Tutorial para solução das quedas de FPS Asus X550LN 840M

No Win10 ficou uma maravilha o BiosMod, o Windows mesmo em beta já ta bem melhor que o 8.1 :megusta:
 
Tente fazer de novo, deve ter feito algo de errado.
Antes de fazer, certifique-se que seu note está em modo UEFI. Para isso, ligue o note e fique pressionando f2 para entrar no setup, vá na aba BOOT e veja se a opção LAUNCH CSM está marcado DISABLED (assim está em modo UEFI). Se tiver Enabled não dá certo.

Estando em UEFI, siga o tutorial com atenção que NÃO TEM COMO não funcionar. Fiz muitos testes aqui para entender o que estava acontecendo... resumindo, o valor da ENTRY#2 está, em alguma listagem, com aquele valor de 135MHz, pq a asus só usa a ENTRY#0 e a ENTRY#1, e o gpu boost 2.0 busca o clock da ENTRY#2, ao invez de BOOST CLOCK, então, pelos meus testes, o clock acaba ficando sempre no valor da ENTRY#2, independente de em qual a linha do clock ela se encontra (TDP Base CLock, 3D Base Clock ou Boost Clock).
Quando se faz o mod, a gente "habilita" o 3D Base clock quando muda a ENTRY# para poder alterar o valor, e depois coloca o mesmo clock nas três entradas, assim, definitivamente, a GPU não tem como trabalhar em outro clock que não aquele que você usar no mod.

Refaz que deve funcionar...
O problema dele pode ser outro. E, não demoraria 2h para ocorrer se fosse o problema que o mod arruma, creio. O problema iria acontecer assim que a GPU fosse exigida ao limite, ou seja quase imediatamente após abrir o jogo.

@petrocovisk
Se a modificação do BIOS não resolver seu problema de fato, é porque o seu problema não é esse (ou tinha algum problema a mais além desse). Nesse caso, acredito que fazendo o teste padronizado que sugeri ajudaria a entender o que pode estar acontecendo.
 
Galera, qual o melhor software para monitorar os fps "on screen"? Eu só uso o gpu-z pra monitorar os clocks, mas não sei de um bom para ficar mostrando os fps em tempo real no cantinho da tela, então se alguém sabe, me ajude por favor...
 
Galera, qual o melhor software para monitorar os fps "on screen"? Eu só uso o gpu-z pra monitorar os clocks, mas não sei de um bom para ficar mostrando os fps em tempo real no cantinho da tela, então se alguém sabe, me ajude por favor...

Instale o MSI AFterburner > Opções > Monitoring > Selecione Framerate e marque a opção: Show in On-Screen Display
 
Galera, comprei o Asus X550LN-BRA-DM552H para a minha esposa e está para chegar. Minha dúvida é... ela vai usar praticamente para trabalhos com o AutoCAD. Neste caso, a alguma necessidade de se fazer essa BiosMOD, visto que ela nunca irá usar para jogos?
 
Tente fazer de novo, deve ter feito algo de errado.
Antes de fazer, certifique-se que seu note está em modo UEFI. Para isso, ligue o note e fique pressionando f2 para entrar no setup, vá na aba BOOT e veja se a opção LAUNCH CSM está marcado DISABLED (assim está em modo UEFI). Se tiver Enabled não dá certo.

Estando em UEFI, siga o tutorial com atenção que NÃO TEM COMO não funcionar. Fiz muitos testes aqui para entender o que estava acontecendo... resumindo, o valor da ENTRY#2 está, em alguma listagem, com aquele valor de 135MHz, pq a asus só usa a ENTRY#0 e a ENTRY#1, e o gpu boost 2.0 busca o clock da ENTRY#2, ao invez de BOOST CLOCK, então, pelos meus testes, o clock acaba ficando sempre no valor da ENTRY#2, independente de em qual a linha do clock ela se encontra (TDP Base CLock, 3D Base Clock ou Boost Clock).
Quando se faz o mod, a gente "habilita" o 3D Base clock quando muda a ENTRY# para poder alterar o valor, e depois coloca o mesmo clock nas três entradas, assim, definitivamente, a GPU não tem como trabalhar em outro clock que não aquele que você usar no mod.

Refaz que deve funcionar...

Vou refazer sim, tirando alguns print... se não der certo posto aqui para vocês me ajudarem a descobrir o que fiz de errado.

Valeu
 
Galera, comprei o Asus X550LN-BRA-DM552H para a minha esposa e está para chegar. Minha dúvida é... ela vai usar praticamente para trabalhos com o AutoCAD. Neste caso, a alguma necessidade de se fazer essa BiosMOD, visto que ela nunca irá usar para jogos?

Cara... difícil dizer com certeza... mas me parece que o autocad usa a GPU sim.
Mas mesmo que não use, vale a pena fazer o biosmod, pra manter tudo atualizado e não ter uma surpresa desagradável quando menos esperar. É um procedimento extremamente simples e seguro de fazer, inclusive a Asus já deu retorno pro pessoal dizendo que, nesse caso, não perde a garantia. É só seguir os passos do tutorial que não tem erro, é mais simples do que parece à primeira vista.
Faça com o vídeo rodando. Veja um passo, pausa, faz, vê mais um , e assim vai indo... mole, mole...

Só pra tirar a dúvida da galera... onde encontrou esse modelo e quanto pagou?
 
Cara...

Só pra tirar a dúvida da galera... onde encontrou esse modelo e quanto pagou?

Obrigado Cláudio, pela resposta. Comprei no SouBarato, reembalado. Como tem 1 ano de garantia, desencanei pelo fato de ser reembalado. Dentre os modelos com tela de 15.6", FHD e Video Dedicado, acho que seja o melhor Custo x Benefício. Comprei dia 20/05/15 de madrugada por R$ 2.267,00 + R$72,80 de frete = R$ 2.340,71 em 6 parcelas sem juros. Já está a caminho. Creio que estarei recebendo entre quarta e sexta feita da próxima semana. Além desse ajuste na Bios, teria mais alguma coisa a se fazer para corrigir outros problemas encontrados pelo colegas que compraram esse notebook?
 
Passando para agradecer ao criador do tópico pela disponibilidade e paciência para fazer os tutoriais para a realização do BIOSMOD.
 
Fiz aqui o BIOS MOD porque estava com pqnas oscilações, mesmo com o 345.20

Como eu estava com o modo CSM ativo, desativei e fiz as alterações. Voltei ao CSM ativo (porque desativado, ele não aparece o SSD como opção de boot, apesar de bootar no SSD) e fui para o 352.86. Para minha surpresa, o clock foi pra 135 e não subiu mais. Isso nunca tinha acontecido antes, as quedas q eu tinha eram momentâneas. Mesmo com o 345.20 o problema persistiu. O GPU-Z acusou PerfCap PWR

Abri o arquivo do BIOSMOD e estava tudo ok. Agora deixei o CSM desativado e estou testando o 352.86. Por enquanto, sem problemas..

Porém, eu havia entendido que, com o BIOMOD, o clock da GPU sempre vai ficar na frequencia escohida, não importa a situação. Aqui no GPU-Z, eu vejo que qndo dou ALT+TAB o clock cai e o perfcap fica em UTIL. Não deveria ficar em 1124Hz o tempo todo?

Abs
 
Fiz o BIOSMOD e instalei o último driver e tive melhoras quase que milagrosas em alguns jogos, no Metal Gear Rising q estava jogando com o driver 332, o FPS não passava de 40 e quando se usava o poder do Raiden pra sair cortando tudo com a espada, ai que o FPS caia mesmo, fiz e agora mesmo com as coisas todas do jogo, consegui pegar 55-60FPS quase que em 90% do jogo inteiro (zerei hoje aliás).

A questão que deixo pros senhores é a seguinte, eu to afim de botar pra pegar fogo essa VGA, literalmente kk, quando fiz o BIOSMOD setei pra 1202 MHz, e notei que a temperatura do note em sí e da VGA não passam de 62º, algum de vcs já testou com uma frequência maior e conseguiram ter uma temperatura aceitável?

Num outro note que vendi recentemente e era AMD o processador e a VGA (uma 6520G), jogando o bixo chegava a bater 85º tranquilo, sem dar pau nem nada, dai to afim de esquentar um pouquinho mais essa VGA pra obter um melhor clock.


--------EDIT--------

Outra coisa que acho bom comentar, principalmente pra quem não fez ainda o BIOSMOD e pretende fazer, na parte de setar o clock da VGA pelo Maxwell Bios Tweaker, baixem o vídeo que está no primeiro post e comparem pra ver se as Entry's de vcs estão iguais as da do vídeo. (Entry #0 ; #1 ; #2 ; #3)
No meu caso elas estavam todas zoadas, daí em certos clocks eu não podia fazer mudança alguma, ou se mudava, logo depois de voltar lá pra conferir os clocks tinham sido trocados pro valor padrão. Só depois de prestar mais atenção no vídeo e trocar pelo que estava mostrando no vídeo é que consegui mudar tudo e botar pra funcionar a parada.
 
Última edição:
Fiz o biosmod, e que loucura ein, o note tava em modo CSM e o disco tava no tipo MBR, daí pesquisei pra kcete e achei um programa pra converter de MBR para GTP sem formotar a partição de backup para instalar o win 8.1 no modo UEFI.. Enfim! Deu certo, não fiquei muito impressionado com FPS porque comigo demorou 3 dias pros FPS dos jogos começarem a "morrer", bem simples o que foi feito! Incrível a Asus fabricante de placas mae que eh, errar na BIOS!
Pra esclarecer ae o clock não fica todo tempo no maximo naum.. Só quando preciso.. Agora uma duvida me bateu agora, o boost vai ate 1124 mas lá mostrava um outro valor de 1300 isso quer dizer que ela antes do biosmod ultrapassava o boost alguma vez??
Obs: coloquei em 1124mhz porque ainda tenho duvidas sobre overclock..
 
Última edição:
Fiz o biosmod, e que loucura ein, o note tava em modo CSM e o disco tava no tipo MBR, daí pesquisei pra kcete e achei um programa pra converter de MBR para GTP sem formotar a partição de backup para instalar o win 8.1 no modo UEFI.. Enfim! Deu certo, não fiquei muito impressionado com FPS porque comigo demorou 3 dias pros FPS dos jogos começarem a "morrer", bem simples o que foi feito! Incrível a Asus fabricante de placas mae que eh, errar na BIOS!
Pra esclarecer ae o clock não fica todo tempo no maximo naum.. Só quando preciso.. Agora uma duvida me bateu agora, o boost vai ate 1124 mas lá mostrava um outro valor de 1300 isso quer dizer que ela antes do biosmod ultrapassava o boost alguma vez??
Obs: coloquei em 1124mhz porque ainda tenho duvidas sobre overclock..

E porque tem 2 boost! Um pra uso na bateria e um para quando esta na tomada, mas, o correto e o da bateria que nao vai fazer a placa sofrer tanto... Enfim, os valores variam, teve um usuaio que colocou os 1300 e o not apresentou instabilidade...
 
Alguem sem biosmod pra testar o driver novo que alegam estar tentando resolver? link: http://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/3659

Testei aki! Voltei a bios antiga removi o driver com DDU e instalei o 353.00 Resultado tá na imagem...
fWpvfDb.jpg


Caiu pra 135mhz:fuuu::fuuu::fuuu::fuuu::fuuu::fuuu::fuuu:

Ps: Estou usando este driver 353.00 com a modbios e está ok. FPS mesma coisa do 352.86:haha:
 
Última edição:
Testei aki! Voltei a bios antiga removi o driver com DDU e instalei o 353.00 Resultado tá na imagem...
http://i.imgur.com/fWpvfDb.jpg

Caiu pra 135mhz:fuuu::fuuu::fuuu::fuuu::fuuu::fuuu::fuuu:

Ps: Estou usando este driver 353.00 com a modbios e está ok. FPS mesma coisa do 352.86:haha:

Valeu por testar, qualquer novidade eu aviso aqui, é uma versao de teste entao esta inacabada rs, vamos aguardar e torcer
 
Com o BIOSMOD o FPS do GTA V não cai dos 30. No horário do almoço postarei o print da configuração.
 
Alguem sem biosmod pra testar o driver novo que alegam estar tentando resolver? link: http://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/3659

Amigo EU NÃO FIZ o biosmod e instalei esse novo driver 353.00 e confesso a voçe que piorou aqui a situação . agora quando entro no Menu do jogo o fps cai e não volta mais .
eu mandei semana passada uma mensagem pra Asus e eles disseram que estão cientes do problema e tão procurando uma solução pro mesmo , mas até agora nada deles resolver .
na minha opinião esse driver que a Nvidia lançou não muda o problema que tá bios
 
Boa tarde!
Estou pensando em fazer overclock no clock da memória da gpu. Coloco para 960 mhz ou 1000 mhz? Qual vocês recomendam? O melhor software é o msi afterburner mesmo? Quando desliga o note perde o overclock ou ele se mantém? Obrigado galera.
 
Como dito, imagem das configurações de GTA V:

GTA5_2015_05_25_18_55_39_46.png


GTA5_2015_05_25_18_55_50_95.png


GTA5_2015_05_25_18_55_55_36.png


Lembrando que nestas configurações, com BIOS Mod, o FPS fica em 34~35 e não cai dos 30. Postarei dos outros jogos que possuo.
 
Última edição:
Quando vc diz que não cai dos 30 fps é com o teste de benchmark do jogo?
 
Galera, bom dia/tarde/noite, sou novo no fórum e me notebook está com problemas de queda de fps como de muitos aqui, o mesmo está com windows 7, e está no modo CSM, alguem pode me dizer se é possível formatá-lo em modo UEFI ou é mais fácil formatar para o win 8.1 novamente?

Quando desabilito o lanch CSM na bios ele não chega nem a dar boot no SSD, vai direto para a tela da bios denovo, mesmo com DVD do windows dentro do drive ele também não da o boot. :poker:
 
Galera, bom dia/tarde/noite, sou novo no fórum e me notebook está com problemas de queda de fps como de muitos aqui, o mesmo está com windows 7, e está no modo CSM, alguem pode me dizer se é possível formatá-lo em modo UEFI ou é mais fácil formatar para o win 8.1 novamente?

Quando desabilito o lanch CSM na bios ele não chega nem a dar boot no SSD, vai direto para a tela da bios denovo, mesmo com DVD do windows dentro do drive ele também não da o boot. :poker:

Olha, não tenho certeza, mas ACHO que você vai ter que formatar em modo UEFI e instalar o Windows 8.1 para o tutorial funcionar corretamente. Depois de feito o MOD pode desfazer tudo de novo...
Como você tem um ssd, acho que para facilitar, você poderia instalar o 8.1 em outro hd, fazer o processo e depois recolocar seu ssd...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo