TV LCD x PLASMA X MONITORES, o veredito.

AlvaroDickinson

know-it-all Member
Ví em supermercados pcs ligados a TVs finas em desktop e achei uma podridão a imagem. Não sei a conexão, resolução, cabos, se era lcd ou plasma, mas sei que é absurdamente inferior ao meu monitor da assinatura (931BW). Apenas o acho pequeno, 22 a 26 polegadas seriam o ideal para mim, mas em monitores quanto maior, mais se exige das VGAs em resoluções, mais caras, logo, o preço é cavalar para ambos. Em TVs, pelo visto não.
Já defendi CRT contra LCD, mas hoje não volto para CRT e apaguei a língua (embora CRTs sejam melhores em filmes). Acho TV LCD um lixo (até abril/08), mas posso estar errado. Então uma coletânea de dúvidas se acumularam, pois vídeos do youtube, fotos da net e foruns superficiais, não as solucionam de forma clara. Se puder dizer de qual para qual migraram, melhor para acompanhar a sua percepção.

1) Em desktop e uso normal, o que os TVs LCD/plasma precisam para alcançar monitores? (sem nublagem, atrasos de imagem (ghosts), serrilhado, cintilamento da tela, distorções, com letras e textos perfeitos, fotos e filmes sem quadrados, traços ou falhas). Encarece quando comparado ao monitor?
1.1) Se realmente perdem qualidade em desktop, office, photoshop e net, quanto seria em porcentagem essa queda?
1.2) Permanece os 32 bits de cores totais nas TVs?

2) Pelo preço de um bom monitor de 22 polegadas, que TV compro que se equipare a ele em possibilidade para alta qualidade geral? Teria gastos extras com periféricos? Pelo TV, há como capturar pro HD?

3) Num CRT 17", 1024 x 768 75Hz, fica ótima a imagem. Já 640 x 480, terrível, mesmo a 75Hz. Imagem tosca, pobre e ícones gigantes. Se fossem 15" daria pro gasto. Se passarmos para 22", 1024x768 por sua vez agora seria igualmente feio. Então 32" de uma TV com limitados 1380 x 768 produzem semelhante empobrecimento e feiura de imagem, já que os poucos pixels ficam muito afastados?

3.1) Em que difere a qualidade de imagem em 1280 x 720 (720P) para um monitor e TV do mesmo tamanho, afinal? Pelo que sei, ambos fazem essa pequena resolução. É wide 16:9, 16:10 ou outra?
3.2) Nas TVs se percebe o filtro anisotrópico? Igual ao monitor? (mais importante para mim que antialising).
3.3) Alguns dizem que se vêem serrilhado nas TVs, outros dizem que não devido a maior distância. E se eu ligar o antialising do Driver da placa em 2x apenas, os serrilhados somem afinal? Proporcional ao que seria no monitor?

4) Passando para games... essas super cores, super brilho, super nitidez citadas pelos donos, não fazem parecer mais um desenho 3D da disney do que a percepção real? As cenas de fundo em filmes permanecem boas ou ficam como vídeos rmbv?
Eu particularmente prefiro o mais próximo do real a shaders/brilho/cores estourados, só para mostrar o que placas, TVs e DirectX são capazes. Em um vídeo demonstrativo de Gears of War 2 por exemplo, a roupa do Marcus Fênix tinha tanto shader que parecia estar com excesso de purpurina ao invés de sangue e sujeira. Pra que eu quero notar essa merd@ num ultra hardware, se na vida real não seria assim? (para a maioria... hehehehe!!)

5) Sobre distâncias, as frequências e raios emitidos pelo monitor são os mesmos das TVs plasma e LCD? Para um TV de umas 26 a 40", posso ficar na mesma distância tendo o mesmo baixo estrago/cansaço que teria num monitor? Ou tenho que ficar longe assim como em TVs de tubo?
Prefiro estar perto e com telas menores que não me obriguem a girar 90 graus no pescoço para ver um inimigo num shooter por exemplo, do que longe para ter a mesma impressão, me forçando a comprar uma tela maior (além de fazer caridade para indústrias). Daí imagino que estar perto de 26", teria o mesmo efeito de grandeza visual, que teria estando longe de um aparelho de umas 40". Isto é verdadeiro?

6) Enfim, pelo que entendi até este momento do tema, na TV não tenho boa qualidade de imagem de um monitor em tudo, salvo em games e filmes. É isto mesmo? Tanto plasma como lCD?
E que venha a concorrencia, torçam para que a guerra das empresas aumentem, nossos bolsos agradecerão. Não gosto de ser ladrão de meu próprio dinheiro nem filantrópico e franciscano para com indústrias.

7) Um home theater de PC + X-fi, depende de que para funcionar no pc-TV sem desconectar do pc ou comprar receiver? Aproveito todas as caixas?

8) Todas as perguntas acima, são para avaliar se vale a venda de meu monitor e TV de tubo, para uma upgrade 2 em 1, portanto queria saber se em matéria de televisão 14" normal, a imagem também perde em relação aos tubos e possuem outras vantagens (sugestões acessíveis?).
8.1) Para ver TV, a imagem fica esticada ou com cortes laterais nas TVs wide? Mesmo para sinal ainda analógico? (Ba)

9) A futura tecnologia Oled, deve incorporá todos os prós de ambos,sem os contras?

Por favor, gostaria que opinassem com sensatez e não, com bandeiras de papel higiênico por ser fã, dono ou o que seja. Só assim dá pra tirar proveito de um tópico destes, sem deixar de lado as máscaras e defeitos de cada um. So assim saberemos o que é melhor para nós e em que temos que melhorar (eu por exemplo, sei que apenas se a tela de meu BW fosse maior, já estaria mais satisfeito, embora goste dele).
Enfim, já sei minhas upgrades deste ano para audio (z5xxx e X-fi music/gamer) e as resposta sensatas de vocês devem ser o bastante para decidir sobre o vídeo.

:eek::yes:

alvaro n tenho nem nunca tive plasma , mas tenho tv lcd , monitor lcd tive varios e tenho alguns ainda e tenho um crt de 19 bom e te digo

crt>tv lcd>monitor

pq digo isso ? pq a maioria dos lcds vendidos no brasil sao painel TN o que ja compromete muito a qualidade nao adiante ter resolucao alta se a tela e uma porcaria , eu nao gostei nem um pouco do meu samsung 2232bw e troquei logo , se o crt nao fosse um trambolho eu so usaria ele , mas to com uma tela de 32 lcd da sony , qualidade absurda e nem precisei trocar de vga para rodar crysis e melhor de tudo posso ver meus filmes sem precisar estar de frente para tela , posso ficar bem de lado ou para baixo que nao acontece o mesmo que se sucedia no 2232bw ou n o 950b ou no xerox !

Se eu fosse vc nem levaria em consideração como fica a imagem de um PC ligado numa TV numa loja/supermercado,já vi mto pC com monitor LCD fora da nativa,imagina como fica nas TVs então? O,o.Mtas vezes vc tem que fazer tewak pra pegar os 1360x768 certinho,só de colocar 720p ou qualquer outra coisa já piora a imagem.Cabo/Conexão tb pode mudar mto a qualidade de imagem..
Em se tratando de qualidade de imagem,não tem porque uma TV LCD legalzinha(26" ou mais com painel *VA) ser pior que um monitor vendido no Brasil(tudo TN),o que pode acontecer é ícones maiores e menor área útil,com dot pitch bem maior(nem é problema se ficar um pouco mais afastado).Mas normalmente o contraste,ângulo de visão e definição de cores de uma TV LCD é infinitivamente superior à qualquer TN...
O único problema na minha opinião éa resolução de 1366x768..Em sites por exemplo,vc vai voltar ao tempo dos CRTs em 1024x768,pois a maioria não aproveita resolução wide..Essas 768 linhas verticais pode ser problema,dependendo do seu uso..Não parece,mas tem uma boa diferença mesmo pra 1440x900.Tb tem input lag,alguns poucos reclamam,mas varia mto de TV pra TV.Tirando isso,acredito que é superior em tudo à um monitor..
Pra PC,o ideal é monitor(mas aí desconsidero PC Gamer ou se vc for ver mtos filmes).mas querendo ou não vc vai ficar preso em telas pequenas/razoáveis ou,mesmo com uma tela legalzinha e acessível(22"),fica preso à painel podre..
Aí vale falar um poucos dos TNs..Cara,por mais que o pessoal fale ao contrario,monitor TN NÃO serve pra filmes(e nem se for jogar mto longe ou inclinado),não adianta NADA uma tela TN 22" pra filmes,a não ser se vc for ver sentado fixo na cadeira..
Eu tenho aqui um de 19"WS e outro 19" 5:4(já testei mtos outros TNs tb),mesm osendo bem menor que um 22"(o que ajuda no ângulo de visão),irrita quando é pra ver um filme deitado na cama,por mais que ajusta o monitor,SEMPRE distorce e escurece as cores da parte superior da tela.Um de 22",por lógica,tem que ficar bem pior(já que é mto maior)..
Solução:Ou pega um 20"S-IPS(Dell 2007WFP) pagando um preço ainda meio salgado,alem de ficar com uma tela com tamanho razoável(ainda pequeno pra filmes) ou gasta uma grana violenta(mais do que uma TV 32") num 24" S-PVA/S-IPS,e aguenta a resolução monstro de 1920x1200.Mesmo assim,jogar numa tela de 32" a 1366x768 deve ser mto melhor,mais barato e mais leve...
Eu já pensei nisso,fico entre um Dell 2007WFP,ou caso for jogar/ver mtos filmes no PC,uma boa opção é comprar uma TVzinha 26"(pra jogos e filmes) e utilizar em conjunto com um monitor TN baratinho(um 19"WS por exemplo,pra navegar,ambiente windows,etC)..

Muito grande seu post, hehe

Vou responder algumas!

1> Uma TV é igual ao monitor com resolução menor e mais recursos(mt mais), a imagem pode ficar melhor ou pior, varia de modelo p/ modelo...

2 - P/ 22'' eh melhor um monitor msm

3- C usar o PC na tv com 1360x768 mt possivelmente a imagem vai ficar mt boa(varia tb de modelo p/ modelo)

A imagem vai ser a msm, mas no monitor vai sobrar mais espaco ou vai haver maior "esticamento" da imagem se assim desejar pois a resoluçao eh maior

5 - LCDs e Plasmas nao sofrem mt com esse problema, eh soh reduzir o brilho p/ nao encomodar as vistas se quiser

6 - Nao, esta errado! A tv mts vezes eh melhor que o monitor

7 - Como assim PC-tv ? se tiver entrada auxiliar no HT eh soh ligar a TV nela

8 - Sim, estica ou corta

9 - Temos que esperar p/ ver :)

alvaro n tenho nem nunca tive plasma , mas tenho tv lcd , monitor lcd tive varios e tenho alguns ainda e tenho um crt de 19 bom e te digo

crt>tv lcd>monitor

pq digo isso ? pq a maioria dos lcds vendidos no brasil sao painel TN o que ja compromete muito a qualidade nao adiante ter resolucao alta se a tela e uma porcaria , eu nao gostei nem um pouco do meu samsung 2232bw e troquei logo , se o crt nao fosse um trambolho eu so usaria ele , mas to com uma tela de 32 lcd da sony , qualidade absurda e nem precisei trocar de vga para rodar crysis e melhor de tudo posso ver meus filmes sem precisar estar de frente para tela , posso ficar bem de lado ou para baixo que nao acontece o mesmo que se sucedia no 2232bw ou n o 950b ou no xerox !

Assino embaixo com o wolf, os sábados aqui no quarto em são destinados a filmes e seriados com minha namorada. Até que o temanho 19" do monitor era satisfatório(a cama é logo em frente ao pc), mas o painel TN é um bomba se você não estiver em frente em linha reta, por isso optamos por assistir nossos DVDs no Ps2 ligado na tv através de um cabo vídeo componente. Imagens mais vivas e sem o trabalho de ficar ajustando a posição da cabeça. Tv e monitor são LG, aquele 196WT e uma 21" slim tela plana.

Agora fiquei bolado , tenho uma tv de plasma LG time machine, 42 pol, 42PB2RR, e numa loja ta la a resolução de 1024x768...deve estar errado uma vez que ela é widescreen a resolução não seria 1366x768?

Agora fiquei bolado , tenho uma tv de plasma LG time machine, 42 pol, 42PB2RR, e numa loja ta la a resolução de 1024x768...deve estar errado uma vez que ela é widescreen a resolução não seria 1366x768?

Não porque os pixels são retangulares.

Opinião de quem quase comprou um monitor

Eu concordo com o Wolfman, por isso mandei concertar meu F700P. TVs LCD e de Plasma são bem melhores que monitor LCD atualmente.
Entre uma TV e um monitor LCD, sou mais a TV. Quando o preço a abaixar mais (nas olimpiadas) vou pegar uma FullHD ou Plasma.

crt>tv lcd>monitor

Olá ,entrando no topico do colega acima.Me tire uma duvida.Pois penso futuramente pegar uma tv monitor sony 26 pol..Uma tv monitor teria a mesma qualidade do monitor,para navegar na net ou ela só serve mais para ver filmes e jogos,pois falam da baixa resolução em comparação a um monitor,pois monitor com painel tn não quero,pois aqualidade não é boa.Obrigado

CRT? Ângulo de visão, não sei vocês, mas o meu Samsung 19 Wide (não é o 931BW, é outro que não lembro o nome, até paguei mais caro por isso) não tem problema nenhum com isso a menos que eu fique la do outro lado, e como 99% do tempo to na frente dele não vejo distorção nenhuma. CRT é triste, não é widescreen, consome o dobro de energia, cansa a vista, é um trambolho, alguém poderia me dizer o que tem de melhor? Faz quase um ano que não uso CRT (quando uso é fora da minha casa), ainda mais depois da popularização em massa dos LCD's, cada dia que uso um CRT minha vista arde, não sei como usava essa porquera.

crt>tv lcd>monitor

Concordo contigo!!
Tenho um CRT 795MB aqui e acho muito bom, porém quero pegar um LCD por causa do tamanho da tela. O que acho melhor no LCD em relação ao CRT são as cores vivas, por mais que eu use o MagicBright do meu monitor(o que fica muito bom) não tenho as tonalidades, brilhos e outros de um LCD!! Ah... sem falar na definição de um CRT que é muito melhor que qualquer LCD existente!

O que senti uma diferença em cores foi quando passei na casa de um amigo que tem um 2232BW(eu achei legal pra caramba o monitor, grande, cores muito boas(painel da samsung) e coloquei o CoD4. Fiquei assustado com as cores, achei muito lindo, muito bom mesmo... Tudo no máximo, ficou muito lindo, qualidade das cores, sei lá.. estava muito lindo!!!

Mas o melhor de tudo é uma TV LCD. Fui na casa do RodolfoRJ pegar a vga com ele e vi a TV ligada no pc! Ele tem uma Samsung 26" e achei muito bom, mas muito bom mesmo! Melhor que qualquer monitor LCD que já vi até hoje! As cores, brilhos, tudo... Muito bom! Muitos reclamam da resolução pequena de 1360x768 mas eu achei muito confortavel para usar no pc!!! Achei que a barra de iniciar ia ficar muito grande mas não ficou muito legal! Pra jogo e filme não preciso nem comentar nada né?! Melhor coisa que já vi até hoje! Muito bom!!!

Hoje quero pegar uma TV LCD de 26 ou 32 pra colocar aqui, não pego mais monitor! \=]

abraço

É, tava lendo no HT fórum sobre a de Plasma da LG e a resolução dela é muito pequena, para TV e DVD deve ficar legal (ao vivo tava), mas para PC não fica... Vou pegar essas da Samusng, se der, pego a de 32º, mas 26º ja tá ótimo.

dvd ou pc

Olá amigos, estou num dilema. Tem algumas pessoas me ajudando em outro forum e agradeço-as imensamente mas gostaria de generalizar a discussão.

Tenho uma Tv de plasma LG 42PBRR, me parece que a resolução é 1024 por 768. Vale a pena eu comprar um pc com HDMI que rode filmes em 720p para esta tv ou é melhor e mais barato um DVD com suporte a filmes em HD externo como o philips DVP 5980? Estou apenas falando em resolução do dvd ou pc em relação à TV, sei das inumeras vantagens do HTPC ou do PC mas gostaria que o problema fosse analisado só em realção à resolução e aproveitamento total do plasma.

Abs e obrigado

to com o pc ligado agora na minha pana de 42 plasma... desk fica meio ruim, mas nos jogos... quase morro jogando moha e cod4

cores iradas e imagem perfeita e nunca vi um ghost

CRT? Ângulo de visão, não sei vocês, mas o meu Samsung 19 Wide (não é o 931BW, é outro que não lembro o nome, até paguei mais caro por isso) não tem problema nenhum com isso a menos que eu fique la do outro lado, e como 99% do tempo to na frente dele não vejo distorção nenhuma. CRT é triste, não é widescreen, consome o dobro de energia, cansa a vista, é um trambolho, alguém poderia me dizer o que tem de melhor? Faz quase um ano que não uso CRT (quando uso é fora da minha casa), ainda mais depois da popularização em massa dos LCD's, cada dia que uso um CRT minha vista arde, não sei como usava essa porquera.
Então seu monitor não tem painel TN.Painel TN de 2006 pra cá é quase tudo a mesma coisa quando se fala em ângulo de visão,por mais que o pessoal fale o contrario,TN não rola pra ver filmes..
................................
Ontem estava vendo um filme(e sentado na cadeira :huh:) no meu TN 19"WS,tinha mta cena escura.PQP,alem de ter que ficar sentado reto em relação do monitor,o nível de preto é horrível,extremamente alto,PERDE TUDO os detalhes nas cenas escuras,fica horrível.Em jogos escuros pior ainda,perde a noção do espaço,o monitor não consegue reproduzir um preto mais "profundo'',qualquer coisa abaixo do que consegue reproduzir fica tudo igual(um cinza escuro)..
Só por causa disso bateu uma vontade de pegar uma Plasma..Até mesmo uma EDTV 32" iria ficar MUITO melor que um vídeo FullHD no meu monitor :(
Estava pensando num Dell 2007WFP,mas pelo jeito vou pagar caro e a maior diferença vai ser só o ângulo de visão/resolução,a tela continua meio pequena e pelo que sei,o contraste dos paineis S-ips tb não é grande coisa,fica no mesmo nível ou um pouco acima dos TNs...
Acho que,qndo juntar um $$$,vou pegar mesmo uma TV 26" baratinha,com bom nível de preto,e usar junto com esse TN..

Por isso tb fico mto puto com varias marcas lançado TN baixo-custo(agora com painel 5ms O,o) e especificações 5000:1,8000:1 ou mesmo 10000:1 de contraste!!(e falando que o contraste real é 1000:1 pra mais lol),sinceramente,deveria ser processado,ou pelo menos obrigados a colocarem um aviso bem grande sobre como é feito a medição disso..
Aumentar a potência do backlight e o brilho nas cenas mais claras é fácil(método mais tosco pra aumentar o contraste),tá certo que não serve pra nada,só pra ofuscar o usuário e detonar a fidelidade de cores..
Agora diminuir o nível de preto,ainda mais num painel TNT,aí sim,extremamente difícil.Porém aí que está o único benefício pro usuário(estranhamente nenhuma marca divulga esse valor)..

Caro DVSV, vc pode dizer algo sobre o meu pobrema? Abraços e obrigado
Acho que é melhor pecar pelo excesso do que pela falta..
720p está mais próximo de 1024x768 do que a resolução de um DVD..
Use vídeos 720p,e como é uma plasma com uma resolução que não é baixa,deve ficar excelente.Em DVD já deve aparecer falhas..
Se bem que não sei como é atingido esses 1024x768 nessa TV,não acredito que sejam pixels retangulares.Já vi o HTForum um pessoal falando que é um EDTV que faz interpolação pra 1024x768 qndo usa como monitor.Se for isso,aí num faz diferença..

Acho que é melhor pecar pelo excesso do que pela falta..
720p está mais próximo de 1024x768 do que a resolução de um DVD..
Use vídeos 720p,e como é uma plasma com uma resolução que não é baixa,deve ficar excelente.Em DVD já deve aparecer falhas..
Se bem que não sei como é atingido esses 1024x768 nessa TV,não acredito que sejam pixels retangulares.Já vi o HTForum um pessoal falando que é um EDTV que faz interpolação pra 1024x768 qndo usa como monitor.Se for isso,aí num faz diferença..

No caso das Plasmas da Panasonic 1024x768p elas possuem nativamente pixel retângular, confirmado por um tecnico da própria Panasonic que participa do forum HT.
Em relação ao autor do tópico que tá cheio de dúvidas, fique com seu monitor 19" para uso com o PC, e compre uma Plasma Pana 42" que é a melhor TV disponível no mercado brasileiro, experiêrencia de quem já teve TV LCD e CRT, essa Pana realmente é Show.
Eu tenho um LCD 22" 1680x1050p que uso com o PC, a Pana com seus 1024x768p é muito, mas muito mesmo superior em qualidade de imagem, devido a sua tecnologia, filtros, só não recomendo usar com o PC devido ao tamanho da tela em relação a distância do rosto do usuário.
Se vc nuncao viu a Pana ao vivo em HD abaixo segue alguns links úteis:
http://www.adrenaline.com.br/forum/pc-games/188131-pra-nunca-viu-games-de-pc-plasma-42-a.html
UOL Jogos :: Exibir tópico - [OFICIAL]Clube da Panasonic Viera 42"e 50" 70LB

Olá ,entrando no topico do colega acima.Me tire uma duvida.Pois penso futuramente pegar uma tv monitor sony 26 pol..Uma tv monitor teria a mesma qualidade do monitor,para navegar na net ou ela só serve mais para ver filmes e jogos,pois falam da baixa resolução em comparação a um monitor,pois monitor com painel tn não quero,pois aqualidade não é boa.Obrigado

se for usar pc para trabalhar compre monitor , se for so pra navegar , ver filmes e jogar a tv e uma otima opcao , 1360x768 nao e uma resolucao tao pequena mas de inicio devido o tamanho da tela os icones e letras irao lhe incomodar !

porque crt e melhor ? bom vamos la !

nao ha ghost
o preto realmente e preto
refresh absurdos
liberdade na escolha das resolucoes
ms ? quem pergunta de qunts ms e um monitor crt ?

ou seja para gamers HARD crt ainda e o melhor , para profissionais em varios campos tambem , ate pq um lcd profissional e uns 1.5-2 mil dolares

iria de 32 , plasma e 800x600 senao me engano a resolucao

se for usar pc para trabalhar compre monitor , se for so pra navegar , ver filmes e jogar a tv e uma otima opcao , 1360x768 nao e uma resolucao tao pequena mas de inicio devido o tamanho da tela os icones e letras irao lhe incomodar !

porque crt e melhor ? bom vamos la !

nao ha ghost
o preto realmente e preto
refresh absurdos
liberdade na escolha das resolucoes
ms ? quem pergunta de qunts ms e um monitor crt ?

ou seja para gamers HARD crt ainda e o melhor , para profissionais em varios campos tambem , ate pq um lcd profissional e uns 1.5-2 mil dolares

plasma é 1024x768 mas aqui uso em 1366x768

Mas cara, compra LCD de 32 que é 1366x768!!!! Vi uma de 26" na casa de um amigo e gostei muito! Melhor que qualquer monitor!!!

Essas duas que coloquei são de LCD!!!

Essa de Plasma, de 32" e reolução é algomo parecido como 800x400, alguma coisa assim, muito baixo!

TV de Plasma só é vantagem acima de 42", abaixo disso, TV LCD é a melhor opção.

Users who are viewing this thread

Voltar