Xbox baseado na nuvem poderá vir equipado com um Chip AMD Picasso semi-customizado
No final de julho, dois relatos de fontes respeitáveis (Thurrott e The Verge) sugereriram que próxima geração de "
Xbox por streaming" está em desenvolvimento na Microsoft. Este poderia ser um dispositivo de baixa potência e desenhado especificamente para ser usado em conjunto com a plataforma de cloud gaming, a qual sabemos se tratar ser a Project xCloud. Supostamente, haverá outro Xbox só que mais poderoso para rodar jogos localmente, como de costume.
Agora recebemos informações relacionadas ao chip que irá equipar o console mais acessível. Como você deve ter lido, a linha de APUs AMD Picasso foi recentemente equipada em um novo notebook Microsoft Surface a ser lançado. No entanto, de acordo com o leaker, a Microsoft está realmente interessada em usar um chip Picasso semi-personalizado para o já mencionado Xbox de streaming na próxima geração.
Possivelmente, isso se deve à grande taxa de consumo de energia em relação ao desempenho do APC do AMD Picasso, que deve permitir um modelo de menor para o hardware e permitir que a Microsoft mantenha o preço baixo.
Alguns cálculos "sensíveis à latência" serão feitos localmente, mas a inovação crítica do ponto de vista tecnológico será o deep learning acelerado por hardware, tanto nos centros de dados quanto no silício do Picasso. Essa "
cornerstone" foi descrita pelo leaker como uma versão mais sofisticada do Projeto Brainwave, a plataforma de aceleração de deep learning para IA em tempo real anunciada no ano passado pela Microsoft.
O interessante é que com o deep learning, os servidores e o console melhorarão com o tempo, prevendo as ações dos jogadores e, a partir daí, minimizando a latência. Isso se encaixaria muito bem em fazer o Xbox um console muito acessível em termos de preço, portanto dando à rede neural muitos usuários para aprender. A meta geral da Microsoft é reduzir o máximo possível a latência, o que eles acreditam que dará a chance de otimizar seus hardwares, softwares e datacenters.
Já sabemos que o anúncio do Project xCloud que a Microsoft está de fato construindo um datacenter personalizado para ser compatível com os consoles Xbox, de modo que parte do vazamento definitivamente faça os checks out.
Kareem Choudhry (Vice-Presidente Corporativo da Microsoft de Engenharia de Software da Xbox) - Já permitimos a compatibilidade com jogos Xbox atuais e futuros, criando hardware personalizado para nossos datacenters, aproveitando nossos anos de experiência em console e plataforma. Arquitetamos um novo blade personalizável que pode hospedar os componentes de vários consoles do Xbox One, bem como a infraestrutura associada que o suporta. Escalaremos esses blades personalizados nos datacenters nas regiões do Azure ao longo do tempo.
De volta a APU Ryzen 3000, a qual as especificações vazaram apenas dois dias atrás por meio do GeekBench. As Ryzen 5 3500U, por exemplo, vem com quatro núcleos físicos e oito threads (através de multithreading), com freqüência base de 2,10 GHz, 2MB de cache L2, 4MB de cache L3 e 15W de TDP (Thermal Design Power). De acordo com nossa equipe de hardware, ele deve incluir oito Unidades de computação para um total de 512 stream processors.
Claro, isso não nos dá muito material para continuar falando sobre o chip que a Microsoft usará. O leaker afirmou que seria usado um chip semi-personalizado, que era, afinal, o caso de todos os chips AMD usados nos consoles PlayStation 4, PlayStation 4 Pro, Xbox One, Xbox One S e Xbox One X. Assim, as especificações podem ser muito diferentes, conforme a necessidade da Microsoft neste caso.
Avisaremos vocês caso mais detalhes sejam divulgados desse Xbox, ainda não confirmados pela Microsoft, mas altamente prováveis neste momento.
https://wccftech.com/cloud-focused-streaming-xbox-amd-picasso/
Microsoft Rumored to be Working on 4 Different New Xbox Consoles for Release in 2019/2020
It’s getting hard to keep track of all the new Xbox hardware rumors. Microsoft is said to be working on
both traditional disc-based and streaming only-machines under a variety of codenames – Scarlett, Anthem,
Anaconda. Well, things are about to get even more baffling!
According to Brad Sams at Thurrott, who’s been the source for many the recent Xbox rumors, Microsoft is working no less than four new Xbox SKUs, all of which have their own codenames. So, let’s try our best to unravel this, shall we?
First off, Scarlett is the umbrella codename for all of Microsoft’s next-gen Xbox projects. It doesn’t refer to any one specific console. Now, we’re going to get into bullet points, just to keep things as clear as possible…
- Microsoft is said to be working on two traditional next-gen Scarlett consoles. One, codenamed Anaconda, is the next-gen equivalent of the Xbox One X – a powerful machine for enthusiasts.
- The other Scarlett console is codenamed Lockhart, and it’s designed to be the equivalent of the Xbox One S – a less-expensive option for the more mainstream gamer. Both Anaconda and Lockhart are expected to launch sometime in 2020.
- Before either of their traditional next-gen consoles come out, Microsoft is planning to release a disc-less streaming-only console codenamed Maverick. This isn’t part of the Scarlett line and it may arrive as soon as Spring of 2019, although plans can change.
- Finally, Microsoft is also prepping another revision of the Xbox One S – this version of the console will be redesigned to reduce manufacturing costs and be focused largely on xCloud streaming, but it will still have a traditional disc drive. Expect it in 2019.
Phew! Got all that? In addition to the details above, Microsoft is also said to be assembling a new development platform named GameCore that will make Xbox game creation faster and easier. Of course, we’re still very much in Rumorland here, so take this all with a grain of salt, although Brad Sams/Thurrott seem to know what they’re talking about. Assuming the scuttlebutt is on the level, it sure sounds like Microsoft is planning to enter the next-gen ring swinging!
What do you think? Do these rumors seem plausible? Do you like the idea of Microsoft releasing multiple consoles for different audiences, or would you prefer they consolidate and stick to one main machine?
https://wccftech.com/microsoft-xbox-4-new-consoles/