Mas aí estamos falando sobre o cidadão comum brasileiro, pra deixar o papo em casa.
Não me entenda errado mas vc acha que o povão em um país cheio de problemas e com educação fraca como o nosso vai buscar informação?
Na verdade estamos falando sobre o cidadão comum da maioria dos países, inclusive os EUA, que apesar de ser um país rico onde todo mundo tem muito mais condições que o brasileiro médio e possui dezenas das melhores universidades do planeta, boa parte da massa é de Homer Simpsons (e aquele seriado não existe à toa) que também são extremamente ignorantes em geral e só assistem basquete, baseball e football acreditam em um monte de asneiras demagógicas de políticos, e muitos (e são muitos mesmo) ainda são racistas, xenofóbicos, fanáticos religiosos e etc.
Só como exemplo, vide a qtde de eleitores do Trump que acreditam mesmo que "taxar os produtos Chineses é bom pq quem vai pagar a taxa são os malditos Chineses" (pois é isso que o Trump, da forma mais cafajeste possível, diz nos seus discursos). O consumidor médio norte-americano é tão ignorante que (PASME!!!) não sabem que quem paga a taxa é o importador norte-americano que vai repassar a taxa para o consumidor norte-americano, ou seja, ELE é que vai pagar a conta. Ele realmente acha que a China é que vai pagar!
Então, isso ocorre mesmo nos EUA e outros países onde a população tem condições muito melhores que a nossa, problemas muito menores e educação melhor. As pessoas tem vieses e preconceitos e irão correr apenas atrás desses vieses, não importa o país, classe social ou mesmo a educação formal.
E mesmo que o fulano questione apenas buscando achar uma resposta que valide seus argumentos acho que já serve pra se informar melhor e se não o impedir de ter um comportamento fanático ao menos vai dar uma brecada no impulso por medo de passar vergonha já que aparentemente isso é mais importante do que coerência atualmente.
Pelo que estou constatando, atualmente as pessoas perderam a vergonha de sua própria ignorância, na verdade hoje em dia até a assumem com orgulho, pois com as redes sociais, esse pessoal criou bolhas onde um reforça o viés do outro, então elas não mais se sentem sozinhas na sua ignorância e isso as estimula a expor sua ignorância, com todo o orgulho, inclusive dizendo que as informações corretas são "artimanhas do sistema para te iludir". Na verdade, se sentem mais inteligentes que a maioria!
Há uns 30 anos atrás, qualquer um que fosse anti-vacina por exemplo teria imensa vergonha de dizer isso em público. Mas hoje, se orgulham disso, e se apoiam nas suas bolhas. Isso é uma desgraça dos dias atuais, onde qq um acha seus pares muito facilmente e criam bolhas de auto-reforço.
Levando em conta o que postei acima, pegue uma população cansada com o descaso das autoridades e ineficiência do estado em muitos setores, joga gasolina e um fósforo que vc vai ter esse resultado. Questão é que a grande massa não é partidária daquele movimento, trata-se de arrumar um bode expiatório pra exorcizar os 'demônios'.
Exatamente, é isso mesmo.
Mas aí tem o seguinte: o mau-caráter bem sucedido nas artimanhas tem que ser esperto. E se o cara é esperto vai navegar de acordo com a maré, quando a opinião das pessoas mudar ele vai mudar tmb sempre procurando estar em evidência.
Sim, perfeito. Porém note que o resultado final é sempre o mesmo: Não importa a maré, ou que mude a maré, ele sempre estará incitando e estimulando o gado fanático, o que também é extremamente perigoso pois ele é que vai incitar o gado fanático a morrer por aquilo (de novo, vide Jim Jones, Hitler, Império japonês e seus kamikazes e etc, líderes de países islâmicos ou grupos terroristas islâmicos e etc)
O fanático não. Ele sempre vai se comportar daquela forma, vai diminuir, negar, atacar, etc. Até o ponto de passar a ser agressivo fisicamente. Esse cara não vai simplesmente baixar uma bandeira pra hastear outra pq a maioria está fazendo o mesmo, mais provável que ele morra defendendo aquilo - e isso é muito mais perigoso.
Concordo. Mas em geral ele só chega nesse ponto quando incitado por um líder mau-caráter, esse é o problema. Sem uma liderança, ele não costuma sair da casinha.
Por exemplo, por mais que existisse preconceito ou mesmo ódio contra judeus na Alemanha, sem um líder catalisando e concentrando todo esse ódio, não haveria a perseguição e genocídio sistemático de judeus.
Nos EUA, há dezenas de milhões de racistas fanáticos, mas em geral ficam sob controle, mas se um dia aparecer uma liderança totalitária que diz que os negros devem ser mortos e apoie isso como regra oficial estatal, vc verá milhões saindo da casinha e matando negros pelas ruas, a céu aberto, ou expulsando-os das escolas, bairros e etc, como aconteceu com os indígenas norte-americanos, que podiam ser mortos à vontade pelo cidadão comum alegando "defesa de sua propriedade" (que foi roubada dos índios).