Viajar - Locais e recomendações

Por onde vocês reservam a hospedagem em outros países? No booking mesmo, pagando em real?
o booking é sacana, aparece em reais, mas cobra na moeda do país e ai já viu, soca iof no seu rabo, como foi minha primeira vez, descobri na prática.

No airbnb não tem erro, aparece em reais e cobra em reais.
 
Por onde vocês reservam a hospedagem em outros países? No booking mesmo, pagando em real?

o booking é sacana, aparece em reais, mas cobra na moeda do país e ai já viu, soca iof no seu rabo, como foi minha primeira vez, descobri na prática.
No airbnb não tem erro, aparece em reais e cobra em reais.

No Booking tem essa safadeza mesmo.
E as vezes eles fazem um cotação abaixo só pra aparecer mais barato em R$ na tela e quando aparece no cartão tá o valor em moeda estrangeira.
E por ser uma compra internacional bota o IOF adicional.

O AirBnb que o colega citou é perfeito. Usei mais de 60 vezes pro mundo todo.
O que aparece em R$ na tela é o que é cobrado. Tem opção de parcelar com juros "baixos".

Uso muito Expedia.com.br que também cobra em R$ sem IOF.
E tem parcelamento em até 10x. Não entendo bem a política, as vezes o parcelamento é com juros mas tem ocasiões que é sem juros...

Nessa última viagem que estou postando pela Ásia, usei bastante o Trip.com
Pra hotéis na China ele é excelente pois por ser um site de origem chinesa (com sede em Singapura), nele aparece hotéis de fora do circuito internacional.
Booking, Expedia, Agoda só fazem cotação na China dos hotéis de rede ocidental, já no Trip.com aparece hotéis chineses mesmo e o preço é MUITO, MUITO mais barato.
Usei também para comprar os trens internos entre cidades dentro da China.

Voltando ao AirBnb, tem vezes que vale a pena e outras nem tanto.
Na minha visita anterior ao Japão por exemplo, fiquei em BnB em várias cidades (Tokyo, Hiroshima, Osaka, Kyoto). Usei em Pequim também.
Desta vez estava mais caro que hotéis bons e bem localizados.
Acabei que nesses 28 dias que fiquei fora, foi tudo em hotel e nenhum Bnb, o que pra mim é bem raro.

---------------------

Últimas de Jeju:

Geumneung Beach
AsspyZv.jpg


Cheonjeyeon Waterfalls
0UUNhBr.jpg


Baía Oedolgae
w5YmlIW.jpg


Geumneung Beach
Dow7Bf9.jpg


Detalhe da formação da pedra vulcânica.
A lava vai solidificando em contato com as ondas do mar dando esse efeito na superfície da pedra.
EuQphyg.jpg


Último dia tinha planos de visitar Udo que é uma ilha da ilha de Jeju.
Mas o dia tava bem feio, e resolvi dirigir numa rodovia que vai em direção ao principal vulcão Hallasan (que também é o ponto mais alto da Coréia toda).
Essa estrada chega num trecho em 1100m de altitude, o termômetro do carro marcava -4°C.
1100고지 휴게소
SwjJ5Oe.jpg


Na manhã do dia seguinte voei para Seul pela cia aérea Tway Air.
Dei sorte na pintura do avião:
a8tPQ0T.jpg
 
Última edição:
Por onde vocês reservam a hospedagem em outros países? No booking mesmo, pagando em real?

Reservei as minhas esse ano pelo Booking.

Tem essa questão do IOF que o @l_x falou e vc fica sujeito à cotação da moeda no dia.

Nos últimos anos reservei tudo pelo AirBnB e tbm enfrentei perrengues (esqueceram de mim uma vez e na outra eu não encontrava o anfitrião pra fazer check-in).

Quando fui a primeira vez pra fora reservamos todos os hotéis e hostels pelo próprio site dos lugares e não tivemos problemas do tipo.
 
Nos últimos anos reservei tudo pelo AirBnB e tbm enfrentei perrengues (esqueceram de mim uma vez e na outra eu não encontrava o anfitrião pra fazer check-in).
Eita, eram hosts novos? eu sempre vejo as avaliações do host tbm antes de reservar, e sempre vou conversando com ele pelas mensagens no app do Airbnb
 
Eita, eram hosts novos? eu sempre vejo as avaliações do host tbm antes de reservar, e sempre vou conversando com ele pelas mensagens no app do Airbnb

Não eram hosts novos, mas nos dois casos foi falta de comunicação, no primeiro da minha parte por imaturidade com a plataforma e no segundo por culpa do local.

O primeiro foi em Curitiba, era o primeiro AirBnB que ia ficar na vida, fiz a reserva meses antes e só entrei em contato com o anfitrião no dia.

Resultado = Cheguei no prédio, o porteiro não sabia da minha reserva, liguei pro anfitrião que tbm não lembrava de mim e até o final da estadia me chamou de "Rodrigo", mas prontamente mandou uma faxineira dar um talento no quarto e nesse meio tempo aproveitei pra conhecer o Jardim Botânico.

No segundo caso foi em Balneário Camboriú, o cara que conversei após fazer a reserva pediu as contas da pousada e não avisou, fiquei trocando ideia achando que estava tudo certo e no dia do check-in o dono da pousada queria me cobrar de novo alegando que esse ex-funcionário tinha ficado com o dinheiro.

Por fim fiquei e não paguei 1 centavo a mais, mas perdi mais de meia hora andando a pousada atrás desse veio.

Nesse dia eu e a patroa quase desistimos e fomos pra um hotel. O lugar tinha acesso livre, andamos tudo e tivemos acesso ao corredor dos quartos sem cruzar com uma alma. Mas no final nada que duas passadas de chave na porta do quarto não resolvessem.

:gente:
 
  • Curtir
Reações: l_x
Passagens e hospedagem pagas. Ficaremos 5 dias em Madri e 5 dias em Barcelona. Agora estou montando o roteiro, incluindo algumas cidades pra visitar no bate a volta!

3,600 na passagem e +- 2900 pra cada, de hospedagem, por cidade (Airbnb).
 
  • Curtir
Reações: l_x
Passagens e hospedagem pagas. Ficaremos 5 dias em Madri e 5 dias em Barcelona. Agora estou montando o roteiro, incluindo algumas cidades pra visitar no bate a volta!

3,600 na passagem e +- 2900 pra cada, de hospedagem, por cidade (Airbnb).

Infelizmente o preço da passagem acabou estabilizando nessa faixa de preço aí pra Europa...

O destino que vc escolheu é excelente em termos de turismo, tem bastante coisa pra fazer.
E pra complicar, o em torno de Madrid também é muito rico em atrações.
Vou escrever aqui o que já tive o prazer de conhecer (fiz de carro):
Sul: Consuegra e Toledo
Oeste: San Lorenzo de El Escorial e Vale do Caídos (se esticar um pouco dá pra ir até Ávila).
Norte: Real Sitio de San Ildefonso e Segóvia.

De Barcelona eu fui de trem pra Valência e depois Saragoza. Ambas excelentes também.

Logicamente não dá pra conhecer tudo no prazo de dias que vc reservou e pra escolher em quais ir vai ser complicado!! hahahaaaa


--------------


Estou lentamente limpando as fotos da última trip.
Separei a seguir algumas de Seoul.
Meus planos para a visitar a cidade (que nunca tinha ido) foram alterados pelo clima, tava negativo -5° e nevando.
Depois parou a neve e o céu limpou bem mas o frio cortando com o vento forte.

A cidade no passado tinha uma muralha de proteção circundando todo o centro.
E ainda restaram alguns trechos de muro e vários portões como esse abaixo:
Sungnyemun
qHU2bdk.jpg


Uma das atrações mais importantes de Seoul, o palácio imperial de 1395:
Gyeongbokgung
jaUSmCs.jpg


Trono imperial com o símbolo das montanhas, sol e lua.
pmpNjn6.jpg


Tinha muitas moças com vestimenta antiga tradicional Hanbok tirando fotos.
7aSZFe3.jpg


Hyangwonjeong Pavilion
fBMNDlC.jpg
 
Infelizmente o preço da passagem acabou estabilizando nessa faixa de preço aí pra Europa...

O destino que vc escolheu é excelente em termos de turismo, tem bastante coisa pra fazer.
E pra complicar, o em torno de Madrid também é muito rico em atrações.
Vou escrever aqui o que já tive o prazer de conhecer (fiz de carro):
Sul: Consuegra e Toledo
Oeste: San Lorenzo de El Escorial e Vale do Caídos (se esticar um pouco dá pra ir até Ávila).
Norte: Real Sitio de San Ildefonso e Segóvia.

De Barcelona eu fui de trem pra Valência e depois Saragoza. Ambas excelentes também.

Logicamente não dá pra conhecer tudo no prazo de dias que vc reservou e pra escolher em quais ir vai ser complicado!! hahahaaaa


--------------


Estou lentamente limpando as fotos da última trip.
Separei a seguir algumas de Seoul.
Meus planos para a visitar a cidade (que nunca tinha ido) foram alterados pelo clima, tava negativo -5° e nevando.
Depois parou a neve e o céu limpou bem mas o frio cortando com o vento forte.

A cidade no passado tinha uma muralha de proteção circundando todo o centro.
E ainda restaram alguns trechos de muro e vários portões como esse abaixo:
Sungnyemun
qHU2bdk.jpg


Uma das atrações mais importantes de Seoul, o palácio imperial de 1395:
Gyeongbokgung
jaUSmCs.jpg


Trono imperial com o símbolo das montanhas, sol e lua.
pmpNjn6.jpg


Tinha muitas moças com vestimenta antiga tradicional Hanbok tirando fotos.
7aSZFe3.jpg


Hyangwonjeong Pavilion
fBMNDlC.jpg
Valeu pelas recomendações! Esse preço é caro para o destino? Me pareceu ser o mais baixo dos ultimos meses..

Toledo e Segóvia estavam no plano já.. farei tudo de trem! Por isso, tem algumas limitações.. gostaria de conhecer "Ronda", mas não vai rolar. Ainda coloquei Sepúlveda, Montserrat e Girona nos bate e volta da vida.

Ficou caro pra alugar carro por lá? Mais alguma dica pra um marinheiro de primeira viagem? Literalmente não sei nada sobre essas coisas..
 
Valeu pelas recomendações! Esse preço é caro para o destino? Me pareceu ser o mais baixo dos ultimos meses..

Toledo e Segóvia estavam no plano já.. farei tudo de trem! Por isso, tem algumas limitações.. gostaria de conhecer "Ronda", mas não vai rolar. Ainda coloquei Sepúlveda, Montserrat e Girona nos bate e volta da vida.

Ficou caro pra alugar carro por lá? Mais alguma dica pra um marinheiro de primeira viagem? Literalmente não sei nada sobre essas coisas..
Em barcelona pegue no aeroporto o ticket t casual acho que é, que por 20 euros, vc pode rodar ilimitado de trem/metro/onibus por até 1 mes. Valeu a pena DEMAIS. Ai use o google maps pra se locomover e ver as rotas pra onde vc quer ir com esses transportes. Ele já inclui tbm o trem do aeroporto pro centro da cidade.
 
Valeu pelas recomendações! Esse preço é caro para o destino? Me pareceu ser o mais baixo dos ultimos meses..

Toledo e Segóvia estavam no plano já.. farei tudo de trem! Por isso, tem algumas limitações.. gostaria de conhecer "Ronda", mas não vai rolar. Ainda coloquei Sepúlveda, Montserrat e Girona nos bate e volta da vida.

Ficou caro pra alugar carro por lá? Mais alguma dica pra um marinheiro de primeira viagem? Literalmente não sei nada sobre essas coisas..

O preço pós pandemia está inflacionado.
Houve um grande acúmulo de pessoas que não viajaram por conta das restrições sanitárias e que agora estão querendo voar.
Ou seja a procura por tickets está mais alta do que as cias aéreas conseguem ofertar.
Inclusive elas estão com falta de pilotos e os pedidos de aeronaves na Boeing/Airbus estão a todo vapor agora no pós pandemia.

Ir de trem acaba restringindo um pouco por conta dos horários de saída e chegada mas vai ser bem legal também.
Ronda é bem mais sul, eu fiz numa outra trip quando rodei Malaga, Sevilha, Córdoba e Granada.

Os valores de aluguel de carro variam muito de região pra região e também na época do ano.
Se vc está em 2 pessoas tem que pesquisar bem se vale a pena (contabilizar combustível e estacionamentos). Num grupo de 4 já é mais vantagem.
Aluguei agora na Coréia e foi essencial para rodar a ilha de Jeju, senão não teria tempo hábil pra visitar todos os pontos se dependesse do transporte público....

A dica que eu deixo para todos que me questionam é montar um Excel detalhado com os pontos que vc quer visitar em cada cidade.
Numa outra aba detalhar o hora a hora de cada dia da sua viagem.
Deixo um exemplo da minha última trip.
Faço isso para todas as viagens o que me livra de dedicar tempo demais para uma atração que vejo em 10min, e o oposto também de reservar 15min para uma atração que leva 2 horas pra conhecer.

FzUaakj.jpg




-------------------



Mais algumas fotos. Agora da parte moderna de Seoul:

Centro COEX:
j09Cf7D.jpg


Alguém mais pega a referência?
ixnqMHH.jpg


Starfield Library
ZZ605t9.jpg


Atualmente o 6º edifício mais alto do mundo.
Subi até o mirante e foi fantástico!!!!
Lotte World Tower:
Z57P0q7.jpg


Vista para o Lotte World Tower após o Seokchon Lake:
tvCvODq.jpg
 
Última edição:
A dica que eu deixo para todos que me questionam é montar um Excel detalhado com os pontos que vc quer visitar em cada cidade.
Numa outra aba detalhar o hora a hora de cada dia da sua viagem.
Deixo um exemplo da minha última trip.
Faço isso para todas as viagens o que me livra de dedicar tempo demais para uma atração que vejo em 10min, e o oposto também de reservar 15min para uma atração que leva 2 horas pra conhecer.
FzUaakj.jpg
Boa dica, eu fiz mais ou menos o mesmo formato, só que no aplicativo de lembretes do iPhone. Além de te notificar (caso vc coloque data e horário), ele fica em formato de lista com check box para vc ir tickando conforme vai fazendo as coisas...
 
Boa dica, eu fiz mais ou menos o mesmo formato, só que no aplicativo de lembretes do iPhone. Além de te notificar (caso vc coloque data e horário), ele fica em formato de lista com check box para vc ir tickando conforme vai fazendo as coisas...

Por coincidencia tô saindo hoje do universo Android pro iOS, vou seguir essa dica aí!
 
Últimas de Seoul!

Vista do quarto do hotel para o Cheonggyecheon.
AzOUgj7.jpg


Cheonggyecheon durante o dia em frente ao hotel.
É uma reurbanização de um rio/córrego. Virou atração na cidade. No verão fica lotado.
Ed6DRsD.jpg


N Seoul Tower, fui de ônibus circular.
iHXIllF.jpg


Dongdaemun Design Plaza
É um centro de exposições e museu bem no miolo da cidade. Ultra moderno/futurista a arquitetura.
omQQtB0.jpg


E do ladinho do hotel ficava o Templo Jogyesa
oPxhYDs.jpg


Achei a cidade de Seoul muito boa do ponto de vista turístico, muita coisa pra fazer pra todos os gostos, moderno e histórico.
Metro excelente. Comida idem.
Pra mim, já tava faltando um pouco de gás por ser fim de viagem..... e o clima frio/neve/vento também não cooperou.
Acabou ficando sem visita alguns outros pontos importantes da cidade (templos e museu).
De lá fiz um voo ICN-PVG pela KoreanAir, e ainda passei mais um dia em Shanghai.
 
Passei um dia em Shanghai antes de começar a volta para o Brasil.
Tava frio mas o céu bem azul (mesmo com a poluição).

Vista da janela do quarto do hotel (vidro da janela sujo)!
Abaixo o calçadão da East Nanjing Road.
UHpOi4q.jpeg


East Nanjing Road já meio cheia de gente...
itL85vI.jpeg


Numa ponta dessa rua fica o People Square com sua estação de metro gigante onde passa 700mil pessoa por dia!!
Na outra ponta fica o Bund de onde se vê essa famosa vista do skyline de Shanghai:
RVH2zhc.jpeg


Yuyuan Old Street:
HteQSNc.jpeg


No ano novo chinês entra agora o Ano do Dragão:
kGUYcCO.jpeg


cowgIoF.jpeg


Após esse pequeno passeio voltei para o hotel, peguei as malas e fui de metrô (1h) para o aeroporto.
Meu itinerário foi:
United 890 - Shanghai saída 13/Jan 23:15h - São Francisco chegada 13/Jan 18:20h
Ou seja, fiz um voo de 14h dentro do avião e cheguei no destino antes da hora da decolagem..... hahahah

Na mesma noite (novamente 13/Jan as 23:30h) peguei um voo de SFO para Washington que chegou na capital as 07:15h (do dia seguinte).
Como meu voo pro Brasil só partia a noite, aproveitei pra rodar um pouco pela cidade.
Depois mando umas fotos... juro que são as últimas! hahahaha
 
Últimas fotos da viagem.
O voo de São Francisco pousou em Washington as 07:30h da manhã.
Originalmente era um voo da United com o 737 Max 9 mas devido aos problemas da porta que saiu voando desse modelo, me realocaram em outro voo.
O aeroporto IAD tem ligação com o metro que leva ao centro e meu voo pro Brasil só partia a noite, então resolvi aproveitar essas mais de 8 horas de folga.

Chegando na cidade o céu estava assim bunitão.
Union station:
QlOIb7a.jpeg


Entrei numa cafeteria, fiquei 20min lá dentro e quando saí estava nevando e céu totalmente encoberto.
Casa Branca:
XLuVdGC.jpeg


Washington Monument
jAdoSak.jpeg


Eu tinha outros planos pra cidade, mas com o frio e vento e como era uma revisitação, acabei abortando e fazendo um roteiro diferente mais leve.
Então ao invés de ir até lá no lago e Lincoln Memorial, taí a foto de longe mesmo..... hahahshsa
iq5djZo.jpeg


Pra abrigar do frio, nada como um bom museu.
Smithsonian National Air and Space Museum
jP5oO4U.jpeg


Uma ala gigante do museu dedicada aos irmão Wright, inventores da aviação!!! hahshahsa
Esse é o avião original em que eles voaram.
OPhdGvy.jpeg


Quando saí do museu, o clima tinha limpado novamente... céu azul.
Hirshhorn Museum e sua famosa abóbora:
VmNdhoG.jpeg


Capitólio:
gsMsBJ8.jpeg


Achei a cidade extremamente vazia!
Não sei se era porque estava vindo da lotação da China e Japão, ou pq os habitantes locais sabiam do frio/neve que ia cair.

Estou montando um texto com alguns outros detalhes da viagem.
Foram 28 dias fora rodando China, Japão e Coréia, então vou escrever um pouco sobre valores, transporte, comida, etc...
 
No Booking tem essa safadeza mesmo.
E as vezes eles fazem um cotação abaixo só pra aparecer mais barato em R$ na tela e quando aparece no cartão tá o valor em moeda estrangeira.
E por ser uma compra internacional bota o IOF adicional.

O AirBnb que o colega citou é perfeito. Usei mais de 60 vezes pro mundo todo.
O que aparece em R$ na tela é o que é cobrado. Tem opção de parcelar com juros "baixos".

Uso muito Expedia.com.br que também cobra em R$ sem IOF.
E tem parcelamento em até 10x. Não entendo bem a política, as vezes o parcelamento é com juros mas tem ocasiões que é sem juros...

Nessa última viagem que estou postando pela Ásia, usei bastante o Trip.com
Pra hotéis na China ele é excelente pois por ser um site de origem chinesa (com sede em Singapura), nele aparece hotéis de fora do circuito internacional.
Booking, Expedia, Agoda só fazem cotação na China dos hotéis de rede ocidental, já no Trip.com aparece hotéis chineses mesmo e o preço é MUITO, MUITO mais barato.
Usei também para comprar os trens internos entre cidades dentro da China.

Voltando ao AirBnb, tem vezes que vale a pena e outras nem tanto.
Na minha visita anterior ao Japão por exemplo, fiquei em BnB em várias cidades (Tokyo, Hiroshima, Osaka, Kyoto). Usei em Pequim também.
Desta vez estava mais caro que hotéis bons e bem localizados.
Acabei que nesses 28 dias que fiquei fora, foi tudo em hotel e nenhum Bnb, o que pra mim é bem raro.

---------------------

Últimas de Jeju:

Geumneung Beach
AsspyZv.jpg


Cheonjeyeon Waterfalls
0UUNhBr.jpg


Baía Oedolgae
w5YmlIW.jpg


Geumneung Beach
Dow7Bf9.jpg


Detalhe da formação da pedra vulcânica.
A lava vai solidificando em contato com as ondas do mar dando esse efeito na superfície da pedra.
EuQphyg.jpg


Último dia tinha planos de visitar Udo que é uma ilha da ilha de Jeju.
Mas o dia tava bem feio, e resolvi dirigir numa rodovia que vai em direção ao principal vulcão Hallasan (que também é o ponto mais alto da Coréia toda).
Essa estrada chega num trecho em 1100m de altitude, o termômetro do carro marcava -4°C.
1100고지 휴게소
SwjJ5Oe.jpg


Na manhã do dia seguinte voei para Seul pela cia aérea Tway Air.
Dei sorte na pintura do avião:
a8tPQ0T.jpg
deu pra se virar bem só com inglês na China e na Coréia? Fotos top e aviãozinho lindo, e olha que nem gosto de pokemon
 
deu pra se virar bem só com inglês na China e na Coréia? Fotos top e aviãozinho lindo, e olha que nem gosto de pokemon

Te respondo nesse texto que segue abaixo.
Ia fazer algo mais detalhado mas acabou que tava saindo um "wall of text" daqueles...... kkkkk

Idioma:
Meu inglês não é aquelas maravilhas.... dou uma enrolada legal.
Essa enrolada numa viagem aos EUA, Canada ou UK fica bem feio a comunicação.
Porém na Ásia, meu inglês era mil vezes melhor do que as pessoas de lá. Digo atendentes em lojas, restaurantes, cafés, e até mesmo na recepção dos hotéis.
E quando eles "acham" que estão falam inglês, é com um sotaque carregadíssimo e fica impossível de entender grandes coisas.
Então é um destino que vc tem que estudar muito e planejar tudo antecipadamente, pra não ter a necessidade de perguntar algo pra ninguém lá.
Olha a beleza de texto no copo da cafeteria em Busan (Coréia):
3a8gcIe.jpeg


Diferenças sociais:
Passei 27 dos 28 dias sem ver mendigos/pedintes e sem sentir cheiro de maconha.
No último dia, já nos EUA na escala de horas em Washington DC, peguei o metro do aeroporto para o centro e tinha dois mendigos dormindo fedidos dentro do vagão. E pra piorar um deles acendeu um baseado... benvindo a decadência ocidental.
Nos 3 países praticamente não se vê gente obesa. No Japão então foi muito muito raro.

Malas:
Viajei somente com uma mala de mão de 10Kg e uma mochila.
Tinha 7 conjuntos de troca (7 camisetas, 7 meias, 7 cuecas). Duas blusas de frio e 1 casaco. Duas calças e 1 pijama.
Como passei 4 semanas fora, organizei as lavagens de roupa e consegui reservar hotéis pra isso.
Em Suzhou na China tinha máquina lava e seca dentro do quarto. Excelente.
Em Tokyo o hotel tinha no térreo uma sala com 4 conjuntos de lavadoras e secadoras por 400¥ o par. O mais interessante é que na TV do quarto tinha uma tela onde mostrava real-time o funcionamento das máquinas lá do térreo pra vc ir monitorando o andamento da sua carga e trocar para secagem:
NqqLTyB.jpeg


E pra finalizar em Jeju o quarto tinha lavadora mas que não secava, porém o hotel tinha aqueles varais de armar pra emprestar.
Deu tudo super certo e recomendo, não só pela economia no despacho das malas nos voos, mas também por ficar mais leve pra carregar pelas ruas, metrôs, trens...

Comida:
Tenho muita foto de comida.... hahaha
Das 84 refeições (28 dias x 3), comi 1x no Mac em Suzhou e 1x no KFC na Hangzhou (super apimentado):
VG9266w.jpeg


As demais 82 refeições foi tudo em restaurante local ou comida comprada em supermercado.
No Japão revisitei restaurantes em Tokyo da minha ida anterior. Matsuyia várias idas!
Sushi trem no Uobei:
qaMTxSd.jpeg


China não pudia deixar de repetir o estrelado Michelan que já tinha provado em HongKong: Dim Tai Fung (conta pra 2 pessoas saiu quase 200CNY = R$140). Foi o mais caro da viagem:
gU4EeOd.jpeg


Eles têm muito esse esquema da disponibilidade dos pratos escrito nessas placas, quando acaba determinado prato eles simplesmente viram a placa do avesso:
9E9Czxf.jpeg



Coréia foi o mais complicado em relação a menu pois poucos restaurantes tinha tradução em inglês do que vinha no prato (pelo menos na faixa de preço que estava procurando).
Tem a foto da comida na parede escrito em coreano e o bloco de pedido na mesa pra vc escrever, então tem que ficar comparando os desenhinhos (letras):
4yN7OXB.jpeg



Transporte:
O ida+volta de São Paulo pra Shanghai foi aquela promo da United antes da pandemia.... R$1750 por pessoa (acho q nunca mais vou ver esse preço).
China:
Dentro da China os trens entre cidades é muito barato (coisa de R$50) de trem bala a 300Kh/h.
As 3 cidades que visitei dessa vez (Shanghai, Hangzhou e Suzhou) tem rede de metrô excelentes (Suzhou mais fraco). Ticket baratíssimo (3CNY).
Para atrações não servidas por metro, usei o DiDi (Uber de lá). Preço irrisório também (viagens de 20minutos de carro por menos de R$10!!).
Google Maps só funciona com VPN e não traça rota de transporte público (metrô), somente rota a pé.
Shanghai pra Tokyo fiz de milhas Smiles voando KoreanAir.
Japão:
Trens entre cidade bem caros!! Trecho de Nikko pra Tokyo (3h) foi R$400!!
Metro tb caro (principalmente comparado à China), e é cobrado pela distância entre as estações. Viagem média sai 300JPY (+-R$10). Mas vc acaba que entre e sai várias vezes usando muito pra locomover e conhecer a cidade.
Google Maps funciona 100%, excelente pra traçar rota de metrô/trens urbanos.
De Tokyo pra Busan usei a low-cost Jeju Air com preço razoável +- R$300.
Coréia:
Voos entre as cidade de Busan-Jeju-Seoul muito barato, coisa de R$100 o trecho (e podia ainda despachar mala!).
Metro em Busan e Seoul nos preços de Tokyo onde o entre a sai das estações vai acumulando o custo.
Em Busan e Seoul também me aventurei em usar ônibus circular..... 1 vez foi perfeito a outra nem tanto pois o busão na volta estranhamente não parava naquele ponto onde embarquei.
Aluguel do carro em Jeju foi essencial pois o transporte de ônibus na ilha é complicado demais (pra meu entendimento de coreano (que é zero)).
Mas até hoje não entendo do porque do Google Maps NÃO traçar rota nem de carro nem a pé em TODA a Coréia!!!

Celular:
Pela primeira vez o meu chip da Three UK ficou na gaveta e tive que comprar um roaming da Vivo (Travel Mundo).
Paguei R$180 pra 1 mês de serviço (ativei na véspera de ir e cancelei assim que cheguei).
Funcionou bem e de quebra driblou o controle da internet na China e só precisei usar o LetsVPN que comprei por USD5 quando acessava por Wi-fi nos hotéis chineses.

Pagamentos:
China: é tudo via QR code da Alipay. Cadastrei meu cartão de crédito no Alipay e usei direto, do ticket do metro a restaurantes e lojas. Acabei que voltei com quase todo o Yuan que levei. Esquece MasterCard e Visa não funciona 99% das vezes.
Japão: já tem uma aceitação bem maior de dinheiro em espécie. Aceita bem MC e Visa. Principalmente em Tokyo eles usam o Pasmo (cartão de transporte recarregável mas que também é amplamente aceito em todos os comércios).
Coréia: parecido com Japão com o detalhe que eles usam o chamado T-Money (cartão recarregável de transporte). Mas o uso não se limita ao Metro/ônibus, todas as lojas e restaurantes aceitam esse T-Money então muitas vezes vc chega com o MC ou Visa e a máquina da loja só lê o tal do T-Money.

Salas Vip:
Meu cartão de crédito me dá acesso free ilimitado, então foi um conforto a mais na espera dos aeroportos.
-São Paulo GRU T3: W Premium Lounge 5th Avenue.
-Houston IAH terminal D: KLM Crown Lounge.
-São Francisco SFO terminal G: restaurante Mustards Bar & Grill
-Shanghai PVG T1: First Class Lounge nº 39 - acho que a melhor sala que já visitei no quesito comida.
-Seoul ICN (ida) T1: Matina
-Tokyo NRT T3: restaurante Botejyu Express
-Busan PUS: não tinha (somente voos internacionais e o meu era doméstico pra Jeju).
-Jeju CJU: idem ao de cima.
-Seoul ICN (volta) T2: Lounge L (bem melhor que o Matina).
-Shanghai PVG T2: First Class Lounge nº 69 - bem pior que o nº 39 do T1.
-São Francisco SFO T3: fui em 2 restaurantes: Yankee Pier e San Francisco Giants Clubhouse (ambos OK).
-Washington IAD terminal B: Turkish Airlines Lounge Washington (comida MUITO acima da média, bar fraco).

Stress:
1) Tava em Tokyo quando deu o terremoto de 7.6 graus no primeiro dia do ano.
2) Decolei do aeroporto NRT no mesmo dia da colisão/explosão dos aviões no outro aeroporto HND de Tokyo.
3) Tava pra chegar em Seul quando teve aquele lançamento de foguetes da Coréia do Norte numas ilhas da fronteira com Coréia do Sul.

Vou parando por aqui pra não alongar demais.
Qualquer outra dúvida que eu puder esclarecer é só perguntar.
 
-Washington IAD terminal B: Turkish Airlines Lounge Washington (comida MUITO acima da média, bar fraco).
Quando eu fui achei a comida bem fraca, mas podia ser por conta do horário que fui (final de tarde).
 
Te respondo nesse texto que segue abaixo.
Ia fazer algo mais detalhado mas acabou que tava saindo um "wall of text" daqueles...... kkkkk

Idioma:
Meu inglês não é aquelas maravilhas.... dou uma enrolada legal.
Essa enrolada numa viagem aos EUA, Canada ou UK fica bem feio a comunicação.
Porém na Ásia, meu inglês era mil vezes melhor do que as pessoas de lá. Digo atendentes em lojas, restaurantes, cafés, e até mesmo na recepção dos hotéis.
E quando eles "acham" que estão falam inglês, é com um sotaque carregadíssimo e fica impossível de entender grandes coisas.
Então é um destino que vc tem que estudar muito e planejar tudo antecipadamente, pra não ter a necessidade de perguntar algo pra ninguém lá.
Olha a beleza de texto no copo da cafeteria em Busan (Coréia):
3a8gcIe.jpeg


Diferenças sociais:
Passei 27 dos 28 dias sem ver mendigos/pedintes e sem sentir cheiro de maconha.
No último dia, já nos EUA na escala de horas em Washington DC, peguei o metro do aeroporto para o centro e tinha dois mendigos dormindo fedidos dentro do vagão. E pra piorar um deles acendeu um baseado... benvindo a decadência ocidental.
Nos 3 países praticamente não se vê gente obesa. No Japão então foi muito muito raro.

Malas:
Viajei somente com uma mala de mão de 10Kg e uma mochila.
Tinha 7 conjuntos de troca (7 camisetas, 7 meias, 7 cuecas). Duas blusas de frio e 1 casaco. Duas calças e 1 pijama.
Como passei 4 semanas fora, organizei as lavagens de roupa e consegui reservar hotéis pra isso.
Em Suzhou na China tinha máquina lava e seca dentro do quarto. Excelente.
Em Tokyo o hotel tinha no térreo uma sala com 4 conjuntos de lavadoras e secadoras por 400¥ o par. O mais interessante é que na TV do quarto tinha uma tela onde mostrava real-time o funcionamento das máquinas lá do térreo pra vc ir monitorando o andamento da sua carga e trocar para secagem:
NqqLTyB.jpeg


E pra finalizar em Jeju o quarto tinha lavadora mas que não secava, porém o hotel tinha aqueles varais de armar pra emprestar.
Deu tudo super certo e recomendo, não só pela economia no despacho das malas nos voos, mas também por ficar mais leve pra carregar pelas ruas, metrôs, trens...

Comida:
Tenho muita foto de comida.... hahaha
Das 84 refeições (28 dias x 3), comi 1x no Mac em Suzhou e 1x no KFC na Hangzhou (super apimentado):
VG9266w.jpeg


As demais 82 refeições foi tudo em restaurante local ou comida comprada em supermercado.
No Japão revisitei restaurantes em Tokyo da minha ida anterior. Matsuyia várias idas!
Sushi trem no Uobei:
qaMTxSd.jpeg


China não pudia deixar de repetir o estrelado Michelan que já tinha provado em HongKong: Dim Tai Fung (conta pra 2 pessoas saiu quase 200CNY = R$140). Foi o mais caro da viagem:
gU4EeOd.jpeg


Eles têm muito esse esquema da disponibilidade dos pratos escrito nessas placas, quando acaba determinado prato eles simplesmente viram a placa do avesso:
9E9Czxf.jpeg



Coréia foi o mais complicado em relação a menu pois poucos restaurantes tinha tradução em inglês do que vinha no prato (pelo menos na faixa de preço que estava procurando).
Tem a foto da comida na parede escrito em coreano e o bloco de pedido na mesa pra vc escrever, então tem que ficar comparando os desenhinhos (letras):
4yN7OXB.jpeg



Transporte:
O ida+volta de São Paulo pra Shanghai foi aquela promo da United antes da pandemia.... R$1750 por pessoa (acho q nunca mais vou ver esse preço).
China:
Dentro da China os trens entre cidades é muito barato (coisa de R$50) de trem bala a 300Kh/h.
As 3 cidades que visitei dessa vez (Shanghai, Hangzhou e Suzhou) tem rede de metrô excelentes (Suzhou mais fraco). Ticket baratíssimo (3CNY).
Para atrações não servidas por metro, usei o DiDi (Uber de lá). Preço irrisório também (viagens de 20minutos de carro por menos de R$10!!).
Google Maps só funciona com VPN e não traça rota de transporte público (metrô), somente rota a pé.
Shanghai pra Tokyo fiz de milhas Smiles voando KoreanAir.
Japão:
Trens entre cidade bem caros!! Trecho de Nikko pra Tokyo (3h) foi R$400!!
Metro tb caro (principalmente comparado à China), e é cobrado pela distância entre as estações. Viagem média sai 300JPY (+-R$10). Mas vc acaba que entre e sai várias vezes usando muito pra locomover e conhecer a cidade.
Google Maps funciona 100%, excelente pra traçar rota de metrô/trens urbanos.
De Tokyo pra Busan usei a low-cost Jeju Air com preço razoável +- R$300.
Coréia:
Voos entre as cidade de Busan-Jeju-Seoul muito barato, coisa de R$100 o trecho (e podia ainda despachar mala!).
Metro em Busan e Seoul nos preços de Tokyo onde o entre a sai das estações vai acumulando o custo.
Em Busan e Seoul também me aventurei em usar ônibus circular..... 1 vez foi perfeito a outra nem tanto pois o busão na volta estranhamente não parava naquele ponto onde embarquei.
Aluguel do carro em Jeju foi essencial pois o transporte de ônibus na ilha é complicado demais (pra meu entendimento de coreano (que é zero)).
Mas até hoje não entendo do porque do Google Maps NÃO traçar rota nem de carro nem a pé em TODA a Coréia!!!

Celular:
Pela primeira vez o meu chip da Three UK ficou na gaveta e tive que comprar um roaming da Vivo (Travel Mundo).
Paguei R$180 pra 1 mês de serviço (ativei na véspera de ir e cancelei assim que cheguei).
Funcionou bem e de quebra driblou o controle da internet na China e só precisei usar o LetsVPN que comprei por USD5 quando acessava por Wi-fi nos hotéis chineses.

Pagamentos:
China: é tudo via QR code da Alipay. Cadastrei meu cartão de crédito no Alipay e usei direto, do ticket do metro a restaurantes e lojas. Acabei que voltei com quase todo o Yuan que levei. Esquece MasterCard e Visa não funciona 99% das vezes.
Japão: já tem uma aceitação bem maior de dinheiro em espécie. Aceita bem MC e Visa. Principalmente em Tokyo eles usam o Pasmo (cartão de transporte recarregável mas que também é amplamente aceito em todos os comércios).
Coréia: parecido com Japão com o detalhe que eles usam o chamado T-Money (cartão recarregável de transporte). Mas o uso não se limita ao Metro/ônibus, todas as lojas e restaurantes aceitam esse T-Money então muitas vezes vc chega com o MC ou Visa e a máquina da loja só lê o tal do T-Money.

Salas Vip:
Meu cartão de crédito me dá acesso free ilimitado, então foi um conforto a mais na espera dos aeroportos.
-São Paulo GRU T3: W Premium Lounge 5th Avenue.
-Houston IAH terminal D: KLM Crown Lounge.
-São Francisco SFO terminal G: restaurante Mustards Bar & Grill
-Shanghai PVG T1: First Class Lounge nº 39 - acho que a melhor sala que já visitei no quesito comida.
-Seoul ICN (ida) T1: Matina
-Tokyo NRT T3: restaurante Botejyu Express
-Busan PUS: não tinha (somente voos internacionais e o meu era doméstico pra Jeju).
-Jeju CJU: idem ao de cima.
-Seoul ICN (volta) T2: Lounge L (bem melhor que o Matina).
-Shanghai PVG T2: First Class Lounge nº 69 - bem pior que o nº 39 do T1.
-São Francisco SFO T3: fui em 2 restaurantes: Yankee Pier e San Francisco Giants Clubhouse (ambos OK).
-Washington IAD terminal B: Turkish Airlines Lounge Washington (comida MUITO acima da média, bar fraco).

Stress:
1) Tava em Tokyo quando deu o terremoto de 7.6 graus no primeiro dia do ano.
2) Decolei do aeroporto NRT no mesmo dia da colisão/explosão dos aviões no outro aeroporto HND de Tokyo.
3) Tava pra chegar em Seul quando teve aquele lançamento de foguetes da Coréia do Norte numas ilhas da fronteira com Coréia do Sul.

Vou parando por aqui pra não alongar demais.
Qualquer outra dúvida que eu puder esclarecer é só perguntar.
opa, valeu pelas respostas, bem detalhado, especialmente sobre cartão/transporte, bom saber do inglês, a gente acaba achando que por ser país desenvolvido a galera entende/fala bem o inglês e aceita os MC e Visa da vida mas na prática não é igual na TV :haha:
 
Quando eu fui achei a comida bem fraca, mas podia ser por conta do horário que fui (final de tarde).

Pra mim o que mais importa na sala é ter um local legal pra relaxar, numa poltrona confortável e de preferência silencioso (o que é raro).
Ter uma bebida alcoólica é bônus, e ter a comida legal é mais bônus ainda! hahahah
Mas não ter que gastar no aeroporto em comida ruim e "over-price" é excelente!
Fui vasculhar aqui na fotos e tenho duas de lá:

S6zZEu1.jpeg


nr09mvR.jpeg


Era basicamente comida puxada pra turca (óbvio), eu gosto bastante (comi de tudo que vc vê nesse buffet kkkkkk).
Do outro lado tinha uma bancada com pães, 3 tipos de queijos em cubos e uns doces gostosinhos.
Montei uma salada.... tinha muitos dias que não comia uma salada fresca pois lá na Ásia não é costume, é mais na base dos vegetais cozidos.
Tomei 2 IPAs e minha esposa 2 proseccos.
Fiquei das 19 as 22h.
 
Pra mim o que mais importa na sala é ter um local legal pra relaxar, numa poltrona confortável e de preferência silencioso (o que é raro).
Passei uma conexão que tinha pernoite em Lima, amei que uma das salas de lá tem uma sala de sono, com umas camas e cobertas, foi excelente pra dormir um pouco.
Ter uma bebida alcoólica é bônus, e ter a comida legal é mais bônus ainda! hahahah
Demais kkkk
Eu gostei bastante da sala da LATAM no T3 de GRU. Confortável, grande, comida legal e bebidas, mas também fui em horário vazio.

Agora melhor comida foi incrivelmente naquele de CGH super apertado e lotado, quando fui tinha carbonara e eu amo kkkkkk
Mas não ter que gastar no aeroporto em comida ruim e "over-price" é excelente!
Com certeza, fora lugar pra poder sentar em paz.
Fui vasculhar aqui na fotos e tenho duas de lá:

S6zZEu1.jpeg


nr09mvR.jpeg


Era basicamente comida puxada pra turca (óbvio), eu gosto bastante (comi de tudo que vc vê nesse buffet kkkkkk).
Do outro lado tinha uma bancada com pães, 3 tipos de queijos em cubos e uns doces gostosinhos.
Montei uma salada.... tinha muitos dias que não comia uma salada fresca pois lá na Ásia não é costume, é mais na base dos vegetais cozidos.
Tomei 2 IPAs e minha esposa 2 proseccos.
Fiquei das 19 as 22h.
É, eu fiquei de umas 15 às 17h, tinha bem menos coisa que o seu :(
 
Passei uma conexão que tinha pernoite em Lima, amei que uma das salas de lá tem uma sala de sono, com umas camas e cobertas, foi excelente pra dormir um pouco.

Demais kkkk
Eu gostei bastante da sala da LATAM no T3 de GRU. Confortável, grande, comida legal e bebidas, mas também fui em horário vazio.

Agora melhor comida foi incrivelmente naquele de CGH super apertado e lotado, quando fui tinha carbonara e eu amo kkkkkk

Com certeza, fora lugar pra poder sentar em paz.

É, eu fiquei de umas 15 às 17h, tinha bem menos coisa que o seu :(

No GRU T3, das que eu tenho acesso free, a LATAM ganha disparado, tanto na comida como no conforto e espaço enorme.
Mas ela tem essa VIADAGEM de não aceitar acesso das 18:00 as 22:30h que é, logicamente, no horário de maior fluxo de saída de voos.
Como alternativa aceitável vem as W Lounges (com 2 salas separadas) e tem também a The Lounge São Paulo (Internacional) que fica lá no T2, dá uns 10 minutos andando e por isso normalmente é mais vazia.

Nessa minha trip gostei de todas as 10 que eu visitei.
A que se destacou (e muito) foi a First Class Lounge nº 39 no Shanghai PVG T1.
Vou colocar as fotos pequenas aqui pra não poluir demais.

Nessa estação abaixo a tiazinha montava e cozinhava o prato (chinês) alí na hora pra vc com os ingredientes que vc escolheu:
G2pQK65.jpeg


jbQkx3V.jpeg


Em outro ambiente tinha o buffet:
hUSZH88.jpeg


dPNcfNs.jpeg


Em outro ficava os doces....
0v3la7j.jpeg


E ainda tinha uma ala com vista pro pátio de manobra e pista:
UpPOefu.jpeg


Zona silenciosa:
0Bpqycz.jpeg
 
No GRU T3, das que eu tenho acesso free, a LATAM ganha disparado, tanto na comida como no conforto e espaço enorme.
Meu esquema lá é comer no Bleriot e depois procurar uma sala kkkkkk
Eu gosto bastante da sala da Nomad também, mas nela não é 24h :(
Como alternativa aceitável vem as W Lounges (com 2 salas separadas) e tem também a The Lounge São Paulo (Internacional) que fica lá no T2, dá uns 10 minutos andando e por isso normalmente é mais vazia.
A W de GRU nunca consegui ficar pq é chato andar até lá, e na vez que fui tavam lotados (falando da que fica no final do T3).
A The lounge é bem ok, fiquei umas 2x lá, em uma delas cochilei, depois acordei desesperado e tive de sair correndo pq meu portão de embarque era longe kkkk
Outra vez que tentei ir nas salas do T2 o ar condicionado de todas tava com defeito (acho que foi bronca do aeroporto em si), oq salvou foi a sala do Inter, que é bem vazia e tinha pizza e sushi pra lanchar (mas ficava devendo em bebidas).

Muito boa essa sala de Shangai, anotado caso um dia eu consiga passar lá kkkkk
 
Pessoal... estou planejando uma viagem para julho para a Europa, sim, sei que é alta temporada e fica mais caro e com muita gente mas é quando vai dar... e até por que prefiro calor e não frio.

Minha ideia inicial é sair dia 9 de julho... chego em Roma dia 10 de manhã

Ficaria em Roma dia 10 e dia 11 (visitar coliseu, fontes, panteão, praça de São Pedro)

Dia 12 iria de trem para Veneza (conhecer os principais pontos turísticos visto que é tudo "perto")

Dia 13 iria para Milão de manhã (conhecer a catedral e almoçar) e de tarde iria para Genebra, tudo de trem

Aí em Genebra iria encontrar um amigo, ficar lá até dia 17, depois ir até Londres (avião) por mais uns 3 dias e França (avião) por mais uns 3 dias

...

Nunca fiz uma viagem internacional... aí tem gente que põe medo, mas hoje em dia com celular se torna muito mais prático (eu acho)... iria eu e a esposa... apenas com a mala de mão mesmo e provavelmente mochila pequena.

Quais seriam as maiores dificuldades? Pelo que andei olhando vídeos e tals é a parte de sair do aeroporto e chegar até a cidade / hotel / airbnb
Esses chips internacionais de 120-150 reais realmente funcionam?
Alguém já utilizou esses locais para guardar malas? Tipo se chego na cidade as 9 e o airbnb libera apenas as 14... preciso local para deixar as malas...
Escurece pelas 21h mesmo em julho? Peço isso pelo fato de que a viagem de trem de milão para genebra parece ser bonita
 
  • Curtir
Reações: l_x
Pessoal... estou planejando uma viagem para julho para a Europa, sim, sei que é alta temporada e fica mais caro e com muita gente mas é quando vai dar... e até por que prefiro calor e não frio.

Minha ideia inicial é sair dia 9 de julho... chego em Roma dia 10 de manhã

Ficaria em Roma dia 10 e dia 11 (visitar coliseu, fontes, panteão, praça de São Pedro)

Dia 12 iria de trem para Veneza (conhecer os principais pontos turísticos visto que é tudo "perto")

Dia 13 iria para Milão de manhã (conhecer a catedral e almoçar) e de tarde iria para Genebra, tudo de trem

Aí em Genebra iria encontrar um amigo, ficar lá até dia 17, depois ir até Londres (avião) por mais uns 3 dias e França (avião) por mais uns 3 dias

...

Nunca fiz uma viagem internacional... aí tem gente que põe medo, mas hoje em dia com celular se torna muito mais prático (eu acho)... iria eu e a esposa... apenas com a mala de mão mesmo e provavelmente mochila pequena.

Quais seriam as maiores dificuldades? Pelo que andei olhando vídeos e tals é a parte de sair do aeroporto e chegar até a cidade / hotel / airbnb
Esses chips internacionais de 120-150 reais realmente funcionam?
Alguém já utilizou esses locais para guardar malas? Tipo se chego na cidade as 9 e o airbnb libera apenas as 14... preciso local para deixar as malas...
Escurece pelas 21h mesmo em julho? Peço isso pelo fato de que a viagem de trem de milão para genebra parece ser bonita
Ja dei essa dica aqui como quem foi a primeira vez também sem conhecer nada, usa o google maps pra tudo, se quiser pode simular ai agora para ver como funciona.
Você coloca até onde quer ir, seleciona um icone de bondinho/trem que ele vai te dar o caminho mais rapido, mostra preço e tudo, diz o que você precisa pegar pra chegar até o local, se vc precisa pegar um trem até metade do caminho, descer e pegar um onibus, ele vai te mostrar certinho a estação que vc precisa descer, é muito bom. Só com essa dica você não vai passar perrengue nenhum pra se locomover. Pelo menos dentro das cidades, ou do aeroporto para o centro da cidade, funciona muito bem, mostra quanto tempo falta pro onibus/trem/metro chegar. Só não sei se funciona bem de uma cidade para a outra.

Se vc for de uber pra qlqr lugar vai dar tipo 30 euros, ai vai depender de quantas pessoas vc vai estar e se vc não se importa em perder um pouco de conforto pra economizar bastante.

Eu utilizei esses negocios para guardar mala, não lembro onde foi agora, mas cobram por mala, ai cada lugar tem o seu valor e pacote de horas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo