[TÓPICO DEDICADO] Volante/g27 - Quais jogos jogar?

Enfim, alguma dica para conseguir uma evolução na guiada?

Paciência e muito treino.

Os vídeos do Vitor me ajudaram bastante tbm, faz uns 4 meses q tô com o volante, ainda muito longe do ideal, mas a evolução foi grande.

Não desiste, no começo é bem frustrante mesmo.
 
Buenas galera!

Me presenteei de aniversário com um G920. Fim.
😅

Depois de anos guiando no controle, desde Gran Turismo 2 no PS1, passando por jogos mais arcades tipo NFS, Test Drive, ou com um pézinho em simulação como Project Cars 1 e 2, Automobilista 2, Raceroom e Forza Motorsport, juntei uma graninha e comprei num preçinho muito bom.

Pois então, as primeiras voltas com o volante fiz em Oulton Park no PC2. Foi cômico.... parecia que nunca havia guiado um carro na vida 🤣
Eu já tinha meus tempos de volta recentes em Laguna Seca, onde de GT3 no PC2 estava fazendo em 1:23 baixo no controle. Coloquei o volante na jogada e o que consegui fazer de melhor foi 1:24 alto. Em resumo: Meu tempo piorou! 😅

Joguei apenas umas 4 ou 5 horas não seguidas. Perdi bastante tempo tentando entender as respostas do volante, e ainda estou "digerindo" as novas sensações. Assisto bastante conteúdo do Vitor Genz e ele também comenta que a "entrada" no volante pode fazer o tempo piorar até entender todo o feedback, limites de esterçamento e modulação de pedais.

Enfim, alguma dica para conseguir uma evolução na guiada?
eu sempre aviso pra quem vai pegar volante o seguinte, vai ter tempo e paciência? vai se dedicar? tem a consciência de que por mais que vc dirija há 20 anos o carro que vc vai pegar e a guiada é algo totalmente diferente e novo? se sim então vai dar tudo certo

agora tem gente que pega pensando que vai ser divertidíssimo logo de cara, que vai se sentir o senna, quando vem a frustração de que somos todos lance stroll e que para entender e absorver como se faz leva meses de paciência e treino aí desiste, sim muita gente que conheço que comprou volante desistiu após alguns meses e venderam o mesmo, até tenho um amigo que ele até é bom, porém o psicológico dele o impede de ser competitivo, sempre quer forçar aquele algo a mais do carro, do nada cisma de fazer 7 a 8 voltas de hotlap andando no limite e bate, quando vê alguém a 3 a 4 segundos quer tirar a diferença em 1 volta e faz merda, enfim

sou contra cursinhos de pilotagens e afins, a bem da verdade vc faz o seu jeito, o que te torna mais consistente e melhor, não imite como outros fazem e sim veja qual é o melhor jeito que vc faz

outras dicas? nunca use assistências, senão vai ficar preso a elas e vai ter que reaprender de novo depois sem, vc só perde tempo usando-as pensando em ir tirando gradualmente, e outra, não foque em vencer, seja paciente, foque em terminar as corridas, não pensa em vou mitar agora, e sim em estou seguro, não vou arriscar a toa
 
eu sempre aviso pra quem vai pegar volante o seguinte, vai ter tempo e paciência? vai se dedicar? tem a consciência de que por mais que vc dirija há 20 anos o carro que vc vai pegar e a guiada é algo totalmente diferente e novo? se sim então vai dar tudo certo

agora tem gente que pega pensando que vai ser divertidíssimo logo de cara, que vai se sentir o senna, quando vem a frustração de que somos todos lance stroll e que para entender e absorver como se faz leva meses de paciência e treino aí desiste, sim muita gente que conheço que comprou volante desistiu após alguns meses e venderam o mesmo, até tenho um amigo que ele até é bom, porém o psicológico dele o impede de ser competitivo, sempre quer forçar aquele algo a mais do carro, do nada cisma de fazer 7 a 8 voltas de hotlap andando no limite e bate, quando vê alguém a 3 a 4 segundos quer tirar a diferença em 1 volta e faz merda, enfim

sou contra cursinhos de pilotagens e afins, a bem da verdade vc faz o seu jeito, o que te torna mais consistente e melhor, não imite como outros fazem e sim veja qual é o melhor jeito que vc faz

outras dicas? nunca use assistências, senão vai ficar preso a elas e vai ter que reaprender de novo depois sem, vc só perde tempo usando-as pensando em ir tirando gradualmente, e outra, não foque em vencer, seja paciente, foque em terminar as corridas, não pensa em vou mitar agora, e sim em estou seguro, não vou arriscar a toa
É bem isso.

Acho que não existe um ser humano que na mudança de controle para volante instantaneamente ficou mais rápido, ou mesmo conseguiu o mesmo tempo de volta.

Outro ponto, pelo menos pra mim, é que não consigo mais jogar esses simcades como Forza ou Gran Turismo. Com volante fica bom mesmo jogar simuladores de verdade como Assetto Corsa, RaceRoom, Automobilista, rFactor e iRacing, e a dedicação necessária nesses jogos para ser competitivo é imensa, mesmo em níveis baixos. O foco deve ser SEMPRE na consistência e aprender a correr com outras pessoas à sua volta, seja você evitar bater nos outros e evitar possíveis acidentes causados pelos que estão ao seu lado. A velocidade vai vir com o tempo e experiência, não existe milagre, vai levar meses/anos.
 
É bem isso.

Acho que não existe um ser humano que na mudança de controle para volante instantaneamente ficou mais rápido, ou mesmo conseguiu o mesmo tempo de volta.

Outro ponto, pelo menos pra mim, é que não consigo mais jogar esses simcades como Forza ou Gran Turismo. Com volante fica bom mesmo jogar simuladores de verdade como Assetto Corsa, RaceRoom, Automobilista, rFactor e iRacing, e a dedicação necessária nesses jogos para ser competitivo é imensa, mesmo em níveis baixos. O foco deve ser SEMPRE na consistência e aprender a correr com outras pessoas à sua volta, seja você evitar bater nos outros e evitar possíveis acidentes causados pelos que estão ao seu lado. A velocidade vai vir com o tempo e experiência, não existe milagre, vai levar meses/anos.
bom ponto, de fato esses simcades são um desastre para o volante, geralmente tem gente que pensa que vai começar neles por serem mais amigáveis pra depois quando estiver bom neles ir pra simuladores sérios, grande erro, tudo o que simcades fazem é te fazer aprender o errado, vc vai pegar vícios de fazer coisas que simplesmente não funcionam em simuladores reais
 
Buenas galera!

Me presenteei de aniversário com um G920. Fim.
😅

Depois de anos guiando no controle, desde Gran Turismo 2 no PS1, passando por jogos mais arcades tipo NFS, Test Drive, ou com um pézinho em simulação como Project Cars 1 e 2, Automobilista 2, Raceroom e Forza Motorsport, juntei uma graninha e comprei num preçinho muito bom.

Pois então, as primeiras voltas com o volante fiz em Oulton Park no PC2. Foi cômico.... parecia que nunca havia guiado um carro na vida 🤣
Eu já tinha meus tempos de volta recentes em Laguna Seca, onde de GT3 no PC2 estava fazendo em 1:23 baixo no controle. Coloquei o volante na jogada e o que consegui fazer de melhor foi 1:24 alto. Em resumo: Meu tempo piorou! 😅

Joguei apenas umas 4 ou 5 horas não seguidas. Perdi bastante tempo tentando entender as respostas do volante, e ainda estou "digerindo" as novas sensações. Assisto bastante conteúdo do Vitor Genz e ele também comenta que a "entrada" no volante pode fazer o tempo piorar até entender todo o feedback, limites de esterçamento e modulação de pedais.

Enfim, alguma dica para conseguir uma evolução na guiada?
Algo que me ajudou no começo foi diminuir a rotação do volante.
F1 por exemplo recomendam 360, usava 270 graus.
O resto colocava no max. 540 graus, principalmente rally.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Achei esse TSS Sparco no ML, ta bem conservado.
Tive que fazer uma gambs aqui com uma chapa de metal pra poder usar com o cambio.
6OwE4dQ.jpg


EYdxFVR.jpg

Antes usava o th8a no modo analogico como handbrake
 
Última edição:
Ainda não pude brincar com as opções de rotação do volante. Não tenho cockpit, mas consegui uma boa posição de guiada usando uma poltrona baixinha e um tapete de EVA. o volante ficou ligeiramente mais alto do que eu gostaria, mas nada que umas horas não façam a adaptação. Acredito que antes de condenar configurações do volante ou jogo, preciso estar bem acomodado para guiar. Mas estou curioso sim como a redução de 900° para 540° vai fazer diferença.

Deu pra notar, assim como no joystick, que cada jogo te dá uma resposta diferente. Mesmo sendo o "mesmo" carro e "mesma" pista. Mas no volante a resposta e comportamento comparando PC2 e FM achei absurda. Acredito que o ideal agora que estou no início é mirar em apenas um jogo, pois ao menos as voltinhas que dei entre esses dois títulos foi uma bem diferente da outra em termos de feedback do volante como um todo.

Acho que vou deixar de lado por um tempo esses dois títulos. Vou por enquanto entrar de cabeça em Raceroom. Estou sondando os preços do ACC, mas acho que ainda estou "verde" demais para ele. Quero fazer mais horas de guiada para ao menos chegar nos tempos que eu fazia com controle.
 
Ainda não pude brincar com as opções de rotação do volante. Não tenho cockpit, mas consegui uma boa posição de guiada usando uma poltrona baixinha e um tapete de EVA. o volante ficou ligeiramente mais alto do que eu gostaria, mas nada que umas horas não façam a adaptação. Acredito que antes de condenar configurações do volante ou jogo, preciso estar bem acomodado para guiar. Mas estou curioso sim como a redução de 900° para 540° vai fazer diferença.

Deu pra notar, assim como no joystick, que cada jogo te dá uma resposta diferente. Mesmo sendo o "mesmo" carro e "mesma" pista. Mas no volante a resposta e comportamento comparando PC2 e FM achei absurda. Acredito que o ideal agora que estou no início é mirar em apenas um jogo, pois ao menos as voltinhas que dei entre esses dois títulos foi uma bem diferente da outra em termos de feedback do volante como um todo.

Acho que vou deixar de lado por um tempo esses dois títulos. Vou por enquanto entrar de cabeça em Raceroom. Estou sondando os preços do ACC, mas acho que ainda estou "verde" demais para ele. Quero fazer mais horas de guiada para ao menos chegar nos tempos que eu fazia com controle.
o assetto corsa competizione é uma boa opção pra começar, eu costumo dizer que gt é a categoria de iniciante kkkkkk carro pesado, abs, controle de tração, maioria são circuitos já conhecidos
 
o assetto corsa competizione é uma boa opção pra começar, eu costumo dizer que gt é a categoria de iniciante kkkkkk carro pesado, abs, controle de tração, maioria são circuitos já conhecidos
Como é o online do Asseto Corsa ? Tem servers oficiais com corridas diarias ou só servers criados pela comunidade ?
 
o competizione no caso? tem ambos, no assetto corsa anterior não sei mais, faz uns anos que não jogo ele pq hj prefiro o automobilista 2
O Competizione mesmo. Obrigado pela resposta!
 
O Competizione mesmo. Obrigado pela resposta!

O ACC tem servidores da comunidade e servidores oficiais sim, porém quem quer andar sério anda na LFM (https://lowfuelmotorsport.com/), basicamente é um sistema rankeado, e organizado nos moldes do iRacing, onde o jogador tem índices referente a habilidade (rating) e segurança na pilotagem (safety rating), com isso ele gera as corridas com pessoas de rating parecido. Você também pode fazer protestos em relação a outros jogadores e eles analisam rápido e penalizam a pessoa, se necessário, funciona bem na maioria das vezes corridas são divertidas e organizadas.

Inclusive, essa semana eles começaram a fazer a mesma coisa para o Assetto Corsa 1 e tem uma galera andando lá no assetinho, já que tem bastante gente que gosta mais dele do que o ACC, até porque o Competizione é focado em GT racing, então tem que gostar disso, eu gosto dos dois, mas pra corrida prefiro o ACC.

Ainda não pude brincar com as opções de rotação do volante. Não tenho cockpit, mas consegui uma boa posição de guiada usando uma poltrona baixinha e um tapete de EVA. o volante ficou ligeiramente mais alto do que eu gostaria, mas nada que umas horas não façam a adaptação. Acredito que antes de condenar configurações do volante ou jogo, preciso estar bem acomodado para guiar. Mas estou curioso sim como a redução de 900° para 540° vai fazer diferença.

Deu pra notar, assim como no joystick, que cada jogo te dá uma resposta diferente. Mesmo sendo o "mesmo" carro e "mesma" pista. Mas no volante a resposta e comportamento comparando PC2 e FM achei absurda. Acredito que o ideal agora que estou no início é mirar em apenas um jogo, pois ao menos as voltinhas que dei entre esses dois títulos foi uma bem diferente da outra em termos de feedback do volante como um todo.

Acho que vou deixar de lado por um tempo esses dois títulos. Vou por enquanto entrar de cabeça em Raceroom. Estou sondando os preços do ACC, mas acho que ainda estou "verde" demais para ele. Quero fazer mais horas de guiada para ao menos chegar nos tempos que eu fazia com controle.

Com um volante, nem perde muito tempo com esses simcade, tipo PC2 e FM, se quer começar com algum simulador base, recomendo sem dúvidas focar no AC1, a versão Ultimate seguido fica menos de 30 reais e é compra OBRIGATÓRIA pra todos que gostam de jogos de carro, além de ser um simulador muito competente e extremamente atualizado pela comunidade, principalmente pelo russo Ilja Jusupov, criador do Content Manager e o custom shaders patch, duas das principais ferramentas desse simulador.

Ou o próprio Automobilista 2, se gosta do PC2, já que ele usa a mesma engine do PC2, porém bem mais puxado pro lado de um simulador, então os carros lá se comportam de uma maneira bem mais fiel e realista.
 
Última edição:
Buenas galera!

Me presenteei de aniversário com um G920. Fim.
😅

Depois de anos guiando no controle, desde Gran Turismo 2 no PS1, passando por jogos mais arcades tipo NFS, Test Drive, ou com um pézinho em simulação como Project Cars 1 e 2, Automobilista 2, Raceroom e Forza Motorsport, juntei uma graninha e comprei num preçinho muito bom.

Pois então, as primeiras voltas com o volante fiz em Oulton Park no PC2. Foi cômico.... parecia que nunca havia guiado um carro na vida 🤣
Eu já tinha meus tempos de volta recentes em Laguna Seca, onde de GT3 no PC2 estava fazendo em 1:23 baixo no controle. Coloquei o volante na jogada e o que consegui fazer de melhor foi 1:24 alto. Em resumo: Meu tempo piorou! 😅

Joguei apenas umas 4 ou 5 horas não seguidas. Perdi bastante tempo tentando entender as respostas do volante, e ainda estou "digerindo" as novas sensações. Assisto bastante conteúdo do Vitor Genz e ele também comenta que a "entrada" no volante pode fazer o tempo piorar até entender todo o feedback, limites de esterçamento e modulação de pedais.

Enfim, alguma dica para conseguir uma evolução na guiada?
Teste várias configurações no jogo e no driver também. Procure configurações em videos no youtube.

Quando eu andei pela primeira vez no iRacing, eu odiei. Eu vinha do rFactor 1 e as sensações nele eram ótimas. No iRacing o carro estava quase "inguiável". Depois de anos, voltei no iRacing e pesquisei configurações e o simulador simplesmente ficou espetacular.

Essas configurações podem fazer toda a diferença.
 
O ACC tem servidores da comunidade e servidores oficiais sim, porém quem quer andar sério anda na LFM (https://lowfuelmotorsport.com/), basicamente é um sistema rankeado, e organizado nos moldes do iRacing, onde o jogador tem índices referente a habilidade (rating) e segurança na pilotagem (safety rating), com isso ele gera as corridas com pessoas de rating parecido. Você também pode fazer protestos em relação a outros jogadores e eles analisam rápido e penalizam a pessoa, se necessário, funciona bem na maioria das vezes corridas são divertidas e organizadas.

Inclusive, essa semana eles começaram a fazer a mesma coisa para o Assetto Corsa 1 e tem uma galera andando lá no assetinho, já que tem bastante gente que gosta mais dele do que o ACC, até porque o Competizione é focado em GT racing, então tem que gostar disso, eu gosto dos dois, mas pra corrida prefiro o ACC.



Com um volante, nem perde muito tempo com esses simcade, tipo PC2 e FM, se quer começar com algum simulador base, recomendo sem dúvidas focar no AC1, a versão Ultimate seguido fica menos de 30 reais e é compra OBRIGATÓRIA pra todos que gostam de jogos de carro, além de ser um simulador muito competente e extremamente atualizado pela comunidade, principalmente pelo russo Ilja Jusupov, criador do Content Manager e o custom shaders patch, duas das principais ferramentas desse simulador.

Ou o próprio Automobilista 2, se gosta do PC2, já que ele usa a mesma engine do PC2, porém bem mais puxado pro lado de um simulador, então os carros lá se comportam de uma maneira bem mais fiel e realista.
Deixar de lado os simcade já estavam nos planos. Vou experimentando no Raceroom por enquanto e ficar vigiando os preços do AC e ACC.
:bat:
 
 
Exagerei?
Sim ou claro?

cockpit que montei pro meu G27:

cockpit1.jpg


cockpit2.jpg



Tinha o volante, banco, 3 monitores mas acabei gastando mais com o monitor novo pro PC, caixas de som 5.1...

Ainda vai chegar o freio de mão da m7help e vou fazer eu mesmo um cambio sequencial, ambos pros jogos de rally.
 
Exagerei?
Sim ou claro?

cockpit que montei pro meu G27:

cockpit1.jpg


cockpit2.jpg



Tinha o volante, banco, 3 monitores mas acabei gastando mais com o monitor novo pro PC, caixas de som 5.1...

Ainda vai chegar o freio de mão da m7help e vou fazer eu mesmo um cambio sequencial, ambos pros jogos de rally.
Banco mais confortável que muitos vendidos por aí para simulador.
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Kabum desovando as paradas da Thrustmaster?
tWcMdr5.jpg
Z25weNl.jpg

Pensa num cara sem sorte, paguei 1300 no TSS Sparco usado na BF do ML :mil:
 
Última edição:
Banco mais confortável que muitos vendidos por aí para simulador.
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Kabum desovando as paradas da Thrustmaster?
tWcMdr5.jpg
Z25weNl.jpg

Pensa num cara sem sorte, paguei 1300 no TSS Sparco usado na BF do ML :mil:
esse cambio tambem de 419 tah preco bom para quem nao tem ainda.. o meu peguei usado na olx tambem - um TH8A por 800 reais. soubesse que vinha esse por 1/4 do preco do TH8A tinha esperado.
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opa, agora vi que derrubaram tambem o valor do Th8a para 999 - tao desovando mesmo!!!
 
Última edição:
opa, agora vi que derrubaram tambem o valor do Th8a para 999 - tao desovando mesmo!!!

oportunidade hem, acho q vou pegar o freio de mão q é a única coisa q falta pra mim
 
oportunidade hem, acho q vou pegar o freio de mão q é a única coisa q falta pra mim
o freio de mao eh eh soh um sensor aberto fechado ou ele eh progressivo ? montei um freio aqui na impressora 3d mas eh soh uma chave on-off

edit - vi agora, ele eh progressivo, alem de poder usar sequencial tambem...
 
Quem for pegar o freio de mão tss sparco, dá uma olhada em vídeo por aí.
Ele tem uma porca dentro que costuma perder o aperto com tempo de uso. Nada dramático, mas são 10 parafusos naquela capa de alumínio pra chegar na porca.
Tem um pessoal que coloca um gel (esqueci o nome) é da mesma marca que faz a cola super bonder.

Não esqueçam de usar o cupom SIMULAR10
 
Quem for pegar o freio de mão tss sparco, dá uma olhada em vídeo por aí.
Ele tem uma porca dentro que costuma perder o aperto com tempo de uso. Nada dramático, mas são 10 parafusos naquela capa de alumínio pra chegar na porca.
Tem um pessoal que coloca um gel (esqueci o nome) é da mesma marca que faz a cola super bonder.

Não esqueçam de usar o cupom SIMULAR10
soh aplicar um trava rosca
 

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