[TÓPICO DEDICADO] Undervolting em Placas de Vídeo

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ScrooW
  • Data de Início Data de Início
Então, na real seja lá qual for a situação, undervolt em CPU geralmente vai perder performance. Agora se a tarefa, seja uma aplicação ou um jogo, vai perder, ai é outra conversa. São duas coisas distintas, mas, sim, tem toda a razão no sentido que levantou. Dependo da aplicação, vc não vai perceber essa perda de performance.

A questão é que a maioria tá fazendo undervolt de CPU ai jogando em 1080p com placas de potência bruta absurda tipo 3080. Ai a diferença de performance observada nos jogos costuma ser bem brutal até.

Me deixa em paz Strelok, esse ano eu compro um monitor 4K, EU PROMETO!!! :blaur::blaur::blaur::blaur::blaur:

Então o stock dela pelo que vi seria 1800 com boost eu qdo vejo ela trabalhado em stock i pico seria algo em torno de 1920 1950. A voltagem padrão e 1076mV se n me engano . Vc fala de mandar esse 1920 e colocar a 925mV ? Pensei que sempre era interessante rodas com mais frequência e baixa voltagem tipo oc de processador.
Se ela trabalha geralmente ali nessa faixa, tenta 1920Mhz e 925mV. Veja se fica estável e utilize bench pra ver se perdeu performance.

Rodar com frequencia mais baixa vai fazer vc perder performance. Ai vai do objetivo de cada um mesmo.

Se ela trabalha geralmente ali nessa faixa, tenta 1920Mhz e 925mV. Veja se fica estável e utilize bench pra ver se perdeu performance.

Rodar com frequencia mais baixa vai fazer vc perder performance. Ai vai do objetivo de cada um mesmo.
Certo eu conseguindo que ela fique estável a essa frequência e interessante eu aumentar a frequência ou baixar a mV ? Se eu conseguir essa mesma frequência com contagem menor .

" Diga-me se consegues pelo menos 1h no mínimo de jogatina em Metro Exodus Enhanced Edition sem travar e eu te direi se o seu undervolt/oc é estável "
Com tudo no máximo e RT ativado é sem dúvidas o melhor teste de undevolt/oc que tem .

Tentem isso e diga aqui ...

" Diga-me se consegues pelo menos 1h no mínimo de jogatina em Metro Exodus Enhanced Edition sem travar e eu te direi se o seu undervolt/oc é estável "
Com tudo no máximo e RT ativado é sem dúvidas o melhor teste de undevolt/oc que tem .

image.png

O meu ta pago :yeah:

Certo eu conseguindo que ela fique estável a essa frequência e interessante eu aumentar a frequência ou baixar a mV ? Se eu conseguir essa mesma frequência com contagem menor .
Conforme estabiliza o clock e a voltagem, satisfeito com a performance, vc pode tentar reduzir de pouquinho em pouquinho a voltagem. Mas pela minha experiênca, dificilmente menos de 900mv vai ficar estável e 925mv costuma ser o sweet spot para as RTX3000 que já testei.

Dying Light 2 com ray tracing e FPS destravado é tenso, também.

Consegui reduzir a potência de 180W pra 130W da 6700XT. Bastou reduzir de 1200 pra 1120mV e os clocks de 2579 pra 2400.

Não testei muito. Reduzi os clocks só por garantia. Talvez funcione sem reduzir.
Aqui eu baixei pra 2400MHz e 1100mV se não me engano. Vou deixar assim. Por enquanto não peguei game que usa 99% da GPU então só fiz alguns testes sintéticos.
Baixou pra caraio o consumo tb.

@LeigoGamer, nesses últimos 3 dias meti o louco aqui, mesmo sem ter um kit de limpeza ideal abri a rtx 2060 para tentar melhorar as altas temperaturas dela. E fiz bem, pois já tinha sinais de oxidação, consegui remover na escova de dente usando agua e sabão neutro, dissipador voltou a brilhar como antes, agora limpinho.

Ainda bem que os termal pads estavam em bom estado, bem macios, mas pretendo comprar um paquímetro para tirar as medidas deles e adquirir termal pads novos e de boa qualidade. Mas se tem algo que é péssimo nas vgas da galax é a pasta térmica, é uma porcaria e explico o motivo. Como resolvi abri a mesma do nada, não comprei nenhum produto de limpeza para ela, como pasta térmica, os termal pads, limpa contatos e etc.

Só tinha o alcool 99,5% e a pasta térmica do nótus β, da pcyes. Espalhei no die da gpu usando o dedo mesmo, ficou aquele "reboco", mas cobriu toda a superfície, pois a pasta que vem com esse cpu cooler é meio densa, difícil de espalhar corretamente. Achei que as temperaturas iriam ficar horríveis, mas foi o contrário, antes em um simples teste no time spy do 3dmark, pra ela ficar abaixo de 75º, em um dia frio, as fans dela ficavam acima de 80% e as fans do gabinete beiravam entre 60~80%, um barulho infernal. Teste com furmark sem chances da fazer, capaz dela explodir de tão quente que iria ficar.

Agora, usando a pasta da pcyes, e vga limpa, "parafusada" corretamente (pois acho que a mesma não estava fixa da forma correta), no 3dmark em nenhum dos testes ela passou de 70º, ficando no máximo entre 65~68º, ficou ótimo. Rodei um furmark, pra forçar logo 100% dela, máximo que chegou foi em 67º, isso os testes feitos a tarde, em um dia mais quente e abafado. Resumindo, uma simples troca de pasta térmica deu uma sobrevida a 2060 ex white, já sabia que a pasta térmica utilizada pela galax era ruim, mas não tanto assim, até um pasta simples, como a da pcyes que vem com o nótus β segurou as pontas, e muito bem, com o pc ficando com bem menos ruído, pois as fans rodam com menos rpm agora.

Resumindo: agora consigo usar a vga com 100%, sem precisar reduzir clock ou voltagem para mantê-la mais fria. Ainda até farei um teste depois botando ela em 1935mhz e 925mV, pois nessa frequência/voltagem foi a única que ela funcionou "aparentemente" sem problemas, mas tenho quase certeza que irá ficar com temperatura mais fria. No mais, estou satisfeito com a limpeza, fiz com o maior cuidado possível, principalmente no dissipador e reaplicação dos termal pads, pois ainda acho que aqui a galax fez cagada na montagem dessa vga. E a troca da pasta térmica solucionou de vez o problema por agora, me dando mais tempo para adquirir uma pasta de excelente qualidade e termal pads no mesmo nível, pelo menos agora ela está fria, evitando problemas futuros por causa de altas temperaturas.

Na minha 2060 Super eu uso da seguinte forma: OC de +500mhz na memória, e curva com undervolt a 0.925V e OC no core em1950mhz.
Ficou estável e ganhei bastante pontuação no benchmark comparado com usar tudo em stock, além de ter ficado mais fria.

Na minha 2060 Super eu uso da seguinte forma: OC de +500mhz na memória, e curva com undervolt a 0.925V e OC no core em1950mhz.
Ficou estável e ganhei bastante pontuação no benchmark comparado com usar tudo em stock, além de ter ficado mais fria.
OC na memória? Isso raramente representa ganhos em frames nos jogos. Muitas vezes absoluto oposto, devido a forma como os timings são automaticamente alocados para valores maiores.

OC na memória? Isso raramente representa ganhos em frames nos jogos. Muitas vezes absoluto oposto, devido a forma como os timings são automaticamente alocados para valores maiores.

A perda de desempenho se tem com o ECC/EDR entrando em ação e corrigindo os erros o que faz a pessoa perder desempenho ao invés de ganhar.

Tem que fazer testes subindo de 50/100mhz por vez até o benchmark/jogo apresentar uma diluição de pontuação/performance.

Realmente a galera taca 1000, vai jogar, não ver artefatos ou crashs e pensa que isso está estável.

A perda de desempenho se tem com o ECC/EDR entrando em ação e corrigindo os erros o que faz a pessoa perder desempenho ao invés de ganhar.

Tem que fazer testes subindo de 50/100mhz por vez até o benchmark/jogo apresentar uma diluição de pontuação/performance.

Realmente a galera taca 1000, vai jogar, não ver artefatos ou crashs e pensa que isso está estável.
Li uma matéria que explicava não ser essa a razão, mas o aumento dos timings relativos ao acesso. Seja como for, geralmente perde performance em jogos e ganha um cadinho de nada em benchs.

Li uma matéria que explicava não ser essa a razão, mas o aumento dos timings relativos ao acesso. Seja como for, geralmente perde performance em jogos e ganha um cadinho de nada em benchs.
Bom, aqui na minha VGA, em jogos, eu ganho cerca de 2 fps com o OC de +500 no memory clock.

Essa perda de desempenho que vcs mencionam é se a pessoa passa do "ponto", o que na minha, claramente, não é nos +500 que ela passa do ponto.

2 fps pode ser nada pra uns, mas pra quem tem uma VGA fraca e joga em 1440p, como é meu caso, já ajuda.

Não se pode generalizar. Cada caso é um caso.
Inclusive há VGAs que te dão mais ganho de fps com OC na memória do que com OC no core. O próprio jayztwocents já mostrou isso.

ClockVoltagePowerTemp gpuJunction MemHotspotGameFPS AvgPtsDiff/fps
Stock1.069v420w75.1°86°86.4°Super Position 8k56.13
7505​
100%​
1770mhz0.818v319w63.8°78°76.4°Super Position 8k54.69
7311​
97,43%​
1785mhz0.831v325w64.1°78°76.8°Super Position 8k54.92
7342​
97,84%​
1800mhz0.843v333w64.6°80°77.3°Super Position 8k55.22
7383​
98,37%​
1815mhz0.856v342w66.1°80°78.5°Super Position 8k55.49
7419​
98,86%​
1830mhz0.868v351w66.9°80°79.7°Super Position 8k55.87
7470​
99,53%​
1845mhz0.881v364w68.4°82°81.2°Super Position 8k56.32
7530​
100,33%​
(Temperatura ambiente 22°~23° by AC )

São Clocks cravados nos jogos . Tem um incremento de +15mhz na curva. Logo minha curva está definida em 1800mhz para cravar em 1815mhz por exemplo.
Undervolts testados por horas em jogatinas de Metro Exodus EE , A plage tale requiem e Control .
Usei o Superposition no 8k optimized apenas para fazer a tabela analisando a média de fps, consumo e temperaturas no benchmarker.

Diferenças consideráveis para o stock nas temperaturas/consumo, obtendo a mesma média de fps praticamente . Vi isso o tempo todo durante os jogos. Sim, nos jogos fica um pouco mais quente, algo de 2° a 3° a mais que nesse benchmarker em todos os sensores ali, embora o stock se mantenha como está ali no bench, exceto o hotspot do stock que chega a 89° em alguns casos.

Não tenho os melhores chips binned que se via com mais frequência no inicio da série , onde se faziam 0,806v @ 1800mhz, mas tenho algo bem interessante aqui . Usei como parâmetro para dá partida em um clock+volt inicial de um user que vi em um fórum lá fora que possui uma msi 3090 SuprimX e bateu com a minha 3090 FTW3. Na verdade, posso até fazer 0,006 a menos em alguns clocks que a suprim dele , mas não muda nada.

Se alguém quiser comparar ...
RTX 3090 FTW3 ULTRA + i7 4790K @ 4.5ghz + 16gb ddr3 2133mhz .

Ryzen 7900X3D irá descansar esse velho guerreiro em breve .

ClockVoltagePowerTemp gpuJunction MemHotspotGameFPS AvgPtsDiff/fps
Stock1.069v420w75.1°86°86.4°Super Position 8k56.13
7505​
100%​
1770mhz0.818v319w63.8°78°76.4°Super Position 8k54.69
7311​
97,43%​
1785mhz0.831v325w64.1°78°76.8°Super Position 8k54.92
7342​
97,84%​
1800mhz0.843v333w64.6°80°77.3°Super Position 8k55.22
7383​
98,37%​
1815mhz0.856v342w66.1°80°78.5°Super Position 8k55.49
7419​
98,86%​
1830mhz0.868v351w66.9°80°79.7°Super Position 8k55.87
7470​
99,53%​
1845mhz0.881v364w68.4°82°81.2°Super Position 8k56.32
7530​
100,33%​
(Temperatura ambiente 22°~23° by AC )

São Clocks cravados nos jogos . Tem um incremento de +15mhz na curva. Logo minha curva está definida em 1800mhz para cravar em 1815mhz por exemplo.
Undervolts testados por horas em jogatinas de Metro Exodus EE , A plage tale requiem e Control .
Usei o Superposition no 8k optimized apenas para fazer a tabela analisando a média de fps, consumo e temperaturas no benchmarker.

Diferenças consideráveis para o stock nas temperaturas/consumo, obtendo a mesma média de fps praticamente . Vi isso o tempo todo durante os jogos. Sim, nos jogos fica um pouco mais quente, algo de 2° a 3° a mais que nesse benchmarker em todos os sensores ali, embora o stock se mantenha como está ali no bench, exceto o hotspot do stock que chega a 89° em alguns casos.

Não tenho os melhores chips binned que se via com mais frequência no inicio da série , onde se faziam 0,806v @ 1800mhz, mas tenho algo bem interessante aqui . Usei como parâmetro para dá partida em um clock+volt inicial de um user que vi em um fórum lá fora que possui uma msi 3090 SuprimX e bateu com a minha 3090 FTW3. Na verdade, posso até fazer 0,006 a menos em alguns clocks que a suprim dele , mas não muda nada.

Se alguém quiser comparar ...
RTX 3090 FTW3 ULTRA + i7 4790K @ 4.5ghz + 16gb ddr3 2133mhz .

Ryzen 7900X3D irá descansar esse velho guerreiro em breve .

Legal demais essa tabela, só assim a pessoa tem uma pequena noção dos ganhos.

Outra coisa, ta usando qual driver ?

Legal demais essa tabela, só assim a pessoa tem uma pequena noção dos ganhos.

Outra coisa, ta usando qual driver ?
Isso. Criando uma planilha e comparando a gente sabe se vale o esforço e o tempo gasto ajustando a curva.
Tem uma diferença ali de 2,6% a menos em fps em relação ao stock na menor voltagem e menor clock. Mas o consumo menor e as temperaturas bem abaixo paga esse preço e sobra bastante troco por assim dizer .

Driver penúltimo 528.24 .

Bom, como minha rtx 2060 melhorou um pouco as temperaturas depois da limpeza, resolvi voltar a testar undervolt nela, quero ver como vai ficar as temperaturas nela. Estou relendo os posts novamente, mas também estava vendo alguns vídeos no yt sobre uv na 2060 e este aqui em específico chamou minha atenção, por ser muito simples.

Será que realmente funciona o uv desse vídeo? Basicamente ele apenas reduziu o power/temp limit ao mínimo que a vga dele suportava, 72º/65º respectivamente. Também adicionou +160 no core clock, no teste do rdr2 o clock ficou entre 1800~1845mhz, o consumo ficou abaixo de 130w, tendo média entre 123-125w, uma redução de mais de 35~40w da configuração padrão.

Teve momentos que vi a 2060 dele passar de 170w de consumo, ficou ótimo a configuração que ele fez. Mas na opinião de vcs que mexem com uv há muito tempo, esse método é válido, seguro? Nunca tinha visto algo do tipo, apenas os modelos descritos aqui no tópico. Mas acho que o cara do vídeo teve sucesso pela gpu dele ser gold, pelo visto, pois lendo os comentários foram poucos que obtiveram sucesso com a configuração dele, muitos tiveram crashs, artefatos e etc, parece ser loteria funcionar bem ou não.

Última edição:
pessoal, tava dando uma pesquisada sobre undervolt na 3060ti (galax)
comecei a pouco tempo a fazer, eu achei mais estável aqui deixar em 0,925mv de tensão e 1965mhz testando e parece realmente essa ser uma margem boa pra muita gente, variando um pouco pra mais e pra menos, alguns mais agressivo pra mais ou menos.
No reddit vi que muita gente faz overclock nas memórias, geralmente algo como +450 até +1000.
Valeria a pena eu fazer?
Pelo fatos das minhas memórias serem gddr6x faz alguma diferença em overclock?

No reddit vi que muita gente faz overclock nas memórias, geralmente algo como +450 até +1000.
Valeria a pena eu fazer?
Pelo fatos das minhas memórias serem gddr6x faz alguma diferença em overclock?
Cada geração de VGA responde de uma forma diferente a overclock nas memórias. Pesquise bastante em relação à sua e veja o que o pessoal têm feito (E aidna assim, isso só te dará uma idéia, pois mesmo dentro da mesma geração, as placas não respondem todas da mesma forma). Testar não custa nada, é só não meter o pé na jaca. Vai de leve e faça testes, tanto em bench quanto games, e veja.

Como eu disse numa postagem pra cima, na minha 2060 Super eu uso +500, tenho ganho em bench, e ganho bem leve em game. Mas minha vga é geração diferente da sua.

• Curtir
Reações: Thw
Desculpe a pergunta mas alguém achou um tutorial de undervolt nas RTX 4XXX??

Desculpe a pergunta mas alguém achou um tutorial de undervolt nas RTX 4XXX??

Pelo pouco que eu acompanhei de relatos no tópico das RTX 4K, elas não lidam bem com undervolting(tradicional), a galera tem bons resultados limitando o power limit se eu não me engano.

Eu nunca tinha feito undervolt e decidi testar agora no verão quando peguei uma RTX 3060 12GB ainda mais fazendo umas semanas de onda de calor tensas no sul, dentro de casa estava uns 30+ºC sem AC. Mexendo no Afterburner consegui achar um ponto massa de 1950 MHz (detalhe que esse clock boost só pega às vezes em stock) e 925mV.

Minha última GPU tinha sido uma GTX 1060 e percebi que essas Ampere são meio esquentadinhas em full load, claro que num calor ambiente absurdo não dá pra exigir muito, chega a uns 75ºC + ou -. Depois que setei o undervolt foi pra no máximo 70 ºC, com uma temperatura ambiente mais amena baixa menos ainda, fora que o que gostei mesmo foi também a redução na velocidade das fans. E de brinde de 170W de consumo deu uma reduzidinha pra uns 140W.

Vale a pena dar uma testada.

Aqui no Rio não estava um calor absurdo quando comprei a 3060, então não notei o quão ruim é essa MSI Ventus 2x. Fan barulhento e aparentemente o backplate de plástico contribui para o acúmulo de calor no hotspot. No último mês as temperaturas tem ficado em torno de 30ºC e estava vendo minha GPU atingir 76ºC jogando, 78ºC rodando o heaven. Fui procurar e vi que tem gente com a Gigabyte Eagle e o mesmo modelo que eu que estão chegando nessa casa mesmo, algumas até normalizam entre 78~80ºC.

Fiz um undervolt na mesma casa que os gringos fazem da 3060Ti. Resolvi reduzir o clock máximo de 2017MHz pra 2010MHz e botar um limite de 975mv. Essa configuração com meu perfil de ventoinha (que já estava ativo antes, a ventoinha só roda acima de 90% a partir de 80ºC) causou uma redução pra 75ºC quando a placa estabiliza a temperatura (rodando o heaven por uns 30 minutos). Melhorou mas ainda estou achando bem ruim. Sugestões? Lembrando que a placa ainda está na garantia.

Users who are viewing this thread

Voltar