[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

um amigo meu comprou o m.2 kingston pra ter a garantia completa tem que registrar ou e igual ao sandisk ?
Não vejo porque não registrar, mas não sei dizer se é obrigatório. Pelo menos onde li por cima na aba de garantia deles, não mencionava nada que era obrigatório o registro antes. Eu acho interessante registrar até pra ter certeza que tem garantia, que não é produto falsificado e por aí vai. Ou a exemplo dos discos vendidos no mercado livre por exemplo, que podem até ser originais mas que foram importados via mercado cinza, que não necessariamente são cobertos pela garantia.

Obrigado pelas respostas, pessoal. Me fizeram olhar pra pontos que eu não estava levando em consideração como a RMA nacional.

Eu percebi que o meu ssd atual (que quando comprei foi meio na sorte sem ter conhecimento nenhum) possui DRAM e é TLC, então estou um pouco receoso de ir pra uma dessas mais fracas e perder desempenho quando for trabalhar. Então vou juntar um pouco mais de grana pra pegar uma acima, mesmo sabendo que minha placa mãe vai capar a escrita e gravação.

As que achei interessante foram a WD Black SN850X, a Kingston Fury Renegade e Kingston KC3000, há muita diferença entre elas? Os preços são parecidos.
E há alguma num nível próximo de qualidade dessas que citei que seja mais em conta?
Teria o 980 pro da Samsung (mais caro ainda mais se considerar que precisa comprar direto no site deles). Entre esses 3 acredito que não, o desempenho é bem próximo. Infelizmente em qualidade não.

Tivemos vários modelos com um defeito lazarento na NAND da YMTC com controladora Innogrit e esses eu fugiria, entre eles o S70 Blade da Adata/xpg que DEVERIA ter sido corrigido mas tivemos usuários reportando o problema ainda esse ano, então eu não me sinto confortável em recomendar sem ter a certeza que corrigiram (eles nunca admitiram a falha/defeito e nunca houve recall nem nada parecido desses discos). Pode ser lote velho? Pode. Mas como não tem como descobrir isso antes de comprar e é um negócio que simplesmente acontece e a pessoa perde tudo que tinha dentro do disco, melhor evitar a fadiga :haha:
 
Innogrit nem de graça.
Meu SSD foi para o limbo depois de um ano.
Tinha alguns arquivos importantes e perdi.

Acho que vou pegar um Samsung pra não ter problemas.
 
Innogrit nem de graça.
Meu SSD foi para o limbo depois de um ano.
Tinha alguns arquivos importantes e perdi.

Acho que vou pegar um Samsung pra não ter problemas.
Só uma parênteses que PARECE que o problema não é necessariamente a controladora mas sim a NAND da YMTC. Mas o fato de nenhum dos "fabricantes", seja Asgard, Netac, Adata e por aí vai que usou esse combo e deu problema não se manifestar abertamente sobre o que aconteceu complica ainda mais essa bagunça. Acho que por ambas serem da China e pra não se complicarem (Innogrit e YMTC no caso) todo mundo ficou quieto.
 
Só uma parênteses que PARECE que o problema não é necessariamente a controladora mas sim a NAND da YMTC. Mas o fato de nenhum dos "fabricantes", seja Asgard, Netac, Adata e por aí vai que usou esse combo e deu problema não se manifestar abertamente sobre o que aconteceu complica ainda mais essa bagunça. Acho que por ambas serem da China e pra não se complicarem (Innogrit e YMTC no caso) todo mundo ficou quieto.

Interessante!
A ultima vez que tinha lido sobre, a culpada ainda era só a controladora.

Embora não faça tanta diferença no meu uso atual, já to atras de um pra substituir.
O que temos de não problematico, na casa dos R$ 800 (1TB)?

Dei uma olhada em um WD e no 980PRO

Ou...
 
Última edição:
Interessante!
A ultima vez que tinha lido sobre, a culpada ainda era só a controladora.

Embora não faça tanta diferença no meu uso atual, já to atras de um pra substituir.
O que temos de não problematico, na casa dos R$ 800 (1TB)?

Dei uma olhada em um WD e no 980PRO

Ou...
Uso o Fury Renegade de 1TB com dissipador e não tenho do que reclamar, excelente.
 
Interessante!
A ultima vez que tinha lido sobre, a culpada ainda era só a controladora.

Embora não faça tanta diferença no meu uso atual, já to atras de um pra substituir.
O que temos de não problematico, na casa dos R$ 800 (1TB)?

Dei uma olhada em um WD e no 980PRO

Ou...
Foi pelo menos o que o Gabriel Ferraz tinha relatado numa das últimas atualizações sobre o caso. Ou pelo menos era a última informação que eu li concreta sobre isso, como disse os "fabricantes" dos modelos afetados sacanearam legal e ficaram quietos no geral.

Basicamente seriam esses mesmo, os "topo" de linha da geração PCIe 4.0 - 980 PRO, KC3000 e Fury Renegade (são bem parecidos, sinceramente nem sei pq a Kingston tem os dois modelos) e o SN850x. Meu único porém com o 980 pro é que a Samsung parece que só dava a garantia de 5 anos pros discos comprados da loja deles, o restante parece que é mercado cinza e precisaria acionar a garantia no país "original" ou onde ele deveria ter sido vendido. WD e Kingston até onde sei tem boa garantia nacional.
 
Só pra deixar registrado, tô com um Western Digital SN850X a 1 ano e até agora perfeito.
Tô usando como drive único particionado pro sistema + dados e o bixinho é valente... não resmungou nenhuma vez :joia:
 
Gigabyte lança SSD AORUS 14000 PCIe Gen5: velocidade de leitura de até 14,5 GB/s e aumento de 99% em relação ao SSD Gen4.

AORUS 14000, SSDs Gen5 ainda mais rápidos
Terceira atualização para a série SSD de última geração da Gigabyte.

N5OgRzl.png

A Gigabyte está introduzindo novos SSDs em sua linha AORUS Gen5. Esta é a terceira atualização do armazenamento de estado sólido conectado à interface e controlador PCIe Gen5 e, até agora, é a versão mais rápida.

De acordo com a Gigabyte, os novos SSDs usam controladores Phison PS5026-E26 e 3D TLC NAND Flash de 232 camadas. Esses SSDs principais vêm em três opções de capacidade: 1 TB, 2 TB e 4 TB, cada uma com velocidades máximas diferentes. O modelo de 4 TB ainda não foi listado, mas é mencionado no comunicado à imprensa.

O AORUS Gen5 14000 oferecerá velocidades de leitura sequencial superiores a 14 GB/s pela primeira vez, o que é mais de 2 GB/s mais rápido do que o AORUS 12000 lançado há alguns meses. A velocidade de gravação também foi aumentada para 12,7 GB/s.

WmCfb2X.jpeg


SSDs AORUS PCIe Gen5 (velocidades máximas):
AORUS Gen5 14000 : 14,5 GB/s (leitura) / 12,7 GB/s (gravação)
AORUS Gen5 12000 : 12,4 GB/s (leitura) / 11,8 GB/s (gravação)
AORUS Gen5 10000 : 10,0 GB/s (leitura) / 9,5 GB/s (gravação)
No geral, a série SSD AORUS ganhou 45% em velocidade de leitura e 33,6% em velocidade de gravação desde a primeira geração de SSDs AORUS Gen5. E a velocidade está se aproximando do máximo (teoricamente são 16 GB/s).

1jFGTpu.png


A Gigabyte ainda não anunciou o preço de seus novos SSDs, mas é seguro presumir que serão caros. O modelo mais recente (12000) é vendido por US$ 269 para a opção de 2 TB e US$ 154 para a opção de 1 TB.

TurEOS8.jpeg


A empresa está recomendando suas placas-mãe AORUS X670E ou Z790 equipadas com interface PCIe Gen5 para utilizar totalmente os novos SSDs. No caso da Intel, entretanto, isso significa sacrificar a velocidade da GPU, já que a CPU LGA1700 tem apenas 16 pistas Gen5 disponíveis.

Fonte: Gigabyte
 
Innogrit nem de graça.
Meu SSD foi para o limbo depois de um ano.
Tinha alguns arquivos importantes e perdi.

Acho que vou pegar um Samsung pra não ter problemas.
nunca coloque algo importante em SSD ou tenha uma copia ja que e praticamente impossível recuperar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gigabyte lança SSD AORUS 14000 PCIe Gen5: velocidade de leitura de até 14,5 GB/s e aumento de 99% em relação ao SSD Gen4.

AORUS 14000, SSDs Gen5 ainda mais rápidos
Terceira atualização para a série SSD de última geração da Gigabyte.


N5OgRzl.png

A Gigabyte está introduzindo novos SSDs em sua linha AORUS Gen5. Esta é a terceira atualização do armazenamento de estado sólido conectado à interface e controlador PCIe Gen5 e, até agora, é a versão mais rápida.

De acordo com a Gigabyte, os novos SSDs usam controladores Phison PS5026-E26 e 3D TLC NAND Flash de 232 camadas. Esses SSDs principais vêm em três opções de capacidade: 1 TB, 2 TB e 4 TB, cada uma com velocidades máximas diferentes. O modelo de 4 TB ainda não foi listado, mas é mencionado no comunicado à imprensa.

O AORUS Gen5 14000 oferecerá velocidades de leitura sequencial superiores a 14 GB/s pela primeira vez, o que é mais de 2 GB/s mais rápido do que o AORUS 12000 lançado há alguns meses. A velocidade de gravação também foi aumentada para 12,7 GB/s.

WmCfb2X.jpeg


SSDs AORUS PCIe Gen5 (velocidades máximas):
AORUS Gen5 14000 : 14,5 GB/s (leitura) / 12,7 GB/s (gravação)
AORUS Gen5 12000 : 12,4 GB/s (leitura) / 11,8 GB/s (gravação)
AORUS Gen5 10000 : 10,0 GB/s (leitura) / 9,5 GB/s (gravação)
No geral, a série SSD AORUS ganhou 45% em velocidade de leitura e 33,6% em velocidade de gravação desde a primeira geração de SSDs AORUS Gen5. E a velocidade está se aproximando do máximo (teoricamente são 16 GB/s).

1jFGTpu.png


A Gigabyte ainda não anunciou o preço de seus novos SSDs, mas é seguro presumir que serão caros. O modelo mais recente (12000) é vendido por US$ 269 para a opção de 2 TB e US$ 154 para a opção de 1 TB.

TurEOS8.jpeg


A empresa está recomendando suas placas-mãe AORUS X670E ou Z790 equipadas com interface PCIe Gen5 para utilizar totalmente os novos SSDs. No caso da Intel, entretanto, isso significa sacrificar a velocidade da GPU, já que a CPU LGA1700 tem apenas 16 pistas Gen5 disponíveis.

Fonte: Gigabyte
depois que fica em 90% ocupado qual a taxa de transferência ?
 
nunca coloque algo importante em SSD ou tenha uma copia ja que e praticamente impossível recuperar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


depois que fica em 90% ocupado qual a taxa de transferência ?
Não sei lhe dizer ao certo mas acredito que não perda muito não.
 
Não sei lhe dizer ao certo mas acredito que não perda muito não.
sera normalmente eles usam o cache deve cair pra 15% da nominal
 
Tivemos vários modelos com um defeito lazarento na NAND da YMTC com controladora Innogrit e esses eu fugiria, entre eles o S70 Blade da Adata/xpg que DEVERIA ter sido corrigido mas tivemos usuários reportando o problema ainda esse ano, então eu não me sinto confortável em recomendar sem ter a certeza que corrigiram (eles nunca admitiram a falha/defeito e nunca houve recall nem nada parecido desses discos). Pode ser lote velho? Pode. Mas como não tem como descobrir isso antes de comprar e é um negócio que simplesmente acontece e a pessoa perde tudo que tinha dentro do disco, melhor evitar a fadiga :haha:

Mas o fato de nenhum dos "fabricantes", seja Asgard, Netac, Adata e por aí vai que usou esse combo e deu problema não se manifestar abertamente sobre o que aconteceu complica ainda mais essa bagunça. Acho que por ambas serem da China e pra não se complicarem (Innogrit e YMTC no caso) todo mundo ficou quieto.
Não é comum marcas se manifestarem publicamente sobre problemas nos seus produtos. A regra é deixar o RMA lidar com clientes insatisfeitos e só se manifestar quando o assunto gerar maior impacto e repercussão.

Também não ajuda o fato de que esses SSDs da Innogrit/YMTC são vendidos principalmente por marcas chinesas com suporte ao consumidor/RMA limitado (ex: Netac, Fanxiang, Asgard, Kingspec etc). Embora essas marcas sejam bastante populares aqui no terceiro mundo, elas têm pouquíssima ou nenhuma relevância no Ocidente, onde a repercussão do caso seria maior.
 
Ontem o fury que falei tava 600, hoje tá 900.
Desisto! Posso esperar!

Edit:
Peguei o sn850x por 630.
5 anos de garantia e paz.

Vou aproveitar e dar uma boa limpada no PC (que mal tá sujo) antes de instalar.
 
Última edição:
Não é comum marcas se manifestarem publicamente sobre problemas nos seus produtos. A regra é deixar o RMA lidar com clientes insatisfeitos e só se manifestar quando o assunto gerar maior impacto e repercussão.

Também não ajuda o fato de que esses SSDs da Innogrit/YMTC são vendidos principalmente por marcas chinesas com suporte ao consumidor/RMA limitado (ex: Netac, Fanxiang, Asgard, Kingspec etc). Embora essas marcas sejam bastante populares aqui no terceiro mundo, elas têm pouquíssima ou nenhuma relevância no Ocidente, onde a repercussão do caso seria maior.
Dessas aí que você citou realmente eu não esperava nada. A Netac ainda pelo menos soltou um modelo "atualizado" que prometeram estar livre do problema, o NV7000-t (minúsculo mesmo bizonhamente), agora não lembro se foi algo que o Gabriel Ferraz postou, porque eu sei que a pessoa foi atrás dos representantes/relações públicas, enfim, mas teve alguma resposta. Mas a Adata mesmo não é uma empresa pequena nem tão desconhecida assim, eu sei que são de Taiwan então teoricamente poderiam ser mais transparentes do que as empresas chinesas costumam ser, mas vide as merdas que a Asus andou fazendo também e a resposta porca que deram pra mídia...

Só comentei mais no sentido de: se algum fabricante admitisse o problema (e sim, eu sei a merda que ia virar admitir um bagulho desses, o gasto que iam ter pra fazer um recall generalizado fora processo na justiça) e garantisse que os modelos a partir de tal número de série/data de fabricação estão ok, ou alterasse o modelo igual a Netac acabou fazendo, já me dá um pouco mais de paz de consciência pra comprar um produto deles. Mas simplesmente, deu pau, ah, manda aí de volta que a gente conserta e vida que segue, acho complicado de confiar em produto deles depois dessa. Tipo, a Samsung teve um problema sério de firmware ano passado, demoraram pra responder, mas soltaram as atualizações pelo menos e garantiram que esse defeito tá corrigido, é outra situação pelo menos pra minha cabeça :haha:
 
tambem acho que uma att de firmware resolveria mesmo se tirar um pouco do desempenho
acho que igual a M$ fez com o xbox e raro de acontecer
 
SSD Lexar NM1090 Gen5 finalmente chega ao varejo, até 12 GB/s e dissipador de calor com resfriamento dedicado.

KwhP7zj.jpeg

Parece que o primeiro SSD Gen5 da Lexar apareceu nos mercados após meses de vitrines e também o vimos exibido na Computex 2024 . Embora a empresa certamente não esteja atrás dos concorrentes, uma entrada tardia é melhor do que uma falha, e com o SSD NM1090 Gen5 da Lexar, eles conseguiram superar as coisas.

Mergulhando nas especificações, o SSD NM1090 Gen5 da Lexar apresenta velocidades de leitura e gravação de última geração de 12.000 MB/s e 11.000 MB/s, respectivamente. A empresa afirma que o NM1090 oferece o dobro do desempenho de seu equivalente anterior, cortesia das melhorias trazidas pelo uso do padrão Gen5

nbZuysp.png



WYU1W7i.png



Além disso, o SSD NM1090 Gen5 da Lexar emprega um cache dinâmico SLC integrado de 4 GB e oferece suporte para DirectStorage da Microsoft, garantindo desempenho ideal e latência significativamente menor. A empresa também utilizou chips de memória flash 3D TLC NAND de 232 camadas com o NM1090, que complementa a natureza premium geral do produto e garante desempenho geral de ponta.

c9vzD3s.png


Como o resfriamento se tornou uma necessidade nos SSDs Gen5 atualmente, a Lexar integrou uma solução bastante interessante, que inclui o uso de um dissipador de calor dedicado, semelhante ao que concorrentes como a Corsair oferecem. O dissipador de calor possui um ventilador de jateamento de calor junto com folhas de silicone condutoras térmicas, resultando em dissipação de calor e desempenho de resfriamento adequados.

9srI0OA.png


A Lexar afirma que o dissipador de calor integrado melhora a taxa de resfriamento em até 30%. Como recurso complementar, o dissipador de calor também vem com uma opção RGB integrada, com um anel circular no centro que pode ser controlado através do respectivo software da placa-mãe.

Agora, passando para configurações e preços, o SSD NM1090 Gen5 da Lexar será lançado em sabores de 1 TB, 2 TB e 4 TB, com o modelo de 1 TB custando 1.599 yuans ou cerca de US$ 220, enquanto a variante de 2 TB é vendida por 2.699 yuans ou US$ 372. O preço do modelo de 4 TB ainda não é certo; nem o NM1090 estreou em nenhum varejista dos EUA por enquanto. Portanto, os detalhes do preço ainda não foram confirmados.
 
Que rolo foi esse do xbox?
teve erro de desenho no xbox360 primeira geração eles identificaram um problema sem correção dando as luzes da morte
ai botaram a garantia pra 5 anos era so passar o numero de serie e pronto mandava um velho e recebia um novo no lugar
tem ate videos explicando isso por ae
 
teve erro de desenho no xbox360 primeira geração eles identificaram um problema sem correção dando as luzes da morte
ai botaram a garantia pra 5 anos era so passar o numero de serie e pronto mandava um velho e recebia um novo no lugar
tem ate videos explicando isso por ae
É fo**... Eu nunca tive console da Microsoft, mas isso que fizeram com o 360 foi literalmente pra salvar a marca, é só ver que se você lançar um produto muito caro e/ou muito cagado, você basicamente mata a marca. É cada vez mais raro marcas e pessoas que admitem a cagada e corrigem de vez, vide a Asus com o leitor de cartão SD no Rog Ally, que usaram um bagulho mais propenso a dar problema com calor e meteram logo numa das partes mais quentes do bicho e não admitem o erro nem corrigem de vez isso.
 
Teria o 980 pro da Samsung (mais caro ainda mais se considerar que precisa comprar direto no site deles). Entre esses 3 acredito que não, o desempenho é bem próximo. Infelizmente em qualidade não.

Tivemos vários modelos com um defeito lazarento na NAND da YMTC com controladora Innogrit e esses eu fugiria, entre eles o S70 Blade da Adata/xpg que DEVERIA ter sido corrigido mas tivemos usuários reportando o problema ainda esse ano, então eu não me sinto confortável em recomendar sem ter a certeza que corrigiram (eles nunca admitiram a falha/defeito e nunca houve recall nem nada parecido desses discos). Pode ser lote velho? Pode. Mas como não tem como descobrir isso antes de comprar e é um negócio que simplesmente acontece e a pessoa perde tudo que tinha dentro do disco, melhor evitar a fadiga :haha:

Obrigado pela ajuda. Terminei pegando o Fury Renagade há uns dias atrás, chegou hoje mas ainda não instalei
Estava na promoção na Kabum e ainda tinha um descontinho com o cupom, terminou saindo menos de 600 reais. Acho que valeu a pena pelo preço.
Vlw!
 
Gigabyte promete 219.000 TBW para novo SSD AI TOP 100E.

A Gigabyte adicionou discretamente um novo SSD à sua crescente linha e desta vez é algo bem diferente. O drive faz parte do novo AI TOP (Trillions of Operations per Second) da Gigabyte e foi anunciado na Computex com pouco alarde. Na feira, a empresa anunciou apenas que teria 150x o TBW em comparação com SSDs normais e que foi construído especificamente para treinamento de modelos de IA. O que esses 150x significam na realidade é que a versão de 2 TB do SSD AI TOP 100E fornecerá nada menos que 219.000 TBW (TeraBytes Escritos), enquanto a maioria dos SSDs NVMe de consumo de 2 TB de última geração acabam em algo em torno de 1.200 TBW. A versão de 1 TB promete 109.500 TBW e ambos os drives têm MTBF de 1,6 milhão de horas e garantia de cinco anos.

A Gigabyte não revelou o controlador host ou o NAND exato usado, mas diz-se que as unidades usam flash NAND 3D e ambas as unidades têm um cache DRAM LPDDR4 de 1 ou 2 GB, dependendo do tamanho da unidade. Os SSDs AI TOP 100E são unidades PCIe 4.0 padrão, portanto, a velocidade de leitura sequencial chega a 7.200 MB/s, com a velocidade de gravação para o SKU de 1 TB sendo de até 6.500 MB/s, com o SKU de 2 TB um pouco atrás, com 5.900 MB. /s. Nenhum outro número de desempenho foi fornecido. Diz-se que as unidades consomem até 11 Watts em uso, o que parece muito alto para unidades PCIe 4.0. Nenhuma palavra sobre preço ou disponibilidade ainda.

EvYIUOy.jpeg


8hCxIaB.jpeg


Fonte: Gigabyte
 
Samsung registra SSDs 990 EVO Plus e 9100 PRO.


Samsung prepara novo armazenamento NVMe
Novos SSDs foram detectados no serviço de marcas sul-coreanas.
uIrDXRN.png

O SSD 990 PRO lançado em 2023 não contava com a tecnologia PCIe 5.0, embora os concorrentes já tivessem apresentado suas soluções. Desde então, SSDs PCIe 5.0 mais rápidos foram lançados, mas em vez de competir com algo que eventualmente será substituído, a Samsung tem esperado por controladores mais rápidos para o lançamento do Gen5.

Tecnicamente falando, a Samsung já oferece um SSD com suporte para PCIe Gen5 – o 990 EVO, que suporta PCIe Gen4x4 e Gen5x2 na mesma velocidade. Contudo, a empresa pode agora estar se preparando para lançar SSDs ainda mais rápidos e totalmente compatíveis com o padrão Gen5.

Nomes como 990 EVO PLUS sem dúvida confirmam que a Samsung lançará um SSD 990 EVO mais rápido, mas ainda não se sabe se ele usa PCIe 5 ou 4. Uma atualização mais intrigante é a 9100 PRO, o que pode indicar como a Samsung irá reiniciar a nomenclatura de sua nova geração de SSDs.

qRWKtfi.jpeg


aubnpBp.jpeg



Atualmente, os SSDs mais rápidos estão se aproximando de velocidades de leitura de 14,5 GB/s e velocidades de gravação de 12,7 GB/s. Embora ainda haja espaço para melhorias para saturar completamente a interface PCIe 5×4, essas velocidades já são significativamente maiores do que os SSDs 5.0 de primeira geração, que só eram capazes de atingir 10 GB/s.

As novas marcas foram apresentadas recentemente e ainda não foram examinadas pela autoridade de marcas registradas. No entanto, só porque algo apareceu como marca registrada não garante que tal produto algum dia será lançado. Além disso, pode levar algum tempo até que esses produtos apareçam no mercado.

AJ81zzh.png


Fonte: KIPRIS via Sammobile
 
SN850X e Fury Renegade são equivalentes?

Estou olhando um SSD novo e o Fury está cerca de R$ 100 mais barato que o SN.
 
SN850X e Fury Renegade são equivalentes?

Estou olhando um SSD novo e o Fury está cerca de R$ 100 mais barato que o SN.
São bem próximos. Tem algumas diferenças no papel pelo menos, a Kingston parece ser mais "agressiva" no TBW anunciado e na velocidade de escrita teórica dos modelos de mais de 2TB. https://www.tomshardware.com/reviews/wd-black-sn850x-ssd-review-back-in-black/2
No review a diferença é bem mínima, parece que na escrita sustentada o Fury manteve um pouco mais do que o SN850x pelo menos no modelo de 1 TB, mas eu imagino que no uso cotidiano seja bem difícil de sentir isso
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo