[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

Galera,

Eu já tenho um SSD Kingston 240GB ligado na porta SATA3 rodando W10 e comprei um M.2 NVME XPG SX6000 Pro 1TB para ser o secundário (instalar jogos), o mesmo está instalado na porta M.2 Ultra da mobo.

Pois bem, na BIOS o XPG é reconhecido, porém no Windows ele não aparece no "meu computador", eu só consigo visualiza-lo no gerenciador de dispositivo, e o status dele lá é "dispositivo não migrado".

Minha MOBO é uma Asrock B450M Steel Legend, e li no site do fabricante o seguinte: " *O M2_2 e o SATA3_3 compartilham vias. Se qualquer um deles estiver em uso, o outro será desabilitado. "

Então realmente não vou conseguir utilizar os 2 SSD simultanemente?
 
Galera,

Eu já tenho um SSD Kingston 240GB ligado na porta SATA3 rodando W10 e comprei um M.2 NVME XPG SX6000 Pro 1TB para ser o secundário (instalar jogos), o mesmo está instalado na porta M.2 Ultra da mobo.

Pois bem, na BIOS o XPG é reconhecido, porém no Windows ele não aparece no "meu computador", eu só consigo visualiza-lo no gerenciador de dispositivo, e o status dele lá é "dispositivo não migrado".

Minha MOBO é uma Asrock B450M Steel Legend, e li no site do fabricante o seguinte: " *O M2_2 e o SATA3_3 compartilham vias. Se qualquer um deles estiver em uso, o outro será desabilitado. "

Então realmente não vou conseguir utilizar os 2 SSD simultanemente?
Muda o SSD de conector.
 
Galera,

Eu já tenho um SSD Kingston 240GB ligado na porta SATA3 rodando W10 e comprei um M.2 NVME XPG SX6000 Pro 1TB para ser o secundário (instalar jogos), o mesmo está instalado na porta M.2 Ultra da mobo.

Pois bem, na BIOS o XPG é reconhecido, porém no Windows ele não aparece no "meu computador", eu só consigo visualiza-lo no gerenciador de dispositivo, e o status dele lá é "dispositivo não migrado".

Minha MOBO é uma Asrock B450M Steel Legend, e li no site do fabricante o seguinte: " *O M2_2 e o SATA3_3 compartilham vias. Se qualquer um deles estiver em uso, o outro será desabilitado. "

Então realmente não vou conseguir utilizar os 2 SSD simultanemente?

Você conectou o SSD M2 em qual porta M2? Se tiver conectado na que fica perto das entradas SATA (M2_2) acontece isso mesmo, é necessário conectar na porta M2_1 que fica acima do slot PCIE2 e abaixo do socket do CPU, conforme imagem abaixo. Tenho a mesma mobo aqui e foi tudo certo.

0FaYjL2.png
 
Última edição:
Você conectou o SSD M2 em qual porta M2? Se tiver conectado na que fica perto das entradas SATA (M2_2) acontece isso mesmo, é necessário conectar na porta M2_1 que fica acima do slot PCIE2 e abaixo do socket do CPU, conforme imagem abaixo. Tenho a mesma mobo aqui e foi tudo certo.

0FaYjL2.png
Opa, valeu pela força cara!

Então, o SSD M2 está na porta M2_1 mesmo, e SSD Sata, eu testei agora nas 4 portas SATA3, e em todas fica na mesma, no Windows o SSD M2 não é reconhecido.





Você precisou configurar alguma coisa na BIOS? Aqui pra mim está no padrão na configuração SATA, está como AHCI.
 
Opa, valeu pela força cara!

Então, o SSD M2 está na porta M2_1 mesmo, e SSD Sata, eu testei agora nas 4 portas SATA3, e em todas fica na mesma, no Windows o SSD M2 não é reconhecido.





Você precisou configurar alguma coisa na BIOS? Aqui pra mim está no padrão na configuração SATA, está como AHCI.


Pior que não precisei configurar nada aqui, só conectei mesmo e liguei o PC, dai ele já aparecia no Gerenciador de Discos do Windows.

A tela que você postou é do gerenciador de dispositivos. Você já chegou a ver se ele não aparece para ser formatado dentro do Gerenciador de Discos do Windows? O meu também não apareceu de cara no 'meu computador', pois, por padrão, discos vêm de fábrica sem nenhuma partição criada e, devido a isso, é necessário formatar ele e criar as partições através do Gerenciador de Discos para que ele apareça para uso no "meu computador".
 
Pior que não precisei configurar nada aqui, só conectei mesmo e liguei o PC, dai ele já aparecia no Gerenciador de Discos do Windows.

A tela que você postou é do gerenciador de dispositivos. Você já chegou a ver se ele não aparece para ser formatado dentro do Gerenciador de Discos do Windows? O meu também não apareceu de cara no 'meu computador', pois, por padrão, discos vêm de fábrica sem nenhuma partição criada e, devido a isso, é necessário formatar ele e criar as partições através do Gerenciador de Discos para que ele apareça para uso no "meu computador".

Realmente cara, eu não cheguei a ver pelo Gerenciador de Discos, pode ser que por ali eu tivesse conseguido resolver. Mas no fim o problema era isso mesmo, como o dispositivo não tinha nenhuma partição criada, o Windows não enxergava, pensando nisso eu comecei a pesquisar e vi que existe um comando CMD (DISKPART) onde é possível criar a partição, e dessa forma deu certo.

No mais obrigado pela ajuda!

Segue o site com o passo a passo para quem passar pela mesma situação:

 
Realmente cara, eu não cheguei a ver pelo Gerenciador de Discos, pode ser que por ali eu tivesse conseguido resolver. Mas no fim o problema era isso mesmo, como o dispositivo não tinha nenhuma partição criada, o Windows não enxergava, pensando nisso eu comecei a pesquisar e vi que existe um comando CMD (DISKPART) onde é possível criar a partição, e dessa forma deu certo.

No mais obrigado pela ajuda!

Segue o site com o passo a passo para quem passar pela mesma situação:


Que bom que conseguiu resolver! O DISKPART faz o mesmo que você faria pelo Gerenciador de Discos, a diferença mesmo é só a interface utilizada para executar a operação de formatar e chegar ao mesmo resultado.

No DISKPART você fez via comandos, já se fosse fazer pelo Gerenciador de Discos você clicaria com o botão direito em cima do disco e mandaria formatar/criar a(s) partição(ões).
 
Rapaz, que loucura aqui. Meu Windows atualizou para a versão 2004 e meu SSD tá aparecendo normalmente, mas tbm está aparecendo com se fosse um pendrive conectado.
Segue print:
ZmVsQPF.jpg
Alguem teve isso? Estou com medo de ejetar e dar pau haha.
 
Galera, vocês sabem me dizer o quanto um jogo pode forçar um SSD?
Tenho acompanhado o mercado chines de SSD e tem uma galera (que provavelmente não tem conhecimento) dizendo que tal SSD não serve pra jogos, porque os jogos forçam demais o SSD e isso acaba matando.

Eu não consigo ver muito sentido nisso, mas não sou também nenhum entendedor.
 
por favor me ajudem a escolher entre esses dois, considerando o preço igual, qual escolheriam ?


 
Galera nunca entendi essas paradas das conexões M2 do ssd nvme, uma dúvida,
Essa conexão de SSD:
ssd-xpg-sx8100-512gb-m-2-leitura-3500mb-s-gravacao-3000mb-s-asx8100np-512gt-c_1591098871_gg.jpg

Funciona numa b450 aorus M? Obg.
 
Galera nunca entendi essas paradas das conexões M2 do ssd nvme, uma dúvida,
Essa conexão de SSD:
ssd-xpg-sx8100-512gb-m-2-leitura-3500mb-s-gravacao-3000mb-s-asx8100np-512gt-c_1591098871_gg.jpg

Funciona numa b450 aorus M? Obg.


Sim.
É só você ler nas especificações do SX8100: fator forma M.2 2280; e depois nas especificações de armazenamento da b450: suporte a dispositivo de armazenamento tipo 2242/2260/2280/22110.
 
Galera me ajudem a dar um veredito final no caso desse meu HD, por favor: link

Trata-se de um WD Green de 500gb e 5400rpm que uso como 'backup'.

Esse 'filebenchmark' eu fiz uma vez com meu SSD também, mas logo depois começou a apresentar o mesmo erro. O pior que na primeira vez que fiz com o HD não prestei atenção, pois estava ocupado fazendo outra coisa e ainda costumo rodar esses testes 2 ou 3 vezes para confirmar o resultado. Nesse caso eu acho que deve ser algum bug ou característica do programa, não sei...

A tempos venho desconfiando de algumas coisas nele, além da lentidão por vezes extrema, ele também apresenta alguns stutterings nos jogos instalados nele (mesmo com a memoria virtual alocada no ssd e a Steam instala no SSD), o loading dos jogos às vezes é rápido, às vezes é uma super carroça (realmente varia), videos do vlc dão pequenos spikes (enquanto rodam liso quando executo eles na partição do SSD), e outras coisinhas mais...

Gostaria de perguntar aos entendedores de plantão se devo me preocupar com o mesmo e trocá-lo ou isso são características nativas do produto, pois eu entendo o fato de um HDD, principalmente de 5400rpm, ser lento, mas gerar spikes em vídeos e jogos eu já acho estranho demais...

O que me dizem?
 
Sim.
É só você ler nas especificações do SX8100: fator forma M.2 2280; e depois nas especificações de armazenamento da b450: suporte a dispositivo de armazenamento tipo 2242/2260/2280/22110.
Mt obrigado, juro que sempre lia mas nunca entendi.
 
Bom Dia Pessoal !!!

Estou montando uma nova máquina. Vou vender as peças da assinatura para adquirir peças novas.
E me surgiu uma dúvida.

Coloco 1 SSD m.2 de 500 Gb ou coloco 1 SSD normal ? O que vale mais a pena? Preciso escolher entre 1 ou outro pois não tenho $$ para colocar os 2 tipos de SSD.

Lembrando que é no SSD que eu vou instalar o windows, alguns jogos e programas.
E nos HD´s onde deixo o armazenamento em si.

Obrigado.
 
Última edição:
Bom Dia Pessoal !!!

Estou montando uma nova máquina. Vou vender as peças da assinatura para adquirir peças novas.
E me surgiu uma dúvida.

Coloco 1 SSD m.2 de 500 Gb ou coloco 1 SSD normal ? O que vale mais a pena? Preciso escolher entre 1 ou outro pois não tenho $$ para colocar os 2 tipos de SSD.

Lembrando que é no SSD que eu vou instalar o windows, alguns jogos e programas.
E nos HD´s onde deixo o armazenamento em si.

Obrigado.
A diferença de performance entre m.2 e 2,5" nem é tão nítida no uso "normal" e em games.
A vantagem do m.2 é o fato de não ter que usar cabo sata, cabo de energia. Melhor pra o cable management.
 
To querendo comprar um segundo SSD M2....o que vocês indicariam no momento ?

Pretendo manter o meu WD Blue Nvme que tenho já.....então eu teria que comprar um que seja M2 Sata para utiliza no segundo slot da Asrock Steel Legend.
 
To querendo comprar um segundo SSD M2....o que vocês indicariam no momento ?

Pretendo manter o meu WD Blue Nvme que tenho já.....então eu teria que comprar um que seja M2 Sata para utiliza no segundo slot da Asrock Steel Legend.
Verifique no manual se ao utilizar o segundo slo M.2 o pci-e não irá funcionar em 8x.
 
Olá pessoal, bom dia!

Estou um pouco decepcionado.
Durante a promoção "Julho Gamer" da Kabum, o SSD XPG SX8100 512GB M.2 entrou e saiu várias vezes da promoção.
Até semana passada, a descrição do produto informava 3500Mb/s de leitura e 3000Mb/s de gravação.
Pois bem, essa semana tudo mudou, e a descrição atualizada passa a informar 1900Mb/s de gravação.
Pesquisei na Pichau e na Terabyte, e essas lojas também informam 1900Mb/s de gravação.
Aí eu pensei: "a kabum está fazendo propaganda enganosa". Então olhei a embalagem da XPG, e lá, realmente, informa os 3000Mb/s de gravação.
Voltei conferir o código do produto: "ASX8100NP - 512GT-C" e é o mesmo código que está na nota fiscal.
Fiquei em dúvida, pois talvez eles poderiam estar fabricando o produto com duas velocidades de gravação diferentes.
Então resolvi ver umas reviews no youtube. Nessas reviews, eu pude constatar que as embalagens, abertas pelos youtubers, também relatavam 3000Mb/s de gravação.
E a verdade sobre esse produto é o seguinte: nenhum atingiu 3000Mb/s de gravação no benchmark.
Agora, a impressão que eu fiquei, é que eles fizeram a propaganda dos 3000Mb/s de gravação na embalagem do produto. Mas, como não atinge os 3000Mb/s, as lojas como kabum, pichau e terabyte passaram a vender o produto com a velocidade real de gravação: 1900Mb/s. Me corrijam se eu estiver errado!


Obs.: Eu não fiz o teste de benchmark, pois ainda não abri o produto. Estou montando um computador aos poucos, conforme tenho dinheiro pra comprar com desconto de boleto. No mês de agosto, vou conseguir comprar as peças que faltam, e assim que o computador estiver montado, eu vou fazer os testes de benchmark e postar aqui. Abraço!
 
Galera,

Eu já tenho um SSD Kingston 240GB ligado na porta SATA3 rodando W10 e comprei um M.2 NVME XPG SX6000 Pro 1TB para ser o secundário (instalar jogos), o mesmo está instalado na porta M.2 Ultra da mobo.

Pois bem, na BIOS o XPG é reconhecido, porém no Windows ele não aparece no "meu computador", eu só consigo visualiza-lo no gerenciador de dispositivo, e o status dele lá é "dispositivo não migrado".

Minha MOBO é uma Asrock B450M Steel Legend, e li no site do fabricante o seguinte: " *O M2_2 e o SATA3_3 compartilham vias. Se qualquer um deles estiver em uso, o outro será desabilitado. "

Então realmente não vou conseguir utilizar os 2 SSD simultanemente?

O SX6000 funciona de boa na Steel Legends? Estou com receio pois não aparece na lista do fabricante como compatível. Qual o modelo exato do seu?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe me dizer se esse nvme funciona na AsRock B450m Steel Legend?

 
O SX6000 funciona de boa na Steel Legends? Estou com receio pois não aparece na lista do fabricante como compatível. Qual o modelo exato do seu?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe me dizer se esse nvme funciona na AsRock B450m Steel Legend?


Provavelmente deve funcionar tranquilo, esse NVME é bem parecido com o que peguei e uso normalmente aqui na minha Steel Legend.
 
Última edição:
Boa noite
Galera, qual a recomendação atual de SSD SATA3 de 1TB no Aliexpress?
Vi um vídeo que diz que o Kingdian é o melhorzinho nessa faixa de preço abaixo de R$ 500.
Alguém confirma?
Eu pretendo utilizar só pra substituir um HD de dados de 1TB que tenho aqui. O sistema eu já deixo em um SSD Samsung 860.

Eu peguei esse de 1TB (S280-1TB), pra quem usa um HDD de 7200RPM de notebook está ótimo. Meu uso vai ser bem básico, só para o Windows, programas e um ou outro jogo, não devo usar nem 50% da capacidade e não vou ficar gravando arquivos o tempo todo.

Pelo que li o SSDs da Kingdian parecem ser os menos piores entre as marcas chinesas, e segundo a planilha do Gabriel Ferraz, possui bons valores de escrita e leitura sequencial e tem DRAM, não sei se os lotes atuais têm.

Paguei R$ 421,32 no boleto, pedi pro vendedor declarar US$40, vamos ver se escapo da Receita e quanto tempo vai levar pra chegar. Pelo teste de velocidade parece decente.

U750e1fb6186d4ebc8a29619ec5c76811N.jpg
 
Última edição:
Boa tarde, galera



Tô com uma dúvida se a minha placa mãe ( TUF B360M-PLUS GAMING/BR ) tem compatibilidade com o SSD SAMSUNG 970 EVO Plus. Procurei nos sites dos fabricantes mas ainda tive dúvida em relação a "soquete M.2", "NVME".



Agradeço desde já a ajuda.
 
Olá pessoal, bom dia!

Estou um pouco decepcionado.
Durante a promoção "Julho Gamer" da Kabum, o SSD XPG SX8100 512GB M.2 entrou e saiu várias vezes da promoção.
Até semana passada, a descrição do produto informava 3500Mb/s de leitura e 3000Mb/s de gravação.
Pois bem, essa semana tudo mudou, e a descrição atualizada passa a informar 1900Mb/s de gravação.
Pesquisei na Pichau e na Terabyte, e essas lojas também informam 1900Mb/s de gravação.
Aí eu pensei: "a kabum está fazendo propaganda enganosa". Então olhei a embalagem da XPG, e lá, realmente, informa os 3000Mb/s de gravação.
Voltei conferir o código do produto: "ASX8100NP - 512GT-C" e é o mesmo código que está na nota fiscal.
Fiquei em dúvida, pois talvez eles poderiam estar fabricando o produto com duas velocidades de gravação diferentes.
Então resolvi ver umas reviews no youtube. Nessas reviews, eu pude constatar que as embalagens, abertas pelos youtubers, também relatavam 3000Mb/s de gravação.
E a verdade sobre esse produto é o seguinte: nenhum atingiu 3000Mb/s de gravação no benchmark.
Agora, a impressão que eu fiquei, é que eles fizeram a propaganda dos 3000Mb/s de gravação na embalagem do produto. Mas, como não atinge os 3000Mb/s, as lojas como kabum, pichau e terabyte passaram a vender o produto com a velocidade real de gravação: 1900Mb/s. Me corrijam se eu estiver errado!


Obs.: Eu não fiz o teste de benchmark, pois ainda não abri o produto. Estou montando um computador aos poucos, conforme tenho dinheiro pra comprar com desconto de boleto. No mês de agosto, vou conseguir comprar as peças que faltam, e assim que o computador estiver montado, eu vou fazer os testes de benchmark e postar aqui. Abraço!

Bom dia pessoal.
Como já havia relatado, o SX8100 não entrega os 3000Mb/s de gravação, do qual fazem propaganda na embalagem.
Entrei em contato com a Kabum, e eles me deram duas opções:

1 - Devolver o produto e ter meu dinheiro de volta;
2 - Troca pelo XPG S40G 512GB 3500Mb/s de leitura e 2400Mb/s de gravação;

Me ajudem pessoal. O que fazer? Será que esse S40G entrega os 2400Mb/s de gravação?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo