Probleminha que eu nunca tinha ouvido falar e está no lado da NET. Vou tentar explicar de forma sucinta.
1. Desde o dia 30/07/13, pela manhã, eu notei que a largura de banda da minha conexão foi drasticamente reduzida. Observando pelo bandwidth monitor do firmware Gargoyle, com 4 PCs na minha casa fazendo download ao mesmo tempo, a taxa de download
geral/combinada não passava dos 60KB/s.
Usando apenas o meu PC na rede (os outros desligados), a velocidade de download no megaflash.mco.virtua.com.br não passava dos 50~60KB/s também.
Fato curioso: os pings estavam normais, tanto para links nacionais quanto internacionais. Porém, se eu fizesse download em um PC, o ping subia absurdamente e chegava a dar packet loss.
Isso mostra que não se trata de congestionamento no node em horário de pico (se assim fosse, era para ter instabilidade nas latências). Os pings estavam normais durante o dia inteiro.
2. Reiniciei o modem trocentas vezes, liguei diretamente no meu computador, mas o problema persistiu.
Obs.: o roteador está configurado com um WAN MAC igual ao do meu PC.
3. Liguei para lá, agendaram visita técnica para hoje e o técnico veio (parabéns para a NET, pois as últimas visitas técnicas foram cumpridas rigidamente no prazo dado por eles).
4. O técnico prontamente tratou de ligar o modem diretamente no meu netbook, pelo cabo.
Para minha surpresa (e não a dele, que achou que o problema estava no meu PC), o download do netbook veio na velocidade máxima.
Ele imediatamente sugeriu algum problema no meu PC. Eu discordei e falei que isso tem algo a ver com o endereço MAC da minha placa de rede, pois todos os outros PCs da rede estavam com velocidade baixa quando ligados no roteador (que, repita-se, está com MAC clonado igual ao do meu PC).
5. Então resolvi mostrar para ele a prova disso: reconectei o modem ao roteador, mudei o WAN MAC do roteador para o mesmo MAC do meu netbook, reiniciei o cable modem, liguei meu PC no roteador e fiz download no megaflash.mco.virtua.com.br
Velocidade: 2,5MB/s.
Ele ficou surpreso e, mesmo resistindo, deixou de acreditar que o problema é na minha máquina.
6. Em seguida, eu liguei meu PC diretamente ao cable modem e reiniciei este (para reassociar o novo MAC, já que o MAC do roteador estava clonado para o do netbook).
Após o reboot do cable modem, fiz o download do mesmo link mencionado e... 30KB/s.
Provei para ele que era alguma treta lá na central da NET com o MAC da minha placa de rede.
a) Ligando o cable modem direto no meu PC, 30KB/s.
b) Ligando o cable modem direto no netbook, 2,5MB/s.
c) Ligando o cable modem no roteador, este com o MAC do meu PC, 30KB/s em todos os PCs da casa.
d) Ligando o cable modem no roteador, este com o MAC do netbook, 2,5MB/s em todos os PCs da casa.
Pelo procedimento para o qual o técnico foi treinado, aparentava ser problema no meu PC, mas provei para ele que o problema era relacionado a endereço MAC. Tanto é verdade que eu reiniciei meu PC em modo de segurança e os resultados dos testes foram os mesmos (velocidade baixa com meu PC direto no modem; velocidade alta com meu PC ligado no roteador e este com o MAC do netbook).
O técnico falou que, pelo fato de a empresa estar adotando o padrão DOCSIS 3.0 há um tempo relativamente curto, pode ainda haver esse tipo de problemas de configuração da tecnologia no datacenter.
Ele pediu para eu deixar o roteador com o MAC do netbook e tomou o caso como finalizado. Mencionou que não ia gerar cobrança pela visita (insisti nisso, pois deixei evidente para ele que o problema não é no meu PC, e sim na forma como o datacenter gerencia os MACs). Espero que realmente não chegue cobrança dessa visita técnica.
Ah! Ele também pegou os 2 MACs envolvidos no caso: do meu PC e do netbook. Falou que ia passar para o pessoal do datacenter o fato de um deles estar com velocidade reduzida e outro com velocidade normal.
Fica a lição para o pessoal aí.
Ps.: não, não existe controle de consumo de franquia na minha cidade inteira, e o técnico confirmou isso. A primeira suspeita teria sido essa, mas não foi esse o problema. Trata-se de alguma configuração no datacenter mesmo.