Water Cooler customizado, Barato com peças não feitas pra water cooler.

fella272

Well-Known Member
Registrado
Faz tempo estava incomodado com algumas coisas de meu PC o barulho muito alto e baixo valor de overclock CPU e GPU devido altas temperaturas.

Resolvi montar um Water cooler mas sem gastar muito.


Optei por peças usadas e ou baratas e feitas pra outra coisa.


Peças:


Miscelâneas


Mangueira:

Comprei na ferragem, 4 metros de mangueira 2m de ½ e 2m de ¾ paguei 3,50 dilmas.


Braçadeira de mangueira:

Compre na ferragem, 10 para mangueira de ¾ e 10 para ½ 0,50 cada total 10 dilmas.


Emenda mangueira de ½:

Comprei na ferragem, 5 a 2,5 cada total 12,5 dilmas


Parafuso, molas, porcas e arruelas:

Comprei na loja de parafuso por 20 dilma comprei pra sobra caso tivesse de fazer uma adaptação no total deu 25 parafuso e 30 porca e arruela e 16 molas.


Tip e potenciômetros:

Para fazer reguladores de voltagem comprei na loja de componentes elétricos 3 de cada total 6 dilmas.

Chapa em L de aço:

Para fazer os suportes dos blocos, comprei 6 a 1,5 cada total 9 dilmas.

Fios, solda, fita isolante e dissipador térmico para os Tip’s eu já tinha.


2f95.jpg




Pasta térmica


Comprei no ML a pasta Térmica Gelid Gc-extreme por 38 dilmas custo ótimo e eficiência extrema.


z5gc.jpg




Boba d’água

Comprei uma para uso em porão de barco.
Bomba De Porão 500 Gph - 1.890 Litros Hora - 12v marca Shurflo por 56 dilma

w2k0.jpg




''Reservatório''


Um balde de +- dois litros com tampa, era de alho moído é bem resistente.


anvn.jpg




Fan

Comprei um pacote com 4 de 120mm 1200 RPM não barulhentas para entrada de ar, paguei 39 dilmas.

E mais duas Fan de 120mm eu já tinha, uma de 1300 RPM silenciosa veio com o gabinete e uma de 3000 RPM paguei 10 dilmas na época esta é barulhenta mas sobre circuito regulador para diminuir potência e barulho.

zu9p.jpg


ifwo.jpg




Radiador


Comprei um usado na loja de peças de carro usado após pesquisar optei por um de ar quente de tempra, paguei 50 dilma achei meio caro porem um novo custa 130 e só tem essa loja aqui na cidade.

O radiador estava bem sujo limpei lixei e pintei para impedir futuros problemas com ferrugem.

Antes:

88r3.jpg


depois:


goap.jpg




Liquido

Usei agua da torneira com aditivo de radiador de carro R-1922 que eu tinha sobrando, o aditivo e contra corrosão, impede ressecamento das mangueiras e tem baixa condutividade eletrica.

im2k.jpg




Water Block


Compre no dx.com um bloco de alumínio 4x4cm, mesmo aluminio tendo desempenho menor que o cobre ficou bom.

Paguei pelo Paypal apos conversão e taxas deu 52 por três.

Demorou 21 dias apos a compra pra ser entregue e não foi pego pela alfandega para cobra imposto.

link do site:

http://dx.com/p/aluminum-water-block-thermoelectric-cooling-module-silver-173740


Foto ao lado do processador Phenom II 965:


eek6.jpg




Resumo dos gastos


Miscelâneas 61
1 Pasta térmica 38
1 Boba d’água 56
4 Fan 39
1 Radiador 50
3 Water Block 52



Total 296

O que é em torno do custo de um water cooler H60 + frete o no ML e este é apenas para um CPU bem barulhento e de baixo desempenho.



Montagem


Como pra mim a estética não importa o bixo ficou bem feio e fora do padram.

Demorou cerca de 8 horas para finalizar e uns ajustes de 10 a 20 minutos nos dias seguintes.

A pasta foi facil de aplicar usei o aplicador que vem junto usei no CPU nos dois GPU e em um CPU de Note e sobrou para mais uns tres CPU.

Montar os blocos no CPU e GPU foi um pouco demorado pois os blocos são finos e com as mangueiras e braçadeiras tive de achar um ângulo bem exato para as postas da braçadeira não pegar ou na placa e deixar o bloco afastado do processador ou no suporte e ficar um lado muito alto e sem pressão e ficar afastado do processador também.


Após montar todas Fan e testar o gabinete ficou com um som de zumbido parecido com uma abelha bem chato, esse ‘’zumbido’’ vinha do ar passando pelos furos nas chapas do gabinete, para resolver isto eu retirei todas chapas das FAN deixando apenas os 4 buracos para parafusos, após isso o zumbido sumiu e o barulho ficou o mínimo possível, para retirar usei um alicate de bico colocava o alicate de bico nos furos segurava e puxava para fora sem esforço rebentava fiz na volta toda para soltar os quatro lados, as chapas ficara bem afiadas o suficiente pra cortar a pele, usei fita isolante nas rebarbas para evitar cortes.


Apos tudo montado ficou assim:


Geral aberto
v1pu.jpg




Vista superior


agc2.jpg




Lateral


8m30.jpg




Frente


qg1k.jpg




Balde:


anvn.jpg




Gpu's por cima

l6el.jpg




Gpu's por baixo


nfx0.jpg




O CCT regulador que usei foi este:


lih9.jpg



Usei este pois so achei TIP PNP


Pra TIP NPN pode ser este:


m5n9.jpg




Resultados


Sistema:


Gabinete Thermaltake V3 Black Edition
MB ECS A790GXM-AD3 gold
CPU PHENOM II X4 965 3.4 ghz
Duas HD 5850 uma XFX e uma Asus
Memo 12GB DDR3 1333 KINGSTON
HD 3 500 Gb Seagate 7200.12 + Ssd 60gb Corsair S.O.
Fonte SATELITE 600W SL-8600E

S.O. Windows 8 Pro 64 bits (todos updates instalados)
Versão do Catalyst 3.6 Beta

Temperatura ambiente 17°


Segue como era antes:

O bixo esquentava muito e limitava os valores de overclock.

O máximo que conseguia era 3.6 Ghz para CPU e 765/1100 para os GPU muitas vezes o PC desligava devido Temperatura alta.

Em dias frios com a tampa lateral aberta consegui 3.9 porem somente pra um teste rapido:


2urb.png




Overclock GPUs


As GPU tem clock de fabrica a 725/1000:


dppj.png



Consegui chegar a 900/1130 na placa XFX alterando seus valores de limite do CCC para 1200/1400 usando o RBE e o ati winflash.


A placa Asus consegui um valor de 930/1230.


j99v.png


Para rodar jogos estes valores não ficaram estevais em CrossfireX tive de diminuir pra 880/1130.

ro1.png



Temperatura máxima de 48° rodando furmark por uma hora

39x.png


E rodando Tomb raider por uma hora ficou em 41°c max.

wi23.png




Overclock CPU:


Após vários testes consegui valor máximo de CPU de 4.1 ghz estável com temperatura de 50°, mesmo aumentando a voltagem ao máximo suportado não consegui valor maior de clock.


k5w1.png



Fiz um teste forçando a máxima voltagem suportada pela MB 1.55v para ver os valores de Temp ficou em 57,1°c.


qdzh.png



Rodando jogos na resolução de 1920x1080 o Clock do meu CPU não faz diferença fiz um teste do Residente evil 5 com tudo no MAX com CPU a 3.4 e GPU 880/1110 valor Benchmark 216 FPS com CPU a 4.1 217,5 FPS ganho de menos de 1%.


Jogos mais pesados nem se nota a diferença testei Grid 2 e Tomb Raider diferença 0.


Então optei por fazer um undervoltage no CPU de 1.325v para 1.185v assim consegui valor máximo de clock de 3.4 Ghz estavel, temperatura máxima de CPU de 36,5°C rodando stress teste do AMD over driver e com os Gpu's em Indle.


8cb1.png




Som:


Com os reguladores de voltagem consegui barulho minimo, a bomba não se ouve nada e a Fan de 3000 RPM somente o som do ar passando pelo radiador, a uma distancia de 3m se escuta quase nada so um chiadinho de leve.


Com a bomba e a fan em maior velocidade o barulho fica meio chato e o desempenho não e muito maior os GPU's baixam 4° a 6° e o CPU 3° a 4°.



Benchmark Teste:


Residente evil 5 1920x1080 tudo no MAX.


CPU 3.4 GPU 725/1000


190,4 FPS


CPU 3.4 GPU 880/1130


216 FPS




Grid 2 1920x1080 tudo no MAX.


CPU 3.4 GPU 725/1000


Min 24
Media 39
Max 45


CPU 3.4 GPU 880/1130


Min 29
Media 44
Max 54




Tomb Raider 2013 1920x1080 tudo no MAX.


AMD TressFX on


CPU 3.4 GPU 725/1000


Min 18,9
Media 28,4
Max 35,8


CPU 3.4 GPU 880/1130


Min 19,6
Media 30,7
Max 40,8


AMD TressFX off


CPU 3.4 GPU 725/1000


Min 29,1
Media 37,5
Max 46


CPU 3.4 GPU 880/1130


Min 34
Media 43,9
Max 54




Teste furmark


Com o Furmark consegui um valor maior estável para os clock dos GPU's.


CPU 3.4 GPU 725/1000


qju7.png



CPU 3.4 GPU 900/1130


ngp.png


Post com Teste Benchmark, Unigine Heaven 4.0, 3D Mark 2011, 3D Mark 2013


Fica a dica para quem não tem muita grana e quer tirar o máximo de suco de seu PC...

veja tmb o Upgrade to Protótipo versão 1.01

e Upgrade to Protótipo versão 1.02

e Upgrade to versão 2.0

http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=475121&p=1068700624#post1068700624

Segue o link do álbum com mais imagens:


http://imageshack.us/g/1/10227960/


5qyq.jpg
qqx2.jpg
s4et.jpg
wyzf.jpg
sxy2.jpg
zq3i.jpg
 
Última edição:
[...] E o prêmio gambiarra do ano vai para voce!:allgoods:
zueras a pare, ficou muito bom

Me lembrou até o mano que ligou o ar condicionado ao radiador do water cooler com uma caixa de papelão.

Não ficou bonito, mas ficou eficiente.:bat:
 
Projeto bem bacana, sua ideia foi ótima, parabéns!
 
Eita que a gambiarra comeu solta ai man, não ficou muito bonito mais esta eficiente.
 
:thinking:

Mano uma coisa eu tenho que admitir, vc é corajoso!
 
Bonito não ficou mais pela eficiência e o preço ta valendo :joia:
 
Boa iniciativa, na agua é outra coisa, parabéns, só deveria ter caprichado no acabamento só isso, WC no brasil é complicado, la fora com o preço de um H100i tu compra um kit WC muito superior a esse h100...
 
Se conseguisse fazer uns suportes pro blocks, tipo como se fosse assim



Fazendo aonde fica o bloco um relevo mais baixo pra "acomodar" ele, a estética melhoraria muito, e o custo acredito q não elevaria muito, e ainda fixaria melhor o block
8dqo.jpg
 
Última edição:
Essa peça faz 3 acrílico transparente...
xhr4.jpg

As mangueiras teriam q ser Silicone, essa q tu usou vao ressecar e vazar.
 
Boa gambiarra, como já disseram, bonito não ficou, mas ficou eficiente :megusta:

Com um pouco mais de planejamento, ferramentas certas dá pra fazer uma gambiarra menos feia.

Imagino que se você tivesse encontrado os blocos em cobre o desempenho ficaria bem melhor. Falando assim tem gente que não acredita, mas tem muita diferença sim, um tempo atrás a Corsair tinha uns WC com o bloco todo em alumínio que rapidamente desapareceram do mercado porque o desempenho era ridículo.

Um cara aqui da minha cidade fez algo parecido, mas a bomba ele usou uma própria pra WC e o bloco também, mas o resto reservatório, mangueiras e etc foi tudo mangueira de jardim, cano PVC tigre, veda rosca e etc.

Dá vontade de pegar umas peças velhas do Q6600 que eu tenho aqui e fazer uma gabiarra dessas só pela graça :haha:

Só uma dica, no aliexpress você encontra blocos um pouco melhorzinhos, anodizados em azul, tamanhos maiores, etc. Esse aqui por exemplo é em cobre: http://www.aliexpress.com/item/New-Water-cooling-Copper-Water-Block-40-X-40-X-10-mm/836107938.html
 
Última edição:
Genial simplesmente genial
 
Boa gambiarra, como já disseram, bonito não ficou, mas ficou eficiente :megusta:

Com um pouco mais de planejamento, ferramentas certas dá pra fazer uma gambiarra menos feia.

Imagino que se você tivesse encontrado os blocos em cobre o desempenho ficaria bem melhor. Falando assim tem gente que não acredita, mas tem muita diferença sim, um tempo atrás a Corsair tinha uns WC com o bloco todo em alumínio que rapidamente desapareceram do mercado porque o desempenho era ridículo.

Um cara aqui da minha cidade fez algo parecido, mas a bomba ele usou uma própria pra WC e o bloco também, mas o resto reservatório, mangueiras e etc foi tudo mangueira de jardim, cano PVC tigre, veda rosca e etc.

Dá vontade de pegar umas peças velhas do Q6600 que eu tenho aqui e fazer uma gabiarra dessas só pela graça :haha:

Só uma dica, no aliexpress você encontra blocos um pouco melhorzinhos, anodizados em azul, tamanhos maiores, etc. Esse aqui por exemplo é em cobre: http://www.aliexpress.com/item/New-Water-cooling-Copper-Water-Block-40-X-40-X-10-mm/836107938.html

Vlw eficiência era o objetivo a feiura não do bola, esse e o 1° protótipo no futuro com melhor projeto, experiencia e grana vou melhorar.

Eu vi este bloco que você colocou ai mas fico com pé atras de comprar direto de uma pessoa da china, preferi comprar da dx que e mais seguro, se tivesse la todo em cobre teria usado.

A diferença nominal entre o cobre e o alumínio e de 40% melhor eficiência para o cobre, mas na pratica o resultado não e este, antes de comprar tomei como referencia este review http://www.overclockers.com/four-water-blocks-reviewed/ neste a diferença e menor que 10% a diferença do pior bloco de alumínio e 2.6°c para o de cobre.

Esse corsair saio de mercado pq não vendeu muito os cara descredita muito o alumínio sem testa, não se acha nem Review dele na Net.

Vlw pela dica no futuro se conseguir um cobre custo beneficio vou trocar pra ver a melhora..
 
Última edição:
vlw

[...] E o prêmio gambiarra do ano vai para voce!:allgoods:
zueras a pare, ficou muito bom

Me lembrou até o mano que ligou o ar condicionado ao radiador do water cooler com uma caixa de papelão.

Não ficou bonito, mas ficou eficiente.:bat:

Projeto bem bacana, sua ideia foi ótima, parabéns!

:thinking:

Mano uma coisa eu tenho que admitir, vc é corajoso!

Cumpriu com o seu objetivo. Parabens.

Genial simplesmente genial

vlw galera bixo fico 10 pra mim, o que vale é diminuir o barulho e os °c.
 
Última edição:
Boa iniciativa, na agua é outra coisa, parabéns, só deveria ter caprichado no acabamento só isso, WC no brasil é complicado, la fora com o preço de um H100i tu compra um kit WC muito superior a esse h100...

vlw a água e outra estoria mesmo, o acabamento ta valendo no próximo projeto melhoro vou avaliar essa de usar acrílico, os impostos cobrados no pais deixa tudo muito caro se fosse la fora teria feito algo bem melhor.

Se conseguisse fazer uns suportes pro blocks, tipo como se fosse assim



Fazendo aonde fica o bloco um relevo mais baixo pra "acomodar" ele, a estética melhoraria muito, e o custo acredito q não elevaria muito, e ainda fixaria melhor o blockhttp://img835.imageshack.us/img835/1209/8dqo.jpg

Pergunto a vc's se eu compra uma peça de acrílico de 5x15cm ou algo parecido o corte da peça e fácil não quebra? vende em qualquer tamanho e o custo quanto sai? e como meu bloco acaba ficando um lado mais alto que o outro devido as conexos da mangueira teria de ser um desenho em forma diferente em uma das pontas teria de ter um corte para passar as mangueiras que ficaram mais altas que o bloco.

Essa peça faz 3 acrílico transparente...
http://img692.imageshack.us/img692/7157/xhr4.jpg
As mangueiras teriam q ser Silicone, essa q tu usou vao ressecar e vazar.

As mangueiras acredito que não vai ressecar não rápido, deve durar pelo menos um ano ate eu desmontar tudo trocar algumas peças e tal o modelo que usei e bom, o fabrica garante ser resistência à intempéries, no gabinete fexado sem ficar mexendo vai durar... Segue o modelo http://www.mantac.com.br/index.php?pg=produto&produto===AUVZ0cW5mTXJFbaNVTWJVU

E se ressecar eu troco fácil e só tirar a água e ela retorna toda para o balde quando levanto e assopro a saída, a mangueira sai fácil não precisa nem soltar os blocos só afrouxar as braçadeiras, eu gastei 3,50 e só usei a metade ou seja 1,75 em mangueira da pra troca todo mês que nem sinto.

Eu atualizei o post original e inclui o R-1922 aditivo de água de radiador de carro que usei, tem como função inibir o ressecamento das mangueiras alem de outras funções, e dura um ano quando eu for trocar a água e aditivo troco as mangueiras se precisar.
 
Última edição:
vlw a água e outra estoria mesmo, o acabamento ta valendo no próximo projeto melhoro vou avaliar essa de usar acrílico, os impostos cobrados no pais deixa tudo muito caro se fosse la fora teria feito algo bem melhor.



Pergunto a vc's se eu compra uma peça de acrílico de 5x15cm ou algo parecido o corte da peça e fácil não quebra? vende em qualquer tamanho e o custo quanto sai? e como meu bloco acaba ficando um lado mais alto que o outro devido as conexos da mangueira teria de ser um desenho em forma diferente em uma das pontas teria de ter um corte para passar as mangueiras que ficaram mais altas que o bloco.



As mangueiras acredito que não vai ressecar não rápido, deve durar pelo menos um ano ate eu desmontar tudo trocar algumas peças e tal o modelo que usei e bom, o fabrica garante ser resistência à intempéries, no gabinete fexado sem ficar mexendo vai durar... Segue o modelo http://www.mantac.com.br/index.php?pg=produto&produto===AUVZ0cW5mTXJFbaNVTWJVU

E se ressecar eu troco fácil e só tirar a água e ela retorna toda para o balde quando levanto e assopro a saída, a mangueira sai fácil não precisa nem soltar os blocos só afrouxar as braçadeiras, eu gastei 3,50 e só usei a metade ou seja 1,75 em mangueira da pra troca todo mês que nem sinto.

Eu atualizei o post original e inclui o R-1922 aditivo de água de radiador de carro que usei, tem como função inibir o ressecamento das mangueiras alem de outras funções, e dura um ano quando eu for trocar a água e aditivo troco as mangueiras se precisar.

Po vc podia fazer em acrilico de 3mm~4 mm( em duas chapas coladas) pra ficar firme e dar pressão, e pra fazer aquela volta do desenho que eu fiz ( o relevo), vc podia colar tira do acrilico, em 3 lados, e deixando aonde sai a mangueira sem ou apenas colocando um pedacinho entre as duas conexões, e vc poderia usar aquelas fitas de trava( que uma vez travada, só sai cortando..) ai vc elimina o excesso e ficaria mais discreto que as abraçadeiras,
 
Po vc podia fazer em acrilico de 3mm~4 mm( em duas chapas coladas) pra ficar firme e dar pressão, e pra fazer aquela volta do desenho que eu fiz ( o relevo), vc podia colar tira do acrilico, em 3 lados, e deixando aonde sai a mangueira sem ou apenas colocando um pedacinho entre as duas conexões, e vc poderia usar aquelas fitas de trava( que uma vez travada, só sai cortando..) ai vc elimina o excesso e ficaria mais discreto que as abraçadeiras,

Agora que vc explico melhor eu entendi sua ideia e ótima mesmo vou analisar e executar.

Vi que e barato cerca de 20 a 30 dilmas chapas de 50x50 a 100x50 cm.

Mas minha pergunta é pra cortar estas chapas elas não vai quebrar que ferramenta eu uso pra corte uma faca de serra aquecida no fogo, ou sem aquecer serrando mesmo? me da uma dica...

A Cinta plastica eu ate tenho aqui e bem forte mas esta mangueira que usei ao fixar a fita não fica 100% firme, fica solta se eu segurar o bloco e girar a mangueira ela gira frouxo, quando eu uso a braçadeira o aperto e 100% não gira nunca, sua ideia e boa mas teria de ser uma sinta com algum dente ou algo que fixasse mais as que tenho aqui comum mesmo sendo largas não da 100% de firmeza.

Vlww avisa ai se souber melhor maneira de cortar o acrílico ..
 
Última edição:
Agora que vc explico melhor eu entendi sua ideia e ótima mesmo vou analisar e executar.

Vi que e barato cerca de 20 a 30 dilmas chapas de 50x50 a 100x50 cm.

Mas minha pergunta é pra cortar estas chapas elas não vai quebrar que ferramenta eu uso pra corte uma faca de serra aquecida no fogo, ou sem aquecer serrando mesmo? me da uma dica...

A Cinta plastica eu ate tenho aqui e bem forte mas esta mangueira que usei ao fixar a fita não fica 100% firme, fica solta se eu segurar o bloco e girar a mangueira ela gira frouxo, quando eu uso a braçadeira o aperto e 100% não gira nunca, sua ideia e boa mas teria de ser uma sinta com algum dente ou algo que fixasse mais as que tenho aqui comum mesmo sendo largas não da 100% de firmeza.

Vlww avisa ai se souber melhor maneira de cortar o acrílico ..

Acrilico pra cortar pode usar micro retifca, ou até mesmo aquelas serrinhas manuais...

E a cinta, tem uma q ela eh mais fina ( uns 44mm de largura), usei pra prender uma mangueira uma verz e ficou firme( usei 3 uma do lado da outra)

E dps q colar oacrilico ainda pode furar ele na lateral e colocar leds, e na superficie do bloco, fazer um desenho ficaria bem legal
 
Cara, eu não pude deixar de comentar, ficou muito legal, quanto a estética, que você não levou muito em conta, não tem importância já que você não liga, isso é muito bom pra quem quer tentar fazer, usar o seu de esboço e caprichar mais na estética que ficaria muito show, parabéns pelo projeto e pela coragem!
 
NICEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE, gostei e ainda mais pelo preco que tu gastou :D
 
Cara só um aviso sobre esse aditivo:

Ele foi "testado" pelo inmetro e é composto por 93% de água, isso aí é água com corante!

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/aditivo_radiadores.pdf

Na verdade ele nem pode ser considerado aditivo, uma vez que ele nem se qualifica para a norma ABNT NBR 13.705:1996

Se também utilizar esse aditivo em seu carro recomendo que troque-o com urgência pois ele não é eficaz contra corrosão.

Vídeos que recomendo:

[video=youtube;hYQdjjh5z5I]http://www.youtube.com/watch?v=hYQdjjh5z5I[/video]

[video=youtube;Lyjn2ytoGeQ]http://www.youtube.com/watch?v=Lyjn2ytoGeQ[/video]
 
Quem não tem cão caça com gato! kkkkk
Ficou bacana e eficiente!!
 
ótimas temperaturas!

agora que viu que funciona,é só ir melhorando aos poucos a estética (caso ache necessário claro)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo