[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

São bem próximos. Tem algumas diferenças no papel pelo menos, a Kingston parece ser mais "agressiva" no TBW anunciado e na velocidade de escrita teórica dos modelos de mais de 2TB. https://www.tomshardware.com/reviews/wd-black-sn850x-ssd-review-back-in-black/2
No review a diferença é bem mínima, parece que na escrita sustentada o Fury manteve um pouco mais do que o SN850x pelo menos no modelo de 1 TB, mas eu imagino que no uso cotidiano seja bem difícil de sentir isso

Você que sabe mais de SSD, o que eu comprei, o mp600 Pro XT equivale a qual? Tem algum tier dele?
 
Você que sabe mais de SSD, o que eu comprei, o mp600 Pro XT equivale a qual? Tem algum tier dele?
O review que eu achei já era meio antigo, não tinha o SN850x ainda, só o SN850: https://www.tomshardware.com/reviews/corsair-mp600-pro-xt-ssd-review-corsairs-best-just-leveled-up/3
Supondo que a Corsair não alterou nada, é um dos melhores pelo menos em termos de escrita sustentada (no modelo de 2TB, infelizmente eles não fizeram review do 1TB). Engraçado que a controladora era a mesma do Fury Renegade e em tese a NAND também. Por outro lado a Kingston declara um TBW maior, talvez isso explique essa velocidade maior do Corsair, priorizar velocidade em cima de durabilidade. De toda forma, tá no mínimo entre os mais rápidos PCIe 4.0 do mercado.
 

Vi esse vídeo e fiquei grilado com ssd no geral, como posso saber a velocidade de um ssd sem ser essa velocidade de "pico" que anunciam? e sim a velocidade sustentada? Atualmente tenho um kingston sata de 480gb porcaria e quero trocar urgentemente por um m2 nvme, busco recomendações de marcas mais confiáveis no geral nesse quesito "velocidade sustentada"
 
Western Digital lança silenciosamente o SSD SN5000 Budget NVMe.

A Western Digital lançou um novo SSD econômico que teve um grande salto no número do modelo, já que a empresa decidiu chamá-lo de SN5000. Seu antecessor é o SN580, lançado há pouco menos de um ano e em termos de preço, é a melhor opção dos dois. O novo SN5000 usa o mesmo BiCS 5 TLC NAND que o SN580 no SKU de 500 GB a 2 TB, mas de acordo com a Anandtech, o de 4 TB usa BiCS 6 QLC NAND. O SN5000 ainda é um drive PCIe 4.0 x4 NVMe, mas o desempenho geral foi significativamente melhorado. Se usarmos o SKU de 1 TB para comparação, as velocidades de leitura sequencial aumentaram 1 GB/s, de 4.150 MB/s para 5.150 MB/s. A velocidade de gravação sequencial é de 750 MB/s, de 4.150 MB/s a 4.900 MB/s.

Quanto ao desempenho aleatório, os IOPS de leitura aumentaram de 600 mil IOPS para 730 mil IOPS e os IOPS de gravação aumentaram ligeiramente de 750 mil para 770 mil. Diz-se que o SKU QLC de 4 TB oferece desempenho ainda melhor, com exceção do IOPS de leitura aleatória. Diz-se que o SKU de 1 TB tem uma resistência de gravação de 600 TBW, mas o SKU de 4 TB oferece apenas 1.200 TBW. São 0,33 gravações de unidade por dia (DWPD) para o SKU de 1 TB versus 0,16 DWPD para o SKU de 4 TB, mostrando a fraqueza do QLC NAND. Um novo recurso da série SN5000 em comparação com as unidades WD Blue NVMe anteriores é o suporte para criptografia TGC Pyrite 2.01. A série WD SN5000 começa em US$ 70 para o modelo de 500 GB, indo até US$ 80 para 1 TB, US$ 140 para 2 TB e chegando a US$ 280 para o modelo de 4 TB. A WD parece ter apenas o modelo de 500 GB em estoque, com todos os outros disponíveis em 3-4 semanas. Todos os SKUs vêm com garantia de cinco anos.

Mp8mQVv.jpeg


wvzYGMT.jpeg


wK8u2DY.jpeg


QR3xCIK.jpeg


Fontes: Western Digital , via Anandtech
 

Vi esse vídeo e fiquei grilado com ssd no geral, como posso saber a velocidade de um ssd sem ser essa velocidade de "pico" que anunciam? e sim a velocidade sustentada? Atualmente tenho um kingston sata de 480gb porcaria e quero trocar urgentemente por um m2 nvme, busco recomendações de marcas mais confiáveis no geral nesse quesito "velocidade sustentada"

Basicamente copiando uma cacetada de arquivo pra ele. O quanto cada um coloca de cache SLC no SSD varia de fabricante pra fabricante, mas não costuma ser muito grande. Se seu SSD tem 480 GB, eu imagino que 60-80 GB no máximo seja de cache e isso ele vazio. Copie alguma pasta, que seja de algum jogo e vai acompanhando a velocidade. Vai começar nos 200-300 MB/s e de repente vai cair, pode ser pra 100, pode ser pra menos de 50. Já vi SSD PORCO que caiu pra 10 MB/s. Ou... Usar algum programa, o Tomshardware costuma usar o IOMETER por exemplo.

Pra verificar qual a escrita sustentada do SSD é um pouco complicado porque nem todo review faz esse teste, até porque isso não afeta todos os usuários, é relativamente raro pra usuário comum movimentar mais que 100GB de uma só vez. Esse gráfico abaixo é um exemplo do que eu procuro por exemplo:

Eles costumam marcar embaixo no texto mais ou menos quantos GB são usados de cache e a velocidade sustentada do drive testado. Acho que dos vendidos no Brasil, seria o 980 PRO ou o Corsair MP600 PRO XT que o colega citou antes, mas toda forma os "topo" de linha, KC3000, Fury Renegade, SN850X tem comportamento próximo. De toda forma, os 7000-6000 MB/s que colocam na propaganda só vai durar no máximo por alguns minutos de transferência, independente do disco.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Western Digital lança silenciosamente o SSD SN5000 Budget NVMe.

A Western Digital lançou um novo SSD econômico que teve um grande salto no número do modelo, já que a empresa decidiu chamá-lo de SN5000. Seu antecessor é o SN580, lançado há pouco menos de um ano e em termos de preço, é a melhor opção dos dois. O novo SN5000 usa o mesmo BiCS 5 TLC NAND que o SN580 no SKU de 500 GB a 2 TB, mas de acordo com a Anandtech, o de 4 TB usa BiCS 6 QLC NAND. O SN5000 ainda é um drive PCIe 4.0 x4 NVMe, mas o desempenho geral foi significativamente melhorado. Se usarmos o SKU de 1 TB para comparação, as velocidades de leitura sequencial aumentaram 1 GB/s, de 4.150 MB/s para 5.150 MB/s. A velocidade de gravação sequencial é de 750 MB/s, de 4.150 MB/s a 4.900 MB/s.

Quanto ao desempenho aleatório, os IOPS de leitura aumentaram de 600 mil IOPS para 730 mil IOPS e os IOPS de gravação aumentaram ligeiramente de 750 mil para 770 mil. Diz-se que o SKU QLC de 4 TB oferece desempenho ainda melhor, com exceção do IOPS de leitura aleatória. Diz-se que o SKU de 1 TB tem uma resistência de gravação de 600 TBW, mas o SKU de 4 TB oferece apenas 1.200 TBW. São 0,33 gravações de unidade por dia (DWPD) para o SKU de 1 TB versus 0,16 DWPD para o SKU de 4 TB, mostrando a fraqueza do QLC NAND. Um novo recurso da série SN5000 em comparação com as unidades WD Blue NVMe anteriores é o suporte para criptografia TGC Pyrite 2.01. A série WD SN5000 começa em US$ 70 para o modelo de 500 GB, indo até US$ 80 para 1 TB, US$ 140 para 2 TB e chegando a US$ 280 para o modelo de 4 TB. A WD parece ter apenas o modelo de 500 GB em estoque, com todos os outros disponíveis em 3-4 semanas. Todos os SKUs vêm com garantia de cinco anos.

Mp8mQVv.jpeg


wvzYGMT.jpeg


wK8u2DY.jpeg


QR3xCIK.jpeg


Fontes: Western Digital , via Anandtech
pomba mas não iam matar a marca WD pra SSD? Voltaram atrás e não anunciaram nada? De toda forma é bem vindo, sendo um bom drive intermediário e vindo num preço legal...
 
Basicamente copiando uma cacetada de arquivo pra ele. O quanto cada um coloca de cache SLC no SSD varia de fabricante pra fabricante, mas não costuma ser muito grande. Se seu SSD tem 480 GB, eu imagino que 60-80 GB no máximo seja de cache e isso ele vazio. Copie alguma pasta, que seja de algum jogo e vai acompanhando a velocidade. Vai começar nos 200-300 MB/s e de repente vai cair, pode ser pra 100, pode ser pra menos de 50. Já vi SSD PORCO que caiu pra 10 MB/s. Ou... Usar algum programa, o Tomshardware costuma usar o IOMETER por exemplo.

Pra verificar qual a escrita sustentada do SSD é um pouco complicado porque nem todo review faz esse teste, até porque isso não afeta todos os usuários, é relativamente raro pra usuário comum movimentar mais que 100GB de uma só vez. Esse gráfico abaixo é um exemplo do que eu procuro por exemplo:

Eles costumam marcar embaixo no texto mais ou menos quantos GB são usados de cache e a velocidade sustentada do drive testado. Acho que dos vendidos no Brasil, seria o 980 PRO ou o Corsair MP600 PRO XT que o colega citou antes, mas toda forma os "topo" de linha, KC3000, Fury Renegade, SN850X tem comportamento próximo. De toda forma, os 7000-6000 MB/s que colocam na propaganda só vai durar no máximo por alguns minutos de transferência, independente do disco.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


pomba mas não iam matar a marca WD pra SSD? Voltaram atrás e não anunciaram nada? De toda forma é bem vindo, sendo um bom drive intermediário e vindo num preço legal...
Voltaram atrás pelo jeito e esse modelo veio com ótimo cxb principalmente de 1~2TB.
 

Vi esse vídeo e fiquei grilado com ssd no geral, como posso saber a velocidade de um ssd sem ser essa velocidade de "pico" que anunciam? e sim a velocidade sustentada? Atualmente tenho um kingston sata de 480gb porcaria e quero trocar urgentemente por um m2 nvme, busco recomendações de marcas mais confiáveis no geral nesse quesito "velocidade sustentada"

ocupa 80% dele ai vc vai ver a velocidade real
 
Voltaram atrás pelo jeito e esse modelo veio com ótimo cxb principalmente de 1~2TB.
Só o TBW deles que achei meio baixo... Apesar que olhando na ficha do SN770 tá bem parecido, o que quebra as pernas é o modelo de 4TB usar QLC, isso eu acho sacanagem
 
Supondo que a Corsair não alterou nada, é um dos melhores pelo menos em termos de escrita sustentada (no modelo de 2TB, infelizmente eles não fizeram review do 1TB). Engraçado que a controladora era a mesma do Fury Renegade e em tese a NAND também. Por outro lado a Kingston declara um TBW maior, talvez isso explique essa velocidade maior do Corsair, priorizar velocidade em cima de durabilidade. De toda forma, tá no mínimo entre os mais rápidos PCIe 4.0 do mercado.

Aqui eu estranhei, porque na velocidade de leitura e escrito está similar, com uma pequena vantagem no Kingston, foi engano meu ou a tabela tá desatualizada?
 
Tivemos vários modelos com um defeito lazarento na NAND da YMTC com controladora Innogrit e esses eu fugiria, entre eles o S70 Blade da Adata/xpg que DEVERIA ter sido corrigido mas tivemos usuários reportando o problema ainda esse ano, então eu não me sinto confortável em recomendar sem ter a certeza que corrigiram (eles nunca admitiram a falha/defeito e nunca houve recall nem nada parecido desses discos). Pode ser lote velho? Pode. Mas como não tem como descobrir isso antes de comprar e é um negócio que simplesmente acontece e a pessoa perde tudo que tinha dentro do disco, melhor evitar a fadiga :haha:
Innogrit nem de graça.
Meu SSD foi para o limbo depois de um ano.
Tinha alguns arquivos importantes e perdi.

Acho que vou pegar um Samsung pra não ter problemas.
Só uma parênteses que PARECE que o problema não é necessariamente a controladora mas sim a NAND da YMTC. Mas o fato de nenhum dos "fabricantes", seja Asgard, Netac, Adata e por aí vai que usou esse combo e deu problema não se manifestar abertamente sobre o que aconteceu complica ainda mais essa bagunça. Acho que por ambas serem da China e pra não se complicarem (Innogrit e YMTC no caso) todo mundo ficou quieto.
Na postagem anterior a minha o user re-postou a tabela de SSDs e resolvi dar um CTRL+F no meu NM620 (lexar). Vi a palavra "innogrit" e lembrei da discussão de voces. :fami::fire:

Pelo menos só uso ele para jogos desde que comprei então se der B.O. vai direto pro lixo sem grandes rodeios. Até aqui nada a reclamar. Sustenta ~1GB/s na copia de arquivos e ~400MB/s operando direto na steam quando verificando/instalando/movendo jogos. Temperatura entre 40c ~ 58c sem dissipador.
 
Última edição:
Aqui eu estranhei, porque na velocidade de leitura e escrito está similar, com uma pequena vantagem no Kingston, foi engano meu ou a tabela tá desatualizada?

Mencionei escrita sustentada. Até eu parei aqui pra ler o que que eu tinha falado porque realmente não tava fazendo sentido, as velocidades teóricas do Fury Renegade são superiores a do Corsair:

Esse é do review do MP600 PRO XT

Esse é do Fury Renegade

Escrita sustentada do Corsair ficou na casa dos 3900 MB/s, caiu pros 1600 MB/s, recuperou o cache e voltou pros 3900MB/s. Mas pelo review parece que tem algum... bug ou falta da otimização, esse cache não recuperou totalmente mesmo depois de 30 minutos e continuou escrevendo no máximo em 3900, não voltou pros 7000 teóricos. O Fury começa nos 6900 e cai pra 1700MB/s e estabiliza aí.

Na postagem anterior a minha o user re-postou a tabela de SSDs e resolvi dar um CTRL+F no meu NM620 (lexar). Vi a palavra "innogrit" e lembrei da discussão de voces. :fami::fire:

Pelo menos só uso ele para jogos desde que comprei então se der B.O. vai direto pro lixo sem grandes rodeios. Até aqui nada a reclamar. Sustenta ~1GB/s na copia de arquivos e ~400MB/s operando direto na steam quando verificando/instalando/movendo jogos. Temperatura entre 40c ~ 58c sem dissipador.
Já perdi um SSD que tinha controladora da Maxio - maxio tech ou algo parecido, acho que são as duas fabricantes chinesas de controladoras. Ainda mais depois dos embargos que os Istates enfiaram na China, eles perderam acesso as fábricas de Taiwan pelo menos as mais avançadas tipo TSMC então tão tendo que recorrer a fabricação local, nodos um pouco mais antigos e menos avançados, veremos como vão se comportar daqui pra frente.

De toda forma, sobre a Innogrit, até onde a gente sabe não era necessariamente culpa deles mas da NAND da YMTC, meu problema maior é a falta de suporte e de explicações pros consumidores, é basicamente: deu pau mande pro RMA e dane-se. Se não tem garantia no seu país, putz, azar o seu. Paga 200 conto pra mandar pra outro país ou perca seu dinheiro.
 
Arctic revela o cooler SSD M2 Pro.

Pequenos, rápidos e potentes: SSDs M.2. As unidades de potência compactas requerem refrigeração adicional para garantir um desempenho consistentemente elevado. ARCTIC oferece a solução certa com o M2 Pro. Os SSDs M.2 são verdadeiros milagres de velocidade. No entanto, eles tendem a atingir altas temperaturas rapidamente durante o uso intensivo e reduzem o desempenho precocemente para evitar superaquecimento. O M2 Pro foi projetado especificamente para SSDs 2280 M.2. Graças à sua massa adicional, não só mantém a temperatura sob controle, mas também garante que o SSD possa resfriar mais rapidamente. Isto permite um desempenho confiável e uma longa vida útil. O cooler é extremamente compacto com 73 x 24,2 x 10,5 mm e vem com duas almofadas térmicas ARCTIC TP-3 Premium Performance de encaixe preciso.

iDtKx5A.jpeg


0oaAtVJ.jpeg


cBsNkvX.jpeg


TWJo5sW.jpeg


3D3UMpa.jpeg


Também ideal para o PlayStation 5.
Se você deseja atualizar a memória do seu PlayStation 5, a Sony definitivamente recomenda adquirir um cooler adequado. Com o M2 Pro da ARCTIC, os jogadores estão idealmente equipados para expansão SSD do seu PS5 ou PS5 Slim.

Características
  • Para SSDs 2280 M.2 de face única e dupla face
  • Protege contra superaquecimento e perda de desempenho
  • Construção fácil
  • Almofadas térmicas TP-3 incluídas
  • Compatível com Congelador Líquido III
Disponibilidade
O novo M2 Pro – disponível em preto e prata – já está disponível na loja virtual ARCTIC, no eBay e na Amazon, a partir de US$ 5,49 (MSRP US$ 9,99).

Para mais informações, visite a página do produto .
 
Escrita sustentada do Corsair ficou na casa dos 3900 MB/s, caiu pros 1600 MB/s, recuperou o cache e voltou pros 3900MB/s. Mas pelo review parece que tem algum... bug ou falta da otimização, esse cache não recuperou totalmente mesmo depois de 30 minutos e continuou escrevendo no máximo em 3900, não voltou pros 7000 teóricos. O Fury começa nos 6900 e cai pra 1700MB/s e estabiliza aí.
Estranho, mas de qualquer forma deve ser um excelente SSD para uso em sistemas de jogos e alguma produção bem leve, certo?
 
Só uma curiosidade: Ainda não instalou o seu SSD?

Estava esperando chegar a fonte, afinal vou passar tudo para um novo gabinete com novo cooler, se esqueceu que eu vivia chorando que o cooler da Deepcool também falhou comigo?
 
Até ontem Fury Renegade 1tb = 599 reais na Kabum.
Peguei a grana hoje pra comprar... aumentou para 899,00 zZzz
 
Até ontem Fury Renegade 1tb = 599 reais na Kabum.
Peguei a grana hoje pra comprar... aumentou para 899,00 zZzz
acabei de olhar esse, tah 509 reais com cupom
CUPOM BUGNONINJA15
 
Não leio a seção de coolers e componentes para resfriar :(
Eu não tinha lhe falado na DM? Erro meu então.

Modelo de 1tb custando 899? Que absurdo era para ser no mínimo 2tb e custando menos, culpa do dólar que sempre esta instável.
Agora que as importações miaram vamos esperar um aumento?
 
Tudo vai depender do dólar mas muita coisa tem aumentando ultimamente.

O que impede a micron ou TMSC de expandir a produção? Ao que parece o gargalo são apenas as máquinas e não a matéria-prima, correto?
 
O que impede a micron ou TMSC de expandir a produção? Ao que parece o gargalo são apenas as máquinas e não a matéria-prima, correto?
Produção é algo que tem de ser planejado com muito tempo de antecedência, se eles errarem e produzirem mais do que devia, acaba lascando toda a margem de lucro deles, então é melhor ser mais conservador nesse aspecto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo