[TVs 202x] Melhores modelos com telas 4k e HDR para 202x

Acho que a meioria das pessoas que querem comprar uma tv com um padrão alto de qualidade de vídeo pensa na oled, só que o medo do burn in é grande.
Comprei uma Q95T de 65 a imagem é maravilhosa mas deu problema com 7 dias de uso, fiquei trauatizado pois não acho esse modelo para comprar, será que está com problema de projeto?
De qualquer forma estou quase comprando uma Lg Oled Cx, sei que tem pessoas que tiveream problema de burn in mas estou bastante inclidado a comprá-la.
 
Eu vi a TCL 4K QLED C715 top mesmo imagem e som melhor tv intermediaria do momento só perde para a Sony 855G.


Cara, eu vi essa TV na Fast e a imagem estava até bacana, mas não da para tirar conclusões baseadas naqueles vídeos de demonstração, porém ela não tem tido bons Reviews nos lugares laçados e em relação a Sony 855G, que você citou como melhor TV intermediária, pelo rtings ela tá bem longe disso, ela até tem o brilho bacana, mas tem um contraste muito, mas muito ruim.

Mas sinceramente no fim o que importa é a imagem que te agradou, números são números e a percepção de que imagem agrada é muito pessoal. Escolha a que mais te agradar e seja feliz !!!!!
 
Eu até usei bastante a TV, pois meu sobrinho tbm usava quando eu viajava. A maioria das manchas são do youtube. Porém quando começou a aparecer a primeira (que foi justamente do próprio menu da Tv), não demorou muito para as demais começarem a aparecer.
O problema que eu confiei no próprio protetor de tela da LG, e acho 2 anos pouco tempo para uma tela tão manchada.
Porém como havia dito, em questão de qualidade de imagem acho que vc não irá achar nenhuma superior no mercado, nem nas mais tops da linha Qled.
Se pra vc não tiver problema não ficar jogando o mesmo jogo por muito tempo seguido, ou se não ver problema em ficar tomando cuidados com ela (tipo fazer a limpeza de pixels regularmente), e não fica muito perto da TV, pois a mesma emite um calor muito elevado. Então eu recomendo....caso contrário, acho bom pensar bem antes.
Claro, se os novos modelos os problemas forem solucionados, então não pense duas vezes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Final de ano irei trocar de TV, ainda não parei para pesquisar...vamos ver

Então, em 2008 eu comprei uma Pana Vieira de Plasma, imagem linda, porém com o fantasma do Burn-in do plasma. Eu cuidei da TV igual a um BB, comprei até um DVD com imagens que supostamente "limpavam o painel", tive um puta trabalho e não sofri com Burn-in. No fim ela em 2014 deu um pau intermitente de desligar e não ligar até ela resolver funcionar. Levei em 3 assistências e ng conseguia resolver, pois como falei o pau era realmente aleatório e ficava semanas sem aparecer. No fim enchi o saco e ela foi pro lixo. Mas o que eu queria ressaltar é que eu tinha um puta trabalho para manter essa TV sem Burn-in e no fim achei que ela durou pouco, fora que ela parecia um forno quando ligada.

Minha vida hoje não comporta comprar uma TV (que por sinal é cara bagaraio) para eu ainda ter que ficar tratando ela que nem um BBzinho. Fora que depois de todas as pesquisas que fiz e relatos aqui mesmo do fórum, a tecnologia ainda é muito nova para a gente ter certeza da longevidade desses paineis.

Então apesar de ter amado a CX, acho um investimento muito alto por algo que vai me dar trabalho e ainda pode me dar uma facada em 3 anos.

Fora que meu uso será em lugar com muita luz, o que acaba tirando um pouco do brilhantismo do OLED. Acho que vou ficar caçando uma boa promoção da Q80T e vou nela. Daqui a uns anos, quando as OLEDs já tiverem provado sua longevidade, pego uma para o quarto.

Pessoal, quando se depararem com promoções dessas TVs TOPs ou Cupons, postem aqui para ajudar a rapaziada que está caçando boas oportunidades.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que a meioria das pessoas que querem comprar uma tv com um padrão alto de qualidade de vídeo pensa na oled, só que o medo do burn in é grande.
Comprei uma Q95T de 65 a imagem é maravilhosa mas deu problema com 7 dias de uso, fiquei trauatizado pois não acho esse modelo para comprar, será que está com problema de projeto?
De qualquer forma estou quase comprando uma Lg Oled Cx, sei que tem pessoas que tiveream problema de burn in mas estou bastante inclidado a comprá-la.


Se você comprar, depois posta uma comparação sobre o que achou da Q95T e da CX. Em termos de imagem, com certeza nã vai se decepcionar, quanto ao Burn-in, sempre tem o risco, mas acho que se você for cuidadoso reduz bastante isso... Pra mim não vai rolar pois não estou com paciência para ter cuidado de ficar limpando painel, controlando o tipo de uso e etc.

Com relação ao problema na Q95T, acho que é o risco de qualquer eletrônico, já foi tempo que as coisas eram a prova de falhas.... pense que pelo menos foi dentro da garantia.... imagine se fosse 7 dias após expirar o prazo de garantia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que a meioria das pessoas que querem comprar uma tv com um padrão alto de qualidade de vídeo pensa na oled, só que o medo do burn in é grande.
Comprei uma Q95T de 65 a imagem é maravilhosa mas deu problema com 7 dias de uso, fiquei trauatizado pois não acho esse modelo para comprar, será que está com problema de projeto?
De qualquer forma estou quase comprando uma Lg Oled Cx, sei que tem pessoas que tiveream problema de burn in mas estou bastante inclidado a comprá-la.


Se você comprar, depois posta uma comparação sobre o que achou da Q95T e da CX. Em termos de imagem, com certeza nã vai se decepcionar, quanto ao Burn-in, sempre tem o risco, mas acho que se você for cuidadoso reduz bastante isso... Pra mim não vai rolar pois não estou com paciência para ter cuidado de ficar limpando painel, controlando o tipo de uso e etc.

Com relação ao problema na Q95T, acho que é o risco de qualquer eletrônico, já foi tempo que as coisas eram a prova de falhas.... pense que pelo menos foi dentro da garantia.... imagine se fosse 7 dias após expirar o prazo de garantia.
 
Última edição:
Resumindo, no geral a dúvidas entre OLED x Qled é a mesma questão que foi anos atrás com LCD X Plasma. Até as qualidades e defeitos são os mesmo. Oled/Plasma - Tem imagem melhor, contraste muito superior...porém tem problema de burn-in, esquenta muito, consome mais energia e não tem o briho tão elevado quanto seus rivais (apesar que acho minha oled com brilho muito alto). Já as Qled/LCD - Tem um nível de brilho superior (indicado para lugares abertos), não esquenta tanto e nem consome igual as concorrentes, porém pode ocorrer vazamento de luz, nível de preto pode ser comprometido, contraste inferior...Aí é questão de escolha mesmo.
 
Essa TU8000 é muito ruim? To pensando em pegar uma...
Ela é uma Q60t sem brilho, meu parente comprou o nível de preto dela sem comentários devolveu e pegou a Philco Q20AGBLS android tv achamos ela muito melhor brilho contraste nível de preto superiores a TU8000. Vai em uma loja leva um pendrive e veja por você mesmo.

 
Resumindo, no geral a dúvidas entre OLED x Qled é a mesma questão que foi anos atrás com LCD X Plasma. Até as qualidades e defeitos são os mesmo. Oled/Plasma - Tem imagem melhor, contraste muito superior...porém tem problema de burn-in, esquenta muito, consome mais energia e não tem o briho tão elevado quanto seus rivais (apesar que acho minha oled com brilho muito alto). Já as Qled/LCD - Tem um nível de brilho superior (indicado para lugares abertos), não esquenta tanto e nem consome igual as concorrentes, porém pode ocorrer vazamento de luz, nível de preto pode ser comprometido, contraste inferior...Aí é questão de escolha mesmo.

Analogia perfeita... eu acrescentaria que o Plasma no fim perdeu a Batalha, então existe o risco de no fim o OLED também não ser o futuro dos painéis de TV. E não estou torcendo contra o OLED não, até porque eu era um amante das PLASMAS.
 
Achei estranho as Q95T sumirem do mercado, além da minha teve uma outra pessoa que teve problema com ela, foi relatado no Ht-forum.
Sei que duas tvs com problema é pouco para falar mas não se acham mais para comprar.
Só sei que quanto mais pesquiso mais eu fico na dúvida de qual comprar kkk. (o medo de pagar 12.500,00 e ter problema é fogo)
 
Ela é uma Q60t sem brilho, meu parente comprou o nível de preto dela sem comentários devolveu e pegou a Philco Q20AGBLS android tv achamos ela muito melhor brilho contraste nível de preto superiores a TU8000. Vai em uma loja leva um pendrive e veja por você mesmo.


Entendi! E em questão de funcionalidades essa Philco é boa no geral?

EDIT: Uma coisa que vi é que não tem 5GHz no WiFi!
 
Acho que outra coisa que devemos levar em consideração pra quem joga é que as LG possuem G-Sync/FreeSync. Isso no final acaba sendo um ponto muito positivo a favor.
 
Pessoal, os preços estão caindo e vi que a diferença entre a Sony X955G caiu bastante em relação a Q80T. Alguém que tem essas TVs ou que teve a oportunidade de compará-las poderia emitir sua opinião?
 
Acho que outra coisa que devemos levar em consideração pra quem joga é que as LG possuem G-Sync/FreeSync. Isso no final acaba sendo um ponto muito positivo a favor.
A Q70T não tem FreeSync?
 
Alguém por acaso tem uma Philips 58PUG6654, que poderia doar (ou mesmo vender...) a caixa? Comprei uma e estou querendo devolver, mas não tenho mais a caixa e a loja não está aceitando. Alguém para me salvar?
 
Essas QLED da Samsung não tem o mesmo risco de burn in das OLED?

To aqui na dúvida se pegou a TU8000 ou se vale investir uns 400 reais a mais e pegar uma Q60T...
As funções no software são as mesmas?
 
Última edição:
Essas QLED da Samsung não tem o mesmo risco de burn in das OLED?

To aqui na dúvida se pegou a TU8000 ou se vale investir uns 400 reais a mais e pegar uma Q60T...
As funções no software são as mesmas?
Não, QLED não tem burn in.
 
Alguém por acaso tem uma Philips 58PUG6654, que poderia doar (ou mesmo vender...) a caixa? Comprei uma e estou querendo devolver, mas não tenho mais a caixa e a loja não está aceitando. Alguém para me salvar?

Curiosidade, qual o motivo da devolução?
 
Galera, burn in de OLED não ocorre da mesma forma que as antigas plasmas, leiam no spoiler um post que roubei antes do HTForum falecer. Infelizmente nem lembro mais o nome do user, eu tinha o link do tópico, mas como morreu nem posso dar créditos ao user :(

Ademais, eletrônicos são loteria. Por exemplo, a quantidade de Sony X905E e QLED Samsung Q7FN que estragaram foram imensas, lá no HTForum nos tópicos oficiais dessas TVs elas estragaram muito mais rápido que as OLEDs de lá tiveram burn in, fora que apareceram muito mais relatos de defeitos nessas duas LCDs topo de linha em suas épocas comparadas com burn in em OLED. A B7 foi uma das piores OLEDs em termos de burn in, e de lá pra cá a LG melhorou o combate ao burn in. Usar muito Youtube na B7 era mais ou menos uma sentença de morte, hoje em dia não há esse problema.

E, além disso, muita gente via reclameaqui, consumidor.gov ou JEC conseguiram ter TVs com burn in trocadas após a garantia. Então comprem sem medo, QLEDs são as TVs que, na minha opinião, são muito superestimadas e superfaturadas, e o marketing anti-OLED da Samsung me parece dor de cotovelo.

TL;DR: comprem OLED sem medo, se você der azar de ter problema teria a mesma probabilidade de outra LCD topo de linha dar problema também.

Segue o relato:

Bom, basicamente, cada pixel do painel OLED é orgânico, toda vez que um deles está aceso, ele está se desgastando - sim, isso quer dizer que o desgaste dos OLEDs que formam o painel é constante e acontece sempre que a TV está ligada e exibindo alguma imagem, qualquer que seja. O desgaste é lento e, geralmente, acontece de forma uniforme: em conteúdo comum, como programas de TV, filmes e jogos, os pixels estão mudando de cor a quase todo momento, então "não dá tempo” dos OLEDs se desgastarem de forma desigual. Porém, quando há elementos estáticos, que ficam no mesmo lugar e por muito tempo, o desgaste dos pixels que formam tais elementos acontece mais rapidamente do que o restante da tela.

Agora entra o ciclo de compensação, que é aquele que a TV faz automaticamente a cada 4 horas de uso, contínuo ou não, depois que ela é desligada pelo botão do controle. Funciona assim: a TV vai avaliar em alguns minutos (uns 5 a 7 minutos) quais pixels estão mais desgastados que outros, e aplicar uma corrente maior neles. Se você jogou The Legend of Zelda: Breath of the Wild (bom exemplo porque o HUD tem elementos vermelhos sólidos, e o subpixel vermelho é o que gasta mais rápido) por muito tempo e os pixels que formam os corações de vida do Link se desgastaram, a TV vai avaliar isso e “acender mais” aqueles pixels, de forma que você não perceba que houve um desgaste maior ali. Só que como os OLEDs são orgânicos, vai chegar uma hora em que eles atingirão o limite do quanto o acendimento deles pode ser “compensado” pelo ciclo de compensação. Aí a TV vai perceber que aqueles pixels estão desgastados de forma desigual, mas não vai conseguir fazer nada porque eles simplesmente não conseguem acender mais que aquilo. Ou seja, os pixels se desgastaram demais, e a consequência, nesse nosso exemplo, é que os corações do Breath of the Wild ficarão “marcados” na tela por serem mais escuros (pelo desgaste) do que os outros.

Agora sobre o desgaste cumulativo: você jogou o game com o HUD lá por 4 horas seguidas e desligou a TV. O ciclo de compensação vai compensar aquele desgaste. Tudo certo. Agora, se você jogar por 20 horas seguidas... o ciclo de compensação também vai compensar aquele desgaste. Ele só vai parar de compensar (e causar o burn in visível) quando não conseguir mais acender os pixels desgastados.

A própria LG já admitiu que o desgaste é cumulativo, de tanto que teve discussão em fóruns gringos, muito impulsionada pelo teste do Rtings. O fato de muita gente até hoje ainda acreditar que "intercalar conteúdo" vai ajudar em algo nas OLEDs vem da época das plasmas: na TV de plasma, o brilho do painel vem da camada de fósforo, que precisa ser excitado para funcionar, se ficar muito tempo na mesma imagem, vai literalmente queimar - e é queimar de verdade mesmo, por isso o termo burn-in. Nas OLEDs, o termo até deveria ser outro, porque efetivamente não há "queima", e sim desgaste.
 
Galera, burn in de OLED não ocorre da mesma forma que as antigas plasmas, leiam no spoiler um post que roubei antes do HTForum falecer. Infelizmente nem lembro mais o nome do user, eu tinha o link do tópico, mas como morreu nem posso dar créditos ao user :(

Ademais, eletrônicos são loteria. Por exemplo, a quantidade de Sony X905E e QLED Samsung Q7FN que estragaram foram imensas, lá no HTForum nos tópicos oficiais dessas TVs elas estragaram muito mais rápido que as OLEDs de lá tiveram burn in, fora que apareceram muito mais relatos de defeitos nessas duas LCDs topo de linha em suas épocas comparadas com burn in em OLED. A B7 foi uma das piores OLEDs em termos de burn in, e de lá pra cá a LG melhorou o combate ao burn in. Usar muito Youtube na B7 era mais ou menos uma sentença de morte, hoje em dia não há esse problema.

E, além disso, muita gente via reclameaqui, consumidor.gov ou JEC conseguiram ter TVs com burn in trocadas após a garantia. Então comprem sem medo, QLEDs são as TVs que, na minha opinião, são muito superestimadas e superfaturadas, e o marketing anti-OLED da Samsung me parece dor de cotovelo.

TL;DR: comprem OLED sem medo, se você der azar de ter problema teria a mesma probabilidade de outra LCD topo de linha dar problema também.

Segue o relato:

Bom, basicamente, cada pixel do painel OLED é orgânico, toda vez que um deles está aceso, ele está se desgastando - sim, isso quer dizer que o desgaste dos OLEDs que formam o painel é constante e acontece sempre que a TV está ligada e exibindo alguma imagem, qualquer que seja. O desgaste é lento e, geralmente, acontece de forma uniforme: em conteúdo comum, como programas de TV, filmes e jogos, os pixels estão mudando de cor a quase todo momento, então "não dá tempo” dos OLEDs se desgastarem de forma desigual. Porém, quando há elementos estáticos, que ficam no mesmo lugar e por muito tempo, o desgaste dos pixels que formam tais elementos acontece mais rapidamente do que o restante da tela.

Agora entra o ciclo de compensação, que é aquele que a TV faz automaticamente a cada 4 horas de uso, contínuo ou não, depois que ela é desligada pelo botão do controle. Funciona assim: a TV vai avaliar em alguns minutos (uns 5 a 7 minutos) quais pixels estão mais desgastados que outros, e aplicar uma corrente maior neles. Se você jogou The Legend of Zelda: Breath of the Wild (bom exemplo porque o HUD tem elementos vermelhos sólidos, e o subpixel vermelho é o que gasta mais rápido) por muito tempo e os pixels que formam os corações de vida do Link se desgastaram, a TV vai avaliar isso e “acender mais” aqueles pixels, de forma que você não perceba que houve um desgaste maior ali. Só que como os OLEDs são orgânicos, vai chegar uma hora em que eles atingirão o limite do quanto o acendimento deles pode ser “compensado” pelo ciclo de compensação. Aí a TV vai perceber que aqueles pixels estão desgastados de forma desigual, mas não vai conseguir fazer nada porque eles simplesmente não conseguem acender mais que aquilo. Ou seja, os pixels se desgastaram demais, e a consequência, nesse nosso exemplo, é que os corações do Breath of the Wild ficarão “marcados” na tela por serem mais escuros (pelo desgaste) do que os outros.

Agora sobre o desgaste cumulativo: você jogou o game com o HUD lá por 4 horas seguidas e desligou a TV. O ciclo de compensação vai compensar aquele desgaste. Tudo certo. Agora, se você jogar por 20 horas seguidas... o ciclo de compensação também vai compensar aquele desgaste. Ele só vai parar de compensar (e causar o burn in visível) quando não conseguir mais acender os pixels desgastados.

A própria LG já admitiu que o desgaste é cumulativo, de tanto que teve discussão em fóruns gringos, muito impulsionada pelo teste do Rtings. O fato de muita gente até hoje ainda acreditar que "intercalar conteúdo" vai ajudar em algo nas OLEDs vem da época das plasmas: na TV de plasma, o brilho do painel vem da camada de fósforo, que precisa ser excitado para funcionar, se ficar muito tempo na mesma imagem, vai literalmente queimar - e é queimar de verdade mesmo, por isso o termo burn-in. Nas OLEDs, o termo até deveria ser outro, porque efetivamente não há "queima", e sim desgaste.
Gostaria de acreditar nisso, mas o único teste real que vi foi do site rtings e o problema é bem real.
 
Essas QLED da Samsung não tem o mesmo risco de burn in das OLED?

To aqui na dúvida se pegou a TU8000 ou se vale investir uns 400 reais a mais e pegar uma Q60T...
As funções no software são as mesmas?


Não tem Burn in...Sobre a Q60T e a TU 8000, são bem próximas, o RTINGS coloca a Q60T como ligeiramente melhor, ela tem uma gama de cores mais ampla e um brilho quase 2x mais forte. Sobre o Software o da Q60T é melhor, tem funções que a TU 8000 não tem como o Multi Janelas, vc tem que ver se te faz falta. Minha dúvida é a mesma sua...vou postar uns comparativos que achei, abaixo:

Esse vídeo (BR) da TU 8000 mostra um pouco a qualidade da imagem (filmagem off-screen não mostra nem todas as qualidades nem todos os defeitos), mas serve como referência da para ter uma ideia de como a TV é rodando conteúdo:


TU 8000 rodando jogos do PS4 PRO:

TU 8000 rodando jogos do Xbox One X:

___________________________________________________________________________________________
Agora vídeos da Q60T...abaixo ela rodando jogos do Xbox One X:

Vídeo dela rodando jogos do PS4 PRO:

___________________________________________________________________________________________
Analises do Rtings...TU 8000:
Analise Q60T:
Comparativo entre a Q60T e TU8000:


Se achar mais alguma informação, compartilha aqui, também estou em dúvidas.
 
Vou dar minha opinião como ex dono de 4k samsung e hoje de Oled C9, li acho que umas 400pg do HT Forum sobre isso, e fui de Oled mesmo assim, os pontos positivos e vantagens sobre o lcd/qled acho que nem preciso comentar, todos sabem que a imagem é superior e tudo mais. Sobre o burn-in eu via que era bem mais frequente nas b7/c7 até a 8, nas c9, cx praticamente não tem relatos ainda, talvez por serem muito novos ainda, e não ter 3-4 anos de uso.

Para o meu uso que é de até 4-5horas, dificilmente mais de 2-3horas no mesmo jogo, eu uso despreocupado e to deboas. agora se eu deixasse 10horas ou mais no mesmo conteúdo, familia toda usando direto, acho que eu iria numa Qled top, só para não ficar paranoico com a tv estragar kkk.

Mas de resto Oled é vida.

Sobre as tvs de entrada, tem nem o que ver, é samsung na cabeça, as lg de entrada acho muito ruim o contraste e vazamento de luz forte, me agrada bem mais a imagem da saumsung.

Portanto acho que vai de analisar como cada um usa tv, tem gente que deixa dia todo na cnn, youtube e afins, ai é caracteristica de painel oled sofrer retenção depois de muitas horas ligadas em imagem estatica (logos), não sendo esse o caso, acho que da para ir no painel sossegado, afinal é linda e imagem perfeita, a noite então...
 
Galera, burn in de OLED não ocorre da mesma forma que as antigas plasmas, leiam no spoiler um post que roubei antes do HTForum falecer. Infelizmente nem lembro mais o nome do user, eu tinha o link do tópico, mas como morreu nem posso dar créditos ao user :(

Ademais, eletrônicos são loteria. Por exemplo, a quantidade de Sony X905E e QLED Samsung Q7FN que estragaram foram imensas, lá no HTForum nos tópicos oficiais dessas TVs elas estragaram muito mais rápido que as OLEDs de lá tiveram burn in, fora que apareceram muito mais relatos de defeitos nessas duas LCDs topo de linha em suas épocas comparadas com burn in em OLED. A B7 foi uma das piores OLEDs em termos de burn in, e de lá pra cá a LG melhorou o combate ao burn in. Usar muito Youtube na B7 era mais ou menos uma sentença de morte, hoje em dia não há esse problema.

E, além disso, muita gente via reclameaqui, consumidor.gov ou JEC conseguiram ter TVs com burn in trocadas após a garantia. Então comprem sem medo, QLEDs são as TVs que, na minha opinião, são muito superestimadas e superfaturadas, e o marketing anti-OLED da Samsung me parece dor de cotovelo.

TL;DR: comprem OLED sem medo, se você der azar de ter problema teria a mesma probabilidade de outra LCD topo de linha dar problema também.

Segue o relato:

Bom, basicamente, cada pixel do painel OLED é orgânico, toda vez que um deles está aceso, ele está se desgastando - sim, isso quer dizer que o desgaste dos OLEDs que formam o painel é constante e acontece sempre que a TV está ligada e exibindo alguma imagem, qualquer que seja. O desgaste é lento e, geralmente, acontece de forma uniforme: em conteúdo comum, como programas de TV, filmes e jogos, os pixels estão mudando de cor a quase todo momento, então "não dá tempo” dos OLEDs se desgastarem de forma desigual. Porém, quando há elementos estáticos, que ficam no mesmo lugar e por muito tempo, o desgaste dos pixels que formam tais elementos acontece mais rapidamente do que o restante da tela.

Agora entra o ciclo de compensação, que é aquele que a TV faz automaticamente a cada 4 horas de uso, contínuo ou não, depois que ela é desligada pelo botão do controle. Funciona assim: a TV vai avaliar em alguns minutos (uns 5 a 7 minutos) quais pixels estão mais desgastados que outros, e aplicar uma corrente maior neles. Se você jogou The Legend of Zelda: Breath of the Wild (bom exemplo porque o HUD tem elementos vermelhos sólidos, e o subpixel vermelho é o que gasta mais rápido) por muito tempo e os pixels que formam os corações de vida do Link se desgastaram, a TV vai avaliar isso e “acender mais” aqueles pixels, de forma que você não perceba que houve um desgaste maior ali. Só que como os OLEDs são orgânicos, vai chegar uma hora em que eles atingirão o limite do quanto o acendimento deles pode ser “compensado” pelo ciclo de compensação. Aí a TV vai perceber que aqueles pixels estão desgastados de forma desigual, mas não vai conseguir fazer nada porque eles simplesmente não conseguem acender mais que aquilo. Ou seja, os pixels se desgastaram demais, e a consequência, nesse nosso exemplo, é que os corações do Breath of the Wild ficarão “marcados” na tela por serem mais escuros (pelo desgaste) do que os outros.

Agora sobre o desgaste cumulativo: você jogou o game com o HUD lá por 4 horas seguidas e desligou a TV. O ciclo de compensação vai compensar aquele desgaste. Tudo certo. Agora, se você jogar por 20 horas seguidas... o ciclo de compensação também vai compensar aquele desgaste. Ele só vai parar de compensar (e causar o burn in visível) quando não conseguir mais acender os pixels desgastados.

A própria LG já admitiu que o desgaste é cumulativo, de tanto que teve discussão em fóruns gringos, muito impulsionada pelo teste do Rtings. O fato de muita gente até hoje ainda acreditar que "intercalar conteúdo" vai ajudar em algo nas OLEDs vem da época das plasmas: na TV de plasma, o brilho do painel vem da camada de fósforo, que precisa ser excitado para funcionar, se ficar muito tempo na mesma imagem, vai literalmente queimar - e é queimar de verdade mesmo, por isso o termo burn-in. Nas OLEDs, o termo até deveria ser outro, porque efetivamente não há "queima", e sim desgaste.

Muito maneiro seu post, só não sei se ele me deixou mais tranquilo ou mais preocupado. Pois pelo o que entendi do relato que você resgatou do HTForum, o "Burn In" vai acontecer mais cedo ou mais tarde, uma vez que o desgaste vai acumulando, independente de você ciclar o conteúdo ou não. O que os algoritimos de proteção fazem é disfarçar esse desgaste para a tela ficar uniforme. Se for isso mesmo que entendi do texto, se você joga muito um jogo, independente se continuamente ou não, aquele pedacinho de tela esta sendo desgastado e não tem volta.

Então na minha interpretação do texto, não é uma TV muito indicada para videogames e youtube ou outras coisas com logo muito pronunciado.

Resta saber quanto tempo leva para esse desgaste ser perceptível... se forem 7 a 10 anos, OK, faz parte, mas se forem 3 ou 4 anos jogando zelda por exemplo.

Muito difícil escolher TV quando se trata dessas TOP, pois o investimento é muito alto e sempre tem um contra.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo