• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

Eu vou providenciar um bom filtro da APC. Mas, por ora, vou manter esse filtrinho da SMS mesmo. Suponho que a presença ou ausência dele não façam diferença. Agora, tenho é que me livrar desse estabilizador. Só queria compreender a razão pela qual ele faz "tlecs" a cada virada de cena em jogos mais pesados... Isso me intriga.
 
axo q ele faz tlec pq ele regula a tensao tem um topico falando disso
 
axo q ele faz tlec pq ele regula a tensao tem um topico falando disso
Sim, mas com ou sem o estabilizador, a fonte por si só já seria capaz de fazê-lo, certo?
 
Só queria compreender a razão pela qual ele faz "tlecs" a cada virada de cena em jogos mais pesados... Isso me intriga.

Isso é normal, até certo ponto de vista, mas muito ruim, pois como mostrei lá no início desse tópico, a cada tlec seu PC e "semi-desligado" e religado, com todo os problemas lá arrolados.. Por que isso acontece é fácil de entender. Nas cenas de maior brilho de imagem, de maior movimentação, de maior carga tanto por parte da CPU quanto da GPU a demanda de energia é maior e três fatores podem acarretar um aumento na frequência dos Tlecs ai no seu estabilizador, a saber:
1) Rede elétrica até seu PC subdimensionada, causando queda de tensão ao longo da linha, obrigando o estabilizador a tentar buscar uma tensão pouco maior (pouco provável mas possível)
2) Nível de tensão de rede por acaso próximo ao nível em que uma das comutações ocorre, e desse modo muito propício a comutação (Tlec) em variações mesmo pequenas da rede elétrica (comum de acontecer, porém deveria solucionar em algum outro horário, a noite ou de madrugada por exemplo)
3) Estabilizador sub-dimensionado emulando a condição de número 1, pois o mesmo é parte de sua "instalação" elétrica nessa hora.
Essa é uma razão bastante encontrada, ainda mais com o mercado arrochando tentando trazer os preços para baixo e a indústria tendo que fazer milagres para colocar equipamentos corretamente dimensionados. Ai começam os engodos de dimensionar os elementos em VA que ninguém entende, mas que eventualmente 1000 deles não vão representar mais do que parcos 500 Watts. Outro dia abri um estabilizador de 300 VA e pasmem o tamanho do transformador que lá dentro estava.. Ai está a foto do mesmo... Até coloquei a lapiseira para que se pudesse traçar um paralelo:
07EstabilizadorOlhaotamanhominsculo.jpg


Veja bem.. esse transformador dai é quem seguira seu PC, seu monitor e quem sabe eventualmente algo mais.. Pudera não se peidar todo... Para os mais verdes em eletricidade saibam que peso e potência nesses casos de transformador andam juntos. Ora veja, esse transformador dai não é maior que aqueles dos antigos carregadores de celular, ainda movidos a transformador( atualmente as fontes de celular são chaveadas)...
Lhe pergunto... Será que seu PC mais monitor consome a mesma ordem de potência que seu celular????

E de qualquer modo a sua fonte estará apta a resolver essa questão da possível oscilação de tensão, seja pela razão 1 ou 2, de modo muito melhor que o maldito estabilizador.
Abraço...
 
Boa noite pessoal
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo tópico em exlente.
Pessoal estou abrindo minha empresa e fabrico protetor contra surto de tensão mas o meu produto e inovador no mercado gostaria que vcs fizesse comentarios de qualquer tipo sobre a explicação abaixo.

ProMinas
Proteção Eletroeletrônica

ProSuper

O ProSuper da ProMinas é um Protetor contra surto de tensão da rede elétrica.

O que isso significa?

Quando a rede elétrica de sua casa acaba, você corre o risco de queimar o seus Equipamentos
Eletroeletrônicos, isso ocorre porque na hora que a energia elétrica volta, a mesma gera uma
tensão de pico (surto de tensão) que eleva a voltagem da sua rede elétrica ocorrendo a queima
de tudo o que estiver conectado a rede elétrica.

Como o ProSuper Funciona?

O ProSuper funciona da seguinte forma, quando a energia elétrica acaba o ProSuper desliga
automaticamente e quando a mesma volta continua desligado assim a tensão de pico não
passa para o seus Equipamentos Eletroeletrônicos que ficam protegidos contra a tensão de
pico, não havendo possibilidade de queimar.
Para o ProSuper voltar a funcionar basta pressionar o botão liga e seus Equipamentos
Eletroeletrônicos continuam protegidos contra qualquer pico de energia.

Especificações Técnicas do ProSuper

- Tensão de Operação: 127V ou 220V
- Corrente Máxima: 8A em 127V e 6A em 220V
- Fusível: 8A para 127V e 6A para 220V
- Protege equipamentos com até 880w
- Garantia de 6 meses contra defeito de fabricação.

Desde já um muito obrigado
 
Última edição:
Quando a rede elétrica de sua casa acaba, você corre o risco de queimar o seus Equipamentos
Eletroeletrônicos, isso ocorre porque na hora que a energia elétrica volta, a mesma gera uma
tensão de pico (surto de tensão) que eleva a voltagem da sua rede elétrica ocorrendo a queima
de tudo o que estiver conectado a rede elétrica.

Como o ProSuper Funciona?

O ProSuper funciona da seguinte forma, quando a energia elétrica acaba o ProSuper desliga
automaticamente e quando a mesma volta continua desligado assim a tensão de pico não
passa para o seus Equipamentos Eletroeletrônicos que ficam protegidos contra a tensão de
pico, não havendo possibilidade de queimar.
Para o ProSuper voltar a funcionar basta pressionar o botão liga e seus Equipamentos
Eletroeletrônicos continuam protegidos contra qualquer pico de energia.

Especificações Técnicas do ProSuper

- Tensão de Operação: 127V ou 220V
- Corrente Máxima: 8A em 127V e 6A em 220V
- Fusível: 8A para 127V e 6A para 220V
- Protege equipamentos com até 880w
- Garantia de 6 meses contra defeito de fabricação.

Desde já um muito obrigado
Caro amigo..
Longe de mim desincentivá-lo de todo e qualquer desenvolvimento que possa vir a ajudar os nossos equipamentos de casa, presenvando-os, protegendo-os, mas gostaria de saber mais acerca de alguns dados, por você citados.. Vou tentar ser bem suscinto e direto:

Você diz que quando a rede elétrica volta, após uma queda, volta com uma tensão mais elevada, correto??? A pergunta é a que se segue. Não sei se já monitorastes uma volta de energia elétrica para saber desse comportamento, não sei se tens dados estatísticos, gráficos dessa tensão de pico, e te confesso jamais fiz essa medida dai que deve ser feita com osciloscópio de memória, no mínimo, que até tenho mas não tive jamais a vontade de saber dessa tensão dai não e por isso não a amostrei... (ainda) Gostaria entretanto de lembrar ao amigo algumas premissas que absolutamente não podem ser desconsideradas.

1) - A rede elétrica tem a sua tensão variada, do ponto de vista da carga, ou por efeito da mesma, ao se ligar algum dispositivo... Tanto mais forte o dispositivo, mais forte a interação o efeito do mesmo sobre a tensão no consumidor. Sempre que se liga uma carga significativa a tensão tende a cair, a sofrer um pequeno "vale", uma diminuição em seu valor em função de dois fatores: Um deles é que se está somando uma carga e o segundo é derivado de um fenômeno chamado inércia, que seja mecânica ou elétrica faz demandar muito mais energia ao se tentar modificar um status e nesse caso seria o de ligar uma carga.. Sabendo-se que a tensão sofre uma queda ao se ligar uma carga, que se diria de uma coleção de cargas, por exemplo representada por um bairro inteiro de iluminação pública, ou todos os motores de elevadores dessa mesma região, e assim poderíamos ir considerando cada um dos elementos os quais esquecemos ligados ao faltar energia, ou até mesmo, como os refrigeradores e equipamentos de ar-condicionado, que porventura esteja ligados...
Imagine isso tudo sendo ligado no momento exato do retorno de energia... Sinceramente não me é muito plausível pensar que nessa hora a tensão terá fôlego para apresentar picos de tensão. Tenderá sim a apresentar o que em inglês se chama de "Voltage sag" ou afundamento no valor da tensão nominal da rede elétrica. Desse modo me parece muito pouco provável que algum equipamento possa a vir entrar em dano com esse afundamento no valor da tensão. Oscilação da tensão, instabilidade nos valores, coisas desse tipo sim podem acontecer e acontecem, mas dificilmente fazem elevar o valor de tensão a ponto de se apresentar como sendo um pico de tensão, muito menos capaz de danificar um PC.. Tem méritos sim um aparelho que somente permita, de modo automático ou via reset manual, liberar a energia para ligamento dos aparelhos um determinado tempo depois do retorno da energia??? Sim tem méritos, mas muito mais pela possível instabilidade que ai se apresenta que pelos possibilidade de geração de picos de tensão significativamente danosos.. Outrosim muito poucos elementos se voltam a ligar de modo automático no retorno da energia, a não ser que estejas propondo seu dispositivo para uso em refrigeradores, torradeiras, condicionadores de ar, etc... O PC não.. Vou ter que eu mesmo comandá-lo para que volte a ligar, independentemente desse seu dispositivo

2) - No colégio nós todos estudamos um fenômeno, dentro da física, mais especificamente da eletricidade, chamado FCEM (Força Contra Eletro Motriz). Dona Francisca, a professora, dizia que se algum elemento de um circuito elétrico apresentasse comportamento indutivo ele poderia, ao ser desalimentado, gerar em seus terminais uma tensão elevada, passando a se comportar como uma fonte de corrente (tensão infinita na teoria).
Pois infelizmente amigo é isso dai que acontece na maioria absoluta dos casos de dano a um equipamento eletrônico causado por picos de tensão em um evento de supressão da energia elétrica. É justo no desligamento que existe a maior chance dos surtos gerados pelo comportamento indutivo do motor do elevador, por exemplo, danificar seu PC enquanto você navegava na internet ou jogava algum game no PC... Alguns mais afoitos irão dizer...
Mas foi quando voltou a energia que ele danificou.... Cuide com essa frase.. Não seria correto dizer... Foi quando voltou a energia que se descobriu que ele danificou????

Tome cuidado portanto com essas suas afirmativas que podem não ter muito fundamento, a não ser que você disponha de laudos, provas, experiências científicas feitas e com chance de repetibilidade para mostrar...

Caso contrário melhor rever esse tipo de declaração sua que me parece derivado da melhor das boas intenções mas com uma profundidade científica de milímetros apenas.. Te calce de argumentos pois se encontrares debatedores dos mais simples que forem, que assim como eu te contrapõem com a luz da física, até mesmo a dona Francisca, agora aposentada do magistério, poderá lhe dar belo puxão de orelhas...

As proteções mais comuns, mais simples e baratas, a base de Varistores, para segurar os surtos os picos de tensão, se propõem de modo amplo a fazê-lo, sem que se escolha a hora em que os mesmos aconteçam, se na queda ou na volta da energia.. Melhor dizendo esse seu protetor deveria, no meu entendimento, para fazer o que realmente preconizas que ele possa fazer, de algum modo "descobrir" quando a energia iria falhar para então sim desligar o equipamento protegido antes de que a queda de energia pudesse gerar surtos de tensão nas linhas..

Acredite, estou tentando lhe ajudar e não criticando por criticar..

Abraço...
 
Obrigada, lfaller. Já não estou mais fazendo uso do estabilizador e está tudo tranquilo agora. :yes:
 
Rodrigocferraz, posso humildemente te sugerir o que eu gostaria de ver num filtro protetor?

1 - Proteção em modo diferencial (Fase-Neutro) e Comum (Fase-Terra / Neutro-Terra), por meio de varistores de no mínimo 20mm.

2 - Varistores protegidos termicamente por meio de fusiveis térmicos (TCO) com desconexão da saída em caso de queima dos varistores ou indicador visual ou sonoro da desconexão dos varistores de proteção.

3 - Filtro de ruidos com rejeição em modo diferencial e comum por meio de utilização de capacitores e indutores corretamente selecionados.

4 - Proteção contra sub e sobretensão com desligamento e religamento automático por meio de relé - veja os filtros protetores Panamax...

5 - Protetor específicos para tensão 110-127V (varistores de 150 ou 175V), protetor específico para trabalho em 220V (varistores 275V) e um específico para trabalho "Full Range" - 90-264V (Varistores 275V). Qual o intuito disso? Sintonizar os varistores para a tensão de trabalho específica, dando maior nível de proteção em picos de tensão e sintonizar a proteção contra sub e sobretensão. Por exemplo, nos modelos Full Range a proteção de sub e sobretensão não atuaria na faixa 85-264V ou no modelo 110-127V essa proteção não atuaria entre 90-135V. Poderia ainda existir indicadores visuais mostrando: "Rede alta" ou "Rede baixa" quando a proteção atuasse - como nos estabilizadores atuais.

Um filtro desse custaria relativamente caro e de implementação relativamente dificil por envolver uma eletrônica mais elaborada, com CI's por exemplo, mas no Brasil não temos nada semelhante! Pelo menos não conheço.
 
Última edição:
Abandonei o estabilizador faz uns anos no PC, mas a verdade é que fiquei com dó de jogar fora!

Então liguei a TV LCD e o DVD nele... tem algum problema?

O famoso TLEC é muito raro, às vezes escuto quando a geladeira liga (mesmo ela estando em outra tomada/circuito) e só dei conta disso ontem, pois é difícil acontecer.

O modelo do dito vou ver direito, mas ele é desses pesadões de 500va, um pouco antigo.
 
Boa noite pessoal
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo tópico em exlente.
Pessoal estou abrindo minha empresa e fabrico protetor contra surto de tensão mas o meu produto e inovador no mercado


Está certo que o povão adora produtos inovadores e se possível milagrosos também, mas no meu entendimento o mercado esclarecido precisa de supressores de surtos nacionais decentes e apenas isso. Ponha um filtro de linha nacional à venda que esteja bem a altura dos produtos APC ou seja ainda melhor e tenha preço justo. Eu apostaria em seu sucesso comercial.
 
Então liguei a TV LCD e o DVD nele... tem algum problema?


se queres queimar sua TV LCD e seu DVD mais rapidamente, sem problemas.


os mesmos males que ele causa no pc, ele causa em qualquer eletrônico moderno com fonte chaveada.


se não ligar de estar aos poucos danificando seu investimento, pode continuar usando até que sua tv tenha que ir para a assistência técnica.
 
Abandonei o estabilizador faz uns anos no PC, mas a verdade é que fiquei com dó de jogar fora!

Então liguei a TV LCD e o DVD nele... tem algum problema?

O famoso TLEC é muito raro, às vezes escuto quando a geladeira liga (mesmo ela estando em outra tomada/circuito) e só dei conta disso ontem, pois é difícil acontecer.

O modelo do dito vou ver direito, mas ele é desses pesadões de 500va, um pouco antigo.
Tem gente que não pode ver a coisa ficar decente... Tem que partir para a ignorância.. Parabéns a você na decisão de sacar seu estabilizador fora do PC. Pêsames por retorná-lo a ativa agora castigando tanto seu DVD quanto seu TV LCD... Muito provavelmente, se olhares atrás de seu TV LCD por exemplo, verás lá escrito... INPUT 100~240 VAC...
Ou seja, venha que venha qualquer tensão na rede elétrica dentro desses valores ai +-10% e ele dá um jeito de funcionar tão boa é sua fonte e você vai lá e coloca um estabilizador para estabilizar o que meu amigo.. O que seu estabilizador faz é desligar e religar, mesmo que rapidamente para nossos olhos, nossos sentidos, mas lento o suficiente para dar uma cacetada na fonte dos mesmos.
Tem cara que não pode ver sua TV quieta trabalhando como seu fabricante imaginou...
Mas faça lá o que bem entenderes, afinal a TV é sua, o DVD é seu o estabilizador é seu... Mas não venha me dizer depois que não houve aviso..

Abraço...
 
Tem gente que não pode ver a coisa ficar decente... Tem que partir para a ignorância.. Parabéns a você na decisão de sacar seu estabilizador fora do PC. Pêsames por retorná-lo a ativa agora castigando tanto seu DVD quanto seu TV LCD... Muito provavelmente, se olhares atrás de seu TV LCD por exemplo, verás lá escrito... INPUT 100~240 VAC...
Ou seja, venha que venha qualquer tensão na rede elétrica dentro desses valores ai +-10% e ele dá um jeito de funcionar tão boa é sua fonte e você vai lá e coloca um estabilizador para estabilizar o que meu amigo.. O que seu estabilizador faz é desligar e religar, mesmo que rapidamente para nossos olhos, nossos sentidos, mas lento o suficiente para dar uma cacetada na fonte dos mesmos.
Tem cara que não pode ver sua TV quieta trabalhando como seu fabricante imaginou...
Mas faça lá o que bem entenderes, afinal a TV é sua, o DVD é seu o estabilizador é seu... Mas não venha me dizer depois que não houve aviso..

Abraço...


sem falar que o estabilizador pode estar meio subdimencionado.


testei um de 300va na tv lcd (na época eu não tinha lidos seus posts) e ele pediu arrego. o dele é de 500va mas tem mais coisa ligada junto.
 
[QUOTEEstá certo que o povão adora produtos inovadores e se possível milagrosos também, mas no meu entendimento o mercado esclarecido precisa de supressores de surtos nacionais decentes e apenas isso. Ponha um filtro de linha nacional à venda que esteja bem a altura dos produtos APC ou seja ainda melhor e tenha preço justo. Eu apostaria em seu sucesso comercial.
][/QUOTE]
Reforçando a sugestão do KAIKE, a APC descontinuou a importação dos seus filtros de linha, irá "empurrar" no mercado os estabilizadores da Microsol, portanto haverá um vasto mercado para quem produzir um bom filtro de linha.
 
se queres queimar sua TV LCD e seu DVD mais rapidamente, sem problemas.


os mesmos males que ele causa no pc, ele causa em qualquer eletrônico moderno com fonte chaveada.


se não ligar de estar aos poucos danificando seu investimento, pode continuar usando até que sua tv tenha que ir para a assistência técnica.

Obrigado pelo alerta!

Tem gente que não pode ver a coisa ficar decente... Tem que partir para a ignorância.. Parabéns a você na decisão de sacar seu estabilizador fora do PC. Pêsames por retorná-lo a ativa agora castigando tanto seu DVD quanto seu TV LCD... Muito provavelmente, se olhares atrás de seu TV LCD por exemplo, verás lá escrito... INPUT 100~240 VAC...
Ou seja, venha que venha qualquer tensão na rede elétrica dentro desses valores ai +-10% e ele dá um jeito de funcionar tão boa é sua fonte e você vai lá e coloca um estabilizador para estabilizar o que meu amigo.. O que seu estabilizador faz é desligar e religar, mesmo que rapidamente para nossos olhos, nossos sentidos, mas lento o suficiente para dar uma cacetada na fonte dos mesmos.
Tem cara que não pode ver sua TV quieta trabalhando como seu fabricante imaginou...
Mas faça lá o que bem entenderes, afinal a TV é sua, o DVD é seu o estabilizador é seu... Mas não venha me dizer depois que não houve aviso..

Abraço...

Huahauahuah

Gosto do jeito como responde, é pra botar medo no sujeito he he!
Eu liguei a TV e o DVD faz uns três dias, depois que fiquei grilado e resolvi perguntar aqui!

sem falar que o estabilizador pode estar meio subdimencionado.


testei um de 300va na tv lcd (na época eu não tinha lidos seus posts) e ele pediu arrego. o dele é de 500va mas tem mais coisa ligada junto.

Na verdade é um UPSAI Pró Micro de 700va... grande coisa...

Valeu pelas resposta gente, vou tirar esse troço daqui agora mesmo!
 
Dando um UP nesse ótimo tópico.

Tinah que ser fixado pela moderação.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo