[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

Estava conferindo a saúde dos SSDs do meu notebook e me deparei com uma situação estranha.

As telas do CristalDiskInfo e do HWInfo indicam que o SSD WD Green tem mais horas ligadas que o da SSD da Samsung, mas isso seria impossível de acontecer.

O SSD da Samsung NVMe é OEM (O Magician não o reconhece por ser modelo OEM) e ele veio com o notebook da Samsung que comprei (em setembro de 2022), desde então sempre esteve ligado na máquina (O Windows 11 está instalado nele). O SSD WD Green comprei em setembro do ano passado.

Olha os prints:

Samsung:

Captura-de-tela-2024-05-03-091153.png


Captura-de-tela-2024-05-03-091307.png


WD:

Captura-de-tela-2024-05-03-091139.png


Captura-de-tela-2024-05-03-091252.png


Na dúvida, foi feita a verificação de erro de disco e o sfc/ scannow. Não há problemas no Windows, tampouco nos discos.

Será que o meu SSD da Samsung pode estar com problema?

O número de horas ligado é uma informação provida pelo próprio SSD. Não existe padronização entre as marcas e modelos. Algumas informam o tempo total ligado, outras contam somente o tempo ativo do controlador etc. Não vejo razão para se preocupar.
 
Estava conferindo a saúde dos SSDs do meu notebook e me deparei com uma situação estranha.

As telas do CristalDiskInfo e do HWInfo indicam que o SSD WD Green tem mais horas ligadas que o da SSD da Samsung, mas isso seria impossível de acontecer.

O SSD da Samsung NVMe é OEM (O Magician não o reconhece por ser modelo OEM) e ele veio com o notebook da Samsung que comprei (em setembro de 2022), desde então sempre esteve ligado na máquina (O Windows 11 está instalado nele). O SSD WD Green comprei em setembro do ano passado.

Olha os prints:

Samsung:

Captura-de-tela-2024-05-03-091153.png


Captura-de-tela-2024-05-03-091307.png


WD:

Captura-de-tela-2024-05-03-091139.png


Captura-de-tela-2024-05-03-091252.png


Na dúvida, foi feita a verificação de erro de disco e o sfc/ scannow. Não há problemas no Windows, tampouco nos discos.

Será que o meu SSD da Samsung pode estar com problema?
O interessante é que o Samsung é o seu disco principal, foi ligado mais vezes e ainda assim conta menos horas.... Pode ser bug também, apesar de bizarro não me parece nada pra esquentar a cabeça. Nunca conferi nos meus mas como foi tudo instalado por partes, não tem como as horas coincidirem. Aliás... Ele estava zerado mesmo quando você começou a usar?
 
O interessante é que o Samsung é o seu disco principal, foi ligado mais vezes e ainda assim conta menos horas.... Pode ser bug também, apesar de bizarro não me parece nada pra esquentar a cabeça. Nunca conferi nos meus mas como foi tudo instalado por partes, não tem como as horas coincidirem. Aliás... Ele estava zerado mesmo quando você começou a usar?
O notebook adquiri novo no site da própria Samsung. O SSD da WD foi na Magalu/Kabum.

Os dois SSDs vieram zerados em número de vezes e horas ligadas (e escrita no caso do WD Green - exceção fica no Samsung, pois sempre tem uns GBs escritos por conta da instalação do Windows e programas pelo fabricante), só não tenho os prints.

Nunca compro produto "open box"/refurbished.
 
O notebook adquiri novo no site da própria Samsung. O SSD da WD foi na Magalu/Kabum.

Os dois SSDs vieram zerados em número de vezes e horas ligadas (e escrita no caso do WD Green - exceção fica no Samsung, pois sempre tem uns GBs escritos por conta da instalação do Windows e programas pelo fabricante), só não tenho os prints.

Nunca compro produto "open box"/refurbished.
ainda ta com 93% de saude ta muito zero bala ainda
 
O notebook adquiri novo no site da própria Samsung. O SSD da WD foi na Magalu/Kabum.

Os dois SSDs vieram zerados em número de vezes e horas ligadas (e escrita no caso do WD Green - exceção fica no Samsung, pois sempre tem uns GBs escritos por conta da instalação do Windows e programas pelo fabricante), só não tenho os prints.

Nunca compro produto "open box"/refurbished.
Pior que é engraçado, o drive que faz mais "sentido" ter mais horas seria o Samsung. Não sei se ele conta as horas "totais" ligados ou se desconta as horas que fica em economia de energia, mas essa discrepância de horas tão grande e a mais pro Green é bizarra mesmo. Comentei porque eu geralmente instalo em um case usb antes, formato, copio alguma coisa e só depois ele realmente vai pra dentro de alguma máquina.

Nunca me aconteceu, mas já vi alguns relatos de drive chegar com alguns GBs de escrita ou algumas horas ligados, sendo que em tese era pra ser produto novo, como era pouca coisa a pessoa largou mão mas... Não sei se era o drive "sorteado" do lote pra ser testado, se enfiaram um open box no meio dos novos e dane-se, só lacraram a caixa.
 
Pior que é engraçado, o drive que faz mais "sentido" ter mais horas seria o Samsung. Não sei se ele conta as horas "totais" ligados ou se desconta as horas que fica em economia de energia, mas essa discrepância de horas tão grande e a mais pro Green é bizarra mesmo. Comentei porque eu geralmente instalo em um case usb antes, formato, copio alguma coisa e só depois ele realmente vai pra dentro de alguma máquina.

Nunca me aconteceu, mas já vi alguns relatos de drive chegar com alguns GBs de escrita ou algumas horas ligados, sendo que em tese era pra ser produto novo, como era pouca coisa a pessoa largou mão mas... Não sei se era o drive "sorteado" do lote pra ser testado, se enfiaram um open box no meio dos novos e dane-se, só lacraram a caixa.
Fiquei desconfiada por conta da contagem de horas discrepantes entre os dois discos.

Pareceu que o SSD da Samsung poderia ter algum problema e vir a pifar. Já estava me preparando para comprar outro SSD e substituí-lo.

Em tempo: Não tem problema se o SSD dar defeito já que tem 2 backups (feito semanalmente), sendo um no SSD da WD do meu notebook e outro no Onedrive, então tem redundância (Assino o Office 365 só por conta do armazenamento do Onedrive, já os outros programas prefiro usar a suíte do LibreOffice mesmo, pois já estou acostumada com o programa).

ainda ta com 93% de saude ta muito zero bala ainda
Pretendo substituir o SSD assim que ele ficar com 80% de saúde.

Vamos ver quanto tempo ele vai demorar para chegar nesse nível de desgaste.
 
Fiquei desconfiada por conta da contagem de horas discrepantes entre os dois discos.

Pareceu que o SSD da Samsung poderia ter algum problema e vir a pifar. Já estava me preparando para comprar outro SSD e substituí-lo.

Em tempo: Não tem problema se o SSD dar defeito já que tem 2 backups (feito semanalmente), sendo um no SSD da WD do meu notebook e outro no Onedrive, então tem redundância (Assino o Office 365 só por conta do armazenamento do Onedrive, já os outros programas prefiro usar a suíte do LibreOffice mesmo, pois já estou acostumada com o programa).


Pretendo substituir o SSD assim que ele ficar com 80% de saúde.

Vamos ver quanto tempo ele vai demorar para chegar nesse nível de desgaste.
80% ainda ta muito bom
 
Pretendo substituir o SSD assim que ele ficar com 80% de saúde.

Vamos ver quanto tempo ele vai demorar para chegar nesse nível de desgaste.
Estou com EVO 970 + de 04 anos de uso com saúde perfeita anda e tem o WD SN735 e veio no zephyrus com 02 anos de uso e pra chegar a 80% vai anos ainda rs.


UYXVdTF.png



WlZGYaW.png
 
ssd evoluindo bem


modulos de 150tb seria um ssd completo?

se for modulo seria oque chip que pluga numa placa e memoria aumenta ? se alguem puder explica melhor isso seria interessante
 
Galera, estou com um OrangePi usando como homelab e estou usando por enquanto o sistema/aplicativos tudo em um cartão micro SD, e devido a questão que a leitura e gravação acaba sendo constante, um cartão SD pode vim a calhar devido a alta demanda conforme o tempo.
E estava cogitando mudar o sistema para outra opção que não seja o micro SD, e estava cogitando duas alternativas... a primeira seria um SSD Sata de 128gb que tenho aqui parado inclusive, ou a segunda opção um chip EMMC de memoria de 64gb que já é o suficiente.

A minha duvida é em relação a qualidade e confiabilidade de qual dessas opções seria melhor, pois eu não tenho muito conhecimento sobre esse chip EMMC, mas no caso ele seria uma opção mais atrativa, devido que seria só conectar e usar e ao contrario do SSD Sata, eu acabaria perdendo uma porta USB 3.0.
 
ou a segunda opção um chip EMMC de memoria de 64gb que já é o suficiente.
O seu orangepi é um daqueles Pro ou Plus? Caso contrário o módulo EMMC não funciona.
A minha duvida é em relação a qualidade e confiabilidade de qual dessas opções seria melhor, pois eu não tenho muito conhecimento sobre esse chip EMMC, mas no caso ele seria uma opção mais atrativa, devido que seria só conectar e usar e ao contrario do SSD Sata, eu acabaria perdendo uma porta USB 3.0.
Eu usaria o ssd sata mesmo por já ter ele aí de bobeira.
 
O seu orangepi é um daqueles Pro ou Plus? Caso contrário o módulo EMMC não funciona.

Eu usaria o ssd sata mesmo por já ter ele aí de bobeira.

A versão que tenho é, OrangePi 3B nesse modelo possui sim porta para conectar modulo EMMC
 
A versão que tenho é, OrangePi 3B nesse modelo possui sim porta para conectar modulo EMMC
Ah, eu iria na solução mais barata. Se uma porta USB for fazer tanta falta pra vc, então vai de EMMC. O chip EMMC não dá pra saber saber a procedência e qualidade como um SSD Sata de marca X.
 
A versão que tenho é, OrangePi 3B nesse modelo possui sim porta para conectar modulo EMMC
Precisaria ver exatamente qual modulo EMMC você tá pensando em comprar, pelo menos no quesito durabilidade. Não tenho experiência com esses módulos, mas pelo visto dificilmente os fabricantes citam o que foi usado ou mesmo a durabilidade esperada dele, similar aos SSD de entrada nesse ponto. Outra coisa que eu levaria em conta é que pra usar o SATA você vai precisar usar aquelas placas controladoras que... Convenhamos, não são muito confiáveis por si só também, fora o conector USB (mais pontos de falha).

Obviamente, isso supondo que você consiga um modulo EMMC de boa procedência/qualidade, mas me parece ter menos tendência a falha/erro pelo menos por conectores.
 
Ah, eu iria na solução mais barata. Se uma porta USB for fazer tanta falta pra vc, então vai de EMMC. O chip EMMC não dá pra saber saber a procedência e qualidade como um SSD Sata de marca X.
Entendo, e de fato pensei a respeito na questão da procedência desse chip EMMC, até porque em contra partida o SSD Sata que cogitei em utilizar é um Samsung 840 Pro de 120gb, tenho ele desde 2012, usei ele por volta de 5/6 anos.
Ele continua funcionando, a saúde dele mostra que está boa e é um SSD que conheço a procedência né, já o EMMC que tinha cogitado em comprar é um que vi no AliExpress da própria marca OrangePi (pelo menos é o que mostra ser kk)... esse da imagem que estou anexando.

Sobre a questão da porta USB fazer falta... na verdade em tese faria uma certa falta sim, mas talvez um extensor USB 3.0 poderia resolver isso, pois a placa possui 3x USB 2.0 e 1x 3.0 e eu pretendo conectar um HD externo de 2tb para usar como fonte de backup ou google drive da vida, utilizando o nextcloud.

Na verdade a intenção é mais para frente (não agora, pq HD está caro kk) é comprar um case para dois discos em raid e ligar nessa placa e ai sim, usar para finalidade de backup com redundância dos arquivos.


32GSlW.jpeg
 
Entendo, e de fato pensei a respeito na questão da procedência desse chip EMMC, até porque em contra partida o SSD Sata que cogitei em utilizar é um Samsung 840 Pro de 120gb, tenho ele desde 2012, usei ele por volta de 5/6 anos.
Ele continua funcionando, a saúde dele mostra que está boa e é um SSD que conheço a procedência né, já o EMMC que tinha cogitado em comprar é um que vi no AliExpress da própria marca OrangePi (pelo menos é o que mostra ser kk)... esse da imagem que estou anexando.

Sobre a questão da porta USB fazer falta... na verdade em tese faria uma certa falta sim, mas talvez um extensor USB 3.0 poderia resolver isso, pois a placa possui 3x USB 2.0 e 1x 3.0 e eu pretendo conectar um HD externo de 2tb para usar como fonte de backup ou google drive da vida, utilizando o nextcloud.

Na verdade a intenção é mais para frente (não agora, pq HD está caro kk) é comprar um case para dois discos em raid e ligar nessa placa e ai sim, usar para finalidade de backup com redundância dos arquivos.


32GSlW.jpeg
Achei uma... Datasheet do módulo da FORESEE (https://wmsc.lcsc.com/wmsc/upload/file/pdf/v2/lcsc/2211011430_FORESEE-FEMDNN064G-A3A56_C5117595.pdf)
Não cita nada sobre durabilidade esperada, pelo menos não que eu tenha achado. Mas rachei o bico com o site da Orange Pi:

h7VuxUp.png


Meu inglês tá meio porco e enferrujado, mas eu tenho quase certeza que não era bem isso que eles queriam dizer com essa frase :haha:
 
Ah, eu iria na solução mais barata. Se uma porta USB for fazer tanta falta pra vc, então vai de EMMC. O chip EMMC não dá pra saber saber a procedência e qualidade como um SSD Sata de marca X.
na EMMC não da pra por adaptador ?
 
Galera, estou com um OrangePi usando como homelab e estou usando por enquanto o sistema/aplicativos tudo em um cartão micro SD, e devido a questão que a leitura e gravação acaba sendo constante, um cartão SD pode vim a calhar devido a alta demanda conforme o tempo.
E estava cogitando mudar o sistema para outra opção que não seja o micro SD, e estava cogitando duas alternativas... a primeira seria um SSD Sata de 128gb que tenho aqui parado inclusive, ou a segunda opção um chip EMMC de memoria de 64gb que já é o suficiente.

A minha duvida é em relação a qualidade e confiabilidade de qual dessas opções seria melhor, pois eu não tenho muito conhecimento sobre esse chip EMMC, mas no caso ele seria uma opção mais atrativa, devido que seria só conectar e usar e ao contrario do SSD Sata, eu acabaria perdendo uma porta USB 3.0.

Já cogitou usar cartões SD específicos para alta demanda de gravação como os WD Purple?

Tenho alguns cartões Purple em câmeras que estão funcionando até hoje com gravação 24x7 sem parar por mais de 2 anos.
 
Corsair lança seus principais SSDs baseados em especificações PCIe Gen5


Pronto para as plataformas mais recentes da Intel e AMD.
U3zZdML.png

O MP700 PRO SE foi projetado para funcionar perfeitamente com CPUs Intel 14ª Geração Core e AMD Ryzen 7000 nas plataformas habilitadas para PCIe Gen5. O suporte à interface Gen5 não é obrigatório e o armazenamento é compatível com placas-mãe Gen4, mas nesse ponto pode-se perguntar qual é o motivo para pagar a mais. E sim, o MP700 PRO SE é caro.

Primeiro vamos dar uma olhada nas melhorias em comparação com o MP700 PRO não-SE, lançado no ano passado. O armazenamento é realmente mais rápido (velocidades sequenciais) se seguirmos os números da Corsair:

MP700 PRO SE : 14.000 MB/s de leitura e 12.000 MB/s de gravação
MP700 PRO : 12.400 MB/s de leitura e 11.800 MB/s de gravação
MP600 PRO XT : 7.100 MB/s de leitura e 6.800 MB/s de gravação

VmwG9L2.jpeg


AeNkZcI.jpeg


oj4nxTl.jpeg


Os novos SSDs estarão disponíveis em três variantes, duas das quais apresentam cooler passivo opcional ou bloco de resfriamento líquido. Esta última opção é atualmente também a mais cara.

A Corsair confirma que o MP700 PRO SE da série Hydro X caberá em conexões padrão de 1/4 ″. Destina-se a usuários avançados que já possuem loops existentes e desejam resfriar seu armazenamento com alterações mínimas em seus loops de refrigeração líquida. A Corsair não está dizendo qual capacidade de resfriamento é necessária, mas normalmente é em torno de 10 watts.

Falando em dinheiro, esses SSDs são caros com os seguintes preços.

  • SSD MP700 PRO SE 4 TB PCIe 5.0 x4 NVMe M.2: $ 629,99
  • SSD MP700 PRO SE Hydro X Series 4 TB PCIe 5.0 x4 NVMe M.2: $ 639,99
A versão MP700 PRO SE com Air Cooler será lançada em junho, os modelos listados acima já estão disponíveis.

Fonte: Corsair
 
Corsair lança seus principais SSDs baseados em especificações PCIe Gen5

Falando em dinheiro, esses SSDs são caros com os seguintes preços.

  • SSD MP700 PRO SE 4 TB PCIe 5.0 x4 NVMe M.2: $ 629,99
  • SSD MP700 PRO SE Hydro X Series 4 TB PCIe 5.0 x4 NVMe M.2: $ 639,99
A versão MP700 PRO SE com Air Cooler será lançada em junho, os modelos listados acima já estão disponíveis.

Fonte: Corsair

Rapaz, 600 dól por peça de armazenamento parece caro até pros gringo. Praticamente o preço que eles pagam nas GPUs la.

Por mais que seja produto para entusiasta.
 
novo golpe? empacota hd na embalagem de ssd e anuncia como ssd? haha sera q alguem cai nisso?

y3BktoB.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo