• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

Comprei um SSD com intuito de colocar games nele porque meu HD já está lotado tendo que desinstalar para ganhar espaço. Minha dúvida é se ainda há aquele problema dos games ficarem reescrevendo no SSD e com isso diminuir muito a vida útil deles, como parece que ocorria com o FIFA.
Se sim, tem como eu saber quais games seria "prejudiciais à saúde do SSD"?
Boa pergunta.
 
Galera alguém me ajuda?

Comprei um SSD Falcon Adata e instalei na minha placa mãe apenas com o parafuso, porque não tinha a porca. Ele ficou meio torto pra baixo, mas funcionava rs

Hoje eu tava usando o pc, deu uma tela azul. Reiniciou e nada de subir o windows.
Percebi que ao reiniciar ele é identificado, mas não inicia o windows.

Peguei um ssd sata de 120gb que tenho aqui sobrando e deu boot normal.

Será que o SSD pifou? Ou será que se eu encaixar ele direitinho com uma porca resolve?

Faz uma semana que o bicho ta no pc, to preocupado rs
 
Galera alguém me ajuda?

Comprei um SSD Falcon Adata e instalei na minha placa mãe apenas com o parafuso, porque não tinha a porca. Ele ficou meio torto pra baixo, mas funcionava rs

Hoje eu tava usando o pc, deu uma tela azul. Reiniciou e nada de subir o windows.
Percebi que ao reiniciar ele é identificado, mas não inicia o windows.

Peguei um ssd sata de 120gb que tenho aqui sobrando e deu boot normal.

Será que o SSD pifou? Ou será que se eu encaixar ele direitinho com uma porca resolve?

Faz uma semana que o bicho ta no pc, to preocupado rs
Se deu curto provavelmente queimou.

Mas não custa nada instalar do jeito CERTO agora.
 
Se deu curto provavelmente queimou.

Mas não custa nada instalar do jeito CERTO agora.
E como sei se deu curto? Ainda mais que ele reconhece antes de iniciar.

Custa sim, acabei de comprar no ML os parafusos certos haha, mas vai demorar pra chegar.
 
E como sei se deu curto? Ainda mais que ele reconhece antes de iniciar.

Custa sim, acabei de comprar no ML os parafusos certos haha, mas vai demorar pra chegar.
Se tá reconhecendo, não queimou. Deve ter corrompido algum arquivo do Windows.
Já que testou com outro SSD, olha se consegue ligar os dois juntos.
 
Boa pergunta.


Eu vou meter os jogos lá e paciência, deve chegar amanhã, é um ADATA de 960 GB, peguei na promo da Kabum, jogo pouco mesmo, não deve dar problemas, se der, paciência, nos dias de hoje não deveria haver isso de estragar SSD por ficar reescrevendo game enquanto joga.
 
Recebi um KingDian SATA de 512GB (S370-512GB), muito rápido mesmo usando em um laptop antigo com processador fraco (core i7-4500U). Segundo a planilha do Gabriel, ele ainda tem DRAM, ao contrário da linha S280 que é loteria, isso ainda é verdade? Queria desmontar para ver se tem mesmo o chip de memória flash, mas não tem parafuso, deixei pra lá. Eu inspecionei no CrystalDiskInfo, os campos Total Host Reads, Total Host Writes e Total NAND Writes estavam zerados, saúde em 100%. Agora é saber se o SSD vai durar.

Crystal-Disk-Mark-20201218132736.png

Crystal-Disk-Mark-20201218133301.png

Crystal-Disk-Mark-20201218133805.png


Fiz os testes após ter clonado o HDD antigo, achei bons os resultados, mas fica evidente que quanto menos espaço livre houver partição, menor é o desempenho. O boot leva uns 25 segundos, já desabilitei hibernação e inicialização rápida, tem mais alguma coisa a fazer? E será que vale o esforço de estender a partição C: para ver se aumenta a taxas de leitura e escrita?
 
Acabei de instalar e testar meu WD Black SN750 de 500GB:
HKeh5C8.png


Testei com 1000 samples, cada uma com 100MiB (uns 100GiB no total escritos/lidos). É engraçado ver como o cache consegue segurar as escritas até algo perto de 10GiB, e então o desempenho cai drasticamente. Quanto as leituras, o anunciado pela WD é "up to 3430MB/s", e realmente entregam isso, estou bem satisfeito.

Jaja faço o mesmo teste com um S11 Pro de 512GB que tenho aqui também.
 
Jaja faço o mesmo teste com um S11 Pro de 512GB que tenho aqui também.
Fiz, porém no segundo slot NVMe, que por algum motivo na minha mobo (b550 steel legend) é somente PCIe 3.0 x2 ao invés de x4 (cortando a velocidade pela metade). Inclusive, se alguém souber explicar onde foram parar essas outras 2 lanes ficarei grato.

dnU29Ey.png


Interessante notar que a cache dele é um pouco menor que a do SN750, e velocidades de escrita são piores tb. No entanto, aparentemente ele conseguiria fazer até 3.6GB/s de leitura caso não tivesse capado pelas lanes PCIe.

Deixar aqui outro SN750 que testei nessa porta secundária também para fins de comparação:
tVAXcy5.png
 
Usar adaptador PCI-e para M.2 tem perda de desempenho?
 
Hoje chegou meu NVME da WD Blue que comprei (SN550) entao resolvi fazer alguns testes aqui, instalei o W10 ultima versão com os drivers todos atualizados e fiquei usando o notebook para tarefas básicas durante o dia (programas abertos, firefox, videos, ...) e nao notei diferença perceptível se comparado com outro SSD intermediario que eu tinha, claro em copias de arquivos teve um aumento agora do resto se teve eu nao notei

Agora pouco fiz alguns testes rodando maquina virtual no Virtualbox e ae sim a coisa mudou, nao tem mais aquele gargalo e lentidao mesmo que pouco no SSD que eu usava antes, até parece que o sistema estava rodando nativamente, se alguem tiver em mente comprar um NVME hoje para usar apenas no basico eu nao recomendaria apenas se a diferença de preço fosse pouca, do contrario em CxB nao compensa

ssd-wd-blue-sn550-1tb-m-2-pcie-nvme-leituras-2400mb-s-e-gravacoes-1950mb-s-wds100t2b0c_1581684763_g.jpg
 
Hoje chegou meu NVME da WD Blue que comprei (SN550) entao resolvi fazer alguns testes aqui, instalei o W10 ultima versão com os drivers todos atualizados e fiquei usando o notebook para tarefas básicas durante o dia (programas abertos, firefox, videos, ...) e nao notei diferença perceptível se comparado com outro SSD intermediario que eu tinha, claro em copias de arquivos teve um aumento agora do resto se teve eu nao notei

Agora pouco fiz alguns testes rodando maquina virtual no Virtualbox e ae sim a coisa mudou, nao tem mais aquele gargalo e lentidao mesmo que pouco no SSD que eu usava antes, até parece que o sistema estava rodando nativamente, se alguem tiver em mente comprar um NVME hoje para usar apenas no basico eu nao recomendaria apenas se a diferença de preço fosse pouca, do contrario em CxB nao compensa

ssd-wd-blue-sn550-1tb-m-2-pcie-nvme-leituras-2400mb-s-e-gravacoes-1950mb-s-wds100t2b0c_1581684763_g.jpg
Só pra reforçar essa ideia, sai de um SSD de 120gb bem básico sem DRAM onde ficava o sistema, e um HD onde ficavam o resto das coisas. Pra atividades do dia a dia também não notei diferença alguma (nem mesmo em tempo de boot), porém tá muito melhor pra trabalhar com máquinas virtuais (como vc falou) e abrir o emulador do android agr é basicamente instantâneo, fiquei muito impressionado. Compilar certos programas também ficou bem melhor.
 
Só pra reforçar essa ideia, sai de um SSD de 120gb bem básico sem DRAM onde ficava o sistema, e um HD onde ficavam o resto das coisas. Pra atividades do dia a dia também não notei diferença alguma (nem mesmo em tempo de boot), porém tá muito melhor pra trabalhar com máquinas virtuais (como vc falou) e abrir o emulador do android agr é basicamente instantâneo, fiquei muito impressionado. Compilar certos programas também ficou bem melhor.

