Xiaomi, Tenda ou TPLink?
os 3 tem modelo AX3000
Tecnicamente qualquer um atenderia bem, esses ax3000 é que chegam a 3000mbps, geralmente 2400 na rede 5ghz e 600 na 2.4ghz, eu gosto muito do meu Xiaomi AX6000, ele é um canhão inacreditável, eu estava tendo problemas inicialmente mas é pq eu ignorei todos os avisos da internet pra deixar o roteador exclusivo pro Quest e usar no mesmo quarto e estava tentando rodar com a rede mista, com tudo ligado e na sala kkkk
O problema é que rodava, mas dava umas travadinhas irritantes... Claro, sou um imbecil, 3 câmeras, robô aspirador, mi box, Switch etc etc etc... tudo ligado, claro que não ficaria legal.
Ai fiz uns testei, ainda rodo da sala porque ela é bem maior, da uns 5m de distância do roteador e duas paredes.
Dividindo a rede 2.4ghz e 5ghz já melhorou, mas não resolveu.
Deixei só o Quest na rede 5ghz (deixo ele e o celular, mas desligo o celular quando jogo), aí já ficou 99%
Mudei o canal pra um que não tinha mais ninguém perto, já ficou 99,9%.
Se eu desligo a rede 2.4ghz já ficaria 99,99% (100% só rodando no mesmo cômodo), mas o trampo que é não compensa, 99,9% tá bom, a fps varia uns 5% pra baixo mas já não dá travadinhas, então não me incomoda em nada. Se eu rodo do mesmo cômodo do roteador o fps crava em 120fps.
Enfim, até comprei um cabo de 5m, rodei uma vez pra nunca mais, é muito desconfortável, no wi-fi eu fico rodando todo alegre, no cabo tenho que me preocupar... Na.
Enfim, um AX3000 resolve, mas não é tão potente, talvez precise deixar ele exclusivo (pelo menos na hora da jogatina) e/ou rodar no memo cômodo, um AX6000 já dá pra relaxar.
Só lembra de pegar o virtual desktop, o airlink e steam link até quebram um galho, mas a qualidade gráfica não é a mesma coisa, antes de comprar o VD eu tava usando o Air link feliz, aí comprei e usei o VD, fui testar uma coisa no Air link e, nossa, só percebo como é feio os gráficos depois de ter ido pro VD.
Enfim, acho que queimei uns 4200 no total, peguei o Quest 3 num preço bom de uns 3500, mas foram uns 700 de acessório, Strap com bateria, maleta, lente corretiva (essencial se vc usar óculos, é muito melhor), interface, kit de protetores... Roteador eu já tinha. Mas enfim, vale a pena, até agora eu só zerei o Half Life 1 mas tô maluco, o negócio é muito maneiro, melhor investimento gamer que eu já fiz, tô super feliz.