@LeigoGamer, nesses últimos 3 dias meti o louco aqui, mesmo sem ter um kit de limpeza ideal abri a rtx 2060 para tentar melhorar as altas temperaturas dela. E fiz bem, pois já tinha sinais de oxidação, consegui remover na escova de dente usando agua e sabão neutro, dissipador voltou a brilhar como antes, agora limpinho.
Ainda bem que os termal pads estavam em bom estado, bem macios, mas pretendo comprar um paquímetro para tirar as medidas deles e adquirir termal pads novos e de boa qualidade. Mas se tem algo que é péssimo nas vgas da galax é a pasta térmica, é uma porcaria e explico o motivo. Como resolvi abri a mesma do nada, não comprei nenhum produto de limpeza para ela, como pasta térmica, os termal pads, limpa contatos e etc.
Só tinha o alcool 99,5% e a pasta térmica do nótus β, da pcyes. Espalhei no die da gpu usando o dedo mesmo, ficou aquele "reboco", mas cobriu toda a superfície, pois a pasta que vem com esse cpu cooler é meio densa, difícil de espalhar corretamente. Achei que as temperaturas iriam ficar horríveis, mas foi o contrário, antes em um simples teste no time spy do 3dmark, pra ela ficar abaixo de 75º, em um dia frio, as fans dela ficavam acima de 80% e as fans do gabinete beiravam entre 60~80%, um barulho infernal. Teste com furmark sem chances da fazer, capaz dela explodir de tão quente que iria ficar.
Agora, usando a pasta da pcyes, e vga limpa, "parafusada" corretamente (pois acho que a mesma não estava fixa da forma correta), no 3dmark em nenhum dos testes ela passou de 70º, ficando no máximo entre 65~68º, ficou ótimo. Rodei um furmark, pra forçar logo 100% dela, máximo que chegou foi em 67º, isso os testes feitos a tarde, em um dia mais quente e abafado. Resumindo, uma simples troca de pasta térmica deu uma sobrevida a 2060 ex white, já sabia que a pasta térmica utilizada pela galax era ruim, mas não tanto assim, até um pasta simples, como a da pcyes que vem com o nótus β segurou as pontas, e muito bem, com o pc ficando com bem menos ruído, pois as fans rodam com menos rpm agora.
Resumindo: agora consigo usar a vga com 100%, sem precisar reduzir clock ou voltagem para mantê-la mais fria. Ainda até farei um teste depois botando ela em 1935mhz e 925mV, pois nessa frequência/voltagem foi a única que ela funcionou "aparentemente" sem problemas, mas tenho quase certeza que irá ficar com temperatura mais fria. No mais, estou satisfeito com a limpeza, fiz com o maior cuidado possível, principalmente no dissipador e reaplicação dos termal pads, pois ainda acho que aqui a galax fez cagada na montagem dessa vga. E a troca da pasta térmica solucionou de vez o problema por agora, me dando mais tempo para adquirir uma pasta de excelente qualidade e termal pads no mesmo nível, pelo menos agora ela está fria, evitando problemas futuros por causa de altas temperaturas.