Você acredita em DEUS? -=Topico Infinito=- [2]

É isso Márcio e pelo que podemos deduzir, os anjos, antigamente, podiam se transformar em homens e por relação sexual, com as filhas dos homens, tiveram os filhos. O que nos faz entender que, após o dilúvio, que veio logo após este evento, Deus mudou a natureza dos anjos, se enquadrando no que você informou: "Anjos não se reproduzem". Se o anjo, naquela época, podia se transformar no gênero masculino humano, será que poderia se transformar no gênero humano feminino? É uma dúvida que não há resposta, mas seria uma "lógica" dizer que, naquela época, eles poderiam se reproduzir na Terra.
Não têm isso na bíblia, o texto onde pode se confundir com esta interpretação no gênesis têm uma vírgula que caracteriza que havia nephilins e não que eram filhos dos anjos.
 
Miguel estava lutando e ele só não proferiu "juízo de maldição". Novo dado/Livre-arbítrio - Nephilins foram anjos que desobedeceram a Deus e se misturaram com filhas dos homens, logo exerceram o livre arbítrio. Cara, esta assunto é só informativo e eu tenho que usar o que é a ferramenta para este caso: Bíblia. Não tem acréscimo algum debater este tema, eu informei o que tem nas Escrituras e você o que pensa, indo além das Escrituras (no meu entendimento). O que os anjos diferem dos homens está relacionado à alma.
Não sou sacerdote, mas adianto que 'escrituras sagradas' não estão ao alcance de qualquer leigo, só clerigos alcançam uma escritura sagrada, mas precisa ser um decriptografista ou algo assim para interpretar as mesmas à partir do Aramaico ou Hebraico antigos...todas as outras traduções são interpretações (porque palavras desses idiomas podem ser traduzidas com sentidos diferentes levando a diversas interpretações) e também são parciais (não contém todas escrituras sagradas porque há muitos apócrifos que nem entraram para a conhecida Bíblia Sagrada)...

Mas não conheço dessas hierarquias, porém não inventei nada do que eu disse, portanto não é o que eu penso, mas o que chegou até mim como resposta a meus questionamentos, e se eu puder 'questionar um anjo' e obter respostas dele, posso ir além das 'escrituras' se é que tu consegue compreender que 'eles estão entre nós'...:haha: senão, volte para suas letras frias e vazias porque eu não falo dos livros, mas dos 'seres' a quem eles se referem.

Obtive respostas de 'livros' que encontrei, de transmissões de rádio que ouvi, e outras fontes ao 'acaso' que vieram como respostas aos tais questionamentos, portanto 'para mim' em 'minha insanidade' foram respostas, se eles quisessem que eu me contivesse ao que está nessa ou naquela tradução das escrituras, teriam me levado ali também.

Como informação, tem mais Beto...

Anjos não se reproduzem, foram criados um a um
Para anjo não há salvação, nem perdão
O lago de fogo foi criado originalmente para Satanás e seus anjos
Anjos tem a capacidade de mudar de forma (serpente, "anjo de luz")
Não temos qq autoridade sobre eles, eles são hierarquicamente acima de nós
e por aí vai..
Isso tem relatos, inclusive misturando assuntos, onde dizem que os Anjos seriam confundidos com astronautas (ou vice versa), mas na verdade eram seres ETs que vieram em busca de riquezas naturais, e encontrando macacos ou símios quase inteligentes, modificaram a genética do animal com a deles 'criando' o Homo Sapiens no intuito de fazer ele trabalhar por eles...etc etc etc.

Porém o que eu tenho em conceito seria meio diferente (não que eu me fechasse sobre isso), mas que os anjos nem são materiais, eles criaram os animais, vegetais, minerais, fungos, vírus, etc. (Deus ordenava "faça" e os Anjos cumpriam) 'Fiat Lux'...então eles não teriam 'tesão' nos animais que criaram (muito embora se Deus criou a mulher, nem os anjos resistiriam, porque se criou algo melhor guardou segredo)...então o diabo, lúcifer, anjo maligno 'lançou' a serpente na Terra, ele não se tornou serpente...:coolface:


É isso Márcio e pelo que podemos deduzir, os anjos, antigamente, podiam se transformar em homens e por relação sexual, com as filhas dos homens, tiveram os filhos. O que nos faz entender que, após o dilúvio, que veio logo após este evento, Deus mudou a natureza dos anjos, se enquadrando no que você informou: "Anjos não se reproduzem". Se o anjo, naquela época, podia se transformar no gênero masculino humano, será que poderia se transformar no gênero humano feminino? É uma dúvida que não há resposta, mas seria uma "lógica" dizer que, naquela época, eles poderiam se reproduzir na Terra.
Falar no sexo dos anjos só vai complicar! eles não são animais! são divindades!...:haha:
 
?????????????????????
A versão mais aceita é que os filhos de Deus eram descendentes de Sete e filho dos homens descendentes de Caim. No seu post você dá a entender que os nephilins eram filhos do anjos com mulheres, mas a bíblia não afirma isto.
 
Uma coisa que poderia confundir tais antigos sacerdotes ou intelectuais, é que 'muitos' anjos apareciam para eles (vai saber, no início eram tão ignorantes que talvez precisassem da presença dos mesmos), mas eles não compreendiam a diferença entre divindades e o próprio Deus, considerando que seriam diversos deuses.

Sou louco mas nem tanto, não quero saber o que os 'relatos' dizem, quero saber o que os 'mestres' ou a(s) 'divindade' tem para me dizer, se são divindades e existem posso perguntar 'para eles', não preciso me ater apenas a livros tradução ou relatos de ignorantes que já morreram a milhares de anos atrás, tudo isso é uma indicação apenas, um dedo apontando, se prestar atenção nisso 'perde a essência' do que realmente estamos buscando.

Se quer saber de Deus existir, tem que pedir a Ele uma resposta, não exigir imediatamente, mas lançar tua dúvida e aguardar porque ela vem...uma vez na minha impaciência obtive uma resposta semelhante a isso: "Se tu entrar num restaurante vai escolher o prato e pedir, e então ficar esperando" ou seja, não vai entrar já exigindo o prato na mão e tal, porque tudo segue um protocolo, uma cronologia, tudo tem que formar uma história, a sua, a minha, diversas em paralelo, se cruzando, etc. então é simples mas nem tanto...isso é o que eu diria sobre buscar a 'verdade', não se atenha a matéria, por mais que 'aquele é solo sagrado' ou 'aquele é o pergaminho das escrituras de cem mil anos atrás'...a verdade é VIVA e atuante aqui e agora.
 
Última edição:
Não sou sacerdote, mas adianto que 'escrituras sagradas' não estão ao alcance de qualquer leigo, só clerigos alcançam uma escritura sagrada, mas precisa ser um decriptografista ou algo assim para interpretar as mesmas à partir do Aramaico ou Hebraico antigos...todas as outras traduções são interpretações (porque palavras desses idiomas podem ser traduzidas com sentidos diferentes levando a diversas interpretações) e também são parciais (não contém todas escrituras sagradas porque há muitos apócrifos que nem entraram para a conhecida Bíblia Sagrada)...

Mas não conheço dessas hierarquias, porém não inventei nada do que eu disse, portanto não é o que eu penso, mas o que chegou até mim como resposta a meus questionamentos, e se eu puder 'questionar um anjo' e obter respostas dele, posso ir além das 'escrituras' se é que tu consegue compreender que 'eles estão entre nós'...:haha: senão, volte para suas letras frias e vazias porque eu não falo dos livros, mas dos 'seres' a quem eles se referem.

Obtive respostas de 'livros' que encontrei, de transmissões de rádio que ouvi, e outras fontes ao 'acaso' que vieram como respostas aos tais questionamentos, portanto 'para mim' em 'minha insanidade' foram respostas, se eles quisessem que eu me contivesse ao que está nessa ou naquela tradução das escrituras, teriam me levado ali também.


Isso tem relatos, inclusive misturando assuntos, onde dizem que os Anjos seriam confundidos com astronautas (ou vice versa), mas na verdade eram seres ETs que vieram em busca de riquezas naturais, e encontrando macacos ou símios quase inteligentes, modificaram a genética do animal com a deles 'criando' o Homo Sapiens no intuito de fazer ele trabalhar por eles...etc etc etc.

Porém o que eu tenho em conceito seria meio diferente (não que eu me fechasse sobre isso), mas que os anjos nem são materiais, eles criaram os animais, vegetais, minerais, fungos, vírus, etc. (Deus ordenava "faça" e os Anjos cumpriam) 'Fiat Lux'...então eles não teriam 'tesão' nos animais que criaram (muito embora se Deus criou a mulher, nem os anjos resistiriam, porque se criou algo melhor guardou segredo)...então o diabo, lúcifer, anjo maligno 'lançou' a serpente na Terra, ele não se tornou serpente...:coolface:



Falar no sexo dos anjos só vai complicar! eles não são animais! são divindades!...:haha:

Já deixei claro nos posts anteriores, que este assunto não acrescenta muito, por isso não vou investir muito tempo com o mesmo. Já perdi muito tempo no seminário, com a matéria obrigatória Angeologia, e não nos leva a nada, de fato, na prática. É certo que Deus usa os anjos e isso não é novidade, a Bíblia mostra vários exemplos no novo testamento. Se você for fazer um estudo mais profundo, por interesse particular, comece a estudar livros que eram considerados canônicos no I séc pela igreja "primitiva", deixaram de ser, e que têm valor HISTÓRICO, nada mais. Assim penso.
 
Aí é que está, os relatos mais 'puros' e sem muitas distorções devem estar na biblioteca da Igreja "primitiva" e não na da igreja contemporânea...:haha: os originais é que mais importam para quem busca no passado tais respostas...:hmm: uma pergunta, tu chama de primitiva a igreja 'ortodoxa'? a que reza em latim, os padres ficam de costas para o povo, etc. que dizem o Mel Gibson ser fiel e que fez o filme Paixão de Cristo baseado nos relatos mais minuciosos, no idioma original e tudo? mas é disso que estou falando, sobre mergulhar no tempo para entender a cabeça, costumes, condições, tecnologia, etc. e assim entender a mensagem 'dentro de seu contexto'...

Mas não sou nenhum intelectual buscando hobbies nesse sentido, minha busca é também no presente, e no que poderia chamar de futuro (pelo presente modifico o futuro à partir dessas experiências)...obtive respostas em livros censurados, esquecidos, livros não autorizados, mas também com livros reconhecidos, palestras ou missas de sacerdotes, etc. porém 'sendo guiado' pelo que considero ser identificado pelo meu sentido mais apurado, mas não entrarei no mérito ou acabo falando de mediunidades e outras coisas que podem envolver todo esse misticismo.
 
Uma coisa que poderia confundir tais antigos sacerdotes ou intelectuais, é que 'muitos' anjos apareciam para eles (vai saber, no início eram tão ignorantes que talvez precisassem da presença dos mesmos), mas eles não compreendiam a diferença entre divindades e o próprio Deus, considerando que seriam diversos deuses.

Sou louco mas nem tanto, não quero saber o que os 'relatos' dizem, quero saber o que os 'mestres' ou a(s) 'divindade' tem para me dizer, se são divindades e existem posso perguntar 'para eles', não preciso me ater apenas a livros tradução ou relatos de ignorantes que já morreram a milhares de anos atrás, tudo isso é uma indicação apenas, um dedo apontando, se prestar atenção nisso 'perde a essência' do que realmente estamos buscando.

Se quer saber de Deus existir, tem que pedir a Ele uma resposta, não exigir imediatamente, mas lançar tua dúvida e aguardar porque ela vem...uma vez na minha impaciência obtive uma resposta semelhante a isso: "Se tu entrar num restaurante vai escolher o prato e pedir, e então ficar esperando" ou seja, não vai entrar já exigindo o prato na mão e tal, porque tudo segue um protocolo, uma cronologia, tudo tem que formar uma história, a sua, a minha, diversas em paralelo, se cruzando, etc. então é simples mas nem tanto...isso é o que eu diria sobre buscar a 'verdade', não se atenha a matéria, por mais que 'aquele é solo sagrado' ou 'aquele é o pergaminho das escrituras de cem mil anos atrás'...a verdade é VIVA e atuante aqui e agora.

Entendo a sua postura e acredito que você alcança os seus objetivos, também, assim. Já, para muitos, tem que estar escrito, assim como para Tomé, tinha que "tocar nas chagas" de Cristo. Cada pessoa crê de uma forma e o próprio Cristo disse isso, quando confrontou Tomé. Eu CONHEÇO os anjos maus, por expulsar demônios de pessoas, mas anjo bom, com mensagem do Eterno, com uma missão, não!!!! Mas isso não tem importância para a vida espiritual e a Palavra/Cristo fala daqueles que expulsaram demônios, em Seu nome, e Ele não os conheceu. O único assunto que tem valor eterno, sem qualquer sombra de dúvidas, é o Amor. Nisto gasto minhas energias. Assim penso.
 
A versão mais aceita é que os filhos de Deus eram descendentes de Sete e filho dos homens descendentes de Caim. No seu post você dá a entender que os nephilins eram filhos do anjos com mulheres, mas a bíblia não afirma isto.

Esta é a versão dos que querem "quebrar o galho" das divergências. Como já citei, anteriormente, quando estudei Angeologia, no Seminário, tive que me aprofundar, confrontando várias teses e pasme, a minha "antiga" tese, que é a sua certeza, caiu por terra, quando autores, baseados no aramaico/hebraico fundamentaram suas explicações. Fico com o que estudei, pesquisei.... . Mas, ainda, considero um assunto que não acrescenta muito, a não ser para a escatologia.
 
Esta é a versão dos que querem "quebrar o galho" das divergências. Como já citei, anteriormente, quando estudei Angeologia, no Seminário, tive que me aprofundar, confrontando várias teses e pasme, a minha "antiga" tese, que é a sua certeza, caiu por terra, quando autores, baseados no aramaico/hebraico fundamentaram suas explicações. Fico com o que estudei, pesquisei.... . Mas, ainda, considero um assunto que não acrescenta muito, a não ser para a escatologia.
Também acredito que não acrescenta muito. Considerando que aquela era a cultura judaica, tenho para mim que pode haver vários significados de acordo com a visão da época.
 
Video sobre Jó, Deus e o Diabo, bacaninha pra abrir a mente e aindar dar risada galera:bat:

[video=youtube_share;0ataVsm7Ye4]http://youtu.be/0ataVsm7Ye4[/video]
 
Video sobre Jó, Deus e o Diabo, bacaninha pra abrir a mente e aindar dar risada galera:bat:

[video=youtube_share;0ataVsm7Ye4]http://youtu.be/0ataVsm7Ye4[/video]

Sem o "plugin" é isso aí...
 
Xerox é para os fracos!!!!

[h=1]A Bíblia é o documento mais historicamente correto de todos os tempos[/h]Estudiosos querem ajudar cristãos a entender melhor como as Escrituras foram preservadas
por Jarbas Aragão


tora-320x167.jpg
Bíblia é o documento mais historicamente correto de todos os tempos





Chad Hovind, pastor da megaigreja Horizon Community, de 5.000 membros, em Cincinnati, Ohio, quer ajudar os cristãos a entender melhor por que a Bíblia é o documento “mais historicamente correto de todos os tempos”.
Segundo Hovind, a visita do conhecido pregador Josh McDowell à sua igreja ajudou muitas pessoas a “abrirem os olhos” para alguns fatos fascinantes. O autor de “Mais que um carpinteiro” usou em suas palestras um rolo com os cinco primeiros livros da Bíblia (Torá) com cerca de 500 anos de idade. Ele permitiu que os presentes o tocassem e examinassem. Depois, explicou que aquele era um dos poucos manuscritos completos da Torá do mundo que não está em algum museu.
Durante sua apresentação, mostrou como eram as técnicas detalhadas dos antigos escribas judeus para certificarem-se que a Bíblia que temos em nossas mãos hoje ficasse livre de erros.
Para McDowell, as tentativas constantes de atacar a credibilidade histórica da Bíblia são a ameaça mais comum, pois ela é a base da fé cristã. Lamentou que até mesmo os cristãos acreditam em ‘bobagens’ que visam desacreditar a maneira que o texto bíblico foi passado de geração em geração.
O pastor Hovind enfatiza que as explicações de McDowell fizeram muitos dos presentes repensar a maneira como veem as Escrituras Sagradas e que essas verdades deveriam ser mais divulgadas. Para isso, pretende produzir um DVD com esse material, visando a multiplicação do conhecimento.
O rolo que McDowell usa para ensinar sobre o assunto foi copiado por escribas por volta de 1450 dC. Possui grande valor histórico pois naquela época era muito comum que material religioso deste tipo fosse proibido e muitas vezes queimado, como resultado da perseguição judaica por parte da Igreja Católica.
O compromisso de copiar as Escrituras era uma tarefa sagrada. Havia milhares de métodos de controle de qualidade destinados a assegurar sua confiabilidade. Os escribas eram obrigados a memorizar mais de 4000 leis antes de começar a escrever. Nada poderia ser escrito a partir da memória.
Cada letra das copiadas obedecendo um sistema de três escriba. Depois que um escrevia, outro verificava cuidadosamente cada letra e um terceiro escriba verificava a obra final. A maioria das cópias completas da Torá tinham cerca de 70 metros de comprimento e levavam mais de três anos para serem terminadas. Após a conclusão, três escribas verificavam o documento antes que ele pudesse ser usado.
Sabe-se que os escribas literalmente contavam as letras do começo ao fim. São exatamente 304.805 letras na Torá, parando a contagem na 152.402a letra (em Levítico 11:42). Ficou estabelecido que a próxima letra era a chamada “letra central”. Se ela não estivesse certa, o pergaminho todo precisava ser reexaminado. Se estivesse correta, continuavam contando para ver se a última letra do pergaminho totalizava 152.402.
As Escrituras eram confirmadas por meio de um rolo de papel que servia como um certificado de que seguira todos os processos necessários, incluindo a verificação de três escribas e o sistema de contagem para confirmação.
Até hoje, não se conhece na história da humanidade nenhum processo de cópia com tamanho compromisso com o controle de qualidade. Hovind e McDowell querem enfatizar aos leitores da Bíblia e também aos seus críticos que as antigas histórias de que as Escrituras foram alteradas ao longo do tempo são bobagem.
Embora as traduções possam variar, é possível ver cópias do documento mais historicamente confiável da história expostas em diversos museus. Ainda que se possa atacar seus ensinamentos, os fatos mostram que não há como questionar a seriedade do processo de cópia e a enorme quantidade de sangue que foi derramado para que o que Deus revelou ao homem fosse preservado. Letra por letra.
 
Chad..... Hovind.....

.... :hmm::hmm2:.... eu conheço esse nome....

claro!!! Chad é o sobrinho do famigerado Kent Hovind!

O mesmo Kent Hovind que acredita numa Terra de 6mil anos de idade, que defende a idéia dos USA virar uma teocracia cristã e que estava sendo julgado por diversos crimes e poderia pegar 10 anos de prisão (para ser justo, eu não sei o que aconteceu, mas acho que ele cumpre pena). Ele também tem (ou tinha) um parque de diversão com dinossauros, numa versão bem mais simples do Museu Criacionista de Ken Ham (hmmm... alguém percebe um padrão?).

Admito que eu não conhecia o Chad (eu já conhecia o primo e o tio e achei que já tinha visto de tudo)... mas numa busca rápida aqui, eu caí neste site: GODONOMICS (God + Economics, Deus + Economia para as pobres vítimas da torre de Babel), onde, segundo o próprio site, ele mostra um "embasamento bíblico para o livre-mercado, e a perspectiva de Deus para decisões financeiras de um indivíduo, de uma família e até de uma nação". :wtf2::putz:

Ele tem um texto falando que "amigos a gente escolhe; família, não", numa tentativa de desvincular a imagem dele da do tio. Sorte dele que ele não é espírita, senão eu quereria ver como ele justificaria isso :seferrou:


E antes que os meus amigos descrentes torçam o nariz, segundo o próprio site, ele defende tais idéias usando como referência Adam Smith, CS Lewis, Steve Martin, Pernalonga e Monty Python - ou seja, você tem o poder de Cristo e de Brian reunidos num único lugar! Claro, se você pagar a módica quantia para ter acesso a esse conhecimento, porque, afinal, temos Hovind+religião nessa equação...:bwahaha:

Quem quiser conhecer o site está aqui (novamente, sinto muito às vítimas da Torre de Babel) => http://www.godonomics.com/


PS: tudo isso porque eu acho sem sentido ficar discutindo um texto falando a respeito de Levítico quando o jklpuzo já explicou várias vezes aqui que o Novo Testamento tirou toda validade do Antigo Testamento... você precisa se atualizar marcio....:seferrou:
 
Chad..... Hovind.....

.... :hmm::hmm2:.... eu conheço esse nome....

claro!!! Chad é o sobrinho do famigerado Kent Hovind!

O mesmo Kent Hovind que acredita numa Terra de 6mil anos de idade, que defende a idéia dos USA virar uma teocracia cristã e que estava sendo julgado por diversos crimes e poderia pegar 10 anos de prisão (para ser justo, eu não sei o que aconteceu, mas acho que ele cumpre pena). Ele também tem (ou tinha) um parque de diversão com dinossauros, numa versão bem mais simples do Museu Criacionista de Ken Ham (hmmm... alguém percebe um padrão?).

Admito que eu não conhecia o Chad (eu já conhecia o primo e o tio e achei que já tinha visto de tudo)... mas numa busca rápida aqui, eu caí neste site: GODONOMICS (God + Economics, Deus + Economia para as pobres vítimas da torre de Babel), onde, segundo o próprio site, ele mostra um "embasamento bíblico para o livre-mercado, e a perspectiva de Deus para decisões financeiras de um indivíduo, de uma família e até de uma nação". :wtf2::putz:

Ele tem um texto falando que "amigos a gente escolhe; família, não", numa tentativa de desvincular a imagem dele da do tio. Sorte dele que ele não é espírita, senão eu quereria ver como ele justificaria isso :seferrou:


E antes que os meus amigos descrentes torçam o nariz, segundo o próprio site, ele defende tais idéias usando como referência Adam Smith, CS Lewis, Steve Martin, Pernalonga e Monty Python - ou seja, você tem o poder de Cristo e de Brian reunidos num único lugar! Claro, se você pagar a módica quantia para ter acesso a esse conhecimento, porque, afinal, temos Hovind+religião nessa equação...:bwahaha:

Quem quiser conhecer o site está aqui (novamente, sinto muito às vítimas da Torre de Babel) => http://www.godonomics.com/


PS: tudo isso porque eu acho sem sentido ficar discutindo um texto falando a respeito de Levítico quando o jklpuzo já explicou várias vezes aqui que o Novo Testamento tirou toda validade do Antigo Testamento... você precisa se atualizar marcio....:seferrou:

Não entro no mérito das crenças dele ou de qq outro... como diz o texto...

Ainda que se possa atacar seus ensinamentos,
os fatos mostram que não há como questionar a seriedade do processo de cópia
 
Não entro no mérito das crenças dele ou de qq outro... como diz o texto...

Ainda que se possa atacar seus ensinamentos,
os fatos mostram que não há como questionar a seriedade do processo de cópia

Todo mundo sabe que para tornar uma frase verdadeira, você tem que deixá-la vermelha também... só negrito, sublinhado e grande não basta. #ficadica

Eu nunca falei nada sobre o processo de cópia, só queria falar sobre a pessoa mesmo... Como eu disse, já falaram várias vezes aqui que o Novo Testamento se sobrepõe ao Antigo, então vocês tem que decidir primeiro entre vocês o que está certo antes, senão qualquer crítica ou corroboração fica sem sentido......
 
Última edição:
Todo mundo sabe que para tornar uma frase verdadeira, você tem que deixá-la vermelha também... só negrito, sublinhado e grande não basta. #ficadica

Eu nunca falei nada sobre o processo de cópia, só queria falar sobre a pessoa mesmo... Como eu disse, já falaram várias vezes aqui que o Novo Testamento se sobrepõe ao Antigo, então vocês tem que decidir primeiro entre vocês o que está certo antes, senão qualquer crítica ou corroboração fica sem sentido......

O Novo se sobrepõe ao velho para cristãos, não para judeus.
 
Então a Bíblia é o documento mais historicamente correto para os judeus, mas não para os cristãos?

Acho que minha resposta foi incompleta. O novo testamento se sobrepõe ao velho, mas mesmo o velho sendo sombra das coisas futuras (NT), Jesus em algumas ocasiões mostrava aonde ele estava nas escrituras (NT).

QQ um que tenha a Bíblia como sendo a palavra de Deus, deve aceitá-la toda, mesmo que muita coisa somente a título de informação, pois há uma diferença clara entre judeus e gentios.
 
Para descontrair segue a sinopse do filme Noé:

noefilmesinopse.jpg
 
Acho que minha resposta foi incompleta. O novo testamento se sobrepõe ao velho, mas mesmo o velho sendo sombra das coisas futuras (NT), Jesus em algumas ocasiões mostrava aonde ele estava nas escrituras (NT).

QQ um que tenha a Bíblia como sendo a palavra de Deus, deve aceitá-la toda, mesmo que muita coisa somente a título de informação, pois há uma diferença clara entre judeus e gentios.
Eu achei que a gente estava falando de História. Que todo mundo que aceita a Bíblia vai acreditar nela (ou pelo menos, nas partes que acha mais conveniente), disso eu não duvido.

Mas se a Bíblia é um livro Histórico, ele não pode estar sujeito à aprovação, aceitação ou interpretação desta ou daquela pessoa. E eu não estou negando que ele pode ser uma fonte de informações sobre o povo hebreu ou sobre costumes da época, mas "o livro mais correto historicamente" é um título difícil de ser associado a um livro que fala sobre pragas que nunca foram relatadas em nenhuma outra fonte, fenômenos físicos sem nenhuma comprovação e altamente improváveis, imperícias em diversas descrições. A Ilíada também é uma ótima fonte de informação sobre o povo grego da Antiguidade, mas mesmo com muitas informações corretas, ninguém acredita na existência da Ilha de Circe (tal como descrita) ou se preocupa em inserir o Cíclope na linha evolutiva dos seres vivos. Muito pelo contrário: as maiores contribuições desses livros antigos é exatamente demonstrar como uma sociedade com conhecimento tão limitado lidava com questões filosóficas complexas que necessitava de um conhecimento elaborado que não existia naquela época (como fósseis, por exemplo).

Mas, como eu disse antes, eu não tenho mais interesse em debater a Bíblia em si - sempre que é conveniente, tudo vira alegoria, contexto histórico ou o velho sendo sobreposto pelo novo; até o momento que isso não é mais vantajoso para quem está defendendo o livro. Quando os dois lados puderem usar os mesmos artifícios para debater, aí, talvez eu me interesse de novo...


@[CITAR]Panc2001br[/CITAR]: eu já tinha visto, e tem alguns pontos aí que eu nunca tinha nem pensado (as outras pessoas com barcos:bwahaha:). Às vezes, eu imagino como seria se fosse o inverso (por exemplo, um acreditador tentando zoar alguma teoria científica séria); mas aí eu vejo as críticas que Cosmos tem recebido (e ninguém ali está brincando.... eles estão falando muito sério!) e percebo que não há muitas esperanças nessa área :feelbad:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo