• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

Não vejo nenhuma razão para uso do estabilizador. Muitos fazem uso do mesmo para rebaixar de 220 para 110, para ligar o PS3. O ideal nesse caso seria um autotransformador e não um estabilizador. As proteções da SMS não são o que há de melhor por ai. se queres uma proteção boa, adote alguma da APC, se sua alimentação for de 110 Volts ou uma boa proteção da Clamper, para 220 Volts. Computer Protector Pró é uma delas..
Abraço...
 
Isto é que eu chamo de matar a cobra e mostrar a mesma ,mortinha da silva !
Como sempre Conterrâneo nota mil !
Sds,
J.A.
 
Mais uma vez obrigado pela reposta.

Agora uma dúvida... o que eu faço com o meu estabilizador???

Aposento? :eek:
 
Bom galera ontem chegou o meu filtro de linha, foi o último recomendado pelo lfaller.

Mas a dúvida é o seguinte, ele tem 2 leds o verde que indica q está tudo legal e o vermelho que indica riscos de choque, conforme explica o manual que veio com ele.

Bom, qto eu ligo na tomada ele fica com os 2 leds acessos, entendo que o led acende pq ele não encontra o terra, pq ele não existe.

Onde eu moro hj é impraticável instalar um terra ou até mesmo fazer um circuito separado para apenas esta tomada, com clamper e outras coisas mais.

Queria saber que eu possa simplesmente ignorar a existência do terra e usá-lo normalmente, ou tem uma alternativa para a minha situação. Já me falaram sobre aterrar no neutro, mas não tenho muito propriedade para discordar ou concordar.

Uma coisa eu vou fazer, trocar a tomada de 2 pinos para 3 pinos e aí o que fazer com o pino terra?
 
Bom galera ontem chegou o meu filtro de linha, foi o último recomendado pelo lfaller.

Mas a dúvida é o seguinte, ele tem 2 leds o verde que indica q está tudo legal e o vermelho que indica riscos de choque, conforme explica o manual que veio com ele.

Bom, qto eu ligo na tomada ele fica com os 2 leds acessos, entendo que o led acende pq ele não encontra o terra, pq ele não existe.

Onde eu moro hj é impraticável instalar um terra ou até mesmo fazer um circuito separado para apenas esta tomada, com clamper e outras coisas mais.

Queria saber que eu possa simplesmente ignorar a existência do terra e usá-lo normalmente, ou tem uma alternativa para a minha situação. Já me falaram sobre aterrar no neutro, mas não tenho muito propriedade para discordar ou concordar.

Uma coisa eu vou fazer, trocar a tomada de 2 pinos para 3 pinos e aí o que fazer com o pino terra?

O que fazer com o pino do terra? Nada, deixe desligado.

A falta de aterramento não impede o uso do PC muito menos do filtro de linha, esse led dele é só um alerta.

Só quando for trocar a tomada coloque o fase e o neutro em seus devidos lugares:
tomada2ye.jpg
 
w1l14,

A falta de aterramento implica em duas coisas:

1 - Maior riscos de choques em caso de falha do equipamento e pequenas fugas de corrente.
2 - Redução da eficiência ou mesmo invalidação das proteções de linha telefônica e cabo coaxial, se existirem.
 
Aproveitando o assunto de Tlec´s.... o que vocês acham de Tlec´s quando é ligado e desligado o "Aspirador de Pó" ?

Eu acho que essa porcaria é mais forte que o chuveiro daqui, toda vez que alguem liga em algum lugar da casa, da um Tlec muito alto do normal. Imagino essa diferença de tensão nos aparelhos que não tenha filtro de linha e sem proteção alguma.

Ou seja, tenho medo de ferrar com a fonte do meu Playstation 2, que sem ser o PC é a única coisa que tenho medo que queime, o resto é tudo velho mesmo, pode ir para o saco que já ta na hora hahaha.
 
Aproveitando o assunto de Tlec´s.... o que vocês acham de Tlec´s quando é ligado e desligado o "Aspirador de Pó" ?

Eu acho que essa porcaria é mais forte que o chuveiro daqui, toda vez que alguem liga em algum lugar da casa, da um Tlec muito alto do normal. Imagino essa diferença de tensão nos aparelhos que não tenha filtro de linha e sem proteção alguma.

Ou seja, tenho medo de ferrar com a fonte do meu Playstation 2, que sem ser o PC é a única coisa que tenho medo que queime, o resto é tudo velho mesmo, pode ir para o saco que já ta na hora hahaha.

O chuveiro não tem corrente de partida, quando liga ele provoca uma queda de tensão, normalmente brusca, mas que se mantém até o chuveiro ser desligado:
225V - liga chuveiro - 210V - desliga chuveiro -225V.

O aspirador de pó tem um motor, motores tem corrente de partida bem alta, quando são ligados provocam uma queda de tensão mas ela não se mantém, logo volta ao normal, pois o consumo em uso normal do motor é pequeno, só consome mesmo na partida:
225V - liga aspirador - 210V - 225V - desliga aspirador - 225V, ele provoca uma queda de tensão momentânea, não continua como a do chuveiro.

O tlec de resposta do estabilizador para essa queda rápida provocada pelo aspirador é duplo, um para elevar a tensão e logo em seguida outro para voltar ao normal.

De qualquer modo o tlec é inútil pois corrige uma variação muito pequena que a fonte conseguiria corrigir melhor.


Leonardo
 
Isso tudo sem falarmos do comportamento indutivo de qualquer motor. Um indutor ao ser desligado provoca um surto de tensão na linha (ao desligar e não ao ligar) Experimente pegar qualquer equipamento que tenha um comportamento indutivo, e ao contrário de desligá-lo na sua chave (pois ai você não vai ver o indicativo do surto de tensão) desligue-o puxando da tomada, procurando ver o pino do plug e o contato da tomada, no instante exato em que ele é desligado, Faça algumas vezes e verás a faísca ao abrir esse contato (surto de tensão) esse tipo de surto normalmente não acontece com cargas puramente resistivas, entretanto é normalíssimo se essa carga tiver comportamento indutivo (ventilador, motores, transformadores, etc)
Abraço...
 
Há alguma empresas onde as tomadas destinadas à aspiradores de pó ficam uma fase ou no minimo circuito diferente da tomada dos computadore. Chega no fim do expediente ai começa o liga e desliga de enceradeira, ou aspirador de pó, isso gera muito lixo na rede elétrica à cada liga/desliga.

No forum da APC teve um caso de o suppressor APC pipocou ao ligar um aspirador. Questionei se era um suppressor antigo e a pessoa disse que tinha só 15 dias, por isso ela estranhou o ocorrido. O aspirador tava no mesmo circuito de 15A da residência onde tb tava ligado o filtro. Essa pessoa falou que ja tinha usado o aspirador outras vezes e não tinha acontecido nada, mas num belo dia, "puff", só a fumaceira...

Realmente é um caso estranho, mas não impossível de acontecer. Talvez algum varistor veio de fabrica já com problemas, conduzindo em tensão mais baixa que o esperado...
 
RAU,
Nada de estranho, não esqueça que a tensão aplicada nos enrolamentos , seguem por coletores / escovas( famoso carvão) , isto por si só, já gera um pequeno faiscamento, que gera ruidos pela rede e sobretensões que poderão deteriorar e danificar varistores dimensionados para tensões muito baixas.
O que disseste é verdade, ou seja, rede condicionada para evitar esses problemas a tomada padrão é de pino chato sómente ( Padrão p/cabeamento estruturado) e rede normal tomada universal comum conforme postada acima.:)
Sds,
J.A.
 
Isso tudo sem falarmos do comportamento indutivo de qualquer motor. Um indutor ao ser desligado provoca um surto de tensão na linha (ao desligar e não ao ligar) Experimente pegar qualquer equipamento que tenha um comportamento indutivo, e ao contrário de desligá-lo na sua chave (pois ai você não vai ver o indicativo do surto de tensão) desligue-o puxando da tomada, procurando ver o pino do plug e o contato da tomada, no instante exato em que ele é desligado, Faça algumas vezes e verás a faísca ao abrir esse contato (surto de tensão) esse tipo de surto normalmente não acontece com cargas puramente resistivas, entretanto é normalíssimo se essa carga tiver comportamento indutivo (ventilador, motores, transformadores, etc)
Abraço...

Você diz essas faíscas que acontece ao ligar ou ao desligar alguma aparelho elétrico da tomada ? porque não sei se entendi muito bem.

Aqui, qualquer coisa que eu ligo na tomada da essa faísca, se é normal ou não, eu não sei... mas qualquer coisa que conecto da faísca.
 
Você diz essas faíscas que acontece ao ligar ou ao desligar alguma aparelho elétrico da tomada ? porque não sei se entendi muito bem.

Aqui, qualquer coisa que eu ligo na tomada da essa faísca, se é normal ou não, eu não sei... mas qualquer coisa que conecto da faísca.

Te digo que a faísca é maior, mais consistente, no desligamento do que no ligamento, se a carga tiver comportamento indutivo.
 
Para a tensão de 110 Volts as proteções da APC são as melhores que se tem por ai a venda..
Abraço
 
Eu parei de usar estabilizador depois q comecei a ler sobre o assunto aqui no adrena
sempre achei estabilizador algo vagabundinho
hj so uso um estabilizador de "extensao" pro monitor + base do mouse + telefone sem fio
o pc vai direto na tomada com aterramento

pergunta: como fazer pra saber se o aterramento ta bem feito?
 
Sem equipamento, impossível.

Mas se vc tiver seu aterramento montado no esquema TN-S, é garantia de que terá um aterramento de baixa impedância, o que é uma boa coisa para um uso residencial/empresarial já que esse aterramento além de ser inerentemente de baixa impedância elimina ou diminui drasticamente dois problemas que são

- Tensão de passo
- Disturbios Neutro/PE - Tensão entre Neutro e Terra ou tb conhecido como disturbios de modo comum.

Felizmente as fontes são bem resistentes à esses disturbios, mas um surtos de tensão alto entre N/Terra vai causar estragos.

O que é um aterramento TN-S? Simplesmente é um terra de ponto único, equipotencializado. Explico:

No teu padrão de energia, onde fica a caixa do medidor, chega uma ou mais fases e um neutro. O neutro por norma é aterrado abaixo da caixa do medidor e esse aí tb será o aterramento de segurança. É recomendável reforçar esse aterramento com novas hastes distanciadas no minimo o comprimentro da mesma em relação à outra. Feito isso e interligadas com cordoalha de cobre por baixo da terra mesmo, cria-se um jumpeamento entre Neutro e Condutor terra dentro da caixa do medidor de luz e desse jumpeamento em diante neutro e terra seguem separados e não devem se encontrar mais em nenhum ponto após o jumper. Fotos pra ilustrar:

padrp2.jpg


padro1.jpg


meu.jpg


Parafuso fendido, pra fazer o jumpeamento:

parafusofendido.jpg
 
Olá, pessoal! Perdoem-me por ressuscitar o tópico, mas é que minha dúvida se relaciona com o tema discutido aqui.
Aqui em casa, compraram para um PC montado essa semana um estabilizador de 1KVA da marca Ragtech. Eu não havia pesquisado a respeito (erro meu), na hora de pesquisar as peças que comporiam o novo PC. Pois bem, quando fui jogar Assassin's Creed em 1920x1080 com tudo no máximo na nova máquina, notei que a cada "virada de cena" e, eventualmente, durante a ação normal do jogo, o estabilizador fazia um "tlec". Já em jogos mais "leves" como GTA: San Andreas, o mesmo acontecia com menos frequência. Por que isso acontece?
Fui pesquisar e me deparei com diversos tópicos como esse, falando em como é prejudicial a utilização de estabilizadores para a fonte do PC. Tenho aqui também um filtro de linha da marca SMS... sei que não é das melhores.
Vou retirar esse estabilizador, mas não sei se devo trocar o filtro por outro ou se esse já faz seu trabalho com tranquilidade. Vale acrescentar que não tem aterramento aqui em casa. Pelo que li isso reduz a eficiência do filtro, no fim das contas. De qualquer modo, o filtro ajuda, ainda que não substitua um aterramento, certo? Fico grata pela atenção!
 
Olá, pessoal! Perdoem-me por ressuscitar o tópico, mas é que minha dúvida se relaciona com o tema discutido aqui.
Aqui em casa, compraram para um PC montado essa semana um estabilizador de 1KVA da marca Ragtech. Eu não havia pesquisado a respeito (erro meu), na hora de pesquisar as peças que comporiam o novo PC. Pois bem, quando fui jogar Assassin's Creed em 1920x1080 com tudo no máximo na nova máquina, notei que a cada "virada de cena" e, eventualmente, durante a ação normal do jogo, o estabilizador fazia um "tlec". Já em jogos mais "leves" como GTA: San Andreas, o mesmo acontecia com menos frequência. Por que isso acontece?
Fui pesquisar e me deparei com diversos tópicos como esse, falando em como é prejudicial a utilização de estabilizadores para a fonte do PC. Tenho aqui também um filtro de linha da marca SMS... sei que não é das melhores.
Vou retirar esse estabilizador, mas não sei se devo trocar o filtro por outro ou se esse já faz seu trabalho com tranquilidade. Vale acrescentar que não tem aterramento aqui em casa. Pelo que li isso reduz a eficiência do filtro, no fim das contas. De qualquer modo, o filtro ajuda, ainda que não substitua um aterramento, certo? Fico grata pela atenção!



Filtros de linha da SMS não passam de uma extensão de tomadas com um fusivel (que por sinal é irrelevante).

para 110v, a unica marca que vem com proteção de verdade é a APC.


é triste, mas é a verdade. não é atoa que TODAS as marcas de filtro de linha testadas pelo Inmetro foram REPROVADAS (eles não testaram os APC, acho que é porque são importados, ou por outro motivo)
para voc~e ter idéia, o inmetro achou filtro de linha com fita crepe prendendo componentes (e o risco de incendio,etc que isso causa em!)
 
Filtros de linha da SMS não passam de uma extensão de tomadas com um fusivel (que por sinal é irrelevante).

para 110v, a unica marca que vem com proteção de verdade é a APC.


é triste, mas é a verdade. não é atoa que TODAS as marcas de filtro de linha testadas pelo Inmetro foram REPROVADAS (eles não testaram os APC, acho que é porque são importados, ou por outro motivo)
para voc~e ter idéia, o inmetro achou filtro de linha com fita crepe prendendo componentes (e o risco de incendio,etc que isso causa em!)

Hehehe! Ok, então! Aqui no Rio está difícil encontrar esses filtros da APC. Acho que vou ter de comprá-lo pela Internet mesmo. Por ora, a fonte segura de qualquer maneira, certo? Ela tem PFC ativo e tudo mais. Acho que o que é urgente mesmo é tirar esse estabilizador lixo.
Mas você saberia me dizer por que razão o número de "tlecs" varia de acordo com o jogo? Obrigada!
 
Última edição:
Isso acontece direto no meu estabilizador...
Quando acabar de montar o meu pc vou colocar num "filtro de linha" velho que tem aqui até poder comprar outro!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo