VR - Tópico Dedicado

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos bahhhh
  • Data de Início Data de Início
Farei isso. Até pesquisei se o Kaspersky poderia atrapalhar algo.
Valeu
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, pesquisei antes de comprar e não encontrei, daí paguei o valor cheio.
Depois da compra recebi um link que posso indicar a compra para outras pessoas, teoricamente elas têm 15% de desconto. Se quiser, mando por MP.
ô amigo aceito sim, vou comprar ele aqui.

outra coisa, vcs tem bolsa pra guardar o quest ? to querendo uma que dê pra guardar com a bobo instalada

Pessoal abri um tópico específico para a egnte falar de jogos em VR (PC e meta), trocar experiências, marcar jogatinas, fazer reviews...

Nunca joguei nada em VR. Estou querendo entrar nessa brincadeira esse ano ainda para jogar o Assetto Corsa e o American Truck, além de jogos de terror (curto muito o Alien Isolation por exemplo, mas o mod do RE da página anterior parece muito top).

Para quem quer jogar VR no PC exclusivamente, basicamente compra um Meta Quest 3 mais simples lá HD 128gb e um cabo de conexão nele que dê mais energia do que gasta para a bateria não acabar ou precisa de algo a mais?

E vi que tem que ter placa de video e processador bom também (atualmente estou com RTX3060ti e Ryzen 5 3600), tipo, um pc que roda tranquilo qualquer jogo em 1080p, no VR não vai pegar 1080p ou ele fica uma resolução muito baixa se quiser rodar ele em 1080p (do tipo que vê serrilhados na tela)?

Existe indicação de local para comprar o meta quest e o cabo bom para isso? O meta vi que tá na base de 4k, mas o cabo tem de 100 R$ até 1k e ai nem ideia...

Nunca joguei nada em VR. Estou querendo entrar nessa brincadeira esse ano ainda para jogar o Assetto Corsa e o American Truck, além de jogos de terror (curto muito o Alien Isolation por exemplo, mas o mod do RE da página anterior parece muito top).

Para quem quer jogar VR no PC exclusivamente, basicamente compra um Meta Quest 3 mais simples lá HD 128gb e um cabo de conexão nele que dê mais energia do que gasta para a bateria não acabar ou precisa de algo a mais?

E vi que tem que ter placa de video e processador bom também (atualmente estou com RTX3060ti e Ryzen 5 3600), tipo, um pc que roda tranquilo qualquer jogo em 1080p, no VR não vai pegar 1080p ou ele fica uma resolução muito baixa se quiser rodar ele em 1080p (do tipo que vê serrilhados na tela)?

Existe indicação de local para comprar o meta quest e o cabo bom para isso? O meta vi que tá na base de 4k, mas o cabo tem de 100 R$ até 1k e ai nem ideia...

É basicamente isso. Meta Quest 3 de 128 vai te atender se você for jogar mais no PCVR e de vez em quando no nativo.

Sugiro não partir pros cabos mas sim investir em um power bank, pode ser com strap ou sem.
Hoje é possível jogar sem fios, conectando no pc pela rede wireless (tem que ser 5ghz) e é um caminho sem volta, jogar com cabo é até legal mas não se comparar poder se movimentar livremente. WIFI5 funciona tranquilo e WIFI6 melhor ainda mais a latência e o uso da bateria.

Você pode comprar um powerbank (pelo menos 10k mha), conecta-lo ao headset e coloca-lo no seu bolso (estilo apple vision) ou comprar um strap que já vem com powerbank como o bobo m3 pro. Caso for pegar um powerbank externo, basta verificar se ele no mínimo tem saída 3A e comprar um cabo compatível.

A qualidade de imagem e latência hoje já é algo que você nem percebe mais comparado a tá jogando com cabo, especialmente se comprar o aplicativo VIRTUAL DESKTOP que faz milagres na hora de conectar PC e Headset pela wifi.

Seu PC hoje é basicamente o mínimo para jogar em VR, vai rodar a grande maioria dos jogos, incluindo HL Alyx sem problemas, mas o MOD do Resident Evil vai sofrer, porém, existe uma coisa chamada ASW Asynchronous Spacewarp, que é como se fosse o frame generation do VR, ele dobra seu FPS criando quadros extras baseados nos anteriores, a parte ruim que pode criar uns artefatos caso você se movimente muito rápido, porém na maioria das vezes é uma ótima experiência, então você rodaria sim o RE de maneira satisfatória.

Você irá achar headsets e acessóriso para VR no maior grupo de VR no BRASIL que infelizmente está no facebook, lá tem gente revendo tudo e com várias indicações:

Última edição:
E aí? esse S3 ou o M3 Pro? c/c @Virtuality

Alguém tem loja para recomendar?

O S3 ta 1000 e o M3 ta 570 no ML

Eu pegaria o S3, salgado demais mas foda-se, isso é brinquedo de rico, não é pra miguelar não.

A bateria do M3 compromete.

Cabo só presta pra jogo de cockpit, jogo de aventura tem que ser wireless.

A vantagem do cabo é qualidade de imagem pq o streaming vai ser menos comprimido, já a vantagem do wireless, além da mobilidade, é que com um power bank vc consegue usar sem milkar a bateria do headset. Com cabo não tem jeito, a bateria vai gastar, porta USB não entrega o suficiente. Pelo menos as USB velha não, USB-C talvez. Mas a NVidia fez o favor de tirar porta USB-C das GPUs dela, retrocesso do caralho.

3060-Ti tá bem perto de ser o mínimo do mínimo pra VR, sinto te dizer mas vai suar. Tô pra trocar minha 2070 por uma 4070 super unicamente por causa de VR. Não tem isso de "1080p" não, a resolução do Quest 3 é 2064x2208 em cada olho (então é isso x2), mas aí no driver vc faz downsampling ou upsampling disso dependendo do quanto sua placa conseguir empurrar (algo perto de 1080p ficaria tenebrosamente pixeladíssimo, fwiw)

Pra jogar wireless eu recomendo o Virtual Desktop, que custa 25 dólares na app store da Meta mas dá pra pegar 25% de desconto com um referral. A Meta tem o Airlink, que é um app nativo gratuito pra isso, mas meh, é meio bosta. E além do cabo, acessórios obrigatórios pra conforto são trocar aquele trapo de pano que vem no aparelho por uma head strap de verdade e trocar a interface facial original por algo mais largo e com revestimento mais adequado que o tecido que vem originalmente (eu gosto de courino pra não empapar de suor). Se vc não optar por essas straps topo de linha tipo BoboVR, dá pra comprar esses acessórios em compras separadas no aliexpress sem estourar o limite de 50 dólares.

Última edição:
Ok, vou de quest 3 então. Segunda compro

Infelizmente não tô a fim de lidar com o sweet spot e o mura do psvr2

Última edição:
Ta tendo uma promoção no mercado pago/mercado livre que basta depositar 500 conto no mercado pago, e em uma compra mínima de 500 reais, eles te "devolvem" 100 reais (ou deixam de cobrar os 500 totais).

Peguei o M3 por 499.

cupom: ESTRELA100MP

Pessoal nunca usei óculos de realidade virtual mas estou muito interessado no quest 2, vou pegar usado e preciso de dicas para realizar os testes no óculos para saber se esta com defeito ou não.

E se puderem me falar também da experiência de vocês em relação a passar mal nas primeiras vezes que usaram o óculos, e se isso com o tempo passa por favor.

Pessoal nunca usei óculos de realidade virtual mas estou muito interessado no quest 2, vou pegar usado e preciso de dicas para realizar os testes no óculos para saber se esta com defeito ou não.

E se puderem me falar também da experiência de vocês em relação a passar mal nas primeiras vezes que usaram o óculos, e se isso com o tempo passa por favor.

É bem simples, verifica o estado das lentes se estão muito arranhadas ou com manchas, coloca no rosto e veja se a imagem tá nitida o suficiente, se consegue ler textos sem dificuldade.
Nisso você já testar os controles, veja se eles estão respondendo normalmente e verifica cada botão, é bem simples, com o headset na cara basta olhar pras suas mãos onde os controles estão e saia apertando os botões e os joysticks, verifica se tudo responde dentro da realidae virtual (suas mãso em VR irão fazr o movimento de está pressionando/utilizando o botão quando você aperta eles na vida real)

Verifica o som se está saindo dos dois lados da cabeça e pronto.

Sobre o enjoou é bem comum, maioria da população mundial sofre com isso, é o mesmo enjoou de movimento que as pessoas sentem ao andar de barco ou tentar ler algo com carro em movimento. Esse enjou passa com o tempo, voce vai criando um calo por assim dizer até não senti-lo mais. Recomendam-se jogos mais tranquilos nos início para você ir se adaptando a RV. Se você quiser forçar e criar essa resistencia mais rápido ou jogar por mais tempo, toma um remédio anti enjoou tipo dramin b2 ou qualquer outro que funciona e você possa tomar e vá jogar. Foi assim que eu fiz no inicio.

Nesse tópico abaixo tem os jogos recomendados para iniciantes e outras dicas:

@Virtuality , vi seu comentário sobre usar um "case" mas fino para aproximar as lentes dos olhos e deixar algo mais legal e me surgiu um alerta/dúvida.
Como fica a questão da saúde da vista? Você terá duas lentes que estão bem próximas dos seus olhos, seja em "case" fino ou não, com horas jogadas o quanto isso impacta na sua vista?
Como já comentei em outros tópicos, tenho vontade de pegar algo para aproveitar isso, mas fiquei com essa alerta agora. Até cheguei a procurar net, mas não achei nada de definitivo.
Vi até umas dicas de 20 20 (a cada 20 minutos jogando, tirar o óculos e descansar a vista por 20 segundos olhando para um ponto de "horizonte")

@Virtuality , vi seu comentário sobre usar um "case" mas fino para aproximar as lentes dos olhos e deixar algo mais legal e me surgiu um alerta/dúvida.
Como fica a questão da saúde da vista? Você terá duas lentes que estão bem próximas dos seus olhos, seja em "case" fino ou não, com horas jogadas o quanto isso impacta na sua vista?
Como já comentei em outros tópicos, tenho vontade de pegar algo para aproveitar isso, mas fiquei com essa alerta agora. Até cheguei a procurar net, mas não achei nada de definitivo.
Vi até umas dicas de 20 20 (a cada 20 minutos jogando, tirar o óculos e descansar a vista por 20 segundos olhando para um ponto de "horizonte")

Eu tinha medo disso, mas vi uns vídeos de um oftalmologista entendido no assunto que me tranquilizaram.

Não é pior do que usar qualquer outra tela. Apesar de as telas do VR estarem muito perto do olho, a luz delas é redirecionada pelas lentes, de modo que a distância focal é confortável (se não me engano, a distância focal é de 130 centímetros no quest). Por isso, inclusive, se for míope, vc tem que usar seus óculos pra jogar.

Eu tinha medo disso, mas vi uns vídeos de um oftalmologista entendido no assunto que me tranquilizaram.

Não é pior do que usar qualquer outra tela. Apesar de as telas do VR estarem muito perto do olho, a luz delas é redirecionada pelas lentes, de modo que a distância focal é confortável (se não me engano, a distância focal é de 130 centímetros no quest). Por isso, inclusive, se for míope, vc tem que usar seus óculos pra jogar.
Show mano, isso me tranquiliza tbm.
Usar óculos é de boa com VR ou tem que ser algum especifico/fazer alguma gambiarra?

Em relação ao uso de óculos, eu vi alguns nerdolas reclamando que ao usarem os óculos e ajustarem a distância da lente do quest, acabaram a arranhando (desatenção mesmo).

Comentaram que tem um espaçador para evitar que isso aconteça

Como é isso?

Usar óculos é de boa com VR ou tem que ser algum especifico/fazer alguma gambiarra?
Recomendo mandar fazer lente de grau específicas para o Quest. É infinitamente melhor do que usar óculos dentro do headset.
Eu comprei as lentes no Ali, não são muito caras... só mandar a receita certinho...

Recomendo mandar fazer lente de grau específicas para o Quest. É infinitamente melhor do que usar óculos dentro do headset.
Eu comprei as lentes no Ali, não são muito caras... só mandar a receita certinho...
Só curiosidade mesmo. Felizmente não preciso.
Mas só vou comprar o meu daqui a uns 2 anos. Então vai saber né? sudhsaudhsa

Só sei dizer sobre o Quest. Nele dá pra usar tranquilo, ele vem de fábrica com alternativas de adaptação no espaçamento pra quem usa óculos. Mas como o @EdyStauch disse, compensa demais comprar lentes próprias. As minhas saíram por 200 reais no Ali, com anti-reflexo e filtro de luz azul. Ficou perfeito o grau. E as armações são magnéticas, vc tira e coloca as armações com a mão em 5 segundos pra outra pessoa poder usar.

Em relação ao uso de óculos, eu vi alguns nerdolas reclamando que ao usarem os óculos e ajustarem a distância da lente do quest, acabaram a arranhando (desatenção mesmo).

Comentaram que tem um espaçador para evitar que isso aconteça

Como é isso?

O Quest 2 vem com um espaçador de plástico pra encaixar entre o aparelho e a interface facial, já o Quest 3 tem um mecanismo embutido na interface, que permite 4 opções de distância entre os olhos e as lentes. Se usar as lentes muito próximas com óculos, pode acontecer de um raspar no outro e a lente acabar arranhando.

O Quest 2 vem com um espaçador de plástico pra encaixar entre o aparelho e a interface facial, já o Quest 3 tem um mecanismo embutido na interface, que permite 4 opções de distância entre os olhos e as lentes. Se usar as lentes muito próximas com óculos, pode acontecer de um raspar no outro e a lente acabar arranhando.

Hmm achei que tinha algo mais. Eu vi sobre esse mecanismo. Ele é a parte ou embutido na strap original? Meu bobo chega amanhã (e o quest 3 sabe-se lá qndo)

problema que eu acho que cheguei no ponto que preciso de lente multifocal. Minha atual lente eu preciso tirar para olhar o celular, por exemplo. Idade é fueda.

Vou ter que ir no oftalmo e ter que pedir uma lente para usar exclusivamente de perto, ou seja, para o VR. :mesa:

Hmm achei que tinha algo mais. Eu vi sobre esse mecanismo. Ele é a parte ou embutido na strap original? Meu bobo chega amanhã (e o quest 3 sabe-se lá qndo)

problema que eu acho que cheguei no ponto que preciso de lente multifocal. Minha atual lente eu preciso tirar para olhar o celular, por exemplo. Idade é fueda.

Vou ter que ir no oftalmo e ter que pedir uma lente para usar exclusivamente de perto, ou seja, para o VR. :mesa:

Ele é embutido na parte que encaixa no rosto, não é na strap. Se trocar essa interface, as third party também vêm com ajuste.

Por causa da distância focal, acho que miopia pega até mais do que hipermetropia no VR viu. Não tem por quê fazer um óculos específico pra isso não, use o que vc usa no dia-a-dia.

Minha última receita foi multifocal também :sono:, para o Quest usei a medida para longe e ficou OK.
O quest fica perto dos olhos, mas é como se estivéssemos olhando para mais longe.
Mas faz o seguinte, primeiro usa com óculos normais, se for multifocal vê se vai usar a área de longe, e depois vê as lentes próprias para o quest.

Chegou meu meta quest 3, to configurando

Infelizmente, meu olho direito totalmente cego de perto, ta se apoiando totalmente no esquerdo para nitidez.

Tentei usar com óculos mas parece ficar mto perto da lente, me deixou preocupado

Pelo visto vou ter q providenciar as lentes

Chegou meu meta quest 3, to configurando

Infelizmente, meu olho direito totalmente cego de perto, ta se apoiando totalmente no esquerdo para nitidez.

Tentei usar com óculos mas parece ficar mto perto da lente, me deixou preocupado

Pelo visto vou ter q providenciar as lentes

Aumentou o espaçamento na interface facial? Fica em um botãozinho escondido na parte interna de onde vc apoia no rosto, um de cada lado. Aperta esses botões um de cada vez e puxa pra trás com cuidado, que isso aumenta a distância entre a lente e o rosto e dá pra usar com óculos de boa.

Users who are viewing this thread

Voltar