Isso, para maquinas virtuais o salto foi enorme mesmo nesse NVME que nao tem DRAM, agora de manha alem do Windows abri umas 3 aqui com Android, Arch Linux e outra com Win7 e o desempenho era liso liso, parecia que os sistemas estavam rodando nativamente e olha que meu notebook ainda usa processador Intel com final U (ultra low voltage)

Um ponto que notei agora foi a bateria ter melhorado consideravelmente, comecei a usar o notebook agora de manha as 9h com ele 100% sem parar e nesse exato momento ainda tenho ela em 70%, lembro que antes com um SSD normal ela ja chegava na metade com o mesmo uso
 
Recebi um SSD, to querendo instalar o windows nele, mas vou trocar de plataforma em breve (esperando chegar). Será que vale a pena formatar agora ou só quando a placa mãe nova chegar?
 
Fiz, porém no segundo slot NVMe, que por algum motivo na minha mobo (b550 steel legend) é somente PCIe 3.0 x2 ao invés de x4 (cortando a velocidade pela metade). Inclusive, se alguém souber explicar onde foram parar essas outras 2 lanes ficarei grato.

dnU29Ey.png


Interessante notar que a cache dele é um pouco menor que a do SN750, e velocidades de escrita são piores tb. No entanto, aparentemente ele conseguiria fazer até 3.6GB/s de leitura caso não tivesse capado pelas lanes PCIe.

Deixar aqui outro SN750 que testei nessa porta secundária também para fins de comparação:
tVAXcy5.png
Que programa é esse ai?
 
Olá galera, montei recentemente um novo pc para trabalho e um SSD da XPG Gammix de 2TB, porém quando faço um teste de velocidade o máximo que consigo alcançar na leitura é cerca de 2800 MB/s, enquanto o prometido seriam 3500 MB/s.

Alguma dica para tentar melhorar? Já verifiquei e o TRIM esta ativado, assim como o modo AHCI na BIOS.
 
Estou pensando em adquirir um SSD NVM.E de 120/128Gb só para o SO no ano que vem, porém está difícil achar modelos com velocidade equivalente aos modelos 256Gb... Qual o melhor modelo em relação à velocidade nessa faixa de 128Gb?
 
Bom dia, galera. Estou de olho nos SSDs da Corsair, o MP510 960GB e o MP400 1TB. Usaria pra todo o armazenamento do PC, jogos, SO, tudo. Vi um rapaz aí no post que falou sobre problema de escrita quando os jogos ficam reescrevendo, algo assim. É um problema comum de M.2? Será que pode dar ruim colocar muitas coisas nele?

E sobre preço, o MP510 está na faixa de R$1300 (caro), o MP400 foi lançado recentemente na faixa de R$1200. Qual seria o preço ideal a se pagar nesses dois modelos?
 
Alguém sabe como executar a opção TRIM em um sdd que não tem software de gerenciamento? O ssd no caso é um Kingdian
 
Alguém sabe como executar a opção TRIM em um sdd que não tem software de gerenciamento? O ssd no caso é um Kingdian
O TRIM é um comando do sistema operacional, tanto o windows como linux executam o TRIM automaticamente.

E todos os atuais SSDs suportam o comando TRIM, sejam de marca ou sem...

Não é preciso ter nenhum programa instalado pra isso.....
 
O TRIM é um comando do sistema operacional, tanto o windows como linux executam o TRIM automaticamente.

E todos os atuais SSDs suportam o comando TRIM, sejam de marca ou sem...

Não é preciso ter nenhum programa instalado pra isso.....
:lol2: Entendi, perguntei pois eu tinha um sdd da SandDisk e no programa dele tinha a opção de executar essa ação, e uma outra coisa lá sobre programa algo no windows para fazer isso. Mas já que faz isso automaticamente, ótimo, obrigado :D
 
Boa noite galera!
Comprei um SSD da Cruxial, o BX500, de 480GB, mas não tenho noção de como instalar.
Perguntei aqui perto de casa quanto o cara me cobrava para colocar, ele me cobra R$150,00 p/ colocar o sistema...
Tem algum tópico ensinando?
 
Boa noite galera!
Comprei um SSD da Cruxial, o BX500, de 480GB, mas não tenho noção de como instalar.
Perguntei aqui perto de casa quanto o cara me cobrava para colocar, ele me cobra R$150,00 p/ colocar o sistema...
Tem algum tópico ensinando?
Vc fala instalar em que sentido? De colocar no gabinete ou formatar o windows? Se for pra formatar, joga no google como criar um pendrive bootavel com o windows e como faz pra formatar, é bem simples.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo