E se tiver uma Z690 ou 790 com os da série 13 não esqueça de desligar aquela opção que sempre TORA OS NÚCLEOS USADOS NO MÁXIMO. Isso + undervolt no processador me rendeu uns 15°
Sim, mas ai é CPU. E realmente é mto bem vindo, no entanto precisa verificar pq geralmente undervolt em CPU moderno, devido a forma como eles funcionam (bem complexo), perde performance. Se vc tá ganhando tanto em temperatura, aposto que tá perdendo em performance.
Sim, mas ai é CPU. E realmente é mto bem vindo, no entanto precisa verificar pq geralmente undervolt em CPU moderno, devido a forma como eles funcionam (bem complexo), perde performance. Se vc tá ganhando tanto em temperatura, aposto que tá perdendo em performance.
Nah, no meu caso o undervolt é leve. Um amigo explicou no tópico intel, o problema é o hypertreading forçado, as mobos não sei porque tão configuradas pra obrigatoriamente quando usa um núcleo usar no máximo mesmo sem necessidade, desativando isso a tecnologia hyperthreading da intel funciona como planejada.
Nah, no meu caso o undervolt é leve. Um amigo explicou no tópico intel, o problema é o hypertreading forçado, as mobos não sei porque tão configuradas pra obrigatoriamente quando usa um núcleo usar no máximo mesmo sem necessidade, desativando isso a tecnologia hyperthreading da intel funciona como planejada.
Eu considero esse método o melhor pois ele consegue o melhor clock efetivo que é o que realmente vale na hora do uso.
Vídeo mostrando o método do tópico do reddit acima
**Creditos são dos criadores(links acima), apenas copiei e colei aqui.
AMD Radeon
Vou tentar buscar informações sobre como é o undervolting nas GPU's AMD.
(creio que seja mais fácil)
-
Como eu testo a estabilidade do UV:
Geralmente procuro jogos que tenham tanto Ray Tracing e DLSS, essa combinação faz a gpu trabalhar
realmente a 100% usando todo o chip e acelerando o aparecimento de alguma instabilidade(crashs).
Recomendo também o uso desses benchmarks 3DMark;
Superposition Benchmark.
*Não recomendo furmark e afins.
-
Útil:
Tópico que me fez ter interesse pela pratica e que tem muita informação boa.
@LeigoGamer vc ainda utiliza o método do reddit para o undervolting? Ou vc está utilizando outra forma para refinar o uv? Fiz um teste no 3dmark usando 1800mhz e 0.875mV, meu gabinete da assinatura está com 4 fans vento pro, todas rodando com 1300rpm, geram um bom fluxo de ar nessa rotação.
Mesmo usando uma voltagem e clock baixo essa bomba de vga da galax não consegue manter uma temperatura boa, isso porque tá frio esses dias, no verão certeza que seria pior. Tive esse resultado aqui no teste:
AMD Ryzen 5 1600 AF, NVIDIA GeForce RTX 2060 x 1, 16384 MB, 64-bit Windows 10}
www.3dmark.com
O que posso fazer para melhorar as temperaturas dela? Outra coisa, usando essa voltagem é muito difícil ela estabilizar nos 1800mhz, sempre fica abaixo disso, mas não passa de 1800mhz, verifiquei tanto no gpuz e hwinfo:
Agora vou testar ela com os 1935mhz e 0.925mV, pois ainda não vi como fica, depois posto como ficou os resultados, mas se vc tiver mais dicas do que posso melhorar aqui eu agradeço. Ainda acho que dá pra espremer muito mais dessa vga consumindo menos voltagem, assim reduzindo as temperaturas.
@LeigoGamer vc ainda utiliza o método do reddit para o undervolting? Ou vc está utilizando outra forma para refinar o uv? Fiz um teste no 3dmark usando 1800mhz e 0.875mV, meu gabinete da assinatura está com 4 fans vento pro, todas rodando com 1300rpm, geram um bom fluxo de ar nessa rotação.
Mesmo usando uma voltagem e clock baixo essa bomba de vga da galax não consegue manter uma temperatura boa, isso porque tá frio esses dias, no verão certeza que seria pior. Tive esse resultado aqui no teste:
AMD Ryzen 5 1600 AF, NVIDIA GeForce RTX 2060 x 1, 16384 MB, 64-bit Windows 10}
www.3dmark.com
O que posso fazer para melhorar as temperaturas dela? Outra coisa, usando essa voltagem é muito difícil ela estabilizar nos 1800mhz, sempre fica abaixo disso, mas não passa de 1800mhz, verifiquei tanto no gpuz e hwinfo:
Agora vou testar ela com os 1935mhz e 0.925mV, pois ainda não vi como fica, depois posto como ficou os resultados, mas se vc tiver mais dicas do que posso melhorar aqui eu agradeço. Ainda acho que dá pra espremer muito mais dessa vga consumindo menos voltagem, assim reduzindo as temperaturas.
Sim ainda uso, é de longe o que me trás mais estabilidade/performance e temperatura.
Só um adendo, é que eu aprendi a ignorar o clock padrão da gpu e me importar apenas com o clock efetivo que só se ver no hwinfo64...
No meu caso o clock(padrão) estabiliza em 1830/1815 e o clock efetivo fica flutuando entre 1820/1800, dei muito ênfase a os 1800 apenas e deve ter confundido legal e levando a crer que seria o clock padrão(leia-se o clock que é mostrado em todos os programas).
Vou tentar gravar aqui rapidão e te mandar, eu sou muito ruim com didática/ensinar e lhe mostrando exatamente como eu faço possa te ajudar ai.
Sim ainda uso, é de longe o que me trás mais estabilidade/performance e temperatura.
Só um adendo, é que eu aprendi a ignorar o clock padrão da gpu e me importar apenas com o clock efetivo que só se ver no hwinfo64...
No meu caso o clock(padrão) estabiliza em 1830/1815 e o clock efetivo fica flutuando entre 1820/1800, dei muito ênfase a os 1800 apenas e deve ter confundido legal e levando a crer que seria o clock padrão(leia-se o clock que é mostrado em todos os programas).
Vou tentar gravar aqui rapidão e te mandar, eu sou muito ruim com didática/ensinar e lhe mostrando exatamente como eu faço possa te ajudar ai.
Deu ruim aqui, to no meio de um voo no flight e quando eu começar a mexer no msi vai acabar crashando pelas mudanças de clock... e como já estou a + de 2hrs e ainda faltam mais 2hrs, vou tentar explicar aqui...
Vou descrever o que eu faço aqui...
-Reseta os parâmetros do msi...
-Coloca +180 no clock
-Abre as curvas do clock
-Pressionando Shift vai até 0.975
-Clica no ponto(quadrado) do 0.975 e desce -500mhz, se não der 500 deixa o mais próximo 499/501.
-Aplica e confirma que a curva a partir daquele ponto ficara retinha.
Estressa usando o gpuz e confira que o clock padrão comece por pelo menos 1845 e verifique que ele vai descendo conforme a temperatura vai subindo até estabilizar e no HWINFO64 tu pode confirmar que o clock efetivo vai está ali na casa dos 5/10 ou 15mhz abaixo.
---
Hoje de madrugada tentei aumentar um pouco o clock... com 0.875
Fiz Undervolt no processador e curti demais o resultado (tive uma queda de 15 graus), ai resolvi fazer na placa de video tbm.
Fiz mais pra "conservar" a placa, exigindo menos dos componentes...
Reduzi os 3 ultimos estagios, ficando assim.
1093 > 1010
1143 > 1020
1150 > 1030
Tive uma queda de 3 a 4 graus na temperatura (ja uso uma curva de fan bem agressiva pra nao deixar passar de 60º, porem pelo pouco que testei, parece q ficou mais estavel, principalmente no path of exile, onde o FPS oscila muito e o uso da placa tambem, as micro travadinhas que o jogo dava nessa oscilaçao de FPS, parece q diminuiram e ficaram beem mais suave (e pelos varios videos q vi, deu pra notar que o undervolt trouxe mais estabilidade pra placa).
nao ganhei muito em queda de consumo nem de temperatura, porem curti o resultado por conta dessa estabilidade.
é a primeira vez que arrisco a mexer com esse tipo de coisa na vida, entao to indo aos poucos, tentando perder o medo, por enquanto vou deixar assim, só queria mesmo reduzir o desgaste da placa e acredito que com essa mudança eu consegui alcançar esse objetivo.
Deu ruim aqui, to no meio de um voo no flight e quando eu começar a mexer no msi vai acabar crashando pelas mudanças de clock... e como já estou a + de 2hrs e ainda faltam mais 2hrs, vou tentar explicar aqui...
Vou descrever o que eu faço aqui...
-Reseta os parâmetros do msi...
-Coloca +180 no clock
-Abre as curvas do clock
-Pressionando Shift vai até 0.975
-Clica no ponto(quadrado) do 0.975 e desce -500mhz, se não der 500 deixa o mais próximo 499/501.
-Aplica e confirma que a curva a partir daquele ponto ficara retinha.
Estressa usando o gpuz e confira que o clock padrão comece por pelo menos 1845 e verifique que ele vai descendo conforme a temperatura vai subindo até estabilizar e no HWINFO64 tu pode confirmar que o clock efetivo vai está ali na casa dos 5/10 ou 15mhz abaixo.
Desculpa em não responder ontem, mas começou a relampejar muito a noite aí deixei pra mexer no pc apenas hoje. Algo que fiquei confuso aqui foi sobre os 0.975mV. Até a parte do shift eu entendi, mas depois dai fiquei perdido. Quando clico no ponto do 0.975 e diminuo -500mhz, ele diminui todos os pontos antes do 0.975, fica tipo um degrau.
Só que o restante da curva depois do 0.975 não fica reta, fica parecida como na curva padrão, tanto que na última parte da curva, os últimos pontos passam de 2000mhz e acima de 1.100mV. Quando vc tiver algum tempinho livre será que poderia mostrar em vídeo, acho que não estou acertando.
Desculpa em não responder ontem, mas começou a relampejar muito a noite aí deixei pra mexer no pc apenas hoje. Algo que fiquei confuso aqui foi sobre os 0.975mV. Até a parte do shift eu entendi, mas depois dai fiquei perdido. Quando clico no ponto do 0.975 e diminuo -500mhz, ele diminui todos os pontos antes do 0.975, fica tipo um degrau.
Só que o restante da curva depois do 0.975 não fica reta, fica parecida como na curva padrão, tanto que na última parte da curva, os últimos pontos passam de 2000mhz e acima de 1.100mV. Quando vc tiver algum tempinho livre será que poderia mostrar em vídeo, acho que não estou acertando.
É o time spy normal, infelizmente estou usando a versão demo, não tenho a paga ainda.
Opa, obrigado pelo vídeo, vou fazer isso agora mesmo, rodar testes e ver como ela se comporta. Informo daqui a pouco os resultados.
EDIT: Fiz essas configurações mas não deu bom, o teste do time spy deu erro, deu crash no primeiro teste. Fechei ele e fui verificar no visualizador de erros e vi um erro que há tempos não via, nvlddmkm:
evento 4101 display
O driver de vídeo nvlddmkm parou de responder e se recuperou com êxito.
Será que é por causa do undervolt, será normal ele acontecer? Ele ocorreu por falta de voltagem, não é? Nos testes do gpuz ele ficou variando entre 1875 e 1890mhz, creio que por causa disso deu crash, clock muito alto para a voltagem de 0.875mV, correto? No hwinfo vi que o clock efetivo chegou a 1901mhz, isso provavelmente foi o problema, vc não acha, clock alto demais para pouca voltagem?
Confiram aí em benchs se esse undervolting não está causando perda de desempenho. CPU em uncervolting geralmente causa perda de desempenho, não é como GPU.
Aqui desisti de tentar undervolt na rtx 2060, esse modelo ex white da galax não é bom para isso. Testei as várias combinações postadas aqui, mesmo com clock e voltagem mais baixas ela consome quase o mesmo que a configuração padrão.
Sem contar que não fica estável. Com 1800mhz e 0.875mV deu crash no time spy, como mostrei no comentário anterior. Testei com 1935mhz e 0.925mV, ela consome quase o mesmo que a configuração padrão. Verificando as temperaturas, a diferença foi apenas de 1~2° no core e 1~3° no hotspot, vi que não valia o estresse, vi que setando uma boa curva de fan nela e nas fans do gabinete é mais seguro, com isso a vga pode funcionar com o seu máximo de performance, sem correr risco de falha por falta de energia ou outro problema decorrente do uv mal executado.
O que farei para melhorar um pouco a temperatura dessa vga é isso aqui, certeza que só trocando a pasta térmica dela consigo obter alguns graus a menos na temperatura dela, pois a pasta que vem nessa vga é bem ruim. Qual seria uma boa pasta para se utilizar em vga?
Eu quis dizer que foi bem leve, porque pelo qu me dizem a Bios das Z690 e 790 andam forçando muito a placa, mas nem foi undervolt que melhorou minha vida, desativei algo na Bios que sempre forçava os núcleos no máximo, ex: ativa 4 núcleos todos vão em 100%, modo performance e o caralho, enquanto que desativando isso o processador usa as configurações normais da Intel mesmo.
Confiram aí em benchs se esse undervolting não está causando perda de desempenho. CPU em uncervolting geralmente causa perda de desempenho, não é como GPU.
Sim, eu pesquisei bastante antes de fazer, e no meu caso eu fiz pelo ryzen master, e nao usando aquele role do ECO-Mode na BIOS (aquele ali sim perde muito desempenho).
Meu ryzen tem clock base de 3.5 e boost de ate 4.4, eu joguei em 4.0 com a menor voltagem possivel....
como a minha VGA é fraca e limita o CPU, ele nao chega nunca em 100% de uso, mesmo rodando a 4.0 (qq dira em 4.4), entao eu preferi fazer assim e ter um ganho enorme de temperatura.
reduzi de 68 pra 53 graus em media.
a GPU ja nao notei um ganho tao grande de temperatura e tal, pq nao abaixei muito a voltagem (pelo q vi é mais complicado de refinar e tal), mas mesmo assim com a curva de fan q faço, ela reduziu de 60 pra 57 graus, baixando 120mV.
Mas ela ja roda fria naturalmente, pq pelo q pesquisei, as placas de video da Gigabyte (pelo menos a serie 500), tem TDP limitado a 95w, entao meio q ela ja rodava fria em stock por conta dessa limitaçao, so fiz abaixar um pouco mais.
fiz um leve undervolting na minha 1080 Ti esses tempos, consegui diminuir uns 4C de temperatura (jogo com algo em torno de 55C) no núcleo da placa e uns 5C (fica em torno de 67C) no VRM, consumo foi de 240W para 200W, isso mantendo o mesmo desempenho.
fazer OC nem compensa, principalmente para quem joga em resoluções mais altas (to jogando em 3440x1440p), o ganho de performance é pífio e o aumento de temperatura é significativo.
Na 3080 alguém fez , na minha coloquei a 1850 a 850mV não obtive nenhum ganho de fps porém consegui diminuir um pouco a temp coisa de 6c no máximo , CxB pensando em desempenho acho que n vale . Mas na questão de consumo e temperatura, acho que vc consegue tirar mesmo framerate com menos consumo e válido.
Estava em 906 mV com 1965Mhz na 3060 Ti, mas tive dois crashs essa semana. Mudei para 912 mV e me parece mais estável agora, apesar do hotspot ter pego 78º
Estava em 906 mV com 1965Mhz na 3060 Ti, mas tive dois crashs essa semana. Mudei para 912 mV e me parece mais estável agora, apesar do hotspot ter pego 78º
Ideal pra essas RTX, sem reduzir o clock padrão, é ali na faixa dos 925mV mesmo. Todas as 3 que eu tive, de diferentes modelos (60, 70 e 70TI), ficaram +- nessa faixa de voltagem. Abaixo disso precisa reduzir o clock e ainda assim tb pode ter certa instabilidade.
Tanto é que no meu vídeo eu falo logo do 925mV. Foi a única voltagem que passou em todos os jogos de boa.
Na 3080 alguém fez , na minha coloquei a 1850 a 850mV não obtive nenhum ganho de fps porém consegui diminuir um pouco a temp coisa de 6c no máximo , CxB pensando em desempenho acho que n vale . Mas na questão de consumo e temperatura, acho que vc consegue tirar mesmo framerate com menos consumo e válido.
Cara, mas vc reduziu o clock e jogou a voltagem mto lá embaixo.
Começa a brincar ali acima dos 925mV e coloca o clock no clock que sua placa costuma pegar de boost. Não é pra colocar no clock padrão pq assim vai perder performance.
Objetivo do undervolting é reduzir a temperatura sem necessariamente reduzir a performance.
Aqui a 3070TI cai quase 100W, dependendo do jogo, com undervolt. É algo que eu diria essencial, faz MUITA diferença na conta de luz se vc joga por muitas horas todo dia. Sem falar a temperatura.
Na 3070 eu fazia e caia de 200W~220W pra uns 140~170W dependendo do jogo. Menos "ganho" do que na 70TI agora. Ou seja, isso vai variar demais de modelo pra modelo.
Ideal pra essas RTX, sem reduzir o clock padrão, é ali na faixa dos 925mV mesmo. Todas as 3 que eu tive, de diferentes modelos (60, 70 e 70TI), ficaram +- nessa faixa de voltagem. Abaixo disso precisa reduzir o clock e ainda assim tb pode ter certa instabilidade.
Tanto é que no meu vídeo eu falo logo do 925mV. Foi a única voltagem que passou em todos os jogos de boa.
A minha chega nos 2025 MHz, mas vai caindo conforme a temperatura sobe, ficando na casa dos 1980 ~1995 MHz.
Com o Undervolt, cheguei nos 1965 MHz conforme testes. Creio que, com 925mV, eu consiga subir mais, mas quero equilibrar a performance com as temperaturas.
Vou fazer uns testes de performance com as diferenças de clock. Confesso que estou mais propenso a priorizar a temperatura do que a performance se a perda for irrelevante.
A minha chega nos 2025 MHz, mas vai caindo conforme a temperatura sobe, ficando na casa dos 1980 ~1995 MHz.
Com o Undervolt, cheguei nos 1965 MHz conforme testes. Creio que, com 925mV, eu consiga subir mais, mas quero equilibrar a performance com as temperaturas.
Vou fazer uns testes de performance com as diferenças de clock. Confesso que estou mais propenso a priorizar a temperatura do que a performance se a perda for irrelevante.
O que eu faço é deixar nesse padrão que vc observou ai. O meu aqui na 70TI é bem similar. 1995Mhz é o que eu deixo. Pq ela até chega a 2100Mhz ou quase isso, mas não fica por muito tempo nessa não. Então como segurança, deixo pouco atrás dos 2000Mhz mesmo. Ideal é usar o clock que ela costuma ficar por mais tempo mesmo.
A perda costuma ser bem irrelevante com pouca diferença de clock. Vc começa a observar muita diferença tipo de 1800Mhz pra 2000Mhz. Agora 1960Mhz pra 2000Mhz não tem diferença nenhuma. Nem vale a pena estressar a placa assim, sob risco até de crashes, etc.
Sobre o que foi dito de undervolt de CPU pode ter perda de desempenho mas depende muito do caso, vai depender da resolução, GPU utilizada, CPU utilizada, quanta tensão a pessoa tá reduzindo, do jogo/bench em si etc, e também tem que levar em conta que resultado de benchmark não se traduz diretamente pra algumas situações, e muitas vezes a redução é insignificante enquanto a queda de temp pode ser bem interessante por possibilitar usar um cooler mais barato ou ter menos ruído no sistema
Exemplo no meu 5800x que em stock (142w) roda 20c mais quente que os 95w + CO que eu uso aqui, a perda de desempenho em Cinebench R20 é de 4%~, no CPU-Z é 0, e se rodar outros 5 bench/stress diferente o resultado pode ser diferente em todos, e pra jogos a diferença foi 0 até o momento mas isso jogando numa 3070 em 1620p (e agora 4k, então menos diferença ainda), pra quem tem uma 3090 pra cima e/ou usa resoluções menores pode/vai ser diferente e por aí vai, recomendo validar em benchmark (multi e single) apenas por curiosidade e pra ter a informação mas de preferência validem sempre no uso real de vocês
Então, na real seja lá qual for a situação, undervolt em CPU geralmente vai perder performance. Agora se a tarefa, seja uma aplicação ou um jogo, vai perder, ai é outra conversa. São duas coisas distintas, mas, sim, tem toda a razão no sentido que levantou. Dependo da aplicação, vc não vai perceber essa perda de performance.
A questão é que a maioria tá fazendo undervolt de CPU ai jogando em 1080p com placas de potência bruta absurda tipo 3080. Ai a diferença de performance observada nos jogos costuma ser bem brutal até.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Cara, mas vc reduziu o clock e jogou a voltagem mto lá embaixo.
Começa a brincar ali acima dos 925mV e coloca o clock no clock que sua placa costuma pegar de boost. Não é pra colocar no clock padrão pq assim vai perder performance.
Objetivo do undervolting é reduzir a temperatura sem necessariamente reduzir a performance.
Aqui a 3070TI cai quase 100W, dependendo do jogo, com undervolt. É algo que eu diria essencial, faz MUITA diferença na conta de luz se vc joga por muitas horas todo dia. Sem falar a temperatura.
Na 3070 eu fazia e caia de 200W~220W pra uns 140~170W dependendo do jogo. Menos "ganho" do que na 70TI agora. Ou seja, isso vai variar demais de modelo pra modelo.
Então o stock dela pelo que vi seria 1800 com boost eu qdo vejo ela trabalhado em stock i pico seria algo em torno de 1920 1950. A voltagem padrão e 1076mV se n me engano . Vc fala de mandar esse 1920 e colocar a 925mV ? Pensei que sempre era interessante rodas com mais frequência e baixa voltagem tipo oc de processador.