É foda, imagino que você esteja numa situação parecida com a minha:
- Eu tinha o dinheiro pra comprar a 1070 em 2017, mas o boom de mineração me forçou a comprar uma 1050Ti quando minha placa de vídeo queimou;
- em 2019 tinha o dinheiro pra pegar uma 2060S mesmo quando ela chegou ali por 3000 e pouco, mas não tinha placa no mercado pra comprar depois do lançamento, a economia não estava lá essas coisas e quando voltou o preço estava quase 4000 porque o bitcoin tinha subido de novo;
- Segurei o dinheiro até a 3060 ficar num preço mais aceitável, acabei comprando por 2149 na Black Friday.
5 anos esperando pra comprar uma placa de vídeo, cara. Primeiro preço mais ou menos que aparece a gente avança. E fiz a mesma coisa com o processador, eu planejava pegar o 3600, mas na mesma época que ele desceu pra 650 reais, o 5600 desceu pra 830 na Terabyte... Aí você quer trocar só a placa, acaba trocando placa, processador, fonte, memória, cooler. Não me arrependo porque não fiz dívida, eu já tinha o dinheiro guardado, mas podia ter comprado essas peças com mais calma.
A sorte que tive com o chip me deixa um pouco mais calmo porque com as configurações dá pra deixar ele normal, mas pra quem não tem dinheiro prum cooler custom, é doideira deixar essa placa correr solta, me lembra a R9 280x que tive, performance maravilhosa, mas mesmo com undervolt ela beirava os 80ºC e queimou justamente por isso, 4 anos rodando em temperatura insalubre pro chip.
Aproveitando e atualizando a situação do undervolt:
Config: 1950MHz@943mV e Memória 8000MHz.
Efetivo: 1935~1945MHz
Temperatura ~70ºC. A curva das fans ainda é a minha que sobe proporcional à temperatura.
O consumo da placa antes ficava ali perto dos 170W, 165W, até 180W de transiente (que é normal nessas últimas gerações), agora o consumo está perto de 140W, 145W e o maior pico que tive aqui foi de 158W. Outra coisa que notei de comportamento da placa é que eu até conseguiria reduzir a tensão pra 925mV, mas o clock efetivo ia variar muito mais. As vezes chega em 1910MHz, raramente bate perto de 1945. Em 943mV fica mais estável, então como a perda de performance foi baixa como os amigos disseram que seria, mantive 1950MHz.