• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Vida após a vida

tenho pessoas bem proximas da minha familia que também tiveram estas experiencias "digamos" fora do normal.

uma pessoa viu um ente que havia falecido poucos dias antes, varias vezes em sua casa...por conta destas aparições uma colega desta pessoa, foi em um centro espirita e uma carta foi pisicografada p/ esta parente minha, nesta carta falava sobre alguns terrenos que ninguém sabe dizer se existe, pois ninguém foi atras p/ descobrir...eu até tive curiosidade de ver a tal da carta, mas esta pessoa deu fim nela com medo sei la, e como estou no interior de sampa e eles na capital, fica dificil p/ mim pesquisar sobre o caso.

esta mesma pessoa, alguns anos atras (minha parente), teve uma discução feia em casa, e certo momento, falando de forma errada "alguma coisa baixou no corpo dela".

ela estava com a cabeça abaixada, levantou vagarosamente e disse p/ eles não brigar que "ele" iria ajuda-los.

logo depois ela voltou a si.

considerações...a pessoa em questão é bastante agitada, briguenta, barraqueira e pelo grau de proximidade que temos, não mentiria sobre o caso.

observações: a pessoa mencionada acima, tem problemas emocionais na epoca dos acontecidos, problemas financeiros, , problemas de saude, problemas familiares e sabemos que isso tudo desencadeia varias situações e faz com que a pessoa fique fragilizada...uma vez nesta condição, eu tenho que concordar com o savino, na minha opinião, ela teve "na epoca" qualquer coisa relacionado a piscologia.

resumindo um outro caso.

tenho um outro parente bastante proximo também, que dizia ouvir coisas, ele relatou que esta voz algumas vezes pedia p/ ele terminar com a namorada...mas houve uma ocasião em que baixou algo no corpo dele, o barato que baixou disse que fizeram um trabalho p/ a mãe dele, p/ atrapalhar a vida deles. e que ele "iria ajudar a desfazer este trabalho" bastaria comprar alguns itens (não lembro quais eram) estes itens deveriam ser colocados em uma encruzilhada (sempre assim hehehe)

observações: na epoca do acontecido, curiosamente, a pessoa estava passando por um periodo de bastante dificuldade financeira, termino de relacionamento, problemas familiares e assim como no primeiro exemplo que dei, estava também fragilizada.

a questão é que ja cheguei a pesquisar um pouco sobre o assunto, e nunca vi nada, nunca senti nada, nunca ouvi nada.

espero que os leitores que tem afinidade por suas religiões, não me venha escrever que isso é coisa de unbanda ou candomblé, procure se informar antes de escrever metendo o pau nestas religiões...além disso, vale comentar que em ambos os casos, as pessoas em questão, hora são catolicos e hora são evangelicos.

acho que é isso

abração
 
Isso que vcs estão chamando de alucinação, eu chamaria de projeção, a mente tem a capacidade de projetar coisas em dados momentos extremos, mas isto ocorre normalmente, naturalmente, digo pela propria fisiologia dela sem utilização de chás ou drogas, a alucinação é um efeito colateral de alguma droga, alimento, bebida...corrijam se estiver errado, o cerebro pode produzir substâncias semelhantes às drogas, a dopamina é a tal alucinógena que parece com uma droga, a do prazer lá, serotonina é liberada em pequenas doses quando a pessoa se restaura, digo apos uma boa refeição, sono, exercício...por isso o psicologico é tão concreto para o individo quanto a realidade, mesmo em projeções místicas...delírio coletivo já é algo induzido, pode ser chamado de alucinação, só que há coisas que não são apenas projeções como eu apresentei um dos indícios...diferente de alguém que está no deserto esturricando de sede e sai em busca de ajuda no nada (um Abraão da vida) eu falei de pessoas que em seculos de atraso já liam, escreviam, dominavam habilidades e que esbarraram em algo que até hoje não pôde ser evidenciado exceto pela propria ação manifesta...resta saber se eles (os serios) não tem interesse de abrir isso ou se a ciência não investe o suficiente em tais campos...porque se esta energia existe e interfere no campo material, mas ela não é algo que seja retirado do campo e suas colheitas e cultivos, uma energia cosmica como tal pode muito bem ser a matéria sutil do corpo espiritual, abrigando em si alguma consciência...daí a máxima do 'Espírito sobre a Matéria', portanto particularmente refuto suas ideias de fantasias ou alucinações.
 
É muito simples provar essa coisa toda de espiritismo, basta fazer um experimento controlado com cameras e dois quartos separados.
Num quarto a pessoa fica com um papel e escreve o que ela quiser, ou faz o que ela quiser, pula, faz careta, dança o tchan, sei lá!
No outro fica o suposto médium que terá que descrever o que o outro está fazendo no outro quarto.

Eu supunho que espirítos tem essa capacidade, não é?

POr fim, qualquer um que quiser ganhar o premio nobel ou mudar o curso da humanidade, basta ir no JREF, ou James Randi Education Foundation e tentar o premio de um milhão de dólares caso se comprove a capacidade mediunica da pessoa.

Claro que os médiuns honestos são pessoas desprendidas de fama e dinheiro, mas olha só, pode-se usar tudo isso para fazer uma ong que ajude os probres e famintos.

Ou seja, não tem muita desculpa não, a não ser claro que se alegue:
To nem aí para provas, EU GOSTO DE ACREDITAR!

E contra o gosto, como se sabe, não se pode fazer muito.
 
É muito simples provar essa coisa toda de espiritismo, basta fazer um experimento controlado com cameras e dois quartos separados.
Num quarto a pessoa fica com um papel e escreve o que ela quiser, ou faz o que ela quiser, pula, faz careta, dança o tchan, sei lá!
No outro fica o suposto médium que terá que descrever o que o outro está fazendo no outro quarto.

Eu supunho que espirítos tem essa capacidade, não é?

POr fim, qualquer um que quiser ganhar o premio nobel ou mudar o curso da humanidade, basta ir no JREF, ou James Randi Education Foundation e tentar o premio de um milhão de dólares caso se comprove a capacidade mediunica da pessoa.

Claro que os médiuns honestos são pessoas desprendidas de fama e dinheiro, mas olha só, pode-se usar tudo isso para fazer uma ong que ajude os probres e famintos.

Ou seja, não tem muita desculpa não, a não ser claro que se alegue:
To nem aí para provas, EU GOSTO DE ACREDITAR!

E contra o gosto, como se sabe, não se pode fazer muito.
Meu amigo, o Médium (Medium = meio) é apenas um meio que o Espírito utiliza para se comunicar, se não houver participação do espírito nada acontece.

Não basta o médium querer, é preciso que o Espírito que quer se comunicar também queira se sujeitar ao experimento, o que eu acho muito difícil pois isso para ele nada servirá, não terá nenhuma utilidade. Também existe leis para tais coisas, não basta os dois quererem.

É como pedir para um peixe, digamos: dar um salto fora d'gua, e se ele fizer isso ganhará 10 milhões de dolares; ele sabe dar um salto fora d'agua, é uma coisa bem simples para um peixe, entretanto qual utilidade q ele terá com o dinheiro? e ele fará isso somente para satisfazer a vontade do ser humano?

Também existe milhões de outros fatores. A mediunidade é um assunto muito extenso no Espíritismo.
 
Meu amigo, o Médium (Medium = meio) é apenas um meio que o Espírito utiliza para se comunicar, se não houver participação do espírito nada acontece.

Não basta o médium querer, é preciso que o Espírito que quer se comunicar também queira se sujeitar ao experimento, o que eu acho muito difícil pois isso para ele nada servirá, não terá nenhuma utilidade. Também existe leis para tais coisas, não basta os dois quererem.

É como pedir para um peixe, digamos: dar um salto fora d'gua, e se ele fizer isso ganhará 10 milhões de dolares; ele sabe dar um salto fora d'agua, é uma coisa bem simples para um peixe, entretanto qual utilidade q ele terá com o dinheiro? e ele fará isso somente para satisfazer a vontade do ser humano?

Também existe milhões de outros fatores. A mediunidade é um assunto muito extenso no Espíritismo.


Você não leu tudo o que eu postei.
Eu sei que medium é somente o meio e que quem faz as peripércias é o espírito.
Agora, claro que depende vontade do espírito, mas isso se resolve procurando um que esteja disposto uai. Afinal, com tanta gente que já morreu, não possível que pelo menos um não tope.

Alias, por que Platão não encarna em alguém e nos diz qual era sua segunda obra da Poética? Afinal, ela foi perdida , possívelmente, na idade média. Seria simples e pratico, além de contribuir com o conhecimento humano, o contrário do que os espiritos fazem normalmente!
 
acredito que depois de morrer
viveremos em outro mundo..

mais isso é tudo muito confuso..

veremos o que é depois que morrer hehe
 
Consultando as obra o ramo que estuda isso é a parapsicologia e psicofísica... hoje em dia, existem evidência parapsicológicas inegáveis como diz C.G.Jung comprovada empiricamente, mas não sabendo fundamentá-la em algorítmos matemáticos, ou seja,um ramo da ciência não exata ainda, observa-se o fenômeno mas não sabemos explicá-lo , análogo a energia escura e matéria escura , gravidade, etc mas comprovado tautologicamente, através de osbervações,,é como tu observares a energia dos raios na época primitiva e não saberes fundamentar para âmbito raicional compreendeste, mais ou menos assim para trazer no campo da física e matemática etc como na maioria dos fenômentos da natureza longe de estarem explicados, o fato de sabermos domá-lo a ter certo nível não quer dizer que compreendamos profundamente. (busquem os estudos de Jung sobre esse tema), é evidente que existe pessoas de má fé ai que entra a cautela mas como tudo na vida existem pessoas de má fé em todas as atividades humanas sociais..., mas em ambiente científico e sério vá para a escola de Jung já provou fenômenos parapsicológicos , em relação aos Chakras procure um mestre para liberar os Chakars e sinta por si mesmo a energia e todas consequências uma dica faça meditação para liberar o terceiro olho, fixa o teu olhar em um ponto e não permita que pensamentos entre no campo da concentração fixa repelindo os pensamentos para esvaziar a mente e coma alimentos só naturais durante este período, lembres fixe o pensamento no ponto não permita que pensamentos surja e pratique isso, tem que limpar os vórtices para energizar Chakras (e como Jung explicou uma outro estado psiquico alcançarás ponto!) busque um mestre para isso com acompanhamento , e pronto , prova empírica só você tentando, mas isso já é sabido pela psicologia como vos mostrei ,ponto, cientificamente leia as obras de Jung.

PARAPSICOLOGIA E ESPIRITISMO
FENÔMENO ANÍMICO E MEDIÚNICO
Podemos sistematizar todos os fenômenos da Natureza em dois grandes grupos: fenômenos físicos e fenômenos psíquicos.
Os fenômenos físicos são aqueles produzidos pelas forças da pró¬pria natureza, estudados pelas Ciências físicas, químicas, astronômi¬cas, biológicas, etc.
Os fenômenos psíquicos, como o nome indica, são aqueles produzi¬dos pelo psiquismo humano (Psiquê+mente=Espírito).
Hernani Guimarães Andrade, conceituado parapsicólogo espírita, divide os fenômenos psíquicos produzidos por pessoas hígidas ou sa¬dias em:
a) Fenômenos Psíquicos Normais: aqueles cujo mecanismo causal se enquadra no conjunto das leis conhecidas. São fenômenos aceitos e estu¬dados pela Ciência convencional.
Ex.: Leitura, agressividade, medo, escrita, etc.;
b) Fenômenos Psíquicos Paranormais: são os fenômenos psíquicos que não encontram ainda uma explicação plausível, cujo mecanismos ainda não fazem parte do conjunto das leis naturais conhecidas. Esses fenôme¬nos, pelo fato de não poderem ser explicados, não são aceitos ainda pela Ciência Oficial. Os fenômenos paranormais são de dois ti¬pos funda¬mentais: anímicos e mediúnicos.
Anímicos: o termo animismo, já existente, foi utilizado com novo significado por Alexandre Aksakof, profundo estudioso das Ciên¬cias psíquicas, conselheiro científico da Academia Russa de Ciência. Este autor apropriou-se da expressão latina "anima" (=alma) para de¬signar os fenômenos paranormais que eram produ¬zidos pela própria alma hu¬mana.
Mediúnicos: o termo mediunidade foi usado pela primeira vez por Allan Kardec para designar a faculdade inerente a todas as pes¬soas, que as colocavam em comunicação com seres extra-corpóreos. Por¬tanto, os fenômenos mediúnicos são aqueles fenômenos paranormais que, para a sua produção, necessitam da atuação de seres desencarnados.

Fenômeno Anímico Fenômeno Mediúnico
a) Não há interferência de seres espirituais a) Há interferência de seres es¬pirituais
b) Participam do fenômeno um ou mais elementos encarnados b) Participam do fenômeno pelo menos dois elementos: en¬carnado e desencarnado
c) agente gerador: sensitivo (metagnomo) c) agente gerador: médium
d) Fenômenos estudados pela Parapsicologia d) Fenômenos estudados pelo Espiritismo
PRINCIPAIS FENÔMENOS ANÍMICOS
a) Telepatia: consiste na percepção do conteúdo mental ou da emoção de outro indivíduo, ou, como se diz correntemente, a trans¬missão do pensamento. A telepatia é um fenômeno quase geral entre os Espíritos desencarnados, mas quando evidenciada entre dois seres en-carnados, vai configurar um fenômeno anímico.
b) Clarividência: consiste na visualização de coisas do mundo físico através de corpos opacos ou a distância. Através da clarividên¬cia, o sensitivo é capaz de identificar aspectos no corpo humano à seme¬lhança de um aparelho de raios X, identificar cenas que estão se desen-rolando em locais distantes e mesmo visualizar coisas dentro de caixas ou recipientes hermeticamente fechados. Não devemos confundi-la com a VIDÊNCIA, que é a visualização de cenas ou en¬tidades do mundo espi¬ritual, portanto, um fenômeno mediúnico.
c) Clariaudiência: trata-se da percepção paranormal de sons da esfera física. Ruídos, frases, músicas não audíveis pelas pessoas co¬muns e que são registrados pelo sensitivo. Difere da audiência, onde são captados sons do mundo espiritual.
d) Pré-cognição: é o conhecimento antecipado de um fato que ainda não ocorreu. Conhecida também com o nome de Pressentimento ou Premonição.
e) Retro-cognição: é o registro de um fato acontecido no pas¬sado através da percepção extra-sensorial, ou seja, sem a utilização dos sentidos comuns.
f) Psicocinesia: trata-se da fenomenologia anímica que permite ao sensitivo agir sobre a matéria utilizando-se apenas da força emi¬tida pela sua mente. Através da energia liberada pela mente do para¬normal, são evidenciadas transformações em objetos, materializações diversas e mesmo modificações na forma e na fisiologia humanas.
g) Automatismo Psicológico: esta expressão foi empregada por Pierre Janet (considerado o pai da Psicologia) para designar aquelas situações onde o inconsciente do indivíduo assume a mente consciente e passa a liberar idéias e emoções lá arquivadas. Podemos encontrar este tipo de fenômeno nos casos de recordação espontânea de vidas passadas, nos casos raros quando o indivíduo assume personalidades anteriores (Personalidades múltiplas), ou, ainda, nas reuniões mediúni¬cas, quando o inconsciente do médium se comunica através dele. Esta última con¬dição, comumente designada através do termo ANIMISMO, é re¬lativamente comum nos médiuns iniciantes, e tende à dissolução com progressivo bu¬rilamento da faculdade mediúnica.
ANÁLISE CRÍTICA DA DIVISÃO ANÍMICO-MEDIÚNICO
Esta classificação dos fenômenos paranormais em anímicos e me¬diúnicos é puramente teórica e objetiva apenas uma sistematização di¬dática para facilitar a compreensão do tema.
O que se observa na prática é que os fenômenos estão comumente interligados.
Nos fenômenos mediúnicos, donde os seres espirituais desempe¬nham papel relevante, o intermediário (médium) jamais está inativo, partici¬pando de forma dinâmica na produção do fenômeno. Com isto, fica claro que em todo fenômeno mediúnico há um forte componente anímico.
Os fenômenos anímicos, por sua vez, muitas vezes são secunda¬dos pelos Espíritos amigos, que contribuem diretamente na sua pro¬dução, o que nos leva a afirmar que muitas vezes nos fenômenos aními¬cos se evi¬dencia um envolvimento mediúnico bem definido.
Muitas vezes, portanto, na prática diária torna-se impossível determinar eficientemente se um fenômeno que nos é apresentado tem um componente anímico ou mediúnico preponderante, pois, teoricamente, pode¬ria ser classificado em ambas as categorias.
Exemplos de fenômenos que podem ser ora anímicos e ora mediúni¬cos: intuição, cura, desdobramento, bicorporeidade, transfigu¬ração, translação de objetos, levitação, psicometria, etc.
O QUE É A PARAPSICOLOGIA
É uma disciplina científica de investigação dos fenômenos inabi¬tuais, de ordem psíquica e psicofisiológica. E uma nova forma de desen¬volvimento da Psicologia, pois estuda as fronteiras desconheci¬das da Psicologia. (Psicologia é o estudo das idéias e sentimentos do ser humano, estudando os fenômenos psíquicos habituais). O obje¬tivo da Parapsicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos não habi¬tuais, mas ape¬sar disso, naturais.
Não é uma Ciência nova, pois é milenar. Fatos paranormais têm acompa¬nhado o homem desde as mais remotas épocas. Como Ciência, foi pre¬cedida pela Metapsíquica, criada por Charles Richet na Universi¬dade de Paris, que fez vários estudos de fenômenos paranormais. Pode¬ríamos dizer que a Metap¬síquica seria a Parapsicologia antiga. Outros notá¬veis metapsiquistas, foram: Willian Crookes, Eugênio Osty, Gus¬tavo Ge¬ley, Alexandre Aksakof, Oliver Lodge, César Lombroso, etc. Suas teo¬rias eram combatidas mais por preconceitos do que por falta de méritos científicos.
Em 1922, Charles Richet, apresentou em Paris o "Tratado de Metapsí¬quica", dividindo os fenômenos metapsíquicos em SUBJETIVOS e OBJETIVOS, que equivalem a PSI-GAMA e PSI-KAPA para a Parapsicologia.
A Parapsicologia teve sua origem no ano de 1930 com o Profes¬sor Joseph Banks Rhine, que dirigiu o primeiro laboratório de Parapsicolo¬gia do mundo, na Duke University, em Carolina do Norte, Estados Unidos da América. Podemos considerar o Prof. Rhine como o pai da Parapsico-logia Moderna, que inicialmente estudou, com deta¬lhes, a tele¬patia e a clarividência. Em l940, após dez anos de estudos sérios, o Prof. Rhine, afirmou:
"O Homem pode perceber por outra via que não a dos sentidos físicos. Esta percepção extra-sensorial é ex¬tra-física, e pode ser estudada em laboratório".
A Parapsicologia moderna, tem duas grandes escolas: ESCOLA DE RHINE, que aceita os fenômenos parapsicológicos como fenômenos extra-físicos; ESCOLA DE LEONID VASSILIEV (Escola Russa), que aceita os fe¬nômenos paranormais como de natureza fisiológica (materiais, do corpo físico). Estas discrepâncias não invalidam nem prejudicam o de¬senvolvimento da Parapsicologia, que se processa com a mesma rapidez nos dois campos ideológicos. Assim, poderíamos dizer que a Parapsico¬logia, estuda os fenômenos paranormais e discute a sua origem. De acordo com a Escola, a explicação poderia ser ou não simpática à idéia da sobrevivência espiritual do Homem. A controvérsia existe no campo parapsicoló¬gico como em qualquer outro.
A HISTÓRIA DO PSI
PSI é uma letra grega, que foi escolhida por Weisner e Thou¬les para designar, do ponto de vista científico, os fenômenos para¬normais. Era necessário dar a esses fenômenos uma designação livre de implica¬ções interpretativas. O uso dos termos "fenômeno espiritual", "espiritóide", "metapsíquico", "hipnótico" seriam aceitos por uns e rejeitados por outros estudiosos, por este fato, escolheram o termo PSI, pois mostra que se trata de fenômeno paranormal, sem se definir entretanto qual a sua origem.
Os fenômenos PSI dividem-se em dois tipos aceitos por pratica¬mente todos os parapsicólogos:
a)PSI-GAMA: ou os subjetivos de Richet, os efei¬tos mentais como: telepatia, clarividência, clariaudiência, xenoglosia, etc.;
b)PSI-KAPA: ou os objetivos de Richet, os efeitos físicos, ação da mente so¬bre a matéria: como levitação, transportes, desvios de pe¬quenos corpos, etc.
Alguns parapsicólogos modernos aceitam uma ter¬ceira categoria de fenômenos paranormais:
c)PSI-TETA: fenômenos paranormais com interferência do "mundo dos mortos".
OS FENÔMENOS PSI-GAMA
Os dois efeitos PSI-GAMA mais estudados pela Parapsicologia são: a clarividência e a telepatia.
Clarividência é a capacidade de ver a distância através de ob¬jetos. Foi o primeiro fenômeno paranormal estudado e comprovado pela Parapsicologia - por Rhine em 1940 - utilizando-se de um baralho (Cartas de ZENER). O paranormal "adivinhava" qual carta apareceria de uma forma estatisticamente significativa. A clarividência está aceita e comprovada por todos os parapsicólogos; o seu mecanismo que é discu¬tido. Seria de origem física ou extra-física?
Telepatia é a capacidade de se comunicar a distância, sem o uso da fala. É a linguagem do pensamento. Tem sido fartamente estu¬dada em todo mundo com vários interesses, inclusive astronáuticos e milita¬res. É outro fenômeno aceito mundialmente, sendo discutido sua origem, se física ou extra-física (Escola de Rhine ou Escola de Vas¬siliev).
Outro fenômeno estudado e aceito pela maioria dos parapsicólo¬gos modernos é a Regressão de Memória; esta regressão poderá chegar a vida intra-uterina ou mesmo a vidas anteriores. Os primeiros estudos cientí¬ficos são de Albert De Rochas, do Instituto Politécnico de Pa¬ris, usan¬do o hipnotismo como método de regressão de memória. Rochas e outros de sua época, foram ridicularizados. A Parapsicologia mo¬derna aceita e estuda profundamente a regressão de memória, alguns, inclu¬sive, para vi¬das anteriores. Eis algumas teorias para explicar o fenô-meno paranor¬mal:
1 - Teoria Reencarnatória: o fenômeno seria mesmo a reprodução de outra vida.
2 - Teoria da Memória Genética ou Cromossômica: o sensitivo li¬beraria uma memória gravada em seus cromossomas, vivida por seus an¬cestrais.
3 - Teoria de liberação de Recalques: o sensitivo liberaria seus projetos e desejos recalcados. Existem ainda várias teo¬rias ten¬tando explicar a Regressão de Memória.
OS FENÔMENOS PSI-KAPA
Seriam os fenômenos paranormais evidenciados pelo efeito da mente sobre a matéria. São conhecidos desde a Antiguidade, como as ben¬zeduras, etc. Para Rhine, o fenômeno Psi-Kapa ocorre sem qualquer fator intermediário entre a mente e a matéria: "A mente possui uma força ca¬paz de agir sobre a matéria. Produz sobre o meio físico efei¬tos inex¬plicáveis por meio de uma energia ainda desconhecida". Estes estudos tiveram início na Duke University, em 1934, utilizando-se de dados e de "gotas d'água" que eram manipulados pela mente, do paranor¬mal. Para al¬guns outros parapsicólogos, para que a mente, possa agir sobre a maté¬ria, existiria um agente intermediário, ectoplasma (nome criado por Charles Richet). Caring¬ton, Soal, Price, Thoules, Crawford, Herculano Pires e outros, aceitam a necessidade da interfe¬rência do ectoplasma para que o fenômeno ocorra.
OS FENÔMENOS PSI-TETA
É o estudo dos fenômenos paranormais aceitando-se a interferên¬cia de "pessoas mortas" para que o fenômeno ocorra. O grupo de pesqui¬sadores dos fenômenos TETA também surgiu na Duke University, sob a di¬reção do Prof. Pratt. Escolheram a oitava letra grega, TETA, pois tam¬bém esta é a letra com que se escreve a palavra morte . O fenômeno PSI-TETA se revela, ou se mistura, com os outros dois tipos de fenôme¬nos PSI. Assim temos:
a)TETA-PSI-GAMA, ou seja, clarividência com a participação de pessoas mortas, só assim tornando o fenômeno possível.
b)TETA-PSI-KAPA, ou seja, psicocinesia com a participação ou in¬terferência de "mortos".
A MEMÓRIA EXTRA CEREBRAL
O estudo da Memória Extra Cerebral (M.E.C.), termo criado pelo Prof. Hamendras Nat Barnejee, é a preocupação mais recente da Parapsi¬cologia. Foi o Prof. Barnejee, na Universidade de Rajasthan, na cidade Jaipur, Índia, quem primeiro fez estes estudos cientificamente . Até l985, quando faleceu, este eminente pesquisador tinha em seu fichá¬rio aproximadamente 2.000 casos de comprovação de recordação de vidas pas¬sadas. A recordação de vidas anteriores, ou seja, o es¬tudo da M.E.C., pode se dar pela recordação espontânea das reencar¬nações ante¬riores (Método utilizado por Barnejee, Stevenson, Hernani Guimarães de An¬drade, etc) ou pelo uso do hipnotismo (Rochas, Raikov, Júlia Prieto Peres, etc).
O estudo da M. E. C. mostra o quanto o estudo da Parapsicologia tem crescido no sentido da verdade da sobrevivência do Homem. A po¬sição Espírita, tão rejeitada pela Ciência, é a mesma adotada pela Ciência na atualidade. A reencarnação passa a ser assunto de cientis¬tas e de universidades.
CONCLUSÃO
Como vimos, o estudo da Parapsicologia caminha a passos largos para explicar, cientificamente, o que o Espiritismo afirma há mais de um século. Para os parapsicólogos, o Espiritismo representa uma fase anti¬ga e superada no trato com o paranormal. Para o Espiritismo, a Pa¬rapsicologia representa esforço científico para a explicação dos fenô¬menos espíritas, louvável esforço que fará os homens da Ciência compreende¬rem a verdade do Espiritismo, dando-lhes uma visão mais bela e mais am¬pla da vida universal, como afirma Herculano Pires.
Finalizamos com as palavras do codificador da Doutrina Espí¬rita, Allan Kardec, considerado por muitos estudiosos dos fenômenos paranormais, como um dos mais eminentes parapsicólogos:
"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humani¬dade."
BIBLIOGRAFIA
1) O Livro dos Médiuns - Allan Kardec
2) Parapsicologia Experimental - Hernani Guimarães Andrade
3) Médium, Quem é e quem não é - Demétrio Pável
4) Diversidade dos Carismas - Hermínio Miranda
5) Parapsicologia Hoje e Amanhã - J. Herculano Pires
6) Enfoques Científicos na Doutrina Espírita - Jorge Andréa
 
Última edição:
Savino se você desse de cara com um fantasma deitado na sua cama, vc correria pro ármario catar uns dois comprimidos de valium, e acordaria no outro dia dizendo que tudo não passou de um sonho muito louco, uma peça que sua mente pregou. Contra cético não há o que discutir, vocês sempre ganham, mesmo quando perdem.
 
Savino se você desse de cara com um fantasma deitado na sua cama, vc correria pro ármario catar uns dois comprimidos de valium, e acordaria no outro dia dizendo que tudo não passou de um sonho muito louco, uma peça que sua mente pregou. Contra cético não há o que discutir, vocês sempre ganham, mesmo quando perdem.

Eu acho que não.
Mas como você me conhece melhor do que eu mesmo, afinal, voce ja me viu, ja ouviu minha voz, sabe quem eu sou, (certo?) você só pode estar certo.


Na boa Soro, se você não tem argumento, não discuta.
Cresce um pouquinho, afinal, você já é pai... senão seus filhos vão acabar te passando.
 
Eu não tenho argumentos? E você tem? Eu estou apenas lhe dizendo que você é cético de carteirinha, e se você acha que estou errando no meu julgamento, sinto muito, mas é essa a idéia que você passa a todos daqui. Quanto à crescer, torço para que isso não aconteça, pois temo virar um cínico como você. Se quer partir pra ataques pessoais, a gente vai pro MP, ok? Aqui não. E agora responda, se você visse um fantasma, o que você faria? Fale sério, seja honesto. Você iria passar a considerar a existência de vida após a vida, ou iria correr pro seu vidrinho de vallium? Ou iria parar no divã de um analista pra questionar as projeções metafísicas do seu ego reprimido? Fala ai, cético. Você está preparado pra outras possibilidades, ou já descobriu todas as respostas?
 
E agora responda
Nooooooossa, que moço exigente.

Faz o seguinte Soro, vai viver sua experiencia única e maravilhosa que eu vou curtir minha sexta feira tomando uma cerveja e jogando Mario no wii com minha filha.
 
Ia deixar esse assunto para um tópico mais completo que pretendo criar futuramente, mas.. pensando bem acho conveniente postar agora para que alguns de vcs possam pensar um pouco sobre tudo isso e não ler meu tópico com a mente tão fechada.

Esse texto é o resumo do livro Uranie (Urânia), escrito em 1889 de Camille Flammarion, um dos meus autores preferidos no Espíritismo.



P.s 1: Fica meio difícil compreender o que o autor quer dizer sem ter lido o livro completo, mesmo asism vou postar e quem se interessar é so baixar o e-book e conferir... Além desse assuntos, nesse mesmo livro fala sobre muitas outras coisas.. é uma ótima leitura mesmo para quem não é espírita.

P.s 2: É um livro escrito a 121 anos, portanto peço que levem em consideração que esses estudos são baseados naquela época.




***​



Quisera deixar, sob a forma de aforismos, o resultado das minhas investigações. Parece-me que não se pode chega r à
Verdade senão pelo estudo da Natureza, isto é, pela Ciência. Eis as induções que se me afiguram baseadas nesse método de
observação:

1 - O universo visível, tangível, ponderável e em movimento incessante, é composto de átomos invisíveis, intangíveis,
imponderáveis e inertes.

2 - Para construir os corpos e organizar os seres, esses átomos são regidos por forças.

3 - A Força é a entidade essencial.

4 -
A visibilidade, a tangibilidade, a solidez, a duração, o peso, são propriedades relativas, e não realidades absolutas.

5 - Os átomos que compõem os corpos são, para a sensação humana, infinitamente pequenos. As experiências feitas sobre a laminagem das folhas de ouro mostram que dez mil folhas dessas se contêm na espessura de um milímetro. – Chegou-se a dividir um milímetro, sobre uma lâmina de vidro, em mil partes iguais, e existem infusórios tão pequenos que o seu corpo inteiro, colocado entre duas dessas divisões, não as toca; os membros e os órgãos desses seres são compostos de células, estas de moléculas, estas de átomos. – Vinte centímetros cúbicos de óleo estendido s obre um lago chegam a cobrir 4.000 metros quadrados, de sorte que a camada de óleo assim espalhada mede um duocentésimo milésimo de milímetro de espessura. – A análise espectral da luz revela a presença de um milionésimo de miligrama de sódio em uma chama. As ondas da luz se acham compreendidas entre 4 e 8 décimos -milionésimos de milímetro, do verde ao vermelho. São necessárias 2.300
ondas de luz para encher um milímetro. Na duração de um segundo, o éter, que transmite a luz, executa setecentos mil
bilhões de oscilações, cada uma das quais é matematicamente definida. O olfato percebe 1 / 64.000.000
de miligramas de mercaptan no ar respirado. – A dimensão dos átomos deve ser inferior a um mil ionésimo de
milímetro de diâmetro.

6 - O átomo, intangível, invisível, dificilmente concebível para o nosso espírito afeito aos julgamentos superficiais,
constitui a única matéria verdadeira, e o que chamamos matéria é apenas um efeito produzido em nossos sentidos
pelos movimentos dos átomos, isto é, uma possibilidade incessante de sensações.
Daí resulta que a matéria, e assim as manifestações da energia, é somente um modo de movimento. Se o
movimento parasse, se a força pudesse ser anulada, se a temperatura dos corpos fosse reduzida ao zero absoluto, a
matéria – tal qual a conhecemos – cessaria de existir.

7 - O universo visível é composto de corpos invisíveis. Quanto se vê, é feito de coisas que não se vêem. Há uma única espécie de átomos primitivos; as moléculas constitutivas dos diferentes corpos, ferro, ouro, oxigênio, hidrogênio, etc., não diferem senão pelo número, pelo agrupamento e pelos movimentos dos átomos que as compõem.

8 - O que chamamos matéria se esvai quando a análise científica acredita atingir. Achamos, porém, por sustentáculo do Universo e princípio de todas as formas, a Força, o elemento dinâmico. Com a minha vontade posso perturbar a Lua em seu curso. Os movimentos de todo átomo, na Terra, são a resultante matemática de todas as ondulações etéreas que lhe chegam,
com o tempo, dos abismos do Espaço infinito.

9 - O ente humano tem por princípio essencial a alma. O corpo é aparente e transitório.

10 - Os átomos são indestrutíveis. A energia que move os átomos e rege o Universo é indestrutível.
A alma humana é indestrutível.

11 - A individualidade da alma é recente na história da Terra. – O nosso planeta foi nebulosa, depois sol, depois caos: não
existia então nenhum ser terrestre. A vida começou pelos mais rudimentares organismos; progrediu de século em
século para atingir o estado atual, que não é o último. A inteligência, a razão, a consciência, o que chamamos
faculdades da alma, são modernas. O Espírito se desembaraçou gradualmente da matéria, de igual modo – se
a comparação não fosse grosseira – que o gás se desprende da hulha, o perfume da flor, a labareda do fogo.

12 - A força psíquica começa a afirmar -se desde há trinta ou quarenta séculos nas esferas superiores da Humanidade
terrestre; a ação dela está apenas na aurora. As almas, conscientes da sua individualidade, ou ainda
inconscientes, estão, por sua própria natureza, fora das condições de Espaço e de Tempo. Após a morte dos
corpos, e assim também durante a vida, elas nenhum lugar ocupam. Algumas vão talvez habitar outros mundos.
Não têm consciência de sua vida extra corporal e da sua imortalidade senão aquelas que se desprenderam dos laços
materiais.

13 - A Terra é uma província da pátria eterna; faz parte do Céu; o Céu é infinito; todos os mundos fazem parte do Céu.
Nosso planeta é navio etéreo que transporta através do Infinito uma população de almas, na velocidade de 643.000
léguas por dia em torno de uma estrela e, aproximadamente, 185 milhões de léguas rumo à constelação de Hércules.

14 - Os sistemas planetários e siderais que constituem o Universo estão em diversos graus de organização e
adiantamento. É infinita a extensão da sua diversidade; os seres guardam, em toda parte, relação com os mundos.

15 - Os mundos atualmente não são todos habitados. A época presente não tem importância maior do que as precedentes e nem sobre as que lhe hão de seguir. Tais mundos foram habitados no passado, milhares de séculos; tais outros sê-lo-ão no futuro, em milhares de séculos. Um dia, nada restará da Terra, e as suas próprias ruínas estarão destruídas. Mas o Nada jamais substituirá o Universo. Se as coisas e os seres não renascessem das suas cinzas, não existiria uma única estrela no Céu, pois, desde a eternidade pretérita, todos os sóis estariam extintos, datando toda a Criação da eternidade. A duração total da Humanidade representa um momento no Tempo eterno.

16 - A vida terrestre não é o tipo das outras vidas. Ilimitada diversidade reina no Universo. Há mansões onde o peso é
intenso, onde a luz é desconh ecida, onde o tato, o olfato e o ouvido são os únicos sentidos; onde, não se tendo formado
o nervo óptico, todos os entes são cegos. Outras há onde o peso é apenas sensível; onde os entes são tão leves e tão
tênues que seriam invisíveis para olhos terrestres; onde sentidos de extrema delicadeza revelam a Espíritos
privilegiados sensações vedadas à Humanidade terrestre.

17 - O espaço que existe entre os mundos espalhados no imenso Universo não os isola uns dos outros. Estão todos em
perpétua comunicação uns com os outros pela atração, que se exerce instantaneamente através de todas as distâncias e
estabelece indissolúvel laço entre todos os mundos.

18 - O Universo forma uma unidade única.

19 - O sistema do mundo físico é a base material, o ambiente do sistema do mundo moral ou espiritual. A Astronomia deve,
pois, ser a base de toda a crença filosófica e religiosa. Todo ser pensante traz em si o sentimento, mas a incerteza
da imortalidade. É porque somos as rodas microscópicas de um mecanismo desconhecido.

20 - O próprio homem é quem faz o seu destino. Levanta-se ou cai segundo as suas obras. As criaturas presas aos interesses materiais, os avarentos, os ambiciosos, os hipócritas, os mentirosos, os filhos de Tartufo, moram, com os perversos,
nas zonas inferiores. Mas, uma lei, primordial e absoluta, rege a Criação: a lei do Progresso. Tudo se eleva no Inf inito. As faltas são quedas.

21 - Na ascensão das almas, as qualidades morais não têm menos valor do que as qualidades intelectuais. A bondade,
o devotamento, a abnegação e o sacrifício apuram a alma e a elevam, e assim também o estudo e a ciência.

22 - A Criação universal é uma imensa harmonia na qual a Terra é um insignificante fragmento, bastante pesado e
incompreensível.

23 - A Natureza é um perpétuo futuro. O Progresso é a lei. A progressão é eterna.

24 - A eternidade de uma alma não seria suficiente para visitar o Infinito e tudo conhecer.

25 - O destino da alma é desprender -se, cada vez mais, do mundo material e pertencer definitivamente à vida urânica
superior, donde domina a matéria e não sofre mais. O fim supremo dos seres é a aproximação perpétua da perfeição
absoluta e da felicidade divina.
 
Última edição:
Esse é um texto desse livro

“Outrora havia, relativamente ao volume do planeta, quase
tanta água em Marte quanto na Te rra. Insensivelmente, de sécu lo
em século, uma parte da água das chuvas atravessou as
profundas camadas do solo e não tornou à superfície. Combinou -
se quimicamente com as rochas e foi excluída do curso da
circulação atmosférica. De século em século, também, as chuvas,
as neves, os ventos, os gelos do inverno, as secas do verão, têm
desagregado as montanhas e os cursos de água, traze ndo esses
destroços para a bacia do mar, cujo leito têm gradualmente
levantado. Não mais possuímos grandes oceanos, nem mares
profundos, mas unicamente medi terrâneos. Muitos estreitos,
golfos, mares análogos à Mancha, ao mar Vermelho, ao
Adriático, ao Báltico, ao Cáspio. Praias lindíss imas, enseadas
mansas, lagos e espaçosos rios, fr otas antes aéreas do que
aquáticas, céu quase sempre puro, principalmente pel a manhã. A
Terra não tem manhãs tão luminosas quanto as nossas.


Depois que terminei de ler o livro fui pra net e dei de cara com essa notícia abaixo. ;)


Novo mapa sugere que Marte teve oceano que cobria 30% do planeta
Com informações da BBC - 25/11/2009




Usando um novo programa de computador, cientistas produziram um mapa mais detalhado das redes de vales de Marte e perceberam que elas são 2,3 vezes mais extensas do que se imaginava.[Imagem: Luo et al.]
Mapa de Marte

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos traz novos indícios de que o planeta Marte já teve um oceano.


020175091125-oceano-marciano.jpg

Usando um novo programa de computador, cientistas da Universidade de Northern Illinois e do Instituto Lunar e Planetário de Houston conseguiram produzir um mapa mais detalhado das redes de vales de Marte e perceberam que elas são 2,3 vezes mais extensas do que se imaginava.

Oceano em Marte

Além disso, o estudo mostrou que as regiões mais densas em vales formam um cinturão em torno do planeta entre seu equador e uma faixa mais ao sul, o que é consistente com a teoria de que havia um oceano cobrindo uma grande porção do hemisfério norte de Marte.

"Todas as provas reunidas ao analisarmos essa rede de vales apontam para um clima particular no início da existência de Marte", disse Wei Luo, da Universidade de Northern Illinois. "Esse clima incluía chuvas e um oceano cobrindo cerca de 30% da superfície do planeta."

Passado quente e úmido

As redes de vales de Marte se assemelham aos sistemas de rios da Terra, sugerindo que o chamado "planeta vermelho" já foi mais quente e mais úmido do que é hoje.

Mas, desde que essas redes foram descobertas por uma sonda espacial, em 1971, cientistas têm debatido se elas teriam sido criadas por erosão provocada por água na superfície - o que sugere um clima chuvoso - ou por erosão causada por águas subterrâneas - o que indicaria um clima mais frio e seco.

O novo mapeamento permitiu também aos pesquisadores verificar que há semelhanças entre a densidade das redes de vales da Terra com a de algumas regiões de Marte, o que seria um indício de erosão provocada por chuvas.

Topografia marciana

A superfície de Marte é caracterizada por planícies localizadas principalmente no hemisfério norte e por montanhas concentradas mais no sul.

Segundo os cientistas, esta topografia mostra que a água se acumularia no norte.

"Um planeta com apenas um grande oceano teria um clima do tipo continental árido na maioria de suas superfícies de terra", disse Luo.

Bibliografia:

Computer-generated global map of valley networks on Mars
Wei Luo, T. F. Stepinski
Journal of Geophysical Research - Planets
20 November 2009
Vol.: 114, E11010
DOI: 10.1029/2009JE003357
 
UIAHAIhahuihaUiAHUIAHUIAiuAhaiuhaiUhuaihaiUHUIAhia


Esses meninos que não estudam história caem fácil em qualquer golpe, por mais antigo que seja,

Esse Flammarion simplesmente chupou a idéia corrente da época sobre Marte e resolveu falar que era marciano.

Sim, por que a idéia que marte tinha água era muito comum nessa época! Vinte e dois anos antes, um camarada chamado Giovanni Schiaparelli observou um mapa de marte da época e viu desenhos e traços na superfície do planeta. Ele resolveu chamar esses desenhos de Cannalis, ou canais! Possivelmente construidos por uma espécie inteligente, que estava desviando a agua dos polos para o equador, pois o planeta deveria estar se ressecando tendo seus mares e rios cada vez mais vazios, ou, como acreditavam na época, sugados para dentro da terra.


Ou seja, o camaradinha aí, apenas roubou a idéia e resolveu pagar de bacana de marte.


Tsc, tsc... eu falo, falta de conhecimento histórico é uma das maiores desgraças da vida.
 
Pra falar a verdade, se eu não acreditasse em REENCARNAÇÃO, em EVOLUÇÃO ESPIRITUAL, em CARMA, enfim, nas teorias do Espiritismo, não teria sentido NENHUM estar aqui. Era muito mais facil meter uma bala na testa e PONTO FINAL. Não precisavamos sofrer, trabalhar, estudar, lutar uma vida inteira pra conseguir casa, carro e outros bens materiais. Seria um vazio muito grande vir ao Planeta Terra somente com esse propósito que A GRANDE MAIORIA das pessoas persegue: SER RICO,SER O MAIS BONITO,TER O MELHOR APARTAMENTO, O MELHOR CARRO,etc, etc,etc... Não teria sentido!O espiritismo na verdade, ensina o ser humano a ver esse mundo como uma "escola espiritual", em que viemos para aprender as lições que nosso espírito precisa pra evoluir. Não acho que seja a "Religião Correta", mas como eu disse, é a que me traz as respostas para a pergunta:

PORQUE E PRA QUE ESTOU AQUI?????
 
PORQUE E PRA QUE ESTOU AQUI?????
Oras, se você não sabe, como é que eu vou saber.
Eu sei bem o que to fazendo neste planeta, nesta espécie e nesta vida.

Ah sim, e não vale a pena meter uma bala na cabeça, afinal, para que você encurtar um belo passeio?
 
Oras, se você não sabe, como é que eu vou saber.
Eu sei bem o que to fazendo neste planeta, nesta espécie e nesta vida.

Ah sim, e não vale a pena meter uma bala na cabeça, afinal, para que você encurtar um belo passeio?

Enquanto vc está num "Belo passeio", milhares de seres humanos passam fome, estão com doenças incuráveis num leito de hospital ou sem ter onde morar.Como vc explica vc ter nascido num lugar melhor que as pessoas da Etiópia por exemplo??? Mero acaso??? Destino??? Por que um cara nasce rico, bonito e saudavel, enquanto um nasce feio, pobre e doente??? Pela LÓGICA que vc usa seria apenas acaso! Mas eu penso que isso faz parte da evolução espiritual que cada ser humano se encontra. O espírito de um ser que nasce doente por exemplo, escolheu vir naquele corpo, com aquela família, naquelas condições..paraque NÃO SÓ ELA, mas as pessoas ao redor possam evoluir. Os pais possam aprender as lições que devem aprender e tudo mais! É complicado explicar, procure ler mais e se aprofundar no assunto!
 
:huh: na minha opinião, pelo pouco que conheço 'a vida', Deus dá o Frio conforme o Cobertor, mas não é bem assim tão fácil quanto parece, oque digo é que as pessoas vão se mortificando, se tornando insensíveis à dor, fome, frio, sofrimento, enlouquecem talvez, mas as que suportam são muito fortes! entretanto acredito que uma bala na cabeça, o precipitar-se em um abismo ou mesmo se deitar em baixo de um rolo compressor não vão libertar ninguém exatamente pelo que é dito no sentido de que vc tem que passar aquilo (Deus me Livre e Guarde, cruz credo, bate na madeira três vezes) porque a fuga talvez, repito, TALVEZ apenas leve contigo o problema para a ETERNIDADE, então precisamos encarar o problema que for até o fim aqui nesta vida finita para então partirmos livres e leves e finalmente elevar o espírito para o plano superior...fantasmas, espiritos errantes que vagam, odiosos ou sofredores, encosto, isto pode não ser eterno perante a eternidade mas é perante a vida humana, seculos, milênios onde vc que buscava se livrar do problema terá que o tolerar! aguentar aquilo que aqui na Terra o submeteria por alguns anos ou decadas num infindar de seculos e milênios até que finalmente será julgado diante do Criador...Ele que sofreu todos tormentos quando atravessou aqui :)P pra quem crÊ) dizem que o espírito que se suicida além do problema ainda leva consigo a marca, mácula, do seu desencarnar, um que pula de um penhasco sentirá as dores de politraumatismo como um amputado que sofre pelo membro inexistente, um que se enforca ou sufoca permanecerá assim com a falta de ar e agonia...e pior porque lá não tem anestesia, não tem ninguém para olhar seja pra rir ou para chorar, ninguém segurará a mão e nem tomará ciência do que ocorre, há coisas na vida piores que a morte, e a vida depois da vida assim pode ser.
Assim eu acredito ser, logico que não faço ideia do que me aguarda mas é com esse espírito guerreiro que buscarei encontrar, antes seja prazer e vitória, gloria e poder, mas se vier o oposto também terei que viver, fugir não é opção válida, mas essa é minha opinião pessoal e não quero influenciar ninguém, até acredito que seja melhor a eutanásia em casos irreversíveis de dor e sofrimento, uma morte digna e humana, mas isso não ocorre pelo menos no Brasil, um paciente terminal em Cancer vai pra casa e fica na dor aguardando a morte por semanas, meses e ninguém pode fazer nada senão esperar.
 
Última edição:
UIAHAIhahuihaUiAHUIAHUIAiuAhaiuhaiUhuaihaiUHUIAhia


Esses meninos que não estudam história caem fácil em qualquer golpe, por mais antigo que seja,

Esse Flammarion simplesmente chupou a idéia corrente da época sobre Marte e resolveu falar que era marciano.

Sim, por que a idéia que marte tinha água era muito comum nessa época! Vinte e dois anos antes, um camarada chamado Giovanni Schiaparelli observou um mapa de marte da época e viu desenhos e traços na superfície do planeta. Ele resolveu chamar esses desenhos de Cannalis, ou canais! Possivelmente construidos por uma espécie inteligente, que estava desviando a agua dos polos para o equador, pois o planeta deveria estar se ressecando tendo seus mares e rios cada vez mais vazios, ou, como acreditavam na época, sugados para dentro da terra.


Ou seja, o camaradinha aí, apenas roubou a idéia e resolveu pagar de bacana de marte.


Tsc, tsc... eu falo, falta de conhecimento histórico é uma das maiores desgraças da vida.


Olha meu caro, ia falar um monte de coisas sobre essas suas atitudes infatis, sobre esse seu comportamento descontrolado, sobre essa falta de controle em um forum, pq ja disse várias vezes... um cara que diz ser pscólogo e que age dessa forma ofensiva, para mim é somente um cego que guia cegos... entretando isso ia gerar outra discussão, e discussões parece que faz parte de sua dieta mental, portanto acho melhor não alimentar seu ego, pois também nosso amigo Soro pediu para respeitar o tópico, e é o que vou fazer...

Não vou desmerecer seus conhecimentos históricos, e nem vou discutir de quem foi essa idéia de que havia oceanos em marte, so postei pq achei interessante e foi uma dedução minha, pois no livro fala claramente na introdução que é um misto de realidade ciêntífica e ficção. a sua resposta foi muito boa, se filtrasse o sarcarmo e a forma infantil como vc respondeu, claro. Entretando dei uma pesquisada e descobrir que:

Giovanni Schiaparelli (1835-1910) fez essa descoberta no final do século XIX, precisamente no ano de 1877 a 1886

Camille Flammarion (1842-1925) em seu livro A Pluralidade dos Mundos Habitados, escrito em 1862 ou seja, 15 anos antes de Schiaparelli ter desenhado seu mapa da superficie de Marte, ja falava que em marte, em uma outra época, mais ou menos nessas palavras "Tais mundos foram habitados no passado, milhares de séculos; tais outros sê-lo-ão no futuro, em milhares de séculos" fala dos oceanos e rios e de toda a vida que existiu e que existe em marte, mas que nossos sentidos ainda não consegue ver nem compreender.
 
Última edição:
O Savino nos acha idiotas, e infelizmente ele é daqueles garotos cruéis que tem mórbida satisfação em se divertir com os idiotas.

Sabe aquele tipo popular daqueles filmes tipo American Pie, que gostam de zuar os nerds? Pois é.

Ele tem todas as certezas prontas, está convicto de tudo que sabe, e sente enorme prazer em vir ao forum para gozar da cara daqueles pobres coitados (nós), que sabemos menos que ele, que não temos cultura, que temos medo de morrer (ele não tem), que não sabemos porque estamos aqui (ele sabe), que não entendemos nada sobre os mistérios da vida (porque pra ele não existem mais mistérios, ou na pior hipotese, a ciência está a um passo de explica-los).

Com relação à vida após a vida, eu creio que existe algo a mais. Eu acredito nisso embora no dia a dia não veja o menor sentido.

Mas esse algo a mais que eu creio que exista não explica nada, nem pode ser explicado pelas teorias espíritas já apresentadas aqui.

Porque um nasce rico e outro pobre? Simplesmente porque seus pais eram ricos ou pobres. Fácil. Não vejo um motivo pra isso.

Porque um nasce bonito, num bom lugar, e tem uma vida saudável e de sucesso, enquanto outro só se ferra, nasce feio, doente, e as vezes com a cabeça grudada na do seu irmão siamês? Simples, a genética falha, merads acontecem, e assim por diante.

Isso é o que eu vejo e entendo de forma bem simples e direta.

A vida parece ser bem simples, do ponto de vida animal. Nascer, comer, caagr, meter, comer, dormir, cagar, morrer. Não tem um filho duma égua dum bicho que não faça a mesma coisa.

Mas existe algo a mais.
 
Oras, se você não sabe, como é que eu vou saber.
Eu sei bem o que to fazendo neste planeta, nesta espécie e nesta vida.

Ah sim, e não vale a pena meter uma bala na cabeça, afinal, para que você encurtar um belo passeio?

Talvez porque o passeio não seja dos mais agradáveis? O que você, como psicologo, diria a um potencial suicida, em estado profundo de depressão por causa de uma doença incurável, por exemplo? Gostaria de ouvir a resposta do expecialista. Você explicaria pra ele sobre os genes egoistas e o faria entender que como mero veículo ele não deveria cultivar opiniões próprias sobre o que fazer da sua existência? Ou talvez você recomende que compre um telescópio para que vislumbre o tamanho da sua insignificância diante do universo?

Ah já sei, prozac nele, mãos lavadas, e ta tudo resolvido... esqueci do tal milagre.
 
Giovanni Schiaparelli (1835-1910) fez essa descoberta no final do século XIX, precisamente no ano de 1877 a 1886

Camille Flammarion (1842-1925) em seu livro A Pluralidade dos Mundos Habitados, escrito em 1862 ou seja, 15 anos antes de Schiaparelli ter desenhado seu mapa da superficie de Marte, ja falava que em marte, em uma outra época, mais ou menos nessas palavras "Tais mundos foram habitados no passado, milhares de séculos; tais outros sê-lo-ão no futuro, em milhares de séculos" fala dos oceanos e rios e de toda a vida que existiu e que existe em marte, mas que nossos sentidos ainda não consegue ver nem compreender.

Ok, vou te responder com algum respeito, apesar de sinceramente não achar que você mereça. Mas como o forum me obriga pelas normas e como não estamos no tópico sobre deus (que é um campo livre, aparentemente) vamos fingir que nós dois somos suficientemente civilizados e temos algum respeito um pelo outro.

Um livro é a Pluralidade dos Mundos Habitados, que foi escrito em 1862.
Neste ele não entra em detalhes sobre a existencia de agua ou como ela se comportava em Marte (você apenas mencionou que ele fala sobre isso, mas não me mostrou nenhuma passagem confirmavel.), pelo qeu entendi.
Aparentemente, ou autor só se aventura neste quesito no seu livro Urania, que foi publicado depois das teorias correntes sobre agua em marte, estou correto?

Entretanto, a idéia de mundos habitados, não só no sistema solar, como além, é muito anterior às idéias do Flammarion, datando do já mencionado por mim Giordano Bruno (que ousou até mesmo falar de outros "Jesus" para outros mundos habitados e virou carvão por conta disso.), passando por Voltaire que em 1752 (mais de 100 anos antes) escreveu sua famosa obra Micromegas (recomendo a leitura), onde um filosofo de outra estrela chegava ao nosso sistema solar e questionava, em cada planeta, com os filosofos sobre o sentido da existencia.

A única novidade no Flammarion foi colocar essas idéias amplamente divulgadas na época (dadas as limitações, óbvio) dentro da esfera do espiritismo. E somente isso, devo acrescentar, pois a idéia de mundos habitados e seres superiores dentro de uma noção religiosa é comum na humanidade há alguns milênios.

Em suma, a relação que você fez entre o texto do Flammarion e o a hipótese dos oceanos em Marte (pois apesar de hoje sabermos que lá tem água, não sabemos realmente se houveram oceanos), é completamente infundada.
 
Gostaria de ouvir a resposta do expecialista.
Se você quer minha opinião de especialista então marque uma consulta e pague minha hora, pois caso você não tenha reparado eu não estou aqui para satisfazer seus caprichos ou matar sua curiosidade sobre assuntos diversos.

Ah já sei, prozac nele, mãos lavadas, e ta tudo resolvido... esqueci do tal milagre.
Teu conhecimento acerca do assunto é tão incomparável que você não sabe nem que psicologo não tem o poder de receitar remédio.
Na verdade, em maioria, somos contra.

Mas sinceramente, não esperava que uma pessoa como você soubesse disso.
 
Concordo e sabia disso. Só considerei que vc entendesse o atalho.

Então faça um orçamento da consulta, e me responda se você consegue ser sincero consigo mesmo diante do paciente, ou se mente descaradamente pra ele? Porque uma visão materialista não é capaz de suprimir a depressão. Se a pessoa está desgraçada, qual o argumento para convence-la a não se matar?

Dias melhores virão? Mas se a sua ciência diz que tal doença não tem cura, que dias melhores poderá prometer?

A perspectiva de um milagre, de um pequeno, desses que um centro espiríta qualquer faz comumente, tem muito mais efeito do que 50 sessões de psico, 30 capsulas de prozac, e todas as certezas que só os arrogantes sabem ter.

Eu não sei, por isso não afirmo como seja, ou deixe de ser. Só sei que existe mais coisa.
 
Concordo e sabia disso. Só considerei que vc entendesse o atalho.

Então faça um orçamento da consulta, e me responda se você consegue ser sincero consigo mesmo diante do paciente, ou se mente descaradamente pra ele? Porque uma visão materialista não é capaz de suprimir a depressão. Se a pessoa está desgraçada, qual o argumento para convence-la a não se matar?

Dias melhores virão? Mas se a sua ciência diz que tal doença não tem cura, que dias melhores poderá prometer?

A perspectiva de um milagre, de um pequeno, desses que um centro espiríta qualquer faz comumente, tem muito mais efeito do que 50 sessões de psico, 30 capsulas de prozac, e todas as certezas que só os arrogantes sabem ter.

Eu não sei, por isso não afirmo como seja, ou deixe de ser. Só sei que existe mais coisa.

Eu também fiquei curioso para saber.
Vamos fazer uma vaquinha e obter as respostas.. :lol:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo