[TÓPICO DEDICADO] Undervolting em Placas de Vídeo

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ScrooW
  • Data de Início Data de Início

ScrooW

Overclocker
Tópico no intuito de reunir informações a respeito desse método, que melhora a performance energética, temperatura e performance.

Sinta-se livre para postar alguma dica, sua experiencia com undervolting e mostre para os demais o que você conseguiu fazer.

Guia de overclock/undervolting do GitHub

Método com melhor clock efetivo(Nvidia)

Eu considero esse método o melhor pois ele consegue o melhor clock efetivo que é o que realmente vale na hora do uso.

Vídeo mostrando o método do tópico do reddit acima

**Creditos são dos criadores(links acima), apenas copiei e colei aqui.

AMD Radeon
Vou tentar buscar informações sobre como é o undervolting nas GPU's AMD.
(creio que seja mais fácil)

-

Como eu testo a estabilidade do UV:

Geralmente procuro jogos que tenham tanto Ray Tracing e DLSS, essa combinação faz a gpu trabalhar
realmente a 100% usando todo o chip e acelerando o aparecimento de alguma instabilidade(crashs).

Recomendo também o uso desses benchmarks
3DMark;
Superposition Benchmark.

*Não recomendo furmark e afins.

-

Útil:

Tópico que me fez ter interesse pela pratica e que tem muita informação boa.

por: @ppHp_

*Trabalho em progresso, fiz só o básico e na medida que eu for lembrando de algo útil ou o pessoal for passando dicas/informações vou editando.

**Caso a moderação não ache necessário, só passar o cadeado.

Última edição:
Preciso de help pra fazer undervolt na RTX 3080 10GB Gigabyte OC, eu nao entendo nada real.

Aproveitando, quando o uso da placa fica em 100% eu sinto que a imagem sofre uma alteração e as vezers sinto até que rola uma lentidao, que nao sei denominar, UV influenciaria nisso ou é outra coisa?

Aproveitando para ajustar a minha 6800 tbm, chegando em casa vou estuda-la...

Marcando presença. Espero tentar fazer um undervolt na minha 3060 Ti (EVGA FTW3 Ultra) ainda hoje ou essa semana. Depois de mudar de 1080p para 1440p, senti necessidade de baixar as temperaturas e consumo.

Vou postar o undervolting que consegui mais estabilidade de clock 1800mhz/0.875 em todas as situações possíveis, jogos mais pesados com RT+DLSS(Usam mais o chip)

image.png

Meu ultimo Time Spy:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Preciso de help pra fazer undervolt na RTX 3080 10GB Gigabyte OC, eu nao entendo nada real.

Aproveitando, quando o uso da placa fica em 100% eu sinto que a imagem sofre uma alteração e as vezers sinto até que rola uma lentidao, que nao sei denominar, UV influenciaria nisso ou é outra coisa?
Começa a monitorar o clock/temperatura e consumo(w), ai tu ja tem uma ideia quando fizer...

Aproveitando para ajustar a minha 6800 tbm, chegando em casa vou estuda-la...
Eu acho que fazer direto no driver da amd, deve ser muito melhor, quando tiver tempo vou ver se cato algum tutorial legal para as vermelhas.
Marcando presença. Espero tentar fazer um undervolt na minha 3060 Ti (EVGA FTW3 Ultra) ainda hoje ou essa semana. Depois de mudar de 1080p para 1440p, senti necessidade de baixar as temperaturas e consumo.
É muito útil mesmo e depois que começa e ver a diferença não tem como voltar atrás.

Como falei para o colega acima, ja começa a monitorar o clock/temperatura/consumo(w), assim fica mais fácil ver as diferenças e concluir o que compensa mais...

Última edição:
Postaram esse tuto aqui no tópico da Steam, mas fiquei com dúvida sobre o Power Limit e Temp Limit, digo... pq preciso aumentar eles?

Edit: tô fazendo aqui e por enquanto OK.

Agora não entendi bem aqui:

Baixei para 900mV e a placa ficou com 1800Mhz, dando o power throttle. Se eu baixo mais, penso que irei limitar ainda mais a placa, não? Então meio que seria:

If you are NOT power throttling in-game, lower voltage by 25 mV and retest.

Edit: acho que entendi. Na verdade com 900mV não deu power throttle; aliás, a placa ficou extremamente fria com 99% de uso no CoD: 60°. Estava pegando 70, 75º... Diferença surreal. Dá até para equilibrar melhor o fan curve.

Vou testar com 925mV para equilibrar um clock bacana com temperatura baixa, APESAR que esse atual não senti piora de performance.

Edit: vou dormir com 950mV e amanhã durante o dia faço novos testes.

Última edição:
Minha placa trabalha em 1920 MHz, e ja conferi taxa de quadros, temperatura (77 graus) e consumo (340-360w), agora pra fazer o undervolt, como eu sei em qual voltagem eu preciso baixar?

resumindo:

1. O core clock eu mexo pra -250(algo assim? como obtenho esse valor?)
2. Qual voltagem eu puxo no ctrl+f e pq (pra cima ou pra baixo?

Minha placa trabalha em 1920 MHz, e ja conferi taxa de quadros, temperatura (77 graus) e consumo (340-360w), agora pra fazer o undervolt, como eu sei em qual voltagem eu preciso baixar?

resumindo:

Dá uma lida nesse artigo.

Basicamente você vai aumentar o Power Limit e Temperature Limit no MSI Afterburner, ler os sensores do HWiNFO e aí fazer o resto que o artigo explica aqui.

Não sei a voltagem dessa placa, mas no artigo ele estabiliza a curva a partir dos 900mV. Então você pode rodar algum jogo e ir comparando a temperatura, clock, TDP e afins.

Postaram esse tuto aqui no tópico da Steam, mas fiquei com dúvida sobre o Power Limit e Temp Limit, digo... pq preciso aumentar eles?

Edit: tô fazendo aqui e por enquanto OK.

Agora não entendi bem aqui:

Baixei para 900mV e a placa ficou com 1800Mhz, dando o power throttle. Se eu baixo mais, penso que irei limitar ainda mais a placa, não? Então meio que seria:

Edit: acho que entendi. Na verdade com 900mV não deu power throttle; aliás, a placa ficou extremamente fria com 99% de uso no CoD: 60°. Estava pegando 70, 75º... Diferença surreal. Dá até para equilibrar melhor o fan curve.

Vou testar com 925mV para equilibrar um clock bacana com temperatura baixa, APESAR que esse atual não senti piora de performance.

Edit: vou dormir com 950mV e amanhã durante o dia faço novos testes.

Nem vi as mensagens por isso não respondi antes...

Você não consegue aumentar o clock com 900mV ?

resumindo:

Como o Leandro falou abaixo, um bom ponto de partida é 0.900mV.

Dá uma lida nesse artigo.

Basicamente você vai aumentar o Power Limit e Temperature Limit no MSI Afterburner, ler os sensores do HWiNFO e aí fazer o resto que o artigo explica aqui.

Não sei a voltagem dessa placa, mas no artigo ele estabiliza a curva a partir dos 900mV. Então você pode rodar algum jogo e ir comparando a temperatura, clock, TDP e afins.

Eu tava atrás desse guia mas não encontrei ontem quando estava criando o tópico.

---

Ontem diminui para 850mV mantendo o clock de 1800MHz consegui 61º em full load com tdp de 125w+- :bem:

Fiz testes rápidos no Time Spy, agora vamos para segunda parte que é testar a estabilidade onde interessa, nos jogos...

Última edição:
Você não consegue aumentar o clock com 900mV ?

Pergunta leiga e retórica: tem como fazer isso? pq se sim, aí fica show de vez

eu só reduzi a voltagem msm, e ela naturalmente "cortou" o clock

edit: fiz na 1070 do meu irmão tbm.

Última edição:
Consegui reduzir a potência de 180W pra 130W da 6700XT. Bastou reduzir de 1200 pra 1120mV e os clocks de 2579 pra 2400.

Não testei muito. Reduzi os clocks só por garantia. Talvez funcione sem reduzir.

Pergunta leiga e retórica: tem como fazer isso? pq se sim, aí fica show de vez

eu só reduzi a voltagem msm, e ela naturalmente "cortou" o clock

Fiz esse video bem objetivo para te ajudar, o clock fica a teu critério, se você quer manter o original ou diminuir um pouco...

Se a curva não ficar uniforme é porque a redução não foi bem "aceita" pelo boost da placa, ai tu aumenta um pouco o clock...

Consegui reduzir a potência de 180W pra 130W da 6700XT. Bastou reduzir de 1200 pra 1120mV e os clocks de 2579 pra 2400.

Não testei muito. Reduzi os clocks só por garantia. Talvez funcione sem reduzir.
Não daria para fechar nos 2500 não ?

Última edição:
É que vi até a AMD falando que o clock não traz muita vantagem nos produtos deles. O gargalo tava em outro lugar. Vc pode ver que até mesmo uma 7900XTX (a placa mais parrudassa) só vai até 2500Mhz.

Mas como disse, não testei muito. Só fiz o teste de stress besta do driver da AMD de 1 minuto e tô jogando normalmente. (já joguei umas 10 horas). Se dar crash ele reseta pro normal sozinho, não tem pq ficar perdendo horas fazendo teste de stress.

Fiz esse video bem objetivo para te ajudar, o clock fica a teu critério, se você quer manter o original ou diminuir um pouco...

Se a curva não ficar uniforme é porque a redução não foi bem "aceita" pelo boost da placa, ai tu aumenta um pouco o clock...

Então, deixa eu ver se entendi. Fiz até então somente o undervolt seguindo esse guia.

Os 900mV iniciais mudei para 950mV, pois achei o clock baixo. No HWiNFO, porém, não tive limitação na linha Performance Limit - Power.

Eu poderia então manter os 900mV, mas subindo o clock?

Atualmente minha curva está assim:

Testei no CoD MW 2 e foi tranquilo sem erros, com a placa em 1440p, 165Hz, 99% de uso e máximo de 65º.

Edit:

Aparentemente estáveis 1905 MHz com pouco menos que 900mV. Máxima de 61º (contra 70º normal) e hot spot em 72º (contra 84º sem undervolt).

Sem undervolt, a placa opera em 1995 MHz depois dos ~65º, então acho que me parece OK. Preciso testar mais coisas para ter certeza.

Preciso fazer alguma contra extra para não sobrecarregar algo, sei lá?

Edit: agora que saquei... puxei pra 900mV antes, mas sem prestar a atenção no clock da GPU nessa tensão. :haha: Então baixei a tensão certinho, mas obviamente puxando o clock pra baixo tbm.

ACHO que estou num spot bom agora. "Perder" 100 MHz, mas mantendo a temperatura dessa maneira está excelente.

Só fico com receio de forçar a placa em algum momento de algum modo.

Última edição:
Então, deixa eu ver se entendi. Fiz até então somente o undervolt seguindo esse guia.

Os 900mV iniciais mudei para 950mV, pois achei o clock baixo. No HWiNFO, porém, não tive limitação na linha Performance Limit - Power.

Eu poderia então manter os 900mV, mas subindo o clock?

Atualmente minha curva está assim:

Testei no CoD MW 2 e foi tranquilo sem erros, com a placa em 1440p, 165Hz, 99% de uso e máximo de 65º.

Edit:

Aparentemente estáveis 1905 MHz com pouco menos que 900mV. Máxima de 61º (contra 70º normal) e hot spot em 72º (contra 84º sem undervolt).

Sem undervolt, a placa opera em 1995 MHz depois dos ~65º, então acho que me parece OK. Preciso testar mais coisas para ter certeza.

Preciso fazer alguma contra extra para não sobrecarregar algo, sei lá?

Edit: agora que saquei... puxei pra 900mV antes, mas sem prestar a atenção no clock da GPU nessa tensão. :haha: Então baixei a tensão certinho, mas obviamente puxando o clock pra baixo tbm.

ACHO que estou num spot bom agora. "Perder" 100 MHz, mas mantendo a temperatura dessa maneira está excelente.

São dois métodos, eu prefiro o de perder 100mhz e trabalhar em uma com menos voltagem e com um clock bem estável, alem do clock efetivo maior.

No caso tu ainda poderia testar 0.875mV :vai:

Eu achava que 0.875 era meu limite, POR ENQUANTO zero problemas com 0.850 aqui.

O que vai acontecer é você no limite do chip, mas se ela opera a quase 2000mhz, eu diria que com 1800mhz tem muita margem para diminuir a voltagem.

Tu ainda pode melhorar muito a voltagem e descer muito a temperatura.

Última edição:
Alguém testou undervolt+powerlimit com o afterburner no cyberpunk com RT ativado? Powerlimit nesse jogo nunca funcionou pra mim rs

Talvez tenha que usar driver antigo ou desligar dlss?

São dois métodos, eu prefiro o de perder 100mhz e trabalhar em uma com menos voltagem e com um clock bem estável, alem do clock efetivo maior.

No caso tu ainda poderia testar 0.875mV :vai:

Eu achava que 0.875 era meu limite, POR ENQUANTO zero problemas com 0.850 aqui.

O que vai acontecer é você no limite do chip, mas se ela opera a quase 2000mhz, eu diria que com 1800mhz tem muita margem para diminuir a voltagem.

Tu ainda pode melhorar muito a voltagem e descer muito a temperatura.

Hoje de noite vou testar baixar a voltagem um pouco mais e deixar na casa dos 1900 MHz.

Na GTX 1070 também baixei a voltagem, só não equilibrei no clock. Obrigado!

Alguém testou undervolt+powerlimit com o afterburner no cyberpunk com RT ativado? Powerlimit nesse jogo nunca funcionou pra mim rs

Talvez tenha que usar driver antigo ou desligar dlss?

Só com UV não resolve não ?

RT+DLSS usa quase o chip todo, ai as vezes você acha que ta estável até fazer esse "combo".

Caso não consiga, talvez seja o dlss sim, mas isso mostra que o uv não estava estável no inicio.

Só com UV não resolve não ?

RT+DLSS usa quase o chip todo, ai as vezes você acha que ta estável até fazer esse "combo".

Caso não consiga, talvez seja o dlss sim, mas isso mostra que o uv não estava estável no inicio.

ah vlw resolvi aqui... provavelmente era o RT + DLDSR 2.25x com o driver normal com GF experience que cagava o MSI AB tomando o volante.

Usei um driver do nvcleanstall sem GF exp/telemetria e funcionou o Powerlimit 70% e UV

Vou deixar um vídeo que fiz pra uns camaradas de outro fórum e eles disseram que foi de muita ajuda. Não tem mto segredo no undervolting. Acho que quanto mais se fala, mais se complica.

Vídeo de 10 segundos.

Vou deixar um vídeo que fiz pra uns camaradas de outro fórum e eles disseram que foi de muita ajuda. Não tem mto segredo no undervolting. Acho que quanto mais se fala, mais se complica.

Vídeo de 10 segundos.

o que muda diminuir 300 ou por exemplo 200 no primeiro passo?

o que muda diminuir 300 ou por exemplo 200 no primeiro passo?
Vai mudar o step/salto. Eu prefiro descer logo 300 pra garantir e depois subir para o clock desejado. Sempre funcionou comigo. Mas, dependendo da placa, dá na mesma. Na prática basicamente nada relevante muda.

Vai mudar o step/salto. Eu prefiro descer logo 300 pra garantir e depois subir para o clock desejado. Sempre funcionou comigo. Mas, dependendo da placa, dá na mesma. Na prática basicamente nada relevante muda.

Então nem devemos mexer no Power Limit e Temp Limit, né? Vou fazer desse jeito aí, apesar que, no fim das contas, o resultado é o mesmo do que baixando a tensão no CTRL F e depois subindo o clock.

Edit: fiz isso aí. Gracias.

Coloquei a placa em 1965 MHz com 906mV. Praticamente o clock original com 50W de TDP a menos :haha:, placa em 63º no Dying Light 2 com FPS destravado, RT, DLSS e o caraio a 4.

Esse clock com 900mV deu crash

Dá pra brincar bem equilibrando as coisas.

Última edição:
Então nem devemos mexer no Power Limit e Temp Limit, né? Vou fazer desse jeito aí, apesar que, no fim das contas, o resultado é o mesmo do que baixando a tensão no CTRL F e depois subindo o clock.

Edit: fiz isso aí. Gracias.

Coloquei a placa em 1965 MHz com 906mV. Praticamente o clock original com 50W de TDP a menos :haha:, placa em 63º no Dying Light 2 com FPS destravado, RT, DLSS e o caraio a 4.

Esse clock com 900mV deu crash

Dá pra brincar bem equilibrando as coisas.
Boa!

Ideal é brincar um pouco com PL pra ganhar um pouco mais também. Aqui consigo reduzir uns 60 a 80W na 3070TI sem perder performance. PL fica em 80.

Boa!

Ideal é brincar um pouco com PL pra ganhar um pouco mais também. Aqui consigo reduzir uns 60 a 80W na 3070TI sem perder performance. PL fica em 80.

E se tiver uma Z690 ou 790 com os da série 13 não esqueça de desligar aquela opção que sempre TORA OS NÚCLEOS USADOS NO MÁXIMO. Isso + undervolt no processador me rendeu uns 15°

Users who are viewing this thread

Voltar