Asmongold - "World of Warcraft costumava ser um jogo que fazia você querer perder seu tempo. Agora é apenas um jogo que desperdiça seu tempo"
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Negatividade, crítica e feedback na comunidade WoW
Recentemente, especialmente com o anúncio da Burning Crusade junto com a datamining 9.1 PTR, tem havido muitos sentimentos negativos na comunidade WoW. Hoje quero falar sobre esse sentimento sobre de onde vem e para onde acho que vai.
Desde Vanilla WoW, sempre houve "pessimistas" da comunidade.
"Burning Crusade matou WoW"
"WotLK transformou o jogo no modo Casual EZ"
Você sabe o que quero dizer. Você já viu isso por anos, assim como eu.
O feedback em si é sempre o mesmo e nunca é diferente, embora o tom tenha mudado ultimamente. A antiga e apaixonada indignação justa seguida por um ensaio de 2.000 palavras desapareceu e foi substituída por um tuíte resignado e derrotado. A raiva ainda está lá, mas a esperança por trás dela foi substituída pela inevitabilidade. Quando Warlords of Draenor acabou sendo um desastre, a frustração veio de um lugar de traição. Como a Blizzard pôde fazer isso conosco? Por que isso está acontecendo?
Agora, quando sistemas Shadowlands como Soul Ash ou Conduit Energy são mimados apesar da condenação retumbante da comunidade, o sentimento não é mais traição. Não pode ser, porque a traição exige confiança e essa confiança foi quebrada há muito tempo.
Agora, quando vejo um sistema como o Conduit Energy mantido no jogo, vejo isso como outra tentativa desesperada de exumar as métricas de participação de uma base de jogadores que está morrendo.
Agora, quando eu vejo um pop up que Burning Crusade está lançando menos de um mês a partir de agora, e o icônico "Você não está preparado!" De Illidan. quote cooptado para vender microtransações ridiculamente superfaturadas, vejo o último pedaço de coração e alma de um jogo que adoro sendo drenado para um relatório de lucros trimestral.
Essas coisas são tão flagrantes em seu desprezo pela experiência do jogador que mesmo o mais decidido dos defensores da Blizzard teve que dizer que não se importava em vez de tentar ver o lado bom, porque não há lado bom. Eles se orgulham de serem aproveitados, como se poder pagar uma "micro" transação de 70 dólares fosse uma conquista, como se não estivesse enchendo os bolsos de executivos que nem mesmo sabem quem é Illidan.
World of Warcraft costumava ser um jogo que fazia você querer perder seu tempo. Agora é apenas um jogo que desperdiça seu tempo.
Cada sistema que é adicionado ao jogo com extensores de tempo de jogo óbvios (rotação de fornecedor de corrupção, perda de Soul Ash ao transferir para alts em 9.1, Conduit Energy, etc) faz algo que é muito mais insidioso do que apenas enlouquecer as pessoas. Eles mostram o homem atrás da máquina. A experiência que você tem no jogo, o tempo que você gasta não é mais o resultado de provações e tribulações dentro de Azeroth, mas sim de contra-relógio e tabulação dentro do departamento de contabilidade. A suspensão voluntária da descrença é quebrada e a única coisa que resta é uma Skinner Box mal projetada com um disfarce pouco inspirado.
Bellulargaming recentemente apresentou a mais bela metáfora para descrever a maneira como a Blizzard projeta seus sistemas. É como comer uma ótima salada, mas tem um pau na salada.
Blizzard, tire os paus da nossa salada.
Você pode tentar comer em volta, colocar molho ou fingir que não tem, mas no fim do dia tem pau na salada e todo mundo sabe disso.
Para colocá-lo em termos mais claros, pare de fazer sistemas com falhas óbvias. Pare de esperar até o patch .2 ou .3 de uma expansão para implementar as mudanças de QV que foram sugeridas no ALPHA. É ridículo pensar que somos alimentados com sistemas obviamente disfuncionais apenas para sermos estimulados mais tarde a voltar e pagar mais dinheiro para que possamos jogá-los corretamente.
Eu estou cansado disso. Eu estava disposto a lidar com isso em Legion with Legendaries e menos disposto a lidar com isso em BFA with Azerite / Corruptions, mas agora em Shadowlands I, junto com muitas outras pessoas, não recebo mais as mudanças de qualidade de vida com entusiasmo, mas sim com "sobre hora do caralho ".
Os seres humanos evoluíram para ver padrões e acho que todos aqui vêem os padrões.
Existem duas realidades em que isso pode ocorrer. A primeira é que os desenvolvedores são genuinamente incompetentes. Na verdade, eles não têm ideia de como os jogadores irão interagir com seus sistemas e que honestamente precisam de 6 meses de pontos de falha para chegar à mesma conclusão que a base de jogadores chegou durante o Alpha. A segunda realidade é que eles estão fazendo isso de propósito, eles retêm intencionalmente mudanças de qualidade de vida e melhorias óbvias a fim de estender artificialmente o tempo de jogo e aumentar as métricas de desempenho sem realmente ter que criar novo conteúdo, mas apenas fazendo com que o conteúdo existente demore mais.
A verdade é que não acho que seja a primeira nem a segunda, acho que são as duas coisas.
Os desenvolvedores não têm a humildade de dar à base de jogadores o que eles querem e, quando o fazem, não têm o insight para dar o que precisam.
Os desenvolvedores identificam problemas que os jogadores não têm e, em seguida, implementam soluções para esses problemas que os jogadores não desejam.
Em Battle for Azeroth, eu realmente tentei ser mais diplomático em como eu falei sobre os sistemas e o estado do jogo, mas neste ponto eu estou tão cansado, cara. É exaustivo. O engraçado é que esta é uma postagem muito geral, mas eu poderia literalmente fazer uma postagem tão longa sobre qualquer número de sistemas no jogo e seu declínio preguiçoso e merecido. Quantas reskins do monte Gorm precisamos? Por que precisamos fazer 20 da mesma busca mundial por uma conquista? Por que os itens raros de Shadowlands apenas descartam seus itens exclusivos para pessoas daquela classe de saque quando a maioria das pessoas quer o transmog universalmente? Por quê?
Aqui está o porquê. É porque, em vez de inovar o jogo, a Blizzard se atolou em sistemas específicos de expansão de microgerenciamento. Imagine como é difícil equilibrar tudo isso, eu não invejo a vida de um desenvolvedor de WoW em tudo! No entanto, não foi minha decisão fazer o equilíbrio do personagem em WoW ter mais complexidades desnecessárias do que uma máquina de Rube Goldberg.
A Blizzard quer reinventar a roda a cada expansão, e ela o faz. Mas eles não fazem uma roda, em vez disso fazem uma prancha. Então, durante toda a expansão, passamos nosso tempo nos preocupando em como ela irá voar? Que combustível a prancha usará? Como podemos ter um cinto de segurança para a prancha? Perdemos nosso tempo tentando projetar a prancha perfeita para cada expansão, chegamos na metade do caminho no final dela, então jogamos fora a prancha e trabalhamos em uma nova. Ao mesmo tempo, a base de jogadores está apenas pedindo uma roda melhor.
O microgerenciamento desses sistemas custa uma inovação genuína. A última vez que o jogo teve inovação REAL foi em Legion. Agora, quase todos os nossos sistemas são derivados menores de suas contrapartes da Legião. Os convênios também são inovadores. Precisamos de NOVAS idéias. não são as mesmas 8 ideias e cada expansão escolhe 5 delas.
Torghast é um grande exemplo disso. A Torghast está atualmente com 5% de seu potencial e a 9.1 está tentando aumentar esse número para algo em torno de 15% de seu potencial. Acorde e corra alguns riscos! Olhe para o incrível design dos chefes da Torre dos Magos e então compare-os com a Lixeira Corrompida de um chefe que temos que esperar na versão 9.1. O que diabos aconteceu?
Supõe-se que Torghast seja um Roguelike, uma nova experiência, mas a única coisa que tem sido é como um Roguelike. 9.1 é um bom começo, mas precisa ser mais rápido e melhor.
Quase todos os aspectos do jogo estão sofrendo de falta de inovação, muito menos raids (na minha opinião). As incursões são e têm sido a única coisa que a Blizzard não parou de inovar e desenvolver de maneiras cada vez melhores. Estou sempre animado para um novo raid ou masmorra no WoW, mas o WoW não deveria ser apenas raids e masmorras.
A razão pela qual estou sentado aqui escrevendo esta meia-noite não é porque eu sou negativo sobre o jogo, é o oposto. É porque amo esse jogo. É por isso que me importo tanto e quero que isso fique melhor. Este jogo tem sido uma grande parte da minha vida nos últimos 15 anos e eu vou condenar se eu deixá-lo assim sem lutar. EU QUERO jogá-lo pelos próximos 15 anos, mesmo agora, na seca de conteúdo de Shadowlands, ainda me logo todos os dias e faço as pequenas atividades que gosto.
É por isso que eu não cancelo. É muito simples, porque ainda gosto do jogo. Embora os negativos estejam presentes, os positivos também, e há mais positivos. Estou frustrado e com raiva porque sei que pode ser muito melhor. Eu sei disso e muitos de vocês também sabem e estou cansado de fingir que não sei. Nós tivemos um gostinho de qual é o potencial do WoW com Legion, agora imagine se esse nível de inovação e inspiração fosse levado para o BFA e agora para Shadowlands. Jamais sairia de casa e ficaria orgulhoso disso!
Para os desenvolvedores da Blizzard: Pare de nos zoar e pare de brincar e comece a fazer o jogo que SABEMOS que você pode fazer. Tire os paus da salada. Dê-nos algo que valha a pena desejar. Não importa como um sistema "deveria" funcionar, importa como ele faz o jogador se sentir. Pare de liberar sistemas disfuncionais e adicione melhorias de QV mais tarde como "conteúdo".
Para os jogadores: parem de aceitar merda de cachorro. Você é melhor do que isso e os desenvolvedores também. Não há orgulho em perder tempo. Pare de tentar ver o lado bom, você não deveria, não deveria haver um lado escuro para começar.
Esta foi uma postagem bastante longa, mas eu estava pensando nisso há muito tempo, especialmente depois do anúncio do 9.1 PTR e da Burning Crusade, então eu realmente agradeço a todos que chegaram até aqui. Obrigada.