[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

putz, não lembro exatamente... Acho que tinha que rodar antes de criar a partição, se deu erro e não tem partição acredito que era outra fabricante de controladora mesmo.
Mais por curiosidade mesmo, eu imagino que não tenha muito padrão em termos de componentes. Mas só de ter o bendito sensor de temperatura funcionando já é uma boa surpresa
ta com particao to usando no win sera q por isso?
 
Bom dia!

SOBRE PREÇO DE SSD: sofreram uma queda abrupta mesmo, ou eu que paguei caro de otário? Pergunto isso porque fui olhar o preço agora de curiosidade (pretendo pegar um nvme de 1tb), e me surpreendi com modelos da kingston saindo mais barato do que um BX500 que eu comprei em novembro à vista por R$ 260. Inclusive, ele próprio agora dá pra achar por R$ 200. Devo aproveitar a oportunidade porque é coisa da época do ano (já vi monitor q só cai o preço em meado do ano) ou a tendência é que eles fiquem ainda mais barato?
 
Bom dia!

SOBRE PREÇO DE SSD: sofreram uma queda abrupta mesmo, ou eu que paguei caro de otário? Pergunto isso porque fui olhar o preço agora de curiosidade (pretendo pegar um nvme de 1tb), e me surpreendi com modelos da kingston saindo mais barato do que um BX500 que eu comprei em novembro à vista por R$ 260. Inclusive, ele próprio agora dá pra achar por R$ 200. Devo aproveitar a oportunidade porque é coisa da época do ano (já vi monitor q só cai o preço em meado do ano) ou a tendência é que eles fiquem ainda mais barato?
Deu uma caída grande acho que... Junho? Pelo menos no Aliexpress foi nessa época. Teve modelo que paguei mais de 800 no começo do ano e caiu pra 600 e tantos nessa época. Tinham falado em vários sites que os preços de SSD iam despencar, o mercado tava saturado, entupido de drive e pouca demanda. Não sei se vai cair mais, acho que tem um limite pra isso. Talvez na blackfraude? tomshardwar Tem esse artigo, dizendo que nesse terceiro quarto (julho - Setembro) tendia a cair mais um pouco. Dizia que os fabricantes seguraram as fábricas pra diminuir oferta, mas que isso não ia ser o suficiente pra aumentar os preços, pelo menos não até esse período, mas que não viam isso caindo ainda mais até o final do ano.
 
ta com particao to usando no win sera q por isso?
Mal, passou batido. Eu tentei achar o post original, não achei... Mas relendo aqui por cima, parece mais que usaram outra controladora, pelo menos a mensagem de erro me pareceu isso
 
Bom dia!

SOBRE PREÇO DE SSD: sofreram uma queda abrupta mesmo, ou eu que paguei caro de otário? Pergunto isso porque fui olhar o preço agora de curiosidade (pretendo pegar um nvme de 1tb), e me surpreendi com modelos da kingston saindo mais barato do que um BX500 que eu comprei em novembro à vista por R$ 260. Inclusive, ele próprio agora dá pra achar por R$ 200. Devo aproveitar a oportunidade porque é coisa da época do ano (já vi monitor q só cai o preço em meado do ano) ou a tendência é que eles fiquem ainda mais barato?
Cara fica assim não… chorando por causa de 60 cruzeiros? pior fui eu que peguei durante a pandemia uma GPU por 4800 e que hoje custa 1800.
O segredo é comprar algo de tecnologia e parar de pesquisar o preço, senão vc endoida
 
o meu rodando app da erro sera q nao é phison? sensor funciona legal sao 2 sensores
LYrE2CA.png


qclUL8D.png
tira o plástico em cima pra ver e reporta pro desenvolvedor
 
Tem como saber se um SSD NVME tipo o SN850X foi instalado com dissipador da placa-mãe ou não? Sem ter de abrir o gabinete?

Só com algum programa?

Vou pedir pra que isso seja feito, mas queria saber se tem programa (que mede temperatura?) que indique isso também.

Outra coisa, foi que minha mobo (MSI Z590-A Pro) teoricamente já vem com heatsink, está correto?

Porque se não tiver, vou ter de comprar já antes.
 
Tem como saber se um SSD NVME tipo o SN850X foi instalado com dissipador da placa-mãe ou não? Sem ter de abrir o gabinete?

Só com algum programa?

Vou pedir pra que isso seja feito, mas queria saber se tem programa (que mede temperatura?) que indique isso também.

Outra coisa, foi que minha mobo (MSI Z590-A Pro) teoricamente já vem com heatsink, está correto?

Porque se não tiver, vou ter de comprar já antes.
Para ver se o heatsink foi instalado vai ter que abrir o gabinete se este não for transparente ou se o SSD estiver embaixo de algum componente.

Parece que essa mobo vem com um dissipador para SSD M2, conforme o datasheet do fabricante:


Para ver a temperatura do SSD tem vários programas, por exemplo o Crystaldiskinfo e o HWinfo (aqui tem que ir na aba sensores):


 
raid0.jpg


Testando o raid 0 3x Fanxiang S660 2TB X570 + ASUS Hypercard m.2
 
raid0.jpg


Testando o raid 0 3x Fanxiang S660 2TB X570 + ASUS Hypercard m.2
RAID ai tem que usar o Hard Disk Sentinel pra ver as informações
e qual o tamanho do bloco isso influencia no desempenho do raid
HpyRnjh.png

usa com esses parâmetros pois em caso de travamento/falta de luz não corrompe a partição porem perde um pouco de desempenho
 
4bVTA4N.jpg

HOe6G8e.jpg


Tem como eu isolar esses pontos do meu SSD? Esta dificil de lidar com ele ultimamente, se ele atingi algum desses pontos ele desliga e ultimamente nem estou conseguindo instalar mais nada, não sei se tem como isolar essas partes em especifico ou por estar muito jogado meio que ja era...

Qual programa vocês indicam para isso?
 
4bVTA4N.jpg

HOe6G8e.jpg


Tem como eu isolar esses pontos do meu SSD? Esta dificil de lidar com ele ultimamente, se ele atingi algum desses pontos ele desliga e ultimamente nem estou conseguindo instalar mais nada, não sei se tem como isolar essas partes em especifico ou por estar muito jogado meio que ja era...

Qual programa vocês indicam para isso?
chkdsk /r unidade:
ele vai rodar o teste de 5 etapas e marcar os setores
ou vc formata lentamente que a controladora marca os setores
vc escolhe
 
chkdsk /r unidade:
ele vai rodar o teste de 5 etapas e marcar os setores
ou vc formata lentamente que a controladora marca os setores
vc escolhe
Dei uma formata e agora esta tudo ok, mas sei que perto do final isso volta, em fim, quando volta a dar problema vou fazer isso.
 
Dei uma formata e agora esta tudo ok, mas sei que perto do final isso volta, em fim, quando volta a dar problema vou fazer isso.
sim o "ok" e por que ele marcou os setores
ou remaperou e vc não perdeu espaço
ou marcou como defeituoso no sistema de arquivos e vc perdeu espaço
com o tempo vai se "alastrando" quanto tempo vc usa esse ssd ?
o meu sandisk so deu alguns setores depois de 6 anos de uso constante
 
sim o "ok" e por que ele marcou os setores
ou remaperou e vc não perdeu espaço
ou marcou como defeituoso no sistema de arquivos e vc perdeu espaço
com o tempo vai se "alastrando" quanto tempo vc usa esse ssd ?
o meu sandisk so deu alguns setores depois de 6 anos de uso constante
Eu fiz uma formatação normal pelo programa da adata, não sei se ele faz isso de forma automática, pode ter sido talvez, uns 5 anos já mas não é muito usado, meu nvme tem 48 tb gravado (sei la porque inclusive, desconfio que seja photoshop com arquivo temporario) e mais de 5 anos e 0 problema, apesar de estar acusando 78% de life time.

Mas esse sata acho que já veio meio zuado, devia ter trocado, bate 55-65 graus direto, quando mexo nele esta nem perto disso, mas em fim, esse problema começou com uns 3 anos mas achei que era outra coisa, esse é a segunda vez que formato, o problema costuma aparecer normalmente se ele começa a fica sem espaço.

Se aguentar mais 2-3 anos esta bom kkk, pelo menos não é "importante", é só o ssd de jogo mesmo.
 
raid0.jpg


Testando o raid 0 3x Fanxiang S660 2TB X570 + ASUS Hypercard m.2
No final das contas isso é só pra encher número de benchmark, não? Porque no mundo real, aparentemente não há melhoria significativa na cópia dos arquivos ou em qualquer execução para usuário comum.

Ou estou enganado?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dei uma formata e agora esta tudo ok, mas sei que perto do final isso volta, em fim, quando volta a dar problema vou fazer isso.
Melhor vc já fazer logo. Só passar o chkdsk.
 
No final das contas isso é só pra encher número de benchmark, não? Porque no mundo real, aparentemente não há melhoria significativa na cópia dos arquivos ou em qualquer execução para usuário comum.
Se o usuário comum copia muita coisa grande com muita frequência, aí tem melhora (e fica a questão se ele é usuário comum ainda).
Mas no geral é só pra benchmark mesmo, vai mudar nada na prática pra grande maioria das pessoas.
 
Eu fiz uma formatação normal pelo programa da adata, não sei se ele faz isso de forma automática, pode ter sido talvez, uns 5 anos já mas não é muito usado, meu nvme tem 48 tb gravado (sei la porque inclusive, desconfio que seja photoshop com arquivo temporario) e mais de 5 anos e 0 problema, apesar de estar acusando 78% de life time.

Mas esse sata acho que já veio meio zuado, devia ter trocado, bate 55-65 graus direto, quando mexo nele esta nem perto disso, mas em fim, esse problema começou com uns 3 anos mas achei que era outra coisa, esse é a segunda vez que formato, o problema costuma aparecer normalmente se ele começa a fica sem espaço.

Se aguentar mais 2-3 anos esta bom kkk, pelo menos não é "importante", é só o ssd de jogo mesmo.
esse seu que esta com 78% de vida ja esta passando por isso
e que no momento ele ta remarcando de forma transparente
 
WD enviou dia 08/08 o NVMe substituto. Só lembrando que enviei um SN750 500gb comprado do Ali com defeito, aparentemente me enviaram um SN750 SE 500gb.
O drive em si é DRAM-less e em certos pontos inferior ao SN750 regular, porém é PCIe 4.0 e na prática acho que vai dar na mesma coisa. Como já tô com outro nvme que comprei antes mesmo de ter enviado pro RMA, acho que só vou repassar o do RMA, mas foi legal saber que o RMA em si funciona bem.
 

Viva ao avanço tecnológico, precisamos de SSD 256TB? Hoje talvez não, mas futuramente sim.

*Lembrando que ele apenas anunciou e não iniciou as vendas, chegarão para empresas inicialmente e futuramente consumidores
 

Viva ao avanço tecnológico, precisamos de SSD 256TB? Hoje talvez não, mas futuramente sim.

*Lembrando que ele apenas anunciou e não iniciou as vendas, chegarão para empresas inicialmente e futuramente consumidores
Isso daí vai demorar muitos anos pra chegar na mão de consumidores, mas assim que lançar vai ter adoção praticamente imediata no mundo dos servidores.

Acho que o SSD U2 com maior capacidade atualmente é na casa dos 50~60TB, com um desses daí vc pode tanto consolidar 4 servidores em uma única máquina, mantendo a capacidade, ou quadruplicar a capacidade de uma frente existente.
 
Isso daí vai demorar muitos anos pra chegar na mão de consumidores, mas assim que lançar vai ter adoção praticamente imediata no mundo dos servidores.

Acho que o SSD U2 com maior capacidade atualmente é na casa dos 50~60TB, com um desses daí vc pode tanto consolidar 4 servidores em uma única máquina, mantendo a capacidade, ou quadruplicar a capacidade de uma frente existente.
Com certeza, consumidor final vai demorar, chuto lá pra 2035, talvez com preço que pagamos num 1tb hoje.
 
Nossa, SSD com 256TB...

E eu aqui contente com um M2 de 256GB e outro Sata de 1TB.

HAHA mesmo combinação que eu, só sei la me incomoda meu sg40 de 256 com 30% usado com uma gravação de 500mb =/
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo