[PS4] [Tutorial] Configuração rede PS4 [+NAT 2] [+DMZ] [+MTU] [+Up no download]

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Ninjitisu
  • Data de Início Data de Início

Ninjitisu

Gamer Geek

Adquiri recentemente um PS4 para desfrutar principalmente dos jogos online, foi ai que fui surpreendido com erros de conexão, apos uma pesquisa rápida tanto aqui no fórum como no Google descobri que minha internet (Net Virtua 30 Mb SP capital) tem algum tipo de bloqueio ou trafic block sei lá que inviabilizava a utilização do PS4 na Net. Continuando com a busca o que todos indicavam era alterar o DNS para os do Google ou OpenDNS, até ai ok realmente conectava mas para minha decepção a velocidades estava horrível tipo coisa de Speedy de 10 anos atrás manja? ai não dava pra fazer nada nem jogar nem baixar nada. Não me dei por vencido e fui atrás de vários sites e tutoriais para melhorar a velocidade da conexão, foi ai que finalmente consegui uma melhora considerável a qual vou passar passo a passo abaixo pois vejo que algumas pessoas aqui e em outros fórum ainda sofrem com isso. Bom vamos ao passo a passo:

Passo 1 - Fixar IP, Habilitar DMZ e/ou Liberar portas no Router:

Para termos uma conexão livre entre o PS4 e a web, primeiro vamos fixar um IP para o PS4, para isso ou vamos na interface web do Router e definimos um ip fixo com base no mac adress do PS4 (Como cada um pode ter um Router diferente não vou entrar no mérito dessas configurações onde cada um deve procurar suas configurações pelo nome\modelo do router.) ou podemos seguir o tutorial desse site aqui: http://portforward.com/networking/static-ip-ps4/ (em inglês) e definir no próprio PS4. Ainda na interface web do router, vamos habilitar o DMZ apontando para o IP fixo definido, caso o seu router não tenha DMZ (difícil) você pode optar por abrir as portas fazendo o famoso Port Forwarding, novamente vamos recorrer ao: http://portforward.com/english/applications/port_forwarding/PS4/ (em inglês), onde alem de ter a maioria dos routers ele ainda explica passo a passo toda a configuração com prints e tudo mais.

Ao finalizar esse passo já devemos ter resolvido a questão do Nat - Network Address Translation, maiores informações aqui: http://felipeweb.tumblr.com/post/17949460149/melhor-maneira-de-configurar-o-ps3-com-roteador

Passo 2 - Melhorando o ping com MTU (fragmentos sobre IP)

Voltando ao PS4 vamos resolver os problemas de MTU (fragmentos sobre IP) que no modo automático fica em 1500, acontece que o PS4 tem problemas com a definição automática do MTU e quando fazemos o teste de conexão no PS4 aparece a mensagem no final do teste: "O router utilizado não suporta fragmentos de IP, pelo que as funcionalidades de comunicação de alguns jogos poderão ficar limitadas. Para obter mais informações, contacte o fabricante do router." – assim sendo vamos definir o MTU manualmente, mas para isto devemos descobrir o valor exato de nossa conexão, para isto em um computador conectado em sua rede abra um prompt de comando (No Windows no executar digite “cmd” ou “cmd.exe” sem as aspas):

Com o prompt aberto digite:
(pode ser um site qualquer, como por exemplo: www.uol.com.br)

Vai aparecer um log mais ou menos assim:

Rastreando a rota para uol.com.br [69.93.73.130] com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.1.1
2 5 ms 6 ms 5 ms 10.10.5.1
3 9 ms 9 ms 8 ms 10.10.4.1
4 12 ms 17 ms 11 ms 192.168.70.11
5 12 ms 12 ms 11 ms 200.157.101.4
6 53 ms 36 ms 13 ms 200.184.226.145

Rastreamento concluído.

Após o rastreamento anote o primeiro IP fora da sua rede interna, no nosso exemplo 200.157.101.4

Agora vamos dar um ping no número IP encontrado e veremos o resultado, vamos começar com o MTU em 1500 que é o padrão que o playstation vem pré-configurado.
Com o IP anotado digite:
ping -f -l 1500 200.157.101.4
(lembrando que o ‘-l’, é a letra "éle" minúscula).

Provavelmente você vai receber este aviso: "O Pacote precisa ser fragmentado, mas a desfragmentação está ativa" ou "Packet needs to be fragmented but DF set"

Veja que se usarmos o MTU em 1500 no meu caso, o pacote será fragmentado, e isso é exatamente o que não queremos. Nós queremos encontrar o valor ideal, para isso vamos diminuir o MTU até achar o maior valor possível sem fragmentação. Podemos ir diminuindo de 10 em 10 e quando chegarmos a um pacote que não fragmenta mais, vamos aumentando de 1 em 1 até achar o número exato. No meu caso o valor ideal é 1457

ping -f -l 1457 200.157.101.4

Disparando contra 200.157.101.4 com 1457 bytes de dados:

Resposta de 200.157.101.4: bytes=1457 tempo=47ms TTL=251
Resposta de 200.157.101.4: bytes=1457 tempo=48ms TTL=251
Resposta de 200.157.101.4: bytes=1457 tempo=101ms TTL=251
Resposta de 200.157.101.4: bytes=1457 tempo=48ms TTL=251

Estatísticas do Ping para 200.157.101.4:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 47ms, Máximo = 101ms, Média = 61ms

Blz, temos ae o nosso valor exato! o qual devemos informar nas configurações do PS4 indo em:

Configurações >> Rede >> Configurar conexão à internet >> Escolha Wi-Fi ou Cabo de rede (LAN) dependendo de qual é a sua forma de conectar a Internet >> Personalizada >> Escolha Automático se definiu um IP Fixo no Router ou MAnual se vai fizar o IP no PS4 >> Em Configurações de MTU escolha Manual e informe o valor obtido no prompt no nosso exemplo 1457.

Passo 3 - Alterando o DNS

Ainda nas configurações de rede do PS4, vamos informar novos DNS's: Configurações >> Rede >> Configurar conexão à internet >> Escolha Wi-Fi ou Cabo de rede (LAN) dependendo de qual é a sua forma de conectar a Internet >> Personalizada >> Escolha Automático se definiu um IP Fixo no Router ou Manual se vai fixar o IP no PS4 >> Em Configurações de DNS escolha Manual e informe o DNS primário e o DNS secundário, ai é só utilizar o melhor para o seu provedor de internet:

vou deixar aqui então alguns dos principais servidores de DNS no Brasil para deixar sua Internet mais rápida:

Lista de Servidores de DNS no Brasil

UOL
200.221.11.101
200.221.11.100

GigaDNS
189.38.95.95
189.38.95.96

Level3
4.2.2.2
4.2.2.4

Google
8.8.8.8
8.8.4.4

OpenDNS
208.67.220.220
208.67.222.222

* Uma dica é utilizar um software fornecido pelo Google chamado Namebench [ Download Aqui ]. Basta abrir o software e clicar em iniciar o teste. Ao término ele irá avaliar sua conexão e informá-lo qual DNS mais rápido será o mais adequado para você utilizar.

Em testes práticos, para clientes da NET Virtua em São paulo, o mais rápido foi o do UOL.

Se você quiser uma lista completa dos Servidores de DNS do Brasil, um dos locais mais indicados é a lista da Abusar.

Fontes:

http://forum.outerspace.terra.com.b...ador-ps3-nat-2-dmz-mtu-up-no-download.311496/
http://felipeweb.tumblr.com/post/17949460149/melhor-maneira-de-configurar-o-ps3-com-roteador
http://www.paschoal.com/artigos/como-deixar-internet-mais-rapida-brasil-atualizado/
http://alexseph.tumblr.com/post/101518015416/resolvendo-o-problema-de-conexao-na-psn-no-ps4-com

Bom galera espero ter ajudado pois pra mim foi uma mudança drástica de míseros 1,2 Mbps de Download e 512 Kbps de Upload para decentes 23 Mbps de Donw e 1.9 de UP! portanto recomendo.

Caso ainda tenham alguma dúvida ou considerações por favor fiquem a vontade para participar afinal isso é um Fórum não?

ótima iniciativa!!!!

ao chegar em casa vou ver essas config... depois que mudei para a VIVO FIBRA, o meu ping no bf4 passou de 170 (enquanto net virtua) para 190/210,... vamos ver se essas dicas ajudam em alguma coisa.

Ótimo tópico........ vai ajudar geral a galera :joia:

Ainda bem que nunca precisei fazer nada disso. :nooo:
Bom tópico pra quem precisou/precisa.

Um console que precisa de tudo isso em 2015 é uma vergonha :joia:
Meu celular S3 conecta internet mil vezes melhor que meu PS4.

Mas parabéns pelo tópico. Vou tentar alguns ajustes destes no meu.

Última edição:
Que isso, quanta mão de obra.. :haha:
Nem tanto só compilei varias dicas em um só post :megusta:

ótima iniciativa!!!!

ao chegar em casa vou ver essas config... depois que mudei para a VIVO FIBRA, o meu ping no bf4 passou de 170 (enquanto net virtua) para 190/210,... vamos ver se essas dicas ajudam em alguma coisa.
Opa valew, apos testar ai dá um retorno aqui ok? :freddy:
Ótimo tópico........ vai ajudar geral a galera :joia:
Opa a intenção é essa mesmo, ajudar ;)
Ainda bem que nunca precisei fazer nada disso. :nooo:
Bom tópico pra quem precisou/precisa.
Qual o seu provedor de internet? e qual a Cidade? :hmm:
Um console que precisa de tudo isso em 2015 é uma vergonha :joia:
Meu celular S3 conecta internet mil vezes melhor que meu PS4.
Mas parabéns pelo tópico. Vou tentar alguns ajustes destes no meu.
Na verdade o problema é a nossa internet porca e mal fiscalizada ai dá nisso :mesa:, não esqueça de dar um retorno se teve alguma melhora ok?
Medels, ninjou. :notbad:
Vou fazer esse lance do MTU, valeu!
Valew man, testai ai e volta ai pra dizer me melhorou blz? :conte:

TonyMad[F4Fx];1071267141 disse:
Por favor, moderação, bote esse topico fixo. É um assunto delicado e corriqueiro com o PS4.
Apoiado! :lol2:

Galera brincadeiras a parte, a intenção é realmente ajudar, por tanto o feedback de todos é importante se teve melhora com as dicas ou não, respondam o tópico para que possamos ir melhorando e corrigindo caso necessário :bat:

Aqui tenho GVT e depois da grande atualização, acho que 2.0, foi que comecei a ter problemas com isso. Havia funcionado apenas mudando o MTU, mas recentemente até postei no tópico do PS4 que tava muito ruim denovo. Hoje está funcionando capenga. Se não me engano o MTU ta 1493 e to usando o DNS do GigaDNS. Mas toda vez que vou baixar algo, tenho que ir na conexão e clicar pra testar. Ai sim consigo.

Pelo que li, depois do ultimo ataque na PSN, a Sony parece que deu uns bloqueios em algumas operadoras do mundo, devido aos IPs, e uma delas foi a GVT.

Bom...

fiz a maioria das coisas e.........

continua a mesma coisa.

Fatos:

1) download e upload estão perfeitos antes do procedimento e pós procedimento. Internet de 250mb o dow de 500 mb acaba em 4/5 min. Upload de video de 10 min pro youtube, vai em 7/8 minutos.

no teste de conexão, minha net chega 190/200 de mb e 60/70 de upload.

2) MTU/ping/lag/perda de pacote: BF4 está a mesma coisa, até uns 4/5 meses atras eu jogava com internet da net virtua e tinha 175 de ping, e quase nenhuma perda de pacote... so sofria um pouco tipo sábado a noite.. que era muita gente jogando. Contudo quando mudei para a vivo fibra, senti mais perda de pacote e mais ping. Ocorre que logo quando eu mudei de provedor, o bf4 teve um patch, tipo na mesma semana... logo não sei afirmar se foi a mudança de internet ou a o jogo que está ruim.

Em outros jogos online, não sinto lag, nem ping alto, apenas no BF4 mesmo, então isso me leva a crer que seja o jogo e os maravilhosos servidores da DICE.

nunca precisei mudar DNS por causa de download, bem como minha NAT é 2....., por isso não modifiquei essa parte, como vi em outros tutoriais também, contudo já li em muitos foruns que a VIVO FIBRA faz algo chamado de Shappen-traffic, ou seja, eles "afunilam" a internet de todos para que todos estejam providos de uma net +/-

Queria saber se alguém aqui usa VIVO FIBRA e sofre das mesmas angustias.

Lembrando... que o ps4 não foi feito para internet do Brasil... então não reclamem do console de vocês... mas sim da internet... ainda mais agora que perdemos aqui no Brasil recentemente um no backbone.

para quem não sabe... o que é Backbone leia aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Backbone

up no download é meio controverso :coolface:

vlw pelas dicas, mas nenhuma mudança aqui,

o que funciona pra mim é reiniciar o roteador e não usar nenhum dispositivo wifi durante o down no ps4, nem mesmo abrir um email no celular ja atrapalha

Vou testar depois em casa. Mas o que realmente funciona aqui é ligar ele no cabo :haha:

uso a GVT e pra ainda nao consegui um DNS 100% qual me recomenda?

Tava vendo aqui...

tomem cuidado ao "abrir" portas e etc... isso " engana" o seu fireweell... para dar merd@ é 1.2.

Eu usava um proxy e funcionava muito bem. Depois os downloads começaram a dar erro. ".cannot download blablá.... " Vou tentar isso ai.

Bom...
fiz a maioria das coisas e.........
continua a mesma coisa.
Madrax acredito que as dicas tiveram resultado pra mim por conta do meu provedor (Net Virtua), no seu caso como é Vivo Fibra possivelmente podem ter que ser adaptados ou seria mesmo uma limitação do seu provedor, mas o fato é o DNS faz sim toda a diferença (pois a NAT tem que abrir as portas não tendo haver com o DNS) faça o teste com o namebench e veja se encontra um melhor pra você. Sobre o ping não tem jeito se o servidor for na costa oeste dos EUA ou na Europa esquece o ping será absurdo, já a questão do Backbone concordo em gênero, numero e grau com vc e sobre abrir porta é o que dizem é uma faca de 2 legumes :haha:.
up no download é meio controverso :coolface:
vlw pelas dicas, mas nenhuma mudança aqui,
o que funciona pra mim é reiniciar o roteador e não usar nenhum dispositivo wifi durante o down no ps4, nem mesmo abrir um e-mail no celular já atrapalha
Sim Dudu bem controverso mas ai é por conta dos nossos lindos provedores e da BOSTA da Anatel, chegou a verificar um outro DNS?, veja tambem que usar o cabo é pré requisito não tem como, e talvez veja de solicitar a troca do seu roteador com o provedor pois não é muito normal ter que reiniciar e não usar outras coisas, no meu eu tenho TV, Celular e PC pindurado no wi-fi e vai e boa, mas almoço de graça não existe :trollfail:

Vou testar depois em casa. Mas o que realmente funciona aqui é ligar ele no cabo :haha:
Como falei acima cabo é default :yuno:

uso a GVT e pra ainda nao consegui um DNS 100% qual me recomenda?

Recomendo usar o namebench e procurar o melhor pra vc :joia:

Eu usava um proxy e funcionava muito bem. Depois os downloads começaram a dar erro. ".cannot download blablá.... " Vou tentar isso ai.
É acho que vale a pena testar, sobre proxy se tiver um confiavel é possivel tb ;)

Excelente cara!!
Vou te ajudar complementar, porque sempre tive problemas com download de conteúdo pela PSN, sempre absurdamente lento e nada funcionou, até eu descobri o procedimento abaixo via proxy, consegui pela primeira vez em mais de ano baixar a 4,5mb/s tranquilamente!!

No seu PC:
1) Descubra qual o endereço IP do seu micro. O meu aqui é 192.168.0.12, por exemplo. (caso você sempre for usar via proxy, deixe o IP do PC fixo pra evitar está trocando)

2) Faça o download do Privoxy em http://sourceforge.net/projects/ijbswa/files/

3) Instale e Rode o Privoxy!

4) No Privoxy, escolha no menu a opção OPTIONS --> EDIT MAIN CONFIGURATION

5) Procure a linha que tenha exatamente isso escrito:
listen-adress 127.0.0.1:8118
(Se vc der ctrl+F, vai achar esse ip antes, em uma linha comentada. A linha deve ser EXATAMENTE desse jeito que eu escrevi, senao nao vai funcionar).
(os que tem # na frente significa que é apenas uma informação, ou seja, texto acima não terá o # na frente, para ter certeza que você localizou o correto)

6) Altere o IP pelo IP do seu micro, manentendo o :8118
O meu ficou assim: 192.168.0.12:8118

7) Salve e feche a configuração. Se o windows perguntar se vc autoriza o acesso da rede pelo programa, autorize!

8) Se o seu micro tiver firewall rodando, é bom liberar a pora 8118 (mas tente fazer sem configurar isso, pode funcionar).

9) vá no PS3/PS4 e configure seu PC para usar proxy e coloque fizemos: 192.168.0.12:8118

Caso não rodar tente:
obs1: Reiniciar o PS4
obs2: alterar a porta (aqui tive que colocar porta :8080, você deve alterar no prioxy e no console!)
obs3: feche o programa e abra novamente, reinicie o console novamente que agora vai!
Você tbm pode usar algum programa para monitorar o uso da rede local como o Network Activity Indicator por exemplo

baixei 200gb de jogo mais rápido que virgem na casa da luz vermelha :seferrou::seferrou::seferrou:

Só um detalhe lembrando novamente, o ps4 está no proxy, então caso o proxy não esteja UP (pc desligado, programa fechado, etc...) o ps4 vai ficar sem internet!
Dai vc pode voltar a configuração do PS4 para não usar proxy, e sempre que precisar baixar jogos no limite da sua internet é só ativar novamente, ligar o PC e correr pro abraço!!

Última edição:
Sim Dudu bem controverso mas ai é por conta dos nossos lindos provedores e da BOSTA da Anatel, chegou a verificar um outro DNS?, veja tambem que usar o cabo é pré requisito não tem como, e talvez veja de solicitar a troca do seu roteador com o provedor pois não é muito normal ter que reiniciar e não usar outras coisas, no meu eu tenho TV, Celular e PC pindurado no wi-fi e vai e boa, mas almoço de graça não existe :trollfail:
troquei dns, uso cabo, meu roteador é particular é um tp link 3600, na maioria das vezes atinge o max da conexão 8mb (7.6mb)
mas se usar wifi atrapalha muito, as vezes não precisa reiniciar o roteador, porem ele fica ligado 24hrs

Excelente cara!!
Vou te ajudar complementar, porque sempre tive problemas com download de conteúdo pela PSN, sempre absurdamente lento e nada funcionou, até eu descobri o procedimento abaixo via proxy, consegui pela primeira vez em mais de ano baixar a 4,5mb/s tranquilamente!!

No seu PC:
1) Descubra qual o endereço IP do seu micro. O meu aqui é 192.168.0.12, por exemplo. (caso você sempre for usar via proxy, deixe o IP do PC fixo pra evitar está trocando)

2) Faça o download do Privoxy em http://sourceforge.net/projects/ijbswa/files/

3) Instale e Rode o Privoxy!

4) No Privoxy, escolha no menu a opção OPTIONS --> EDIT MAIN CONFIGURATION

5) Procure a linha que tenha exatamente isso escrito:
listen-adress 127.0.0.1:8118
(Se vc der ctrl+F, vai achar esse ip antes, em uma linha comentada. A linha deve ser EXATAMENTE desse jeito que eu escrevi, senao nao vai funcionar).
(os que tem # na frente significa que é apenas uma informação, ou seja, texto acima não terá o # na frente, para ter certeza que você localizou o correto)

6) Altere o IP pelo IP do seu micro, manentendo o :8118
O meu ficou assim: 192.168.0.12:8118

7) Salve e feche a configuração. Se o windows perguntar se vc autoriza o acesso da rede pelo programa, autorize!

8) Se o seu micro tiver firewall rodando, é bom liberar a pora 8118 (mas tente fazer sem configurar isso, pode funcionar).

9) vá no PS3/PS4 e configure seu PC para usar proxy e coloque fizemos: 192.168.0.12:8118

Caso não rodar tente:
obs1: Reiniciar o PS4
obs2: alterar a porta (aqui tive que colocar porta :8080, você deve alterar no prioxy e no console!)
obs3: feche o programa e abra novamente, reinicie o console novamente que agora vai!
Você tbm pode usar algum programa para monitorar o uso da rede local como o Network Activity Indicator por exemplo

baixei 200gb de jogo mais rápido que virgem na casa da luz vermelha :seferrou::seferrou::seferrou:

Só um detalhe lembrando novamente, o ps4 está no proxy, então caso o proxy não esteja UP (pc desligado, programa fechado, etc...) o ps4 vai ficar sem internet!
Dai vc pode voltar a configuração do PS4 para não usar proxy, e sempre que precisar baixar jogos no limite da sua internet é só ativar novamente, ligar o PC e correr pro abraço!!

Aqui continuou a mesma velocidade =/

Aqui em casa está impossível baixar jogos ou até upar jogo salvo na PSN...
Já tentei as soluções apresentadas aqui e não rola
utilizo gvt 50mb
vou testar vpn

utilizo gvt 50mb
vou testar vpn

amigo...

1) o problema é lentidão ou não conecta na psn? ou fica caindo toda hora???[

2) você esta com problema em assistir youtube ou netflix em 1080p ou tem que assistir em 480p para não travar? se estiver com dificuldade em assistir em 1080p, porem a velocidade de sua conexão está ok... isso se chama traffic chapem...

utilizo gvt 50mb
vou testar vpn

Poderia informar sua operadora e detalhes do seu plano de internet para que possamos ajuda-lo?

Aqui uso pelo wi-fi pra download e atualizações só pra jogar que conecto por cabo.

Minha net é de 6MB e 2MB de UP quando faço o teste no PS4 sempre fica certo a taxa de download porem o UP raramente passa de 1MB :fuuu:

Mas a net tá normal tanto nos testes de velocidade quanto torrent sempre passa de 2,5MB o UP.

Users who are viewing this thread

Voltar