Viver no Brasil - A conta não bate

kassiadou

Member
Registrado
Saudações pessoas.
Vamos lá.
Quero ter um filho no ano que vem.
Fiz umas simulações de gastos totais de uma vida de casado com filho. Nesse cálculo incluem condomínio, luz, seguro do carro, planos de saúde, farmácia, mercado, escola da criança e todo o resto.
Chego na conclusão de que para viver minimamente confortável, sem grandes luxos um casal precisaria ter uma renda líquida de pelo menos 8k mensais.

E aí eu questiono.
Quantos casais no Brasil ganham 8k mensais? Olhando pelas estatísticas dos assalariados, veremos que o salário médio é muito menor do que isso.
Entretanto, eu saio a noite com minha esposa, e o que vejo na rua são restaurantes mega caros lotados, todo mundo de celular do ano, SUVs desfilando pela rua.
O que eu não estou enxergando?
 
Saudações pessoas.
Vamos lá.
Quero ter um filho no ano que vem.
Fiz umas simulações de gastos totais de uma vida de casado com filho. Nesse cálculo incluem condomínio, luz, seguro do carro, planos de saúde, farmácia, mercado, escola da criança e todo o resto.
Chego na conclusão de que para viver minimamente confortável, sem grandes luxos um casal precisaria ter uma renda líquida de pelo menos 8k mensais.

E aí eu questiono.
Quantos casais no Brasil ganham 8k mensais? Olhando pelas estatísticas dos assalariados, veremos que o salário médio é muito menor do que isso.
Entretanto, eu saio a noite com minha esposa, e o que vejo na rua são restaurantes mega caros lotados, todo mundo de celular do ano, SUVs desfilando pela rua.
O que eu não estou enxergando?
Eu te garanto que 90% desses carros e celulares não estão pagos ainda. Não se preocupe, está no caminho certo.
 
Bom, além das inúmeras famílias super endividadas que vivem de aparências, talvez haja um viés de confirmação quando vocês saem. Depende muito de onde vc mora e por onde circula. Tem que lembrar também que tem uns 10% da populacao que ganha bem, do tipo 5k pra cima, uns 20 milhões que não é pouco em termos de consumo.
 
Saudações pessoas.
Vamos lá.
Quero ter um filho no ano que vem.
Fiz umas simulações de gastos totais de uma vida de casado com filho. Nesse cálculo incluem condomínio, luz, seguro do carro, planos de saúde, farmácia, mercado, escola da criança e todo o resto.
Chego na conclusão de que para viver minimamente confortável, sem grandes luxos um casal precisaria ter uma renda líquida de pelo menos 8k mensais.

E aí eu questiono.
Quantos casais no Brasil ganham 8k mensais? Olhando pelas estatísticas dos assalariados, veremos que o salário médio é muito menor do que isso.
Entretanto, eu saio a noite com minha esposa, e o que vejo na rua são restaurantes mega caros lotados, todo mundo de celular do ano, SUVs desfilando pela rua.
O que eu não estou enxergando?
não dá pra generalizar mas já generalizando, lembre-se que os bancões lucram na casa dos bilhões por ano só financiando e dando empréstimo pra galera
 
Então.
Estou ciente dessa armadilha do financiamento, e compreendo que a maioria dos carrões que vejo na rua foram financiados em 60x ou até mais. Entretanto não acho que isso altere o raciocínio final, tanto é que não considerei cálculo de financiamento para chegar nesse valor de pelo menos 8k líquido para viver "bem".

Porém, escola particular não se financia, e uma escola particular aqui no RJ com uma qualidade razoável é pelo menos R$1.500. O mesmo vai plano de saúde, seguro de carro, mercado..
Todas essas contas "básicas" somadas deu um cálculo de mais ou menos 8k, que entendo ser um valor fora da realidade da maioria dos brasileiros.


10% da populacao que ganha bem, do tipo 5k pra cima

Eu hoje ganho 5-6k. Minha esposa ganha 2k.
Não consigo encaixar um filho no orçamento. Faltaria bastante. Ou seja, nem 5k bastaria para isso.
Porém mesmo se fosse, não é 10% da população brasileira que possui filho no colégio particular, está com plano de saúde em dia etc.
Logo, como eles fazem? Algo não está encaixando para mim...
Eis meu cálculo:

Condomínio (Substitua por aluguel ou prestação: R$1800
Plano de saúde meu R$:250
LuzR$200 (Estou considerando aqui que eu colocasse energia solar na minha casa, pois atualmente pago quase R$1.000)
Água R$200
Gás R$150
Mercado R$500
Farmácia R$300 (tá bem nivelado por baixo esse valor)
Gasolina R$300( Beeeem nivelado por baixo)
Streamings R$100
Lazer 450R$ (Coloque aqui também estacionamento, despesas inesperadas...)
Plano saúde esposa R$300
Plano saúde filho R$150
Seguro carro R$300 (valor irreal pro RJ)
IPVA carro R$200
Academia R$100
Escola filho R$1.500 (colégio modesto no RJ, pq o que mais tem é colégio de 3k,4k que as turmas estão lotadas).

Total R$6.800 sem considerar um monte de gastos. Mecânica de carro, ração de cachorro etc..
 
Última edição:
Então.
Estou ciente dessa armadilha do financiamento, e compreendo que a maioria dos carrões que vejo na rua foram financiados em 60x ou até mais. Entretanto não acho que isso altere o raciocínio final, tanto é que não considerei cálculo de financiamento para chegar nesse valor de pelo menos 8k líquido para viver "bem".

Porém, escola particular não se financia, e uma escola particular aqui no RJ com uma qualidade razoável é pelo menos R$1.500. O mesmo vai plano de saúde, seguro de carro, mercado..
Todas essas contas "básicas" somadas deu um cálculo de mais ou menos 8k, que entendo ser um valor fora da realidade da maioria dos brasileiros.




Eu hoje ganho 5-6k. Minha esposa ganha 2k.
Não consigo encaixar um filho no orçamento. Faltaria bastante. Ou seja, nem 5k bastaria para isso.
Porém mesmo se fosse, não é 10% da população brasileira que possui filho no colégio particular, está com plano de saúde em dia etc.
Logo, como eles fazem? Algo não está encaixando para mim...
Eis meu cálculo:

Condomínio (Substitua por aluguel ou prestação: R$1800
Plano de saúde meu R$:250
LuzR$200 (Estou considerando aqui que eu colocasse energia solar na minha casa, pois atualmente pago quase R$1.000)
Água R$200
Gás R$150
Mercado R$500
Farmácia R$300 (tá bem nivelado por baixo esse valor)
Gasolina R$300( Beeeem nivelado por baixo)
Streamings R$100
Lazer 450R$ (Coloque aqui também estacionamento, despesas inesperadas...)
Plano saúde esposa R$300
Plano saúde filho R$150
Seguro carro R$300 (valor irreal pro RJ)
IPVA carro R$200
Academia R$100
Escola filho R$1.500 (colégio modesto no RJ, pq o que mais tem é colégio de 3k,4k que as turmas estão lotadas).

Total R$6.800 sem considerar um monte de gastos. Mecânica de carro, ração de cachorro etc..
Mas o rio de janeiro e outras metrópoles não são parâmetro para o resto do país. Aliás, um bom mercado daria bem mais de 500.
 
Então.
Estou ciente dessa armadilha do financiamento, e compreendo que a maioria dos carrões que vejo na rua foram financiados em 60x ou até mais. Entretanto não acho que isso altere o raciocínio final, tanto é que não considerei cálculo de financiamento para chegar nesse valor de pelo menos 8k líquido para viver "bem".

Porém, escola particular não se financia, e uma escola particular aqui no RJ com uma qualidade razoável é pelo menos R$1.500. O mesmo vai plano de saúde, seguro de carro, mercado..
Todas essas contas "básicas" somadas deu um cálculo de mais ou menos 8k, que entendo ser um valor fora da realidade da maioria dos brasileiros.




Eu hoje ganho 5-6k. Minha esposa ganha 2k.
Não consigo encaixar um filho no orçamento. Faltaria bastante. Ou seja, nem 5k bastaria para isso.
Porém mesmo se fosse, não é 10% da população brasileira que possui filho no colégio particular, está com plano de saúde em dia etc.
Logo, como eles fazem? Algo não está encaixando para mim...
Eis meu cálculo:

Condomínio (Substitua por aluguel ou prestação: R$1800
Plano de saúde meu R$:250
LuzR$200 (Estou considerando aqui que eu colocasse energia solar na minha casa, pois atualmente pago quase R$1.000)
Água R$200
Gás R$150
Mercado R$500
Farmácia R$300 (tá bem nivelado por baixo esse valor)
Gasolina R$300( Beeeem nivelado por baixo)
Streamings R$100
Lazer 450R$ (Coloque aqui também estacionamento, despesas inesperadas...)
Plano saúde esposa R$300
Plano saúde filho R$150
Seguro carro R$300 (valor irreal pro RJ)
IPVA carro R$200
Academia R$100
Escola filho R$1.500 (colégio modesto no RJ, pq o que mais tem é colégio de 3k,4k que as turmas estão lotadas).

Total R$6.800 sem considerar um monte de gastos. Mecânica de carro, ração de cachorro etc..
Não sei sua profissão, se é empregado, autônomo ou qualquer outra coisa, mas pra você ta considerando todos esses gastos ai então sua empresa é péssima de beneficio.
A grande maioria das empresas possuem plano de saúde familiar(muitas sem descontar R$1 do contracheque) e auxilio para filhos que pode incluir um valor em espécie ou outras um valor para despesas com creche, só isso já reduziria bastante seu gastos mensais.
 
todo mundo lotado de financiamentos, moro em um bairro de classe media pra baixo, oq mais tem aqui eh esses Suvs novos de 100 mil reais, parece ate q eu sou o unico pobre do bairro.
Pq vc acha que a Leila comprou o palmeiras?
A galera financia adoidado, até a minha mãe tá pensando em financiar...
 
grande maioria das empresas possuem plano de saúde familiar(

Grande maioria = pelo menos 70%

Será mesmo que no Brasil pelo menos 70% das empresas possuem ótimos planos de saúde familiar?
 
  • Curtir
Reações: l_x
Grande maioria = pelo menos 70%

Será mesmo que no Brasil pelo menos 70% das empresas possuem ótimos planos de saúde familiar?
Se você ganha 5k-6k então da pra chutar que você tem estudo, tempo de experiência e acesso a boas empresas onde a maioria provavelmente terá o beneficio.
É claro que não tenho como falar pelo Brasil INTEIRO é impossível, mas por experiência própria e pessoas do circulo são raras as empresas que não possuem todos os benefícios para cargos de salários mais alto, o candidato nem aceita a oferta se não estiver desesperado.
 
Moro com minha mãe, só de convênio e remédios dela são R$3.000 :pepe:

Meu salário gira em torno de 8k líquido, porém não tenho coragem de comprar uma casa kkkkkk

Aqui, no interior de SP e em bairro periférico, tá tudo acima de R$480mil
 
O Brasil é uma economia de trilhões, tem muito dinheiro sendo feito e circulando, principalmente nos centros urbanos, e mesmo que haja grande concentração de riqueza e desigualdade, a economia é tão grande que viabiliza uma considerável classe média (aqui eu falo de classe média real, clássica, padrão western world). Pelo menos esse é o caso da bolha em que eu vivo, embora eu tenha consciência que a maioria da população encara uma realidade bem diferente.

A região metropolitana daqui tem 2 milhões de habitantes, e a desigualdade é tal que há bairros com indicadores nórdicos e outros com indicadores africanos. Eu diria que 1% da população aqui é rica, pessoas com grande fortuna e que vivem de renda, que nem precisariam trabalhar pra manter padrão de vida luxuoso. Uns 10% é classe média alta, pessoas com consideráveis fontes de renda mas que não tem vasto patrimônio, que precisam continuar trabalhando pra manter o alto padrão de vida. 20% é classe média clássica que eu citei ali, pessoas que tem boa fonte de renda, algum patrimônio, conseguem manter um padrão de vida confortável: aceso à bens de consumo, comer em bons restaurantes, viagens internacionais e etc, mas que precisam colocar tudo em um orçamento razoável pra não se endividar. Os 65~70% restantes englobam a classe média baixa e as pessoas em situação de pobreza, miséria. Essa é a minha percepção da realidade daqui.
 
O Brasil é uma economia de trilhões, tem muito dinheiro sendo feito e circulando, principalmente nos centros urbanos, e mesmo que haja grande concentração de riqueza e desigualdade, a economia é tão grande que viabiliza uma considerável classe média (aqui eu falo de classe média real, clássica, padrão western world). Pelo menos esse é o caso da bolha em que eu vivo, embora eu tenha consciência que a maioria da população encara uma realidade bem diferente.

A região metropolitana daqui tem 2 milhões de habitantes, e a desigualdade é tal que há bairros com indicadores nórdicos e outros com indicadores africanos. Eu diria que 1% da população aqui é rica, pessoas com grande fortuna e que vivem de renda, que nem precisariam trabalhar pra manter padrão de vida luxuoso. Uns 10% é classe média alta, pessoas com consideráveis fontes de renda mas que não tem vasto patrimônio, que precisam continuar trabalhando pra manter o alto padrão de vida. 20% é classe média clássica que eu citei ali, pessoas que tem boa fonte de renda, algum patrimônio, conseguem manter um padrão de vida confortável: aceso à bens de consumo, comer em bons restaurantes, viagens internacionais e etc, mas que precisam colocar tudo em um orçamento razoável pra não se endividar. Os 65~70% restantes englobam a classe média baixa e as pessoas em situação de pobreza, miséria. Essa é a minha percepção da realidade daqui.
Bom, nossa vitorinha é a 4ª cidade do brasil em IDH, né. E sendo uma cidade de tamanho médio, isso é melhor ainda. Mas basta mudar de municipio (Serra, Cariacica ou até mesmo Vila Velha) que a coisa fica bem pior.
 
É.. a verdade é que o custo de vida no Brasil, em geral, é alto. Tem que ter tudo devidamente controlado para evitar se endividar e gastar mais do que ganha.

Minha renda atual é pouco mais de 7k líquido, sou do DF (um dos estados com maiores custos de vida do país) e moro sozinho. Meus principais gastos estão assim no momento:

DescriçãoValor Mensal
Plano de saúde do órgão em que trabalho (29 anos de idade)R$273,00 (fora eventuais coparticipações dependendo do uso)
Prestação da casaR$2.476,92 (começou em R$2511,50 em fevereiro e vem caindo a cada mês a passos de tartaruga)
Taxa de CondomínioR$325,00
IPTU (R$564,74 ao ano - 6 parcelas)R$47,06 (dividindo por 12 meses)
ÁguaR$56,00 em média
LuzR$50,00 em média
Internet FixaR$120,00
Internet MóvelR$50,00
Transporte para ir trabalhar (uso transporte público, pois vendi o carro para comprar a casa)R$242,00 (22 dias úteis x R$11,00)
Alimentação (como não cozinho em casa e como mais fora/peço marmita no almoço, o gasto aqui é mais alto - média 14 ~ 17 reais por dia)R$510,00 (30 dias x R$17,00)
Mercado (devido ao fato de não cozinhar, compro somente produtos de limpeza/higiene, biscoitos, sucos, leite etc.)R$400,00
Reserva para emergências / investimentosR$1.000,00
TOTAL DE GASTOS FIXOS
R$5.549,98
Coparticipações do plano de saúdeR$100,00 em média se não usar para procedimentos muito caros
Farmácia/Cuidados pessoaisR$50,00
Compras em geral parceladas em cartão de crédito (móveis, eletrônicos em geral, roupas, calçados etc)R$400,00
Viagens (costumo viajar 2 ~ 3 vezes ao ano, daí compro pacotes parcelados e vou pagando)R$450,00
Lazer (comer em bons restaurantes, sair para algum local legal aos fins de semana etc)R$450,00
TOTAL DE GASTOS VARIÁVEIS
R$1.450,00

Como é possível observar, o meu maior gasto no momento é a prestação da casa. Vale ressaltar que não comprei casa em área central/nobre. Como optei por mais espaço, comprei uma casa em condomínio a 30km do centro de Brasília, porém a parcela ficou alta por eu ter optado por fazer o financiamento no menor tempo possível (170 meses) visando pagar menos juros. A casa era 290 mil (mesmo valor de uma kitnet de 25 metros quadrados na área central de Brasília), dei 95 mil de entrada e financiei os 195 mil restantes em 170 meses.

Na situação atual para incluir, por exemplo, o gasto de um carro ou de um filho no orçamento atual, eu teria que:
a) quitar a casa primeiro (isso ainda vai demorar, mas estou focado nisso, sempre que tem alguma sobra/renda extra como restituição do IRPF, 13º salário, horas extras do trabalho etc vou amortizando a dívida);
b) esperar baixar bem a prestação (o que ainda vai demorar bastante);
c) vender a casa;
d) abrir mão do meu lazer (viajar, comer em bons restaurantes aos fins de semana etc);
e) abrir mão de guardar todo mês uma reserva mínima para emergências/investimentos;
f) buscar rendas complementares / mudar de emprego.
 
Última edição:
Bom, nossa vitorinha é a 4ª cidade do brasil em IDH, né. E sendo uma cidade de tamanho médio, isso é melhor ainda. Mas basta mudar de municipio (Serra, Cariacica ou até mesmo Vila Velha) que a coisa fica bem pior.

É, eu considerei a Grande Vitória no meu comentário, com seus 2 milhões de habitantes, não é inconcebível afirmar que algo em torno de 600.000 pessoas aqui tenham pelo menos um padrão de vida classe média. Serra e Vila Velha por exemplo tem alguns bairros de classe média/alta, principalmente a Serra que cresceu bastante nos últimos anos, naquela região de Laranjeiras e tal. Guarapari que faz parte da Grande Vitória também tem regiões nobres consideráveis.

Agora quando considera só Vitória e seus quase 400.000 habitantes, eu diria que essa porcentagem é mais considerável, ao invés de 30/70 eu acredito em algo tipo 40/60, 45/55.
 
Ainda vai piorar muito com o luladrão. O cenário internacional já não é nada bom e o crescimento da China diminui cada vez mais, não tem como o oportunista pegar o vácuo no crescimento chinês como fez antes as custas de destruir a indústria nacional.
 
Essas coisas variam muito de um lugar pro outro.
Aqui eu e a noiva ganhamos na faixa de 5k-6k líquidos e estamos esperando o primeiro filho. Por sorte os benefícios na minha empresa são bons, só assim pra conta fechar.

Aluguel: R$1100 - apto 65m² em bairro médio/alto padrão (pra mim o melhor bairro da cidade) com acabamento de padrão um pouco mais elevado, varanda gourmet, etc.
Condomínio: R$280 (com água inclusa)
IPTU: eu entrei no imóvel em maio e paguei 4 parcelas de R$105, não sei como será no próximo ano
Planos de saúde Unimed: R$40 (eu+noiva) - a empresa paga a maior parte e não descontam exames do funcionário e seus dependentes [adicionará R$20 com o nascimento do pimpolho]
Energia: R$100-120
Gás: R$100-150
Internet: R$99,90 - estou com uma promoção por 49,90 durante os primeiros 6 meses (250MB Fibra)
Celular: R$70 (eu+noiva)
Gasolina: uso 1 tanque por mês, a última vez paguei uns R$250 - só uso mais que isso se formos viajar
Prestações: R$1280 (FIES + parcela do carro + empréstimo antigo)
Seguro: R$140/mês
Cartão de crédito: R$1200
Pet: R$100
Mercado: R$200 - isso é o que gasto no dinheiro, pois tenho VA de R$750 e usamos pra fazer a compra do mês, ela tem VR de R$550 (não contabilizei no valor dos salários líquidos). No VR dela nós usamos pra delivery algumas vezes e ela usa pra almoçar fora no intervalo do trabalho.
Total: por volta de R$5k

No momento tô com gastos altos no cartão e prestações, mas logo irão abaixar.
Por sorte, também estou sendo promovido no trabalho e deve subir mais ~R$1k líquido no salário.
Quando meu filho nascer, a empresa começa a pagar um auxílio e sobe mais ~R$600.

É duro, tem mês que acabo sem um puto no bolso, mas logo desafogo de algumas contas e o salário passará a render melhor.
O foda é que é realmente difícil de conseguir conciliar tudo, minha família ajuda a gente bastante, então ganhamos muitos móveis quando viemos morar juntos e estamos ganhando muitas coisas para o bebê.
Meu carro o meu pai comprou à vista e eu pago parcelado pra ele sem juros, fora que me deu 1/3 do valor como presente e só preciso pagar o restante. Não pretendo trocar de carro tão cedo, embora seja ano 2015, está bem cuidado e é completo, além de ser econômico pra caramba.
Streamings a gente divide tudo com minha família e com a dela, pagamos uma parte e eles outra. Uso IPTV pra assistir os canais, estou pensando em pegar o MyFamilyCinema e pagar R$40 ao todo com o iptv+streamings pra testar e ver se gostamos, assim posso cancelar o resto.
Fora isso estou pagando uma viagem para nós agora em novembro, pois vamos casar e tirar 1 semana pra curtir um pouco. Paguei mixaria pois usei milhas pra emitir passagem, tive desconto na reserva do hotel, etc., senão nem teria como irmos agora.

Brasil não é para amadores, tá maluco. Queríamos ter 3 filhos, mas depois de conversarmos, talvez esse seja o único filho. Vamos ver como as coisas desenrolam e daqui uns 5 anos conversaremos novamente pra ver se rola um segundo, mas aí fecharemos a fábrica de vez. Mais que isso é inviável, infelizmente.
 
Essas coisas variam muito de um lugar pro outro.
Aqui eu e a noiva ganhamos na faixa de 5k-6k líquidos e estamos esperando o primeiro filho. Por sorte os benefícios na minha empresa são bons, só assim pra conta fechar.

Aluguel: R$1100 - apto 65m² em bairro médio/alto padrão (pra mim o melhor bairro da cidade) com acabamento de padrão um pouco mais elevado, varanda gourmet, etc.
Condomínio: R$280 (com água inclusa)
IPTU: eu entrei no imóvel em maio e paguei 4 parcelas de R$105, não sei como será no próximo ano
Planos de saúde Unimed: R$40 (eu+noiva) - a empresa paga a maior parte e não descontam exames do funcionário e seus dependentes [adicionará R$20 com o nascimento do pimpolho]
Energia: R$100-120
Gás: R$100-150
Internet: R$99,90 - estou com uma promoção por 49,90 durante os primeiros 6 meses (250MB Fibra)
Celular: R$70 (eu+noiva)
Gasolina: uso 1 tanque por mês, a última vez paguei uns R$250 - só uso mais que isso se formos viajar
Prestações: R$1280 (FIES + parcela do carro + empréstimo antigo)
Seguro: R$140/mês
Cartão de crédito: R$1200
Pet: R$100
Mercado: R$200 - isso é o que gasto no dinheiro, pois tenho VA de R$750 e usamos pra fazer a compra do mês, ela tem VR de R$550 (não contabilizei no valor dos salários líquidos). No VR dela nós usamos pra delivery algumas vezes e ela usa pra almoçar fora no intervalo do trabalho.
Total: por volta de R$5k

No momento tô com gastos altos no cartão e prestações, mas logo irão abaixar.
Por sorte, também estou sendo promovido no trabalho e deve subir mais ~R$1k líquido no salário.
Quando meu filho nascer, a empresa começa a pagar um auxílio e sobe mais ~R$600.

É duro, tem mês que acabo sem um puto no bolso, mas logo desafogo de algumas contas e o salário passará a render melhor.
O foda é que é realmente difícil de conseguir conciliar tudo, minha família ajuda a gente bastante, então ganhamos muitos móveis quando viemos morar juntos e estamos ganhando muitas coisas para o bebê.
Meu carro o meu pai comprou à vista e eu pago parcelado pra ele sem juros, fora que me deu 1/3 do valor como presente e só preciso pagar o restante. Não pretendo trocar de carro tão cedo, embora seja ano 2015, está bem cuidado e é completo, além de ser econômico pra caramba.
Streamings a gente divide tudo com minha família e com a dela, pagamos uma parte e eles outra. Uso IPTV pra assistir os canais, estou pensando em pegar o MyFamilyCinema e pagar R$40 ao todo com o iptv+streamings pra testar e ver se gostamos, assim posso cancelar o resto.
Fora isso estou pagando uma viagem para nós agora em novembro, pois vamos casar e tirar 1 semana pra curtir um pouco. Paguei mixaria pois usei milhas pra emitir passagem, tive desconto na reserva do hotel, etc., senão nem teria como irmos agora.

Brasil não é para amadores, tá maluco. Queríamos ter 3 filhos, mas depois de conversarmos, talvez esse seja o único filho. Vamos ver como as coisas desenrolam e daqui uns 5 anos conversaremos novamente pra ver se rola um segundo, mas aí fecharemos a fábrica de vez. Mais que isso é inviável, infelizmente.
Eu concordo que este país é caro no geral,mas um padrão desse também viveria no aperto em país desenvolvido. Tudo bem que não morei em um pra afirmar,mas já vi inúmeros vídeos de custo de vida em vários países e famílias diferentes.
 
Saudações pessoas.
Vamos lá.
Quero ter um filho no ano que vem.
Fiz umas simulações de gastos totais de uma vida de casado com filho. Nesse cálculo incluem condomínio, luz, seguro do carro, planos de saúde, farmácia, mercado, escola da criança e todo o resto.
Chego na conclusão de que para viver minimamente confortável, sem grandes luxos um casal precisaria ter uma renda líquida de pelo menos 8k mensais.

E aí eu questiono.
Quantos casais no Brasil ganham 8k mensais? Olhando pelas estatísticas dos assalariados, veremos que o salário médio é muito menor do que isso.
Entretanto, eu saio a noite com minha esposa, e o que vejo na rua são restaurantes mega caros lotados, todo mundo de celular do ano, SUVs desfilando pela rua.
O que eu não estou enxergando?

O que você enxerga é porque você é um cara que "se preocupa" demais, é racional demais. E está correto o seu pensamento. Infelizmente a maioria das pessoas não é assim.

Acredite, o mais tem é "fodido" ai vivendo uma vida fora das condições, carro financiado, morando de aluguel, sem preocupação se vai ter condições de dar uma boa vida aos filhos e vivendo essa vidinha de aparências, vivendo não, sobrevivendo.

Quantos aqui não moram em imóveis modestos onde vêem vizinhos com carros luxuosos, ou seja, o cara prefere morar "mal" e ter o carrão ou morar de aluguel e ter um carrão. São coisas que desafiam a razão.

A verdade é que as condições no Brasil, se você for pensar demais, colocar tudo na ponta do lápis, você não tem nem desejo de ter filhos. A maioria da população aqui não vive, sobrevive.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essas coisas variam muito de um lugar pro outro.
Aqui eu e a noiva ganhamos na faixa de 5k-6k líquidos e estamos esperando o primeiro filho. Por sorte os benefícios na minha empresa são bons, só assim pra conta fechar.

Aluguel: R$1100 - apto 65m² em bairro médio/alto padrão (pra mim o melhor bairro da cidade) com acabamento de padrão um pouco mais elevado, varanda gourmet, etc.
Condomínio: R$280 (com água inclusa)
IPTU: eu entrei no imóvel em maio e paguei 4 parcelas de R$105, não sei como será no próximo ano
Planos de saúde Unimed: R$40 (eu+noiva) - a empresa paga a maior parte e não descontam exames do funcionário e seus dependentes [adicionará R$20 com o nascimento do pimpolho]
Energia: R$100-120
Gás: R$100-150
Internet: R$99,90 - estou com uma promoção por 49,90 durante os primeiros 6 meses (250MB Fibra)
Celular: R$70 (eu+noiva)
Gasolina: uso 1 tanque por mês, a última vez paguei uns R$250 - só uso mais que isso se formos viajar
Prestações: R$1280 (FIES + parcela do carro + empréstimo antigo)
Seguro: R$140/mês
Cartão de crédito: R$1200
Pet: R$100
Mercado: R$200 - isso é o que gasto no dinheiro, pois tenho VA de R$750 e usamos pra fazer a compra do mês, ela tem VR de R$550 (não contabilizei no valor dos salários líquidos). No VR dela nós usamos pra delivery algumas vezes e ela usa pra almoçar fora no intervalo do trabalho.
Total: por volta de R$5k

No momento tô com gastos altos no cartão e prestações, mas logo irão abaixar.
Por sorte, também estou sendo promovido no trabalho e deve subir mais ~R$1k líquido no salário.
Quando meu filho nascer, a empresa começa a pagar um auxílio e sobe mais ~R$600.

É duro, tem mês que acabo sem um puto no bolso, mas logo desafogo de algumas contas e o salário passará a render melhor.
O foda é que é realmente difícil de conseguir conciliar tudo, minha família ajuda a gente bastante, então ganhamos muitos móveis quando viemos morar juntos e estamos ganhando muitas coisas para o bebê.
Meu carro o meu pai comprou à vista e eu pago parcelado pra ele sem juros, fora que me deu 1/3 do valor como presente e só preciso pagar o restante. Não pretendo trocar de carro tão cedo, embora seja ano 2015, está bem cuidado e é completo, além de ser econômico pra caramba.
Streamings a gente divide tudo com minha família e com a dela, pagamos uma parte e eles outra. Uso IPTV pra assistir os canais, estou pensando em pegar o MyFamilyCinema e pagar R$40 ao todo com o iptv+streamings pra testar e ver se gostamos, assim posso cancelar o resto.
Fora isso estou pagando uma viagem para nós agora em novembro, pois vamos casar e tirar 1 semana pra curtir um pouco. Paguei mixaria pois usei milhas pra emitir passagem, tive desconto na reserva do hotel, etc., senão nem teria como irmos agora.

Brasil não é para amadores, tá maluco. Queríamos ter 3 filhos, mas depois de conversarmos, talvez esse seja o único filho. Vamos ver como as coisas desenrolam e daqui uns 5 anos conversaremos novamente pra ver se rola um segundo, mas aí fecharemos a fábrica de vez. Mais que isso é inviável, infelizmente.

Bem vindo a vida do trabalhador Brasileiro, com exceção de poucos (segundo dizem as estatísticas), não sobra um punto no final do mês.

Ai se não tiver uma reserva de emergência e acontece algo fora do comum, já sabe. Vida adulta é uma merda.
 
Eu concordo que este país é caro no geral,mas um padrão desse também viveria no aperto em país desenvolvido. Tudo bem que não morei em um pra afirmar,mas já vi inúmeros vídeos de custo de vida em vários países e famílias diferentes.

Pq "um padrão desse"? Eu acho que o único luxo que me dou é morar em um lugar bom, mas de resto não faço nada demais. Fora que em lugares mais baratos, os aptos eram muito pequenos. Saio poucas vezes por mês pra comer fora ou passear. Só peço lanche ou pizza 1x por semana, mas normalmente não passa de R$50-60 ao todo e geralmente só peço onde aceita VR. Quando o saldo acaba, evito de pedir. O que tá me enroscando é meu fies, um empréstimo antigo e estar com bastante parcela de móveis no cartão, mas logo vou me livrando deles.

Bem vindo a vida do trabalhador Brasileiro, com exceção de poucos (segundo dizem as estatísticas), não sobra um punto no final do mês.

Ai se não tiver uma reserva de emergência e acontece algo fora do comum, já sabe. Vida adulta é uma merda.

Pois é. Com meu aumento vindo, a ideia é manter o mesmo padrão de vida pois sinto que tenho um conforto legal. O segredo é esse, ganhar mais e viver com um padrão um degrau abaixo do que poderia, pra ter uma folga nas finanças. Galera recebe aumento, já sai financiando um carro novo, muda pra um bairro melhor, etc.
Vou abater o máximo de contas e parcelas possíveis pra poder desafogar um pouco mais o salário e voltar a poupar uma grana. Logo meu pimpolho bem aí, então vamos ver como as coisas vão andar. No meu caso vai ser necessário mudar pra uma casa com um quarto a mais, mas pretendo pagar o mesmo de aluguel que pago hoje.
 
Pra mim as contas também não fecham.

São Paulo é o estado com maior média salarial do Brasil R$ 1.926,78​

Renda média do brasileiro em 2021 R$ 1.353



90% dos brasileiros ganham menos de R$ 3.500 e 70% ganham até dois salários mínimos.

50% dos trabalhadores brasileiros ganham menos de um salário mínimo​



24,5 milhões de brasileiros vivem com até 1/4 do salário mínimo.


Pra mim a única forma dessa conta fechar é que tem MUITAAAAA sonegação por aí ou tá todo mundo ostentando com o cartão de crédito atrasado.

Estou entre os 10% mais ricos e moro na favela, algo está estranho kkkkkkk
 
todo mundo de celular do ano
Como tu sabe que são os celulares do ano se todos são iguais? São todos uma telha de 6", não dá pra diferenciar um do outro :limo:

Tudo bem, tem o Iphone novo lá com 3 cameras em triangulo que chama a atenção e a galera adora mostrar, mas fora isso tudo igual.

Brincadeiras a parte, vamos lá:

É o que o @jasonxtt disse, crédito fácil.

O crédito para o povo é super acessível. Tu vê estagiário com bolsa de R$ 1.200 e cartão de crédito de R$ 5.000 de limite. Povo financiando imóvel e carro a torto e a direito, porque é status também né. E o famoso "quero pagar o que é meu", como se ter um teto sob a cabeça só valesse se for em imóvel financiado "seu", não importa que tu tá pagando 3x o valor original.

Na época da explosão dos bancos digitais vi gente falando que já tinha mais de 6 cartões de crédito. E eu achava que esse negócio de acumular tanto cartão era coisa rara que só aparecia em reportagem de TV falando de gente endividada.

E falando em gente endividada, é isso que você também não está vendo:


80% da população brasileira endividada. 30% da população inadimplente.

Agora deixando a parte do crédito de lado, como o povo sobrevive com menos de R$ 5k?

Primeiro que como o @Willagapto disse, CLT normalmente tem benefícios que cobrem o plano de saúde do titular e pagam o transporte. Plano de saúde "familiar" eu nunca vi, já trabalhei em banco, em multinacional, em restaurante, e nunca vi empresa com plano de saúde que não precisasse pagar por dependente. Mas enfim, custos de alimentação, transporte e saúde são parcialmente cobertos pelos benefícios de muitas empresas.

Segundo, moradia, moro em capital e R$ 1.800 já é um valor acima da média. Tem ap no centro por menos de R$ 700. Óbvio que não são grandes ou confortáveis, mas você tá perguntando como tem gente que cria filho com pouco, não com conforto.

E aí pra morar em regiões menos centrais os valores vão caindo e o espaço aumenta também. Tem lugar que a galera paga R$ 300-400 pra morar naqueles terrenos com uma porrada de casinha dentro, e todo mundo divide o mesmo endereço.
Então pensando em morar em região periférica. Recebendo Vale Alimentação e Vale Transporte da empresa, além de Plano de Saúde:

Condomínio (Substitua por aluguel ou prestação: R$ 500
Plano de saúde meu R$:250
Luz R$ 80 (ou gato)
Água R$50
Gás R$150 a cada 4 meses
Mercado R$500
Farmácia R$300 (tá bem nivelado por baixo esse valor)
Gasolina R$300( Beeeem nivelado por baixo)
Streamings R$100
Lazer 450R$ (Coloque aqui também estacionamento, despesas inesperadas...)
Plano saúde esposa R$300
SUS
Plano saúde filho R$150 SUS
Seguro carro R$300 (valor irreal pro RJ)
IPVA carro R$200
Academia R$100
Escola filho R$1.500 (colégio modesto no RJ, pq o que mais tem é colégio de 3k,4k que as turmas estão lotadas)
. ESCOLA e CRECHE PÚBLICA

TOTAL: R$ 1.580


Óbvio que tem mais coisa, internet, plano de celular, gastos com algum lazer, mas to só mostrando que a tua realidade de pagar plano de saúde, academia, carro e escola particular não é a realidade da galera com a renda mais baixa. Tem gente que sai de madrugada pra ficar na fila do postinho de saúde e conseguir atendimento quando o ranhentinho adoece. Pagar streaming, comer fora, gastar com lazer ... nem se fala.

E aí tem a galera ferrada mesmo, que mora em invasão, faz de tudo pra arrumar grana, crianças que trabalham desde pequenas também e não estudam, e por aí vai.

As pessoas sobrevivem. É foda ver um "catador de lixo" andando no sol rachando, com 3 criança junto e 1 bebê dentro do carrinho. Mas é uma realidade ... Gente passa fome, crianças adoecem e não tem remédio. Como o @DroP_ disse, o país é desigual pra cacete. Tem gente gastando R$ 10k em celular enquanto tem família que nem conta bancária tem.

E é um cenário de desigualdade que provavelmente não vai mudar, infelizmente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo