[TÓPICO DEDICADO] Tópico sobre importações (dúvidas, prazos, dicas etc.) - PROIBIDO POLÍTICA

Q1ZOt1o.png

E aí pessoal, nunca passei por isso, e já fiz várias encomendas no Ali.
Devo me preocupar? Complicado viu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mano, peguei uma 5500 XT e tá parada desde o dia 31/05. Vai me dar problema e dor de cabeça, tô sentindo isso já
bom dia galera, estava vendo o post do colega, e vi que o titulo é um pouco diferente, no dele diz "em análise pela RFB e Anuentes", o meu somente "em analise pelo orgão anuente"
alguem sabe a diferença?
Meu caso eu estou importando rodas do reino unido, sabendo ja das tributacoes e declarado tudo certinho. Veio em 2 pacotes, enviado pela parcel force do reino unido
os dois chegaram ao mesmo momento no brasil (15/5), um deles passou na fiscalização normalmente e gerou os tributos, recebi dia 31/5.

Ja o outro pediram documentos adicionais (justificativa, extrato do cartao) enviei tudo normalmente
a unica diferença foi que o primeiro rastreio eu vinculei ao minhas importações antes de chegar ao BR, e o outro depois que ja tinha chego (falha no envio do tracking pelo vendedor)
o que me chamou atencao é que verifiquei que o primeiro pacote que ja recebi consta no siscomex, e esse outro ele "nao localiza", vcs saberiam me dizer se esse cadastro do siscomex é feito pelo courrier que enviou?
 
Com esse status dificilmente irá passar sem taxa, ainda mais em SP. Só resta torcer para não ser recusado e taxar apenas no delcarado.
É isso mesmo! Acabou de mudar para F maiúsculo e apareceu no Siscomex. Lá diz que a DIR já está feita e que está em "Seleção". Depois do barebone, é a peça fundamental do MiniPC (kit de RAM 2 x 48 GB), e a razão de ter estar montando esse MiniPC: um projeto que exige que se tenha tanto muita RAM quanto seja ainda portátil. Deve ter sido declarado com preço cheio. Espero que entreguem pelo menos.
 
Minha encomenda apareceu como liberada no Siscomex, finalmente. Ainda está "Em Fiscalização" no site dos Correios. O boleto aparece no mesmo dia após a liberação no Siscomex ou demora um pouco?

P.S.: Minha DIR mudou para versão 2, então provavelmente tomei Overtax. Espero que não venha nenhum absurdo, mas acho que deve ser melhor que ser multado de qualquer forma
 
Eu acabei me empolgando nessa ultima semana, visto que não sou muito de comprar coisas...
Acabei pegando um R5 5600 esse já está no Brasil e não fui taxado, 2x16GB Asgard Valkyrie v5 acredito que chega hoje no BR, KIT 5IN1 Cooler da AIGO chegou hoje no BR, teclado Machenike K500 saiu ontem da CN, Earphones KZ-EDX Pro que enviaram ontem, e um mouse Ajazz AJ199 não foi enviado ainda...
Pelo que andei pesquisando, acho que o teclado tem a maior chance de ser taxado, o restante acredito que consiga "escapar", mas até semana que vem acho que terei novidades boas ou ruins...
Em compras antigas fui taxado uma vez quando comprei um celular lá por volta de 2017/2018, o restante que foram poucas coisas acabaram passando tranquilo.
 
Pessoal, USPS Priority Mail ta vindo por Curitiba, SP ou Rio?
Esses costumam sempre entrar pelo Rio de Janeiro (pelo menos por enquanto).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ac
Minha encomenda apareceu como liberada no Siscomex, finalmente. Ainda está "Em Fiscalização" no site dos Correios. O boleto aparece no mesmo dia após a liberação no Siscomex ou demora um pouco?

P.S.: Minha DIR mudou para versão 2, então provavelmente tomei Overtax. Espero que não venha nenhum absurdo, mas acho que deve ser melhor que ser multado de qualquer forma
Creio que no máximo até o dia seguinte já deve mudar o status para "Aguardando Pagamento" no Minhas Importações e permitir o pagamento das taxas.
Ontem um pacote que veio dos EUA estava sendo fiscalizado no RJ (Priority Mail) foi liberado no Siscomex e hoje cedo liberou o pagamento das taxas no Minhas Importações (taxaram no declarado).
 
Esses costumam sempre entrar pelo Rio de Janeiro (pelo menos por enquanto).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ac

Creio que no máximo até o dia seguinte já deve mudar o status para "Aguardando Pagamento" no Minhas Importações e permitir o pagamento das taxas.
Ontem um pacote que veio dos EUA estava sendo fiscalizado no RJ (Priority Mail) foi liberado no Siscomex e hoje cedo liberou o pagamento das taxas no Minhas Importações (taxaram no declarado).
Independente do peso/tamanho?
 
To com um NL-BR que chegou no Brasil esse dia 11 mas nada dos correios nem receber, nesse ritmo vai acumular com mais outros 2 NL-BR que tão chegando e um RX-JP, ai fico preocupado que vão levantar alguma suspeita no meu cpf.
EDIT: acabaram de dar entrada, libera sem taxa ai seu fiscal
 
Última edição:
Se já está disponível a abertura da disputa de um print screen da tela do Correios com a informação de entrada negada, há vendedores que só concordam com a disputa depois de aparecer a informação Devolução autorizada pela Receita Federal.
Se a compra foi através de cartão de crédito somente depois de 20 dias uteis apareceu o reembolso no extrato do cartão, no caso Bradesco.

devolu-o.jpg
Não é só cartão que demora até 20 dias, pix também demora porque não tem pix lá na china, aí reembolso é via TED
IMG-20230614-WA0001.jpg
 
Tá dando pra comprar de boas pelo eBay? Mercadoria passou por SP, Rio ou Curitiba?
Desculpe o atraso. Sim, comprei pelo Ebay e passou por Curitiba. Mas não tenho certeza se o comprador é da america do norte, Europa ou é da China. E já adianto que no meu caso a fonte do ps4 não durou o esperado. Foi o console pra assistência igual, pois está uma novela tentar arrumar por conta própria. Desconfio que seja a fonte nova também, de baixa qualidade.
Resumindo sobre a importação: Está loteria. Vendedores muitas vezes não descrevem conforme você pede. E muitas vezes passam, outras vezes não. Depende da cabeça deles, experiência dos envios e da sorte. RF não tem mãos para taxar tudo, logo a desova de acumulo com mercadorias acaba tendo que ser liberada.
Li que a CANIAU está pegando parte desses pacotes que não estão dando conta. É uma empresa que tem CNPJ em parceria com a Aliexpress e faz já uma pré triagem dos pacotes
 
Verifiquei a etiqueta aqui e o endereço está certinho. Nada de diferente do usual

Já aconteceu comigo de passar o endereço completo para uma vendedora e ela colocar apenas o CEP na hora do envio. Apareceu essa mensagem, registrei uma reclamação nos Correios com o endereço completo. Demorou 12 dias corridos para atualizar o rastreio, e só então a encomenda foi para a fiscalização... O que era pra chegar em duas semanas demorou um mês por causa disso.
 
Minha encomenda tá com prazo de entrega para o dia 22/06, cagaço deles deixarem para o último dia para entregar.
 
Eu acabei me empolgando nessa ultima semana, visto que não sou muito de comprar coisas...
Acabei pegando um R5 5600 esse já está no Brasil e não fui taxado, 2x16GB Asgard Valkyrie v5 acredito que chega hoje no BR, KIT 5IN1 Cooler da AIGO chegou hoje no BR, teclado Machenike K500 saiu ontem da CN, Earphones KZ-EDX Pro que enviaram ontem, e um mouse Ajazz AJ199 não foi enviado ainda...
Pelo que andei pesquisando, acho que o teclado tem a maior chance de ser taxado, o restante acredito que consiga "escapar", mas até semana que vem acho que terei novidades boas ou ruins...
Em compras antigas fui taxado uma vez quando comprei um celular lá por volta de 2017/2018, o restante que foram poucas coisas acabaram passando tranquilo.
Catei um r7 5700x zzgd, enviado 06, chegou 09. Cadê que sequer dão um recebido nos Correios? Pqp
 
O que seria ata da legislação?
E pelo jeito eles querem taxar mesmo, agora a pouco atualizou para "Encaminhado para fiscalização aduaneira", se acaso taxarem com certeza irei recorrer.


Sempre importei livros e nunca tinha dado isso, essa foi a primeira vez, levei até um susto kkkk
Os livros que comprei são tipo artbooks (comprei esse kit no Ebay), mas continua sendo livro então por lei não era para taxar :/

E muito obrigado pela ajuda pessoal!
Olá, desculpe a demora para responder, as vezes não vejo muito o fórum.
Faz um tempo que isso aconteceu comigo, então busquei a informação somente por cima, sugiro você pesquisar com mais cuidado.

Mas acredito que é essa lei aqui: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l51
Então ficaria algo como Constituição Civil, Código tributário Nacional, LEI Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966, CAPÍTULO II, SEÇÃO I, Disposições Gerais, Artigo 9, IV - cobrar imposto sobre: d) papel destinado exclusivamente à impressão de jornais, periódicos e livros.

Acho que algo assim. Não sou advogada então não sei se está formatado os nomes direitinhos, mas de qualquer forma, se me lembro bem, a lei é essa que mandei do site do planalto.
 
Alguém já recusou pagar a taxa e recebeu o reembolso normal no Aliexpress?
 
Não é só cartão que demora até 20 dias, pix também demora porque não tem pix lá na china, aí reembolso é via TED
No meu caso o reembolso foi em torno de 4000 reais e demorou quase 25 dias úteis pra retornar a minha conta corrente, o Bradesco pediu mais 5 dias pra devolver para C/C.
Outros reembolsos via PIX ou boletos demoraram em torno de 3 dias úteis em média no ano passado.
 
No meu caso o reembolso foi em torno de 4000 reais e demorou quase 25 dias úteis pra retornar a minha conta corrente, o Bradesco pediu mais 5 dias pra devolver para C/C.
Outros reembolsos via PIX ou boletos demoraram em torno de 3 dias úteis em média no ano passado.
Por isso fiz minha compra por Pix. Meio impossível eles não poderem fazer Pix já que têm a financeira brasileira que processa os pagamentos.
 
Por isso fiz minha compra por Pix. Meio impossível eles não poderem fazer Pix já que têm a financeira brasileira que processa os pagamentos.
No boleto, o Ebanx também tem devolvido a grana do Aliexpress via PIX .
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo