[TÓPICO DEDICADO] Tudo que você queria saber sobre... Investimentos!

401k, vulgo aposentadoria. Porém os americanos são mto melhores informados em como tratar o dinheiro portanto investem em empresas sólidas, alguns titulos do tesouro, enfim, dão aula pra 99,999999999% dos BR. O nosso governo também não ajuda tbm pq "rouba"/retem seu FGTS/INSS.... Dinheiro que rende menos que a inflação ou poupança. Dinheiro que poderia ser muito melhor investido e ainda estimulando a economia...

Tem sim várias comunidades, mas é só pra "elite" (Messenger do terminal Bloomberg se paga facil se voce estiver no grupo certo, a plataforma custa +/- R$12.000,00/mes o básico). Tem alguns pra profissionais sem ser "elite" mas é completamente diferente. E tem os grupinhos de quem quer ser trader mas não é. E tem o meio termo tbm.

Se voce não é profissional, esquece grupo. Estuda velho.... Muito, MUITO mesmo! Não entre em dicas de forum e se voce quer forum tem varios. Da uma pesquisada no meu historico que eu postei varios sites bons. Cada um tem seu sentido, por exemplo o Bastter só presta pra compra/venda coberta e buy and hold esquece qq coisa que ele falar sobre TRADE. Outros que se tratam dede scalp até cash and carry...





Quanto mais voce ganha mais voce gasta. E outra, foi uma oportunidade que eu peguei, não é toda semana assim. Pra pegar o que eu peguei acontece, pra mim, mais ou menos 6 vezes ao ano (ai eu racho mesmo). Estou falando da oportunidade não do financeiro, são coisas MUITO distintas.

Tenho alguns lucros absurdos mesmo sem ter a "oportunidade", assim como tenho prejuizos que o mercado se moveu de maneira sem nexo. Pode ser algum player grande que precisa do dinheiro e vende/compra a mercado e foda-se o preço. Acontece. Raro, mas acontece.

Abraço

o Bastter parte da premissa (correta aliás) de que 99% dos que querem investir na bolsa não sabem nada do que estão fazendo. Querem ser traders, ganhar muito dinheiro rapidamente. Ele faz um trabalho educacional bastante importante nesse sentido. Antes de ser trader é necessário conhecer empresas, fundamentos, conceitos, etc antes de se aventurar com trades. Tenho conta no site dele e ajuda bastante no acompanhamento de empresas.
 
Se voce não é profissional, esquece grupo. Estuda velho.... Muito, MUITO mesmo!

Que tipo de material recomenda estudar? Tem livros pra indicar? ou sites? Já invisto a alguns anos, mas não tenho consistência em trade, uma vez por mês faço algum, lucro um pouquinho mas sempre quando tentei fazer volume ficava no prejuízo, por isso evito fazer com frequência. Mas realmente queria ser bom nisso, e já trabalho em casa portanto tenho tempo.
 
o Bastter parte da premissa (correta aliás) de que 99% dos que querem investir na bolsa não sabem nada do que estão fazendo. Querem ser traders, ganhar muito dinheiro rapidamente. Ele faz um trabalho educacional bastante importante nesse sentido. Antes de ser trader é necessário conhecer empresas, fundamentos, conceitos, etc antes de se aventurar com trades. Tenho conta no site dele e ajuda bastante no acompanhamento de empresas.

Bastter é trader frustrado. Abriu um fundo e quebrou.

Depois começou a falar de cemitério de malandro e outros termos pejorativos...

Ele conhece relativamente bem lançamento coberto, conhece algumas coisas sobre opções, mas o negócio dele é analise fundamentalista. Analisar balanço, etc. E nem nisso ele é TOP.

Mas como eu disse, pra iniciante é uma boa, se quiser aprender mais vai ter que ir atras de livros de opções e de matemática porque ai ja entra cálculos mais complexos. Pra voce ter idéia, cálculo de derivada que mta gente sofre pra fazer qnd está na facul, é algo básicão quando voce entra em estratégia pesada de opção.

Quando eu fui estudar tive que comprar 2 livros CAROS de matemática e acabei desistindo...
 
Que tipo de material recomenda estudar? Tem livros pra indicar? ou sites? Já invisto a alguns anos, mas não tenho consistência em trade, uma vez por mês faço algum, lucro um pouquinho mas sempre quando tentei fazer volume ficava no prejuízo, por isso evito fazer com frequência. Mas realmente queria ser bom nisso, e já trabalho em casa portanto tenho tempo.


Não sei indicar livros. Li MUITO velho, muito mesmo. Tudo que tinha, desde o basicão (mesmo já sabendo) até mais avançado.

Voce tem que saber decorado o básico e ai o que manda é sua disciplina aliado a experiencia. Só com o tempo mesmo, não tem atalho.

Aprende a introdução a bolsa, como funciona etc, depois parte para aprender Money Management, depois aprende Analise Técnica e Fundamentalista depois Tape Reading (é aqui aonde praticamente todos os traders grandes usam) e SE QUISER pode ir atras de opção.

No caso de opção só se for pra travas/cobertura porque operar a seco ou montar estruturas complexas é pra profissional MESMO. Eu não manjo das complexas não. Montar uma borboleta, box, essas coisas é relativamente "fácil". Vai aprender as gregas e Black and Scholes que são os modelos mais usados.

Abraço

PS: Aos que me mandaram MP, essa resposta acima ja responde a praticamente todos.
 
É impossível prever o bitcoin. Tem MUITA manipulação, e nenhuma exchange vai te ajudar se o dinheiro sumir. Já tem casos de muita gente perdendo a grana pois usaram meios inseguros para guardar as wallets.

Enfim, é muito risco pra pouco ganho (é bem difícil liquidar o bitcoin no Brasil). Dinheiro fácil não existe.


Os EUA acabaram de regularizar na bolsa a negociação de Bitcoins, mas concordo que é a maior besteira do mundo tentar fazer trade nela (no momento). Eu postei uma matéria falando sobre isso a algumas paginas neste tópico.

Se for pra arriscar comprar algo pra longo/médio prazo, pode fazer mas eu não colocaria mto dinheiro.
 
Última edição:
Os EUA acabaram de regularizar na bolsa a negociação de Bitcoins, mas concordo que é a maior besteira do mundo tentar fazer trade nela (no momento). Eu postei uma matéria falando sobre isso a algumas paginas neste tópico.
Se for pra arriscar comprar algo pra longo/médio prazo, pode fazer mas eu não colocaria mto dinheiro.
O que vc pode indicar para médio ou longo prazo tipo 5 anos a 10 anos ?
Poderia mandar o link da matéria que vc falou !

Tipo BitCoin é arriscado, mas é algo que pode ser muito promissor.
 
como voces declaram operações com ações e daytrade no imposto de renda? pedi um relatório na minha corretora mas não vem NADA sobre as operações.

bens e direitos também é impossível fazer, não sei quanto eu tinha nas datas de início e fim do ano.
 
Última edição:
como voces declaram operações com ações e daytrade no imposto de renda? pedi um relatório na minha corretora mas não vem NADA sobre as operações.

bens e direitos também é impossível fazer, não sei quanto eu tinha nas datas de início e fim do ano.

Eu peço pro Backoffice me mandar todas as notas de corretagem do ano em formato Sinacor. Ai eu pago a http://www.sencon.com.br/ pra apurar e mando para o meu contador.

Tem que mandar o lucro/prejuizo mes a mes e quanto voce efetivamente pagou.

E mensalmente eu apuro as notas e gero eu mesmo o DARF, o código para trades é 6015 (a natureza de apuração).
 
O que vc pode indicar para médio ou longo prazo tipo 5 anos a 10 anos ?
Poderia mandar o link da matéria que vc falou !

Tipo BitCoin é arriscado, mas é algo que pode ser muito promissor.

Não indico nada, isso ai é pra consultoria.

A materia esta a algumas paginas tem que procurar.

Realmente pode ser muito promissor mas como eu disse, não colocaria muito dinheiro no momento. Se realmente for "vingar" ai posso pensar em algo, por enquanto não.
 
Não indico nada, isso ai é pra consultoria.

A materia esta a algumas paginas tem que procurar.

Realmente pode ser muito promissor mas como eu disse, não colocaria muito dinheiro no momento. Se realmente for "vingar" ai posso pensar em algo, por enquanto não.
Agora vc é um consultor Adrenalitico !:bwahaha:

Pode indicar algo :vish:

Exatamente isso, arriscar muito dinheiro para depois ocorrer uma super desvalorização da moeda não seria nada bom. Por isso fico com pé atrás, mas não quero perder o barco, porque hoje quase todas as coisas já são voltadas para a tecnologia e o BitCoin é umas das novas tendencias nessa era digital em que vivemos.
 
Vou dar um pitaco, NÃO É RECOMENDAÇÃO.

A Marcopolo (POMO4), parece atrativa. Comprar a 2,36. Stop em 2,32 e tirar pelo menos metade do lucro em 2,41 e colocar o stop na entrada ou 1 centavo acima da entrada.

@Nexus Comentei páginas atras que pra fazer uma bela consultoria eu cobro. Aqui só dou dicas básicas.

Abs
 
Vou dar um pitaco, NÃO É RECOMENDAÇÃO.

A Marcopolo (POMO4), parece atrativa. Comprar a 2,36. Stop em 2,32 e tirar pelo menos metade do lucro em 2,41 e colocar o stop na entrada ou 1 centavo acima da entrada.

@Nexus Comentei páginas atras que pra fazer uma bela consultoria eu cobro. Aqui só dou dicas básicas.

Abs


Edit: É uma operação meio arriscada portanto se for entrar não entre com mto capital. A Merrill Lynch e a àgora estão tentando segurar o papel, mas ainda confio numa alta.
 
Vou dar um pitaco, NÃO É RECOMENDAÇÃO.

A Marcopolo (POMO4), parece atrativa. Comprar a 2,36. Stop em 2,32 e tirar pelo menos metade do lucro em 2,41 e colocar o stop na entrada ou 1 centavo acima da entrada.

@Nexus Comentei páginas atras que pra fazer uma bela consultoria eu cobro. Aqui só dou dicas básicas.

Abs

Interessante vc citar a Marcopolo pois essa empresa tem sede na cidade onde moro (caxias do sul). Boa parte da economia da cidade depende da Marcopolo e Randon.
 
Última edição:
Vou dar um pitaco, NÃO É RECOMENDAÇÃO.

A Marcopolo (POMO4), parece atrativa. Comprar a 2,36. Stop em 2,32 e tirar pelo menos metade do lucro em 2,41 e colocar o stop na entrada ou 1 centavo acima da entrada.

@Nexus Comentei páginas atras que pra fazer uma bela consultoria eu cobro. Aqui só dou dicas básicas.

Abs
 



Edit: É uma operação meio arriscada portanto se for entrar não entre com mto capital. A Merrill Lynch e a àgora estão tentando segurar o papel, mas ainda confio numa alta.
Obrigado, vou estar acompanhando e ver se faço um pequeno investimento.

Vou começar a ver os posts desde Janeiro e caso não ache algo te mando msg, mas vou achar sim, antes eu tinha voltado somente algumas páginas.
 
Dia de giro rapido na compra da POMO4, essa foi facil e eles continuam.... Isso mantem o que eu havia falado.

JP Morgan comprando mto e a ML que tentava segurar não apareceu ainda. De olho!
 
Eu peço pro Backoffice me mandar todas as notas de corretagem do ano em formato Sinacor. Ai eu pago a http://www.sencon.com.br/ pra apurar e mando para o meu contador.

Tem que mandar o lucro/prejuizo mes a mes e quanto voce efetivamente pagou.

E mensalmente eu apuro as notas e gero eu mesmo o DARF, o código para trades é 6015 (a natureza de apuração).
 


Não indico nada, isso ai é pra consultoria.

A materia esta a algumas paginas tem que procurar.

Realmente pode ser muito promissor mas como eu disse, não colocaria muito dinheiro no momento. Se realmente for "vingar" ai posso pensar em algo, por enquanto não.
Não sabia que precisava pagar DARF e descobri que deveria ter pago ano passado. :feelbad: O que isso pode ocasionar?
 
Ja ta valendo compra nos 37, de olho...
 
Não sabia que precisava pagar DARF e descobri que deveria ter pago ano passado. :feelbad: O que isso pode ocasionar?

Infelizmente VAI ocasionar uma(s) multa(s) pra vc pagar. Aqui chegou la por maio e foi uma porrada
 
Obrigado, vou estar acompanhando e ver se faço um pequeno investimento.

Vou começar a ver os posts desde Janeiro e caso não ache algo te mando msg, mas vou achar sim, antes eu tinha voltado somente algumas páginas.

Se entrou ja da pra sair nos 38. Eu faria uma parcial (vender uma % do total q detem de ações a 38. Se o pessoal resolver tomar mesmo, nos vamos estuprar esses 2,40...
 
CS, Brasdesco e JP morgam com TWAP comprando POMO4, ja estamos lucrando. agora é CUIDAR.
 
Ja ta valendo compra nos 37, de olho...
 


Infelizmente VAI ocasionar uma(s) multa(s) pra vc pagar. Aqui chegou la por maio e foi uma porrada
 


Se entrou ja da pra sair nos 38. Eu faria uma parcial (vender uma % do total q detem de ações a 38. Se o pessoal resolver tomar mesmo, nos vamos estuprar esses 2,40...
 
CS, Brasdesco e JP morgam com TWAP comprando POMO4, ja estamos lucrando. agora é CUIDAR.
TOMA!!
TOMA!!
 
Se o itau parar de segurar ou enhum player 'pesado" (querendo derrubar) ai está tranquilo.

Ja vai embolsando um pouco nos 2,39
 
Não sabia que precisava pagar DARF e descobri que deveria ter pago ano passado. :feelbad: O que isso pode ocasionar?

Vendas totais acima de 20k no mes que tenha lucro é obrigado a declarar.
 
Deu pra sair a 40. agora está 39. Quem entrou realiza uma parte (% q vc quiser mas faz) e deixa o stop no zero (2,35~36)
 
Ja ta valendo compra nos 37, de olho...
 


Infelizmente VAI ocasionar uma(s) multa(s) pra vc pagar. Aqui chegou la por maio e foi uma porrada
 


Se entrou ja da pra sair nos 38. Eu faria uma parcial (vender uma % do total q detem de ações a 38. Se o pessoal resolver tomar mesmo, nos vamos estuprar esses 2,40...
 
CS, Brasdesco e JP morgam com TWAP comprando POMO4, ja estamos lucrando. agora é CUIDAR.
 

TOMA!!
TOMA!!
 
Se o itau parar de segurar ou enhum player 'pesado" (querendo derrubar) ai está tranquilo.

Ja vai embolsando um pouco nos 2,39
 


Vendas totais acima de 20k no mes que tenha lucro é obrigado a declarar.
 
Deu pra sair a 40. agora está 39. Quem entrou realiza uma parte (% q vc quiser mas faz) e deixa o stop no zero (2,35~36)
tentei fazer esse trade estava 2,36, subiu pra 2,37 enviei ordem de compra mas não comprou, daí chegou a 2,38 e eu cancelei minha ordem. na próxima tento acompanhar. só que fiz com apenas 1500 ações. finalizar em 2,40 não iria compensar as taxas.
 
tentei fazer esse trade estava 2,36, subiu pra 2,37 enviei ordem de compra mas não comprou, daí chegou a 2,38 e eu cancelei minha ordem. na próxima tento acompanhar. só que fiz com apenas 1500 ações. finalizar em 2,40 não iria compensar as taxas.

Isso tudo tem que ser contablizado. Eu ja tenho uma boa idéia mas mesmo assim abro a planilha e ja estão la todos os custos de corretagem/IRRF, devolução quanto devo de IR qual lucro liq.. Isso vc vai fazendo conforme ir percebendo que a taxa de liquidação é um roubo, mas nao desiste não.

Off: Que pena que não pegou. Quando eu postei estava 35/36, ou seja dava pra tomar a 36. O leilao fechou em 36, mas hj abriu com leilao de 38 e bateu 40. Ta ÓTIMO para qualquer trader. Dinheiro no bolso o resto é mais ou menos lucro...
 
Espero q tenham vendido uma parte nos 39, pra pelo menos ter lucro. Agora protega ele.

Deu lucro bom, sai devagar. Dava pra da mais pode ser que sim. Claro (e muito mais) assim como pode/ria virar prejuizo.

O que voce prefere? Dinheiro liquido e com lucro ou sem liquidez e perdendo?

Estou com 1/5 da posição. STop no PM ja da lucro e se quiser quebrar os 40.... Ahh amigo, vai ter nego pesado junto....

ACHO....
 
@Gazza4x tendo em vista seu vasto conhecimento sobre a bolsa, para nós mortais que ainda não possuímos tal experiência você acha viável um investimento
em um fundo de ações como o ALASKA BLACK FIC FI ACOES para quem procura diversificar seus investimentos, possui baixo capital e busca mais rentabilidade que um investimento em renda fixa ?
 
Não sabia que precisava pagar DARF e descobri que deveria ter pago ano passado. :feelbad: O que isso pode ocasionar?

Aconteceu o mesmo comigo, achei que só pagava se fosse 20k de lucro e não de movimento no mês...

Vai no site da Receita e baixa o programa SICALC, ai tu informa os valores que deveria pagar (compra das ações + custos de corretagem - valor de venda - custos de corretagem = lucro líquido x 15% (para normal) ou x 20% (day trade)...se for compra com valor diferente, tem que fazer a média dai...) ai informa o mês que foi a venda e o sistema calcula os juros e a multa, aí so gerar o DARF e pagar...paga 20% de multa sobre o imposto devido pelo atraso, mais os juros de acordo com a selic do período...
 
Aconteceu o mesmo comigo, achei que só pagava se fosse 20k de lucro e não de movimento no mês...

Vai no site da Receita e baixa o programa SICALC, ai tu informa os valores que deveria pagar (compra das ações + custos de corretagem - valor de venda - custos de corretagem = lucro líquido x 15% (para normal) ou x 20% (day trade)...se for compra com valor diferente, tem que fazer a média dai...) ai informa o mês que foi a venda e o sistema calcula os juros e a multa, aí so gerar o DARF e pagar...paga 20% de multa sobre o imposto devido pelo atraso, mais os juros de acordo com a selic do período...

Pra daytrade o valor de 20k também é valido? pois eu não movimentei mais de 20K. Só que apareceu um lucro de 50 reais nos informes de rendimento da minha corretora em operação daytrade. Lembro que em 2015 movimentei uns 400K alavancados em um único dia mas pelo que me lembro nem lucrei. (fiz umas 5 operações de venda e umas 5 de compra com quantias de +ou-20k cada, cada operação é somada?). só que em 2015 minha corretora mostra isso no relatório:
Você não possui dados para serem exibidos no relatório referente a
esse período.

já em 2014 tenho mais 44 reais de lucro em daytrade que não declarei e também nunca veio multa ou qualquer aviso.
 
Última edição:
Pra daytrade o valor de 20k também é valido? pois eu não movimentei mais de 20K. Só que apareceu um lucro de 50 reais nos informes de rendimento da minha corretora em operação daytrade. Lembro que em 2015 movimentei uns 400K alavancados em um único dia mas pelo que me lembro nem lucrei. (fiz umas umas 5 operações de venda e umas 5 de compra com quantias de +ou-20k cada, cada operação é somada?).

Daytrade é qualquer valor...comprou 1000 R$ e vendeu 1200 R$, paga 20% dos 200 R$ de lucro...os 20k é apenas para venda comum com um dia de diferença...

Só não paga IR se o valor do DARF for menor que 10 R$ por exemplo (ou seu caso dos 50 R$ de lucro dá os 10 R$ certo)..se for menor de 10 R$ ai acumula para outro mês, mas não tem como escapar...

Os 20k é para o total da venda no mês, se fez 1 venda de 19k e outra de 1k, vai pagar IR do lucro da de 19k e também da de 1k...se fez a movimentação de 19k apenas (independente se teve 18k de lucro, tipo 1800% de lucro), não paga IR...é meio sem noção isso...No seu caso, se fez 5 movimentações de 20k cada, vai pagar IR de cada uma das movimentações com lucro no mês...

Edit:
só que em 2015 minha corretora mostra isso no relatório:
Você não possui dados para serem exibidos no relatório referente a
esse período.

já em 2014 tenho mais 44 reais de lucro em daytrade que não declarei e também nunca veio multa ou qualquer aviso.

Verifica com a corretora, aqui aparece o relatório de qualquer venda que eu faço, seja com lucro ou prejuízo...uso a XP, não sei se você usa a mesma.

Os 44 R$ de lucro os 20% dão menos que 10R$ de DARF, que eu saiba, esse não precisa pagar (desde que não tenha outro DARF em aberto em 2014), a Receita tem até 5 anos para te procurar e cobrar algo...
 
Última edição:
Daytrade é qualquer valor...comprou 1000 R$ e vendeu 1200 R$, paga 20% dos 200 R$ de lucro...os 20k é apenas para venda comum com um dia de diferença...

Só não paga IR se o valor do DARF for menor que 10 R$ por exemplo (ou seu caso dos 50 R$ de lucro dá os 10 R$ certo)..se for menor de 10 R$ ai acumula para outro mês, mas não tem como escapar...

Os 20k é para o total da venda no mês, se fez 1 venda de 19k e outra de 1k, vai pagar IR do lucro da de 19k e também da de 1k...se fez a movimentação de 19k apenas (independente se teve 18k de lucro, tipo 1800% de lucro), não paga IR...é meio sem noção isso...No seu caso, se fez 5 movimentações de 20k cada, vai pagar IR de cada uma das movimentações com lucro no mês...

entendi, isso tudo é tão confuso, digamos que eu esqueça de descontar as taxas de corretagem, ou então digite um valor errado de compra ou de venda e pague uma DARF maior do que deveria, eu simplesmente perco o dinheiro a mais? não existe controle? queria saber o valor exato que eu devo pois eu nem saberei mais os valores das ações e taxas de 3 anos atrás. Vai que eu devo 20 reais e pago 19, quanto tempo levaria pra receita perceber e me avisar? poderia virar uma bola de neve em juros e multa

E o pior que a corretora não da relatório de prejuízo, já tive prejuízos e não existe informações sobre esses prejuízos na minha corretora.
 
entendi, isso tudo é tão confuso, digamos que eu esqueça de descontar as taxas de corretagem, ou então digite um valor errado de compra ou de venda e pague uma DARF maior do que deveria, eu simplesmente perco o dinheiro a mais? não existe controle? queria saber o valor exato que eu devo pois eu nem saberei mais os valores das ações e taxas de 3 anos atrás. Vai que eu devo 20 reais e pago 19, quanto tempo levaria pra receita perceber e me avisar? poderia virar uma bola de neve em juros e multa

Pior que é um saco...de todos cálculos que fiz aqui quando fui pagar, o que eu apenas colocava valor de compra - valor de venda = lucro líquido, dava um valor de imposto maior para pagar do que se fizesse com médias, então fiz esse cálculo simples e como os DARF eram de 140 R$ no máximo, não cheguei a me importar...

Dizem que com a Receita, é melhor errar para cima do que para baixo, então ficou por isso mesmo...referente a receita te procurar, tem os 5 anos que te falei, mas creio que eles não perdem tempo indo atrás de quem deve pouco...não sei como eles procedem nisso, acho que mandam uma carta de notificação para fazer a retificação da declaração enviada...o valor de multas, prazos, juros acumulados, etc...nem ideia também...
 
Pior que é um saco...de todos cálculos que fiz aqui quando fui pagar, o que eu apenas colocava valor de compra - valor de venda = lucro líquido, dava um valor de imposto maior para pagar do que se fizesse com médias, então fiz esse cálculo simples e como os DARF eram de 140 R$ no máximo, não cheguei a me importar...

Dizem que com a Receita, é melhor errar para cima do que para baixo, então ficou por isso mesmo...referente a receita te procurar, tem os 5 anos que te falei, mas creio que eles não perdem tempo indo atrás de quem deve pouco...não sei como eles procedem nisso, acho que mandam uma carta de notificação para fazer a retificação da declaração enviada...o valor de multas, prazos, juros acumulados, etc...nem ideia também...

mas tipo, eu sei que tive prejuízos em alguns meses, eles contabilizam isso ou só contabilizam lucro e eu mesmo teria que provar que tive prejuízo em alguns meses?
 
mas tipo, eu sei que tive prejuízos em alguns meses, eles contabilizam isso ou só contabilizam lucro e eu mesmo teria que provar que tive prejuízo em alguns meses?

Sim, contabilizam (tem 2 campos para lançar na declaração do IR, os que tiveram imposto e os sem imposto), você pode descontar os prejuízos do lucro e só pagar o valor que deve dessa diferença...ai junta o preço médio e tudo mais para fazer o cálculo...
 
Pessoal que manja:

Vou pegar quase 10K do FGTS inativo, pretendo deixar esta grana rendendo a longo prazo 10+ anos.

Qual a melhor pedida, tesouro direto? se sim, qual deles? e se realmente for isso, só por corretora, ou eu mesmo consigo fazer?
 
Pessoal que manja:

Vou pegar quase 10K do FGTS inativo, pretendo deixar esta grana rendendo a longo prazo 10+ anos.

Qual a melhor pedida, tesouro direto? se sim, qual deles? e se realmente for isso, só por corretora, ou eu mesmo consigo fazer?

10 anos eu iria de cabeça em renda variável. Pelo menos 50% em ações e FIIs. Renda fixa é seguro mas no longo prazo pode perder pra inflação. E 10 anos é tempo suficiente pra em caso de baixa a renda variável se recuperar e ficar acima da inflação.

Pra não ser tão radical eu iria 50% renda variável e 50% em Tesouro Direto(um pouco de cada)/LCI/LCA

Saquei 7K de FGTS e fiz isso. 3500 em ações o restante tesouro direto e fundos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo