Você acredita em DEUS? -=Topico Infinito=-

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Acredito em Deus. Por que? Porque acredito. É questão de fé. O problema das pessoas que tentam provar a inexistência de Deus é que pressupõem uma racionalidade divina correspondente à racionalidade humana. Se é que existe algum tipo de racionalidade, humana ou divina.

As pessoas deveriam estudar filosofia. Deveriam se preocupar menos em impor "suas verdades" e agir mais de acordo com a ética da tolerância, do respeito.
 
Ah sim, eu não acompanhei a discussão toda, e agora eu entendi o que você quiz dizer. Que não é por obrigação ou lei, e sim por amor a Deus no crescimento da obra do Senhor com o único intuito de manter a casa do Senhor e para a pregação do evangelho.

E sim concordo, isso que certas igrejas como a Universal vem fazendo, está óbvio para nós que é para enrriquecimento deles e para as pessoas que vão a trás disso não vão por amor a Deus, e sim, puramente por interesse, desta tal teoria da prosperidade, enfim, Deus não está interessado em interesseiros que buscam a Deus para a solução de todos os seus problemas e dando tudo já esperando Deus dar muito mais em troca(não é isso que a Bíblia fala), e eles não recebem NADA de Deus, porque Deus sabe as intenções do homem, e ele mais uma vez digo, não quer interesseiros, e sim verdadeiros seguidores e adoradores, por AMOR a ele(Deus) que são os sinceros de coração!
O que eu entendo ser perigoso e espúrio:
Usar Ml 3:8 e 9 "Roubará o homem a Deus? todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubámos? nos dízimos e nas ofertas alçadas.
Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação."
Esta passagem tem sido usada sofismaticamente, obrigando pessoas a contribuir contra a sua vontade.
Paulo que trouxe a doutrina para a igreja gentílica, diz:
"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria."
“Ainda que eu distribua todos os meus bens para os pobres, se não tiver o Amor, de nada me adiantaria.”.
Tudo que não for movido pelo Amor, é vão.
No meu entendimento:
O Amor é querer suprir as necessidades do próximo , segundo a ótica de Deus ( I Tm 6:8), por gratidão ao Pai, que manifestou o maior ato de Amor, entregando o Seu único Filho, na cruz do Calvário para perdoar os nossos pecados.

Então o que é Amor?

- É gratidão a Deus

- É ver as necessidades do próximo

- É Servir

Estes três ingredientes nos remete ao Amor do Pai.
 
Acredito em Deus. Por que? Porque acredito. É questão de fé. O problema das pessoas que tentam provar a inexistência de Deus é que pressupõem uma racionalidade divina correspondente à racionalidade humana. Se é que existe algum tipo de racionalidade, humana ou divina.

As pessoas deveriam estudar filosofia. Deveriam se preocupar menos em impor "suas verdades" e agir mais de acordo com a ética da tolerância, do respeito.
Amigo, se é que me permite falar assim, tenho verificado, neste tópico, salvo melhor juízo, exposição de idéias e confronto de crenças, sem chegarmos ao nível da intolerância. Esta é a razão pela qual este estar atuante até hoje. Enviei uma mensagem, através de e-mail, ontem, para um participante deste tópico e escrevi o seguinte: "Posso não concordar com idéias contrárias as que tenho, contudo vou defender, sempre, o direito do livre expressar, desde que com respeito. " É através deste exercício que conseguimos reavaliar as nossas posições, ratificando ou retificando-as.
Participe com esse espírito e sairemos edificados.
 
Resposta: SIM!
 
Ontem encontrei um cara da igreja que eu ia, coordenando um grupo de teatro pra se apresentar numa praça aqui da cidade. Aí eu conversei com ele, foi um papo bem interessante... Ele disse que estava fazendo isso de teatro pra buscar o pessoal fora da igreja e tal, e que tinha planos de ir na APAE, em escolas e em abrigos pra apresentar pras crianças. Disse que tava motivado com isso de evangelizar porque estava lendo um livro que fala de como Paulo, o apóstolo, evangelizava.

Aí ele comentou que tava lendo um outro livro, de umas 2000 páginas, que é um estudo aprofundado da bíblia, de cabo a rabo, que trata das origens das palavras, da situação histórica em que o texto foi escrito e tal. E eu falei que tava lendo aquele do Josh Macdowell (alguma coisa assim... :p), que o cara junta provas pra provar a existência de Deus, e que era um livro interressante. Aí o cara me falou uma coisa que não se escuta todo dia: "Olha, eu acho legal isso porquê o pessoal não acha muita coisa. Nada conclusivo. Não tem como basear a crença em Jesus com a razão, e isso é ótimo. A bíblia trabalha na esfera da fé, e Deus fez o que fez cuidando pra que ficasse assim, sem provas conclusivas. O que baseia a crença é mesmo a fé."

Aí começou o teatro, mas esse não tinha nada de mais. Só apelos à emoção. Aqueles típicos que alguém é Jesus, tenta ajudar o drogado/doente/suicida, é rejeitado (de alguma forma que lembra uma cruz), daí o drogado/doente/suicida cai no chão, Jesus ajuda e se abraçam e sorriem. E a música bonita no fundo. Depois um discursinho breve pro pessoal se sentir culpado.

Depois escutei ele conversando com os outros irmãos sobre uma mulher (em algum lugar de SP, se não me engano) que se envolveu em uma seita satânica na internet e matou o filho de 19 anos com não-lembro-quantas facadas, "e nós aqui, vivendo nosas vidas e não fazemos nada pra mudar isso...", ele completou no fim do "causo".

Enfim, só achei interessante e deu vontade de trazer aqui pro tópico. Tentei não deixar minha opinião sobre isso tudo, só compartilhar aqui uma experiência que tive.
 
Ontem encontrei um cara da igreja que eu ia, coordenando um grupo de teatro pra se apresentar numa praça aqui da cidade. Aí eu conversei com ele, foi um papo bem interessante... Ele disse que estava fazendo isso de teatro pra buscar o pessoal fora da igreja e tal, e que tinha planos de ir na APAE, em escolas e em abrigos pra apresentar pras crianças. Disse que tava motivado com isso de evangelizar porque estava lendo um livro que fala de como Paulo, o apóstolo, evangelizava.

Aí ele comentou que tava lendo um outro livro, de umas 2000 páginas, que é um estudo aprofundado da bíblia, de cabo a rabo, que trata das origens das palavras, da situação histórica em que o texto foi escrito e tal. E eu falei que tava lendo aquele do Josh Macdowell (alguma coisa assim... :p), que o cara junta provas pra provar a existência de Deus, e que era um livro interressante. Aí o cara me falou uma coisa que não se escuta todo dia: "Olha, eu acho legal isso porquê o pessoal não acha muita coisa. Nada conclusivo. Não tem como basear a crença em Jesus com a razão, e isso é ótimo. A bíblia trabalha na esfera da fé, e Deus fez o que fez cuidando pra que ficasse assim, sem provas conclusivas. O que baseia a crença é mesmo a fé."

Aí começou o teatro, mas esse não tinha nada de mais. Só apelos à emoção. Aqueles típicos que alguém é Jesus, tenta ajudar o drogado/doente/suicida, é rejeitado (de alguma forma que lembra uma cruz), daí o drogado/doente/suicida cai no chão, Jesus ajuda e se abraçam e sorriem. E a música bonita no fundo. Depois um discursinho breve pro pessoal se sentir culpado.

Depois escutei ele conversando com os outros irmãos sobre uma mulher (em algum lugar de SP, se não me engano) que se envolveu em uma seita satânica na internet e matou o filho de 19 anos com não-lembro-quantas facadas, "e nós aqui, vivendo nosas vidas e não fazemos nada pra mudar isso...", ele completou no fim do "causo".

Enfim, só achei interessante e deu vontade de trazer aqui pro tópico. Tentei não deixar minha opinião sobre isso tudo, só compartilhar aqui uma experiência que tive.
A Fé é o principal na crença do Amor expresso pelo Senhor Jesus Cristo "Sem fé é impossível agradar a Deus". Existem os “Tomés” da vida como eu e argumentações como as do Josh MacDowell me ajudaram muito (experiência pessoal). Jesus disse para que Tomé tocasse nas Suas chagas: Jo 20:25-29 “Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. ¶ E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” grifo nosso.
Eu sei que a opinião do autor (Josh) não provoca convencimento, pois este só acontece com o livre pensar e confronto de idéias elevadas a um patamar espiritual: Convicções pessoais X Princípios de Deus e o exercício do livre arbítrio.
Com relação ao objetivo de alcançar pessoas com problemas - “Aqueles típicos que alguém é Jesus, tenta ajudar o drogado/doente/suicida, é rejeitado (de alguma forma que lembra uma cruz)”, eu trabalhei, até 2007, na recuperação de dependentes de drogas. É uma grande felicidade ver pessoas, que procuraram ajuda, serem libertas. Famílias restauradas e pessoas encontrando forças para voltar ao mercado de trabalho e voltarem a ser produtivas para a sociedade.
Esta sua experiência se tornou edificante e vai somando dados no seu campo de conhecimento. É quase um processo de transformação de informes em informação confiável.
 
Parece que a coisa está ficando um pouco mais "saudável" por aqui, pelo menos até agora :cool:.
Muitos crentes (não digo todos) se sentem na responsabilidade de "salvar" pessoas que estão na beira do abismo, isso prova que não existe egoísmo como já apontaram o dedo aqui para nós crentes que frequentam esse fórum. Já nos xingaram de tudo quanto é nome. Só não nos chamam de santo. Eu nunca xinguei, nem nunca quis ser ou saber mais do que qualquer um aqui, se já pareci arrogante foi proposital, mas não sou essa pessoa. Mas digo isso não para me exaltar, mas sim para exaltar o Deus que vive em mim, e que eu vivo nele. Ele abriu os meus olhos e hoje enxergo com olhos espirituais. Muitas atitudes do homem o levam para o abismo sem ele mesmo perceber e enxergar, a prepotência é uma das coisas que mata o homem lentamente. Pena que muitos não enxergam as próprias falhas, mas as falhas do vizinho, essa é facílima de enxergar.
 
Ontem encontrei um cara da igreja que eu ia, coordenando um grupo de teatro pra se apresentar numa praça aqui da cidade. Aí eu conversei com ele, foi um papo bem interessante... Ele disse que estava fazendo isso de teatro pra buscar o pessoal fora da igreja e tal, e que tinha planos de ir na APAE, em escolas e em abrigos pra apresentar pras crianças. Disse que tava motivado com isso de evangelizar porque estava lendo um livro que fala de como Paulo, o apóstolo, evangelizava.

Aí ele comentou que tava lendo um outro livro, de umas 2000 páginas, que é um estudo aprofundado da bíblia, de cabo a rabo, que trata das origens das palavras, da situação histórica em que o texto foi escrito e tal. E eu falei que tava lendo aquele do Josh Macdowell (alguma coisa assim... :p), que o cara junta provas pra provar a existência de Deus, e que era um livro interressante. Aí o cara me falou uma coisa que não se escuta todo dia: "Olha, eu acho legal isso porquê o pessoal não acha muita coisa. Nada conclusivo. Não tem como basear a crença em Jesus com a razão, e isso é ótimo. A bíblia trabalha na esfera da fé, e Deus fez o que fez cuidando pra que ficasse assim, sem provas conclusivas. O que baseia a crença é mesmo a fé."

Aí começou o teatro, mas esse não tinha nada de mais. Só apelos à emoção. Aqueles típicos que alguém é Jesus, tenta ajudar o drogado/doente/suicida, é rejeitado (de alguma forma que lembra uma cruz), daí o drogado/doente/suicida cai no chão, Jesus ajuda e se abraçam e sorriem. E a música bonita no fundo. Depois um discursinho breve pro pessoal se sentir culpado.

Depois escutei ele conversando com os outros irmãos sobre uma mulher (em algum lugar de SP, se não me engano) que se envolveu em uma seita satânica na internet e matou o filho de 19 anos com não-lembro-quantas facadas, "e nós aqui, vivendo nosas vidas e não fazemos nada pra mudar isso...", ele completou no fim do "causo".

Enfim, só achei interessante e deu vontade de trazer aqui pro tópico. Tentei não deixar minha opinião sobre isso tudo, só compartilhar aqui uma experiência que tive.

Valeu por tentar manter um respeito sobre o assunto Nego Tiziu.

Algo que acontece na mídia é mostrar a idéia de que todas as igrejas evangélicas são literalmente iguais. Mas pode-se dizer que a realidade é outra

Uma história talvez possa ilustrar isso melhor:

Certa vez tive a oportunidade de ouvir a mensagem de um pastor da igreja X. Pelas roupas, entre outros acessórios e o próprio ambiente, imaginei que era um ambiente mais voltado para pessoas de classe média para cima.

No começo da mensagem, um homem mais humilde sentou perto de mim. Em certo ponto da mensagem o pastor começou a falar de átomos, moléculas, composição da materia, entre outros. Também não houve momentos de milagres, falar línguas, entre outras coisas que vemos na tv (nada contra as igrejas que praticam isso). Notei que o homem começou a ficar com uma cara de quem não entendia nada e pareceu bastante desinteressado. Um tempo depois ele se retirou.

======

Mas voltando ao assunto de antes, a 'base' da grande maioria das igrejas evangélicas são iguais, mas existem algumas diferenças de 'metodologias' entre elas.

Nunca entendi o porque dessas diferenças, até esse dia da história que contei. Apartir desse dia notei o porque de uma dessas diferenças. Vi que existem pessoas que somente serão 'atraidas' pelo ambiente de milagres, curas, falar línguas, discursos 'emotivos', entre outras coisas (repetindo, nada contra essas práticas). E passarão isso adiante

Enquanto outras serão atraidas por um ambiente, onde não se tenha muito disso, mas ainda sim haja ênfase na atitude social e moral da igreja e do cristão perante Deus e a sociedade, entre outras coisas. E passarão isso adiante

Claro, ambas com a mesma 'base': evangelização, melhora nas atitudes, estudo da bíblia, oração, assistência social...

Sendo que, como o ambiente de:

mbiente de milagres, curas, falar línguas, discursos 'emotivos', entre outras coisas (repetindo, nada contra essas práticas)

faz mais 'sucesso' entre as pessoas, a tendência dele é ser mais difundido. O que não é um problema desde que o cara se mantenha firme nos princípios da 'ética cristã'.

Cada um tem seu jeito, alguns mais emotivos, outros mais cultos, alguns tentam deixar a imagem da igreja mais 'moderna e jovem', outros preferem ficar com um visual mais clássico. Existem vários tipos de perfis nas igrejas, isso seria algo entre eles e Deus, o importante é se os princípios da 'ética cristã' estão firmes e são praticados

Não sei se consegui ser muito claro
 
Valeu por tentar manter um respeito sobre o assunto Nego Tiziu.

Algo que acontece na mídia é mostrar a idéia de que todas as igrejas evangélicas são literalmente iguais. Mas pode-se dizer que a realidade é outra


Mas voltando ao assunto de antes, a 'base' da grande maioria das igrejas evangélicas são iguais, mas existem algumas diferenças de 'metodologias' entre elas.

Nunca entendi o porque dessas diferenças, até esse dia da história que contei. Apartir desse dia notei o porque de uma dessas diferenças. Vi que existem pessoas que somente serão 'atraidas' pelo ambiente de milagres, curas, falar línguas, discursos 'emotivos', entre outras coisas (repetindo, nada contra essas práticas). E passarão isso adiante

Enquanto outras serão atraidas por um ambiente, onde não se tenha muito disso, mas ainda sim haja ênfase na atitude social e moral da igreja e do cristão perante Deus e a sociedade, entre outras coisas. E passarão isso adiante

Claro, ambas com a mesma 'base': evangelização, melhora nas atitudes, estudo da bíblia, oração, assistência social...

Sendo que, como o ambiente de:



faz mais 'sucesso' entre as pessoas, a tendência dele é ser mais difundido. O que não é um problema desde que o cara se mantenha firme nos princípios da 'ética cristã'.

Cada um tem seu jeito, alguns mais emotivos, outros mais cultos, alguns tentam deixar a imagem da igreja mais 'moderna e jovem', outros preferem ficar com um visual mais clássico. Existem vários tipos de perfis nas igrejas, isso seria algo entre eles e Deus, o importante é se os princípios da 'ética cristã' estão firmes e são praticados

Não sei se consegui ser muito claro

A exposição da sua idéia está dentro do conceito de "corpo (igreja) e seus dons". As mãos não têm a mesma função que os pés e assim por diante. Cada um dentro do seu chamado para aquela determinada parte do corpo, como Paulo diz em I Co 12:11-31
"11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16 E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
23 E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
24 Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;
25 Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?
30 Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?
31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente."
Por isso, encontramos igrejas pentecostais (buscam determinados dons com mais ênfase), tradicionais ( se preocupam mais com o ensino da Palavra), etc.
O que deve permanecer comum para todos é o princípio da Salvação em Cristo Jesus e seus ensinamentos focados no Amor. ;)
 
A cada dia surgem novas igrejas e seitas (seitas são aquelas que veem Jesus como profeta e não Deus, como os Testemunhas de Jeová).

Tem lá um pastor e um grupo de pessoas que acha que algo não encaixa, algo não agrada, e pam, abre dissidência e monta e uma igreja sua.

É algo mais ou menos como times de futebol. Na verdade as igrejas evangélicas hoje são tantas que acho que seria impossível numera-las.

Basta andar pela periferia pra ver isso. O sujeito abre um portinha num casebre, põe lá uma plaquinha feita à mão com um nome do tipo "Cristo salva" e pronto, já aparecem uns 30 "fiéis" para fazer côro.

Se o cara for bastante esperto, cara de pau ao extremo, e souber pressionar sem dó, se aproveitando da fraqueza alheia, vai começar a ganhar seu dinheirinho, e pode até virar um Universal um dia.

Sampa é pródiga nesse tipo de atividade comercial.

E vamos lá, é algo bem lucrativo, afinal, pela lei nem o FISCO fica sabendo quanto entra e quanto sai dessas igrejas.

Na verdade acredito piamente que muitas dessas dissidências ocorrem não por divergências conceituais, mas por ganância mesmo. Muitos dos que abrem uma nova igreja são aqueles que ocupavam o segundo escalão na igreja de sua formação, e por consequência deveriam ter acesso aos números do caixa da instituição, e devem certamente ter crescido os olhos pra cima deles.

Acredito também que hajam raros casos do oposto. O sujeito vê a sem vergonhice instalada e por pureza de espírito decido que hora de partir daquele meio e criar algo que atenda ao verdadeiro objetivo da palavra cristão.

Mas deixando pra lá esse lado absolutamente "humano" do negócio, o fato é que nas igrejas que os milagres acontecem.

Vira e mexe to ouvindo relatos de pessoas que receberam revelações que se confirmaram, tiveram pedidos atendidos sem que interferissem para aquilo, foram curadas de doenças às vesperas de uma cirurgia, e etc.

Claro que não se deveria recorrer à Cristo apenas para buscar por ajuda, mas por amor. E isso é o que muita gente faz. A parcela que busca por milagres não é tão grande quanto a dos que são cristãos simplesmente por que são, tem fé e ponto.

De qualquer forma, a palavra é clara "Pede e recebereis". Não se deve temer pedir, nem se deve envergonhar-se por receber. Pede com fé. É permitido, é bom.

E tem que se contar que muitas vezes o sofrimento que leva a pessoa à igreja foi a única forma encontrada por Ele de fazer com que você o ouvisse.

É mais ou menos o que faz um bom pai para educar seu filho quando esse não ouve ao chamado.
 
@Soro:

Acho que o cristianismo já foi bastante debatido aqui. A gente ficar andando em círculos não adianta muito. Que as pessoas tem cada uma sua própria religião, embora falem que não é isso, todos sabemos.

@Tópico:

Isso mesmo.

Acho legal que cheguemos a um consenso aqui. Não precisa ser um melhor que o outro... Acho interessante que pessoas com opiniões diferentes coloquem sobre a mesa o que pensam em comum, aí esse tópico se torna um lugar com informação mais "limpa".

O que fica claro é que a crença se baseia na fé. Como o Beto disse, tem gente que precisa de algo a mais pra se segurar, mas não existem evidências 100% pra comprovar crenças... Em outras palavras, tem que ter fé pra aceitar essas evidências.

Acontece que tem gente que não acha isso confiável. Tem gente que precisa de evidências pra basear as opiniões.

Um exemplo: Foram feitas experiências e viu-se que parecia que a terra girava em torno do sol, e que era esférica (mais ou menos). Quem baseia suas opiniões em evidências, acata essa opinião. Um amigo meu acredita em Deus, e acredita que a bíblia é a palavra de Deus. Sabemos que a bíblia sugere que a terra é plana em alguns trechos. Pelas evidências ele tem a opinião de que a Terra é esférica, mas ele acha que isso não é uma verdade absoluta. Ele acha que pode haver uma ilusão de ótica quando se vai pro espaço, ou qualquer coisa que o valha, que faz com que percebamos as coisas de uma forma distorcida. Não sei se deu pra entender... Adão e Eva e o dilúvio, então! Isso. Não há evidências de que aconteceu isso, pelo contrário, não faz sentido e é até contrário ao passo natural das coisas. Mas a palavra de Deus diz isso, e pra ele é suficiente e até mais importante do que evidências científicas.

Não que algum (conhecimento ou fé) seja essencialmente Bom ou Mau, acho que isso é subjetivo. Tem gente que gosta da crença, e acha que a verdade revelada por meios divinos é a verdade mais pura. Tem gente que gosta dos métodos científicos e acha que seus pilares, mesmo que não mostrem uma verdade absoluta e imutável, são o melhor que temos no momento.

Essa é a minha opinião. Crença A, crença B ou não-crença: Tanto faz. Nenhum é essencialmente melhor que o outro, embora quando alguém adota uma linha, as outras por definição deixa de ser confiável.

Outro ponto é a forma com que as pessoas buscam compartilhar suas formas de pensar e/ou acreditar com as outras. O fato é que geralmente as pessoas tentam compartilhar o seu ponto de vista com os outros, quando este lhes proporciona alguma coisa boa, como paz, auto-controle, felicidade, liberdade. Mas essa forma de compartilhar também deve ter limites, os do respeito, no caso.

Agora, quando falamos em um bom desenvolvimento da sociedade, temos que concordar que as pessoas nao se podem guiar por suas crenças. Aliás: não podem querer que os princípios exclusivos de sua crença (ou não-crença) sejam aceitos como guia por todos. A moral e a ética tem de predominar. As pessoas tem de se juntar e decidir o que é certo e o que é errado, o que é respeitoso e o que não é, independente da posição de pensamento das pessoas.

Temos que ter em mente que ninguém é melhor que o outro (assim como os pontos de vista), e que todos devem ter o direito e liberdade de pensar da forma que bem entender. Impor à força um ponto de vista é um crime absurdo na sociedade atual, mas nem por isso pouco frequente. A vida é o que alguém tem de mais precioso, e a forma de pensar é o jeito com que essa pessoa vai viver sua vida. A repressão ou imposição de uma forma de pensar; seja por força, condicionamento exaustivo ou qualquer outra violência; é uma das mais cruéis e frequentes formas de escravidão que existe. E isso é um absurdo.

Concordam?
 
Nego, a fé baseada em evidências deixa de ser fé e passa a ser conhecimento, você sabe disso.

Não há lógica entre fé e busca pela verdade, pois quem busca pela verdade não tem fé, pois não crê. Quem crê não busca, pois já encontrou, concorda?

Mas concordo que fica mais fácil passar a ter fé quando se encontra evidências.

O ponto é: quais seriam as tais evidências?

Para uns só vale mesmo aquelas obtidas num ambiente controlado e com metodologia bem definida, tudo documentado e absolutamente lógico.

Para outros pode ser uma experiência pessoal, e nesse caso eu me encaixo com certos ajustes.

A tal experiência pessoal pode ser do tipo totalmente de dentro pra fora, onde a mente define todo o teor dessa experiência, e nesse caso, é preciso estar muito alerta para discernir o que é auto-sugestão, transe, ilusão daquilo que é real.

Um caso que vem de dentro pra fora e que pode ser separado da ilusão, seria por exemplo a premonição. Se a pessoa viu antes e aconteceu depois e ela tem certeza do que aconteceu, não tem como ser loucura ou ilusão.

Mas a experiência pessoal pode vir de fora pra dentro, e nesse caso, seriam as tais evidências de que a pessoa precisa para ter fé, mesmo sem ser baseadas em um método científico.

Seriam por exemplos, o surgimento de sinais, números, coincidências demais, etc, chegando aos ditos "milagres", com atendimento de pedidos, curas, etc.

Essas tais "evidências" são o que Jesus espalhou em sua passagem por aqui, fazendo muitos milagres que foram testemunhados e descritos no Novo Testamento (acreditar na Bíblia é questão de fé?)
 
A repressão ou imposição de uma forma de pensar; seja por força, condicionamento exaustivo ou qualquer outra violência; é uma das mais cruéis e frequentes formas de escravidão que existe. E isso é um absurdo. Concordam?

Em partes.

Estamos sempre influenciando a forma de pensar de outrém, mesmo que essa influência seja do tipo "você deve pensar por si próprio".

Existe sempre mais de uma força atuando em sentidos opostos. Enquanto uma parte da sociedade é moralista, a outra é liberal. Enquanto existem grupos de vanguarda, existem os retrógados, e assim por diante.

E existem os grupos dominantes e os submetidos, e isso continua valendo até hoje, mesmo nas sociedades ditas modernas.

Sempre existe uma força social além de cada indivíduo tentando molda-lo.

É assim para as roupas, é assim para as crenças.

A Nomenklatura cientítica que o valha, banindo e queimando na fogueira do ostracismos qualquer um que ouse "pensar diferente".

Quando se fala de política, há que se isolar da religião, mas quando se fala de sociedade, não tem como não misturar tudo num caldo só.

A religião seja a dos teistas ou a dos ateisitas (religião é a profissão da fé, e os ateistas tem fé no que acreditam), está presente o tempo todo em nossa vida, tentando moldar nossos critérios, nossa forma de ver o mundo e a própria existência.

A opção por uma ou outra é que seria o ponto a ser preservado. Não se pode querer frear o impulso doutrinador da sociedade, mas apenas garantir o direito de escolha do individuo.

Você se deixa dominar pelo que dominador que escolher.
 
Você mesmo respondeu a sua pergunta. No momento que você tem que acreditar em algo, isso é o mesmo que fé.
 
Nego, a fé baseada em evidências deixa de ser fé e passa a ser conhecimento, você sabe disso.

Não há lógica entre fé e busca pela verdade, pois quem busca pela verdade não tem fé, pois não crê. Quem crê não busca, pois já encontrou, concorda?

Mas concordo que fica mais fácil passar a ter fé quando se encontra evidências.

O ponto é: quais seriam as tais evidências?

Para uns só vale mesmo aquelas obtidas num ambiente controlado e com metodologia bem definida, tudo documentado e absolutamente lógico.

Para outros pode ser uma experiência pessoal, e nesse caso eu me encaixo com certos ajustes.

A tal experiência pessoal pode ser do tipo totalmente de dentro pra fora, onde a mente define todo o teor dessa experiência, e nesse caso, é preciso estar muito alerta para discernir o que é auto-sugestão, transe, ilusão daquilo que é real.

Um caso que vem de dentro pra fora e que pode ser separado da ilusão, seria por exemplo a premonição. Se a pessoa viu antes e aconteceu depois e ela tem certeza do que aconteceu, não tem como ser loucura ou ilusão.

Mas a experiência pessoal pode vir de fora pra dentro, e nesse caso, seriam as tais evidências de que a pessoa precisa para ter fé, mesmo sem ser baseadas em um método científico.

Seriam por exemplos, o surgimento de sinais, números, coincidências demais, etc, chegando aos ditos "milagres", com atendimento de pedidos, curas, etc.

Essas tais "evidências" são o que Jesus espalhou em sua passagem por aqui, fazendo muitos milagres que foram testemunhados e descritos no Novo Testamento (acreditar na Bíblia é questão de fé?)
Como apresentei em post anterior, Tomé queria uma "evidência" da ressurreição de Jesus. E ele teve, sendo dito por Jesus Cristo:"Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.”
No Antigo Testamento há relatos deste tipo de postura, onde a evidência era o vínculo para a confiança do povo em Deus: Êxodo 6:7 "E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;"
Êxodo 16:12 "Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel. Fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus."
Ezequiel 13:23 "Portanto não vereis mais vaidade, nem mais fareis adivinhações; mas livrarei o meu povo da vossa mão, e sabereis que eu sou o SENHOR."
Ezequiel 20:42 "E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu vos introduzir na terra de Israel, terra pela qual levantei a minha mão para dá-la a vossos pais."
Ezequiel 24:24 "Assim vos servirá Ezequiel de sinal; conforme tudo quanto ele fez, fareis; quando isso suceder, sabereis que eu sou o Senhor DEUS."
Ezequiel 36:11 "E multiplicarei homens e animais sobre vós, e eles se multiplicarão, e frutificarão. E farei com que sejais habitados como dantes e vos tratarei melhor que nos vossos princípios; e sabereis que eu sou o SENHOR."
Ezequiel 37:13 "E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu."
A Fé é fortalecida pelas profecias cumpridas e elas servem de evidências para nós hoje e edifica as nossas vidas (daqueles que crêem na Palavra de Deus). Para aqueles que ainda não crêem, estas evidências poderão trazer um divisor de águas para o seu entendimento, pois elas desafiam a racionalidade do homem.
 

Mas tem coisa que desafia mesmo a racionalidade do homem... por exemplo, o que se passa no ventre de uma mulher!!! Nos nunca vamos saber disso... tah lah na biblia!! Tb nunca vamos entender pq diabos morcegos sao aves e lebres e coelhos sao ruminantes....


Sao os misterios de deus!
 
Cara, esse tópico começou a ficar engraçado agora :lol:

Não sei porque, mas as citações da Bíblia só conseguem fazer eu rir, de tão contraditório que é esse livrinho.

Nem ponho em jogo o caráter Divino que dão ao livreto, mas as contradições são absurdamente claras. Ai que entra o velho argumento furado: é preciso interpretar alegoricamente.

I'm have fun :yes:
 
Mas tem coisa que desafia mesmo a racionalidade do homem... por exemplo, o que se passa no ventre de uma mulher!!! Nos nunca vamos saber disso... tah lah na biblia!! Tb nunca vamos entender pq diabos morcegos sao aves e lebres e coelhos sao ruminantes....


Sao os misterios de deus!

Ainda bem que você tocou nesse assunto

Olha só como é intrigante o que acontece no ventre e que nenhum homem vai conseguir desvendar os mistérios :D

:wub:

Uma das criações mais lindas de meu pai, a geração da vida.

vale a pena ver de novo :wub:

 
Elune, você está de brincadeira, certo?

Não posso acreditar que alguém realmente pense que a geração da vida no ventre de uma mulher é um mistério ou Divino.
Mosta um desconhecimento desconcertante de Biologia.
 
Elune, você está de brincadeira, certo?

Não posso acreditar que alguém realmente pense que a geração da vida no ventre de uma mulher é um mistério ou Divino.
Mosta um desconhecimento desconcertante de Biologia.

Falta de interpretação é um desconhecimento desconcertante também :slap:

edit: eu já sabia que haveria esse tipo de comentário, estava só esperando :slap:
 
Falta de interpretação é um desconhecimento desconcertante também :slap:

edit: eu já sabia que haveria esse tipo de comentário, estava só esperando :slap:

Fale de modo claro para não dar margem a interpretações. Simples.

Ah, era pra fazer uma interpretação alegórica? Esqueci :boring:
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo