[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

IRDM anuncia SSDs Pro Nano Series M.2-2230 para consoles de jogos portáteis.

IRDM, uma marca europeia de memória de computador dedicada a jogadores e entusiastas, de propriedade da Wilk Elektronik SA, apresenta orgulhosamente a mais recente adição à sua linha de produtos – o SSD IRDM PRO NANO. Este revolucionário dispositivo de armazenamento de dados, projetado com tecnologias móveis de ponta em mente, oferece parâmetros de desempenho incomparáveis e a mais alta confiabilidade em um formato M.2-2230 extremamente compacto, tornando-o uma solução ideal não apenas para profissionais e entusiastas de novas tecnologias, mas também para também para jogadores que usam consoles portáteis e ultrabooks.

Apresentando componentes de marca e tecnologia PCIe NVMe Gen. 4 x4, o SSD IRDM PRO NANO oferece uma velocidade de leitura incomparável de até 7.300 MB/s e velocidades de gravação de até 6.000 MB/s! Esse desempenho permite o carregamento extremamente rápido de jogos e aplicativos, melhorando a suavidade geral do sistema. Tanto os jogadores quanto os profissionais apreciarão o tempo de inatividade reduzido e o processamento de dados mais rápido, crucial ao trabalhar com arquivos grandes e aplicativos exigentes.

2jmumPY.jpeg


b4mnNNU.jpeg


td9kEeU.jpeg


Mais espaço para todos os seus jogos e aplicativos
O IRDM PRO NANO está disponível em uma ampla variedade de capacidades – de 512 GB a 2 TB, permitindo que os usuários adaptem a unidade às suas necessidades individuais. Essa variedade torna a unidade a escolha ideal para proprietários de consoles portáteis que armazenam vários jogos, bem como para profissionais que necessitam de acesso confiável a grandes conjuntos de dados e materiais.

Desempenho de topo no mundo dos jogos
Uma característica fundamental da nova unidade é a sua elevada classificação TBW (Total Bytes Written), que atinge até 1200 TB! Isso significa que a unidade pode armazenar e processar uma grande quantidade de dados durante um longo período sem risco de degradação do desempenho. Um TBW alto também indica a durabilidade da solução, tornando-a uma escolha confiável para usuários que esperam que seu equipamento lide com a gravação diária intensiva de dados.

“O SSD IRDM PRO NANO é mais do que apenas uma unidade – é uma resposta cuidadosa às necessidades crescentes do mercado de dispositivos móveis, onde velocidade, tamanho pequeno e confiabilidade são cruciais”, disse Wiesław Wilk, CEO da Wilk Elektronik SA. “O drive foi projetado pensando nos jogadores móveis, que não aceitam compromissos entre desempenho e mobilidade de seus dispositivos.”

Confiabilidade confirmada por uma garantia de cinco anos
O uso de controlador avançado garante estabilidade e confiabilidade do drive. As tecnologias de gestão de temperatura, incluindo o estrangulamento térmico, protegem a unidade contra sobreaquecimento, garantindo segurança e estabilidade mesmo sob utilização intensa.

A Wilk Elektronik oferece garantia de cinco anos para o inversor, ressaltando a confiança do fabricante na durabilidade e qualidade de suas soluções.
besteira se e portátil tem que ser lento pra gastar menos energia
 
Tem coisa que é melhor nem ver... Usando esse Netac há uns 3 anos e só de uns tempos pra cá que resolvi olhar a saúde dos discos:

(Comprado em 21/04/2021, R$ 284,21)

Já tem um certo tempo que tá com esse crítico mas creio que seja algum erro de report por parte do HD para o software, porém isso sempre me dá um medo heheh...
 
Visando cxb tem o sn350~850 da WD, tem o Kingston nv2 juntamente com o Lexar e o Crucial.
Vou estar substituindo basicamente um ssd da kingston de 240 e dois HDs de 1 TB.
Tava pesquisando para pegar apenas um nvme que já tivesse espaço suficiente que eu precisasse, os melhores cxb seriam esses? Pretendo pegar nvme e minha placa mãe é limitada a pcie 3.0, e DRAM é realmente tão importante assim? Gostaria de pegar algo bem confiável e duradouro mesmo que saia um pouco mais caro.

Desde já agradeço!
 
Vou estar substituindo basicamente um ssd da kingston de 240 e dois HDs de 1 TB.
Tava pesquisando para pegar apenas um nvme que já tivesse espaço suficiente que eu precisasse, os melhores cxb seriam esses? Pretendo pegar nvme e minha placa mãe é limitada a pcie 3.0, e DRAM é realmente tão importante assim? Gostaria de pegar algo bem confiável e duradouro mesmo que saia um pouco mais caro.

Desde já agradeço!
Como você vai ficar no pci 3.0 o melhor cxb hoje é o Kingston NV2.
 
meu netac uso desde 09-01-2023. esta como meu segundario so uso pra instalar jogos/programas e windows uso um mx500.
Em ano de uso ele apresentou dois sumico de particao e so voltava quando desligava o pc, depois alguns arquivos corrompia e outros funcionava normalmente mas eu nao conseguia copiar pra outras particoes. no cristaldiskinf diz saude 99%
2024-05-232a.png

 
Tem coisa que é melhor nem ver... Usando esse Netac há uns 3 anos e só de uns tempos pra cá que resolvi olhar a saúde dos discos:

(Comprado em 21/04/2021, R$ 284,21)

Já tem um certo tempo que tá com esse crítico mas creio que seja algum erro de report por parte do HD para o software, porém isso sempre me dá um medo heheh...
acabou o espaço de reserva e agora vc vai começar a "perder espaço livre"
e assim vai ainda ate ele virar Read apenas
 
Pena que não é verdade para os modelos xing-lings... meus WD já receberam ao menos 4 atualizações de FW (que consigo me recordar) depois que os comprei.
Como é feita a atualização de firmware? É tranquilo?
 
Como é feita a atualização de firmware? É tranquilo?
sim e fácil baixa o exe e pronto ele faz tudo
comprei um hd pro meu irmão e tinha atualização
 
Patriot mostra SSD PCIe 5.0 NVMe de 14 GB/s na Computex.

Quando se trata de armazenamento, o principal SSD Viper PV573 Gen 5 x4 NVMe da Patriot promete desempenho de leitura/gravação sequencial de 14.000/12.000 MB/s, graças ao seu controlador PCIe Gen 5 e velocidades NAND de 2.400 MT/s. Ele possui um dissipador de calor discreto de 16,5 mm com um ventilador classificado para 25.000 horas de operação contínua, garantindo velocidades consistentes.

ZXcmBPt.jpeg


v1U7CJO.jpeg


ZAZ7QTi.jpeg


Bi1uYyh.jpeg


O Viper PD573, um SSD sem DRAM Gen 5, também oferece maior eficiência energética e capacidades de até 16 TB, tornando-o ideal para aplicações móveis e dispositivos alimentados por bateria. Ele oferece velocidades de leitura/gravação de 12.400/11.800 MB/s alimentadas por controlador Phison E26 e memória Micron.

khlrsqn.jpeg
 
Team Group T-Force e T-Create NVMe SSDs na Computex 2024: Dissipadores de calor magnéticos empilhados.

Os SSDs M.2-2280 são sempre menores do que parecem nas fotos, um quarto do tamanho de um DIMM, mas encontramos algumas soluções de resfriamento enormes. Um dos mais interessantes deles é a solução de resfriamento de pilha magnética T-Force Dark Airflow 06. Um dissipador de calor de alumínio extrudado com suas aletas posicionadas lateralmente, possui duas superfícies achatadas, uma das quais faz contato com o SSD, a outra é igualmente plana, podendo fazer contato com outro dissipador de calor.

Uma ventoinha de 20 mm empurra o fluxo de ar lateralmente através do dissipador de calor. O dissipador de calor é magnetizado para ajudar no empilhamento. O Dark Airflow 05 é um dissipador de calor com pilha de aletas mais convencional que não é expansível, ele usa uma pilha de aletas simples de alumínio ao qual o calor é alimentado por dois heatpipes de cobre. O T-Force GE Pro Gen 5 é um drive M.2-2280 que lidera a linha de SSDs para jogos do Team Group. Ele vem em capacidades de até 4 TB, com velocidades de transferência de leituras de 14 GB/s, com gravações de até 11 GB/s. O T-Create I54 Ai Gen 5 não fica muito atrás, com 4 TB e velocidades sequenciais de até 14 GB/s disponíveis, com uma grande quantidade de cache SLC que deve beneficiar as cargas de trabalho de IA.

SRD4ZRy.jpeg


6MMeCo2.jpeg


o9XgLg7.jpeg


uDes1Ty.jpeg
 
Pessoal, há muita diferença entre um Crucial P3 e um Kingston NV2 (ambos de 1TB)?
O crucial tá muito caro, passando dos R$ 500, o NV2 já se acha mais em conta.
Minha placa é uma Asrock b450m pro4-f, o PCIe dela é Gen 3, atualmente uso uma Corsair MP510 mas o pouco espaço já tá deixando o pc bem lento quando estou realizando as tarefas de trabalho de design gráfico e edição de vídeo pq tenho que mover o projeto para outro HD que tem mais espaço

Entre as duas citadas é melhor ir na que tiver num melhor preço ou seria melhor investir um valor a mais e pegar uma mais parruda tipo a WD Black SN770 ou uma da samsung?
 
Pessoal, há muita diferença entre um Crucial P3 e um Kingston NV2 (ambos de 1TB)?
O crucial tá muito caro, passando dos R$ 500, o NV2 já se acha mais em conta.
Minha placa é uma Asrock b450m pro4-f, o PCIe dela é Gen 3, atualmente uso uma Corsair MP510 mas o pouco espaço já tá deixando o pc bem lento quando estou realizando as tarefas de trabalho de design gráfico e edição de vídeo pq tenho que mover o projeto para outro HD que tem mais espaço

Entre as duas citadas é melhor ir na que tiver num melhor preço ou seria melhor investir um valor a mais e pegar uma mais parruda tipo a WD Black SN770 ou uma da samsung?
O Crucial e o Kingston que apontou são opções de SSD de entrada.

O Crucial P3 é NAND QLC. O Kingston NV2 pode ser NAND TLC ou QLC. NAND QLC tem baixa durabilidade e velocidade de escrita quando o cache SLC acaba. Serve mais para atividades que não dependam muito da escrita.

Como citou que utilizaria para trabalho de design gráfico e edição de vídeo (o que usa mais a escrita do disco), o melhor seria investir em uma solução mais robusta, como o Kingston KC3000, WD Black e Samsung. Cuidado que a Samsung só dá RMA nacional se comprar direto do site deles.
 
Pessoal, há muita diferença entre um Crucial P3 e um Kingston NV2 (ambos de 1TB)?
O crucial tá muito caro, passando dos R$ 500, o NV2 já se acha mais em conta.
Minha placa é uma Asrock b450m pro4-f, o PCIe dela é Gen 3, atualmente uso uma Corsair MP510 mas o pouco espaço já tá deixando o pc bem lento quando estou realizando as tarefas de trabalho de design gráfico e edição de vídeo pq tenho que mover o projeto para outro HD que tem mais espaço

Entre as duas citadas é melhor ir na que tiver num melhor preço ou seria melhor investir um valor a mais e pegar uma mais parruda tipo a WD Black SN770 ou uma da samsung?
O P3 é com certeza NAND QLC. O NV2 começou a vida como TLC mas parece que alguns modelos passaram pra QLC também. Não quer dizer que é necessariamente ruim, mas eu assumo que em especial edição de vídeo você costume escrever vários GBs de uma vez só e drive QLC costuma apanhar um pouco nesse tipo de situação, fora a durabilidade menor.

Mais um pequeno problema: sua placa mãe só tem um slot PCIe M.2, o outro é só sata. Não vai ter como usar esse Corsair e o novo SSD ao mesmo tempo, pelo menos não sem comprar uma placa adaptadora.

Eu partiria pra um drive acima, pelo menos esse SN770, até por ter 5 anos de garantia contra os 3 do NV2. A Crucial também tem um adendo: até onde eu sei (informações de 2021) a Crucial não envia direto pro Brasil. Você precisa despachar por conta pros EUA pra ter acesso a garantia de 5 anos. Foi mais por esse motivo que eu não costumo recomendar nada da Crucial pra alguém no Brasil, passou de 1 ano (é o prazo que os lojistas brasileiros costumam honrar garantia) precisa passar por isso, não existe RMA nacional deles. A Samsung, como já mencionaram tem esse inconveniente também (apesar dos bons discos). Só a WD e a Kingston basicamente dá pra comprar "tranquilo" nas lojas nacionais (mercado livre precisa tomar um pouco mais de cuidado), mas toda forma recebendo o disco, procure registrar no site do fabricante ou baixar o software de monitoramento (dashboard no caso da WD, Magician da Samsung e SSD manager no caso da Kingston) lá geralmente consta se o drive tem ou não garantia, quanto tempo e por aí vai.
 
Última edição:
SM2508 da Silicon Motion será lançado no quarto trimestre, superando Phison como principal controlador SSD.

O SM2508 da Silicon Motion foi revelado pela primeira vez em agosto do ano passado no Flash Memory Summit 2023 , mas depois disso as coisas ficaram bastante calmas. No entanto, a empresa estava demonstrando o SM2508 instalado e funcionando na Computex na semana passada e está preparada para superar o E26 Max14um da Phison na batalha do controlador SSD NVMe mais rápido. Não estamos falando de ganhos massivos aqui, mas o drive de referência da Silicon Motion foi mostrado rodando CrystalDiskMark 8.0.4 na feira e se fizermos uma comparação aproximada com um Phison E26 Max14um, o SM2508 supera o Phison em cerca de 800 MB/ s em desempenho de leitura sequencial e 500 MB/s em desempenho de gravação sequencial.

Isso pode não parecer muito, mas o SM2508 é construído no nó N6 da TSMC, o que resulta em um consumo de energia de pico de 3,5 Watts ou 7 Watts para todo o SSD em carga. Um SSD típico baseado em Phison E26 consome mais de 11 Watts de energia em plena carga, o que é uma grande diferença em um dispositivo móvel. Obviamente, isso também deve levar a temperaturas mais baixas e devemos finalmente ver unidades PCIe 5.0 que não precisam de dissipadores de calor enormes ou resfriamento ativo. Na verdade, o consumo de energia de 7 Watts é muito semelhante aos SSDs baseados em E18 PCIe 4.0 da Phison. A Silicon Motion ainda está trabalhando no ajuste fino do firmware para o SM2508, portanto, o desempenho ainda pode melhorar para atingir o desempenho de gravação prometido de 14 GB/s. Atualmente, o desempenho aleatório também parece um pouco fraco em comparação com Phison. De acordo com o hardware de Tom, devemos ver os primeiros drives com o Silicon Motion SM2508 aparecendo no mercado em algum momento do quarto trimestre deste ano.

Ib6FEue.jpeg


VFJMUSi.jpeg


Fonte: Tom's Hardware
 
SM2508 da Silicon Motion será lançado no quarto trimestre, superando Phison como principal controlador SSD.

O SM2508 da Silicon Motion foi revelado pela primeira vez em agosto do ano passado no Flash Memory Summit 2023 , mas depois disso as coisas ficaram bastante calmas. No entanto, a empresa estava demonstrando o SM2508 instalado e funcionando na Computex na semana passada e está preparada para superar o E26 Max14um da Phison na batalha do controlador SSD NVMe mais rápido. Não estamos falando de ganhos massivos aqui, mas o drive de referência da Silicon Motion foi mostrado rodando CrystalDiskMark 8.0.4 na feira e se fizermos uma comparação aproximada com um Phison E26 Max14um, o SM2508 supera o Phison em cerca de 800 MB/ s em desempenho de leitura sequencial e 500 MB/s em desempenho de gravação sequencial.

Isso pode não parecer muito, mas o SM2508 é construído no nó N6 da TSMC, o que resulta em um consumo de energia de pico de 3,5 Watts ou 7 Watts para todo o SSD em carga. Um SSD típico baseado em Phison E26 consome mais de 11 Watts de energia em plena carga, o que é uma grande diferença em um dispositivo móvel. Obviamente, isso também deve levar a temperaturas mais baixas e devemos finalmente ver unidades PCIe 5.0 que não precisam de dissipadores de calor enormes ou resfriamento ativo. Na verdade, o consumo de energia de 7 Watts é muito semelhante aos SSDs baseados em E18 PCIe 4.0 da Phison. A Silicon Motion ainda está trabalhando no ajuste fino do firmware para o SM2508, portanto, o desempenho ainda pode melhorar para atingir o desempenho de gravação prometido de 14 GB/s. Atualmente, o desempenho aleatório também parece um pouco fraco em comparação com Phison. De acordo com o hardware de Tom, devemos ver os primeiros drives com o Silicon Motion SM2508 aparecendo no mercado em algum momento do quarto trimestre deste ano.

Ib6FEue.jpeg


VFJMUSi.jpeg


Fonte: Tom's Hardware

Essa marca vende o SSD pro usuário final ou produz os chips para as marcas como Asus, Gigabyte, corsair, etc? Nunca vi SSDs da marca por aqui.
 
Essa marca vende o SSD pro usuário final ou produz os chips para as marcas como Asus, Gigabyte, corsair, etc? Nunca vi SSDs da marca por aqui.
A marca fornece chips e controladores flash NAND para SSDs e outros dispositivos de armazenamento de estado sólido para marcas conceituadas fora que é lider mundial nesse quesito.
 
Essa marca vende o SSD pro usuário final ou produz os chips para as marcas como Asus, Gigabyte, corsair, etc? Nunca vi SSDs da marca por aqui.
Ambos, lá fora se acha SSDs próprios deles pra venda.
 
Ambos, lá fora se acha SSDs próprios deles pra venda.
É, eu dei uma olhada depois e percebi isso, de qualquer forma já consegui pegar o que eu espero seja um bom, agora não vou gastar mais com armazenamento :pepe:
 
um amigo meu comprou o m.2 kingston pra ter a garantia completa tem que registrar ou e igual ao sandisk ?
 
Como citou que utilizaria para trabalho de design gráfico e edição de vídeo (o que usa mais a escrita do disco), o melhor seria investir em uma solução mais robusta, como o Kingston KC3000, WD Black e Samsung. Cuidado que a Samsung só dá RMA nacional se comprar direto do site deles.

Eu partiria pra um drive acima, pelo menos esse SN770, até por ter 5 anos de garantia contra os 3 do NV2. A Crucial também tem um adendo: até onde eu sei (informações de 2021) a Crucial não envia direto pro Brasil. Você precisa despachar por conta pros EUA pra ter acesso a garantia de 5 anos. Foi mais por esse motivo que eu não costumo recomendar nada da Crucial pra alguém no Brasil, passou de 1 ano (é o prazo que os lojistas brasileiros costumam honrar garantia) precisa passar por isso, não existe RMA nacional deles. A Samsung, como já mencionaram tem esse inconveniente também (apesar dos bons discos). Só a WD e a Kingston basicamente dá pra comprar "tranquilo" nas lojas nacionais (mercado livre precisa tomar um pouco mais de cuidado), mas toda forma recebendo o disco, procure registrar no site do fabricante ou baixar o software de monitoramento (dashboard no caso da WD, Magician da Samsung e SSD manager no caso da Kingston) lá geralmente consta se o drive tem ou não garantia, quanto tempo e por aí vai.

Obrigado pelas respostas, pessoal. Me fizeram olhar pra pontos que eu não estava levando em consideração como a RMA nacional.

Eu percebi que o meu ssd atual (que quando comprei foi meio na sorte sem ter conhecimento nenhum) possui DRAM e é TLC, então estou um pouco receoso de ir pra uma dessas mais fracas e perder desempenho quando for trabalhar. Então vou juntar um pouco mais de grana pra pegar uma acima, mesmo sabendo que minha placa mãe vai capar a escrita e gravação.

As que achei interessante foram a WD Black SN850X, a Kingston Fury Renegade e Kingston KC3000, há muita diferença entre elas? Os preços são parecidos.
E há alguma num nível próximo de qualidade dessas que citei que seja mais em conta?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo