até remover meu HD que comprei eu removi, e no final, ele me disse que o coil whine é normal. :scare:
Reclamei, falei que a máquina é cara e que um problema como coil whine é inaceitável, mas não teve jeito.
Como já deu 20H o suporte fechou e só volta na segunda feira. Ficamos de continuar os diagnósticos pra investigar os outros dois problemas.
Eu já não tenho expectativa que seja resolvido.

Acionei o atendimento pelo WhatsApp, não sei se pelo 0800 é mais eficiente, ou se posso falar algo ou acionar outro canal de suporte.
Sei que posso acionar o Procon, mas estou tentando o máximo antes de ir nessa direção.

No final até o momento, eu não recomendo a compra dessa máquina. Se paga caro, por uma máquina barulhenta e com problemas visíveis de hardware. Inclusive o suporte (premium) que seria um diferencial, chega a ser ridículo. Usam você pra "trabalhar" por eles, pra no final ficar "empurrando" e minimizando o problema.

É isso! Se algo mudar eu atualizo vocês.

Abraços.
 
Pessoal, vou relatar pra vocês o que estou passando com o suporte da Dell.

Achei muito ruim, e olha que o meu é o tal do premium. Você praticamente tem que ficar interagindo com os caras por horas, fazendo testes, abrindo a máquina e etc... E eles ficam dificultando a solução, fazendo tudo pra o trabalho ficar com você.
Relatei o problema do coil whine, um travamento esquisito que ocorreu duas vezes e o vídeo do meu monitor que ficou piscando hoje.
Passamos (eu trabalhando pra eles) horas fazendo testes, até remover meu HD que comprei eu removi, e no final, ele me disse que o coil whine é normal. :scare:
Reclamei, falei que a máquina é cara e que um problema como coil whine é inaceitável, mas não teve jeito.
Como já deu 20H o suporte fechou e só volta na segunda feira. Ficamos de continuar os diagnósticos pra investigar os outros dois problemas.
Eu já não tenho expectativa que seja resolvido.

Acionei o atendimento pelo WhatsApp, não sei se pelo 0800 é mais eficiente, ou se posso falar algo ou acionar outro canal de suporte.
Sei que posso acionar o Procon, mas estou tentando o máximo antes de ir nessa direção.

No final até o momento, eu não recomendo a compra dessa máquina. Se paga caro, por uma máquina barulhenta e com problemas visíveis de hardware. Inclusive o suporte (premium) que seria um diferencial, chega a ser ridículo. Usam você pra "trabalhar" por eles, pra no final ficar "empurrando" e minimizando o problema.

É isso! Se algo mudar eu atualizo vocês.

Abraços.
Quando perceber que as instruções do atendente não tem qualquer ligação com a possível solução do problema peça para escalarem seu problema pro próximo nível do suporte.

Os atendentes do nível 1, que provavelmente te atendeu, não sabem nada. Seguem apenas protocolos pré estabelecidos que muitas vezes não tem qualquer ligação com o problema.

Acredito que pelo WhatsApp seja ainda pior....

Sempre tente documentar o problema, com vídeos, imagens, comparando com outros relatos de outros proprietários, etc...

Tem sorte envolvida para pegar um bom funcionário e também é preciso saber levar a conversa para não ficar preso num loop infinito seguindo instruções padronizadas que só trazem perda de tempo.

Se perceber que com o atendente da vez não tem jeito, abra outro chamado na esperança de pegar um melhor.
 
e o vídeo do meu monitor que ficou piscando hoje.
Piscando quando começa a jogar?
Ué, tive o mesmo problema no M15 R6 e devolvi porque não conseguiram resolver isso.
 
Quando perceber que as instruções do atendente não tem qualquer ligação com a possível solução do problema peça para escalarem seu problema pro próximo nível do suporte.

Os atendentes do nível 1, que provavelmente te atendeu, não sabem nada. Seguem apenas protocolos pré estabelecidos que muitas vezes não tem qualquer ligação com o problema.

Acredito que pelo WhatsApp seja ainda pior....

Sempre tente documentar o problema, com vídeos, imagens, comparando com outros relatos de outros proprietários, etc...

Tem sorte envolvida para pegar um bom funcionário e também é preciso saber levar a conversa para não ficar preso num loop infinito seguindo instruções padronizadas que só trazem perda de tempo.

Se perceber que com o atendente da vez não tem jeito, abra outro chamado na esperança de pegar um melhor.
Vou tentar fazer isso. Mas de qualquer forma o suporte deles é ruim pelo que se vende e paga. Parece um suporte de empresa telefônica.

Piscando quando começa a jogar?
Ué, tive o mesmo problema no M15 R6 e devolvi porque não conseguiram resolver isso.
Nada! Ficou piscando com a máquina "parada", tinha acabado de ligar. Na verdade eu usei ela pouquíssimo desde que comprei.

Se tivesse dentro dos 7 dias teria devolvido sem piscar, 15K não é brincadeira.

Se você estiver vendo essa mensagem e ainda esta se decidindo, cuidado! Porque o suporte não legal. E boa parte desse valor que se paga é porque eles vendem esse suporte como se fosse a maravilha do mundo, mas na real é que eles ficam minimizando o problema e te fazendo trabalhar por eles, sem contar o tempo que se perde nesse "trabalho".

Abraços pessoal!
 
Para os proprietários um guia bem completo:
 
Boa noite pessoal!
Peguei um M16 R1 com a 4060 e tenho dois BOs para compartilhar:
1. Áudio com estalos - o áudio fica com uns estalos como se estivesse desplugando e plugando o conector P2. Alguém teve isso e conseguiu resolver?

2. Barulho estilo de rádio vindo de dentro do note, logo acima do teclado. Este barulho eu vi no vídeo do "TH" no YT. Alguém sabe o que é e como resolver?
 
Boa noite pessoal!
Peguei um M16 R1 com a 4060 e tenho dois BOs para compartilhar:
1. Áudio com estalos - o áudio fica com uns estalos como se estivesse desplugando e plugando o conector P2. Alguém teve isso e conseguiu resolver?

2. Barulho estilo de rádio vindo de dentro do note, logo acima do teclado. Este barulho eu vi no vídeo do "TH" no YT. Alguém sabe o que é e como resolver?
Opa! Boa tarde!

1 - Aqui não tive isso.
2 - Bem vindo ao clube. Estou exatamente com esse problema e eles estão me fazendo trabalhar, além de dizer que é um problema normal e não tem o que fazer.

Ontem mesmo fiquei até 22H com o atendente e no final o máximo que ele fez foi me pedir logs da máquina e que iria escalonar o problema. Falei um monte.

Não recomendo a compra dessa máquina, pelo valor que se paga não vale a pena. Nem falo pela capacidade que a máquina tem, mas pelo fato da forma como a Dell trata seus consumidores, vendendo um suporte irreal.
 
Áudio com estalos - o áudio fica com uns estalos como se estivesse desplugando e plugando o conector P2. Alguém teve isso e conseguiu resolver?
Impressionante, outro problema que tive no M15 R6. Nunca encontrei solução, porem como eu usava headset USB com outro controlador de audio não sofria com esse problema, só acontecia no auto-falante do note.
Inclusive alguns dias atrás estava falando com um colega do fórum que possui o Dell G15 e tem o mesmo problema, segundo ele a Dell esta pouco se lixando pois o software de detecção de falhas não encontra nenhuma falha, então pra eles não há defeito.
 
Opa! Boa tarde!

1 - Aqui não tive isso.
2 - Bem vindo ao clube. Estou exatamente com esse problema e eles estão me fazendo trabalhar, além de dizer que é um problema normal e não tem o que fazer.

Ontem mesmo fiquei até 22H com o atendente e no final o máximo que ele fez foi me pedir logs da máquina e que iria escalonar o problema. Falei um monte.

Não recomendo a compra dessa máquina, pelo valor que se paga não vale a pena. Nem falo pela capacidade que a máquina tem, mas pelo fato da forma como a Dell trata seus consumidores, vendendo um suporte irreal.
Jovem... Acredito que tua unidade tenha vindo com problema, infelizmente.
Digo isso, pois tive um M15 R6 que sempre funcionou bem.
Tem vários outros usuários aqui no fórum que possuem a mesma máquina e funciona corretamente sem problemas.

A título de conhecimento, você chegou formatar a máquina quando a mesma chegou?
 
Jovem... Acredito que tua unidade tenha vindo com problema, infelizmente.
Digo isso, pois tive um M15 R6 que sempre funcionou bem.
Tem vários outros usuários aqui no fórum que possuem a mesma máquina e funciona corretamente sem problemas.

A título de conhecimento, você chegou formatar a máquina quando a mesma chegou?
Opa boa tarde!

Então, eu entendo que problemas em eletrônicos existem, o que eu estou alertando é pela forma como a Dell esta me "ajudando". Por uma máquina de 15K e um dito suporte "premium", pra mim não vale apena. Não recomendo a compra, porque se a máquina vier com problemas "minimizáveis" a Dell o fará, e o consumidor fica a ver navios.

Respondendo a pergunta: Eu formatei a máquina após apresentar os primeiros problemas, mas não resolveu (como eu esperava). Pois parece um problema de hardware, e pelos relatos, até comum, principalmente o Coil Whine. :scare:

Abraços! 🙂
 
Boa tarde pessoal!
Achei esse tópico falando um pouco do barulho que comentei aqui:


É válido dar uma lida sobre o assunto!
 
Boa tarde pessoal!
Achei esse tópico falando um pouco do barulho que comentei aqui:


É válido dar uma lida sobre o assunto!
Sim, esse tópico foi postado a algumas páginas atrás.
Acredito que as máquinas mais novas já não possuem mais este problema, até porque não encontrei sobre isso em muitos lugares.
Inclusive, no fórum da Dell ou no Reddit, só temos essa postagem que você mencionou.
 
Pessoal. Acho que estou deixando passar alguma configuração e não percebi ainda mas.
Vocês estão jogando CS2?
Quantos FPS que está na máquina de vocês?
Na minha está 120. Estou achando estranho!
Alguém pode me ajudar?
 
Pessoal. Acho que estou deixando passar alguma configuração e não percebi ainda mas.
Vocês estão jogando CS2?
Quantos FPS que está na máquina de vocês?
Na minha está 120. Estou achando estranho!
Alguém pode me ajudar?
Aqui dá pra você comparar com vários níveis de hardware:

 
Pessoal. Qual o melhor jeito de limitar a temperatura do processador? Quero limitar a temperatura em 85 graus.
 
Pessoal. Qual o melhor jeito de limitar a temperatura do processador? Quero limitar a temperatura em 85 graus.
BIOS é o jeito mais "fácil", mais "direto".

Abre a BIOS, menu Performance, desce até TCC Activation Offset.

Por padrão, ele fica em 0 (zero), o que deixa a CPU limitada a 100 °C (padrão da Intel). Se você colocar em 15, ele vai reduzir 15 °C no limite de temperatura e só vai deixar a CPU chegar a 85 °C.

Mas saiba que o "controle" de temperatura vai ser feito usando thermal trottling, o famoso estrangulamento térmico - quando a CPU bater 85 °C, que nesse nosso i9 13900HX chega rápido, ele vai limitar a voltagem da CPU para reduzir a temperatura e, por consequência, "capar" a performance da CPU.

O "melhor" jeito eu acredito que seja fazendo undervolting, limitando a voltagem padrão da CPU (sem diminuir a performance), mas isso não dá mais para fazer na BIOS v1.11 mais atual (parece que nas versões mais antigas ainda era permitido), tem que ser feito de outras maneiras (que eu desconheço) e sinceramente isso está bem além do meu conhecimento ou coragem para fazer com um note caro como esse nosso.
 
BIOS é o jeito mais "fácil", mais "direto".

Abre a BIOS, menu Performance, desce até TCC Activation Offset.

Por padrão, ele fica em 0 (zero), o que deixa a CPU limitada a 100 °C (padrão da Intel). Se você colocar em 15, ele vai reduzir 15 °C no limite de temperatura e só vai deixar a CPU chegar a 85 °C.

Mas saiba que o "controle" de temperatura vai ser feito usando thermal trottling, o famoso estrangulamento térmico - quando a CPU bater 85 °C, que nesse nosso i9 13900HX chega rápido, ele vai limitar a voltagem da CPU para reduzir a temperatura e, por consequência, "capar" a performance da CPU.

O "melhor" jeito eu acredito que seja fazendo undervolting, limitando a voltagem padrão da CPU (sem diminuir a performance), mas isso não dá mais para fazer na BIOS v1.11 mais atual (parece que nas versões mais antigas ainda era permitido), tem que ser feito de outras maneiras (que eu desconheço) e sinceramente isso está bem além do meu conhecimento ou coragem para fazer com um note caro como esse nosso.
Eu acredito que dá pra ajustar algumas coisas e melhorar as temperaturas com o AWCC.
Em Performance, na aba Custom, em Advanced View, na CPU selecione Manual e altere os valores de frequência e tensão.

O i9-13900HX tem o clock máximo de 5,4GHz em single/dual core e no M16 ele vem por padrão, acredito eu, com clock máximo de 5,7GHz.
Esse, aparentemente, pequeno aumento faz com que a tensão necessária para atingir esse altíssimo clock seja consideravelmente mais alta.
Isso aumenta bastante as temperaturas.

Recomendo experimentar baixando o clock máximo para o valor stock da Intel de 5,4GHz e, selecionando a opção Manual em Voltage, reduzir a tensão para o valor mínimo possível (acredito que em 5,4GHz o valor seria 1,275V ou 1,25V).

Acredito que isso ajude.

Para os que se preocupam muito com altas temperaturas dá pra baixar o clock máximo para até 4,9GHz e reduzindo a tensão para o valor mínimo possível, terão temperaturas ainda mais baixas.

Caso ocorra alguma instabilidade devido a tensão baixa, o que eu duvido, basta aumentar um pouco a tensão ou mesmo deixá-la em gerenciamento automático.



 
Última edição:
Fiz o controle de temperatura pelo AWCC mesmo, na aba Custom. Fiz o controle apenas da temperatura nesse momento. Se ficar ruim caso ele chegue aos 85 graus e cause throtling, eu mexo no clock e voltagem. Obrigado por enquanto.
 
Opa boa tarde!

Então, eu entendo que problemas em eletrônicos existem, o que eu estou alertando é pela forma como a Dell esta me "ajudando". Por uma máquina de 15K e um dito suporte "premium", pra mim não vale apena. Não recomendo a compra, porque se a máquina vier com problemas "minimizáveis" a Dell o fará, e o consumidor fica a ver navios.

Respondendo a pergunta: Eu formatei a máquina após apresentar os primeiros problemas, mas não resolveu (como eu esperava). Pois parece um problema de hardware, e pelos relatos, até comum, principalmente o Coil Whine. :scare:

Abraços! 🙂
Boa noite jovem!

Meu M16 chegou, aparentemente 100%, porém notei também um pequeno coil whine que só é audível, se eu encostar o ouvido nas colmeias dos fans em cima do teclado.

Removi a fonte de alimentação e o barulho diminuiu absurdamente.

Porém, ainda estou pensando se mando trocar a máquina ou não.

Caso queira trocar informações, estamos no telegram: https://t.me/AlienwareBrasil

Estou fazendo mais testes enquanto estou dentro dos 7 dias, pois qualquer coisa mando ele de volta.

Edit: Acabei de fazer novo teste e o "coil whine" só se dá com a máquina ociosa... Caso eu dê carga, o barulhinho some. :haha:
 
Última edição:
Opa! Boa tarde!

1 - Aqui não tive isso.
2 - Bem vindo ao clube. Estou exatamente com esse problema e eles estão me fazendo trabalhar, além de dizer que é um problema normal e não tem o que fazer.

Ontem mesmo fiquei até 22H com o atendente e no final o máximo que ele fez foi me pedir logs da máquina e que iria escalonar o problema. Falei um monte.

Não recomendo a compra dessa máquina, pelo valor que se paga não vale a pena. Nem falo pela capacidade que a máquina tem, mas pelo fato da forma como a Dell trata seus consumidores, vendendo um suporte irreal.
Olá galera...
Vi que o BoneSoldier está com o mesmo problema que eu, só que mais grave.
Estou morando no Canada e ao chegar aqui em agosto adquiri o M16 com a 4080. Belíssima maquina. Meu uso é bem mais simples, uso para coisas triviais e para jogar umas 4x por semana. Optei por esta maquina aproveitando uma promoção da Dell por aqui.
Utilizo, também, somente plugado. Inclusive mudei na BIOS para isto graças ao que li do Tiu Fiu aqui.

Bom... depois de vários probleminhas restaram dois aleatórios:
1) as vezes, do nada a porta USB-C (que coloquei um hub da Orico para mouse, teclado externo e headset) para de funcionar. Ainda mantem energia mas não transmite dados. E o mais impressionante é que o teclado do laptop também fica desativado, creio que usa o mesmo barramento. A impressão que dá é que algo aciona um modo "sleep" e não retorna. Somente funcionam o mouse pad, a tela do laptop e o monitor externo plugado em uma das portas traseiras. Ou seja... o computador está funcionando, mas algumas coisas estão "dormindo". Se desplugar plugar de novo o hub usb ele não reconhece. Isto já aconteceu jogando o BG3 e algumas vezes somente assistindo YouTube. O que me acendeu o alerta da Ethernet (wi-fi desativado)
2) as vezes, do nada o drive D (um WD Black 2T SN770 NVMe que instalei como upgrade) simplesmente desaparece e no Event diz que houve um erro de gravação nele e que a Raid 0 foi desativada.

Ambos os problemas é só dar um "shutting down", aguardar uns 5 segundos e reiniciar o laptop que... voilá... tudo funfa perfeitinho por... dois dias, tres dias, semanas, algumas horas.
O que notei é que existe alguma incompatibilidade pequena de drivers. Ao tentar usar o instalador de drivers da Intel (Intel Driver & Support Assistant), ele diz que tem duas atualizações para a maquina, porém não consegue fazê-las. Uma até entendo porque é do chip gráfico (Intel Arc & Iris Xe Graphics) e ele ainda avisa que o fabricante pode utilizar alguma outra custumização (OEM). Porém o outro driver é o Intel Killer Performance Suite que trabalha exatamente com Wi-Fi, Ethernet e demais drivers Killer (não sei quais) e que não instala nem com reza. Já tentei baixar ele, retirar o anterior, dar boot e... lá está o mesmo. Acho que a Microsoft bloqueia e usa o que ela fornece.

Ontem, dia 19Nov, teve uma atualização de drivers pelo suporte da Alienware onde instalou alguns drivers do tal Killer (mas o Intel ainda diz que faltam os mesmos dois drivers serem atualizados), além de semana passada (e outras) terem tido atualizações de drivers do Windows 11.
Não sei se coincidência, mas notei que a cada driver novo (inclusive os da NVidia que parece gerenciar o barramento PCIE totalmente) os problemas ganham um espaçamento maior. Estou aguardando para ver se em algum momento os drivers se ajeitam por si mesmos... hehehehe
Quanto ao drive D, já rodei todos os diagnósticos que encontrei e o mesmo está perfeitinho nos testes e sempre está presente na BIOS. Só que toma um doril as vezes no Windows 11 (que estou achando uma beóstia).
Falei tudo isto para, não só compartilhar, mas saber se o BoneSoldier conseguiu alguma coisa com sua "fight" com o suporte daí. Nem tentei acionar o daqui por não estar tão drástico com meu uso e por ainda ter muito tempo na garantia.
Ahhhh... jogo o BG3 e, pode ter problemas com ele também. Pretendo jogar o Starfield, o Star Citizen e outros. Só não comecei por causa destas falhas aleatórias. Até pensei em colocar em "modo fabrica" e recomeçar tudo, mas vi que o BoneSoldier fez isto e nada mudou.
Como não sou expert em laptops (usei muito desktops) não sei dizer muito mais. Espero ter contribuido com algo. e fico aguardando se alguém tiver mais informações.
 
Última edição:
Olá galera...
Vi que o BoneSoldier está com o mesmo problema que eu, só que mais grave.
Estou morando no Canada e ao chegar aqui em agosto adquiri o M16 com a 4080. Belíssima maquina. Meu uso é bem mais simples, uso para coisas triviais e para jogar umas 4x por semana. Optei por esta maquina aproveitando uma promoção da Dell por aqui.
Utilizo, também, somente plugado. Inclusive mudei na BIOS para isto graças ao que li do Tiu Fiu aqui.

Bom... depois de vários probleminhas restaram dois aleatórios:
1) as vezes, do nada a porta USB-C (que coloquei um hub da Orico para mouse, teclado externo e headset) para de funcionar. Ainda mantem energia mas não transmite dados. E o mais impressionante é que o teclado do laptop também fica desativado, creio que usa o mesmo barramento. A impressão que dá é que algo aciona um modo "sleep" e não retorna. Somente funcionam o mouse pad, a tela do laptop e o monitor externo plugado em uma das portas traseiras. Ou seja... o computador está funcionando, mas algumas coisas estão "dormindo". Se desplugar plugar de novo o hub usb ele não reconhece. Isto já aconteceu jogando o BG3 e algumas vezes somente assistindo YouTube. O que me acendeu o alerta da Ethernet (wi-fi desativado)
2) as vezes, do nada o drive D (um WD Black 2T SN770 NVMe que instalei como upgrade) simplesmente desaparece e no Event diz que houve um erro de gravação nele e que a Raid 0 foi desativada.

Ambos os problemas é só dar um "shutting down", aguardar uns 5 segundos e reiniciar o laptop que... voilá... tudo funfa perfeitinho por... dois dias, tres dias, semanas, algumas horas.
O que notei é que existe alguma incompatibilidade pequena de drivers. Ao tentar usar o instalador de drivers da Intel (Intel Driver & Support Assistant), ele diz que tem duas atualizações para a maquina, porém não consegue fazê-las. Uma até entendo porque é do chip gráfico (Intel Arc & Iris Xe Graphics) e ele ainda avisa que o fabricante pode utilizar alguma outra custumização (OEM). Porém o outro driver é o Intel Killer Performance Suite que trabalha exatamente com Wi-Fi, Ethernet e demais drivers Killer (não sei quais) e que não instala nem com reza. Já tentei baixar ele, retirar o anterior, dar boot e... lá está o mesmo. Acho que a Microsoft bloqueia e usa o que ela fornece.

Ontem, dia 19Nov, teve uma atualização de drivers pelo suporte da Alienware onde instalou alguns drivers do tal Killer (mas o Intel ainda diz que faltam os mesmos dois drivers serem atualizados), além de semana passada (e outras) terem tido atualizações de drivers do Windows 11.
Não sei se coincidência, mas notei que a cada driver novo (inclusive os da NVidia que parece gerenciar o barramento PCIE totalmente) os problemas ganham um espaçamento maior. Estou aguardando para ver se em algum momento os drivers se ajeitam por si mesmos... hehehehe
Quanto ao drive D, já rodei todos os diagnósticos que encontrei e o mesmo está perfeitinho nos testes e sempre está presente na BIOS. Só que toma um doril as vezes no Windows 11 (que estou achando uma beóstia).
Falei tudo isto para, não só compartilhar, mas saber se o BoneSoldier conseguiu alguma coisa com sua "fight" com o suporte daí. Nem tentei acionar o daqui por não estar tão drástico com meu uso e por ainda ter muito tempo na garantia.
Ahhhh... jogo o BG3 e, pode ter problemas com ele também. Pretendo jogar o Starfield, o Star Citizen e outros. Só não comecei por causa destas falhas aleatórias. Até pensei em colocar em "modo fabrica" e recomeçar tudo, mas vi que o BoneSoldier fez isto e nada mudou.
Como não sou expert em laptops (usei muito desktops) não sei dizer muito mais. Espero ter contribuido com algo. e fico aguardando se alguém tiver mais informações.
Opa jovem, tudo bem?!

Sei que parece meio besteira, mas já tentou formatar a máquina com um Windows limpo e ir instalando os drivers você mesmo?
Digo isso, pois esse sistema que a Dell manda em seus equipamentos vem cheio de bloatware e acho que uma instalação limpa conseguiria resolver.
Caso mesmo assim os problemas continuem, eu recomendaria você abrir uma solicitação de troca da placa mãe.
 
galera qual a memoria certa para o alienware m16 ? essa abaixo seria a ideal ?

Jovem, funcionaria sim... Porém, recomendaria pegar uma com frequência maior.
Qual a versão que você possui?
 

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