Não vou dizer que o perfilamento é chato. Claro que não, já perdi horas só vendo isso, às vezes escutando conversas nas ruas, vendo os acidentes ocasionais dos NPCs e afins. Nisto há vida, mas não há vida para os NPCs/cidade.
Sleeping Dogs tem mais vida em HK do que WD em Chicago, mesmo com seus defeitos. E não é comparação entre jogos, mas sim entre ambientes que ambos prometem entregar. Daí pode ser comparado abertamente com GTA e Just Cause, por exemplo.
É quase o mesmo problema do Assassins Creed e Far Cry 3: NPCs scriptados para povoar cenário, nada mais. Chego a conclusão de ser padrão da Ubisoft (lembrei do Driver agora).
Aí entra o diferencial: Zera o jogo, faz 100% de tudo. Existe vontade para vagar pela cidade? Nenhuma. Somente em jogar o online.
Mas tem pontos que compensam essa deficiência (ou melhor, deficiências - no plural): As missões são super legais, o Aiden tem uma personalidade bem estranha, o Jordi é um sarro, etc. Sem contar a interação com cenário e coisas do tipo.